Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Autobahn - E se fosse cá? Concordavam?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Sim e eu que faço a 2a circular/Ic19 todos os dias ás vezes fico tolo com certas filas, é que o trânsito abranda mesmo quando há um toque. Querem ver o quê, se é só chapa, se há tripas de fora. Porra todos os acidentes são quase a mesma coisa, ou é por trás, ou capotou, ou é choque em cadeia.

    Comentário


      #92
      Não digo tirar o limite, porque isso deveria levar muito tempo até que acontecesse a mudança de mentalidades necessária.

      Mas uma ideia muito boa, foi aquilo que aprendi na escola de condução, que é possível fazer e estranhamente não se faz: medição da velocidade média em determinados troços. Muito simples, pórtico à entrada, pórtico à saída. Cronometrar o tempo e a distância entre ambos e atribuir como limite uma v. média de, vamos supor, 130 km/h. Assim a pessoa podia perfeitamente gerir o ritmo, tendo como limite um valor médio.

      Ou seja, se apetecesse tirar o carvão ao carro e dar 180 durante uns kms, depois sabia-se que tinha de se diminuir o ritmo para fazer a média. Era muito bom, a meu ver.

      Comentário


        #93
        Não acho que tenhamos autoestradas para isso, e muito menos o estilo de condução para tal.. se com limite de 120 há muitos acidentes, quanto mais sem limite

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Homer Ver Post
          Não digo tirar o limite, porque isso deveria levar muito tempo até que acontecesse a mudança de mentalidades necessária.

          Mas uma ideia muito boa, foi aquilo que aprendi na escola de condução, que é possível fazer e estranhamente não se faz: medição da velocidade média em determinados troços. Muito simples, pórtico à entrada, pórtico à saída. Cronometrar o tempo e a distância entre ambos e atribuir como limite uma v. média de, vamos supor, 130 km/h. Assim a pessoa podia perfeitamente gerir o ritmo, tendo como limite um valor médio.

          Ou seja, se apetecesse tirar o carvão ao carro e dar 180 durante uns kms, depois sabia-se que tinha de se diminuir o ritmo para fazer a média. Era muito bom, a meu ver.
          Não concordo.

          Ias transformar as AEs em pistas de F1... dar gás o tempo todo, com um "pit stop" para garantir a média.


          Concordo em aumentar os limites em certas AEs/troços (A2, A6, A8, A17), mediante as condições do tráfego/climatéricas.

          Comentário


            #95
            De que servia a abolição de velocidade máxima nas AE, se tinhas que levar com os condutores de não circulam na faixa da direita quando esta está desimpedida, com os condutores que não fazem pisca para mudar de faixa, mais uns que não acendem as luzes e mais uma panóplia de manobras perigosas e egoístas que eu vejo nas nossas estradas no dia-a-dia. O problema começa logo no civismo e cultura que temos, de resto a BT não iria gostar nada disso...tinham que começar a trabalhar em vez de ficar á espera que o radar apite.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
              Sim, exagerei um pouco. Mas a curva que me refiro é bastante enganadora Descida, curva aberta com visibilidade razoavel, mas com inclinaçao para o exterior.... se existir algum precalço minimo que seja que vai acontecer?

              Percebes onde quero chegar?
              Conheço nmuito bem a A8 e até conheço que se tenha espetado nessa curva e saído de um carro em chamas. Ficou todo queimado.
              A culpa foi dele. Entrou muito depressa e ia alcoolizado.
              No entanto, com boas condições, sinto-me seguro a 160 ou mais com o meu carro. Não o faço por motivos óbvios, mas já fiz.

              Considero que a A5 também não está preparada para limites muito elevados. Há pelo menos uma curva que se se entrar distraído a 160/170 num carro "normal" vai dar m****!!

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                Explica lá o que queres dizer s.f.f.

                Eu faço a A8 com frequência e com a minha familia no carro, sem correr riscos desnecessários faço a primeira parte a 140/150 (conseguiria fazer a bastante mais). Por isso achei a observação do "Ribeiros" exagerada, embora concorde que é uma porcaria de AE.

                Quanto a limites nessa estrada:

                - se a ideia é eles reflectirem a velocidade "segura" para o pior carro, nas piores condições atmosféricas, para o pior condutor se calhar deviam ser 30 km/h
                - se a ideia é o oposto, ou seja a velocidade "segura" para o melhor carro, nas melhores condições atmosféricas, para o melhor condutor se calhar deviam ser 250 km/h

                Ou seja, mais uma vez limites não é o mesmo que velocidade recomendada, cada pessoa deverá ser capaz de andar a cada momento à velocidade adequada.
                Concordo contigo. A estrada é péssima, mas faz-se bem a essas velocidades. Se calhar estás é habituado a um carro melhorzinho..
                Uma vez, cheio de pressa para deixar a minha namorada no aeroporto fiz desde Peniche (quem vem de Peniche) até Lisboa sempre entre 180 e 220. Ela mais tarde admitiu que teve medo, mas eu nunca senti insegurança no carro. Mas foi muito desconfortável!! Sempre aos saltos.

                Comentário


                  #98
                  A A13 também tem boas condições para ter um limite superior aos 120 km/h. No entanto, não apoio a retirada de limites de velocidade. Apoio sim o seu aumento para 150 km/h no máximo.

                  Comentário


                    #99
                    Se for um ilimitado como o das operadoras de telecomunicações, não há problemas!
                    É ilimitado, mas depois vamos ler as linhas em letra pequena e só se pode circular sem limite durante 10 Km por mês!

                    Comentário


                      Eu acho que acima de tudo devia haver limites de velocidade consoante o troço.

                      Na A2 é um excelente exemplo onde os limites podiam ser bastante elevados no mínimo 180.
                      Mas depois têm a famigerada A8, um autêntico perigo de auto-estrada nos troços iniciais em que há zonas
                      que nem de devia passar dos 100.

                      Lembro me perfeitamente de a fazer num clio de 2011 e se não houvesse cuidado a velocidades
                      de 140/150 tínhamos de ir muito atentos para não ir de encontro ao separador ou berma.

                      Se a auto-estrada tem condições, aumente se o limite, a A1 faz se bem a 150.
                      Mas também, se há troços menos seguros, nesses troços a velocidade deve ser limitada.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                        Tens dados que provem que a grande causa dos sinistros em Portugal seja a velocidade? Pela minha experiência de estrada, aponto para a falta de educação e a agressividade ao volante. E acho que ninguém tem saudades das 3.000 mortes na estrada, mas não consideras que os 120km/h sejam demasiado ''desconfortáveis'' para quem faça largos percursos? Não consideras que seja muito mais fácil quebrar por monotonia ao volante? Aposto que nunca fizeste LX-Porto a 120 km/h.
                        Considerar longo percurso LX-Porto é para rir ou para chorar?
                        Já fiz, em regresso de férias, Roma-Portugal (2.600km) e Veneza-Portugal (2500km) Só com paragens de 15 minutos de 2 em 2 horas, ao anoitecer parava para dormir.
                        Conduzi sempre na velocidade máxima permitida ou seguindo o fluxo de tráfego quando tal não era possível. Foram duas viagens de dois dias cada uma em que nunca tive sono ou cansaço. Tirei um enorme prazer de conduzir desta forma relaxada, coisa que nunca me aconteceu nas vviagens em que conduzi a bastante mais velocidade na tentativa de chegar depressa. Ficava extremamente cansado, com os nervos em franja e no fim do dia o que ganhava não compensava o estado em que chegava.
                        Depois dessas duas viagens o meu padrão de condução passou a ser mais "suave", com muito menos strees e de certeza muito mais seguro.
                        Só conduzo acima dos 130 se tiver mesmo que ser e nunca se levar os meus filhos no carro.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por C3soul Ver Post
                          Eu acho que acima de tudo devia haver limites de velocidade consoante o troço.

                          Na A2 é um excelente exemplo onde os limites podiam ser bastante elevados no mínimo 180.
                          Mas depois têm a famigerada A8, um autêntico perigo de auto-estrada nos troços iniciais em que há zonas
                          que nem de devia passar dos 100.

                          Lembro me perfeitamente de a fazer num clio de 2011 e se não houvesse cuidado a velocidades
                          de 140/150 tínhamos de ir muito atentos para não ir de encontro ao separador ou berma.

                          Se a auto-estrada tem condições, aumente se o limite, a A1 faz se bem a 150.
                          Mas também, se há troços menos seguros, nesses troços a velocidade deve ser limitada.
                          Até se faz a 300. Não te podes é esquecer que há outros utentes que circulam a velocidades que podem ir desde os 50km/h. Criar um diferencial de 100km/h entre dois veiculos na mesma via é uma passo dado no caminho do desastre.

                          Comentário


                            Para quê deslimitar..?

                            Já anda tudo à velocidade que quer...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                              Para quê deslimitar..?

                              Já anda tudo à velocidade que quer...
                              É assim porque os limites estão desadequados.

                              Se fossem adequados, provavelmente era mais fácil instalar uma cultura de cumprimento, tanto nesta área como noutras.

                              Repara que mesmo os que defendem que os limites se mantenham ou aumentem pouco, andam pelos menos esporadicamente acima dessas velocidades, mas as pessoas acham normal isso.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                                Por muito que gostemos de velocidade, mesmo onde não há limite somos nós que nos temos de controlar...

                                Gostariam que as nossas Auto-Estradas não tivessem limites?

                                Não, não concordo.

                                Sou até a favor de diminuir o limite para 110 em alguns troços.

                                Em termos energéticos a há uma grande diferença entre 110 km/h e 120 km/h.

                                Não produzimos porsches nem AMGs em portugal. Na alemanha a ausência de limite em alguns troços está diretamente ligada à produção de veículos de alta velocidade... para além disso teoricamente os veiculos sao limitados a 250 km/h... exceptuando os porsches que nunca assinaram esse famigerado acordo.

                                Sou muito mais a favor da transformação do circuito do estoril num nurburgring portugues... ou da construção de um nurburgring portugues.

                                Comentário


                                  Também é verdade.
                                  A ideia seria mais despenalizar!

                                  Comentário


                                    Vejo aqui tanta gente a dizer que o limite devia ser aumentado mas pergunto-me eu: as pessoas já o aumentam que conduzem muitas vezes acima do que é permitido.

                                    Já conduzi para cima de 500'000km na autoestrada na Alemanha. É agradável de se conduzir, em geral o pessoal cumpre as regras. Para quem não sabe, existem imensas zonas em que a velocidade é limitada momentaneamente por exemplo para os 130 ou 100 e as pessoas abrandam (mesmo as grandes maquinas porque ao contrario daqui lá tem menos o sentimento de impunidade/superioridade).

                                    Radares fixos mas principalmente moveis é uma coisa constante, não só controlam a velocidade como as distancias entre veículos.

                                    Se há país onde as autoestradas podiam ser ilimitadas é a Holanda onde o terreno é super plano... mas penso que limitam a 120 ou 130.

                                    Em Portugal esta muito bem como esta.
                                    Editado pela última vez por pmvs1981; 29 October 2013, 11:32.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                      É assim porque os limites estão desadequados.

                                      Se fossem adequados, provavelmente era mais fácil instalar uma cultura de cumprimento, tanto nesta área como noutras.

                                      Repara que mesmo os que defendem que os limites se mantenham ou aumentem pouco, andam pelos menos esporadicamente acima dessas velocidades, mas as pessoas acham normal isso.

                                      Exactamente. Uma das regras básicas de quem dirige é não dar ordens que não podem ser cumpridas.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por pmvs1981 Ver Post
                                        Vejo aqui tanta gente a dizer que o limite devia ser aumentado mas pergunto-me eu: as pessoas já o aumentam que conduzem muitas vezes acima do que é permitido.

                                        Já conduzi para cima de 500'000km na autoestrada na Alemanha. É agradável de se conduzir, em geral o pessoal cumpre as regras. Para quem não sabe, existem imensas zonas em que a velocidade é limitada momentaneamente por exemplo para os 130 ou 100 e as pessoas abrandam (mesmo as grandes maquinas porque ao contrario daqui lá tem menos o sentimento de impunidade/superioridade).

                                        Radares fixos mas principalmente moveis é uma coisa constante, não só controlam a velocidade como as distancias entre veículos.

                                        Se há país onde as autoestradas podiam ser ilimitadas é a Holanda onde o terreno é super plano... mas penso que limitam a 120 ou 130.

                                        Em Portugal esta muito bem como esta.
                                        Em Inglaterra também só cumprem os limites quando há sinalização de obras (ou radares) porque de resto é tudo de gás à tábua.

                                        Acho imensa piada à maioria que pensa que só em Portugal é que não se cumprem os limites... ou andam muito distraídos ou nunca saíram de cá, porque não prevaricamos mais do que os outros! E basta ir a Espanha para comprovar isto!

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                          Em Inglaterra também só cumprem os limites quando há sinalização de obras (ou radares) porque de resto é tudo de gás à tábua.

                                          Acho imensa piada à maioria que pensa que só em Portugal é que não se cumprem os limites... ou andam muito distraídos ou nunca saíram de cá, porque não prevaricamos mais do que os outros! E basta ir a Espanha para comprovar isto!
                                          Em Inglaterra só conheço o troço Dover Londres, mas as vezes que lá conduzi, nunca vi ninguém em alta velocidade, pode ter sido uma questão de sorte.
                                          Em Espanha, estou farto de conduzir e vejo um maior respeito pelos limites de velocidade do que cá.
                                          A maior velocidade que vi praticar, foi na alemanha por dois carros que vinham quase juntos.Pela diferença de velocidade que traziam para mim, deviam vir bem acima de 250. Curiosamente, os outros utentes da viam deslocavam-se todas à mesma velocidade que eu, cerca de 130.
                                          Editado pela última vez por M101; 29 October 2013, 12:00.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Lipuro Ver Post
                                            Não, não concordo.

                                            Sou até a favor de diminuir o limite para 110 em alguns troços.

                                            Em termos energéticos a há uma grande diferença entre 110 km/h e 120 km/h.

                                            Não produzimos porsches nem AMGs em portugal. Na alemanha a ausência de limite em alguns troços está diretamente ligada à produção de veículos de alta velocidade... para além disso teoricamente os veiculos sao limitados a 250 km/h... exceptuando os porsches que nunca assinaram esse famigerado acordo.

                                            Sou muito mais a favor da transformação do circuito do estoril num nurburgring portugues... ou da construção de um nurburgring portugues.
                                            Ninguém falou em tirar os limites em todas as AEs. Mesmo nas Autobahns há troços com limites de velocidade e em Portugal não faltam exemplos de troços de "supostas" autoestradas onde passar a 120 já é brincar com a vida.

                                            Mas um limite arbitrário de 120 para todo o lado, nem que seja uma A23 com rectas de dezenas de quilómetros com pouco ou nenhum trânsito, é completamente ridículo. Quem tem carro que dê 300, aí é o sítio para os dar sem pôr ninguém em perigo.

                                            Sempre defendi uma revisão dos limites de velocidade mais realista face às estradas e veículos de hoje, assim como diferentes categorias de carta para quem quer e sabe andar depressa. Ninguém me mete a mim na cabeça que alguém com um bom kit de unhas deve circular à mesma velocidade que uma tia que se atrapalha ao mínimo imprevisto ou um idoso com o tempo de reacção de uma preguiça (sem ofensa a estes grupos mas há que ser realista e ter noção das nossas limitações).
                                            Editado pela última vez por SRLA; 29 October 2013, 13:20.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                                              Aposto que nunca fizeste LX-Porto a 120 km/h.
                                              Eu faço regularmente Beja-Coimbra e vice-versa a velocidades inferiores a essa, em AE.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                Em Inglaterra só conheço o troço Dover Londres, mas as vezes que lá conduzi, nunca vi ninguém em alta velocidade, pode ter sido uma questão de sorte.
                                                Em Espanha, estou farto de conduzir e vejo um maior respeito pelos limites de velocidade do que cá.
                                                A maior velocidade que vi praticar, foi na alemanha por dois carros que vinham quase juntos.Pela diferença de velocidade que traziam para mim, deviam vir bem acima de 250. Curiosamente, os outros utentes da viam deslocavam-se todas à mesma velocidade que eu, cerca de 130.
                                                O meu comentário foi feito com base no meu conhecimento pessoal. É óbvio que não andam todos (sem excepção) em excesso de velocidade, mas reparei num pormenor interessante em Espanha: quando o trânsito circulava nos limites era quando se apanhavam motos da polícia a roçar o limite máximo e ninguém as passava, porque de resto era vê-los dos 140 para cima

                                                Estou a falar da região de Madrid, da Autovia do Mediterraneo, nas AEs perto de Barcelona, etc.. Na região norte já se anda mais devagar, mas as AEs são fracas e com muitas curvas, pelo menos a que conheço melhor que vai de Vigo para a Coruña.

                                                Não sei em que te baseias quando dizes que vês um maior respeito pelos limites do que cá... onde verifico maior respeito é na regra de circulação pela direita e pelo cuidado de se olhar pelos espelhos para não estorvar quem anda mais depressa. Não será isso fruto de se andar mesmo mais depressa e as pessoas andarem mais atentas a isso?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                                  Em Inglaterra também só cumprem os limites quando há sinalização de obras (ou radares) porque de resto é tudo de gás à tábua.

                                                  Acho imensa piada à maioria que pensa que só em Portugal é que não se cumprem os limites... ou andam muito distraídos ou nunca saíram de cá, porque não prevaricamos mais do que os outros! E basta ir a Espanha para comprovar isto!
                                                  É a "mentalidade tuga" falar na "mentalidade tuga". Só em Portugal é que as pessoas andam na faixa da esquerda, só em Portugal é que as pessoas desrespeitam os limites de velocidade. Aquele smart que apareceu no vídeo da Autobahn colocado no primeiro post deve ser um caso único, certamente.

                                                  Não se esqueçam de ligar o detector de ironia.

                                                  Comentário


                                                    Quanto aos limites de velocidade na Inglaterra, cumpre-se muito mais do que cá, sobretudo nas localidades.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                      Repara que mesmo os que defendem que os limites se mantenham ou aumentem pouco, andam pelos menos esporadicamente acima dessas velocidades, mas as pessoas acham normal isso.
                                                      Política portuguesa 101: Olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço!

                                                      Acho que há qualquer coisa muito básica que falha no raciocínio de quem concorda com uma lei que não é cumprida nem beneficia ninguém. A meu ver isso é a definição de uma lei inútil para saltar fora.

                                                      Nunca fui à bola com obrigações e proibições "porque sim", já a minha mãezinha não gostava nada disso em mim.

                                                      Comentário


                                                        Ninguém anda na AE a 50

                                                        As velocidades "normais" serão entre os 80 e 120.

                                                        Nas zonas de 3 faixas ou 2 com pouco fluxo de trânsito não me parece excessivo

                                                        Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                        Até se faz a 300. Não te podes é esquecer que há outros utentes que circulam a velocidades que podem ir desde os 50km/h. Criar um diferencial de 100km/h entre dois veiculos na mesma via é uma passo dado no caminho do desastre.

                                                        Comentário


                                                          Acho piada à malta que defende que a A1 é o exemplo de uma AE com possibilidade de um limite bem superior.

                                                          Conheço muito bem a A1 e, ou andamos em A1s diferentes, ou então, não vejo naquela AE um exemplo de um caso onde a v.máxima se podia aumentar para além dos 140km/h. E isto devido a vários factores:

                                                          1. Relevo, logo a seguir a Lisboa, extensível até ao Norte praticamente
                                                          2. Tráfego
                                                          3. Camiões
                                                          4. Vias "estreitas", com 2 vias. Mais uma via não era pior ideia.

                                                          Já na A2, bem que podem aumentar o limite para 160km/h em 95% do traçado, excepto Lisboa-Fogueteiro (devido ao tráfego) e na zona da serra, já no Algarve. Isso era excelente. Na zona entre o Seixal e Setúbal, depois das obras de alargamento então, ficou mesmo excelente. Tal como nas rectas entre a Marateca e Alcácer, onde há uns dias num viagem entre Seixal e Grândola, num segmento B (207), a 150 parece que ia a tomar o chá das 5 no carro.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                            É assim porque os limites estão desadequados.
                                                            A começar pelo dos condutores...

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                              Ninguém comentou o video, mas ilustra de forma tranquila como se pode utilizar a velocidade sem ser um bicho papão.

                                                              O Sr. conduz de forma rápida e segura, um carro familiar. 290 km/h é uma excelente velocidade.

                                                              P.S.: Aos defensores que nas Autobahn faz-se tudo correctamente e de forma muito diferente da de cá, o banana do Smart escusava de ir pela esquerda com aquela calma toda.
                                                              No entanto, apesar do "banana" a pastar na esquerda (admito que pela diferneça de velocidades não se tenha apercebido com a rapidez que devia), não houve a famosa ultrapassagem pela direita... Há regras que fazem a diferença para ser seguro andar depressa!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X