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É ultrapassagem ou não?
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Originalmente Colocado por JMSVS Ver Postna minha opinião as duas situações estão correctas, com a diferença de que numa estás a ter em conta o condutor em contra-ordenação. Vocês são como o governo, a teimar com o constitucional. Se o supremo tribunal de justiça diz, está dito e é isso que vale e não venham praqui armados em advogados(de si próprios) fazer interpretações da Lei.
diz me por favor onde diz que uma contra ordenaçao deixa de o ser porque outro condutor esta tb a praticar uma outra.
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Originalmente Colocado por JMSVS Ver Postsaí da escola de condução à pouco tempo por isso ainda estou fresquinho! Em cidade o que estás a dizer é correcto. Na autoestrada, se circulares na faixa mais à direita com uma velocidade igual ou inferior à regulamentada, as autoridades não têm minimamente por onde pegar, principalmente se o gajo que for na faixa do meio não estivar a indicar uma ultrapassagem. É como a constituição, tem várias interpretações neste caso importa a que não te dá multa. na outra situação e fazendo tudo à letra terias que passar para a faixa mais à esquerda, sinalizando devidamente a ultrapassagem e depois voltar para a faixa da direita.
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Originalmente Colocado por gfrmartins Ver PostQuem está aqui a fazer interpretaçoes da lei és tu.
diz me por favor onde diz que uma contra ordenaçao deixa de o ser porque outro condutor esta tb a praticar uma outra.
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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostUltrapassagem é passar para ''diante de um veiculo'', é proibido passar pela direita. Posto isto, se quem esta na via da direita passa para diante de um veiculo, como é que nao é multado se esta a fazer uma ultrapassagem pela direita?
Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça
mas como custa a entrar volto a repetir:
Havendo mais que uma faixa de trânsito no mesmo sentido, o facto de o veículo circular mais à direita ser mais rápido que os de outra não configura ultrapassagem.
II - O veículo que circule na faixa a seguir à da direita e pretenda entrar nesta " para se dirigir à área de serviço, faz uma manobra de mudança de direcção devendo observar as cautelas próprias desta.
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Originalmente Colocado por ASAS Ver Post[/SIZE]Isto começa a ser repetitivo!!
Esse acórdão é que pode ter várias interpretações!!!
Já pensaste que pode perfeitamente referir-se a uma situação de filas de trânsito intenso?!
Pois...
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Originalmente Colocado por JMSVS Ver PostÉ preciso um desenho? já foi postado aqui.
Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça
mas como custa a entrar volto a repetir:
Havendo mais que uma faixa de trânsito no mesmo sentido, o facto de o veículo circular mais à direita ser mais rápido que os de outra não configura ultrapassagem.
II - O veículo que circule na faixa a seguir à da direita e pretenda entrar nesta " para se dirigir à área de serviço, faz uma manobra de mudança de direcção devendo observar as cautelas próprias desta.
Originalmente Colocado por blindness2005 Ver PostCompreendo o que dizes, não quero fugir com o rabo à seringa nem desvalorizar o que quer que seja, mas vais-me desculpar porque nesse Acórdão do Tribunal não consigo tirar ilações nenhumas por não fazer a mínima ideia do que se passou para ser instaurado o processo em causa (era a coisa mais importante a saber para que este exemplo seja válido para provar o que quer que seja) e por no "sumário" não dizer nada diferente do que diz o C.E., ou seja, ficamos todos rigorosamente na mesma e andam aqui a tentar provar algo que nem se sabe o que originou esse processo no tribunal... ridículo!
Alias, pelo ponto II, ate tenho duvidas que seja o mesmo tema que se esta a discutir aqui, mas...
Editado pela última vez por Drifter; 07 April 2013, 21:34.
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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostPara mim nao, ja para ti... porque ja foi respondido a esse acordao:
Ter esse acordao ou nao ter, sem mais informaçao, ficamos todos na mesma.
Alias, pelo ponto II, ate tenho duvidas que seja o mesmo tema que se esta a discutir aqui, mas...
Editado pela última vez por JMSVS; 07 April 2013, 21:45.
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Originalmente Colocado por JMSVS Ver PostFica tudo na mesma quem for burro! Acho que o código embora não seja extremamente claro, a situação clarificou-se o suficiente com a decisão do supremo tribunal que foi aqui postada. Por isso não estejam a fazer interpretações do que já foi interpretado. O mais engraçado é que os membros do fórum que partiram logo para a área da ofensa, são precisamente aqueles que estão errados. Por isso abram mas é os olhos e os ouvidos, vão mas é lá ter umas aulinhas de código, porque já aprendi que na vida quem já não tem argumentos passa para a ofensa. E outra coisa, por acaso à dias surgiu-me essa mesma dúvida, e embora estando correcto fiz questão de confirmar e de perguntar a outras pessoas. Se estivesse errado, o que pode acontecer a qualquer um, não me tinha feito de guru do código como muitos de vocês e se ainda houvesse dúvidas o post sobre a decisão do tribunal clarificava-as todas. Dizem e bem, que o maior burro é aquele que não quer aprender!
Depois, novamente, sem saber o que deu origem para a instauraçao do processo, nao podes tirar nenhuma conclusao... daquela conclusao, nem sabes se o tema têm haver com o que esta a ser aqui debatido. Exemplo daquela acordao é vir aqui e dizer, do nada:
Concluo que ultrapassar pela direita é uma proibiçao.
Pergunta que se coloca é: O que concluis? Como chegaste a essa conclusao? Com que base?
Sem saber o que deu origem à instauraçao desse processo, nao podemos concluir nada nem basear a opiniao nesse acordao, se queres continuar a usa-lo como exemplo, tudo bem, mas têm em mente que a instauraçao desse processo pode nao ter nada haver com tema e estas a dar um exemplo com base falacioso e possivelmente errado.
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Originalmente Colocado por JMSVS Ver PostNesta situação tu estás a proceder da forma mais correcta, que é manter-te na faixa mais à direita, porque embora tecnicamente estejas a ultrapassar, não és tu quem está em contra-ordenação, a não ser que circules pela direita a uma velocidade superior ao permitido. O veículo que circulava na do meio, esse sim está em contra-ordenação, por isso caga para os outros e pensa na tua condução. Como é óbvio se passassem os dois pela polícia, não eras concerteza tu que ias ser multado!
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Originalmente Colocado por JMSVS Ver PostÉ preciso um desenho? já foi postado aqui.
Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça
mas como custa a entrar volto a repetir:
Havendo mais que uma faixa de trânsito no mesmo sentido, o facto de o veículo circular mais à direita ser mais rápido que os de outra não configura ultrapassagem.
II - O veículo que circule na faixa a seguir à da direita e pretenda entrar nesta " para se dirigir à área de serviço, faz uma manobra de mudança de direcção devendo observar as cautelas próprias desta.
Eu prefiro ter cuidados redobrados e não ter acidentes, do que ter um mesmo cheio de razão e correr o risco de ir parar ao hospital, se não pior.
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Originalmente Colocado por Macavenco Ver PostA verdade é que ultrapassar pela direita raramente as autoridades olham para isso e para quem circula numa via de trânsito (nem vale a pena repetir mais este termo porque acho é que o pessoal não quer saber!) mais à esquerda muito menos, infelizmente.
Mas o facto das autoridades fazerem vista grossa a estes factos não significa que não sejam infracções ao código da estrada e que não sejam manobras perigosas.
Quanto ao facto de acharem que não é ultrapassagem pela direita, pensam que existe a definição do termo "passagem" no CE, etc, já ficaram explícitas (acho que na segunda ou terceira página) as regras, se as não querem seguir é convosco, ninguém obriga ninguém, mas lá por não concordarem com elas não as faz menos válidas por isso.
E agora esta mensagem é sintomática.
Ir pela direita, chegar perto de um carro que circula no meio sem necessidade e continuar pela direita, é considerada ultrapassagem não permitida. Fazê-lo e passar impune, mesmo que a polícia veja e não diz nada, não significa que não seja proibido... apenas tiveram sorte de não ser apanhados. Quando forem apanhados, não se queixem e já não é o primeiro!
É como matar alguém. Não podem, mas matam... mas depois se são apanhados, são condenados, pois é crime, é proibido! É a mesma história que ultrapassar pela direita alguém que circula no meio... ultrapassar ultrapassas, mas se fores apanhado és autuado e bem.
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Originalmente Colocado por JMSVS Ver PostFica tudo na mesma quem for burro! Acho que o código embora não seja extremamente claro, a situação clarificou-se o suficiente com a decisão do supremo tribunal que foi aqui postada. Por isso não estejam a fazer interpretações do que já foi interpretado. O mais engraçado é que os membros do fórum que partiram logo para a área da ofensa, são precisamente aqueles que estão errados. Por isso abram mas é os olhos e os ouvidos, vão mas é lá ter umas aulinhas de código, porque já aprendi que na vida quem já não tem argumentos passa para a ofensa. E outra coisa, por acaso à dias surgiu-me essa mesma dúvida, e embora estando correcto fiz questão de confirmar e de perguntar a outras pessoas. Se estivesse errado, o que pode acontecer a qualquer um, não me tinha feito de guru do código como muitos de vocês e se ainda houvesse dúvidas o post sobre a decisão do tribunal clarificava-as todas. Dizem e bem, que o maior burro é aquele que não quer aprender!
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Para quem anda aqui cheio de duvidas, e para o membro do forum que diz que acabou de sair da escola de condução fica aqui o link do código da estrada da secção que diz respeito as ultrapassagens (subsecção II)
Titulo II - Capitulo I - Secção V
ja agora o artigo 14º e 15º que fala na subsecção II
Titulo II - Capitulo I
depois de lerem cuidadosamente o que ai esta escrito só há uma conclusão possível a retirar, apenas e permitido ultrapassar pela esquerda.(ponto final!!)
Agora numa AE com 3 vias de circulação se for alguém na faixa do meio a uma velocidade inferior a nossa se o quisermos ultrapassar devemos passar para a esquerda dele e ultrapassar, e mais chato, mas e o correto. Porque se cada um de nos cumprir as regras que deve cumprir se calhar as nossas estradas eram mais civilizadas ;)
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Originalmente Colocado por rucsantos Ver PostHá excepções .
Mas são isso mesmo excepções, não são a regra como o user estava aqui a defender.
Só porque o outro condutor está a cometer uma infracção em não ir o mais à direita possível então posso ultrapassar pela direita que não vou ter problema nenhum porque o outro está a cometer uma contra-ordenação. O que não faltam para ai é exemplos reais em que se os dois cometem contra-ordenações então podem ser os dois multados.
Agora para mim o CE é claro e define como deve ser efectuada uma Ultrapassagem, e dá as excepções a essa regra. Passar pela direita na auto estrada (excepto condições de transito compacto por exemplo) não é uma delas, logo, para mim não é permitido. Estando sujeito a coima quem o pratica.
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Originalmente Colocado por ASAS Ver PostOu seja, ir com o pisca ligado para fazer a manobra correcta, dá multa, mas, ultrapassar pela direita, não?!
Nunca ouvi falar disso; quais são esses países?
Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver PostBem, da minha experiência a conduzir lá, bem como os conselhos que me deram lá a guiar:
1) A condução é muito mais civilizada e cumpridora.
2) A fiscalização é muito mais intensa e rigorosa. Os radares são escondidos e há muitas infracções detectadas por video-vigilância.
3) Os limites de velocidade são cumpridos e muito vigiados. Em cidade, além dos 50km/h, há muitas zonas de 30 e de 20km/h. Quando vires um sinal rectangular azul com pictogramas de crianças a brincar (normalmente há naquelas ruas que passam debaixo dos prédios e assim), o limite é de 7km/h e os peões têm 100% de prioridade.
4) Nas vias rápidas à volta das cidades (tipo VCI e 2ª circular lá do sítio), é frequente os limites serem mais baixos que os que estamos habituados em Portugal. Normalmente, entre os 60 e os 80km/h.
5) Nas autoestradas, só algumas zonas não têm limite, mas têm velocidade máxima recomendada de 130km/h. Isto quer dizer que se tiveres um acidente a mais de 130km/h, mesmo sem teres culpa, pode-te ser atribuída uma parte da responsabilidade por estares a usar o veículo em condições não recomendadas. Cuidado com a sinalizaç\ao variável pois, mesmo nas zonas sem limite, muitas vezes são impostos limites de velocidade devido às condições de tráfego, obras, condições meteorológicas, etc.
6) Nas vias rápidas, dar sinais de luzes ou fazer pisca esquerdo na faixa da esquerda pode ser interpretado como condução agressiva e podes levar multas pesadas.
7) Há controlo regular da distância de segurança.
8) Na rent a car onde aluguei, avisaram-me que o limite de álcool é 0,5 mas, se tiver um acidente ou for apanhado numa infracção (passar um vermelho, excesso de velocidade, etc.), o limite é reduzido para 0,3.
9) As estradas são, em geral, bem melhores e melhor sinalizadas. Notas bem a ausência de buracos e a sinalização, tanto horizontal como vertical, mais presente. A única coisa estranha é que os sinais são mais pequenos que os de cá, mesmo na autoestrada. Quando vires que um sinal de limite de velocidade tem em baixo uma placa a dizer "Auf Nässe" que dizer que é só quando o piso estiver molhado. E cuidado, pois "Einbahnstraße" quer dizer rua de sentido único e não é o nome da rua em si, como me disse um amigo meu quando estive em Berlim!
EDIT: 10) Em cidade, muito cuidado com os ciclistas quando viras à direita!
Boa viagem e bons quilómetros!
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Originalmente Colocado por ASAS Ver PostE ultrapassar pela direita não é perigoso?!!
É estranho?!
Estranho é alguém achar estranho que se façam as coisas da forma correcta...
Eu faço sempre o que descrevi e não me lembro de alguma vez ter ultrapassado pela direita!
Se ele abrandar até aos 50, vou atrás dele e, certamente, que há-de-se desviar para a direita!
Caro que ainda há uns meses tive caso em que um palerma insistia a circular pela esquerda, mas depois de uns km's e sinas de luzes, lá caiu na real e desviou-se para a direita!
Acontece-me muitas vezes na A3, já tendo sido acompanhado pela GNR sem qualquer aviso ou paragem.
Irei continuar a fazê-lo ate porque já há algum tempo optei por uma tipo de condução relaxada e fazer ultrapassagens desnecessárias não combina com isso.
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Originalmente Colocado por TommyTosser Ver PostPessoalmente considero 'passar' (e não ultrapassar) pela direita muito menos perigoso que cruzar 3 ou 4 vias.
Acontece-me muitas vezes na A3, já tendo sido acompanhado pela GNR sem qualquer aviso ou paragem.
Irei continuar a fazê-lo ate porque já há algum tempo optei por uma tipo de condução relaxada e fazer ultrapassagens desnecessárias não combina com isso.
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Originalmente Colocado por blindness2005 Ver PostÉ como eu já tinha dito no meu último post. Só porque não te disseram nada não significa que seja permitido. A GNR e PSP só actuam quando têm disponibilidade para tal. Nessa vez podiam ir com outro tipo de missão e não estavam focados para outros situações como essa (é a sorte de muitos e não pensem que os agentes de autoridade têm a possibilidade de controlar tudo e todos e estar em todo o lado, pois são humanos como nós e impossível conseguir a perfeição). Não te admires que haja uma próxima vez que seja diferente, até porque já não seria o primeiro autuado por essa manobra.
Se iam noutro tipo de missão desconheço, mas da forma que acontece não custaria nada pedirem-me para encostar.
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Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
6) Nas vias rápidas, dar sinais de luzes ou fazer pisca esquerdo na faixa da esquerda pode ser interpretado como condução agressiva e podes levar multas pesadas.
"pode ser interpretado"?!
Isso é alguma coisa em concreto?!
É que dizer que isto da ultrapassagem pode ter várias interpretações e que o CE é "cinzento", e, depois vir com o um pode ser interpretado; deve ser piada....
Gostaria de ver esse CE alemão....
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Originalmente Colocado por TommyTosser Ver PostPessoalmente considero 'passar' (e não ultrapassar) pela direita muito menos perigoso que cruzar 3 ou 4 vias.
Acontece-me muitas vezes na A3, já tendo sido acompanhado pela GNR sem qualquer aviso ou paragem.
Irei continuar a fazê-lo ate porque já há algum tempo optei por uma tipo de condução relaxada e fazer ultrapassagens desnecessárias não combina com isso.
Podes continuar a fazer-lo, mas, já sabes que está errado (aliás, todos os que tiraram a carta e tenham um mínimo de bom senso, deveriam saber-lo)!
Continuem a ultrapassar (ou "passar") pela direita, e depois queixem-se que há quem circule pela esquerda....Editado pela última vez por ASAS; 08 April 2013, 16:50.
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Originalmente Colocado por TommyTosser Ver PostEntendo, mas das vezes que fiz a passagem, fui literalmente seguido pelo carro da GNR, ou seja, fizeram as mesmas passagens pela direita que eu. Em ritmo calmo (100kms/H).
Se iam noutro tipo de missão desconheço, mas da forma que acontece não custaria nada pedirem-me para encostar.
Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
6) Nas vias rápidas, dar sinais de luzes ou fazer pisca esquerdo na faixa da esquerda pode ser interpretado como condução agressiva e podes levar multas pesadas.
"pode ser interpretado"?!
Isso é alguma coisa em concreto?!
É que dizer que isto da ultrapassagem pode ter várias interpretações e que o CE é "cinzento", e, depois vir com o um pode ser interpretado; deve ser piada....
Gostaria de ver esse CE alemão....
É que pelo menos para mim, basta eu não ir na via mais à direita e ver alguém atrás de mim para pensar que talvez ele me queira ultrapassar, não preciso de ver piscas dos outros condutores.
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Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver PostLimitei-me a colocar o relato de alguém aqui do fórum. Nunca fui à Alemanha. Mas se queres ultrapassar um carro, não te metes a "cheirar-lhe o cu" de pisca ligado. Ficas de pisca desligado atrás dele, cumprindo a distância de segurança.
É que pelo menos para mim, basta eu não ir na via mais à direita e ver alguém atrás de mim para pensar que talvez ele me queira ultrapassar, não preciso de ver piscas dos outros condutores.
Na Alemanha já tive situações em que não tive outra alternativa a não ser esperar pacientemente pelo anormal que ia à minha frente dignar-se a mudar para a faixa da direita para que eu o pudesse ultrapassar, mas o importante é não fazer nada que possa ser interpretado como coacção e esperar que a polícia detecte esses condutores e os autue.
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Originalmente Colocado por rodrigol Ver PostÉ verdade. Na Alemanha não se pode pressionar para fazer ultrapassagens pois isso é considerado como coacção e é alvo de contra-ordenação muito grave, podendo em casos extremos ser considerado como crime público. O que se deve fazer é como dizes, guardar a distância de segurança para o veículo precedente, indicando com pisca que se pretende fazer a ultrapassagem. Um breve flash de máximos também é tolerado pelas autoridades, mas nada do que se faz cá em Portugal.
Na Alemanha já tive situações em que não tive outra alternativa a não ser esperar pacientemente pelo anormal que ia à minha frente dignar-se a mudar para a faixa da direita para que eu o pudesse ultrapassar, mas o importante é não fazer nada que possa ser interpretado como coacção e esperar que a polícia detecte esses condutores e os autue.
Mas isso é perfeitamente normal!!!
Não se leste bem, mas ele escreveu que NÃO se podia ir com o pisca ligado na faixa da esquerda!! Tu dizes o contrário (e bem)!
De resto só vens confirmar a ideia geral de que não se ultrapassa (ou passa) pela direita, mas, que se espera que quem vai na faixa da esquerda se mude para a direita (ou acelere mais)!Editado pela última vez por ASAS; 08 April 2013, 23:31.
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Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver PostEntão até a própria GNR fez a mesma manobra que tu?
Limitei-me a colocar o relato de alguém aqui do fórum. Nunca fui à Alemanha. Mas se queres ultrapassar um carro, não te metes a "cheirar-lhe o cu" de pisca ligado. Ficas de pisca desligado atrás dele, cumprindo a distância de segurança.
É que pelo menos para mim, basta eu não ir na via mais à direita e ver alguém atrás de mim para pensar que talvez ele me queira ultrapassar, não preciso de ver piscas dos outros condutores.
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Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver PostEntão até a própria GNR fez a mesma manobra que tu?
Limitei-me a colocar o relato de alguém aqui do fórum. Nunca fui à Alemanha. Mas se queres ultrapassar um carro, não te metes a "cheirar-lhe o cu" de pisca ligado. Ficas de pisca desligado atrás dele, cumprindo a distância de segurança.
É que pelo menos para mim, basta eu não ir na via mais à direita e ver alguém atrás de mim para pensar que talvez ele me queira ultrapassar, não preciso de ver piscas dos outros condutores.
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Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver PostEntão até a própria GNR fez a mesma manobra que tu?
Limitei-me a colocar o relato de alguém aqui do fórum. Nunca fui à Alemanha. Mas se queres ultrapassar um carro, não te metes a "cheirar-lhe o cu" de pisca ligado. Ficas de pisca desligado atrás dele, cumprindo a distância de segurança.
É que pelo menos para mim, basta eu não ir na via mais à direita e ver alguém atrás de mim para pensar que talvez ele me queira ultrapassar, não preciso de ver piscas dos outros condutores.
Só quero salientar que não o considero como uma manobra.
Não indico mudança de via, nem mudo de via. Daí não o considerar uma ultrapassagem.
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Tudo bem, tu não a consideras manobra de ultrapassagem, é uma consideração pessoal, tua, mas que não significa que esteja enquadrada na lei que rege a condução na via pública.
Para ultrapassares não é necessário mudares para uma via de trânsito diferente, isso não é referido no código da estrada. Diz que tem de ser feita pela esquerda, por isso essa manobra é uma ultrapassagem (senão quem viesse na segunda via de trânsito mais à esquerda e "passasse" por um veículo que circula na via de trânsito da direita, não era considerada ultrapassagem, o que não é verdade).
Tal como nós, civis que tiramos a licença de condução e devemos saber (todas) as regras de condução, também os profissionais de segurança podem não saber, ou como disse anteriormente, fazer vista grossa (por desconhecimento ou considerarem não ser grave - que por acaso é contra-ordenação grave), o que não invalida que seja uma infracção.
Mas podem ir a este tópico onde se fala nestes casos até à exaustão: http://forum.autohoje.com/road-book/...ita-porra.html
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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostComo assim de pisca ligado? O pisca serve para sinalizar a manobra e a intenção, se eu pretendo ultrapassar alguém a primeira coisa que faço é ligar o piscar, depois certificar que posso fazer a manobra, assim o da frente vê o que pretendo fazer, como o de trás, se meter o pisca só quando já estou a fazer a manobra, arrisco-me a ter problemas
Quando é para mudar de via para iniciar uma ultrapassagem faço pisca claro, mas no fim de concluido a mudança de via, tiro o pisca.
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