Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Outros tempos - Consumos vs Prazer

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    Isso é ter saudades das irreverências que fazias não dos automóveis
    Nao só, mas também. Na altura meter 10 contos ou 12 num carro no final do mes era igual e sempre dava pra andar depressa e os carros mediam-se pelo que davam, nao por emissoes e overboosts e cenas assim, era o que eu queria dizer. Hoje em dia os carros sao quase todos eletrodomésticos, cheios de mariquices cimo sensores de chuva e bluetooths eisso. Nos anos 80 e 90 era tudo muito mais puro e duro. Os carros de hoje em dia ou tém motores potentes e estética a condizer ou acho-os muito sem sal. Só que depois nem todos têm uma carteira como a tua e aí reside o problema...

    Comentário


      Originalmente Colocado por b00ster Ver Post
      Explica lá a das duas rodas... Não percebi.
      É muito simples! As motas não gostam de mim! Embora eu as ame... mas nunca nos conseguimos entender... na 2ª curva a mota vai para um lado e eu salto para o outro... já vem de há muitos anos. Eu acho que é por defeito das motas!

      Têm poucas rodas!

      Comentário


        Originalmente Colocado por CL Ver Post
        É muito simples! As motas não gostam de mim! Embora eu as ame... mas nunca nos conseguimos entender... na 2ª curva a mota vai para um lado e eu salto para o outro... já vem de há muitos anos. Eu acho que é por defeito das motas!

        Têm poucas rodas!
        completamente de acordo, também nunca tive um bom relacionamento com as motas. Sempre preferi 4 rodas!

        Comentário


          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
          Nao só, mas também. Na altura meter 10 contos ou 12 num carro no final do mes era igual e sempre dava pra andar depressa e os carros mediam-se pelo que davam, nao por emissoes e overboosts e cenas assim, era o que eu queria dizer. Hoje em dia os carros sao quase todos eletrodomésticos, cheios de mariquices cimo sensores de chuva e bluetooths eisso. Nos anos 80 e 90 era tudo muito mais puro e duro. Os carros de hoje em dia ou tém motores potentes e estética a condizer ou acho-os muito sem sal. Só que depois nem todos têm uma carteira como a tua e aí reside o problema...
          Também sou dessa opinião: generalizando (salvo raras excepções), para mim tudo o que é antigo é bom, no que toca a prazer de condução.

          Hoje em dia os carros são muito filtrados, muito certinhos. Antes eram máquinas puras, sem as tais "mariquices" (ESP, ABS, muita electrónica, etc). Óbvio que era preciso ter mais noção e mais mãozinhas para tirar o máximo de prazer de condução num carro desses... São épocas diferentes, ganha-se numa coisa, perde-se noutra. É certo que a segurança aumentou e muito (e ainda bem), mas vai-se perdendo, de um modo geral, a graça de conduzir e de sermos realmente nós a controlar o carro e não pelas tais "mariquices"...

          Comentário


            Originalmente Colocado por Cfb Ver Post
            contudo muitos dos que por aqui pupulam e falam de carros de 280 cvs como quem fala da coisa mais banal, eu digo se tivessem a experiência de ter guiado carros como um AX sport com duplo carburador e 100 cvs não precisavam de tantos equídeos para ter prazer.
            Eram 95 cv no caso do AX sport e 715 kg.

            Era de facto um carro fantástico.

            Comentário


              O problema de facto, e aí o v7 escreveu bem, não é dos carros ou dos motores/combustíveis que eles utilizam...é nosso!

              Culturalmente desde os anos 80 até hoje mudámos mesmo muito neste aspecto - no aspecto do petrolhead, do gajo que tinha prazer pela condução...duvido que para melhor

              O desporto automóvel é disso um bom exemplo, com o seu cada vez menos sal. E o cada vez menos interesse pelo mesmo por parte da população é outro exemplo.

              Cada vez mais se vê o automóvel como um electrodoméstico e cada vez menos é politicamente correcto falar de coisas que saiam da norma...e esse tal prazer de condução sai da norma. Ao mesmo tempo liga-se cada vez mais aos números e ao descartável/de consumo rápido, talvez por uma necessidade de afirmação individual já que o restante, as emoções, lhes são vedadas/dificultadas.

              Os tempos são outros? São. Caminharam para o futuro? Sim. Se é evolução? Tenho as minhas dúvidas...pelo menos para mim e para os meus gostos. Mas tenho noção que estou numa minoria

              Comentário


                Sempre gostei de pertencer a minorias...ehehe. Mas já que falam dos carros antigos e dos recentes , a diferença que senti da Mazda 6 para o IS e para o A3 é abismal. Na carrinha era tudo muito...filtrado, Esp, Tcs...e a porra do Fap que me aumentava a média e era incomoda na condução.

                Tudo agora gira em torno da poupança e no bem estar subjectivo, é irritante. Qualquer coisa que queiramos fazer que saia da monotonia o carro corrige...epá... evolução?

                Comentário


                  De certa forma, também são mais hipóteses de haver problemas e as marcas ganharem dinheiro com isso... Se é evolução? Talvez, mas mais do que isso penso que seja uma questão de marketing e ganância por parte das marcas.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                    Eram 95 cv no caso do AX sport e 715 kg.

                    Era de facto um carro fantástico.
                    Mais concretamente os desportivos foram Ax GT 85 cvs, AX Sport 95 cvs e AX GTI 100 cvs.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por xLeGaLiiZe Ver Post
                      De certa forma, também são mais hipóteses de haver problemas e as marcas ganharem dinheiro com isso... Se é evolução? Talvez, mas mais do que isso penso que seja uma questão de marketing e ganância por parte das marcas.
                      As marcas são como todas as empresas e como tal procuram o lucro e a sua sobrevivência. E isso passa, é claro, por oferecer aquilo que o mercado pede...eu faria o mesmo.

                      Já não estou é de acordo com aquilo que o mercado pede

                      O mercado, por exemplo, pede e pedirá mais carros que se conduzem a eles próprios - ver o projecto do Google Car - e isso a mim lembra-me o Artur Albarran: "o drama, a tragédia, o horror"

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                        As marcas são como todas as empresas e como tal procuram o lucro e a sua sobrevivência. E isso passa, é claro, por oferecer aquilo que o mercado pede...eu faria o mesmo.

                        Já não estou é de acordo com aquilo que o mercado pede

                        O mercado, por exemplo, pede e pedirá mais carros que se conduzem a eles próprios - ver o projecto do Google Car - e isso a mim lembra-me o Artur Albarran: "o drama, a tragédia, o horror"
                        Sim, claro, compreendo esse ponto. Um exemplo disso foram alguns modelos construídos há uns bons anos que foram extremamente fiáveis e as marcas viam que não geravam lucro com isso. Depois também são normas cada vez mais apertadas e específicas, que fazem com que os carros fiquem cada vez mais "castrados". É uma espécie de pirâmide: normas mais apertadas e específicas, que faz com que os carros possuam mais componentes para a redução de emissões e de consumo, logo mais peças que se possam estragar (as marcas "ganham" com isso). O único prejudicado aqui, de certa forma, é o consumidor. Mas claro, a visão, as vontades cada vez mais exigentes e imprevisíveis dos consumidores (embora, na generalidade, com cada vez menos poder de compra) foram mudando ao longo do tempo, sendo também os consumidores, de certa forma culpados, que gerem as "vontades" do mercado. O marketing também foi uma vertente que cresceu vertiginosamente nestes últimos anos, influenciando em tudo no mercado. Isto tudo gere interesses e cada vez mais produtos "descartáveis", como estavam a referir anteriormente como sendo cada vez mais electrodomésticos e menos produtos que dêem realmente prazer de condução.

                        Comentário


                          O uso do automóvel nas ultimas 2-3 décadas ficou ao alcance de muita gente em PT, e a maior parte dessas pessoas está-se a marimbar para a sonoridade e para as performance do automóvel, interessa-lhe é fazer muitos km e pagar o menos possível.

                          Por outro lado ha cada vez mais consciência a nível energético..

                          Comentário


                            Cada cabeça sua sentença.

                            Comentário


                              Carro de hoje em dia:


                              Seguros, econômicos, todos controlados por computador.. ABS's, ESP's e não sei mais o que's.. mas a comparar com um bom carro/motor antigo não têm qualquer comparação com o prazer de condução que os antigos tinham.. só o som de alguns motores!!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                                O uso do automóvel nas ultimas 2-3 décadas ficou ao alcance de muita gente em PT, e a maior parte dessas pessoas está-se a marimbar para a sonoridade e para as performance do automóvel, interessa-lhe é fazer muitos km e pagar o menos possível.

                                Por outro lado ha cada vez mais consciência a nível energético..
                                Por acaso perguntei sobre o tema,a um colega de trabalho,se o dci dele dava-lhe prazer de condução.

                                A qual ele respondeu o que disseste "o que interessa é que ande,e gaste menos".
                                Mas como o terrano disse,cada cabeça sua sentença.

                                Já me passaram alguns carros pelas mãos nos 5 anos de carta(feitos ontem)tanto diesel como otto uns "emprestados" outros(3-2 ottos,1 diesel todo xpto,despachado recentemente),meus.

                                O facto de as pessoas quererem pagar menos,reflecte-se nos ordenados banais,os preços combustivel,e as pessoas refugiam-se no diesel numa maneira de pagar menos e poupar mais uns centimos ou meter mais uns litrinhos para o deposito.Hoje em dia conduzo um 1.1i(psa) não é nenhum canhão,mas faz o que está "estipulado" e dá-me prazer.
                                Editado pela última vez por andrepinto; 06 March 2014, 09:20.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post
                                  Carro de hoje em dia:


                                  Seguros, econômicos, todos controlados por computador.. ABS's, ESP's e não sei mais o que's.. mas a comparar com um bom carro/motor antigo não têm qualquer comparação com o prazer de condução que os antigos tinham.. só o som de alguns motores!!
                                  não percebo bem, vocês são saudosos de carros como (por ex.) 964/993 ou o Polo 1.0 CL??
                                  é que não me importava nada de ter um 964/993, já o Polo, bom podem metê-lo num sítio que eu cá sei...

                                  Comentário


                                    Existem vários modos de prazer no mundo automóvel e um deles é apenas viajar mesmo que dentro de portas. Não obrigatoriamente andar a fazer tempos na Arrábida ou melhor ainda curtir à brava no track day coisa que ainda não experimentei.
                                    Existem outras aplicações do veículo que a meu ver se for 4x4 melhor
                                    Ao volante de um TerranoII TD de 100 cavalitos

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Micky Ver Post
                                      20 mil ao ano?! É o dobro do que eu faço. O meu pai quando tinha carro da companhia fazia 2 kms para ir trabalhar e outros 2 para voltar.

                                      Que eu saiba estes carros as empresas compram para os diretores e outros cargos altos. Não é para o vendedor nem para o estafeta.
                                      O insignia do meu pai tem 170 mil km em 4 anos, é da empresa (custa prai 800 euros/mês)
                                      Editado pela última vez por Dashskullsasq; 06 March 2014, 09:37.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                        não percebo bem, vocês são saudosos de carros como (por ex.) 964/993 ou o Polo 1.0 CL??
                                        é que não me importava nada de ter um 964/993, já o Polo, bom podem metê-lo num sítio que eu cá sei...
                                        loool JDEM eu disse bom carro/motor.. um motor 1.0 não é um bom motor, e um polo não é um bom carro!
                                        O 964/993 que dizes é qualquer coisa de..
                                        Por ex. e agora não falando em bom carro, mas sim apenas em bom motor/bom brinquedo (já que não posso chamar carro a um buggy brasileiro importado para cá) há coisa de 2/3 anos andei num, e apesar de não andar nada em termos de velocidade, a sonoridade do motor VS o prazer que dava.. deixava-te com um sorriso na cara!
                                        Outro ex. tenho um Mini Clubman 1100 de mil novecentos e troca o passo.. e lá está, apesar de ser falso como o raio (está de origem) adoro conduzir o carro.. e adoro a sonoridade do motor.. é um brinquedo? sim é.. mas podemos ir para outros carros propriamente ditos que não são brinquedos e que são bons carros/motores a gasolina!

                                        Para mim e como já disse anteriormente, o pessoal hoje em dia liga muito aos consumos, ao ponto de deixar de comprar o carro que gosta apenas porque consome mais 1L que o outro.. sinceramente não quero saber, como fan de carros adoro-os pelo que são e não pelo que gastam!

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                          Existem vários modos de prazer no mundo automóvel e um deles é apenas viajar mesmo que dentro de portas. Não obrigatoriamente andar a fazer tempos na Arrábida ou melhor ainda curtir à brava no track day coisa que ainda não experimentei.
                                          Existem outras aplicações do veículo que a meu ver se for 4x4 melhor
                                          Ao volante de um TerranoII TD de 100 cavalitos
                                          És da margem sul?
                                          Tem lá uns belos caminhos na QQ - Sesimbra - Azeitão.. apesar de ainda não ter um jipe, está na ideia e ainda mais quando passo na QQ e os vejo ao fim de semana lá na ribeira!

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post
                                            És da margem sul?
                                            Tem lá uns belos caminhos na QQ - Sesimbra - Azeitão.. apesar de ainda não ter um jipe, está na ideia e ainda mais quando passo na QQ e os vejo ao fim de semana lá na ribeira!
                                            Não. Sou de mais a norte, mas conheço muita malta dessa zona
                                            Essa zona é um espetáculo para o TT não só na QQ mas toda a zona de Sesimbra e mais a sul.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post
                                              loool JDEM eu disse bom carro/motor.. um motor 1.0 não é um bom motor, e um polo não é um bom carro!
                                              O 964/993 que dizes é qualquer coisa de..
                                              Por ex. e agora não falando em bom carro, mas sim apenas em bom motor/bom brinquedo (já que não posso chamar carro a um buggy brasileiro importado para cá) há coisa de 2/3 anos andei num, e apesar de não andar nada em termos de velocidade, a sonoridade do motor VS o prazer que dava.. deixava-te com um sorriso na cara!
                                              Outro ex. tenho um Mini Clubman 1100 de mil novecentos e troca o passo.. e lá está, apesar de ser falso como o raio (está de origem) adoro conduzir o carro.. e adoro a sonoridade do motor.. é um brinquedo? sim é.. mas podemos ir para outros carros propriamente ditos que não são brinquedos e que são bons carros/motores a gasolina!

                                              Para mim e como já disse anteriormente, o pessoal hoje em dia liga muito aos consumos, ao ponto de deixar de comprar o carro que gosta apenas porque consome mais 1L que o outro.. sinceramente não quero saber, como fan de carros adoro-os pelo que são e não pelo que gastam!
                                              não me enquadro muito nesse espírito, de mais 1l está descartado.
                                              Mas entendo o que dizes, pessoalmente tiro prazer de um bom diesel, tal como de um bom gasolina, mas depende dos pesos e das potências de cada um. Mas diria que hoje já é preciso um gasolina com alguma potência para me fazer sorrir.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post
                                                És da margem sul?
                                                Tem lá uns belos caminhos na QQ - Sesimbra - Azeitão.. apesar de ainda não ter um jipe, está na ideia e ainda mais quando passo na QQ e os vejo ao fim de semana lá na ribeira!
                                                É um bom playground para o fim de semana sim senhor!

                                                Comentário


                                                  E eu aqui a fazer 20l/100km com um sorriso na cara cada vez que acelero.
                                                  Editado pela última vez por Freddy; 06 March 2014, 11:57.

                                                  Comentário


                                                    Acho que ainda ninguém falou disto, mas as margens entre a compra de um carro novo seja diesel seja gasolina são marginais sendo também isto culpa dos importadores/marcas. às vezes parece que fazem tudo só para vender os diesel em detrimento dos gasolina.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                                      Começa com a canalha, no meu tempo qualquer adolescente que se prezasse dava um dedo para ter uma DT, hoje querem é telemóveis e playstations, estas coisas pagam-se não existe sensibilidade para a beleza de uma máquina performante.
                                                      Eu nao sou assim tao velho, e o meu sonho era uma Casal Boss Lixei me que quando tinha idade para a motoreta deram me uma bicicleta

                                                      Originalmente Colocado por sublime21 Ver Post
                                                      boas, qual é o teu carro? e que motorização tem?
                                                      Ja nao a tenho Foi vendida a semana passada. Tinha um Otto 2.0 com 166 cvs atmosferico.

                                                      Mas nao, nao foi por ela ser bebedolas que a vendi. Entretanto amanha ja entra o substituto Outro Otto atmosferico, 2.0 com 150CV que muito eventualmente pouco ou nada vai baixar nas medias dos consumos.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                        não percebo bem, vocês são saudosos de carros como (por ex.) 964/993 ou o Polo 1.0 CL??
                                                        é que não me importava nada de ter um 964/993, já o Polo, bom podem metê-lo num sítio que eu cá sei...
                                                        2 carros que me deram gozo conduzir foram 2 SEAT, um Marbella e um Ibiza I. Mas aqui ainda tinham a raça latina e não eram monos com o toque Alemão...

                                                        Dos 2, o Ibiza era o mais ranhoso deles (aquele comando de caixa...), mas o motor dava cartas. O Marbella é todo ele diversão, muito graças ao motor do FIAT 127 e a um baixo peso.

                                                        Comentário


                                                          Podem ficar com as traineiras, que eu fico cá com os ottos, desde o submotorizado ao pujante.

                                                          Traineiras, só se for para fazer mais de 30 mil kms/ano. Menos que isso é síndrome ovina.

                                                          E quanto ao tema do tópico e para quem falou noutras distracções (gadgets), mil vezes gastar o dinheiro do iphone na gasolina do que no iphone. Nada como pegar no carro e viajar sem destino escolhido.
                                                          Editado pela última vez por ASOT; 06 March 2014, 19:47.

                                                          Comentário


                                                            Acho que há aqui um certo estigma com os carros a gasolina de baixa cilindrada, dando a entender que gasolina para ser bom tem de ser um motor enorme. Totalmente errado, ha que relativizar as coisas.

                                                            Posso falar da minha experiência. Antes do 207 1.4vti andava com um A1 1.6 TDI 90. Motores com potências semelhantes, portanto, mas com tipos de condução diferentes. Posso dizer-vos que prefiro o gasolinas de agora por larga margem. O TDI tinha um mini kick que fazia lembrar o antigo manco 1.4 TDI, mas e daí? A andar rápido, faltava-me ali o barulho que consigo encontrar num simples 1.4 a gasolina. Ainda no outro dia, fiz as curvas entre Pêro Pinheiro e Mafra bem rápido e a sensação é muito melhor do que um diesel semelhante. E não preciso de andar num Ferrari para falar dos motores a gasolina.

                                                            Aliás, digo mais, o meu carro faz 11,5s dos 0 aos 100 e tem v.max de 185km/h. Numerps semelhantes ao comum 1.6 diesel do segmento C. Digo-vos já que não trocava. Mais, ando frequentemente com um 2.0 a gasolina sem turbo, nipónico, dos anos 90, e apesar de ter 140, para trocar esse por um diesel, já tínhamos de falar de cilindradas de respeito. E falo com conhecimento do actual mercado de motorizações diesel....

                                                            Comentário


                                                              Sinto o mesmo que o autor do tópico, hoje em dia parece que interessam apenas e só os consumos, relegando o prazer para 2º lugar.

                                                              Antes os impostos sobre os carros eram mais baixos (pré 07/2007), o combustível estava mais barato e os carros tinham menos panel*iric*s para arranjar ou ter em conta. Ainda me lembro de fazer um swap no Corsa A, pelo motor do GT, e equacionar o 2.0 OHC. Hoje em dia isto é impensável em carros mais recentes, mas existe a alternativa da repro

                                                              Já tive carros dos 3 tipo de combustível, logo estou à vontade para falar da temática diesel/gasolina/LPG. Neste momento tenho um a gasolina pela relação preço/qualidade (diferente de preço/consumos) que encontrei, e também pela possibilidade de o converter para LPG, se assim necessitar.

                                                              Fala-se muito do prazer e da sonoridade dos otto vs as traineiras dos diesel. Realmente a sonoridade é um factor importante para os aficionados onde me incluo (sem ser fundamentalista como alguns), mas sem prestações de que vale? a malta refere-se à sonoridade e pensa nos I6, V6, V8... depois muitos deles (como eu neste momento) na realidade sentam-se aos comandos do seu 1.4 ou 1.5 otto atmosférico que em nada corresponde a esses ideais.
                                                              Lembro-me de passar uma Marea 1.4 12V cá por casa, aquele motor tinha um belo som em plano ou a descer, porque depois a subir é desesperante ir ali a ouvir um motor que não ata nem desata. Tal e qual a Casal Boss referida pelo user Ribeiros. Alias foi o pensamento que me veio à cabeça a primeira vez que peguei num Panda 1.2 .
                                                              O meu Corolla com 97 cv. é a mesma coisa... Aqui há uns meses lá ia eu com a minha (reles) sonoridade otto e ia sendo comido por uma traineira Bravo JTD 105.

                                                              Eu gosto de sonoridade, mas gosto ainda mais de andar depressa, de apertar com eles em curva... Se a sonoridade é um valor acrescentado? Claro que sim... mas não a da maior parte dos gasolinas que povoam as nossas estradas.

                                                              Relativamente à condução, é uma questão de a adaptar ao motor em questão. Raramente me queixo do famoso turbo lag do DCI 105, é tudo uma questão de adaptação.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X