Anúncio

Collapse
No announcement yet.

É ultrapassagem ou não?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
    Ia eu pela A2 para o fogueteiro pachorreiramente pela faixa da direita a 120 km,como manda as regras,quando me começo a aproximar de um de muitos idiotas que têm medo das bermas,e circulam pela do meio,e ainda por cima numa velocidade baixa.O que é que eu posso fazer legalmente?contínuo no meu caminho a ultrapassá-lo pela direita,ou tenho de me desviar duas faixas para a esquerda para poder passar por esse anormal sem o perigo ser multado?

    todos os dias sou obrigado a conduzir bastante e quando me vejo na mesma situação que tu sigo sempre na minhã faixa
    se for proibido quero lá saber o pior é eu sair da minha faixa passar duas para ultrapassar e voltar á mesma faixa
    obrigado

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por multijet Ver Post
      todos os dias sou obrigado a conduzir bastante e quando me vejo na mesma situação que tu sigo sempre na minhã faixa
      se for proibido quero lá saber o pior é eu sair da minha faixa passar duas para ultrapassar e voltar á mesma faixa
      obrigado

      Entre os que ultrapassam pela direita e os que circula sempre pela esquerda, venha o diabo e escolha...

      Comentário


        #93
        É muito bonito criticar, mas na vida real, o perigo de fazer uma mudança de duas faixas parece-me bem maior. Vais a 120km/h, e aparece-te um artista na faixa do meio. Além disso, ainda tens algum trânsito de carros a ultrapassarem pela esquerda. Vais abrandar e provavelmente abrandar todo o trânsito que vem atrás de ti? Vais tentar passar duas faixas para a esquerda? Provavelmente o mais simples é mesmo seguir o caminho. O artista que vai na faixa do meio provavelmente vai-se estar a c*gar, não vai ligar puto porque a estrada é toda dele. Parece-me um mal menor, apesar de não ser o desejável claro.

        Por acaso ainda no outro dia me aconteceu isso na A1. 4 faixas, e ia um gajo a 100 na 3ª faixa. O gajo foi ultrapassado por 1 na esquerda, e dois na direita, e não quis saber. Se todos mudassem de direcção naquela situação parece-me que ia ser bem mais problemático.

        Mas sempre que for possível fazê-lo em segurança, é óbvio que devemos tentar passar pela esquerda.

        Comentário


          #94
          E vocês a darem-lhe com as faixas....
          Não leram o código da estrada quando obtiveram a carta?


          Originalmente Colocado por Marverick Ver Post
          Este assunto já foi mais do que discutido, pelo menos, em dois tópicos.

          O CE não define o que é uma ultrapassagem, define apenas como se deve fazê-la correctamente.

          O argumento "passar pela direita não é ultrapassagem porque o CE diz que para ser ultrapassagem tem que se passar pela esquerda e retornar à direita" é falacioso, porque o CE apenas diz como se deve fazer uma ultrapassagem de forma legal, não o que é uma ultrapassagem.

          Porém, o CE também não define o que é um veículo. Nem o que é um peão. Nem o que é uma roda. Nem o que é um calhau. Nem o que é azul, verde ou vermelho. Contudo, todos percebemos o que esses conceitos significam. Porquê? Porque o CE está escrito em português. Logo, tudo o que não tem um significado definido no CE, estará definido no dicionário.

          Então, no dicionário, uma ultrapassagem tem o significado de "passagem de um veículo para a frente de outro veículo que se desloque no mesmo sentido".

          Posto isto, torna-se claro que, quando dois veículos A e B circulam em auto-estradanuma faixa (sim, é faixa, não é via. Uma faixa é que pode ter várias vias!)com o mesmo sentido, se o veículo A passa de trás para a frente do veículo B, está a efectuar uma ultrapassagem, independentemente de o fazer pela esquerda ou pela direita, e independentemente de mudar de via ou não.

          Como o CE diz que uma ultrapassagem só é legal se for feita pela esquerda, se o veículo A ultrapassar pela direita está a cometer uma contra-ordenação.
          Tudo correcto para o pessoal perceber, mas na parte sublinhada pode não ter ficado completamente explícito.
          Os veículos realmente circulam numa faixa, na faixa de rodagem, que é apenas uma e pode conter uma, ou várias, vias de trânsito (que são o espaço delimitado pela linha descontínua, ou contínua, pintada (ou também pode não estar) no chão).
          Por exemplo a A1 ente Lisboa e Alverca tem uma faixa de rodagem, com seis vias de trânsito, três em cada sentido.
          Editado pela última vez por Macavenco; 03 April 2013, 20:58.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Marverick Ver Post
            Os artigos 42º e 15º são claros quanto a isso:

            Artigo 42.º
            Pluralidade de vias e trânsito em filas paralelas
            Nos casos previstos nos n.ºs 2 e 3 do artigo 14.º e no artigo 15.º, o facto de os veículos de uma fila circularem mais rapidamente que os de outra não é considerado ultrapassagem para os efeitos previstos neste Código.

            Artigo 15.º
            Trânsito em filas paralelas
            1 - Sempre que, existindo mais de uma via de trânsito no mesmo sentido, os veículos, devido à intensidade da circulação, ocupem toda a largura da faixa de rodagem destinada a esse sentido, estando a velocidade de cada um dependente da marcha dos que o precedem, os condutores não podem sair da respetiva fila para outra mais à direita, salvo para mudar de direção, parar ou estacionar.
            2 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de € 120 a € 600.
            basicamente não ha problema desde que vá um carro à nossa frente e nao consigamos ultrapassar pelo facto das vias ao lado estarem ocupadas...

            mas mesmo na cidade acontece-me algo caricato. Uma avenida de duas vias e um caramelo na via da esquerda a 30kmh e sem transito à frente. Eu circulo na via da direita e também sem transito à frente. Como não posso ultrapassar pela esquerda vou a engonhar a 30kmh uns metros atras. Entretanto começa a acumular transito atras de mim e que tambem nao consegue ultrapassar pois a via ao lado tambem tem um empata. Como faço para me livrar de uma infracção? Se ultrapassar é infracção, se me manter a 30kmh vou a empatar transito e também é infracção...

            Comentário


              #96
              Eu quando vou na faixa da direita se fôr perto da velocidade max. permitida e vá um ou outro na faixa da esquerda a pastelar eu não ando para ali a saltar de um lado para o outro, vou na minha velocidade e mantenho-me onde vou é como se fossem os outros das faixas é esquerda travassem... lol
              Isto não é ultrapassar é passar, não tenho a culpa que o outro ande a dormir.
              Editado pela última vez por m4nn1pul0; 03 April 2013, 21:12.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                A questão é mesmo essa. Muito trânsito com espaçamento de 100m a circular acima de 100kmh já é trânsito intenso ou só abaixo de 50kmh e com espaçamento de menos de 20m entre veículos?
                Mais uma das zonas cinzentas do nosso código da estrada, das quais é possivel tirar vários pontos de vista.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                  Eu quando vou na faixa da direita se fôr perto da velocidade max. permitida e vá um ou outro na faixa da esquerda a pastelar eu não ando para ali a saltar de um lado para o outro, vou na minha velocidade e mantenho-me onde vou é como se fossem os outros das faixas é esquerda travassem... lol
                  Isto não é ultrapassar é passar, não tenho a culpa que o outro ande a dormir.
                  É ULTRAPASSAR e, é por causa dessas atitudes que depois há quem ande sempre pela esquerda (pois partem logo do principio que os outros não se importam de ultrapassar pela direita)!!

                  E depois entram num ciclo vicioso, com uns não se importarem de ir pela esquerda e com outros a não se importarem de ultrapassar pela esquerda; e depois queixam-se...

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
                    Mais uma das zonas cinzentas do nosso código da estrada, das quais é possivel tirar vários pontos de vista.

                    Quando há vontade é complicar, em vez de simplificar, há sempre "muitos pontos de vista"...
                    Já diziam antigamente: "para bom entendedor, meia palavra basta"!!
                    Editado pela última vez por ASAS; 03 April 2013, 21:39.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                      basicamente não ha problema desde que vá um carro à nossa frente e nao consigamos ultrapassar pelo facto das vias ao lado estarem ocupadas...

                      Não é a isso que o artigo 15º se refere. O artigo 15º é bem claro, refere-se a situações de filas de trânsito intenso.

                      mas mesmo na cidade acontece-me algo caricato. Uma avenida de duas vias e um caramelo na via da esquerda a 30kmh e sem transito à frente. Eu circulo na via da direita e também sem transito à frente. Como não posso ultrapassar pela esquerda vou a engonhar a 30kmh uns metros atras. Entretanto começa a acumular transito atras de mim e que tambem nao consegue ultrapassar pois a via ao lado tambem tem um empata. Como faço para me livrar de uma infracção? Se ultrapassar é infracção, se me manter a 30kmh vou a empatar transito e também é infracção...

                      A situação a que te referes continua a não se enquadrar no que o artigo 15º diz. Têm que haver duas ou mais filas de trânsito paralelas no mesmo sentido e "os veículos, devido à intensidade da circulação, ocupem toda a largura da faixa de rodagem destinada a esse sentido, estando a velocidade de cada um dependente da marcha dos que o precedem".

                      Posto isto, na situação que referes quem comete a infracção é o caramelo que circula na via da esquerda, se essa não for a via mais adequada ao seu destino.
                      A vermelho.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                        Quando há vontade é complicar, em vez de simplificar, há sempre "muitos pontos de vista"...
                        Já diziam antigamente: "para bom entendedor, meia palavra basta"!!
                        em para arranca de cidade nao me parece existir duvidas, a questão é mesmo noutras situações principalmente em ae onde eu posso considerar muito transito e outros nem por isso...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
                          Mais uma das zonas cinzentas do nosso código da estrada, das quais é possivel tirar vários pontos de vista.
                          Não é zona cinzenta nenhuma. As pessoas é que não sabem interpretar português e depois tiram pontos de vista que não têm nada a ver com o que está escrito.

                          O artigo 15º é claro, e, ao contrário de outros, é bastante explícito inclusive.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Marverick Ver Post
                            A vermelho.
                            Eu nao tenho duvidas que ele esta em infracção, mas com isso estou eu bem.

                            a questão é que eu tambem fico em infracção e sem culpa, pois nao tenho nenhum veiculo à minha frente na via, no entanto se o ultrapassar os que estão atras de mim ja nao cometem infracção.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                              em para arranca de cidade nao me parece existir duvidas, a questão é mesmo noutras situações principalmente em ae onde eu posso considerar muito transito e outros nem por isso...
                              Mas é precisamente a situações de pára-arranca ou de marcha lenta que o artigo 15º se refere.

                              Tu podes considerar muito ou pouco trânsito, mas as perguntas que tens que fazer são?
                              - Estou perante uma situação de filas de trânsito paralelas no mesmo sentido? Sim ou não?
                              - Se sim, os veículos estão a ocupar toda a largura da faixa de rodagem? Sim ou não?
                              - A intensidade do trânsito é tal, que a velocidade de cada um dos veículos é condicionada pela velocidade do veículo que o precede? Sim ou não?

                              Se E APENAS SE TODAS estas perguntas forem respondidas com um SIM, o artigo 15º aplica-se a essa situação, e, nesse caso, a passagem pela direita não é considerada uma ultrapassagem.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                Eu nao tenho duvidas que ele esta em infracção, mas com isso estou eu bem.

                                a questão é que eu tambem fico em infracção e sem culpa, pois nao tenho nenhum veiculo à minha frente na via, no entanto se o ultrapassar os que estão atras de mim ja nao cometem infracção.
                                Tu não ficas em infracção. Circulas na tua via. Agora eu também não te digo que não tenho dúvidas.

                                Por exemplo, imagina que atrás desse caramelo e atrás de ti entretanto se formam duas filas. Não sei até que ponto, a partir desse momento, já podemos enquadrar esse cenário no artigo 15º.

                                Comentário


                                  Artigo 14.º
                                  Pluralidade de vias de trânsito
                                  1 Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito,
                                  este deve fazer-se pela via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto,
                                  utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou
                                  mudar de direcção


                                  ou seja se eu ultrapassar pela direita com o transito fluido estou a cometer uma infracção e o veiculo que estou a ultrapassar também está visto que neste caso não circula na faixa mais á direita,nem vai ultrapassar ou mudar de direcção.
                                  resumindo,neste caso se o outro condutor que circula na faixa central cumprisse o codigo era impossivel ao condutor que ultrapassa cometer essa infracção

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por atmc Ver Post
                                    É muito bonito criticar, mas na vida real, o perigo de fazer uma mudança de duas faixas parece-me bem maior. Vais a 120km/h, e aparece-te um artista na faixa do meio. Além disso, ainda tens algum trânsito de carros a ultrapassarem pela esquerda. Vais abrandar e provavelmente abrandar todo o trânsito que vem atrás de ti? Vais tentar passar duas faixas para a esquerda? Provavelmente o mais simples é mesmo seguir o caminho. O artista que vai na faixa do meio provavelmente vai-se estar a c*gar, não vai ligar puto porque a estrada é toda dele. Parece-me um mal menor, apesar de não ser o desejável claro.

                                    Por acaso ainda no outro dia me aconteceu isso na A1. 4 faixas, e ia um gajo a 100 na 3ª faixa. O gajo foi ultrapassado por 1 na esquerda, e dois na direita, e não quis saber. Se todos mudassem de direcção naquela situação parece-me que ia ser bem mais problemático.

                                    Mas sempre que for possível fazê-lo em segurança, é óbvio que devemos tentar passar pela esquerda.
                                    Como qualquer manobra, essa tem de ser feita com cuidado e precausao, feita assim nao ha qualquer risco, agora se nao for possivel, ou se for para embaraçar mais o transito... olha siga a passar pela direita mas ha que ter noçao que nao estamos a fazer uma manobra totalmente legal. Acho mais perigoso passar pela direita, isto porque o condutor que vai plantado na via do meio, nao esta à espera de alguem passar-lhe pela direita

                                    Comentário


                                      Desde que iniciei o acto de conduzir (em vias abertas ao trânsito em geral/público), sempre me senti mais seguro a circular pela faixa mais à direita possível, principalmente porque nessas circunstâncias é muito difícil que algo nos ultrapasse pela direita (mesmo que saiba que não é impossível).

                                      Acho estranho que a maioria dos indivíduos deduzam que mesmo numa autoestrada (e mesmo com 3 faixas no mesmo sentido) o circular na faixa do "meio" seja mais seguro. Basta estar a ultrapassar alguém e nesse mesmo momento (mesmo que por instantes) a circular na faixa do "meio" ou na da esquerda, para ter de redobrar a minha atenção (e os sentidos), mesmo que circulemos a uma velocidade bastante elevada.

                                      Quando a faixa da direita está livre (em autoestrada, ou via equiparada) circulo sem excepção por essa mesma via (quer vá a uma velocidade de cruzeiro de 80 ou de 220 kms/h, por exemplo).

                                      Todos os automóveis que circulem nas faixas mais à esquerda (sem razão para aí circularem) ultrapasso-os todos pela direita (mesmo que alguns até circulem a velocidades algo elevadas), mesmo sabendo que peco (tanto por ultrapassar pela direita, como também por circular em excesso de velocidade).

                                      Uma coisa que noto, é que alguns automobilistas já circulam a velocidades algo elevadas para as suas capacidades (dotes de conducção), e em algumas curvas de alta velocidade têm dificuldade em manter uma trajectória linear e constante pela faixa mais à direita, e então tentam "cortar" um pouquito a curva pela fiaxa da esquerda (e mesmo assim vejo ainda correcções de trajectória, mesmo com viaturas de "alto gabarito"). A mim dá-me um gozo imenso circular numa autoestrada algo sinuosa (tipo A23) e descrever várias curvas de alta velocidade sempre pela direita (já a velocidades proibitivas) e sempre com uma trajectória bastante linear.

                                      Não quero mostrar com estes exemplos que sou um "artista", mas verificamos que existem muitos indivíduos nas nossas estradas que deixam muito a desejar ao acto de conduzir (mesmo sabendo que a minha pessoa também peca).

                                      Cumprimentos a todos.

                                      Comentário


                                        Não sou santo nenhum, mas há pessoal que confunde o que deve ser uma condução numa estrada pública com uma condução de pista. Se alguém gosta de fazer curvas sinuosas a alta velocidade vá para um autódromo...

                                        Comentário


                                          Outro cenário recorrente.

                                          Circulando na via mais à direita, são ultrapassados por um carro, mas o carro que vos ultrapassou começa a abrandar até circular a uma velocidade inferior à vossa. O que fazem?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                            Outro cenário recorrente.

                                            Circulando na via mais à direita, são ultrapassados por um carro, mas o carro que vos ultrapassou começa a abrandar até circular a uma velocidade inferior à vossa. O que fazem?
                                            Ainda ontem me aconteceu isso na A3 em direcção ao Porto e eu circulava a 110km/h na via mais à direita. Claro que me mantive na minha via e ele lá continuou na do meio a uma velocidade inferior.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                              Outro cenário recorrente.

                                              Circulando na via mais à direita, são ultrapassados por um carro, mas o carro que vos ultrapassou começa a abrandar até circular a uma velocidade inferior à vossa. O que fazem?
                                              Bem lembrado.

                                              Há dias houve um artista que me fez uma ainda melhor. Abrandou e resolveu passar para a minha faixa com 1/4 de carro ainda ao lado do meu.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                                Outro cenário recorrente.

                                                Circulando na via mais à direita, são ultrapassados por um carro, mas o carro que vos ultrapassou começa a abrandar até circular a uma velocidade inferior à vossa. O que fazem?
                                                Não percebi a duvida...
                                                Se alguém me ultrapassa e depois vai à minha frente a uma velocidade mais lenta ou a abrandar, eu, ou sigo atrás ao ritmo dele, ou ultrapasso-o!

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                                  O alibi é que (pelo menos no meu caso) eu circulo a velocidades proibidas,e estar no meio de uma estrada larga,dá-me uma sensação acrescida de segurança,para em caso de despiste estar mais longe de bermas e rails.
                                                  Não acredito no que estou a ler!!!

                                                  Esse "alibi" só se for para te lixares à grande com os agentes de autoridade... porque de alibi não tens nada, além de não reduzires riscos nenhuns!

                                                  Os fins não justificam os meios! Estás a incorrer em várias infracções e sem qualquer tipo de necessidade. É que não podes garantir mais segurança circulando da forma como disseste. Há vários factores que contribuem para a segurança (ou a falta dela). Tanto podes ter um acidente na faixa da direita como na do meio e provavelmente neste caso poderás estar mais exposto na do meio! Basta passares por uma zona ou altura com mais trânsito e lá se vai a "sensação" de segurança! O risco de causar um acidente duplica por circulares no meio sem necessidade e já explicaram como!
                                                  Editado pela última vez por blindness2005; 04 April 2013, 15:30.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Marverick Ver Post
                                                    Não é zona cinzenta nenhuma. As pessoas é que não sabem interpretar português e depois tiram pontos de vista que não têm nada a ver com o que está escrito.

                                                    O artigo 15º é claro, e, ao contrário de outros, é bastante explícito inclusive.
                                                    É o dom do português julgar que pode interpretar uma lei como quer: "eu acho que é assim", "eu faço assado", "eu não quer saber e faço como cozido", "a lei é dúbia", blá, blá...

                                                    Uma lei pode ser:

                                                    - dúbia (não é o caso do assunto deste tópico porque é bem explícita na ultrapassagem), dando origem a dúvidas e n interpretações válidas

                                                    - objectiva, dando origem a uma interpretação clara e única (não há lugar a outras interpretações e as opiniões de cada um valem 0)

                                                    - subjectiva, dando origem a várias e propositadas interpretações (aqui sim, as interpretações variadas, desde que não fujam ao sentido que o legislador quis dar à lei, são válidas legalmente)

                                                    Quando uma lei é explícita e objectiva, como é o caso das ultrapassagens, não é lugar a zonas cinzentas, questões dúbias e interpretações à maneira de cada um. E mais: quem tem carta é obrigado a saber o C. E. e não tem desculpa para interpretá-lo indevidamente e nesse caso devia ter vergonha vir aqui dizer bacoradas. Se a pessoa não tiver carta, é desculpável. Caso contrário, é lamentável!

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Marverick Ver Post
                                                      Mas é precisamente a situações de pára-arranca ou de marcha lenta que o artigo 15º se refere.

                                                      Tu podes considerar muito ou pouco trânsito, mas as perguntas que tens que fazer são?
                                                      - Estou perante uma situação de filas de trânsito paralelas no mesmo sentido? Sim ou não?
                                                      - Se sim, os veículos estão a ocupar toda a largura da faixa de rodagem? Sim ou não?
                                                      - A intensidade do trânsito é tal, que a velocidade de cada um dos veículos é condicionada pela velocidade do veículo que o precede? Sim ou não?

                                                      Se E APENAS SE TODAS estas perguntas forem respondidas com um SIM, o artigo 15º aplica-se a essa situação, e, nesse caso, a passagem pela direita não é considerada uma ultrapassagem.
                                                      É isso mesmo. É assim que se interpreta a lei correctamente, pois é a forma exacta de interpretação que a mesma permite.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                                                        Não percebi a duvida...
                                                        Se alguém me ultrapassa e depois vai à minha frente a uma velocidade mais lenta ou a abrandar, eu, ou sigo atrás ao ritmo dele, ou ultrapasso-o!
                                                        Ele passa por ti, mas mantém-se na via em que segue. Depois começa a abrandar.

                                                        Comentário


                                                          Esta do não saber circular á direita , é tal como quem anda em minimos ou de luzes apagadas, era tão facil , e enchiam o saco, bastava tirar matriculas e mandar cartinhas para casa , eu aplaudia de pé, mas é muito mais facil chatear quem trabalha, de certeza, que os (esquecidos) acabavam , mas era a doer mesmo, porque só assim funciona neste pais. aqui á uns anos quando eu andava lá fora, eu vi a Policia na Holanda, mas não era a aconselhar encostar para a direita, os rarissimos casos que eu vi , era logo para faturar a serio, se fosse aqui já estou a a ver, os atrasados mentais da estrada a chamar (caça a multa).
                                                          Editado pela última vez por sailor; 05 April 2013, 14:01.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                                            Ele passa por ti, mas mantém-se na via em que segue. Depois começa a abrandar.
                                                            Ah... ok, percebi mal....
                                                            Sendo assim, passo para trás dele e espero que acelere ou que mude de faixa para a direita para eu puder passar (é o que normalmente costumo fazer)!!

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                                                              Ah... ok, percebi mal....
                                                              Sendo assim, passo para trás dele e espero que acelere ou que mude de faixa para a direita para eu puder passar (é o que normalmente costumo fazer)!!
                                                              Ele acaba de passar por ti, desacelera, fica com a traseira ao lado da tua frente, tu travas, mudas de via e vais para trás dele?

                                                              Pelo menos a mim, isso parece-me ser uma manobra perigosa, nem sei se isso se pode considerar manobra, é tão estranho ler algo assim, eu continuava/continuo na via em que sigo à mesma velocidade.

                                                              E se ele abrandar ao teu lado até aos 50kms/h? Numa autoestrada.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X