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    Belo ano

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      MSN Esportes - Grande Prêmio


      Ferrari cogita protesto contra Vettel por ultrapassagem em bandeira amarela, e título pode ir para Alonso

      Comentário


        Se isso fosse possível, o tio Bernie já estaria a gastar rios de dinheiro em telefone para tentar serenar os ânimos pois o impacto para a imagem da F1 seria enorme (dado o delay de qualquer alteração ao resultado final).

        Sinceramente, não acredito que a Ferrari vá por aí. Acredito é que na próxima temporada possa usar a corrida do Brasil e consequente título do rapaz do dedo como forma de alavancar alguma "sensibilidade positiva por parte da FIA" para com coisas que se possam passar, sejam elas do lado dos pilotos ou do lado técnico.

        Comentário


          Será interessante saber se o Alonso mantém a mesma visão de 2007 acerca de ganhar um titulo na secretaria:

          Alonso hopes Raikkonen's title stands - F1 news - AUTOSPORT.com

          Comentário


            Depois de uma corrida louca, tanta coisa ainda que ficou por analisar...

            1 - Ao contrário do que pensei na transmissão, a culpa do acidente no início da corrida foi do Vettel e não do Senna.
            2 - O Vettel ultrapassa mesmo o Vergne sob bandeiras amarelas.
            3 - No caso da ultrapassagem ao kobas, ainda não estava adiantado ao passar pelo sinal verde, pelo que se pode dar desconto.
            4 - Havendo quem fale tanto de manobras de equipa, que são legais, seria interessante que dissesem de sua justiça sobre apoios entre equipas diferentes, que tanto quanto sei não são legais (Vergne na última volta).

            Numa F1 muito regulamentada (ainda bem, não apreciei nada campeões que o foram atirando outros para fora de pista), e numa corrida decisiva como esta, estas questões das ultrapassagens deviam ter sido analisadas de imediato na corrida. Seria de facto muito mau uma decisão que alterasse o título à posteriori, mas também é muito mau manter um título apenas para manter as aparências. Não tendo havido análise em tempo correcto, qualquer solução agora é má.

            Comentário


              F1: Bandeiras amarelas podem derrotar Vettel
              Data: 29/11/2012 09:27

              A Ferrari admitiu que está a rever as imagens do Grande Prémio do Brasil em que Sebastian Vettel parece realizar uma ultrapassagem com bandeiras amarelas, podendo o alemão perder o título.

              Desde o final da prova de Interlagos que têm surgido relatos de que o piloto da Red Bull terá ultrapassado com bandeiras amarelas, primeiro a Kamui Kobayashi na aproximação à recta da meta, algo que foi negado pelos comissários que consideraram essa manobra legal.

              No entanto, pouco depois surgiram novos indícios de uma ultrapassagem realizada sob bandeiras amarelas, desta feita a Jean-Eric Vergne durante a quarta volta na recta oposta. Em imagens que circulam na internet é possível perceber que quando passa o gaulês as luzes amarelas no seu painel de instrumentos que indicam uma situação perigosa estavam a piscar, antes que a luz verde se acendesse e o informasse do fim da zona de bandeiras amarelas.

              Esta situação não foi alvo de qualquer sanção durante a prova, mas caso se comprove que Vettel passou o francês da Toro Rosso com bandeiras amarelas, poderá ser penalizado com vinte segundos adicionados ao seu tempo de corrida, o que o atiraria para o oitavo lugar e entregaria o ceptro deste ano a Fernando Alonso, que terminou a prova no segundo posto.

              A Ferrari afirmou na passada noite à BBC que está a investigar a situação, o que no fundo é uma forma de pressionar a FIA a fazer o mesmo. De acordo com os regulamentos da entidade federativa, a formação de Maranello não é obrigada sequer a realizar um protesto sobre os resultados do Grande Prémio do Brasil, uma vez que a FIA é forçada a rever os resultados de uma prova, caso novas evidências mostrem uma ilegalidade que escapou aos comissários desportivos do evento. Porém, os homens de Paris terão que tomar uma decisão até ao dia 30 de Novembro, dado que este caso poderá ter reflexo no resultado final do campeonato e, por isso, o regulamento assim o obriga.

              Contudo, a teoria da ultrapassagem de Vettel a Vergne numa situação de bandeiras amarelas poderá cair por terra rapidamente, uma vez que existem imagens que mostram que o alemão iniciou a ultrapassagem depois de passar por um comissário que agitava uma bandeira verde, o que se sobrepõe a qualquer sinal luminoso.

              Sportmotores.com

              Comentário


                Vai longo o GP de Interlagos.

                E afinal o melhor piloto do ano, ainda pode ser campeão!!

                Comentário


                  Eu não gosto de campeonatos decididos na secretaria e volto a dizer que não simpatizo com o Alonso, mas entre a ultrapassagem da volta 4 e o carro da "Red Bull II" a abrir quase 20 segundos de uma maneira injustificável no fim da corrida para favorecer o carro da Red Bull, já vejo dois motivos para a intervenção da FIA...

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                    Eu não gosto de campeonatos decididos na secretaria e volto a dizer que não simpatizo com o Alonso, mas entre a ultrapassagem da volta 4 e o carro da "Red Bull II" a abrir quase 20 segundos de uma maneira injustificável no fim da corrida para favorecer o carro da Red Bull, já vejo dois motivos para a intervenção da FIA...
                    Regras são regras e pelo menos essas duas situações que falas já deviam ter sido analisadas pela FIA no próprio Dia. A FIA tem que dizer algo sobre o assunto e fazer alguma coisa de concreto. Se não é para cumprir regras então ninguem cumpre, aguardemos...

                    Comentário


                      Venho dar os meus 20 centimos:

                      O Alonso mostrou para todos verem que é um piloto á maneira, talvez o melhor do circo (mas isso já é mais subjectivo). Com um carro que nunca foi o mais rápido, foi sempre um potencial vencedor.

                      A Red Bull mostrou, por outro lado, que ninguém chega ao nível técnico deles e que é, sem dúvida, a força motora do desenvolvimento da F1 actual, e, só por isso, já merecem ser campeões de construtores, disso não há dúvidas.

                      O Vettel é rápido, é consistente e é calculista. Não gosto dele, mas é, sem dúvida, um grande piloto. E já o demonstrou na Toro Rosso (ou seria Minardi??).

                      A McLaren mostra que sabe fazer carros mais rápidos que quaisquer outros e, fosse o carro mais fiável (pensando bem, ou o Hamilton) e poderiam ter estado na luta até ao fim...

                      O Kimi é o Kimi e mostrou que ainda é muito bom...

                      O Schumacher, mostrou que nunca devia ter voltado. A Mercedes nunca foi competitiva e ele ficou constantemente atrás do seu colega de equipa. Sinceramente fica a sensação que só voltou pelo dinheiro e que nunca se esforçou verdadeiramente. Mas ficam os 7 para a história.

                      E que saudades de ver este Massa das ultimas corridas... A ver se o temos de volta para o ano. Eu ainda acredito que o Massa pode ser um dos melhores pilotos da F1 actual.



                      Já agora, Felix da Costa, já na TR.

                      Comentário


                        A FIA deve ter querido que o campeonato acabasse em apoteose após um ano que foi de colheita vintage. Andar em tricas nos minutos pós final de prova iria ser complicado pois os media estariam de olhos postos nisso.

                        E, como tal, deixou seguir o "espectáculo" quando já havia evidências claras de ultrapassagens sob bandeira amarela e até o toque no Senna (diga o rapaz do dedo o que disser, ele que vá ver a imagem aérea e depois venha cá explicar que raio de trajectória foi aquela e como é que se faz desaparecer um Williams que...já lá estava!).

                        Agora surge a questão do Toro Rosso que quase parou para que o Vettel ficasse "protegido" contra alguma penalização de tempo (relativa às ultrapassagens irregulares) após o final da corrida, pois o carro da equipa italiana assim ficaria abaixo do Vettel e este ainda ficava na janela de classificação necessária para revalidar o título. E aqui a FIA tem um belo berbicacho pois ou faz algo ou abre um precedente muito complicado.

                        Neste tipo de situação o que deveria ser feito era exigir a telemetria da equipa Toro Rosso e perceber porque é que o seu monolugar perdeu tanto tempo. Se se concluísse que o piloto abrandou sem ter estado fora de pista ou com algum problema técnico, a FIA deveria tomar uma atitude pois aqui começaria a ver-se que teria havido um arranjinho a favor do menino do dedo. Este tipo de coisas levantou uma celeuma brutal quando o Piquet se despistou para que a entrada do Safety Car safasse o Alonso, levando ao final de carreira (na F1) do piloto brasileiro e ao castigo de alguns dos envolvidos.

                        Custa-me assistir a este tipo de polémica. Isto porque acho que a Red Bull fez um trabalho fantástico a todos os níveis e tem dado muito, mas mesmo muito, ao circo da F1. Agora este tipo de situação é que não! E ainda para mais quando o seu piloto teve algumas tiradas criticando o fairplay de alguns adversários, esquecendo-se de algumas situações nesta corrida. Vamos ver se não engole a sua soberba e enfia aquele dedo, que tanto gosta de colocar no ar, num sítio menos óbvio. Ele é rápido como tudo, luta como um lobo, mas depois não tem estatura na derrota nem na vitória.

                        Para terminar, ando com uma enorme curiosidade para saber o porquê da Ferrari não ter dito nada na altura. É, no mínimo, estranho. É porque havia questões evidentes e captadas em imagem. Eles não são meninos de se ficar e muito menos é o Alonso, que tem tanto de piloto mega talentoso (é o melhor de todos) como de "maus fígados". Até parece que a Ferrari ou quer capitalizar isso para o futuro ou então tem algum telhado de vidro que ainda não foi descoberto.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver Post
                          A FIA deve ter querido que o campeonato acabasse em apoteose após um ano que foi de colheita vintage. Andar em tricas nos minutos pós final de prova iria ser complicado pois os media estariam de olhos postos nisso.

                          E, como tal, deixou seguir o "espectáculo" quando já havia evidências claras de ultrapassagens sob bandeira amarela e até o toque no Senna (diga o rapaz do dedo o que disser, ele que vá ver a imagem aérea e depois venha cá explicar que raio de trajectória foi aquela e como é que se faz desaparecer um Williams que...já lá estava!).

                          Agora surge a questão do Toro Rosso que quase parou para que o Vettel ficasse "protegido" contra alguma penalização de tempo (relativa às ultrapassagens irregulares) após o final da corrida, pois o carro da equipa italiana assim ficaria abaixo do Vettel e este ainda ficava na janela de classificação necessária para revalidar o título. E aqui a FIA tem um belo berbicacho pois ou faz algo ou abre um precedente muito complicado.

                          Neste tipo de situação o que deveria ser feito era exigir a telemetria da equipa Toro Rosso e perceber porque é que o seu monolugar perdeu tanto tempo. Se se concluísse que o piloto abrandou sem ter estado fora de pista ou com algum problema técnico, a FIA deveria tomar uma atitude pois aqui começaria a ver-se que teria havido um arranjinho a favor do menino do dedo. Este tipo de coisas levantou uma celeuma brutal quando o Piquet se despistou para que a entrada do Safety Car safasse o Alonso, levando ao final de carreira (na F1) do piloto brasileiro e ao castigo de alguns dos envolvidos.

                          Custa-me assistir a este tipo de polémica. Isto porque acho que a Red Bull fez um trabalho fantástico a todos os níveis e tem dado muito, mas mesmo muito, ao circo da F1. Agora este tipo de situação é que não! E ainda para mais quando o seu piloto teve algumas tiradas criticando o fairplay de alguns adversários, esquecendo-se de algumas situações nesta corrida. Vamos ver se não engole a sua soberba e enfia aquele dedo, que tanto gosta de colocar no ar, num sítio menos óbvio. Ele é rápido como tudo, luta como um lobo, mas depois não tem estatura na derrota nem na vitória.

                          Para terminar, ando com uma enorme curiosidade para saber o porquê da Ferrari não ter dito nada na altura. É, no mínimo, estranho. É porque havia questões evidentes e captadas em imagem. Eles não são meninos de se ficar e muito menos é o Alonso, que tem tanto de piloto mega talentoso (é o melhor de todos) como de "maus fígados". Até parece que a Ferrari ou quer capitalizar isso para o futuro ou então tem algum telhado de vidro que ainda não foi descoberto.
                          Gostei de ler.

                          É este o ponto da situação.

                          Comentário


                            MSN Esportes - Grande Prêmio

                            Em busca de dinheiro, Kobayashi negocia com Lotus para substituir Grosjean na temporada de 2013

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                              Depois de uma corrida louca, tanta coisa ainda que ficou por analisar...

                              1 - Ao contrário do que pensei na transmissão, a culpa do acidente no início da corrida foi do Vettel e não do Senna.
                              2 - O Vettel ultrapassa mesmo o Vergne sob bandeiras amarelas.
                              3 - No caso da ultrapassagem ao kobas, ainda não estava adiantado ao passar pelo sinal verde, pelo que se pode dar desconto.
                              4 - Havendo quem fale tanto de manobras de equipa, que são legais, seria interessante que dissesem de sua justiça sobre apoios entre equipas diferentes, que tanto quanto sei não são legais (Vergne na última volta).

                              Numa F1 muito regulamentada (ainda bem, não apreciei nada campeões que o foram atirando outros para fora de pista), e numa corrida decisiva como esta, estas questões das ultrapassagens deviam ter sido analisadas de imediato na corrida. Seria de facto muito mau uma decisão que alterasse o título à posteriori, mas também é muito mau manter um título apenas para manter as aparências. Não tendo havido análise em tempo correcto, qualquer solução agora é má.
                              Esqueci-me de referir um aspecto relativo ao primeiro item: sendo a culpa do toque do Vettel, também aqui se aplicaria uma penalização, tal como aconteceu na ultrapassagem do Hulkenberg ao Hamilton.

                              São muitas coisas juntas na mesma corrida...

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                                E prontos! Acabou o hoje o campeonato de F1 2012.

                                F1: FIA aponta não existir caso
                                Data: 29/11/2012 19:45

                                A FIA confirmou hoje que não tomará qualquer decisão quanto à hipotética ultrapassagem realizada por Sebastian Vettel sob bandeiras amarelas.

                                A Ferrari revelou ontem na BBC e no seu Twitter oficial que questionara a entidade federativa quanto a esta possibilidade depois de ter visto os vídeos que mostravam a ultrapassagem do piloto da Red Bull a Jean-Éric Vergne na Recta Oposta na quarta volta, aparentemente durante uma situação de bandeiras amarelas.

                                No entanto, quando as imagens são visionadas em slow motion é possível verificar do lado esquerdo um comissário de pista a agitar uma bandeira verde antes da manobra, uma situação reconhecida por Charles Whiting. ”Se não existem sinais luminosos instalados num posto de comissários, o piloto deverá reagir ao primeiro sinal que é mostrado. No caso do Vettel, entre o último sinal luminoso amarelo e o sinal luminoso verde havia uma bandeira verde a ser agitada. Aqui a distância é de trezentos e cinquenta metros. O Vettel respondeu à bandeira e fez tudo certo”, afirmou o homem da FIA em declarações prestadas à publicação germânica Auto Motor und Sport.

                                Deverá terminar assim, a polémica dos últimos dias, ficando definitivamente Sebastian Vettel com o título de 2012.

                                Sportmotores.com

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                                  Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                  Esqueci-me de referir um aspecto relativo ao primeiro item: sendo a culpa do toque do Vettel, também aqui se aplicaria uma penalização, tal como aconteceu na ultrapassagem do Hulkenberg ao Hamilton.

                                  São muitas coisas juntas na mesma corrida...
                                  Pois, essa é que é essa. É que para "azar" da FIA e do Vettel, este GP foi pródigo em situações que parecem ter levado avaliações diferentes consoante o interveniente.

                                  Pegando no caso dos toques, na situação do Vettel / Bruno Senna, o primeiro claramente falha o apex da curva e ao fechar a trajectória de forma mais notória foi acabar por ir para um espaço onde já estava o Williams, com a frente do carro ao lado do Red Bull. Dizem as regras que quem está "à frente", numa situação lado-a-lado, tem de deixar "one car space of racing room" (como diziam os tipos da Sky). O Vettel não fez isso. Naquela ânsia de ter feito "porcaria" com a sua trajectória tentou logo corrigir mas sem ver se lá estava alguém. Ainda assim no seu azar teve uma enorme sorte pois o Williams toca-lhe na lateral com muita violência e o Perez ainda lhe toca (já após o RB estar virado no sentido contrário) na roda traseira direita com uma enorme violência.

                                  Já a questão do Hulk, percebo a penalização per si. Agora tendo outros escapado a tal coisa...pois, já fica mais difícil. O Hulk teve, para mim, alguma imprudência pois veio um nadinha a queimar mas a coisa até talvez desse para fazer...não estivesse ali o Kovas. O Hamilton não fez nada. Apenas se limitou a seguir sossegado na sua trajectória por fora. A Force India alegou foi que o Kovalainen deveria ter-se deixado dobrar antes dessa curva. Ora o Hulk, a meio da manobra, deve ter percebido que o Caterham iria estar no sítio onde ele queria acabar a manobra de ultrapassagem ao Hamilton (que ali até implica um ligeiro "chega para lá" para que o carro que fica por fora vá por cima da escapatória de forma a perder velocidade e não ficar em vantagem na curva seguinte que é a seu favor) e aí deve ter travado em demasia e perdeu a traseira do carro, indo embater na frente esquerda do McLaren.

                                  Por aqui se vê que houve dois pesos e duas medidas. O Hulk, que tinha a atenuante da presença do Kovalainen, foi penalizado. O Vettel, que fez de conta que não podia estar ninguém à sua esquerda naquela curva, ainda teve margem para se fazer de vítima e com isso falar na campa do Senna (afirmação de um mau gosto inqualificável e que nem o abuso pontual na bebida, em virtude da sua infantilidade, desculpa).

                                  De qualquer modo, e porque já se viu que o avozinho Bernie não vai querer que se levantem ondas (há que manter muito patrocinador feliz), não vai acontecer nada. Mas já aqui o disse. O precedente vai ser tramado e para o ano há malta que vai começar a temporada já naquela de estar pronto a disparar acusações.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                    Esqueci-me de referir um aspecto relativo ao primeiro item: sendo a culpa do toque do Vettel, também aqui se aplicaria uma penalização, tal como aconteceu na ultrapassagem do Hulkenberg ao Hamilton.

                                    São muitas coisas juntas na mesma corrida...
                                    Isso seria idiota. Se houve um erro foi o de punirem o Hulkenberg.

                                    Comentário


                                      Não vejo porquê. O Vettel fechou uma trajectória onde estava outro carro e estragou-lhe a corrida. Que mais é preciso para uma penalização?

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post

                                        O Schumacher, mostrou que nunca devia ter voltado. A Mercedes nunca foi competitiva e ele ficou constantemente atrás do seu colega de equipa. Sinceramente fica a sensação que só voltou pelo dinheiro e que nunca se esforçou verdadeiramente. Mas ficam os 7 para a história.
                                        Se fores ver, das vezes que o Schumacher acabou a corrida (que o carro deixou), não ficou muitas vezes atrás do companheiro de equipa. E dizeres que não se esforçou, que foi pelo dinheiro, nem sei que dizer...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver Post


                                          (...) o que deveria ser feito era exigir a telemetria da equipa Toro Rosso e perceber porque é que o seu monolugar perdeu tanto tempo. Se se concluísse que o piloto abrandou sem ter estado fora de pista ou com algum problema técnico, a FIA deveria tomar uma atitude pois aqui começaria a ver-se que teria havido um arranjinho a favor do menino do dedo.

                                          Para terminar, ando com uma enorme curiosidade para saber o porquê da Ferrari não ter dito nada na altura. É, no mínimo, estranho. É porque havia questões evidentes e captadas em imagem. Eles não são meninos de se ficar e muito menos é o Alonso, que tem tanto de piloto mega talentoso (é o melhor de todos) como de "maus fígados". Até parece que a Ferrari ou quer capitalizar isso para o futuro ou então tem algum telhado de vidro que ainda não foi descoberto.
                                          Mas há alguma coisa no regulamento que torne ilegal o abrandamento de outro piloto? É que se não há, não podem fazer nada. É como a troca da caixa de velocidades do Massa. Não é ilegal, pode-se fazer. Por muito mau que isso seja para o desporto.

                                          Eu também achei estranho a Ferrari vir reclamar tão tarde. Parece que viram as imagens só passados 2 ou 3 dias. Aquela "queixa" foi bem ponderada e lá decidiram fazê-la.

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                                            Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver Post
                                            De qualquer modo, e porque já se viu que o avozinho Bernie não vai querer que se levantem ondas (há que manter muito patrocinador feliz), não vai acontecer nada. Mas já aqui o disse. O precedente vai ser tramado e para o ano há malta que vai começar a temporada já naquela de estar pronto a disparar acusações.
                                            Isso é que faz com que existam sempre situações duvidosas. O regulamento anda ao sabor dos interesses e favores das equipas e figuras importantes. Se esta época foi muito boa pelas lutas em pista e pelo evoluir do campeonato, foi muito má na dualidade de critérios. E isso não pode acontecer. Abrir precedentes e dar trunfos para as equipas usarem como argumento mais tarde não abona nada a favor da verdade desportiva. Concordo que para o ano vai andar tudo a queimar o regulamento e a resolver classificações na secretaria.

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                                              Assunto arrumado:

                                              Ecclestone considera contestação à vitória de Vettel «uma piada» - SAPO Desporto

                                              O “patrão” da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, qualificou, esta quinta-feira, como «uma piada» a polémica sobre a ultrapassagem alegadamente irregular de Sebastien Vettel no Grande Prémio do Brasil, considerando lamentável que o tricampeonato do alemão esteja a ser ensombrado.
                                              «É uma pena, porque correu tudo bem. Foi uma corrida espetacular, um campeonato espetacular. Agora toda a gente está a falar sobre isto. O problema é que ninguém sabe o que se está a pensar», lamentou Bernie Ecclestone, em entrevista ao Daily Telegraph.
                                              O patrão da modalidade recordou que há regras e prazos para protestar e que a Ferrari falhou o “timing”.
                                              «Há o facto de ter sido mostrada a bandeira verde, algo de que ninguém parece discordar. É uma completa piada. O que eles estão a dizer naquela carta é errado», apontou, referindo-se à nota endereçada pela escuderia italiana à Federação Internacional do Automóvel (FIA).
                                              A Ferrari afirmou hoje no seu twitter oficial, que tinha enviado uma carta ao organismo que superintende a Fórmula 1, de forma a ser esclarecida a dúvida da legalidade da ultrapassagem.
                                              Com recurso às imagens de vídeo da prova, fica a dúvida sobre se Vettel ultrapassa o francês Jean-Eric Vergne, piloto da Toro Rosso, quando ainda havia bandeiras amarelas no circuito de Interlagos, o que não é permitido pelas regras da competição.
                                              A manobra, a ser considerada ilegal, penalizaria o alemão com perda de 20 segundos em Interlagos, passando do sexto para o oitavo posto na corrida, o que provocaria a perda do título de campeão do Mundo para o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari.
                                              O diretor de corridas da FIA, já afastou essa hipótese em entrevista à edição eletrónica da revista alemã Sport Bild, considerando que o germânico agiu de forma regular.
                                              «Vettel fê-lo de maneira correta. Ele reagiu a uma bandeira verde que estava 350 metros à frente da última luz amarela», esclareceu Charlie Whiting.
                                              Também um porta-voz da FIA fechou a porta a qualquer eventual penalização e consequente perda do título ao piloto da Red Bull: "O seu título não está em perigo, pois não haverá investigações à posteriori", referiu à mesma publicação.

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                                                A prova foi fantástica, a época foi das melhores dos últimos anos,mas terminou mal e a polémica está mais que instalada!

                                                É por demais óbvio que são ambos dois grandes pilotos (embora eu prefira o Alonso) e as equipas deram o tudo por tudo. A questão das bandeiras está para mim esclarecida com a verdinha do comissário, já a da ultrapassagem não e se era uma pena o Alonso ganhar na secretaria... não é menor vergonha o que o Vettel fez!

                                                Uma vez mais fica claro que a F1 não é, nem praticamente nunca foi, um desporto limpo. É mais uma questão de tráfico de influências! Pode ser que melhore quando o Ecclestone for embora! Por mim ontem já era tarde!!!

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                                                  Originalmente Colocado por xiko Ver Post
                                                  Assunto arrumado:

                                                  Ecclestone considera contestação à vitória de Vettel «uma piada» - SAPO Desporto

                                                  O “patrão” da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, qualificou, esta quinta-feira, como «uma piada» a polémica sobre a ultrapassagem alegadamente irregular de Sebastien Vettel no Grande Prémio do Brasil, considerando lamentável que o tricampeonato do alemão esteja a ser ensombrado.
                                                  «É uma pena, porque correu tudo bem. Foi uma corrida espetacular, um campeonato espetacular. Agora toda a gente está a falar sobre isto. O problema é que ninguém sabe o que se está a pensar», lamentou Bernie Ecclestone, em entrevista ao Daily Telegraph.
                                                  O patrão da modalidade recordou que há regras e prazos para protestar e que a Ferrari falhou o “timing”.
                                                  «Há o facto de ter sido mostrada a bandeira verde, algo de que ninguém parece discordar. É uma completa piada. O que eles estão a dizer naquela carta é errado», apontou, referindo-se à nota endereçada pela escuderia italiana à Federação Internacional do Automóvel (FIA).
                                                  A Ferrari afirmou hoje no seu twitter oficial, que tinha enviado uma carta ao organismo que superintende a Fórmula 1, de forma a ser esclarecida a dúvida da legalidade da ultrapassagem.
                                                  Com recurso às imagens de vídeo da prova, fica a dúvida sobre se Vettel ultrapassa o francês Jean-Eric Vergne, piloto da Toro Rosso, quando ainda havia bandeiras amarelas no circuito de Interlagos, o que não é permitido pelas regras da competição.
                                                  A manobra, a ser considerada ilegal, penalizaria o alemão com perda de 20 segundos em Interlagos, passando do sexto para o oitavo posto na corrida, o que provocaria a perda do título de campeão do Mundo para o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari.
                                                  O diretor de corridas da FIA, já afastou essa hipótese em entrevista à edição eletrónica da revista alemã Sport Bild, considerando que o germânico agiu de forma regular.
                                                  «Vettel fê-lo de maneira correta. Ele reagiu a uma bandeira verde que estava 350 metros à frente da última luz amarela», esclareceu Charlie Whiting.
                                                  Também um porta-voz da FIA fechou a porta a qualquer eventual penalização e consequente perda do título ao piloto da Red Bull: "O seu título não está em perigo, pois não haverá investigações à posteriori", referiu à mesma publicação.

                                                  Soma e segue.

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                                                    O menino Alonso tem a memória muito curta.

                                                    https://www.youtube.com/watch?v=kL9BLSqwkmQ

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                                                      Não percebi, que é que tem a ver?

                                                      Comentário


                                                        Falta só o Ecclestone justificar porque é que o VETTEL ainda não foi penalizado por ter colocado outro piloto fora de prova e falta averiguar porque é que um piloto com 20 segundos de avanço perde tempo com não sei o quê para o Vettel o passar.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Miguel1994 Ver Post
                                                          Não percebi, que é que tem a ver?
                                                          Não me lembro de ter reclamado com a FIA quando penalizaram o Schumi. Tentar ganhar um campeonato desta forma não é de um campeão mas vindo do alonso não me admira, também já não ganha nada há tanto tempo..

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                                            Falta só o Ecclestone justificar porque é que o VETTEL ainda não foi penalizado por ter colocado outro piloto fora de prova e falta averiguar porque é que um piloto com 20 segundos de avanço perde tempo com não sei o quê para o Vettel o passar.
                                                            bla bla bla whiskas saquetas bla bla bla

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                                                              Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                              Não me lembro de ter reclamado com a FIA quando penalizaram o Schumi. Tentar ganhar um campeonato desta forma não é de um campeão mas vindo do alonso não me admira, também já não ganha nada há tanto tempo..
                                                              É o que faz estar a seco há muitos anos (já lá vão 6)..
                                                              Para mim, acho que é uma pena mancharem um campeonato que foi um brilharete.
                                                              Soma e segue, venha 2013

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