Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Calculadora online - Gasolina VS Gasóleo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por M101 Ver Post
    Mais uma vez vejo contas estranhas e afirmações atiradas ao ar sem serem fundamentadas. Dizes que fazes 30.000kms, que gastas 1500€. É possivel! Dá um consumo de 3.8l/100 considerando o gasóleo a 1.3€/l. Deves fazer uma condução económica com predominância de nacional, num renault clio.
    Vamos a contas.
    Quem quiser comprar um clio novo tem 2 opções: diesel ou otto Para o mesmo nivel o dieser custa cerca de 4.000E a mais.
    Considerando os dados da revista autohoje o otto consome 4.3 l/100 e o diesel 3.2.
    Custo de combustivel: diesel 3.2*1.3=4.2€/100; Otto 4.3*1.5=6.5€/100 o que dá uma diferença de 2.3€/100

    Tendo em conta os 4.000 de diferença 4.000/2.3=1740 centenas de Km ou seja: 174.000 só para recuperar os 4.000€

    Atenção: estas contas Não estão corretas porque estão a favorecer o diesel, na realidade a seriam necessários muito mais km para as contas equilibrarem. Não foi tido em conta os juros dos 4.000€, a manutenção, seguro, impostos, um possivel fap nesta distância, etc.
    As tuas contas estão a favorecer o gasolina. Nunca gastaria só 4.3. Para além disso o carro a gasolina também teria manutenção, seguros, etc etc. Para o meu caso, o que paguei a mais, cerca de 5000€, foi pago em 150000km. Desde aí tem sempre compensado. O IUC inferior a um a gasolina. Em termos de manutenção o carro em mais de 300000km, apenas levou uma peça especifica do diesel. Tudo o resto se fosse a gasolina também levaria.

    Comentário


      Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
      As tuas contas estão a favorecer o gasolina. Nunca gastaria só 4.3. Para além disso o carro a gasolina também teria manutenção, seguros, etc etc. Para o meu caso, o que paguei a mais, cerca de 5000€, foi pago em 150000km. Desde aí tem sempre compensado. O IUC inferior a um a gasolina. Em termos de manutenção o carro em mais de 300000km, apenas levou uma peça especifica do diesel. Tudo o resto se fosse a gasolina também levaria.
      Nem o diesel gastaria só 3.2
      Fizeste contas aos juros dos 5.000€?
      Não te esqueças que os diesel estão cada vez mais complicados o teu provavelmente não tem FAP.
      Agora repara nestas contas que se podem adotar para uma utilização como a tua, simulando que o comprador recorre a crédito para comprar o carro que é a situação mais comum. O consumos são os indicados pelas marcas para as duas situações. Sei que não são reais, mas é usada a mesma base de trabalho para os dois casos.
      otto: 30.000km (4.3 l/100*1.5€) 1.935€ por ano
      diesel:30.000km (3.2 l/100*1.3€) 1.248€ por ano. 5000€*11,3%(TAEG Renault Gest) 565€ por ano. Total: 1.813€ por ano.
      Diferença:122€ por ano.
      Como alguém que compra um carro novo deve fazer seguro de danos próprios pela mais elementar medida de prudência. Sendo o diesel mais caro, o seguro de danos proprios facilmente absorve essa diferença de 122€/ano.
      Como vês, as contas não são tão lineares como tudo isso. Além disso mesmo pelas tuas contas, só ao fim de 5 anos é que te começou a compensar, ou seja, nunca poderias falar numa poupança da ordem daquela que assinalaste.
      O teu cerebro engana-te para justificar a tua escolha.
      Editado pela última vez por M101; 05 September 2013, 12:25.

      Comentário


        Para mim as contas do dci80 estão correctas eu tb já as fiz e mais 60mil km´s e já está a compensar o diesel tb para mim

        Comentário


          Por esta ordem de ideia então somos burros a comprar casa por empréstimo...?!
          Olhai lá, então compras o carro a diesel, porreiro mais caro, mas mais poupado. Ao fim de 150 mil km já compensou o investimento a mais, porreiro. Ok, e se só dizer 150 mil km ao fim de 7 anos? ! Faz sentido!? Se calhar não, o dinheiro que pagaste a mais deixastes de o poder usar em tua cara, ou se pediste empréstimo, todos os meses pagaste mais pelo empréstimo. .. para alguns de nos o facto de pagar .
          Enfim, no caso de se fazer poucos km, acho mais sensato comprar a gasolina e sempre que abasteces vais como que pagando a prestação. Como te custa mais a encher um depósito a gasolina, pensas mais vezes no que custa tirar o carro da Garagem. O meu carro é a GPL, e farto-me de andar no passeio, que provavelmente se o carro fosse a diesel ou gasolina não daria....

          Enfim, todos temos razão nos argumentos, cada um deve ajustar os que lhe são validos no momento da compra.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Next Ver Post
            Para mim as contas do dci80 estão correctas eu tb já as fiz e mais 60mil km´s e já está a compensar o diesel tb para mim
            Se as do DCI80 estão certas, podes indicar onde é que as minhas estão erradas?
            Ollha que o DCI80 já admitiu que as dele não estão certas. Começou por dizer que gastava metade no combustivel ao andar a diesel (coisa que todos sabemos que não é assim) e depois disse que andou 5 anos para amortizar o 5.000€, ou seja só começou a poupar ao fim de 5 anos.
            Se mantiver o carro 10 anos, mesmo com as contas dele, só poupou 25% em combustivel. E as contas dele puseram o combustivel para otto ao dobro do preço por km que o diesel, coisa que todos sabemos que não é assim. O combustivel para otto custa cerca de 33% a mais que o diesel por km.

            Comentário


              Originalmente Colocado por callinas Ver Post
              Por esta ordem de ideia então somos burros a comprar casa por empréstimo...?!
              .
              .
              .

              Enfim, todos temos razão nos argumentos, cada um deve ajustar os que lhe são validos no momento da compra.
              De forma alguma. Quem não tem disponibilidade financeira para comprar a pronto tem que comprar a crédito. Agora, deve ter em conta os juros quando se põe a fazer contas acerca do bem que adquiriu.

              Comentário


                Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                Nem o diesel gastaria só 3.2
                Fizeste contas aos juros dos 5.000€?
                Não te esqueças que os diesel estão cada vez mais complicados o teu provavelmente não tem FAP.
                Agora repara nestas contas que se podem adotar para uma utilização como a tua, simulando que o comprador recorre a crédito para comprar o carro que é a situação mais comum. O consumos são os indicados pelas marcas para as duas situações. Sei que não são reais, mas é usada a mesma base de trabalho para os dois casos.
                otto: 30.000km (4.3 l/100*1.5€) 1.935€ por ano
                diesel:30.000km (3.2 l/100*1.3€) 1.248€ por ano. 5000€*11,3%(TAEG Renault Gest) 565€ por ano. Total: 1.813€ por ano.
                Diferença:122€ por ano.
                Como alguém que compra um carro novo deve fazer seguro de danos próprios pela mais elementar medida de prudência. Sendo o diesel mais caro, o seguro de danos proprios facilmente absorve essa diferença de 122€/ano.
                Como vês, as contas não são tão lineares como tudo isso. Além disso mesmo pelas tuas contas, só ao fim de 5 anos é que te começou a compensar, ou seja, nunca poderias falar numa poupança da ordem daquela que assinalaste.
                O teu cerebro engana-te para justificar a tua escolha.
                Ora bem vamos lá ver então se percebes. Consumos reais diesel 5 aos 100 6.5€. Gasolina 7 aos 100 10,5 aos 100.

                e estou a ser pessimista para o diesel e optimista para o a gasolina. Falo de experiência própria.

                A cada 100km poupo no minimo 4€. O que dá em 150000km uma poupança de 6000€. Quanto aos juros só um louco é que compra com 11% de juros. Daqui se conclui que em 5 anos, que foi o que demorei a fazer 150000km a diferença ficou paga. Seguros e manutenção e IUC, compensarão ela por ela. Já fiz mais 150000km km, o que diz que já poupei mais 6000€, ou se quiseres não gastei. Portanto não estou a fazer futurologia. É mesmo o que poupei.

                e não vou entrar na questão de preferir diesel. Para a minha utilização, km que faço, tipo de estrada, tipo de condução, o diesel compensa largamente.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                  Ora bem vamos lá ver então se percebes. Consumos reais diesel 5 aos 100 6.5€. Gasolina 7 aos 100 10,5 aos 100.

                  e estou a ser pessimista para o diesel e optimista para o a gasolina. Falo de experiência própria.

                  A cada 100km poupo no minimo 4€. O que dá em 150000km uma poupança de 6000€. Quanto aos juros só um louco é que compra com 11% de juros. Daqui se conclui que em 5 anos, que foi o que demorei a fazer 150000km a diferença ficou paga. Seguros e manutenção e IUC, compensarão ela por ela. Já fiz mais 150000km km, o que diz que já poupei mais 6000€, ou se quiseres não gastei. Portanto não estou a fazer futurologia. É mesmo o que poupei.

                  e não vou entrar na questão de preferir diesel. Para a minha utilização, km que faço, tipo de estrada, tipo de condução, o diesel compensa largamente.
                  Esses consumos foram arranjados por ti eu usei os do fabricante.
                  Deve haver muitos loucos a circular nas nossas estradas.
                  quanto aos consumos que penso serem os de um clio, acho que exageraste claramente nos consumos a gasolina. O primeiro renault que tive e já vendi há muitos anos, foi um R19, mantive um registo de tudo (tinha vagar nessa altura) o consumo que fez em cerca de 300.000km foi exatamente 6,2 l/100. Um clio moderno de certeza que gasta muito menos.

                  Enfim. Cada um faz as contas de forma a justificar as suas decisões.
                  Eu tenho um diesel e um otto e acho estranho certos consumos que por aí apregoam. Tanto para uns como para o outros.

                  Comentário


                    Eu tb usei os consumos do fabricante para o meu caso e vi que ao fim de 146mil km´s compensa para mim por isso acho perfeitamente normal que aos 150mil compense para o dci80 e atenção que estou até a ser generoso para a versão a gasolina pois se formos a ver os meus percursos que são 80% ou mais em cidade a diferença de consumos ainda aumenta mais a favor do a gasóleo
                    Editado pela última vez por Next; 05 September 2013, 16:05.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Next Ver Post
                      Eu tb usei os consumos do fabricante para o meu caso e vi que ao fim de 146mil km´s compensa para mim por isso acho perfeitamente normal que aos 150mil compense para o dci80 e atenção que estou até a ser generoso para a versão a gasolina pois se formos a ver os meus percursos que são 80% ou mais em cidade a diferença de consumos ainda aumenta mais a favor do a gasóleo
                      É um facto que em circuito urbano é onde o diesel é mais vantajoso, embora nos carros modernos com FAP essa verdade pode não ser muito verdadeira.
                      Agora para o utilizador comum, se houver uma diferença de 5-6mil euros na compra, o diesel nunca se justifica. Não se esqueçam que o utilizador comum faz 10-12k km por ano. Conheço carros diesel que fazem à volta de 5.000 km por ano e os donos afirmam com toda a convicção que lhes fica mais barato andar a diesel. Nem vale a pena tentar convencê-los do contrário.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                        É um facto que em circuito urbano é onde o diesel é mais vantajoso, embora nos carros modernos com FAP essa verdade pode não ser muito verdadeira.
                        Agora para o utilizador comum, se houver uma diferença de 5-6mil euros na compra, o diesel nunca se justifica. Não se esqueçam que o utilizador comum faz 10-12k km por ano. Conheço carros diesel que fazem à volta de 5.000 km por ano e os donos afirmam com toda a convicção que lhes fica mais barato andar a diesel. Nem vale a pena tentar convencê-los do contrário.
                        Desde a ultima actualização que nunca mais me apareceu a luz da FAP felizmente à mais de ano e meio, sim nesses casos particulares claro que n compensa o diesel aliás eu tenho um caso desses na família o meu pai tem um A4 a gasóleo que está a fazer 5 anos e com uns estonteantes 54mil km´s mas prontos o dinheiro é dele pagou-o a pronto e até pode ser uma boa opção para mim quando trocar de carro

                        Comentário


                          Estão todos a partir do principio que a diferença de preço se mantém.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                            Esses consumos foram arranjados por ti eu usei os do fabricante.
                            Deve haver muitos loucos a circular nas nossas estradas.
                            quanto aos consumos que penso serem os de um clio, acho que exageraste claramente nos consumos a gasolina. O primeiro renault que tive e já vendi há muitos anos, foi um R19, mantive um registo de tudo (tinha vagar nessa altura) o consumo que fez em cerca de 300.000km foi exatamente 6,2 l/100. Um clio moderno de certeza que gasta muito menos.

                            Enfim. Cada um faz as contas de forma a justificar as suas decisões.
                            Eu tenho um diesel e um otto e acho estranho certos consumos que por aí apregoam. Tanto para uns como para o outros.
                            Pois eu também tenho um diesel e um otto em casa. Conheço bem os consumos. E por isso posso dizer que seria impensável fazer 30000km ano com um otto.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                              Pois eu também tenho um diesel e um otto em casa. Conheço bem os consumos. E por isso posso dizer que seria impensável fazer 30000km ano com um otto.
                              Só se usasse GPL. Ainda poderia ficar mais barato que diesel.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                Pois eu também tenho um diesel e um otto em casa. Conheço bem os consumos. E por isso posso dizer que seria impensável fazer 30000km ano com um otto.
                                Não é assim tão impensável quanto isso.
                                atenção: eu não disse que ficava mais barato com um otto. O que eu contestei e contesto foi a afirmação que o consumo do diesel ficava em metade do otto, como afirmaste inicialmente.
                                Um clio diesel, nunca na vida gasta metade de um otto equivalente.
                                No teu próprio caso e mesmo seguindo as tuas contas afirmas que vais poupar 7.500 euros. Isto mantendo o carro 10 anos e fazendo 300.000kms. A poupança será de 2.5cts por Km. Isso está muito longe de metade. Pouca gente mantém os carros tanto tempo.

                                Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                isso são as tuas contas. As minhas são um pouco diferentes. Para cerca de 30000km ano, a diferença de preço entre diesel e gasolina, já foi compensada há 5 anos e mais de 150000km. Portanto há 150000km que gasto cerca de metade em custos de combustível. Tu dizes que são peanuts, mas se eu poupar pk não? Faços os mesmos quilómetros, com carro igual, a gastar metade.....

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                  Não é assim tão impensável quanto isso.
                                  atenção: eu não disse que ficava mais barato com um otto. O que eu contestei e contesto foi a afirmação que o consumo do diesel ficava em metade do otto, como afirmaste inicialmente.
                                  Um clio diesel, nunca na vida gasta metade de um otto equivalente.
                                  No teu próprio caso e mesmo seguindo as tuas contas afirmas que vais poupar 7.500 euros. Isto mantendo o carro 10 anos e fazendo 300.000kms. A poupança será de 2.5cts por Km. Isso está muito longe de metade. Pouca gente mantém os carros tanto tempo.
                                  da experiencia que tenho, e dos carros que tenho em casa, o otto para atestar custa mais, como é obvio, e para alem disso o diesel faz mais de 900km com um depósito e o otto a volta de 500. Para alem disso, as medias do diesel andam a volta de 4.5 a 4.8, médias de 10 mil km, e o otto anda nos 7.7. Média com muitos kms.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                    da experiencia que tenho, e dos carros que tenho em casa, o otto para atestar custa mais, como é obvio, e para alem disso o diesel faz mais de 900km com um depósito e o otto a volta de 500. Para alem disso, as medias do diesel andam a volta de 4.5 a 4.8, médias de 10 mil km, e o otto anda nos 7.7. Média com muitos kms.
                                    Ou os carros não são equivalentes, ou o tipo de condução com um e com outro é diferente, ou os tipos de percurso são diferentes, ou o otto está todo desafinado.
                                    Ou então verificam-se todas ou algumas das condições enunciadas, em simultâneo.
                                    Houve uma altura em que tive dois carros do mesmo tipo e com a mesma motorização 1.6. A diferença de consumos andava também em cerca de três litros. Um quase só fazia circuito urbano, o outro quase só fazia estrada.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                      Ou os carros não são equivalentes, ou o tipo de condução com um e com outro é diferente, ou os tipos de percurso são diferentes, ou o otto está todo desafinado.
                                      Ou então verificam-se todas ou algumas das condições enunciadas, em simultâneo.
                                      Houve uma altura em que tive dois carros do mesmo tipo e com a mesma motorização 1.6. A diferença de consumos andava também em cerca de três litros. Um quase só fazia circuito urbano, o outro quase só fazia estrada.
                                      pois mas os percursos são equivalentes, com uma diferença, o diesel eu conduzo, o otto a mulher. Quando pego no otto a média sobe. Dos vários carros otto que tive, nunca nenhum baixou dos 7 de média, sendo que um andava muitas vezes nos 9. De todos os diesel e turbo diesel que tive este até é o mais económico embora o mais potente. Mas nunca passavam dos 5 e muito pouco. Acho engraçado postar aqui consumos absurdamente baixos de otto. Que devem ser obtidos a 80 em nacional atrás de um camião. Esses consumos não contam. O que conta é o consumo real e em condições normais de utilização. Os diesel aguentam bem mais as diferenças de condução, não variam muito as médias, ao passo que os otto.....

                                      Como curiosidade, no sprintmonitor, o clio indica 4,88 de média e o otto, 7,07. Não ando muito longe.
                                      Editado pela última vez por dci80; 05 September 2013, 20:13.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                        pois mas os percursos são equivalentes, com uma diferença, o diesel eu conduzo, o otto a mulher. Quando pego no otto a média sobe. Dos vários carros otto que tive, nunca nenhum baixou dos 7 de média, sendo que um andava muitas vezes nos 9. De todos os diesel e turbo diesel que tive este até é o mais económico embora o mais potente. Mas nunca passavam dos 5 e muito pouco. Acho engraçado postar aqui consumos absurdamente baixos de otto. Que devem ser obtidos a 80 em nacional atrás de um camião. Esses consumos não contam. O que conta é o consumo real e em condições normais de utilização. Os diesel aguentam bem mais as diferenças de condução, não variam muito as médias, ao passo que os otto.....

                                        Como curiosidade, no sprintmonitor, o clio indica 4,88 de média e o otto, 7,07. Não ando muito longe.
                                        Está tudo explicado
                                        Já agora. Os carros são equivalentes?
                                        Eu tive um clio 1.1 e fazia média inferiores a 6l/100

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                          Está tudo explicado
                                          Já agora. Os carros são equivalentes?
                                          Eu tive um clio 1.1 e fazia média inferiores a 6l/100
                                          Eu tive um uno 60 sx que andava sempre pelos 8-9. E foi comprado novo.

                                          Sim são equivalentes. um tem 80cv e outro tem 90. O diferença de peso não chega aos 100kg.

                                          Quando ando no otto a média sobe que é um disparate.

                                          Comentário


                                            No meu yaris 1.0 fazia 5,4 aos 100 e sempre a esgalhar.
                                            Os consumos do carro a gasolina vs equivalente a diesel, não é o dobro nem nada que se pareça.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por callinas Ver Post
                                              No meu yaris 1.0 fazia 5,4 aos 100 e sempre a esgalhar.
                                              Os consumos do carro a gasolina vs equivalente a diesel, não é o dobro nem nada que se pareça.
                                              Ainda não percebeste que não é o consumo que é o dobro. É o custo aos 100km.

                                              Não acredito minimamente que fizesse 5.4 a esgalhar. Agora também depende do teu conceito de esgalhar.

                                              Comentário


                                                10cv e 100kg, nota-se bem, é 12,5% na potência e quase outro tanto no peso. Ou seja: é uma diferença de vinte e tal por cento.
                                                Acresce a isso que se não houver cuidado, a condução do otto presta-se, mesmo inconscientemente, a ser mais "desportiva". Daí a diferença de consumo entre ti e a tua esposa.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                  10cv e 100kg, nota-se bem, é 12,5% na potência e quase outro tanto no peso. Ou seja: é uma diferença de vinte e tal por cento.
                                                  Acresce a isso que se não houver cuidado, a condução do otto presta-se, mesmo inconscientemente, a ser mais "desportiva". Daí a diferença de consumo entre ti e a tua esposa.
                                                  Acho que não percebeste bem. o de 80cv (diesel) pesa menos 100kg que o de 90cv (otto).portanto equilibram-se. Essa do otto se prestar a uma condução desportiva deve ser para rir mesmo....

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                    Ainda não percebeste que não é o consumo que é o dobro. É o custo aos 100km.

                                                    Não acredito minimamente que fizesse 5.4 a esgalhar. Agora também depende do teu conceito de esgalhar.
                                                    Segundo o sprit monitor a média desses carros é de 5.8 e há muitos com médias abaixo de 5.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                      Acho que não percebeste bem. o de 80cv (diesel) pesa menos 100kg que o de 90cv (otto).portanto equilibram-se. Essa do otto se prestar a uma condução desportiva deve ser para rir mesmo....
                                                      Percebi bem, o diesel gasta menos porque é mais leve. O otto está prejudicado pelo peso. Só devido a isso já é de esperar uma boa diferença no consumo.
                                                      O desportivo estava ente ""

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                        Segundo o sprit monitor a média desses carros é de 5.8 e há muitos com médias abaixo de 5.
                                                        Lá está. A média é de 5.8. Portanto nunca podes fazer 5,4 a esgalhar. Os a esgalhar são as médias no outro extremo.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                          Percebi bem, o diesel gasta menos porque é mais leve. O otto está prejudicado pelo peso. Só devido a isso já é de esperar uma boa diferença no consumo.
                                                          O desportivo estava ente ""
                                                          É mais leve mas tem menos potência. O mais pesado tem mais potência. Equilibram-se. O diesel carregado nem se nota no consumo.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                            Lá está. A média é de 5.8. Portanto nunca podes fazer 5,4 a esgalhar. Os a esgalhar são as médias no outro extremo.
                                                            Cruzes, credo. alguma vez eu andava a esgalhar com um brinquedo daqueles?
                                                            O esgalhar pode ser um estado de espirito

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                              Cruzes, credo. alguma vez eu andava a esgalhar com um brinquedo daqueles?
                                                              O esgalhar pode ser um estado de espirito
                                                              enganei-me. Não eras tu. era o dono do yaris. De qualquer das formas, todas as contas que eu faça me levam a optar pelo diesel. Aliás tenho um encomendado.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X