Anúncio

Collapse
No announcement yet.

É ultrapassagem ou não?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    É sempre bom saber que estamos a ser regidos por regras de trânsito ambíguas,e à mercê da sua interpretação pelos agentes de regulação de trânsito.Quando lancei esta questão esqueci-me de mencionar que faço sempre esse trajecto (salvo raríssimas exepções) na faixa da esquerda,e mesmo assim ainda tenho de "enxotar" os mais lentos que vão à minha frente. É cada vez mais a minha convicção de que é preferível ser multado por razões inequívocas,do que por situações parvas.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por JcRabbit Ver Post
      Eu também pensava isso... mas depois vi duas respostas idênticas da extinta DGV a duas pessoas que colocaram a questão: é considerado ultrapassagem passar pela direita mesmo que não haja mudança de faixa. Estupido por um lado porque quem vai a pastar na faixa do meio está a infringir o CE e nós somos obrigados a 'varrer' a AE de um lado ao outro, faz algum sentido por outro porque o condutor na faixa do meio pode não estar à espera de ser ultrapassado pela direita, mudar de faixa, e a 'ultrapassagem' originar uma colisão.

      Dito isto, sempre ouvi dizer que uma mudança de faixa implica certificarmo-nos primeiro, e sempre, que a faixa para a qual nos dirigimos está efectivamente livre. Sendo assim, a culpa seria sempre do gajo que vai na faixa do meio, não?
      Eu não disse que a opinião desse advogado é para ser tida como garantida. É apenas uma opinião.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
        É sempre bom saber que estamos a ser regidos por regras de trânsito ambíguas,e à mercê da sua interpretação pelos agentes de regulação de trânsito.Quando lancei esta questão esqueci-me de mencionar que faço sempre esse trajecto (salvo raríssimas exepções) na faixa da esquerda,e mesmo assim ainda tenho de "enxotar" os mais lentos que vão à minha frente. É cada vez mais a minha convicção de que é preferível ser multado por razões inequívocas,do que por situações parvas.
        Toda e qualquer lei pode ser interpretada de forma singular, duas pessoas podem não ter a mesma opinião sobre ela e divergir nas suas conclusões.
        Por as leis não poderem ser feitas em "linha recta", é que dá aso a contradições e impugnações.
        Qualquer pessoa que se ache lesada por uma interpretação diferente do que está no espírito da lei, pode e deve contestar.
        No caso em apreço, também já o fiz em A.E. e se, me mandassem parar ou enviassem o auto para casa, eu contrapunha o mesmo recorrendo para quem de direito.

        Comentário


          #34
          Sempre pela direita, excepto nas urnas.

          Comentário


            #35
            Eu sou dos que anda na faixa do meio. A da direita é para os camiões...

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
              Eu sou dos que anda na faixa do meio. A da direita é para os camiões...
              Numa AE deserta com três faixas,eu também utilizo a faixa do meio,mas não a utilizo para andar a pastar,antes pelo contrário, e de certeza que não vou empatar ninguém.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                Numa AE deserta com três faixas,eu também utilizo a faixa do meio,mas não a utilizo para andar a pastar,antes pelo contrário, e de certeza que não vou empatar ninguém.
                Eu ando sempre a 140-150kmh na faixa do meio, principalmente se houver trânsito.

                Se andar sempre à direita apanho pessoal a 120kmh na faixa do meio e tenho de andar a atravessar as faixas todas. Assim em geral só uso duas faixas, a mais à esquerda para ultrapassar e a outra ao lado.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                  Numa AE deserta com três faixas,eu também utilizo a faixa do meio,mas não a utilizo para andar a pastar,antes pelo contrário, e de certeza que não vou empatar ninguém.
                  Mas nesse caso qual é o inconveniente de usar a faixa da direita? Em zonas de muito trânsito ainda se percebe o argumento de se estar constantemente a mudar de faixa para ultrapassar, o que é minimizado seguindo na do meio - o que embora facilite a condução não é legal. Agora com pouco trânsito não vejo nenhum alibi.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                    Eu ando sempre a 140-150kmh na faixa do meio, principalmente se houver trânsito.

                    Se andar sempre à direita apanho pessoal a 120kmh na faixa do meio e tenho de andar a atravessar as faixas todas. Assim em geral só uso duas faixas, a mais à esquerda para ultrapassar e a outra ao lado.
                    Embora te perceba, estás a incorrer em duas infracções graves - excesso de velocidade e condução na faixa errada. Continuação de boa sorte...

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                      Eu sou dos que anda na faixa do meio. A da direita é para os camiões...
                      Eu ando sempre na da direita, na esperança que o pessoal que vai na do meio e me vê fazer aquilo aprenda a regra de trânsito.

                      Comentário


                        #41
                        Conto o meu caso, vinha eu do norte, já não me lembro se pela A8 ou A1, numa zona de 3 faixas, e vou descansado pela direita e aparece um desses indivíduos pela faixa do meio. Curiosamente vinha um carro da GNR-BT atrás de mim, eu ultrapassei o carro que ia a circular pelo meio pela faixa da direita e quando olho para trás vejo o carro da GNR-BT não atrás de mim, mas sim a piscar as luzinhas ao carro que ia pelo meio.

                        Presumo que eles impliquem mais com o tipo que vai no meio do que aquele que circula de forma normal pela direita e por consequência acaba por fazer uma ultrapassagem.

                        Comentário


                          #42
                          O meu carro não anda um charuto, por isso, o normal é andar sempre na via da direita e mesmo assim, consigo apanhar os parasitas do meio... é que deve haver pessoal a fazer a AE toda, no meio, a uns 80~100km/h.

                          Comentário


                            #43
                            Nao sei se ria ou se chore com a ave rara do vídeo. Ia na faixa central, foi avisada, foi para a da direita, voltou para a central e comeu multa.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                              Mas nesse caso qual é o inconveniente de usar a faixa da direita? Em zonas de muito trânsito ainda se percebe o argumento de se estar constantemente a mudar de faixa para ultrapassar, o que é minimizado seguindo na do meio - o que embora facilite a condução não é legal. Agora com pouco trânsito não vejo nenhum alibi.
                              O alibi é que (pelo menos no meu caso) eu circulo a velocidades proibidas,e estar no meio de uma estrada larga,dá-me uma sensação acrescida de segurança,para em caso de despiste estar mais longe de bermas e rails.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por maxpayne Ver Post
                                Nao sei se ria ou se chore com a ave rara do vídeo. Ia na faixa central, foi avisada, foi para a da direita, voltou para a central e comeu multa.
                                É a chamada memória de peixe

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                  Embora te perceba, estás a incorrer em duas infracções graves - excesso de velocidade e condução na faixa errada. Continuação de boa sorte...
                                  Obrigado...ja apanhei mais multas estacionado do que em velocidade elevada, por isso prefiro sempre a velocidade...

                                  Comentário


                                    #47
                                    Eu no caso referido, que me acontece, ultrapasso com frequência pela direita.

                                    Já em ENs não o faço por uma questão de civismo, mas nos mues tempos de alguma loucura, ainda fiz umas ultrapassagens pela berma

                                    Comentário


                                      #48
                                      Para mim não é considerado ultrapassagem, só o é quando oponho.me á viatura que se segue a frente.
                                      Quem segue na fila do meio só porque sim, é que não está a respeitar a tal regra "seguir na faixa mais à direita possivel de acordo com o meu destino".

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                                        Obrigado por partilhares. É importante, este acórdão. Mas alguém que explique aos juízes a distinção de faixa e via de trânsito

                                        Artigo 1.º do CE
                                        Definições legais
                                        Para os efeitos do disposto no presente Código e legislação complementar, os termos seguintes têm o
                                        significado que lhes é atribuído neste artigo:
                                        (...)
                                        h) «Faixa de rodagem», parte da via pública especialmente destinada ao trânsito de veículos;
                                        (...)
                                        t) «Via de trânsito», zona longitudinal da faixa de rodagem, destinada à circulação de uma única
                                        fila de veículos;

                                        Comentário


                                          #50
                                          Depende muito do trânsito...se não houver muito vou a viagem toda a passar duas piscinas para o lado esquerdo e duas para o lado direito. Pelos menos não dá para adormecer

                                          Em relação a todas as justificações possíveis e imaginárias para andar no meio...comigo na questão da segurança não pega. Seja a 100 ou a 200 é o mais à direita possível. Então AE vazias é mesmo SEMPRE à direita.
                                          A 200 (ou a outra velocidade) consume-se menos tempo a olhar para 2 espelhos do que olhar para 3 e não precisam de dispersar a visão (ângulos maiores) tanto a olhar para a frente como para trás (para quem olha para trás...seja a 100 ou a 200).

                                          Comentário


                                            #51
                                            E quando vamos numa Auto-Estrada com 4 faixas às 1h30 da madrugada (deserta), limite de 90 Km/h e vai um gajo a pastar a 70 Km/h na 2ª faixa a contar da esquerda?

                                            É que já me aconteceu 2 ou 3 vezes e uma pessoa tem que ficar irritada e usar máximos e buzina. Não dá para evitar depois de ter que fazer ziguezagues a toda a largura da vida (4 faixas) por causa de um inútil.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Isto é daqueles temas que dá muito que falar.

                                              Resumidamente: eu não ultrapasso pela direita, continuo em frente.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                                                Isto é daqueles temas que dá muito que falar.

                                                Resumidamente: eu não ultrapasso pela direita, continuo em frente.
                                                Mas podes ser multado.

                                                Pelo menos o país todo já assistiu em directo a uma multa passada nestas situações, numa "operação Natal" ou Ano Novo em que uma equipa de reportagem da RTP ia a bordo de um carro da polícia.

                                                Não entendo como é que os polícias em vez de mandarem parar o gajo que vai no meio, multam o que é obrigado a cometer a infracção.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Eu por vezes também circulo na via do meio e vou tentar me explicar por pontos.

                                                  1- normalmente as AE que circulo costumam ter apenas 3 vias de espaços a espaços, ou seja, costuma ser 60% 2 vias e a restante percentagem 3 faixas;

                                                  2- Quando existem 3 faixas, a mais à direita costuma estar mais degradada que as outras, ainda para mais aparecem muitos camiões e carrinhas de trabalho a velocidades baixas;

                                                  3- Só ando na faixa do meio de for a pelo menos 120kmph, se for a menos vou para a da Direita;

                                                  4- Quando existem as 3 faixas, a mais à direita costuma apenas ter 2/3KM ou então aparece para saída da AE;

                                                  5- Por vezes vou na faixa da direita e apanho alguém na do meio a 100/110kmph, e depois aparece a sinalização de supressão de faixa e que me desloque para a da esquerda, ora nestes casos tenho de abrandar, e mudar para a faixa mais da esquerda para ultrapassar.



                                                  Por estes factores é que eu prefiro circular na faixa do meio, mas não o faço sempre, mas na maior parte das vezes sim.

                                                  Outra coisa que costumo fazer é a sinalização de mudança de via, seja para a esquerda ou direita, coisa que muita gente não faz, vejo muito pessoal na faixa da esquerda a ultrapassar sem nenhuma sinalização, isso sim acho preocupante!

                                                  PS: que comece o apedrejamento!
                                                  Editado pela última vez por WARXYU; 02 April 2013, 17:46.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                                    Ia eu pela A2 para o fogueteiro pachorreiramente pela faixa da direita a 120 km,como manda as regras,quando me começo a aproximar de um de muitos idiotas que têm medo das bermas,e circulam pela do meio,e ainda por cima numa velocidade baixa.O que é que eu posso fazer legalmente?contínuo no meu caminho a ultrapassá-lo pela direita,ou tenho de me desviar duas faixas para a esquerda para poder passar por esse anormal sem o perigo ser multado?
                                                    Por vezes acontece-me, mantenho a minha marcha e via, tomo-o como uma 'passagem' e não ultrapassagem.

                                                    Já o fiz por duas vezes com carros da 'brigada' atrás de mim a fazer o mesmo.

                                                    A lei é bastante dúbia, mas penso ter entendido numa entrevista à algum tempo que o condutor que está a cometer a ilegalidade 'força' os outros condutores a uma ilegalidade. Dai que só o primeiro condutor deva ser repreendido.

                                                    Considero mais perigoso 'cobrir' 2 faixas para fazer a ultrapassagem do que me manter na minha faixa e passar pela direita calmamente.

                                                    Depois temos os mais variados cenários ridículos se quisermos levar a lei a 100%. Imaginemos que um veiculo circula junto ao separador central a 100kms/h, se seguirmos a lei à letra, toda a gente deverá seguir atrás dele em fila.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                      O meu carro não anda um charuto, por isso, o normal é andar sempre na via da direita e mesmo assim, consigo apanhar os parasitas do meio... é que deve haver pessoal a fazer a AE toda, no meio, a uns 80~100km/h.
                                                      Já somos 2 Acontece-me o mesmo, e diga-se a via mais à direita é sempre a mais relaxada e com menos transito, raramente faço uma ultrapassagem, mas quase todos os dias faço 'passagens'.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Pelo CE é ultrapassagem.
                                                        Na prática e na minha opinião é apenas passar, e seguir o nosso caminho.
                                                        Aliás este FDS aquando da viagem ao Norte fiz isso algumas vezes tanto na ida como na volta, muitas vezes a faixa da direita estava livre metia-me lá fosse quem fosse no meio, a malta continua a ter vergonha de andar á direita, nem que vá a 100km/h no meio, por exemplo os camiões, gostava de ver o que diziam a um camionista que fizesse isto, já que eles não podem andar na da esquerda, e muitas vezes apanha-se alguns carros mais lentos que camiões.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                                                          http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portug...rapassagem.pdf

                                                          No entanto , eu mantenho as minhas reservas .
                                                          Ao ler o CE, eu depreendo que uma ultrapassagem, implica mudança de faixa para efectuar tal manobra. No caso que o user relatou, considero isso circulação em vias paralelas.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                                                            Ao ler o CE, eu depreendo que uma ultrapassagem, implica mudança de faixa para efectuar tal manobra. No caso que o user relatou, considero isso circulação em vias paralelas.
                                                            Acho que na ultima frase confundiste via com faixa. A via é só uma com várias faixas de rodagem.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Sim, troquei um pouco os termos, mas queria referir-me à "PLURALIDADE DE VIAS DE TRÂNSITO", como referem no site do IMTT
                                                              http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portug...deTransito.pdf

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X