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Originalmente Colocado por LuisPedro Ver PostBinder está a correr com um chassi novo, com diferenças profundas segundo dizem.
Agora imagina o outro a ter tratamento diferenciado uma época inteira. De loucos.
Se o Miguel andasse com motas diferentes a época toda, já todos sabiamos ao tempo, ou acham que aqueles jornalistas da velha guarda são "tarberneiros" como os comentadores de sofá das redes sociais?. Ainda me lembro quando saiu a aprilia deste ano, que estéticamente era muito semelhante à do ano passado, mas o Neil Spalding (ou o Simon Crafar não me lembro ao certo) logo a dizer que havia alí muitos parafusos e apoios que eram totalmente diferentes, e que a mota tinha mudado muito, só com meia duzia de imagens da apresentação da internet... Imaginem a KTM dar uma mota diferente ao Miguel, e nenhum jornalista aproveitar para gerar clicks e fazer telenovela disse... Se isso fosse verdade até se atropelavam para escrever um artigo sobre isso.
Aliás, a meio da época o Miguel já dizia que não queria ficar na KTM e a KTM ainda lhe dava coisas pra testar, isso sim foi estranho, estarem a dar peças de 2023 a um piloto que abertamente dizia que ia sair. O Pol espargaró ficou sem receber updates na mota muito antes do Miguel, e ninguém piou, porque é um procedimento perfeitamente normal.
Depois há gente que fica ofendida quando eu pergunto "vês motogp há quanto tempo"? Desculpem mas pilotos que saem da equipa e não testam equipamento da época seguinte, é perfeitamente normal.
Sempre foi assim, até há equipas que fazem pior, impedem o piloto de fazer testes com a próxima equipa por estar ainda sob contrato. Só quando acaba o contrato é que o piloto pode sentar noutra mota. Por isso se a KTM quisesse lixar o Miguel como todos vocês apregoam, segunda feira estavam todos a testar, e o Miguel estava a comer gelados na box. A Yamaha esteve perto de fazer isso ao Rossi quando mudou para a Ducati, mas por respeito voltaram atrás.
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Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
Estranho quando têm testes a partir de segunda feira, mas se calharam começaram os testes mais cedo, a KTM não está propriamente a lutar por nada.
Vão dar um chassis novo a um piloto que vai pra uma equipa rival... Pra que? Para o Miguel levar informação previligiada para a Aprilia? mas vocês têm um pingo de noção daquilo que dizem?
Se o Miguel andasse com motas diferentes a época toda, já todos sabiamos ao tempo, ou acham que aqueles jornalistas da velha guarda são "tarberneiros" como os comentadores de sofá das redes sociais?. Ainda me lembro quando saiu a aprilia deste ano, que estéticamente era muito semelhante à do ano passado, mas o Neil Spalding (ou o Simon Crafar não me lembro ao certo) logo a dizer que havia alí muitos parafusos e apoios que eram totalmente diferentes, e que a mota tinha mudado muito, só com meia duzia de imagens da apresentação da internet... Imaginem a KTM dar uma mota diferente ao Miguel, e nenhum jornalista aproveitar para gerar clicks e fazer telenovela disse... Se isso fosse verdade até se atropelavam para escrever um artigo sobre isso.
Aliás, a meio da época o Miguel já dizia que não queria ficar na KTM e a KTM ainda lhe dava coisas pra testar, isso sim foi estranho, estarem a dar peças de 2023 a um piloto que abertamente dizia que ia sair. O Pol espargaró ficou sem receber updates na mota muito antes do Miguel, e ninguém piou, porque é um procedimento perfeitamente normal.
Depois há gente que fica ofendida quando eu pergunto "vês motogp há quanto tempo"? Desculpem mas pilotos que saem da equipa e não testam equipamento da época seguinte, é perfeitamente normal.
Sempre foi assim, até há equipas que fazem pior, impedem o piloto de fazer testes com a próxima equipa por estar ainda sob contrato. Só quando acaba o contrato é que o piloto pode sentar noutra mota. Por isso se a KTM quisesse lixar o Miguel como todos vocês apregoam, segunda feira estavam todos a testar, e o Miguel estava a comer gelados na box. A Yamaha esteve perto de fazer isso ao Rossi quando mudou para a Ducati, mas por respeito voltaram atrás.
https://twitter.com/matoxley/status/...W9X5ZCbiPBQPgQ
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Originalmente Colocado por Two Ver Post
Gostava de saber se a KTM com quadro tubular em aço pode fazer o que fazem as outras equipas (de quadros de aluminio) que literalmente nos testes cortam pedaços do quadro com rebarbadeiras para alterar a rigidez/flexão.
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Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
Thanks pelo link 😎
Gostava de saber se a KTM com quadro tubular em aço pode fazer o que fazem as outras equipas (de quadros de aluminio) que literalmente nos testes cortam pedaços do quadro com rebarbadeiras para alterar a rigidez/flexão.
Aqui à tempos o Pit Bierer dizia que a KTM dominava perfeitamente todo o processo de construção dos quadros tubulares o que lhes dava uma grarde flexibilidade para rapidamente fabricarem quadros com diferentes especificações.
Aparentemente ao terem todos os processos controlados o desenvolvimento será mais rápido e permite-lhe fabricar componentes à medida de outros componentes. Por exemplo poderão facimente fabricar uma amortecedor com especificações à medida da torção/flexibilidade de um determinado braço oscilante. Isto é a teoria, mas a verdade é que acho que todas as outras equipas usam Showa e quadros dupla trave (ducati incluída).
Só para se ter uma noção da importância do equilíbrio entre rigidez e torção a Honda que é a Honda está a usar um braço oscilante da Kalex...
Portanto, isto são só bitaites de treinador da bancada que não tem puto de ideia de engenharia. 😂
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Originalmente Colocado por Two Ver Post
Eu sempre achei que a questão do quadro tubular era um problema para a KTM, assim como as WP.
Aqui à tempos o Pit Bierer dizia que a KTM dominava perfeitamente todo o processo de construção dos quadros tubulares o que lhes dava uma grarde flexibilidade para rapidamente fabricarem quadros com diferentes especificações.
Aparentemente ao terem todos os processos controlados o desenvolvimento será mais rápido e permite-lhe fabricar componentes à medida de outros componentes. Por exemplo poderão facimente fabricar uma amortecedor com especificações à medida da torção/flexibilidade de um determinado braço oscilante. Isto é a teoria, mas a verdade é que acho que todas as outras equipas usam Showa e quadros dupla trave (ducati incluída).
Só para se ter uma noção da importância do equilíbrio entre rigidez e torção a Honda que é a Honda está a usar um braço oscilante da Kalex...
Portanto, isto são só bitaites de treinador da bancada que não tem puto de ideia de engenharia. 😂
Este é o meu ponto de vista, e do porquê eu achar que o quadro/suspensão não é problema
-A Ducati só foi campeã com quadro de aço, está há 12 anos a tentar fazer o quadro de aluminio funcionar.
-A Ducati quando entrou no MotoGP, com o seu primeiro protótipo ganhou logo corridas na época de "rookie"
-A KTM fez mais depressa o quadro de aço funcionar do que a Ducati fez o de Aluminio. À quarta época a começar do zero, a KTM estava a ganhar provas e regularmente no pódio com "Zé Ninguéns" como o Miguel, Binder e Pol.
-Ducati ao fim de 5 anos com quadro de alumino não tinha uma vitória, com pilotos comprovados como Valentino Rossi, Nicky Hayden e Andrea Dovizioso.
-Vejam a HRC. A equipa com mais budget, a equipa mais experiente, com pilotos de qualidade, com ohlins e quadro de aluminio, e é a pior mota da grelha, inferior à KTM, a equipa com menos experiencia do paddock e com pilotos menos experientes.
-As vitórias da KTM não são caídas do céu, a KTM ganhou corridas a seco onde eclispou o resto das motas, tanto o Miguel como o Brad.
Eu acho que a época de 2020 provou que o quadro e a suspensão WP podem ser igualmente competitivos, a mota era muito boa nas mãos de todos os pilotos menos o Hafiz que é claramente um piloto mediocre. Miguel ganhou, Binder ganhou (como rookie!), e o Pol não ganhou por azar, mas fez 5 pódios, e o Pol não é nenhum suprasumo. A mota de 2020 era muito boa, no mínimo a terceira melhor da grelha.
Agora, a verdade é que eles ainda não atingiram o objetivo que têm que é ser campeões do Mundo, e quadro e suspensão só se provam quando o atingirem.
Mas se a Ducati, uma marca muito mais experiente, vai demorar 12 anos a ser campeã com o quadro de aluminio, só é justo falarmos da viabilidade do quadro de treliça em 2029 quando a KTM faz a sua 12º época também. Sei que não é a "mesma fruta", mas a MV no seu ano de estreia nas Supersport foi extremamente competitiva, tal como a KTM o foi quando competiu no MotoGP com o seu quadro de treliça.
Ainda vamos precisar de mais uns anos para sabermos ao certo
Depois existe uma coisa que me faz confusão, que é chamarem o quadro de aço antiquado... O quadro de aço é tão antiquado como o de aluminio. O atual quadro de alumínio usa a mesma tecnologia e desenho do quadro desta velha VFR750 com 30 anos, nesta altura já levavam um atesto das Ducati com quadro tubular. (linda de morrer BTW....)
Se querem falar em tecnologia de ponta, então temos de falar dos quadros em carbono, que a Ducati ensaiou na GP9, e que o Casey Stoner disse que foi a melhor mota que conduziu e que ganhava facilmente o campeonato, infelizmente a época foi marcada por problemas de saúde. Depois veio o Rossi, e o Filippo Preciosi (Engenheiro chefe na altura até vir o Gigi) decidiu fugir do quadro de carbono porque o Rossi o Hayden diziam que não tinham feeling na frente.
Se o Rossi não tivesse ido pra Ducati e tivesse ficado o Stoner, a Ducati tinha nesta altura bem mais campeonatos do que tem agora com o gabado quadro de aluminio (zero).Ficheiros anexados
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Para os nerds, análise mais detalhada da distribuição de voltas pelos dois FPs, cortesia do Chris Pike
https://twitter.com/chris_pike__/sta...RXn3C7jDQjd2PA
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Uma curiosidade: dos pilotos que correm atualmente em MotoGP o Miguel é o que tem mais vitórias ne pista de Vaência, juntamente com o Marc Marquez, São 3 vitórias, 2 em Moto2 (2017 e 2018) e 1 em Moto3 (2015). O Marc Marquez venceu 2 vezes em MotoGP (2014 e 2019) e 1 em Moto2 (2012)..
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Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver PostUma curiosidade: dos pilotos que correm atualmente em MotoGP o Miguel é o que tem mais vitórias ne pista de Vaência, juntamente com o Marc Marquez, São 3 vitórias, 2 em Moto2 (2017 e 2018) e 1 em Moto3 (2015). O Marc Marquez venceu 2 vezes em MotoGP (2014 e 2019) e 1 em Moto2 (2012)..
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Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
Estranho quando têm testes a partir de segunda feira, mas se calharam começaram os testes mais cedo, a KTM não está propriamente a lutar por nada.
Vão dar um chassis novo a um piloto que vai pra uma equipa rival... Pra que? Para o Miguel levar informação previligiada para a Aprilia? mas vocês têm um pingo de noção daquilo que dizem?
Se o Miguel andasse com motas diferentes a época toda, já todos sabiamos ao tempo, ou acham que aqueles jornalistas da velha guarda são "tarberneiros" como os comentadores de sofá das redes sociais?. Ainda me lembro quando saiu a aprilia deste ano, que estéticamente era muito semelhante à do ano passado, mas o Neil Spalding (ou o Simon Crafar não me lembro ao certo) logo a dizer que havia alí muitos parafusos e apoios que eram totalmente diferentes, e que a mota tinha mudado muito, só com meia duzia de imagens da apresentação da internet... Imaginem a KTM dar uma mota diferente ao Miguel, e nenhum jornalista aproveitar para gerar clicks e fazer telenovela disse... Se isso fosse verdade até se atropelavam para escrever um artigo sobre isso.
Aliás, a meio da época o Miguel já dizia que não queria ficar na KTM e a KTM ainda lhe dava coisas pra testar, isso sim foi estranho, estarem a dar peças de 2023 a um piloto que abertamente dizia que ia sair. O Pol espargaró ficou sem receber updates na mota muito antes do Miguel, e ninguém piou, porque é um procedimento perfeitamente normal.
Depois há gente que fica ofendida quando eu pergunto "vês motogp há quanto tempo"? Desculpem mas pilotos que saem da equipa e não testam equipamento da época seguinte, é perfeitamente normal.
Sempre foi assim, até há equipas que fazem pior, impedem o piloto de fazer testes com a próxima equipa por estar ainda sob contrato. Só quando acaba o contrato é que o piloto pode sentar noutra mota. Por isso se a KTM quisesse lixar o Miguel como todos vocês apregoam, segunda feira estavam todos a testar, e o Miguel estava a comer gelados na box. A Yamaha esteve perto de fazer isso ao Rossi quando mudou para a Ducati, mas por respeito voltaram atrás.
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Obrigado, @_moliveira88
. 7 seasons together. 120 race starts, including 17 race victories and 4 pole positions. It all comes down to this. Time for one last tango together. Let's end on a high.
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