Anúncio

Collapse
No announcement yet.

RPM Maximas em Diesel

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    acho que a ford tinha um motor experimental que atingia algo mais que 6500rpm mas que ainda não fazia sentido, possivelmente pq a banda de potencia nesse regime cairia demasiado. li isto algures... li li...

    Comentário


      #32
      citação:Originalmente colocada por fililipe

      já algum tempo que tenho esta duvida, o porque de todos os carros a gasoleo, terem limite perto das 4500RPM, qual a razão mecanica para isto?

      Que material é que estabelece essa limitação?

      Apenas uma nota, não têm todos o RED às 4500...o meu tem às 4800...o do meu pai às 4750...e ainda tens outros mas de facto o mais comum é pelas 4500!

      Comentário


        #33
        citação:Originalmente colocada por Boxer

        citação:Originalmente colocada por Lino Marques

        Há algumas excepções, como alguns diesel que fazem, apesar de tudo, 5000 rpm!
        O 1.6 HDi de 110cv sei, de fonte segura, que as faz :D
        Fazer é uma coisa...ter lá o RED é outra. O meu cota tem o MAZDA com esse motor e o RED é pelas 4750!

        Comentário


          #34
          2.2 D-cat tem corte às 5200rpm (exactamente onde inicia o redline)

          Comentário


            #35
            O Pajero Sport 2.5 TD tem redline às 4750 rpm.

            Comentário


              #36
              citação:Originalmente colocada por cuica

              Os diesel têm maior dificuldade em alcançar maiores rpm porque os seus componentes sao mais pesados (exemplo: conjunto biela+segmentos+biela: 0,9 kg (uno 1.4) e 1.4 (uno 1.7 d) sem cavilhas pq nao pesei).
              Ao longo dos tempos os diesel tem vindo a evoluir e a aumentar o regime de trabalho, os primeiros mercedes acabavam nas 3000 e tal, os turbo diesel ja perto das 4500, 5000rpm e os common rail ja passam disso (materiais mais leves e melhores técnicas de construção).
              Porque é q um diesel consegue manter melhor a velocidade na autoestrada? Porque a inércia dos componentes internos "dura" mais que a inércia dos componentes mais leves de um gasolina equivalente.
              Julgo que os Diesel antigos faziam mais rpm, pelo menos nalguns casos.
              Por exemplo, um E250 D faz pouco mais que 5200 rpm, enquanto que os CDI costumam ter o corte lá para as 5000 rpm (ou menos) e red-line ás 4600 aproximadamente.

              Cumps.

              Comentário


                #37
                muito simples, os motores a gasoleo têm mais pressão logo não se podem submeter a grandes rpms :P

                Comentário


                  #38
                  citação:Originalmente colocada por eDiX



                  ;)
                  Olhá lá o Isuzu não merece isso...isso é uma segunda para partir não para esmifrar...:D[8D];)

                  Comentário


                    #39
                    http://auto.howstuffworks.com/question399.htm

                    "Diesel engines, because of the weight and compression ratio, tend to have lower maximum RPM ranges than gasoline engines"

                    Comentário


                      #40
                      citação:Originalmente colocada por Speedy

                      citação:Originalmente colocada por eDiX



                      ;)
                      Olhá lá o Isuzu não merece isso...isso é uma segunda para partir não para esmifrar...:D[8D];)
                      isso é um corsa b 1.5 turbodiesel? eu tenho esse carro mas não consigo fazer isso lol, a segunda so chega aos 80 e n deve passar das 5.500

                      Comentário


                        #41
                        Sem falar em carros stock k estao mto limitados , um TDI110 so cm uma repro ja sem mtas limitaçoes consegue bater nas 6mil rpm em velocidades mais baixas.
                        Pequenas afinaçoes e faz 5500 cm alguma facilidade....agr se faz potencia dps das 4500 ja é difrente.

                        Mas por exemplo as valvulas no motor n sao "cruzadas" cmo as dos otto logo ha ali uma "perda" de tempo.
                        A valvula de admisao tem de abrir mais cedo , o gasoleo ser injectado mais cedo e mais depressa(mas ser bem pulverizado) e a valvula de escape (ou 2) tem de abrir a tempo de n interferir cm o proximo ciclo.
                        Agr , cm estas afinaçoes o forte do motor diesel desaparece e perde as famosas baixas e torna se um motor poupo "pratico".

                        Resumindo , penso k se o objectivo for so fazer RPM o diesel deve xegar aos 7000rpm ou ate mais , mas se o objectivo é ter potencia aserio nessa zona .... sera mais forte se tiver mais em baixas.

                        Cumps

                        Comentário


                          #42
                          citação:Originalmente colocada por _EL _VT_MB_

                          Julgo que os Diesel antigos faziam mais rpm, pelo menos nalguns casos.
                          Por exemplo, um E250 D faz pouco mais que 5200 rpm, enquanto que os CDI costumam ter o corte lá para as 5000 rpm (ou menos) e red-line ás 4600 aproximadamente.

                          Cumps.
                          E esse 250D é de injecção indirecta, certo? Se for, pode ser por causa disso. (O factor limitativo pode não ser em primeiro lugar o esforço de inércia mas sim o tempo da combustão)

                          cumps

                          Comentário


                            #43
                            citação:Originalmente colocada por Speedy

                            citação:Originalmente colocada por eDiX



                            ;)
                            Olhá lá o Isuzu não merece isso...isso é uma segunda para partir não para esmifrar...:D[8D];)
                            Depende, ha aqueles motores que ele faz isto sempre com potencia ;)

                            Comentário


                              #44
                              num E 300 TD que tive o ponteiro ia ás 5,500 rpm com relativa facilidade ( 1ª e 2ª velocidade ).

                              contudo a maioria dos diesel devem rodar no máximo até ás 4,000 rpm, dai em diante pouco ou nada fazem.

                              quanto mais moderno é o motor menos rpm precisam.

                              um abraço.

                              Comentário


                                #45
                                Qualquer HDI chega ás 5000 RPM, embora o regime de potencia máxima seja ás 4000.... Mas também é giro ouvir um 1.5D, por ex a puxar até ás 5000.. pois os antigos Diesel sem injecção, que desenvolviam a potencia máxima ás 5000, eram mesmo bacanos..Lembor-me do antigo Xsara 1.5D cá de casa, que a partir das 4000 parecia que tinha outro motor... e foi até as 5300 RPM.. enkuando que os CDI, HDI, TDI, etc.. morrem ás 4200

                                Comentário


                                  #46
                                  citação:Originalmente colocada por eDiX



                                  ;)
                                  Isso não era suposto fazer PUM ??? e ficar a deitar assim um fumo feio do motor ??

                                  Comentário


                                    #47
                                    citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                    citação:Originalmente colocada por eDiX



                                    ;)
                                    Isso não era suposto fazer PUM ??? e ficar a deitar assim um fumo feio do motor ??
                                    não,porque é isuzu![8D]

                                    Comentário


                                      #48
                                      mas o que? chegar as 5000rpm? isso até a minha expresso chega... anda tds os dias acima do redline:D

                                      Comentário


                                        #49
                                        já cheguei perto das 4500 na minha, com regime máximo de binário às 1700.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Isuzu? de onde é que isso veio?

                                          Comentário


                                            #51
                                            citação:Originalmente colocada por _EL _VT_MB_

                                            Julgo que os Diesel antigos faziam mais rpm, pelo menos nalguns casos.
                                            Por exemplo, um E250 D faz pouco mais que 5200 rpm, enquanto que os CDI costumam ter o corte lá para as 5000 rpm (ou menos) e red-line ás 4600 aproximadamente.

                                            Cumps.

                                            Atenção que os novos diesel conseguem mais rotações (o turbo a isso ajuda), agora se estão limitados electronicamente ou não, é outra questão!
                                            Além do mais eu falei genéricamente, o meu corsa d tb consegue dar mais rpm que um punto jtd mas isso nao quer dizer q seja regra.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Em relação aos diesel mercedes atmosfericos e injecção indirecta de a 10 anos atrás a sua grande vantagem era terem uma cabeça de 16V(os primeiros motores diesel 16V) o que permitiam terem uma gama de rotações elevada.
                                              Dado que com o Turbo entra mais ar comprimido na camara de combustão o que faz que mais quantidade de gasoleo necessite de mais tempo para detonar...
                                              Mas honestamente para que levar o diesel a essas rpm nunca foi o seu forte além de já não ter rendimento nenhum é um desperdicio de combustivel,destruição da mecanica e um aumento estupido de poluição.
                                              Quem quer rpm deixem para quem sabe fazer motores otto como a Honda, BMW,Alfa.
                                              Eu pessoalmente gosto mais do diesel, da disponibilidade do motor nas baixas no uso do dia a dia.Embora não digo não ao prazer das altas num otto de vez em quando.Mas infelizmente ter um diesel para o dia a dia e um bom otto para o fim de semana não é para todos, porque honestamente entre um otto de 65cv e um diesel de 65cv vou claramente para o diesel além do factor economia, a falta de binário nas baixas é gritante e passamos a vida na caixa de velocidades.


                                              Comentário


                                                #53
                                                citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                                citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                citação:Originalmente colocada por eDiX



                                                ;)
                                                Isso não era suposto fazer PUM ??? e ficar a deitar assim um fumo feio do motor ??
                                                não,porque é isuzu![8D]
                                                Sim tábem mas se tivesses aí no painel, um ponteiro de pressão do óleo, duvido que o puxasses a essas RPM... além de que.. se ficares aí mais que 1 min, aposto que isso rebenta

                                                Cumps Citro4EVER

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  citação:Originalmente colocada por Hugo Pereira

                                                  Não, a própria combustão.

                                                  O ciclo diesel é completamente diferente do ciclo otto (dos motores a gasolina).

                                                  A diferença é que um motor só interessa explorar perto do regime em que a eficiência é máxima e no caso dos motores diesel isso acontece a baixa rotação. Não interessa nada aumentar a rotação pq ele simplesmente não chega lá, uma vez que começa a perder rendimento.

                                                  [^]

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    alguem me podia explicar como é que esse corsa passa das 6000 rpm?

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Para dar mais uma achega, o 1.6 HDi 110cv tem o corte às 5.000rpm, mas
                                                      só lá chega em 1ª, 2ª e 3ª. Em 5ª custa bastante passar das 4.250rpm e,
                                                      mesmo assim, por esse altura já o 206 vai a dar os 210/215 (às 4 mil
                                                      certas vai a 190).

                                                      Mas o mais giro é que o corte deste motor parece o corte dum carro a
                                                      gasolina: em vez de chegar ali e sentir-se uma súbita quebra de potência,
                                                      não. Fica ali ta-ta-ta-ta-ta-ta-ta com o ponteiro das RPM's todo
                                                      epiléptico. Parece um Saxo Cup :D

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Sou só eu que não acho grande piada fazer muitas rpm? [8)]

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          citação:Originalmente colocada por k_pt

                                                          alguem me podia explicar como é que esse corsa passa das 6000 rpm?
                                                          Tens várias hipóteses:
                                                          1 - ponteiro avariado;
                                                          2 - motor que não o original (ou bastante mexido);
                                                          3 - photoshop :D ;
                                                          4 - ....

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            citação:Originalmente colocada por Nightwisher

                                                            Sou só eu que não acho grande piada fazer muitas rpm? [8)]
                                                            Depende. Eu num Diesel não acho muita piada. Aliás, gosto de esticar as
                                                            mudanças, mas não com frequência e nunca até ao red-line.
                                                            Sei como se comporta o meu no red-line porque, da única vez que o levei
                                                            lá, foi por distracção.

                                                            Agora, num carro com motor a gasolina... quanto mais RPM's, melhor.
                                                            No 33 era raro não levar uma mudança às 7 mil.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Os Diesel não são para fazer rotação, e os que não se convencem disso
                                                              tem carros practicamente recentes todos esmifrados pelas repros com
                                                              válvulas a bater por todos os lados e a ***** fumo que até dói.
                                                              Normalmente aos 50 - 60 mil já estão a berrar [|)]

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X