Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Autobahn - E se fosse cá? Concordavam?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Ninguém comentou o video, mas ilustra de forma tranquila como se pode utilizar a velocidade sem ser um bicho papão.

    O Sr. conduz de forma rápida e segura, um carro familiar. 290 km/h é uma excelente velocidade.

    P.S.: Aos defensores que nas Autobahn faz-se tudo correctamente e de forma muito diferente da de cá, o banana do Smart escusava de ir pela esquerda com aquela calma toda.
    Editado pela última vez por v7; 28 October 2013, 15:05.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
      Referes-te aos radares? É que nos anos 70 não havia A2 e os únicos troços de AE que existiam eram: V.N.Gaia->Carvalhos e V.F.Xira->Lisboa
      Não, refiro-me à pergunta do tópico.

      Comentário


        #63
        Lembro-me dessa coisa das "pistolas", quando vim viver para Portugal, em 1982!

        Já agora, muito curiosamente, hoje li um artigo numa revista americana de 1961 em que se mencionam já os radares de controlo de velocidade com o tripé e 2 agentes para multar, como hoje se faz, e o respectivo aparelho avisador de radares, usado pelo repórter da revista, e que até funcionava!!

        Comentário


          #64
          Famalicão - Braga... na famosa Cruz

          Eu tenho esta ideia, se não estiver certa, corrijam:

          1973: limites de velocidade fora das localidades: 90-100-120, até ai era livre.

          1980: compra de pistolas radar

          1988: equipamento com possibilidade de registo nocturno

          1991-92: equipamento de perseguição, ainda VHS?

          Nota: reza a lenda que na Ponte Salazar sempre houve qualquer coisa.

          ,,,

          Em termos práticos quando eu era pequenino, digamos até 1980, qualquer pessoa nem se preocupava, se quisesse em estrada era de cavilha.
          E durante os anos 80 começaram as primeiras preocupações com isso (com balão também) sendo que foi no final dos anos 80 em que de noite parece que se tornou possível medir e registar.

          O que acontecia muito já nos anos 70 é que circulando o carro da polícia, havia uma espécie de "coisa institucionalizada" que indo ele em estrada a perto de 90 não se passava, pois supostamente podiam mandar parar com a coisa de: "se íamos a 90 e nos passou..." agora não sei até que ponto multavam mesmo???

          Sei que em 77 em Espanha, um carro onde seguia ultrapassou a policia e não foi a 90, foi a uns 170 e não acharam piada.
          Julgo que entre Vilar Formoso e Salamanca
          Mas não multaram.
          Mas foi em altura de corrida de Formula 1, pode ter servido de desculpa. Não sei.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
            Atenção que a forma de construção de uma AutoBahn sem limitação de velocidade é um pouco diferente da construção de uma outra qualquer AE.

            Possui um piso com uma melhor qualidade, drenagem impecável, altura e camadas do betuminoso, raios das curvas elevado de forma a não haver curvas mais apertadas, conservação diária, etc.

            Para além de uma boa fiscalização e CIVISMO. Acho que a maioria de vocês deveria conduzir uma única vez na Alemanha para verem as diferenças.

            Completando o que escrevi há pouco, refiro que a realidade Alemã e a realiadade Portugues é completamente distinta.

            Se as Autobahn sem limite tem as suas particulariedades técnicas que não constumam existir nas simples AE de cá, também é de referir que os limites de velocidade antes e depois de um troço sem limite são muito cumpridos pelos condutores alemães e onde a fiscalização está muito presente.
            E os condutores não se esquecem. Diminuem a velocidade.

            O limite poderia ser subido para os 130 como a Espanha está a pensar em fazer. Mais do que isso não.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
              Ninguém comentou o video, mas ilustra de forma tranquila como se pode utilizar a velocidade sem ser um bicho papão.

              O Sr. conduz de forma rápida e segura, um carro familiar. 290 km/h é uma excelente velocidade.

              P.S.: Aos defensores que nas Autobahn faz-se tudo correctamente e de forma muito diferente da de cá, o banana do Smart escusava de ir pela esquerda com aquela calma toda.
              Isso também me parece claro. Por exemplo, existe uma diferença entre ir a uma velocidade cruzeiro de 180km/h, reduzindo-a suavemente quando necessário, e entre ir sempre de pata no fundo, a dar sinais de luzes a 1km de distância, fazer ultrapassagens pela direita e afins. Resumidamente, pode-se ir tranquilamente ou ir de faca nos dentes, a diferença está mais na atitude do que na velocidade em si.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                Famalicão - Braga... na famosa Cruz

                Eu tenho esta ideia, se não estiver certa, corrijam:

                1973: limites de velocidade fora das localidades: 90-100-120, até ai era livre.

                1980: compra de pistolas radar

                1988: equipamento com possibilidade de registo nocturno

                1991-92: equipamento de perseguição, ainda VHS?

                Nota: reza a lenda que na Ponte Salazar sempre houve qualquer coisa.

                ,,,

                Em termos práticos quando eu era pequenino, digamos até 1980, qualquer pessoa nem se preocupava, se quisesse em estrada era de cavilha.
                E durante os anos 80 começaram as primeiras preocupações com isso (com balão também) sendo que foi no final dos anos 80 em que de noite parece que se tornou possível medir e registar.

                O que acontecia muito já nos anos 70 é que circulando o carro da polícia, havia uma espécie de "coisa institucionalizada" que indo ele em estrada a perto de 90 não se passava, pois supostamente podiam mandar parar com a coisa de: "se íamos a 90 e nos passou..." agora não sei até que ponto multavam mesmo???

                Sei que em 77 em Espanha, um carro onde seguia ultrapassou a policia e não foi a 90, foi a uns 170 e não acharam piada.
                Julgo que entre Vilar Formoso e Salamanca
                Mas não multaram.
                Mas foi em altura de corrida de Formula 1, pode ter servido de desculpa. Não sei.
                Não me recordo de tudo, mas devo corrigir uns pontos:

                -As velocidades máximas eram de 60 nas localidades e de 120 nas AE (que quase não existiam). O limite de 100 era pontual, por sinalização vertical, e não fazia regra.

                -Antes de 1980 já havia radares (pelo menos os de pistola) e disso recordo-me bem porque se passou antes de ingressar no Serviço Militar.

                -Confirmo a aquisição de carros equipados com câmaras (Peugeots) que terá sido depois de 1988. Recordo-me que era ainda sócio do ACP e de ter lido um artigo sobre essa novidade na revista. E mais me recordo ainda desse facto porque fui perseguido por um na A3 que me mandou parar e fez questão de me mostrar o vídeo com o meu excesso de velocidade. Isto passou-se logo no início da vinda desses carros que coincidiu com a greve da PSP (para quem se lembra, fizeram greve às multas) e que poderá ajudar a localizar correctamente o ano.

                Comentário


                  #68
                  Sou apologista do aumento do limite em AE para os 140 km/h pelo simples facto de, e noto isso quando faço viagens mais longas, se for nos 120 km/h, o nível de concentração é substancialmente inferior e mais atreito à sonolência do que se for a 140 km/h. A esta velocidade noto que vou muito mais atento e a sonolência surge muito mais tarde. Mais do que isso, acho demais para a mentalidade tuga. Ainda ontem como disse antes, vinha de Castelo Branco, passei um "tio" dos seus 60 anos no seu 530d e não gostou que um puto (37 anos) o tenha ultrapassado de Opel e passou por mim a abrir e a abrir foi até ter que travar forte atrás dum carro.

                  Comentário


                    #69
                    Acho que pelo menos a velocidade máxima deveria de ser 140km/.
                    Editado pela última vez por FredSimoes; 28 October 2013, 23:53.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Nikofreitas Ver Post
                      Sou apologista do aumento do limite em AE para os 140 km/h pelo simples facto de, e noto isso quando faço viagens mais longas, se for nos 120 km/h, o nível de concentração é substancialmente inferior e mais atreito à sonolência do que se for a 140 km/h. A esta velocidade noto que vou muito mais atento e a sonolência surge muito mais tarde.
                      A 140 km/h o teu cérebro vai num esforço superior do que se for a 120 km/h.

                      E a sonolência ao volante em nada tem a ver com a velocidade a que se circula. Mania de misturarem as coisas.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por nelyto Ver Post
                        Estas a referir te a descida após as bombas da Repsol? Faço a 200/220 e o carro nem mexe,factores como conhecer o carro e a estrada também contam.
                        Nao te sei precisar qual é a bomba, mas é a descida depois da area de serviço (Loures?).

                        Para fazeres essa curva a essa velocidade, ja tem de ser um carro (bem) razoavel, porque com a maioria do parque automovel portugues nao ias la Pelo menos com o meu nao ias com toda a certeza Ate porque 220 deve ser a velocidade maxima dele e nao tem segurança nem estabilidade para fazer essa curva a velocidade que dizes..........


                        Ja para nao dizer que nao era o filho do meu pai, que a faria a essa velocidade

                        Nao te quero ofender, nem chamar nomes, e espero que nao leves a mal, mas que es um "ganda maluco" la isso es.



                        ps. Epahhhh eu nao sou assim tao velho quanto isso e ainda me lembro de andar a 135km/h num camiao tir na A1 naquela descida que agora da acesso a VDG no sentido norte-sul
                        Editado pela última vez por Ribeiros; 28 October 2013, 15:49.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                          A 140 km/h o teu cérebro vai num esforço superior do que se for a 120 km/h.

                          E a sonolência ao volante em nada tem a ver com a velocidade a que se circula. Mania de misturarem as coisas.
                          É óbvio que à medida que se aumenta a velocidade maior é a concentração. Se é mais cansativo? Sim, mas esse cansaço é praticamente anulado pelo aumento da adrenalina e esta anula o efeito do sono.

                          Tu estás a tentar separar o inseparável

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
                            Companheiro

                            Eu não estava a medir pilinhas contigo; mas da forma como escreveste não me parecia que já tivesses as mencionadas 37 primaveras e os 20 aninhos de carta.

                            Com essa resposta fique esclarecido!

                            A probabilidade de me passares numa qualquer AE é de 99,999999999%, visto que, costumo ir na faixa da direita a trabalhar para a média (nunca tão baixa quanto eu desejo).

                            A parte da PSP era para os "putos sentados nas cadeirinhas".

                            Também já andei depressa uma ou duas vezes, mas isso foi chão que já deu uvas.

                            Boa sorte para ti, para os "putos" e para os restantes utentes das vias por onde habitualmente transitas...

                            Um abraço

                            ny12xx
                            Abraço e boas medias,​companheiro...

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                              Não me recordo de tudo, mas devo corrigir uns pontos:

                              -As velocidades máximas eram de 60 nas localidades e de 120 nas AE (que quase não existiam). O limite de 100 era pontual, por sinalização vertical, e não fazia regra.

                              -Antes de 1980 já havia radares (pelo menos os de pistola) e disso recordo-me bem porque se passou antes de ingressar no Serviço Militar.

                              -Confirmo a aquisição de carros equipados com câmaras (Peugeots) que terá sido depois de 1988. Recordo-me que era ainda sócio do ACP e de ter lido um artigo sobre essa novidade na revista. E mais me recordo ainda desse facto porque fui perseguido por um na A3 que me mandou parar e fez questão de me mostrar o vídeo com o meu excesso de velocidade. Isto passou-se logo no início da vinda desses carros que coincidiu com a greve da PSP (para quem se lembra, fizeram greve às multas) e que poderá ajudar a localizar correctamente o ano.
                              Julgo que Peugeots 405 SRI, um ou outro MI16.

                              Sobre os limites estamos a dizer o mesmo.
                              60 em cidade
                              Fora das localidades: 90-100-120

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                A 140 km/h o teu cérebro vai num esforço superior do que se for a 120 km/h.

                                E a sonolência ao volante em nada tem a ver com a velocidade a que se circula. Mania de misturarem as coisas
                                .
                                Porque não andar a 60 km/h na AE ?

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                  Julgo que Peugeots 405 SRI, um ou outro MI16.

                                  Sobre os limites estamos a dizer o mesmo.
                                  60 em cidade
                                  Fora das localidades: 90-100-120
                                  Sim, eram os Peugeot 405 e o que me interpelou era azul muito claro, quase cinza-prata, muito bem disfarçado

                                  Falamos dos mesmos limites, mas os 100 não era um limite do código e sim por sinalização vertical, que poderia variar tal como hoje. Mesmo em AEs há locais limitados a 80 e a 100.

                                  Limites eram apenas 60, 90 e 120, conforme se tratasse de uma localidade, fora da localidade ou AE. Hoje temos os 60 transformados em 50 para que os peões possam atravessar as ruas em qualquer lugar, sem olhar e a falar ao telemóvel

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                    Nao te sei precisar qual é a bomba, mas é a descida depois da area de serviço (Loures?).

                                    Para fazeres essa curva a essa velocidade, ja tem de ser um carro (bem) razoavel, porque com a maioria do parque automovel portugues nao ias la Pelo menos com o meu nao ias com toda a certeza Ate porque 220 deve ser a velocidade maxima dele e nao tem segurança nem estabilidade para fazer essa curva a velocidade que dizes..........


                                    Ja para nao dizer que nao era o filho do meu pai, que a faria a essa velocidade

                                    Nao te quero ofender, nem chamar nomes, e espero que nao leves a mal, mas que es um "ganda maluco" la isso es.



                                    ps. Epahhhh eu nao sou assim tao velho quanto isso e ainda me lembro de andar a 135km/h num camiao tir na A1 naquela descida que agora da acesso a VDG no sentido norte-sul
                                    Se a estrada e as restantes condições o permitem,porque não o farás. Sim,é essa descida e o carro não é nada de especial,tem é a suspenção e pneus em bom estado dai acreditar que ainda tenho margem de segurança,pois não sinto que vá no limite. Só te respondi porque achei exagerado que a 140 fosse parar la abaixo,mas pensado melhor até que é bem possivel...

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                      Porque não andar a 60 km/h na AE ?
                                      E na faixa do meio que é mais seguro...

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                        Sim, eram os Peugeot 405 e o que me interpelou era azul muito claro, quase cinza-prata, muito bem disfarçado

                                        Falamos dos mesmos limites, mas os 100 não era um limite do código e sim por sinalização vertical, que poderia variar tal como hoje. Mesmo em AEs há locais limitados a 80 e a 100.

                                        Limites eram apenas 60, 90 e 120, conforme se tratasse de uma localidade, fora da localidade ou AE. Hoje temos os 60 transformados em 50 para que os peões possam atravessar as ruas em qualquer lugar, sem olhar e a falar ao telemóvel
                                        Então e os 100 nas chamadas "Vias Reservadas" com o caso da Via Rápida e Via Norte no Porto.

                                        Dentro das Localidades é que havia algumas excepções e ainda há.
                                        A Circunvalação por sinais tinha partes de 90 e de 70.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                          Então e os 100 nas chamadas "Vias Reservadas" com o caso da Via Rápida e Via Norte no Porto.

                                          Dentro das Localidades é que havia algumas excepções e ainda há.
                                          A Circunvalação por sinais tinha partes de 90 e de 70.
                                          Mas essas velocidades não faziam/fazem parte das regras de trânsito; são impostas por sinalização vertical e qualquer estrada pode ser condicionada por sinalização vertical.

                                          Possivelmente não terei sido explícito: uma coisa são os limites impostos pelo código, outra são os limites impostos pela sinalização. O limite de 100 era e é imposto por sinalização vertical (não encontras no código esse limite nem para localidades nem para fora delas).

                                          Comentário


                                            #81
                                            Pessoalmente acho que os limites nas AE deveriam ser maiores. As características técnicas/segurança dos carros de hoje em dia são bem diferentes de à uns anos atrás. Não quero com isto dizer que, os perigos não continuem mas são muito mais perigos humanos que propriamente das estradas.

                                            Acho que concordam que na grande maioria dos carros que saíram há uns 3/4 anos (ou até antes) ir a 120km/h de Lx ao Porto é uma prova de resistência e de sacrifício brutais, considerando estas condições bem mais incomodativas e problemáticas que ir a 150/160 km/h. Os tempos de reacção e de travagem diferem se for a 120 ou a 160 mas a iminência do acidente estará sempre presente qualquer que seja a velocidade praticada. O que pode ser diferente é o final do acidente...

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                              É óbvio que à medida que se aumenta a velocidade maior é a concentração. Se é mais cansativo? Sim, mas esse cansaço é praticamente anulado pelo aumento da adrenalina e esta anula o efeito do sono.

                                              Tu estás a tentar separar o inseparável
                                              O cansaço em nada tem a ver com o sono.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                O cansaço em nada tem a ver com o sono.
                                                Ai não? Olha que não sabia... então o cansaço não provoca sono?

                                                Muito me contas

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                                  Ai não? Olha que não sabia... então o cansaço não provoca sono?

                                                  Muito me contas
                                                  Eu posso estar cansado e não ter sono. E vice-versa...

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                                    Ai não? Olha que não sabia... então o cansaço não provoca sono?

                                                    Muito me contas
                                                    Quando estou muito cansado após uma viagem longa (800-1000km), nem consigo dormir.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                                                      Pessoalmente acho que os limites nas AE deveriam ser maiores. As características técnicas/segurança dos carros de hoje em dia são bem diferentes de à uns anos atrás. Não quero com isto dizer que, os perigos não continuem mas são muito mais perigos humanos que propriamente das estradas.

                                                      Acho que concordam que na grande maioria dos carros que saíram há uns 3/4 anos (ou até antes) ir a 120km/h de Lx ao Porto é uma prova de resistência e de sacrifício brutais, considerando estas condições bem mais incomodativas e problemáticas que ir a 150/160 km/h. Os tempos de reacção e de travagem diferem se for a 120 ou a 160 mas a iminência do acidente estará sempre presente qualquer que seja a velocidade praticada. O que pode ser diferente é o final do acidente...
                                                      «As características técnicas/segurança dos carros de hoje em dia são bem diferentes de à uns anos atrás» Devido a isso e a mais uns fatores, a sinistralidade diminuiu espetacularmente. Talvez haja quem tenha saudades dos tempos em que morriam 3.000 pessoas por ano em acidentes e ache que é melhor aumentar os limites para morrerem mais uns quantos.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Podia ser feito mas o condutor teria de ter uma certificação e o carro também.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                          «As características técnicas/segurança dos carros de hoje em dia são bem diferentes de à uns anos atrás» Devido a isso e a mais uns fatores, a sinistralidade diminuiu espetacularmente. Talvez haja quem tenha saudades dos tempos em que morriam 3.000 pessoas por ano em acidentes e ache que é melhor aumentar os limites para morrerem mais uns quantos.
                                                          Tens dados que provem que a grande causa dos sinistros em Portugal seja a velocidade? Pela minha experiência de estrada, aponto para a falta de educação e a agressividade ao volante. E acho que ninguém tem saudades das 3.000 mortes na estrada, mas não consideras que os 120km/h sejam demasiado ''desconfortáveis'' para quem faça largos percursos? Não consideras que seja muito mais fácil quebrar por monotonia ao volante? Aposto que nunca fizeste LX-Porto a 120 km/h.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                            Quando estou muito cansado após uma viagem longa (800-1000km), nem consigo dormir.
                                                            Ninguém disse que somos todos iguais... há quem perca a fome quando fica nervoso e há quem fique cheio de apetite.

                                                            Dependendo do carro, fazer 300Km em AE sem passar os 120 pode tornar-se uma prova de esforço considerável. Então se for de noite com pouco trânsito pode revelar-se um perigo. No meu caso preferiria ir pela nacional!

                                                            Excluo naturalmente alguns charutos que vemos por aí... que a 120 já vão quase a desfazer-se.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                                              Talvez por isso e com o constante medo das multas, cada vez mais se ve acidentes e filas de transito por coisas sem importancia.

                                                              Isto esta a chegar a um ponto em que as pessoas ja tem medo a conduzir.... andam com tanto medo que depois so fazem é mer*@.....

                                                              Nem 8 nem 80.
                                                              É verdade. Uma mota da policia parada dá fila. Um colete reflector ao longe dá fila. Um toque de caca com um reboque do outro lado da AE dá fila.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X