Olhá lá o Isuzu não merece isso...isso é uma segunda para partir não para esmifrar...:D[8D];)
o meu corsa b só chega a 5500rpm e sente-se a cortar.agora como esse só se tiver muito mexido ou ñ sei;).e o meu painel de velocidade é diferente desse.os 80km/h estão mesmo no cimo.isso é de comercial??
Já levei um Diesel (e levo algumas vezes) a rondar as 6500,7000.....é um MB mas o conta rotações não sobe p alem das 5000.....mas ronca muito acima disso mas só em reduçoes claro!!
A acelerar chega as 5000 e qualquer coisa....
Sou só eu a pensar que os motores a gasolina são diferentes dos Diesel?? Ou ha aqui muita gente a tentar dizer que são iguais... so vejo comentários do tipo: "Chego com facilidade às 5500RPM num diesel"
Bem... não entendo... são diferentes, o tipo de combustão é diferente... andam a querer provar o que?[8)]
Sou só eu a pensar que os motores a gasolina são diferentes dos Diesel?? Ou ha aqui muita gente a tentar dizer que são iguais... so vejo comentários do tipo: "Chego com facilidade às 5500RPM num diesel"
Bem... não entendo... são diferentes, o tipo de combustão é diferente... andam a querer provar o que?[8)]
Sou só eu que não acho grande piada fazer muitas rpm? [8)]
Depende. Eu num Diesel não acho muita piada. Aliás, gosto de esticar as
mudanças, mas não com frequência e nunca até ao red-line.
Sei como se comporta o meu no red-line porque, da única vez que o levei
lá, foi por distracção.
Agora, num carro com motor a gasolina... quanto mais RPM's, melhor.
No 33 era raro não levar uma mudança às 7 mil.
Eu nem nos gasolina. Enquanto tive o fiesta, raramente passei as 4000rpm, somente algumas vezes puxei para tirar o carvão e soltar o motor.
Sou só eu que não acho grande piada fazer muitas rpm? [8)]
Depende. Eu num Diesel não acho muita piada. Aliás, gosto de esticar as
mudanças, mas não com frequência e nunca até ao red-line.
Sei como se comporta o meu no red-line porque, da única vez que o levei
lá, foi por distracção.
Agora, num carro com motor a gasolina... quanto mais RPM's, melhor.
No 33 era raro não levar uma mudança às 7 mil.
Eu nem nos gasolina. Enquanto tive o fiesta, raramente passei as 4000rpm, somente algumas vezes puxei para tirar o carvão e soltar o motor.
Bom, num carro a gasolina, e desde que se deixe o motor e os óleos
atingir a temperatura correcta primeiro, não há mal nenhum em lhe
dar umas boas esmifras (mas nada de abusar das red-lines).
Aliás, eu acho que é saudável habituar o motor a rodar em todos os
regimes.
Já num Diesel... é uma boa maneira de mandar um motor ao ar.
não sei porque é que se importam com o número de rpm... a relação de caixa é diferente e compensa. na prática acaba por ser a mesma coisa. os gasolinas têm mais rpm mas gastam-nas mais depressa...
Olhá lá o Isuzu não merece isso...isso é uma segunda para partir não para esmifrar...:D[8D];)
o meu corsa b só chega a 5500rpm e sente-se a cortar.agora como esse só se tiver muito mexido ou ñ sei;).e o meu painel de velocidade é diferente desse.os 80km/h estão mesmo no cimo.isso é de comercial??
Boas
Este painel é de 94, neste altura começavam a 20km/h ;)
O carro ta mexido sim, e estes motores com algumas alterações fazem isto e algo mais com potencia
Tal como o Capelo disse, os carros a gasolina têm mais RPM, mas também se gastam muito mais depressa... o meu pai pisa a fundo no 2.0 HDI e o ponteiro das RPM dempora a subir.. enquanto que o da velocidade sobe bem mais depressa. Nos diesel actuais, passar das 4200 RPM não tem muita lógica, mas nos gasolina, ás vezes é divertido [8D].
O ideal seria um motor que fosse tão bom como um Diesel atmosférico até ás 2000 RPM, das 2000 até as 4000, que fosse HDI ou TDI ou uma coisa qq, e a partir das 4000 que fosse Gasolina, 16v, e Sem Chumbo 98
eu tive um Corsa 1.5 TD de Outubro de 99 que fazia isto sem grandes pbs e sem estar alterado!!! uma vez numa redução de 3ª p/ 2ª com o carro a cerca de 100~110km/h o ponteiro do conta rotações veio por ali abaixo até ficar a 180º com as 3000 rpm's... [8)] e continuou a funcionar bem!!!
o carro sofreu uma "repro" entre os 60 e 80.000kms, mas a "brincadeira" estava a dar cabo do motor e fiz uma limpeza á bomba com reposição dos valores de fábrica. com o "tratamento" que levou o unico problema foi o veio primário da caixa que foi ao ar aos 100.000kms. de facto é um motor de guerra... adora rpm's!!!
citação:Originalmente colocada por ruymoreira
eu tive um Corsa 1.5 TD de Outubro de 99 que fazia isto sem grandes pbs e sem estar alterado!!! uma vez numa redução de 3ª p/ 2ª com o carro a cerca de 100~110km/h o ponteiro do conta rotações veio por ali abaixo até ficar a 180º com as 3000 rpm's... [8)] e continuou a funcionar bem!!!
o carro sofreu uma "repro" entre os 60 e 80.000kms, mas a "brincadeira" estava a dar cabo do motor e fiz uma limpeza á bomba com reposição dos valores de fábrica. com o "tratamento" que levou o unico problema foi o veio primário da caixa que foi ao ar aos 100.000kms. de facto é um motor de guerra... adora rpm's!!!
Mas afinal o que há de tão entusiasmante das rpm's? Especialmente num diesel...
Para dar mais uma achega, o 1.6 HDi 110cv tem o corte às 5.000rpm, mas
só lá chega em 1ª, 2ª e 3ª. Em 5ª custa bastante passar das 4.250rpm e,
mesmo assim, por esse altura já o 206 vai a dar os 210/215 (às 4 mil
certas vai a 190).
Mas o mais giro é que o corte deste motor parece o corte dum carro a
gasolina: em vez de chegar ali e sentir-se uma súbita quebra de potência,
não. Fica ali ta-ta-ta-ta-ta-ta-ta com o ponteiro das RPM's todo
epiléptico. Parece um Saxo Cup :D
Hum...então mas há pessoal que me diz que os tdi's tb cortam tipo gasolina, isso é verdade???
Nunca cortei rotação com um diesel, mas tenho um goloso por rotações em casa, rotações e curvas, um 106 1.5d, aquilo ainda não tem conta-rotações mas elas houvem-se.
O carro tem o quadrante do gti mas ainda lhe falta fazer uma alteração para que o conta-rotações fique a funcionar,senão postava aqui as rotações dele,um carrito que tem dado muitas alegrias.;)
Isso das rpm´s nos diesel o que é bom é ver o fumo a sair pelo retrovisor...:D:D:D
Hoje tou supersatisfeito com o meu...melhor média de sempre!![^][^]Abasteci pela última vez em 26-06-06, e pus 37.63 litros (40 euros)...Fui abastaecer hoje com 765 kms feitos desde então (o ponteiro ainda não estava a tocar no vermelho, mas eu não me fio muito no raio do ponteiro porque ele cai rapidamente). Conclusão andamento 100% cidade e média feitas as contas de 4.9 l/100!!
Cada vez mais estou a amestrar o pé direito...:D
Foi em andamento calmo, raremente passo das 2500 rpm´s, mas neste depósito, apertei com ele 3 vezes...Uma das quais chegou algumas vezes perto das 5000 rpms....mais não que eu não deixo! E como ele tem que me durar bem, também não o quero rebentar todo por isso mil e um cuidados com ele.
Quero lá saber das rpm eu quero é gastar pouco...;)
citação:Originalmente colocada por ruymoreira
eu tive um Corsa 1.5 TD de Outubro de 99 que fazia isto sem grandes pbs e sem estar alterado!!! uma vez numa redução de 3ª p/ 2ª com o carro a cerca de 100~110km/h o ponteiro do conta rotações veio por ali abaixo até ficar a 180º com as 3000 rpm's... [8)] e continuou a funcionar bem!!!
o carro sofreu uma "repro" entre os 60 e 80.000kms, mas a "brincadeira" estava a dar cabo do motor e fiz uma limpeza á bomba com reposição dos valores de fábrica. com o "tratamento" que levou o unico problema foi o veio primário da caixa que foi ao ar aos 100.000kms. de facto é um motor de guerra... adora rpm's!!!
Mas afinal o que há de tão entusiasmante das rpm's? Especialmente num diesel...
porque no meu caso, o motor não "morria" como acontece como os TDI's, e dava um gosto enorme puxar por ele.
num bom gasosa é que dá gosto puxar pelas rpm's...
eu tive um Corsa 1.5 TD de Outubro de 99 que fazia isto sem grandes pbs e sem estar alterado!!! uma vez numa redução de 3ª p/ 2ª com o carro a cerca de 100~110km/h o ponteiro do conta rotações veio por ali abaixo até ficar a 180º com as 3000 rpm's... [8)] e continuou a funcionar bem!!!
o carro sofreu uma "repro" entre os 60 e 80.000kms, mas a "brincadeira" estava a dar cabo do motor e fiz uma limpeza á bomba com reposição dos valores de fábrica. com o "tratamento" que levou o unico problema foi o veio primário da caixa que foi ao ar aos 100.000kms. de facto é um motor de guerra... adora rpm's!!!
Isso quer dizer que o corsa estava a 7500 RPM ??? desc mas acho que é impossível....
eu tive um Corsa 1.5 TD de Outubro de 99 que fazia isto sem grandes pbs e sem estar alterado!!! uma vez numa redução de 3ª p/ 2ª com o carro a cerca de 100~110km/h o ponteiro do conta rotações veio por ali abaixo até ficar a 180º com as 3000 rpm's... [8)] e continuou a funcionar bem!!!
o carro sofreu uma "repro" entre os 60 e 80.000kms, mas a "brincadeira" estava a dar cabo do motor e fiz uma limpeza á bomba com reposição dos valores de fábrica. com o "tratamento" que levou o unico problema foi o veio primário da caixa que foi ao ar aos 100.000kms. de facto é um motor de guerra... adora rpm's!!!
Isso quer dizer que o corsa estava a 7500 RPM ??? desc mas acho que é impossível....
Não me parece também...
Primeiro nem a velocidade se conseguia engrenar a menos que tivesse sido com muito esforço mesmo. E mesmo assim conhecendo a caixa dos Corsas... Depois o motor, ou outros componentes, iam logo ao ar!
Só outra questão: em que é que consistiu uma "repro" num carro de injecção mecânica?
O cá de casa tem a potência máxima às 1750rpm e o redline às 4500rpm
Não estará a confundir binário máximo com potência máxima?
HAHAHAAAAA até uma mulher percebe mais ke tu de carros C-Max HAHAHAAHAAAAA [}][}][}][}]:D:D:D tou a brincar.. mas ás 1750 RPM é o binário máximo.. e não as RPM... quer dizer não sei se o bonário é a essas RPM , mas a potência máx. não é
eu tive um Corsa 1.5 TD de Outubro de 99 que fazia isto sem grandes pbs e sem estar alterado!!! uma vez numa redução de 3ª p/ 2ª com o carro a cerca de 100~110km/h o ponteiro do conta rotações veio por ali abaixo até ficar a 180º com as 3000 rpm's... [8)] e continuou a funcionar bem!!!
o carro sofreu uma "repro" entre os 60 e 80.000kms, mas a "brincadeira" estava a dar cabo do motor e fiz uma limpeza á bomba com reposição dos valores de fábrica. com o "tratamento" que levou o unico problema foi o veio primário da caixa que foi ao ar aos 100.000kms. de facto é um motor de guerra... adora rpm's!!!
eu tive um Corsa 1.5 TD de Outubro de 99 que fazia isto sem grandes pbs e sem estar alterado!!! uma vez numa redução de 3ª p/ 2ª com o carro a cerca de 100~110km/h o ponteiro do conta rotações veio por ali abaixo até ficar a 180º com as 3000 rpm's... [8)] e continuou a funcionar bem!!!
o carro sofreu uma "repro" entre os 60 e 80.000kms, mas a "brincadeira" estava a dar cabo do motor e fiz uma limpeza á bomba com reposição dos valores de fábrica. com o "tratamento" que levou o unico problema foi o veio primário da caixa que foi ao ar aos 100.000kms. de facto é um motor de guerra... adora rpm's!!!
Isso quer dizer que o corsa estava a 7500 RPM ??? desc mas acho que é impossível....
eu tambem achei impossível, e quando me apercebi pensei logo que ia ouvir um "pum"... mas o motor aguentou-se e continuou a reduzir.
como se vê na foto o carro vai a cerca de 90km/h em 2º e o ponteiro já passa das 6000 rpm's! agora imagina 100~110km/h quanta rotações seriam precisas!!!!
Primeiro nem a velocidade se conseguia engrenar a menos que tivesse sido com muito esforço mesmo. E mesmo assim conhecendo a caixa dos Corsas... Depois o motor, ou outros componentes, iam logo ao ar!
Só outra questão: em que é que consistiu uma "repro" num carro de injecção mecânica?
O quê a caixa ia logo ao ar? Por puxar assim? Outros componentes iam logo ao ar?[:I]
Repro como é possível? Li também que era impossível?[8D]
Nunca ouviram falar em aumento do débito do gasóleo, aumento da pressão do turbo, instalação de intercoolers e afins?´Pois bem isto é só as coisas principais pois existem mais algumas coisas...
Até parece que antes de haver as elctrónicas ( centralinas e mais que tais ) não haviam carros mexidos....[|)]
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