Trocar de pneus só quando o rasto atingir os limites .... isso é que é o normal.
Atenção que isso não é totalmente verdade. Um pneu antigo (>5 anos), como já foi dito, perde qualidades na borracha, tanto que a UE está para implementar data de validade nos pneus.
Se te sentes bem com eles e não notas falta de aderência fica com eles até ao limitador que ainda assim é superior ao limite legal, mas se queres andar a fazer avarias especialmente á chuva já começam a ficar escassos.
As fotos enganam um bocadinho. O piso está uniforme e têm pelo menos alguns 4mm de profundidade de rasgos.
Um pneu normal tem cerca de 8mm de rasto dos quais se aproveitam 6.
Um pneu com 4mm de rasto, gastou 4mm dos 8mm iniciais ou seja 4/6=2/3. Em circunstâncias normais ainda te farão mais 50% dos kms que já fizeram. Ou seja se têm 30.000kms rodados quer dizer que cada 1/3 de desgate te fez 15.000km. Sendo assim ainda como te resta 1/3, ainda te fazem 15.000km
Um pneu normal tem cerca de 8mm de rasto dos quais se aproveitam 6.
Um pneu com 4mm de rasto, gastou 4mm dos 8mm iniciais ou seja 4/6=2/3. Em circunstâncias normais ainda te farão mais 50% dos kms que já fizeram. Ou seja se têm 30.000kms rodados quer dizer que cada 1/3 de desgate te fez 15.000km. Sendo assim ainda como te resta 1/3, ainda te fazem 15.000km
Pela opinião de alguns parece que um pneu de mais de 5 anos e 60 mil kms é normal que isto aconteça.... não digo que não seja velho, mas normal?????
Tenho um outro carro com uns Michelin bem mais baratuchos que já têm 8 anos e quase 100 mil/kms e ainda estão para as curvas....
Trocar de pneus só quando o rasto atingir os limites .... isso é que é o normal.
então depois admira-te que o rasto perdeu carecteristicas e não tem aderencia e espetaste o carro numa curva... pergunta a um bom comerciante de pneus a vida util de um pneu!!!
e já agora o porque de estar assinalado a data de produção e salvo erro a data de validade vem ai por ordem da UE!!!
Editado pela última vez por pikuinhas08; 08 January 2014, 22:18.
Eu tenho uns pneus "sport", dos que não duram nada, e em 2,5 anos fizeram cerca de 20k kms.
Não noto nenhum desgaste. Estão "novos".
Por este andar, daqui a 3 ou 4 anos ainda estão bons. Vou trocar por causa disso?! Porque têm 5/6 anos?!
Os traseiros é que não duram até ao próximo inverno, mas já têm 40/45k
Se ler o que já escrevi atrás vai perceber que não foi falta de manutenção e que o desgaste interior não é assim tão maior quanto o exterior....olhe para as marcas de piso e a altura é quase a mesma dos 2 lados....
Se ler o que já escrevi atrás vai perceber que não foi falta de manutenção e que o desgaste interior não é assim tão maior quanto o exterior....olhe para as marcas de piso e a altura é quase a mesma dos 2 lados....
Se ler o que já escrevi atrás vai perceber que não foi falta de manutenção e que o desgaste interior não é assim tão maior quanto o exterior....olhe para as marcas de piso e a altura é quase a mesma dos 2 lados....
É isto.
É quase. Aí parece que foi suficiente. Ou foi um passeio..
Se ler o que já escrevi atrás vai perceber que não foi falta de manutenção e que o desgaste interior não é assim tão maior quanto o exterior....olhe para as marcas de piso e a altura é quase a mesma dos 2 lados....
Metia uma foto de um pneu igual, novo, comparado com o teu, e o teu tem um desgasta acentuado. Mesmo o proprio pneu esta a gastar mais o interior que o exterior.
Ja agora, o pneu estava montado em que eixo? Traseiro?
Metia uma foto de um pneu igual, novo, comparado com o teu, e o teu tem um desgasta acentuado. Mesmo o proprio pneu esta a gastar mais o interior que o exterior.
Foi o que aconteceu mas em condições naturais não teria nada de acontecer. O pneu tem rasto para dar e vender mesmo no lado em que está mais desgastado.
Se isto fosse fenómeno recorrente em pneus com aquela quantidade de piso havia de ser bonito Felizmente que não o é...apesar de alguns aqui acharem que, se tal acontecesse, seria normalíssimo. O que até é bastante infeliz pois estão a desculpar marcas (multinacionis) que produzem componentes críticos para os nossos automóveis e que afectam decisivamente a nossa segurança. Em vez de as desculparem desta forma, é bastante mais inteligente exercer pressão sobre elas para que situações destas não ocorram. Mas isto sou eu.
Metia uma foto de um pneu igual, novo, comparado com o teu, e o teu tem um desgasta acentuado. Mesmo o proprio pneu esta a gastar mais o interior que o exterior.
Ja agora, o pneu estava montado em que eixo? Traseiro?
Eu o meu primeiro jogo de pneus da frente durou apenas 45mil km´s tb tive azar apanhei alguns furos e n fiz a rodagem de eixos desgastaram bem rápido, os que tavam atrás e dpx passaram para a frente já duraram cerca de 90mil km´s isso sim já acho uma boa performance
Sim o Gavela já tinha referido antes que tinha 103 mil não foi? Deveras impressionante, nesse pneu.
Em tempos, num Clio gastei 8 pneus PremiumContact 2, muito bons, mas um pouco moles de lado (andava com mais pressão para compensar) e faziam-me cerca de 45mil.
Mas Gavela, confirma uma coisa, os teus são Made in?
É que haviam os que vinham nos Renault, Made in Germany, excelente, como sempre tive. Mas tive amigos com Opel que tinha os mesmos pneus, mas julgo que eram de Espanha, e queixavam-se que agarravam mal, e notava-se mais plastificado. Isto foi em 2006/2007/2008. Só para confirmar este pormenor.
Em relação ao que aconteceu ao user, às vezes acontece, mas depois dos 5 anos a borracha não é a mesma coisa e podiam ter sofrido alguma porrada e agora com o tempo levou a fazer isso.
A minha carrinha, E91, vinha de fábrica mal alinhada (muito), depois na marca foi alinhada e continuava com um desgaste parvo. Finalmente numa casa de pneus, onde percebem da coisa, me disseram que tava uma treta, nem valores de fábrica estavam correctos...por isso...
Gavela e CES, os vosso são made In?
Se não forem Germany, não os comprava!
Tal como quando vou comprar, como os últimos Bridgestone, vi onde eram fabricados (Polónia Ok, Indonésia - não gosto) e a data de fabrico 4613 -> OK!
Em alguns países, acima de determinada idade, chumbas no IPO.
E eu acrescento alto, aposto que se passares em passadeiras, tampas de esgoto, juntas de dilatação, o carro parece uma bailarina no molhado. Esses pneus há muito que já deram o que tinham a dar. Até porque a borracha já parece ressequida apesar de não ter gretas.
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