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    Penultimate stage of the day cancelled

    After completing the tenth stage of the race, the drivers went directly to the start of the twelfth timed event of the day: La Bollene Vesubie-Sospel, the longest of the rally with more than thirty kilometres in total. The eleventh stage of the race has been cancelled for safety reasons.

    Three were too many spectators on the side of the road so the organisers took the decision to cancel the “La Tour sur Tinee-Utelle” speed test as a precaution.


    Já não é a primeira vez que acontece...

    Comentário


      Monte Carlo - 2ª etapa: Gronholm solidamente na frente

      Terminada a segunda etapa do Rali de Monte Carlo Marcus Gromholm / Timmo Rautiainen mantêm uma sólida liderança na prova, depois de uma etapa onde mais uma classificativa foi anulada devido ao excesso de publico, mas em que o dia decorreu de forma praticamente normal para os organizadores monegascos.

      A etapa de hoje teve pisos mais homogéneos com mais asfalto e menos neve, mas teve também diversos pontos de interesse, a recuperação de Loeb, a luta entre Stohl e Gardmeister e as descidas de Atkinson e Rovanpera. Para um campeonato de poucos construtores, a diversidade de equipas está a revelar-se perfeita para o espectáculo.

      Quem não chegou a arrancar para a 2ª etapa foi Petter Solberg devido aos danos no motor serem irreparáveis mesmo na assistência, a troca de motor para a Suécia valer-lhe-á uma penalização na próxima prova. Gigi Galli partiu para a etapa mas voltou a abandonar devido a problemas na caixa de velocidades do Mitsubishi Lancer WRC, a Raliart italiana aconselhou-o a não tentar chegar à assistência para não estragar material, já que o orçamento da equipa está curto. Quem ficou pelo caminho e também não deverá alinhar no Domingo por questões de orçamento é François Duval, o belga teve uma saída de estrada quando era 5º da geral e depois de uma excelente prestação com o Skoda Fabia WRC da First Motorsport.

      Marcus Gronholm teve uma etapa algo tranquila, a sua vantagem na liderança acabou por ser dilatada e parece ter tudo controlado para garantir o seu primeiro triunfo no Mónaco. Atrás de si a luta foi uma constante e um dos pólos de interesse do rali. Toni Gardmeister e Manfred Stohl “guerrearam-se” toda a etapa de forma muito intensa. A maior experiência a aptidão para as estradas monegascas de Gardmeister tem sido contrariada pelo facto do carro de Stohl usar diferenciais electrónicos que fazem bastante jeito nos pisos muito escorregadios. Uma luta a seguir com atenção amanhã entre estes dois Peugeot 307 WRC, o de Gardmeister dos italianos das Astra e o de Stohl da OMV Bozian.

      Sebastien Loeb já subiu até ao 4º lugar, ganhou as 5 classificativas disputadas e amanhã não deverá ser difícil passar pelos 307 WRC que estão à sua frente. Já chegar a Gronholm, em condições normais é praticamente impossível, mas o Monte Carlo é especial e imprevisível e a manhã de Domingo tem duas passagens nos 31km do Col do Turini. Stephane Sarrazin não acompanha os tempos de Loeb mas acompanha o ritmo ao subir até ao 5º lugar com alguns bons tempos em classificativas, como seja o 2º crono no Col do Turini.

      Chris Atkinson mostrou que o 2º lugar de ontem foi o resultado de muita ponderação do jovem australiano em não cometer excessos nas traiçoeiras classificativas da 1ª etapa, no entanto a queda de 4 lugares mostrou também que os pneus Pirelli em asfalto são mesmo pouco perfomantes. No entanto Atkinson está a efectuar um rali muito positivo. Daniel Sordo está a mostrar também indicações muito positivas na estreia com o Citroen Xsara WRC, ocupa o 7º lugar final. Pelo contrário Gilles Panizzi teve um dia completamente descendente, o melhor Skoda da Red Bull praticamente nem se viu ao cair até ao 8º posto. Mikko Hirvonen continua a ter um rali difícil, começou logo a etapa com problemas de caixa de velocidades e está no 9º lugar, no entanto mesmo sem problemas o finlandês andou nos lugares mais recuados. A fechar o “top-ten” está Xavier Pons com o segundo Citroen Xsara WRC da Kronos.

      A derradeira etapa do Rali de Monte Carlo tem uma extensão similar às anteriores e conta com duas passagens pelos exigentes 31km do Col do Turini.

      Classificação após a 2ª etapa:
      1º Marcus Gronholm – Ford Focus WRC – 2h36m10,2s
      2º Toni Gardmeister – Peugeot 307 WRC – a 2m05,9s
      3º Manfred Stohl – Peugeot 307 WRC – a 2m08,8s
      4º Sebastien Loeb – Citroen Xsara WRC – a 2m41,6s
      5º Stephane Sarrazin – Subaru Impreza WRC – a 3m03,4s
      6º Chris Atkinson – Subaru Impreza WRC – a 4m42,8s
      7º Daniel Sordo – Citroen Xsara WRC – a 5m01,6s
      8º Gilles Panizzi – Skoda Fabia WRC – a 5m20,0s
      9º Mikko Hirvonen – Ford Focus WRC – a 5m27,3s
      10º Xavier Pons – Citroen Xsara WRC – a 6m22,9s
      11º Olivier Burri – Peugeot 307 WRC – a 8m08,6s
      12º Jan Kopecky – Skoda Fabia WRC – a 8m46,6s
      13º Andreas Aigner – Skoda Fabia WRC – a 12m27,7s
      14º Matthew Wilson – Ford Focus WRC – a 15m31,8s
      15º Pieter Tsjoen – Ford Focus WRC – a 16m05,3s

      Comentário


        Subaru pair have mixed day

        Subaru's two remaining drivers enjoyed mixed fortunes on today's second leg of the 2006 season-opening Rallye Automobile Monte Carlo, following 2003 title winner Petter Solberg's retirement with an oil leak at the end of Friday's first leg of the event.

        French asphalt ace Stephane Sarrazin moved up the order following his problems yesterday, while young Australian rookie Chris Atkinson dropped down from a potential podium finish. Sarrazin started the leg in seventh place and, after finding conditions on the first stage of the day tricky, really got into his stride with second-fastest time on SS8 and third best on SS10 and SS12.

        That moved the French racing convert up to fifth place at the end of the day. "I'm pushing when I'm sure it's okay but when it's not then I take it more slowly," explained Sarrazin. "My target is to make good tyre choices and finish the rally with no mistakes."

        Atkinson was an astonishing second at the end of leg one after a combination of good tyre choices, sensible driving and the misfortunes of others paid off nicely. This though is his first ever attempt at the rally and it was never likely that he would hold onto the place.

        The Australian though has been content to run at his own pace and that has kept him in the points - in sixth place - at the end of day two. "We've taken a cautious approach since the start and nothing's going to change," Atkinson said. "We're aiming to get in the points and if we do that we'll be happy."

        ________________________________________________

        Esta prova também conta para o Campeonato de Produção:

        Nutahara extends P-WRC lead

        Japanese Mitsubishi ace Fumio Nutahara retained his place at the head of the Production World Rally Championship class at the end of a dramatic second day of the 2006 Rallye Automobile Monte Carlo, and takes a 1m02.9sec lead into Sunday's final leg.

        2005 P-WRC title runner-up Nasser Al-Attiyah is in second place after an up-and-down day for the Subaru driver. He moved into the class lead on SS7 but then hit a bridge on the final stage of the opening loop of stages and took a wheel off his Impreza. He managed to coax the car back to service and with it fixed re-joined the fray.

        Briton David Higgins is third in class after another tough day. Among the Briton's problems was having to drive much of SS10 blind after a mix-up with co-driver Ross Butler led to them losing their place in the pace notes. It's the pair's first event together. They ended the day 3m19.5s off the lead.

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          Comentário


            Estou a gostar de ver...

            A maior parte dos carros e pilotos top do ano passado continuam...

            Os carros são todos lindos[B)]

            Comentário


              o loeb É um autentico rei!! Ele vai ganhar o campeonato se nao tiver azares pela primeira vez na historia com um carro privado

              Comentário


                O focus manda uma bufarda

                Comentário


                  Pessoal não foi no rally de monte carlo que um gajo saiu de pista e ficou preso tipo num poste mesmo ao lado dum precipicio?! Ha um ano ou dois atrás. Alguem sabe quem foi? Ou arranja uma fotozita?

                  Comentário


                    citação:Originalmente colocada por foo

                    Pessoal não foi no rally de monte carlo que um gajo saiu de pista e ficou preso tipo num poste mesmo ao lado dum precipicio?! Ha um ano ou dois atrás. Alguem sabe quem foi? Ou arranja uma fotozita?
                    Se não me engano foi um Skoda Octavia e foi apenas um murito que o impediu de cair do precipício. A julgar pela condução, diria que foi o Armin Schwarz :D

                    Se alguém tiver mais certezas que me corrija por favor.

                    Vou procurar uma fotozita ;)

                    Comentário


                      Apesar de mais fraco em termos de equipas oficiais, este ano o Mundial é capaz de ser mais justo. Gostei de ver a armada de WRC's presentes neste Rali de Monte Carlo. [^] Apesar de não serem oficiais, são WRC's e pode ser que a competitividade seja mais cerrada, sem grandes diferenças de andamento como se viu nas épocas anteriores.

                      Por outro lado estou FELICÍSSIMO por ver tantas decorações novas. [^][^][^] Fico ansioso que comecem a aparecer as miniaturas destes carros, pois já me enjoava sempre os mesmos Xsara, 307, etc... com as cores oficiais.

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                          NOTAS 2ª ETAPA
                          - Marcus Gronholm esteve muito concentrado, estando agora perto da vitória
                          - Gardmeister e Sthol travaram excelente disputa pelo 2º lugar, com vantagem para já para o finlandês
                          - Sebastien Loeb ganhou mais de um minuto na 2ª Etapa, chegando ao 4º lugar
                          - Pneus Pirelli atiram os Subaru para lugares mais recuados (5º e 6º lugar)
                          - Daniel Sordo rubricou alguns excelentes tempos, conseguindo subir ao 7º lugar
                          - "Queda" dos Skoda com Panizzi a resistir mantendo-se ainda nos pontos
                          - Prestação cinzenta de Mikko Hirvonen

                          COMANDANTES SUCESSIVOS
                          Sebastien Loeb (1ª à 5ª pec); Marcus Gronholm (6ª à 12ª pec)

                          VENCEDORES DOS TROÇOS
                          Sebastien Loeb (7); Marcus Gronholm (2); François Duval (1) (Anulada a 3ª e a 11ª especial)

                          DESISTÊNCIAS
                          Petter Solberg;

                          CLASSIFICAÇÃO
                          1º Marcus Gronholm - Ford Focus WRC 2h36m10,2s
                          2º Toni Gardmeister - Peugeot 307 WRC a 2m05,9s
                          3º Manfred Sthol - Peugeot 307 WRC a 2m08,8s
                          4º Sebastien Loeb - Citroen Xsara WRC a 2m41,6s
                          5º Stephane Sarrazin - Subaru Impreza WRC a 3m03,4s
                          6º Chris Atkinson - Subaru Impreza WRC a 4m42,8s
                          7º Daniel Sordo - Citroen Xsara WRC a 5m01,6s
                          8º Gilles Panizzi - Skoda Fabia WRC a 5m20s

                          Comentário


                            os scooby's estao uma beca apagados, mas tb os rallies de asfalto smp foram o seu calcanhar de akiles...[|)]!


                            Cumps

                            Comentário


                              Lá conseguiu S.Loeb subir ao 2º lugar do pódio, passando Gardemeister na última especial. Ainda assim, que grande piloto que é Gardemeister, a andar num 307 privado, com diferenciais passivos(ao contrário de Sthol e aktinson, por exemplo, com diferenciais activos).
                              Vitória final para Gronholm, primeira vitória em asfalto, e logo no Monaco!

                              1 M. GRÖNHOLM 4:11:43.9
                              2 S. LOEB 4:12:45.7
                              3 T. GARDEMEISTER 4:13:07.0
                              4 M. STOHL 4:13:26.2
                              5 S. SARRAZIN 4:15:04.1
                              6 C. ATKINSON 4:16:46.3
                              7 M. HIRVONEN 4:18:03.4
                              8 D. SORDO 4:18:59.1
                              9 X. PONS 4:19:26.8
                              10 G. PANIZZI 4:20:53.7









                              E o grande vencedor do fds:

                              Comentário


                                Loeb, como o verdadeiro especialista do Montecarlo, fez uma recuperação fabulosa mas Gronholm é também um piloto excepcional e teve sempre a situação controlada.

                                Comentário


                                  Já acabou?

                                  A classificção final é esta?

                                  1 M. GRÖNHOLM 4:11:43.9
                                  2 S. LOEB 4:12:45.7
                                  3 T. GARDEMEISTER 4:13:07.0
                                  4 M. STOHL 4:13:26.2
                                  5 S. SARRAZIN 4:15:04.1
                                  6 C. ATKINSON 4:16:46.3
                                  7 M. HIRVONEN 4:18:03.4
                                  8 D. SORDO 4:18:59.1
                                  9 X. PONS 4:19:26.8
                                  10 G. PANIZZI 4:20:53.7

                                  Comentário


                                    NOTAS 3ª ETAPA
                                    - Vitória segura de Marcus Gronholm
                                    - Primeira vitória de Gronholm com a Ford e em provas de asfalto
                                    - Sebastien Loeb chegou ao 2º lugar após 2ª e 3ª etapa ultra-rápidas
                                    - Loeb recuperou quase 4 minutos dos 5 de penalização depois de se ter despistado
                                    - Toni Gardemeister fez de novo um grande Monte-Carlo, mas não resistiu ao ataque de Loeb
                                    - Erro na escolha de pneus atrasou Manfred Stohl, que foi uma boa surpresa nesta prova
                                    - Sarrazin e Atkisnon compensaram a desistência de Solberg
                                    - Mikko Hirvonen esteeve a "anos luz" de Marcus Gronholm
                                    - Excelente estreia de Daniel Sordo no Monte Carlo, prometendo voos mais altos no futuro
                                    - Fumio Nutahara venceu a PWRC ao volante de um Mitsubishi Lancer

                                    COMANDANTES SUCESSIVOS
                                    Sebastien Loeb (1ª à 5ª pec); Marcus Gronholm (6ª à 18ª pec)

                                    VENCEDORES DOS TROÇOS
                                    Sebastien Loeb (10); Marcus Gronholm (2); François Duval (1); Manfred Sthol (2); Toni Gardemeister (1) (Anulada a 3ª e a 11ª especial)

                                    DESISTÊNCIAS
                                    Petter Solberg; François Duval; Gigi Galli

                                    CLASSIFICAÇÃO
                                    1º Marcus Gronholm - Ford Focus WRC 4h111m43,9s
                                    2º Sebastien Loeb - Citroen Xsara WRC a 1m01,8s
                                    3º Toni Gardmeister - Peugeot 307 WRC a 1m23,1s
                                    4º Manfred Sthol - Peugeot 307 WRC a 1m42,3s
                                    5º Stephane Sarrazin - Subaru Impreza WRC a 3m20,2s
                                    6º Chris Atkinson - Subaru Impreza WRC a 5m02,4s
                                    7º Mikko Hirvonen - Ford Focus WRC a 6m19,5s
                                    8º Daniel Sordo - Citroen Xsara WRC a 7m15,2s

                                    PILOTO DO RALI
                                    Marcus Gronholm

                                    MOMENTO DO RALI
                                    Despiste de Sebastien Loeb na 6ª classificativa

                                    MENOS DO RALI
                                    Performance dos Subaru e desistência de petter Solberg

                                    CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO (1/16)
                                    1º Marcus Gronholm 10
                                    2º Sebastien Loeb 8
                                    3º Gardmeister 6
                                    4º Manfred Sthol 5
                                    5º Stephane Sarrazin 4
                                    6º Chris Atkinson 3
                                    7º Mikki Hirvonen 2
                                    8º Danil Sordo 1

                                    www.ralis.online.pt

                                    Comentário


                                      Monte Carlo: Gronholm finalmente vence

                                      Marcus Gronholm / Timo Rautiainen conseguiram vencer pela primeira vez o Rali de Monte Carlo, umas das provas que faltava no extenso palmarés da dupla finlandesa. Curiosamente é também a primeira vez que conseguem um lugar no pódio da prova monegasca, representando este resultado um início de temporada muito promissor.

                                      A 3ª etapa valeu pelas diversas lutas, mas especialmente por aquela que opôs Toni Gardmeister a Sebastien Loeb. As escolhas de pneus revelaram-se essenciais, dada a diversidade de pisos que as três classificativas que tinham dupla passagem apresentavam.

                                      Marcus Gronholm sabia que a 3ª etapa teria de ser levada com muito cuidado para não perder a confortável vantagem que tinha, as escolhas de pneus foram sempre feitas depois de ver o que Gardmeister levavam dada a sua posição recuada na estrada. Por tudo isto é natural que a sua vantagem para o 2º posto se tenha reduzido, mas Gronholm não podia deixar que aquelas saídas que o caracterizam manchasse a sua estreia muito positiva pela Ford.

                                      Sebastien Loeb conseguiu chegar ao 2º posto depois do abandono de 6ª feira, no entanto a transposição dos dois Peugeot 307 WRC não foi tão fácil como o esperado, pelo menos o de Toni Gardemeister. O finlandês, que não tem ainda programa definido para esta temporada, teve uma vez mais uma excelente actuação na prova monegasca defendend-se de Sebastien Loeb ao longo de toda a 3ª etapa e só sucumbindo na derradeira classificativa onde terá optado por não arriscar em demasia. A perfomance dos Peugeot 307 WRC privados de Stohl e Gardemeister impressionou, tendo certamente os pneus BFGoodrich ajudado.

                                      Manfred Stohl cedo percebeu que não tinha chances de acompanhar Gardmeister nem de se defender de Loeb. Com os pisos instáveis o austríaco não conseguia repetir a perfomance de ontem e de forma inteligente jogou pelo seguro no andamento assegurando o 4º lugar final. No entanto, graças à escolha de pneus de piso húmido foi o mais rápido na derradeira classifivativa que era a segunda passagem pelo exigente e longo Col du Turini que agora se denomina La Bollene Vesubie / Sospel. Stohl foi o único carro da OMV Peugeot a terminar, já que Henning Solberg andou por lugares recuados e hoje na derradeira classificativa bateu quando estava ao ataque ao 13º lugar.

                                      Stephane Sazarrazin voltou a fazer boas prestações no dia de hoje, fazendo valer as suas qualidades como piloto de asfalto e numa dia de pouca neve e gelo nas classificativas. Não deixou no entanto de disfarçar a falta de competitividade dos Subaru Impreza oficiais, em parte devido à ineficácia dos pneus Pirelli. Chris Atkinson seguiu-se na classsificação geral deixando boas impressões com um Impreza WRC de 2005.

                                      Mikko Hirvonen subiu até ao 7º lugar, liderando um grupo de pilotos que se mantiveram em luta por esta posção, mas em relação aos quais as diferença foram-se revelando cada vez maiores. Daniel Sordo esteve muito bem ao bater Xavier Pons nesta luta de Xsaras, o jovem espanhol mostrou estar à altura de conduzir um WRC, depois desta prestação numa prova tão exigente e difícil. Gilles Panizzi comprometeu a defesa do 8º lugar em que partiu com um toque numa pedra logo ao início da manhã, acabando por fechar o "top-ten".

                                      Depois do Rali de Monte Carlo já se podem tirar algumas ilacções. A primeira delas é que Sebastien Loeb está para lutar pelos triunfos, se não fosse a desistência de 6ª feira e a penalização de 5 minutos para alinhar no Sábado, o seu triunfo teria sido inquestionável, o que prova a prefomance do conjunto francês assistido pelos belgas da Kronos. Outro ponto positivo para os Peugeot 307 WRC, que poderão vir a causar surpresas pelo andamento evidenciado nas mãos de privados. Terminando o Monte Carlo voltam a colocar-se duvidas em relação a esta prova ter lugar no mundial. As dificeis estradas das montanhas em redor da cidade de Monte Carlo não são difíceis só para os pilotos, as ligação são um inferno para todos e daí os problemas de 6ª feira de manhã. O publico continua a aceder em força a esta prova, e isso deve ser visto como um aspecto positivoe não negativo, porque quando o mundial fôr todo feito de ralis sem publico, provavelmeente morre. Monte Carlo continua a ser único, e por isso deve continuar no calendário, basta os organizadores quererem ser mais eficientes.

                                      Classificação final:
                                      1º Marcus Gronholm – Ford Focus WRC – 4h11m43,9s
                                      2º Sebastien Loeb – Citroen Xsara WRC – a 1m01,9s
                                      3 Toni Gardemeister – Peugeot 307 WRC – a 1m23,2s
                                      4º Manfred Stohl – Peugeot 307 WRC – a 1m42,3s
                                      5º Stephane Sarrazin – Subaru Impreza WRC – a 3m20,2s
                                      6º Chris Atkinson – Subaru Impreza WRC – a 5m02,4s
                                      7º Mikko Hirvonen – Ford Focus WRC – a 6m19,5s
                                      8º Daniel Sordo – Citroen Xsara WRC – a 7m15,2s
                                      9º Xavier Pons – Citroen Xsara WRC – a 7m42,9s
                                      10º Gilles Panizzi – Skoda Fabia WRC – a 9m29,8s
                                      11º Jan Kopecky – Skoda Fabia WRC – a 12m19,1s
                                      12º Olivier Burri – Peugeot 307 WRC – a 14m12,8s
                                      13º Andreas Aigner – Skoda Fabia WRC – a 17m46,1ss
                                      14º Pieter Tsjoen – Ford Focus WRC – a 20m18,0s
                                      15º Matthew Wilson – Ford Focus WRC – a 21m01,3s

                                      www.sportmotores.com

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                                          Campeonato de Marcas

                                          1 Ford(M1) 14
                                          2 Citroen(M1) 11
                                          3 OMV-Peugeot(M2) 6
                                          4 SUBARU(M1) 5
                                          5 Skoda(M2) 3
                                          6 M-SPORT Ford(M2) 0

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                                            O subaru novo é simplesmente LINDO! a ver se o solberg recupera o titulo este ano!

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                                              alguém que faça um photoshop para tirar aquele anel na frente do subaru...
                                              acho que ficava melhor sem ele..

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                                                merece um aplauso a recuperação do Loeb. Não é fácil recuperar aqueple tempo em qualquer reli, quanto mais no monte carlo

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                                                  citação:Originalmente colocada por trocadinho

                                                  merece um aplauso a recuperação do Loeb. Não é fácil recuperar aqueple tempo em qualquer reli, quanto mais no monte carlo
                                                  Genial simplesmente, nunca tinha visto uma recuperação tão notável no mundial ao abrigo do chamado super-rali que permite continuar a etapa seguinte após o abandono num dos troços.

                                                  De oitavo para segundo... enfant terrible...

                                                  Comentário


                                                    A Ford apostou forte para 2006. Seja com os pilotos, seja com o carro.

                                                    Comentário


                                                      citação:Originalmente colocada por foo

                                                      Pessoal não foi no rally de monte carlo que um gajo saiu de pista e ficou preso tipo num poste mesmo ao lado dum precipicio?! Ha um ano ou dois atrás. Alguem sabe quem foi? Ou arranja uma fotozita?
                                                      foi o tommy makinnen o co-piloto teve que ser retirado de helicoptero, pois aquilo era um precipicio brutal.

                                                      Comentário


                                                        Rebuçadinho «Subaru»:

                                                        Comentário


                                                          Olha olha.. não é a Matadinho??

                                                          Comentário


                                                            Neste Rally e apesar do azar ou azelhice, chamem como kiserem o loeb broincou com a concorrencia.
                                                            Porra... O homem levou uma penalizzação de 5minutos e ainda acabou em 2º a apenas 1 minuto. No sabado ganhou todas as classificativas e no domingo quase tdas, desculpem lá e mto andamento têm k admitir.

                                                            Comentário




                                                              Rali de Portugal à espera do Japão

                                                              Uma delegação do ACP Sport presente no Rali de Monte Carlo trouxe no seu regresso a Portugal a esperança do Rali de Portugal voltar a contar para o Mundial de Ralis ainda em 2006. É verdade que, nesta altura, as hipóteses não passam disso mesmo, mas se o Rali do Japão não se concretizar devido aos problemas financeiros que a prova atravessa, o Rali de Portugal está mesmo na primeira linha para a substituir.

                                                              Contudo, as reticências próprias da situação terão que ser esbatidas o mais rapidamente possível já que o ACP Sport tem toda a prova delineada e estruturada para a data de 16 a 18 Março, precisando, por isso, de saber com a máxima urgência se a vai colocar nessa data como prova candidata, se anulará essa data e a transferirá para 1 a 3 de Setembro (altura do Rali do Japão) ou se realizará mesmo duas provas, uma candidata ao Mundial e outra já com o “carimbo” oficial do Mundial de Ralis cinco meses e meio depois.

                                                              Na óptica de Mário Martins da Silva, responsável do ACP Sport, «entre uma data que não nos agrada e o facto de perdermos uma prova integrada efectivamente no Mundial obviamente que preferirmos fazer tudo para ter a prova já no Mundial mesmo que tínhamos, em última instância, que fazer dois ralis». Talvez por isso a FIA terá já pedido uma nova inspecção à prova portuguesa ao nível da segurança (que deverá ser feita por um inspector francês na primeira semana de Fevereiro) e que albergará já a estrutura de prova contemplativa dos três dias de rali obrigatórios para as provas inscritas no Mundial.

                                                              Certas, certas são as impressões positivas colhidas até ao momento pelos responsáveis do ACP Sport que se deslocaram à primeira prova do Mundial de Ralis e que perceberam que «quadrantes tão variados como FIA, as equipas e os pilotos continuam a mostrar muita vontade em voltar a ter a prova portuguesa no Mundial o mais brevemente possível», conforme salientou Martins da Silva.

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