Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motores a gasolina turbinados não fazem sentido

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Experimenta ambos e tira tu as próprias conclusões
    Da minha parte, entre 1.2 at e turbo é água e vinho sobretudo em utilização de estrada nacional e ae. Basta ver que os 1.2 at normalmente não passam dos 80/90cv enquanto nos turbo podem chegar aos 140cv.

    Já agora, devias ter lamçado outro tópico ou aproveitado o que tinhas, porque se reparares no título este não tem nada a ver.

    Comentário


      Diria que nos "pequenos" motores (tipo até 1.5) os turbinados são mesmo imbatíveis! Já têm algum binário (o 1.0 da vw tem 200 nm) e muito cedo (tipo antes das 2.000 rpm) o que os torna muitíssimo agradáveis em utilização diária e permite uma condução despachada e fluída com poucas rotações (logo, baixo consumos).

      Naturalmente que a complexidade mecânica (turbo, injeção direta...) é maior, mas penso ser um preço "razoável" a pagar para ter essas benesses, além de que o IUC a pagar é bem mais baixo.

      Como é lógico, estes pequenos turbinados têm ainda outra desvantagem importante que são as altas rotações, mas para a maior parte dos consumidores (eu incluído) ir além das 5.000 rpm é algo pontual (se quero fazer rotação ando de mota)... deixa de ser problemático.

      Comentário


        Originalmente Colocado por petrus Ver Post
        Diria que nos "pequenos" motores (tipo até 1.5) os turbinados são mesmo imbatíveis! Já têm algum binário (o 1.0 da vw tem 200 nm) e muito cedo (tipo antes das 2.000 rpm) o que os torna muitíssimo agradáveis em utilização diária e permite uma condução despachada e fluída com poucas rotações (logo, baixo consumos).

        Naturalmente que a complexidade mecânica (turbo, injeção direta...) é maior, mas penso ser um preço "razoável" a pagar para ter essas benesses, além de que o IUC a pagar é bem mais baixo.

        Como é lógico, estes pequenos turbinados têm ainda outra desvantagem importante que são as altas rotações, mas para a maior parte dos consumidores (eu incluído) ir além das 5.000 rpm é algo pontual (se quero fazer rotação ando de mota)... deixa de ser problemático.
        É. Até o meu 0.9 TCE que alguns dizem ser pouco linear, já tem força acima das 1600 RPM mesmo em subidas....


        E nunca esquecer que os sem turbo, para terem força nas baixas RPM : ou tinham muita cilindrada ou caixas muito curtas......


        A única coisa que me chateia nos motores turbo é a eventual fiabilidade, e os consumos caso tenhamos o pé pesado !

        Comentário


          Por acaso estas férias andei com um Leon 1.0 TSI alugado e para ser sincero fiquei um bocado desiludido com o carro.
          Oiço a maior parte das pessoas dizerem que este motor é mais agradável do que o 1.6 Tdi e eu não achei, gosto mais da "força" que o 1.6 Tdi aparenta ter e os consumos também foram parcialmente uma desilusão pois sempre a andar devagar rondaram os 6,5 l/100, apesar de o carro andar constantmente com 4 adultos e uma criança esperava bem menos face aos ritmos de férias com que foi conduzido.

          Comentário


            there is no replacement fos displacement

            Comentário


              Eu só não abri outro tópico porque era mais um falar sobre estes motores.

              Não sei se existe algum a falar de comparação entre os dois tipos de motores em questão, fica difícil fazer essa pesquisa no telemóvel. Se houver e eu não o tiver visto, avisem sff.
              Senão também abro o tópico para ser uma discussão mais específica.

              Neste momento tenho comigo diariamente um Ibiza 1.2 de 70cv, de 2005 (isto é, montado e vendido em 2005). E também consigo experimentar um 1.2 de 70cv de 2013 (lá está, montado e vendido num Ibiza de 2013) mas não sei se têm muita diferença entre si, ou se o motor não sofreu actualizações de uma altura para outra.
              Sabem?

              Sobre os turbinados ainda vou ter de experimentar opções com o meu pai.
              Também não queríamos gastar muito, até 10.000€.

              Comentário


                Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                Por acaso estas férias andei com um Leon 1.0 TSI alugado e para ser sincero fiquei um bocado desiludido com o carro.
                Oiço a maior parte das pessoas dizerem que este motor é mais agradável do que o 1.6 Tdi e eu não achei, gosto mais da "força" que o 1.6 Tdi aparenta ter e os consumos também foram parcialmente uma desilusão pois sempre a andar devagar rondaram os 6,5 l/100, apesar de o carro andar constantmente com 4 adultos e uma criança esperava bem menos face aos ritmos de férias com que foi conduzido.
                Faz menos que qualquer antigo 1.4i 90cv por ex, ou talvez o mesmo

                Qual força do 1.6 TDI ? mais cilindrada e binário mas concentrados em menos RPM totais ao contrário do TSI.

                Fora as vibrações.

                E se falarmos em por ex 1.2 TDI vs 1.2 TSI, sendo a cilindrada a mesma....nem há comparação.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                  Por acaso estas férias andei com um Leon 1.0 TSI alugado e para ser sincero fiquei um bocado desiludido com o carro.
                  Oiço a maior parte das pessoas dizerem que este motor é mais agradável do que o 1.6 Tdi e eu não achei, gosto mais da "força" que o 1.6 Tdi aparenta ter e os consumos também foram parcialmente uma desilusão pois sempre a andar devagar rondaram os 6,5 l/100, apesar de o carro andar constantmente com 4 adultos e uma criança esperava bem menos face aos ritmos de férias com que foi conduzido.
                  O que escreves não me admira em nada!

                  Antes de comprar o Scross a minha 1.ª opção era o Ateca. Foi difícil naquela altura conseguir testar a motorização 1.0 (foi no da imprensa que fiz o teste e ainda era de matrícula espanhola), mas no 1.6 já havia vários pelo que foi mais fácil de fazer...

                  Ainda que um pouco mais pesado com o motor 1.6 tdi o binário muito superior sente-se bem a baixas rotações tornando-o muito agradável. O 1.0 tem melhor comportamento (menos peso sobre o eixo dianteiro), ausência de vibrações e sobe bem de rotação, mas dá para ser conduzido também sem ir além das 3.000 ou 3500... daí para cima os consumos disparam e bem!

                  Quanto a consumos, na situação que descreves (a pastar, mas com o carro carregado) o tdi iria fazer à volta de 5,5 pelo que acho perfeitamente normal.

                  PS: levei bastante tempo a "desligar-me" do binário diesel e a aprender a usar o da gasolina. Para uso diário não quero voltar a ter diesel e não preciso de mais cilindrada...

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                    Faz menos que qualquer antigo 1.4i 90cv por ex, ou talvez o mesmo

                    Qual força do 1.6 TDI ? mais cilindrada e binário mas concentrados em menos RPM totais ao contrário do TSI.

                    Fora as vibrações.

                    E se falarmos em por ex 1.2 TDI vs 1.2 TSI, sendo a cilindrada a mesma....nem há comparação.
                    Mas eu não estou a falar em 1.2 cc estou a falar do que vou lendo pelo fórum em que o 1.0 TSI é mais agradável de utilizar do que o 1.6 Tdi e eu fiquei com uma opinião contrária.
                    As vibrações?! Caso não tenha a bi-massa nas couves não são nada de especial
                    Para mim face ao que vou lendo o 1.0 TSI foi um bocado desilusão, por isso é que gosto de experimentar as coisas e não falar daquilo que não conheço ou ir atrás das opiniões dos outros.
                    Se tivesse que escolher entre os 2 motores e não tivesse percursos que podiam potenciar problemas com o FAP sem duvidas que escolhia o 1.6 Tdi.
                    Outra coisa que achei interessante pela negativa foram os consumos nos primeiros 4-5km, andavam sempre entre os 9-12 l/100, como essa é uma situação diária para um dos carros cá de casa achei interessante verificar esse consumo e não esperava que fosse tão alto.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                      O que escreves não me admira em nada!

                      Antes de comprar o Scross a minha 1.ª opção era o Ateca. Foi difícil naquela altura conseguir testar a motorização 1.0 (foi no da imprensa que fiz o teste e ainda era de matrícula espanhola), mas no 1.6 já havia vários pelo que foi mais fácil de fazer...

                      Ainda que um pouco mais pesado com o motor 1.6 tdi o binário muito superior sente-se bem a baixas rotações tornando-o muito agradável. O 1.0 tem melhor comportamento (menos peso sobre o eixo dianteiro), ausência de vibrações e sobe bem de rotação, mas dá para ser conduzido também sem ir além das 3.000 ou 3500... daí para cima os consumos disparam e bem!

                      Quanto a consumos, na situação que descreves (a pastar, mas com o carro carregado) o tdi iria fazer à volta de 5,5 pelo que acho perfeitamente normal.

                      PS: levei bastante tempo a "desligar-me" do binário diesel e a aprender a usar o da gasolina. Para uso diário não quero voltar a ter diesel e não preciso de mais cilindrada...
                      Pelo que vejo nos DB dos SEAT Leon naquelas condições faria mais perto dos 5,0 do que dos 5,5 l/100 mesmo estando o carro carregado.
                      Cá por casa já trocamos um dos diesel por um híbrido mas ainda existem muitas coisas que gosto do motor diesel do meu carro, para não falar também da altura quando vou à bomba encher o depósito

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                        Mas eu não estou a falar em 1.2 cc estou a falar do que vou lendo pelo fórum em que o 1.0 TSI é mais agradável de utilizar do que o 1.6 Tdi e eu fiquei com uma opinião contrária.
                        As vibrações?! Caso não tenha a bi-massa nas couves não são nada de especial
                        Para mim face ao que vou lendo o 1.0 TSI foi um bocado desilusão, por isso é que gosto de experimentar as coisas e não falar daquilo que não conheço ou ir atrás das opiniões dos outros.
                        Se tivesse que escolher entre os 2 motores e não tivesse percursos que podiam potenciar problemas com o FAP sem duvidas que escolhia o 1.6 Tdi.
                        Outra coisa que achei interessante pela negativa foram os consumos nos primeiros 4-5km, andavam sempre entre os 9-12 l/100, como essa é uma situação diária para um dos carros cá de casa achei interessante verificar esse consumo e não esperava que fosse tão alto.
                        Sabes que isso do que se ouve falar é sempre arriscado....Eu tambem ouvia dizer que um 1.4 TSI 122/140/160/170 era mais agradável de conduzir que um 2.0 TDI 136/143/170 , e algumas pessoas aqui contrariaram isso.

                        A verdade é que quando comparamos cilindradas diesel muito superiores a comparação acaba logo por ser algo injusta daí o teu relato de vantagem do 1.6 TDI. De facto eu usei o exemplo do 1.2 que não se enquadrou muito bem no teu relato lol , é vdd. Mas queria era referir que lá está, quando as cilindradas se equivalem, a diferença diminui.

                        Ah, quanto aos consumos...é melhor tirar o cavalinho da chuva......carros a gasolina quando minimamente apertados vão consumir. Não há volta a dar. Para serem económicos tem que se ter muito cuidado no pedal direito.

                        É por isso que para mim : só GPL

                        Comentário


                          Msantos, tinhas de ter experimentado durante mais tempo e em situação de uso diário, doutro modo falar de consumos pode induzir em erro. Falo por experiência própria, que só ao fim de alguns milhares de km's é que percebi quanto o carro gasta em todas as situações e modo como é conduzido.
                          Se for em test drive então é mesmo para esquecer e o melhor é nem olhar para lá. Certamente que tiveste uma experiência semelhante quando "aprendeste" a conduzir o CHR, porque neste aspecto os diesel são muito mais amigáveis.

                          Quanto ao que referes da força do TDI, de facto é verdade, mas é mais sensação que outra coisa, porque na pratica os números são semelhantes para ambos. Em contrapartida no gasolina tens mais linearidade e maior faixa de utilização. Eu por exemplo aprecio isso e ainda mais a inexistência de "lag" de um atmosférico, mesmo que numa utilização corrente ande menos. São gostos!

                          Sobre a cilindrada, continuo a achar que ter um 1.0/1.2 num SUV segmento C ou SW segmento D é esticar um bocado a corda da mesma maneira que o é num 1.5/1.6 a gasóleo.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                            Sabes que isso do que se ouve falar é sempre arriscado....Eu tambem ouvia dizer que um 1.4 TSI 122/140/160/170 era mais agradável de conduzir que um 2.0 TDI 136/143/170 , e algumas pessoas aqui contrariaram isso.

                            A verdade é que quando comparamos cilindradas diesel muito superiores a comparação acaba logo por ser algo injusta daí o teu relato de vantagem do 1.6 TDI. De facto eu usei o exemplo do 1.2 que não se enquadrou muito bem no teu relato lol , é vdd. Mas queria era referir que lá está, quando as cilindradas se equivalem, a diferença diminui.

                            Ah, quanto aos consumos...é melhor tirar o cavalinho da chuva......carros a gasolina quando minimamente apertados vão consumir. Não há volta a dar. Para serem económicos tem que se ter muito cuidado no pedal direito.

                            É por isso que para mim : só GPL
                            Mais do que comparar cilindradas estava a compara potências, o 1.0 tem 110cv e o 1.6 115, acho que nesse aspecto são comparáveis, na Seat o 1.6 diesel custa mais quanto do que o 1.0 a gasolina para o mesmo nível de equipamento? 2.000-2.500€? Eu pagava essa diferença para andar com o Tdi.
                            Os carros a gasolina quando apertados vão consumir mais do que os diesel, para mim a desilusão é que o carro não foi apertado, às tantas nunca passou dos 100km/h e os percursos não tinham grande subidas.
                            Eu antigamente não olhava para o GPL mas desde que abriram 2 bombas perto de mim já olho para isso de maneira diferente, o meu problema é que gosto de carros pequenos e para ter uma autonomia que considero razoável a GPL, o depósito vai ocupar muito espaço e fico sem mala no carro.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                              Msantos, tinhas de ter experimentado durante mais tempo e em situação de uso diário, doutro modo falar de consumos pode induzir em erro. Falo por experiência própria, que só ao fim de alguns milhares de km's é que percebi quanto o carro gasta em todas as situações e modo como é conduzido.
                              Se for em test drive então é mesmo para esquecer e o melhor é nem olhar para lá. Certamente que tiveste uma experiência semelhante quando "aprendeste" a conduzir o CHR, porque neste aspecto os diesel são muito mais amigáveis.

                              Quanto ao que referes da força do TDI, de facto é verdade, mas é mais sensação que outra coisa, porque na pratica os números são semelhantes para ambos. Em contrapartida no gasolina tens mais linearidade e maior faixa de utilização. Eu por exemplo aprecio isso e ainda mais a inexistência de "lag" de um atmosférico, mesmo que numa utilização corrente ande menos. São gostos!

                              Sobre a cilindrada, continuo a achar que ter um 1.0/1.2 num SUV segmento C ou SW segmento D é esticar um bocado a corda da mesma maneira que o é num 1.5/1.6 a gasóleo.
                              Tens toda a razão, quanto mais km fazemos com um carro mais lhe conhecemos as manhas e mais fácil será de conseguir chegar a um bom compromisso entre o andamento e os consumos.
                              A minha "desilusão" acaba por ser fruto daquilo que se vai lendo em revistas e aqui pelo fórum acerca destas motorizações 1.0 sobrealimentadas a rondar os 100-120cv e que eu ainda não tinha tido oportunidade de testar e não foi o que estava à espera, eu é que devia estar com as espectativas muito elevadas
                              O teu com 140cv montado num carro como o fiesta já acredito que seja de outra liga

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                Mais do que comparar cilindradas estava a compara potências, o 1.0 tem 110cv e o 1.6 115, acho que nesse aspecto são comparáveis, na Seat o 1.6 diesel custa mais quanto do que o 1.0 a gasolina para o mesmo nível de equipamento? 2.000-2.500€? Eu pagava essa diferença para andar com o Tdi.
                                Os carros a gasolina quando apertados vão consumir mais do que os diesel, para mim a desilusão é que o carro não foi apertado, às tantas nunca passou dos 100km/h e os percursos não tinham grande subidas.
                                Eu antigamente não olhava para o GPL mas desde que abriram 2 bombas perto de mim já olho para isso de maneira diferente, o meu problema é que gosto de carros pequenos e para ter uma autonomia que considero razoável a GPL, o depósito vai ocupar muito espaço e fico sem mala no carro.
                                Quanto à autonomia olha antes o depósito de gasóleo do C5 era aproximadamente 70L , que numa nacional a 5.2 / 5.3 L/100 apontava-me muitas vezes para 1300 KM de autonomia

                                Agora com o depósito de 32L do Sandero é tipo 400 / 450 km ou seja 1/3 Mas pronto como é 60 cent/litro....

                                mas sim se meteres tanque dos grandes a mala fica muito cheia. É bom é no segmento D.

                                Sim falas em potências mas apesar disso a cilindrada ainda tem a sua importância.

                                Eu prefiro sempre a gasolina mesmo que mais fracos. Mas claro são gostos. Para o 1.0 TSI acompanhar o 1.6 tens de ir em maior rotação no TSI. Embora não puxe tanto as costas contra o banco, acaba por andar o mesmo .

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                  Tens toda a razão, quanto mais km fazemos com um carro mais lhe conhecemos as manhas e mais fácil será de conseguir chegar a um bom compromisso entre o andamento e os consumos.
                                  A minha "desilusão" acaba por ser fruto daquilo que se vai lendo em revistas e aqui pelo fórum acerca destas motorizações 1.0 sobrealimentadas a rondar os 100-120cv e que eu ainda não tinha tido oportunidade de testar e não foi o que estava à espera, eu é que devia estar com as espectativas muito elevadas
                                  O teu com 140cv montado num carro como o fiesta já acredito que seja de outra liga
                                  Nada como experimentar. Eu tambem ouvia maravilhas de uns quantos motores....

                                  E choca a muitos eu dizer que prefiro o motor de um Uno 1.0 47cv / 1.1 57cv ou Berlingo 1.9D 70cv a um Clio 1.5 DCI 105

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                    Por acaso estas férias andei com um Leon 1.0 TSI alugado e para ser sincero fiquei um bocado desiludido com o carro.
                                    Oiço a maior parte das pessoas dizerem que este motor é mais agradável do que o 1.6 Tdi e eu não achei, gosto mais da "força" que o 1.6 Tdi aparenta ter e os consumos também foram parcialmente uma desilusão pois sempre a andar devagar rondaram os 6,5 l/100, apesar de o carro andar constantmente com 4 adultos e uma criança esperava bem menos face aos ritmos de férias com que foi conduzido.
                                    O 1.6 TDI tem 250 e o 1.0 TSI cerca de 200 certo?

                                    Tudo depende da gestao. Nunca experimentei o 1.0 TSI da VW mas o 1.0 do Corsa so tem 160 (ou 170) e isso nota-se. Abaixo das 2000 nao existe motor.

                                    Agora para manter 140 em AE quer seja com o Corsa ou a golf 1.6 TDI (Carros que conheco bem) diria que a diferenca e nula.

                                    Tambem vejo muita gente que num gasolina evita passar das 2000 e isso e complicado. Mesmo o meu e 1.6 turbo com 250 NM as 1250 mas mudancas abaixo das 2500/3000 tornaria a experiencia muito ma.

                                    Nao se pode conduzir um 1.0 turbinado da mesma forma que um 1.6 TDI. Mesmo em arranques de semaforo e melhor ter logo o ponteiro nas 2000.

                                    Agora o titulo nao faz sentido para motores medios:

                                    Um 2.0 turbo (quer o golf GTI, quer o GLA 250, quer equivalentes) nao tem nada a ver com 2.0 TDI. Estamos a falar de motores com 350 de binario e conduzir um diesel sera sempre 1 experiencia inferior

                                    Comentário


                                      Sou de antes da moda do diesel, detesto motores diesel, mas tive de ceder à ditadura do diesel porque em alguns modelos as marcas praticamente se recusavam a vender modelos a gasolina. Mas, principalmente em modelos pequenos, em que as vibrações e ruídos são mais perceptíveis, prefiro de longe as versões a gasolina.

                                      Há uns 6 anos tive um desse pequenos familiares (um A3) com o motor 1.4TSI de 122 cv que era muito mais agradável do que o mesmo modelo na versão 1.6TDI, mas é que nem tinha comparação. Podem-me dizer que era por ter mais cavalos, mas não, as vantagens do otto eram várias, a começar por uma incomparável maior suavidade e elasticidade.

                                      Também andei com o focus de 125cv e também gostei. Mais ainda porque achei que fazia um barulho a lembrar o 6 cilindros boxer da porsche. Achei bem porreiro.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                        Sou de antes da moda do diesel, detesto motores diesel, mas tive de ceder à ditadura do diesel porque em alguns modelos as marcas praticamente se recusavam a vender modelos a gasolina. Mas, principalmente em modelos pequenos, em que as vibrações e ruídos são mais perceptíveis, prefiro de longe as versões a gasolina.

                                        Há uns 6 anos tive um desse pequenos familiares (um A3) com o motor 1.4TSI de 122 cv que era muito mais agradável do que o mesmo modelo na versão 1.6TDI, mas é que nem tinha comparação. Podem-me dizer que era por ter mais cavalos, mas não, as vantagens do otto eram várias, a começar por uma incomparável maior suavidade e elasticidade.

                                        Também andei com o focus de 125cv e também gostei. Mais ainda porque achei que fazia um barulho a lembrar o 6 cilindros boxer da porsche. Achei bem porreiro.
                                        O 1.0 3 cil da toyota tambem tem esse som engraçado. Está no C1, 107, aygo e yaris acho. Bem giro aquilo com esse som em 3ª na AE com o velocímetro a chegar aos 160 km/h e as RPM a + de 6000

                                        Comentário


                                          Para mim, nada melhor que um motor a gasolina com turbo.

                                          O melhor dos 2 mundos, baixas rotações com força, som, etc.

                                          Mesmo com turbo, prefiro um motor com mais cilindrada, mas os actuais tricilíndricos turbo dão bem conta do recado. Ainda ontem conduzi um focus com o pequenito ecoboost e o carro desenrasca-se muito bem.

                                          Comentário


                                            comprei recentemente um yaris 1.0 3 cil, e o motor tem realmente um som bastante engraçado ahaha inicialmente antes de o experimentar pensei que ia ter um trabalhar tipo tipo os ibizas a diesel 3 cil, mas não é de longe mais silencioso e não tem tanto aquele trabalhar de trator

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                              Tens toda a razão, quanto mais km fazemos com um carro mais lhe conhecemos as manhas e mais fácil será de conseguir chegar a um bom compromisso entre o andamento e os consumos.
                                              A minha "desilusão" acaba por ser fruto daquilo que se vai lendo em revistas e aqui pelo fórum acerca destas motorizações 1.0 sobrealimentadas a rondar os 100-120cv e que eu ainda não tinha tido oportunidade de testar e não foi o que estava à espera, eu é que devia estar com as espectativas muito elevadas
                                              O teu com 140cv montado num carro como o fiesta já acredito que seja de outra liga
                                              O meu não é 140, é 125. O 140 já se atira para valores maiores em termos de consumo, talvez por isso só esteja disponível no fiesta e ecosport.
                                              Ando tentado em fazer repro para 140/150cv, sobretudo pelo binário. Mas a razão tem falado mais alto.
                                              Ainda um dia destes apareceu-me tipo sugestão no facebook um casa onde aparecia numa foto um igual ao meu. abri e era um 100cv que estava a debitar 116 e 190 nm, depois passou a 144 e quade 260nm. Biquei abismado

                                              Comentário


                                                Tem havido uma boa evolução nos motores turbo pequenos, mas muitos deles surpreendem nas baixas e médias rpms e desiludem nas altas.

                                                Não sendo por consumos, questões ambientais e ficais, continuo a preferir os motores atmosféricos, ou seja em termos de utilização são os que prefiro.

                                                Os melhores motores turbos são os que tentam reproduzir o comportamento dos motores atmosféricos.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                                  Tem havido uma boa evolução nos motores turbo pequenos, mas muitos deles surpreendem nas baixas e médias rpms e desiludem nas altas.

                                                  Não sendo por consumos, questões ambientais e ficais, continuo a preferir os motores atmosféricos, ou seja em termos de utilização são os que prefiro.

                                                  Os melhores motores turbos são os que tentam reproduzir o comportamento dos motores atmosféricos.

                                                  É isso!

                                                  É um pouco como aqueles fanáticos vegetarianos ou vegans que comem salsichas, hamburgueres, chouriços vegetarianos.

                                                  A referência vem sempre do outro lado.

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X