Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Autobahn - E se fosse cá? Concordavam?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Concluo que há aqui verdadeiros campeões da paciência. Eu sou diferente, a monotonia que uma velocidade de 120 km/h me transmite é-me prejudicial, ainda para mais tendo carros em que não se sente a velocidade e em que o aborrecimento aumenta. Não quero com isto dizer que devíamos todos andar a 180/200 ou à velocidade que quiséssemos, o que eu acho é que 120km/h num AE (boa AE) é estrangulador.

    Comentário


      Infelizmente a velocidade não pode ser regulada pelo bom senso... Circular com segurança vai muito para além dos limites de velocidade legais. É mais uma conjugação do factor capacidade de condução, carro em questão e estado da estrada. Dos exemplos que tenho em casa, tenho a certeza que prefiro fazer uma travagem forte quando vou a uns ilegais 200km/h com tempo seco no meu carro (BMW série 3), do que tocar no travão da Mitsubishi L300 do avô da minha mulher a uns legais 110km/h a chover...

      Conforme já aqui alguém disse, mais importante que o Kit de Unhas é o Kit de Cérebro!

      Não obstante, acho que não devíamos ser retrógrados e olhar tentar enfocarmo-nos na causa dos acidentes e não estar sempre a utilizar a desculpa fácil do excesso de velocidade (também conhecido por mais de 120km/h em auto-estrada).

      Comentário


        Sendo a AE uma via sem cruzamentos de nível, semáforos, passadeiras, mais que uma via em cada sentido e, muitas vezes, grandes rectas, pessoalmente concordo com o fim dos limites nestas vias. Claro que iria depender enormemente do civismo da grande maioria dos condutores tugas, coisa que, a melhorar, ainda vai demorar eternidades. Depois cada um escolhia o quão rápido queria ir sem prejudicar ninguém. Claro que, dependendo dos traçados, poderia haver troços limitados.

        Por outro lado, se é para continuar a haver limites, que sejam realistas. Nunca andei na A2, mas já andei muitas vezes na A1 entre Lisboa e Torres Novas, onde se sai para a A23. Já fiz este percurso em dois carros que, em comportamento e em viagens grandes, são completamente opostos: o meu Ibiza de 50 cv gasolina e um Astra 1.7 CDTI 125 cv gasóleo, a carrinha da mãe.

        No meu, confesso que em AE até vou abaixo dos 120 (90/100 por norma) porque a 120 já vai todo mijado, a cantar nas 4000 rpm. Portanto é um carro onde se sente a velocidade, às vezes até demais. Já na carrinha é o oposto: a 120 parece que vou a dormir. Fruto de ir nas 2000 rpm, de ser mais robusta e de ser mais "carro", não se sente a velocidade. Uma vez distraí-me do velocímetro e só olhava para a estrada, e não dei conta de ter aumentado a pressão no acelerador, porque não se nota o aumento de velocidade. Quando dei por mim ia nos 150, sem querer. No meu, qualquer aumento de velocidade nota-se logo porque é um sofrimento (não só para lá chegar, mas também pela barulheira quando lá chega).

        Resumindo: com segurança e educação tudo se consegue. Basta haver civismo e tolerância na estrada. Volto a dizer: reunindo todas as condições, pessoalmente, não me importaria com o fim dos limites. A BT é que se calhar fosse um bocado contra, pois assim deixavam de poder usar os seus amigos favoritos como muito bem querem (sim, estou a falar dos radares).

        Comentário


          O problema da nossa polícia é que por cá patrulhar estradas tornou-se sinónimo com multas de velocidade. Mesmo sem limites a BT continuaria a ter a sua função, que também têm agora mas esquecem em prol da utilização dos radares: apanhar em flagrante quem anda na estrada a fazer ***** e a colocar outros em perigo.

          Nas Autobahns por exemplo a polícia é capaz de mandar parar e multar alguém por ir colado ao carro da frente (lá condução agressiva dá multa). Quando é que foi a última vez que alguém foi penalizado por isso aqui?

          Comentário


            Lá está, porque enquanto continuarem a batalhar continuamente no excesso de velocidade como causa de tormentas na estrada, tá tudo embrulhado.

            Se cá começassem a punir condução agressiva e afins, ora vejam lá se os tais índices de sinistralidade não começavam realmente a baixar? Ah, mas isso não dá lucro fácil, é preciso apanhar o pessoal desprevenido e esconder a armadilha.

            Sempre tive a BT em consideração. Mas depois de já conduzir há algum tempo e de ter sido visado por um desses radares escondidos, começo a não lhes dar tanto crédito. Tá bem, posso ter feito asneira e assumi-a, mas não deixo de considerar uma situação injusta, porque se apregoam tanto à segurança, não coloquei a de ninguém em perigo. Agora o que dizer da malta dos telemóveis, dos mínimos, dos cheira-cus, etc?

            Comentário


              Originalmente Colocado por DiSantos Ver Post
              Lá está, porque enquanto continuarem a batalhar continuamente no excesso de velocidade como causa de tormentas na estrada, tá tudo embrulhado.

              Se cá começassem a punir condução agressiva e afins, ora vejam lá se os tais índices de sinistralidade não começavam realmente a baixar? Ah, mas isso não dá lucro fácil, é preciso apanhar o pessoal desprevenido e esconder a armadilha.

              Sempre tive a BT em consideração. Mas depois de já conduzir há algum tempo e de ter sido visado por um desses radares escondidos, começo a não lhes dar tanto crédito. Tá bem, posso ter feito asneira e assumi-a, mas não deixo de considerar uma situação injusta, porque se apregoam tanto à segurança, não coloquei a de ninguém em perigo. Agora o que dizer da malta dos telemóveis, dos mínimos, dos cheira-cus, etc?
              Claro que não. Assim como não coloca ninguém em perigo, um gajo perdido de bêbedo que vai da taberna para casa a conduzir e calha a não encontrar ninguém no caminho.

              Comentário


                É-me igual. Só tenho chassos que não passam dos 130

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                  Quanto ao assunto do topico, apenas temos 2 ou 3 auto-estradas com traçado possivel para retirarem limites. Mas para isso muito teria que mudar na mentalidade e conduçao dos Portugues que por la circulam
                  e para funcionar também era precisa fiscalização a sério, com multas pesadas, como há nas AE alemãs.. para tratar da malta que se cola na faixa da esquerda, dos "cheira-cus", dos apressados que se metem a fazer máximos para o da frente, daqueles que andam a velocidades perigosamente baixas, etc.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Cavin Ver Post
                    É-me igual. Só tenho chassos que não passam dos 130
                    É igual para ti ? que falta de civismo, porque não te afecta directamente estás-te nas tintas !?

                    Muito mau esse principio.

                    Comentário


                      Não há autoestradas com condições para isso e cada vez se conduz pior em Portugal.

                      O ensino da condução é também fraco, portanto autoestradas sem limite de velocidade não passa de um sonho (para alguns).

                      Comentário


                        Passo a vida a ler aqui comentários sobre a falta de civismo dos portugueses, como se os "outros" fossem todos mais cívicos do que nós! Pessoalmente estou em completo desacordo!

                        Temos a mania de considerar que os outros são sempre melhores, mais educados, mais tudo o que é de bom em comparação connosco. É revoltante ver a falta de amor-próprio e o constante estado de senilidade que é passado, de forma genérica, aos portugueses

                        Esta filosofia está demasiado entranhada desde o tempo do Salazar, e tem vindo a transmitir-se através dos genes, isto do tempo em que quase não tínhamos produtos de fora. Ficamos super-radiantes quando conseguimos ter em Portugal a Coca-Cola de venda livre (proibida antes do 25 de Abril) como se isso fosse uma grande vitória! Afinal fomos simplesmente importar lixo!

                        Só porque "lá fora" se usa não significa que seja bom! Lá porque é alemão não é necessariamente bom! E, por fim, se é português ou chinês não é necessariamente mau!

                        Esta seria a primeira mentalidade a mudar e isso está ao alcance da esmagadora maioria dos utilizadores deste fórum! Pena que estejam todos cheios de preconceitos, muitos deles sem saberem bem de onde vêm...

                        E, para fechar, vejam lá, nessa Alemanha em que as pessoas têm, para além dos dois olhos, mais um na testa e possivelmente alguns cérebros adicionais algures (porque são muito bons, ou antes, o expoente máximo do ser humano qual Hitler!!!) e que são de um civismo exemplar que todos deveriam seguir cegamente (e câmara de gás para quem não o fizer), atentem a partir do minuto 0:54 do vídeo (que já vem da primeira página) e que ninguém quis reparar:



                        Afinal, o profissional do volante, fez sinais de luzes ao veículo que circulava pela esquerda à sua frente para se afastar, ambos possivelmente com alguns dos tais cérebros adicionais e muitos olhos na testa...

                        Quantos já vi aqui reclamar, ora por causa desses "apressados inconscientes que querem a estrada só para eles" ora por causa desses "atrasados mentais que se colocam na esquerda e não deixam ninguém passar"!

                        Afinal, eles proliferam por todo o lado independentemente de terem muitos cérebros, muitos olhos, e, estranhamente, mesmo não sendo portugueses, ou antes, mesmo sendo de um país que, aos olhos de muitos cegos, serem perfeitos!

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                          e para funcionar também era precisa fiscalização a sério, com multas pesadas, como há nas AE alemãs.. para tratar da malta que se cola na faixa da esquerda, dos "cheira-cus", dos apressados que se metem a fazer máximos para o da frente, daqueles que andam a velocidades perigosamente baixas, etc.

                          Mas isso é considerado caça a multa O pessoal acha se no direito de fazer o que quer e bem lhe apetece, depois quando sao brindandos com coimas por nao respeitarem o CE a resposta é sempre a mesma : Caça a multa.

                          O CE foi feito para cumprir, esteja ele bem feito ou mal feito, ( para mim nao esta adaptado a realidade) mas a policia anda ca para controlar, fiscalizar e impor a lei. Mas 90% da populaçao pensa que eles andam ca apenas para encher os cofres ao estado......

                          Se as pessoas nao cumprem, estao a espera do que por parte das autoridades????? Uma palmadinha nas costas e dizer : Epahhhh tu passaste ali a 180 quando so devias ir a 100! Parabens, continua assim que vais ser o novo John Cena ca do sitio.......
                          Editado pela última vez por Ribeiros; 30 October 2013, 10:31.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                            Afinal, eles proliferam por todo o lado independentemente de terem muitos cérebros, muitos olhos, e, estranhamente, mesmo não sendo portugueses, ou antes, mesmo sendo de um país que, aos olhos de muitos cegos, serem perfeitos!
                            Eu já fiz umas largas centenas de km em paises como Alemnha, Inglaterra, EUA, Espanha, França, Itália, Holanda, Bélgica, Grécia e Marrocos e apesar de haver diferenças em todo o lado se fazem asneiras e há bons e maus condutores.

                            Por exemplo tanto na Inglaterra como nos EUA vi dezenas e dezenas de pessoas a andar em excesso de velocidade, os que acham que são donos da faixa esquerda, etc.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                              ...os que acham que são donos da faixa esquerda...
                              ...aqueles que vão sempre de pisca aberto...

                              Típico.

                              Comentário


                                O pessoal deve andar a perder o jeito para a condução.... Há 30 anos os carros eram bem piores e o limite era o mesmo.

                                Por mim, só quando ao volante do meu VW de 1963 é que o limite de 120kms/h me parece adequado.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                  O pessoal deve andar a perder o jeito para a condução.... Há 30 anos os carros eram bem piores e o limite era o mesmo.

                                  Por mim, só quando ao volante do meu VW de 1963 é que o limite de 120kms/h me parece adequado.
                                  Quanto a isso não tenhas dúvidas! Hoje entregam a carta a qualquer meco que mal sabe onde estão os pedais e para que servem, mas os instrutores são os primeiros a não estarem devidamente preparados! Mas infelizmente não é só aí que há falta de qualidade; hoje é muito raro verem-se profissionais em qualquer lado...

                                  Da mesma forma que todos terem que ter o 12º ano, todos têm que ter carta. Depois temos estudantes que não sabem ler nem escrever e condutores que não sabem o que é um automóvel!

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                    Por mim, só quando ao volante do meu VW de 1963 é que o limite de 120kms/h me parece adequado.
                                    Que será "sensivelmente" diferente do Mercedes S relativamente recente

                                    Comentário


                                      Ainda de Domingo para Segunda entre as 3:45 e as 5:10 fiz a A2 N/S completa sempre na casa dos 180 a 200...Só tirava o pé quando passava por algum camião ou carro para evitar os amigos do alheio. Passei por uns 7 carros e camiões no caminho todo, e a estrada tem todas as condições para velocidades mais elevadas. Tirando uma zona antes da Marateca em que o alcatrão tem umas ondulações, e na zona da serra Algarvia onde baixei um pouco as armas pelas curvas mais acentuadas...

                                      Eu sei que não se deve, mas tinha pressa e apetecia tirar o carvão ao bicho.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                        Por exemplo tanto na Inglaterra como nos EUA vi dezenas e dezenas de pessoas a andar em excesso de velocidade, os que acham que são donos da faixa esquerda, etc.
                                        Em Inglaterra "dá jeito" ir na faixa da esquerda

                                        Nos EUA, a malta escolhe a faixa que quiser, e pode ultrapassar por onde quiser, não é?

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                          Quanto a isso não tenhas dúvidas! Hoje entregam a carta a qualquer meco que mal sabe onde estão os pedais e para que servem!
                                          adiciona aí outro problema que é a malta que apanha um carro recente e se fia demasiado nas ajudas electrónicas. o esp safa em algumas situações, mas não é de todo um sistema à prova de azelhice nem consegue contornar as leis da física.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                            Em Inglaterra "dá jeito" ir na faixa da esquerda

                                            Nos EUA, a malta escolhe a faixa que quiser, e pode ultrapassar por onde quiser, não é
                                            ?
                                            Nos EUA há muitas zonas em que há uma faixa à esquerda só permitida a carros com 2 ou + pessoas, supostamente é a faixa mais rápida.

                                            Cheguei a ver pessoal a 170 km/h nos EUA o sitio onde ouvia toda a gente dizer que ninguém passava dos limites .....

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                                              adiciona aí outro problema que é a malta que apanha um carro recente e se fia demasiado nas ajudas electrónicas. o esp safa em algumas situações, mas não é de todo um sistema à prova de azelhice nem consegue contornar as leis da física.
                                              Eu até defendo que as ajudas deveriam vir desligadas por pré-definição, e só deveriam ser activadas manualmente. Só assim muitas pessoas saberiam com que carro poderiam contar! Por outro lado incomoda-me, por exemplo, desligar o controlo de tracção e ter o aviso sempre activo de que está desligado. Entendo que deveria ser ao contrário, ter um aviso quando estivesse ligado.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                Nos EUA, a malta escolhe a faixa que quiser, e pode ultrapassar por onde quiser, não é?

                                                Comentário


                                                  E se os limites passassem a ser 70km/h e 140km/h? Concordavam?

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por FredSimoes Ver Post
                                                    E se os limites passassem a ser 70km/h e 140km/h? Concordavam?
                                                    Já agora, porque não 120km/h e 190km/h ?

                                                    Comentário


                                                      Pois, não é bem isso que eu estou a querer dizer. Vá lá, para algumas autoestradas que tenham melhores condições julgo que o limite poderia aumentar ligeiramente, somente isso.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por FredSimoes Ver Post
                                                        E se os limites passassem a ser 70km/h e 140km/h? Concordavam?
                                                        Como assim 70? Cidade ou EN?

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                                          Como assim 70? Cidade ou EN?


                                                          Atendendo ao teor dos post's, será a implementação de 70km/h, como limite mínimo nas AE.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                            Atendendo ao teor dos post's, será a implementação de 70km/h, como limite mínimo nas AE.
                                                            Também me parece adequado então, nesse caso. Mas eu sempre tive uma opinião muito própria sobre o limite mínimo, que considero até perigoso. Ainda bem que ninguém o coloca em prática.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                              Atendendo ao teor dos post's, será a implementação de 70km/h, como limite mínimo nas AE.
                                                              Como limite mínimo até deveria ser de, pelo menos, 80Km/h. Essa sim, seria uma medida que, estou convencido, melhoraria a segurança. Abaixo dessa velocidade nem sequer faz sentido usar a AE e se o carro não tem condições para essa velocidade nem sequer deveria circular.

                                                              Mesmo a 120Km/h encontrar pela frente alguém a 50Km/h é um perigo! Isto porque a ninguém vai com os sentidos todos em cima da condução de tão baixa que é a velocidade.

                                                              Podem contar muitas histórias, mas quanto maior for a velocidade, maior é a atenção do condutor.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X