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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostAs tuas contas estão a favorecer o gasolina. Nunca gastaria só 4.3. Para além disso o carro a gasolina também teria manutenção, seguros, etc etc. Para o meu caso, o que paguei a mais, cerca de 5000€, foi pago em 150000km. Desde aí tem sempre compensado. O IUC inferior a um a gasolina. Em termos de manutenção o carro em mais de 300000km, apenas levou uma peça especifica do diesel. Tudo o resto se fosse a gasolina também levaria.
Fizeste contas aos juros dos 5.000€?
Não te esqueças que os diesel estão cada vez mais complicados o teu provavelmente não tem FAP.
Agora repara nestas contas que se podem adotar para uma utilização como a tua, simulando que o comprador recorre a crédito para comprar o carro que é a situação mais comum. O consumos são os indicados pelas marcas para as duas situações. Sei que não são reais, mas é usada a mesma base de trabalho para os dois casos.
otto: 30.000km (4.3 l/100*1.5€) 1.935€ por ano
diesel:30.000km (3.2 l/100*1.3€) 1.248€ por ano. 5000€*11,3%(TAEG Renault Gest) 565€ por ano. Total: 1.813€ por ano.
Diferença:122€ por ano.
Como alguém que compra um carro novo deve fazer seguro de danos próprios pela mais elementar medida de prudência. Sendo o diesel mais caro, o seguro de danos proprios facilmente absorve essa diferença de 122€/ano.
Como vês, as contas não são tão lineares como tudo isso. Além disso mesmo pelas tuas contas, só ao fim de 5 anos é que te começou a compensar, ou seja, nunca poderias falar numa poupança da ordem daquela que assinalaste.
O teu cerebro engana-te para justificar a tua escolha.Editado pela última vez por M101; 05 September 2013, 12:25.
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Por esta ordem de ideia então somos burros a comprar casa por empréstimo...?!
Olhai lá, então compras o carro a diesel, porreiro mais caro, mas mais poupado. Ao fim de 150 mil km já compensou o investimento a mais, porreiro. Ok, e se só dizer 150 mil km ao fim de 7 anos? ! Faz sentido!? Se calhar não, o dinheiro que pagaste a mais deixastes de o poder usar em tua cara, ou se pediste empréstimo, todos os meses pagaste mais pelo empréstimo. .. para alguns de nos o facto de pagar .
Enfim, no caso de se fazer poucos km, acho mais sensato comprar a gasolina e sempre que abasteces vais como que pagando a prestação. Como te custa mais a encher um depósito a gasolina, pensas mais vezes no que custa tirar o carro da Garagem. O meu carro é a GPL, e farto-me de andar no passeio, que provavelmente se o carro fosse a diesel ou gasolina não daria....
Enfim, todos temos razão nos argumentos, cada um deve ajustar os que lhe são validos no momento da compra.
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Originalmente Colocado por Next Ver PostPara mim as contas do dci80 estão correctas eu tb já as fiz e mais 60mil km´s e já está a compensar o diesel tb para mim
Ollha que o DCI80 já admitiu que as dele não estão certas. Começou por dizer que gastava metade no combustivel ao andar a diesel (coisa que todos sabemos que não é assim) e depois disse que andou 5 anos para amortizar o 5.000€, ou seja só começou a poupar ao fim de 5 anos.
Se mantiver o carro 10 anos, mesmo com as contas dele, só poupou 25% em combustivel. E as contas dele puseram o combustivel para otto ao dobro do preço por km que o diesel, coisa que todos sabemos que não é assim. O combustivel para otto custa cerca de 33% a mais que o diesel por km.
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Originalmente Colocado por callinas Ver PostPor esta ordem de ideia então somos burros a comprar casa por empréstimo...?!
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Enfim, todos temos razão nos argumentos, cada um deve ajustar os que lhe são validos no momento da compra.
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Originalmente Colocado por M101 Ver PostNem o diesel gastaria só 3.2
Fizeste contas aos juros dos 5.000€?
Não te esqueças que os diesel estão cada vez mais complicados o teu provavelmente não tem FAP.
Agora repara nestas contas que se podem adotar para uma utilização como a tua, simulando que o comprador recorre a crédito para comprar o carro que é a situação mais comum. O consumos são os indicados pelas marcas para as duas situações. Sei que não são reais, mas é usada a mesma base de trabalho para os dois casos.
otto: 30.000km (4.3 l/100*1.5€) 1.935€ por ano
diesel:30.000km (3.2 l/100*1.3€) 1.248€ por ano. 5000€*11,3%(TAEG Renault Gest) 565€ por ano. Total: 1.813€ por ano.
Diferença:122€ por ano.
Como alguém que compra um carro novo deve fazer seguro de danos próprios pela mais elementar medida de prudência. Sendo o diesel mais caro, o seguro de danos proprios facilmente absorve essa diferença de 122€/ano.
Como vês, as contas não são tão lineares como tudo isso. Além disso mesmo pelas tuas contas, só ao fim de 5 anos é que te começou a compensar, ou seja, nunca poderias falar numa poupança da ordem daquela que assinalaste.
O teu cerebro engana-te para justificar a tua escolha.
e estou a ser pessimista para o diesel e optimista para o a gasolina. Falo de experiência própria.
A cada 100km poupo no minimo 4€. O que dá em 150000km uma poupança de 6000€. Quanto aos juros só um louco é que compra com 11% de juros. Daqui se conclui que em 5 anos, que foi o que demorei a fazer 150000km a diferença ficou paga. Seguros e manutenção e IUC, compensarão ela por ela. Já fiz mais 150000km km, o que diz que já poupei mais 6000€, ou se quiseres não gastei. Portanto não estou a fazer futurologia. É mesmo o que poupei.
e não vou entrar na questão de preferir diesel. Para a minha utilização, km que faço, tipo de estrada, tipo de condução, o diesel compensa largamente.
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostOra bem vamos lá ver então se percebes. Consumos reais diesel 5 aos 100 6.5€. Gasolina 7 aos 100 10,5 aos 100.
e estou a ser pessimista para o diesel e optimista para o a gasolina. Falo de experiência própria.
A cada 100km poupo no minimo 4€. O que dá em 150000km uma poupança de 6000€. Quanto aos juros só um louco é que compra com 11% de juros. Daqui se conclui que em 5 anos, que foi o que demorei a fazer 150000km a diferença ficou paga. Seguros e manutenção e IUC, compensarão ela por ela. Já fiz mais 150000km km, o que diz que já poupei mais 6000€, ou se quiseres não gastei. Portanto não estou a fazer futurologia. É mesmo o que poupei.
e não vou entrar na questão de preferir diesel. Para a minha utilização, km que faço, tipo de estrada, tipo de condução, o diesel compensa largamente.
Deve haver muitos loucos a circular nas nossas estradas.
quanto aos consumos que penso serem os de um clio, acho que exageraste claramente nos consumos a gasolina. O primeiro renault que tive e já vendi há muitos anos, foi um R19, mantive um registo de tudo (tinha vagar nessa altura) o consumo que fez em cerca de 300.000km foi exatamente 6,2 l/100. Um clio moderno de certeza que gasta muito menos.
Enfim. Cada um faz as contas de forma a justificar as suas decisões.
Eu tenho um diesel e um otto e acho estranho certos consumos que por aí apregoam. Tanto para uns como para o outros.
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Eu tb usei os consumos do fabricante para o meu caso e vi que ao fim de 146mil km´s compensa para mim por isso acho perfeitamente normal que aos 150mil compense para o dci80 e atenção que estou até a ser generoso para a versão a gasolina pois se formos a ver os meus percursos que são 80% ou mais em cidade a diferença de consumos ainda aumenta mais a favor do a gasóleoEditado pela última vez por Next; 05 September 2013, 16:05.
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Originalmente Colocado por Next Ver PostEu tb usei os consumos do fabricante para o meu caso e vi que ao fim de 146mil km´s compensa para mim por isso acho perfeitamente normal que aos 150mil compense para o dci80 e atenção que estou até a ser generoso para a versão a gasolina pois se formos a ver os meus percursos que são 80% ou mais em cidade a diferença de consumos ainda aumenta mais a favor do a gasóleo
Agora para o utilizador comum, se houver uma diferença de 5-6mil euros na compra, o diesel nunca se justifica. Não se esqueçam que o utilizador comum faz 10-12k km por ano. Conheço carros diesel que fazem à volta de 5.000 km por ano e os donos afirmam com toda a convicção que lhes fica mais barato andar a diesel. Nem vale a pena tentar convencê-los do contrário.
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Originalmente Colocado por M101 Ver PostÉ um facto que em circuito urbano é onde o diesel é mais vantajoso, embora nos carros modernos com FAP essa verdade pode não ser muito verdadeira.
Agora para o utilizador comum, se houver uma diferença de 5-6mil euros na compra, o diesel nunca se justifica. Não se esqueçam que o utilizador comum faz 10-12k km por ano. Conheço carros diesel que fazem à volta de 5.000 km por ano e os donos afirmam com toda a convicção que lhes fica mais barato andar a diesel. Nem vale a pena tentar convencê-los do contrário.
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Originalmente Colocado por M101 Ver PostEsses consumos foram arranjados por ti eu usei os do fabricante.
Deve haver muitos loucos a circular nas nossas estradas.
quanto aos consumos que penso serem os de um clio, acho que exageraste claramente nos consumos a gasolina. O primeiro renault que tive e já vendi há muitos anos, foi um R19, mantive um registo de tudo (tinha vagar nessa altura) o consumo que fez em cerca de 300.000km foi exatamente 6,2 l/100. Um clio moderno de certeza que gasta muito menos.
Enfim. Cada um faz as contas de forma a justificar as suas decisões.
Eu tenho um diesel e um otto e acho estranho certos consumos que por aí apregoam. Tanto para uns como para o outros.
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostPois eu também tenho um diesel e um otto em casa. Conheço bem os consumos. E por isso posso dizer que seria impensável fazer 30000km ano com um otto.
atenção: eu não disse que ficava mais barato com um otto. O que eu contestei e contesto foi a afirmação que o consumo do diesel ficava em metade do otto, como afirmaste inicialmente.
Um clio diesel, nunca na vida gasta metade de um otto equivalente.
No teu próprio caso e mesmo seguindo as tuas contas afirmas que vais poupar 7.500 euros. Isto mantendo o carro 10 anos e fazendo 300.000kms. A poupança será de 2.5cts por Km. Isso está muito longe de metade. Pouca gente mantém os carros tanto tempo.
Originalmente Colocado por dci80 Ver Postisso são as tuas contas. As minhas são um pouco diferentes. Para cerca de 30000km ano, a diferença de preço entre diesel e gasolina, já foi compensada há 5 anos e mais de 150000km. Portanto há 150000km que gasto cerca de metade em custos de combustível. Tu dizes que são peanuts, mas se eu poupar pk não? Faços os mesmos quilómetros, com carro igual, a gastar metade.....
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Originalmente Colocado por M101 Ver PostNão é assim tão impensável quanto isso.
atenção: eu não disse que ficava mais barato com um otto. O que eu contestei e contesto foi a afirmação que o consumo do diesel ficava em metade do otto, como afirmaste inicialmente.
Um clio diesel, nunca na vida gasta metade de um otto equivalente.
No teu próprio caso e mesmo seguindo as tuas contas afirmas que vais poupar 7.500 euros. Isto mantendo o carro 10 anos e fazendo 300.000kms. A poupança será de 2.5cts por Km. Isso está muito longe de metade. Pouca gente mantém os carros tanto tempo.
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Originalmente Colocado por dci80 Ver Postda experiencia que tenho, e dos carros que tenho em casa, o otto para atestar custa mais, como é obvio, e para alem disso o diesel faz mais de 900km com um depósito e o otto a volta de 500. Para alem disso, as medias do diesel andam a volta de 4.5 a 4.8, médias de 10 mil km, e o otto anda nos 7.7. Média com muitos kms.
Ou então verificam-se todas ou algumas das condições enunciadas, em simultâneo.
Houve uma altura em que tive dois carros do mesmo tipo e com a mesma motorização 1.6. A diferença de consumos andava também em cerca de três litros. Um quase só fazia circuito urbano, o outro quase só fazia estrada.
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Originalmente Colocado por M101 Ver PostOu os carros não são equivalentes, ou o tipo de condução com um e com outro é diferente, ou os tipos de percurso são diferentes, ou o otto está todo desafinado.
Ou então verificam-se todas ou algumas das condições enunciadas, em simultâneo.
Houve uma altura em que tive dois carros do mesmo tipo e com a mesma motorização 1.6. A diferença de consumos andava também em cerca de três litros. Um quase só fazia circuito urbano, o outro quase só fazia estrada.
Como curiosidade, no sprintmonitor, o clio indica 4,88 de média e o otto, 7,07. Não ando muito longe.Editado pela última vez por dci80; 05 September 2013, 20:13.
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Originalmente Colocado por dci80 Ver Postpois mas os percursos são equivalentes, com uma diferença, o diesel eu conduzo, o otto a mulher. Quando pego no otto a média sobe. Dos vários carros otto que tive, nunca nenhum baixou dos 7 de média, sendo que um andava muitas vezes nos 9. De todos os diesel e turbo diesel que tive este até é o mais económico embora o mais potente. Mas nunca passavam dos 5 e muito pouco. Acho engraçado postar aqui consumos absurdamente baixos de otto. Que devem ser obtidos a 80 em nacional atrás de um camião. Esses consumos não contam. O que conta é o consumo real e em condições normais de utilização. Os diesel aguentam bem mais as diferenças de condução, não variam muito as médias, ao passo que os otto.....
Como curiosidade, no sprintmonitor, o clio indica 4,88 de média e o otto, 7,07. Não ando muito longe.
Já agora. Os carros são equivalentes?
Eu tive um clio 1.1 e fazia média inferiores a 6l/100
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Originalmente Colocado por M101 Ver PostEstá tudo explicado
Já agora. Os carros são equivalentes?
Eu tive um clio 1.1 e fazia média inferiores a 6l/100
Sim são equivalentes. um tem 80cv e outro tem 90. O diferença de peso não chega aos 100kg.
Quando ando no otto a média sobe que é um disparate.
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Originalmente Colocado por callinas Ver PostNo meu yaris 1.0 fazia 5,4 aos 100 e sempre a esgalhar.
Os consumos do carro a gasolina vs equivalente a diesel, não é o dobro nem nada que se pareça.
Não acredito minimamente que fizesse 5.4 a esgalhar. Agora também depende do teu conceito de esgalhar.
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10cv e 100kg, nota-se bem, é 12,5% na potência e quase outro tanto no peso. Ou seja: é uma diferença de vinte e tal por cento.
Acresce a isso que se não houver cuidado, a condução do otto presta-se, mesmo inconscientemente, a ser mais "desportiva". Daí a diferença de consumo entre ti e a tua esposa.
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Originalmente Colocado por M101 Ver Post10cv e 100kg, nota-se bem, é 12,5% na potência e quase outro tanto no peso. Ou seja: é uma diferença de vinte e tal por cento.
Acresce a isso que se não houver cuidado, a condução do otto presta-se, mesmo inconscientemente, a ser mais "desportiva". Daí a diferença de consumo entre ti e a tua esposa.
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostAinda não percebeste que não é o consumo que é o dobro. É o custo aos 100km.
Não acredito minimamente que fizesse 5.4 a esgalhar. Agora também depende do teu conceito de esgalhar.
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostAcho que não percebeste bem. o de 80cv (diesel) pesa menos 100kg que o de 90cv (otto).portanto equilibram-se. Essa do otto se prestar a uma condução desportiva deve ser para rir mesmo....
O desportivo estava ente ""
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Originalmente Colocado por M101 Ver PostPercebi bem, o diesel gasta menos porque é mais leve. O otto está prejudicado pelo peso. Só devido a isso já é de esperar uma boa diferença no consumo.
O desportivo estava ente ""
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Originalmente Colocado por M101 Ver PostCruzes, credo. alguma vez eu andava a esgalhar com um brinquedo daqueles?
O esgalhar pode ser um estado de espirito
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