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Aumentar a cavalagem em Ibiza 1.4 16V
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Originalmente Colocado por MadDragon Ver PostHomem, aquela minha observação foi relativamente a isto dito por ti:
Não só não disse isto neste contexto como falei na teoria geral.
Vê lá tu que até fui humilde o suficiente para dizer que, neste motor, não sabia de que forma o aumento de cilindrada era feito.
Repara até que dei 3 formas possíveis de o fazer (e podes ler mais atrás):
- aumento do curso;
- aumento do diâmetro da camara;
- ambos
Tu é que vieste com o gás todo desconversar dizendo que eu disse que o aumento de cilindrada era feito por...encurtamento das bielas.
E volto-te a dizer: no caso concreto se fisicamente fosse possível podias aumentar o curso, bastava que encurtasses as bielas.
Também tens conhecimentos sobre se dá para encurtar bielas?
Sabes se ao encurtar a biela esta não vai bater na manivela?
Este é um dos aspectos fisicos de que falei em cima que não permite que o encurtamento da biela possa ser feito, mas para isso é preciso saber muito (demasiado) sobre este motor.
Já abriste um? Já fizeste medições?
Presumo que não.
Presumo que o que saibas em numeros seja apenas os tais 7,2mm, isto a ser verdadeiro, não contexto.
Ps - se fui eu que chamei espertalhão ou não não sei, mas acho que nem te fica mal de todo.
PS - e se percebesses do assunto chegarias à conclusão que o aumento de curso poderia ser feito no caso que citas. Basta que as bielas sejam mais curtas - See more at: http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1067893635
Eu realmente incluí que isso daria origem a um aumento de cilindrada. Conforme aliás tu próprio admites:
Repara até que dei 3 formas possíveis de o fazer (e podes ler mais atrás):
- aumento do curso;
- aumento do diâmetro da camara;
- ambos
- See more at: http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1067893635
Basicamente dás uma resposta errada e uma incompleta. Existe mais outra de aumentar a cilindrada do motor, mantendo o mesmo curso e diâmetro.
Depois ainda dizes isto:
Tu é que vieste com o gás todo desconversar dizendo que eu disse que o aumento de cilindrada era feito por...encurtamento das bielas. E volto-te a dizer: no caso concreto se fisicamente fosse possível podias aumentar o curso, bastava que encurtasses as bielas. - See more at: http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1067893635
Vamos lá outra vez. Dizes que as bielas mais curtas fazem aumentar o curso. E dizes que um curso maior, faz aumentar a cilindrada.
E aqui dizes que eu estou a desconversar? Eu estou a conversar com aquilo que dizes. Se o que dizes é desconversa, o desconversador és tu!
Sobre estes motores 1.4 e 1.6 as únicas coisas que sei são:
- são o mesmo bloco
- ao mudares as bielas para umas maiores, conforme foi sugerido por um user logo no início, vai acontecer que o PMS vai ficar fora da câmara de combustão deste motor (o 1.4), pois a altura da câmara de combustão é de 7.2 mm (acho que era este valor, já não me lembro bem) e o aumento do curso é superior aos 10 mm.
- como tal esta troca, nas condições que foi proposta, é irreal e impossível. Ou o user se enganou, ou têm que ser alteradas mais elementos do motor,
Agora goza lá com o que quiseres, chama os nomes que quiseres, utiliza a ironia que quiseres. Tens é que rebater estes argumentos com teorias válidas.
Até lá...
Não te chamo absolutamente nada, porque a minha postura por detrás do teclado é exatamente a mesma que teria se estivesse à tua frente.
Sei que se estivesse à tua frente, não ousavas sequer chamar-me espertalhão.
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Originalmente Colocado por MadDragon Ver PostHomem...a sério que leste que o volume da camara era x-y?
Volta a ler e lembra-te do que disseste sobre os 7,2 e os 10mm.
No entanto o PMI e o PMS podem manter-se inalterados, é só jogar com o tamanho das bielas, daí que é possivel ter um curso superior em X mesmo quando a camara a alterar tem X-y. - See more at: http://forum.autohoje.com/forum-gera....z5hgMUBM.dpuf
Tu em vez de tornares as explicações mais simples (ao que parece até outros users já se queixaram do mesmo) afirmas que eu estou a afirmar!
Não, meu caro, eu estava a perguntar se era aquilo que estavas a dizer.
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Originalmente Colocado por Movyk Ver PostNão, também precisas de modificar a cambota. É a cambota que define o curso, variares o comprimento da biela só ajuda na definição da taxa de compressão.
A efeito de curiosidade, um conterrâneo transformou um 1.0 em 1.4. O motor é o mesmo. Ele mudou o virabrequim(colocou do 1.4/1.6, que é o mesmo), novas bielas, pistões da moto Honda CB-400, de 70 mm, cabeçote, coletor de admissão e corpo de borboleta do 1.6, que só foi tirar uma peça e colocar outra, fora mudar a taxa de compressão. E ainda turbinou.
Vw Gol 1.4 Turbo - Fotos e Videos - CarroEsporte - Fórum
.:run4fun:.: ::VW Gol G4 1.4 Turbo::
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Originalmente Colocado por adenilson707 Ver PostEsqueci disso. O 1.0 tem o virabrequim com calibragem diferente do 1.4/1.6
A efeito de curiosidade, um conterrâneo transformou um 1.0 em 1.4. O motor é o mesmo. Ele mudou o virabrequim(colocou do 1.4/1.6, que é o mesmo), novas bielas, pistões da moto Honda CB-400, de 70 mm, cabeçote, coletor de admissão e corpo de borboleta do 1.6, que só foi tirar uma peça e colocar outra, fora mudar a taxa de compressão. E ainda turbinou.
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Pois... Um bocado diferente do que disseste no início. Afinal tem que se alterar quase o motor por completo.
O que disseste no início (e que gerou esta confusão toda) foi:
O curso do pistão do seu carro é de 75,6 mm. O mesmo motor, mas com 1600 cc, tem curso de 86,5 mm. A biela do seu tem 138 mm. Pode-se colocar a de 152mm, pra aumentar o curso. - See more at: http://forum.autohoje.com/forum-gera....xhZBGKiv.dpuf
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Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver PostPois... Um bocado diferente do que disseste no início. Afinal tem que se alterar quase o motor por completo.
O que disseste no início (e que gerou esta confusão toda) foi:
Eis as medidas
EA-111 1.0,8v/16v: 144 mm
EA-111 1.0 8v, de 2009 em diante(Brasil): 152 mm
EA-111 1.4 8V/16V: 144 mm
EA-111 1.6 8V/16V: 138 mm
Medidas pistões e curso, independente do cabeçote, seja 8v ou 16v.
1.0: 67,11 mm, 70,6 mm(curso)
1.4: 76,50 mm/75.6 mm
1.6: 76,50/86,5 mmEditado pela última vez por adenilson707; 22 April 2014, 00:08.
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Originalmente Colocado por zQuatro Ver PostOnde é que eu posso aprender a falar de mecânica como vocês?
https://www.youtube.com/user/Enginee...plained/videos
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Será que eu li mal ou percebi mal? (E não estou a ser ironico) Mas este 6L passou de 85Cv para 165Cv?? Diário de Bordo: Seat ibiza (6L) 1.4TDI
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Originalmente Colocado por GyGu Ver PostSerá que eu li mal ou percebi mal? (E não estou a ser ironico) Mas este 6L passou de 85Cv para 165Cv?? Diário de Bordo: Seat ibiza (6L) 1.4TDI
E de origem tem 70cv, não são 85cv.
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Originalmente Colocado por GyGu Ver PostEle fala lá em 80Cv não 85 a não ser que já lhe tenha metido mais 10 antes de mexer naquilo tudo.
Fogo ando eu aqui à "rasca" para ganhar uns 10 cavalitos e vejo logo aquilo que aumentou para o dobro dos cavalos que o carro tinha de origem
Porque é que achas que o pessoal dos carros modificados anda tudo com diesel?
Numa traineira é chegar lá meter injectores assim ou assado, trocar o turbo por outro maior, fazer uma repro e voilá temos potência sem que se gaste uma batelada de combustível que os torne incomportáveis de sustentar. Mas quem se lixa são é o transeunte que leva com a fumarada toda no focinho.
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Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
Porque é que achas que o pessoal dos carros modificados anda tudo com diesel?
Numa traineira é chegar lá meter injectores assim ou assado, trocar o turbo por outro maior, fazer uma repro e voilá temos potência sem que se gaste uma batelada de combustível que os torne incomportáveis de sustentar. Mas quem se lixa são é o transeunte que leva com a fumarada toda no focinho.
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Originalmente Colocado por GyGu Ver PostSerá que eu li mal ou percebi mal? (E não estou a ser ironico) Mas este 6L passou de 85Cv para 165Cv?? Diário de Bordo: Seat ibiza (6L) 1.4TDIEditado pela última vez por GoToHell; 22 April 2014, 15:36.
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Originalmente Colocado por GyGu Ver PostEle fala lá em 80Cv não 85 a não ser que já lhe tenha metido mais 10 antes de mexer naquilo tudo.
Fogo ando eu aqui à "rasca" para ganhar uns 10 cavalitos e vejo logo aquilo que aumentou para o dobro dos cavalos que o carro tinha de origem
Atenção que esse motor, com o dobro da potência, tem a fiabilidade claramente afectada. Mas cada um sabe de si.
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Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver PostPois... Um bocado diferente do que disseste no início. Afinal tem que se alterar quase o motor por completo.
Até porque por vezes ando com um Ibiza 1.0 transformado num 1.4, que levou 'apenas' o interior do motor, mantém tudo o resto do 1.0
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Originalmente Colocado por TommyTosser Ver PostNão tem que alterar o motor todo, percebe-se que o resto foi feito unicamente para ajudar a aumentar a potencia dentro do possível.
Até porque por vezes ando com um Ibiza 1.0 transformado num 1.4, que levou 'apenas' o interior do motor, mantém tudo o resto do 1.0
Estou a supor.
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Originalmente Colocado por GoToHell Ver PostIsso é que é uma alteraçao à maneira, com sorte gasta o mesmo e anda mais.
Estou a supor.
E gastar menos é relativo, manteve a caixa do 1.0, muito curta, autoestrada é impossível.
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Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
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Originalmente Colocado por TommyTosser Ver PostInfelizmente foi num carro já em fim de vida. Passa mais tempo parado com problemas de periféricos do que de motor.
E gastar menos é relativo, manteve a caixa do 1.0, muito curta, autoestrada é impossível.
Os problemas nos perifericos começaram a acontecer depois do swap?
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Originalmente Colocado por TommyTosser Ver PostNão tem que alterar o motor todo, percebe-se que o resto foi feito unicamente para ajudar a aumentar a potencia dentro do possível.
Até porque por vezes ando com um Ibiza 1.0 transformado num 1.4, que levou 'apenas' o interior do motor, mantém tudo o resto do 1.0
Nesse contexto um user que agora coloca tudo o que eu digo em questão, citou precisamente essa afirmação, não colocando nada em causa.
Naquela altura, para ele, poder-se-iam alterar as bielas que isso dava mais cilindrada e a bielas maiores correspondia maior curso...
Depois outro user acabou por fazer referência a essa situação como sendo a mais económica para se obterem melhores prestações.
Só nessa altura é que reparei do que se estava a falar e coloquei esse procedimento em causa.
Finalmente o user que originou isto tudo reconhece que afinal as bielas são inferiores e que é necessário alterar mais alguns componentes do motor. Podes ver a lista que ele apresentou.
Ora de 4 bielas que era o que estava previsto inicialmente, passou-se para mais umas quantas.
E imagino que algumas destas peças não sejam propriamente baratas. Ou pelo menos tão baratas quanto as bielas o fariam supor.
Foi só isso que eu disse.
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Originalmente Colocado por adenilson707 Ver PostE o 1.6 OITO VÁLVULAS? Já ouviu falar?
EXISTE NO BRASIL, o motor EA-111 1.6, que usa o MESMO bloco do Ibiza 1.4. A DIFERENÇA é que ele é com cabeçote de duas válvulas por cilindro, ou seja, oito válvulas.
Tanto que o motor da Kombi(Pão de Forma)que deixou de ser produzida no fim do ano passado era 1.4, porém 8v.
NÃO É o 16v o 1.6 que me refiro.
Conheçam um pouco o motor
VolksPage.Net - Artigos - VW Polo Hatch 1.6 e 2.0 (9N)
O motor em questão
Vocês estão confundindo com o 1.6 SR, que tem 81 mm de diâmetro. Já o 1.6 16v é o mesmo bloco da Kombi, Audi A1 e Seat Ibiza, ambos 1.4, apenas o pão de forma ter o cabeçote com oito válvulas e os demais, 16 válvulas. Basta observar as medidas do diâmetro dos pistões e curso de ambos os carros. São IGUAIS.
Porém o bloco do 1.6 16v daí é o mesmo do 1.6 8v daqui. Pistões e curso são os mesmos de ambos os motores. Só muda o cabeçote. A diferença do 1.4 e do 1.6 é o curso do pistão. Observe as medidas.
Aqui mais dados
Volkswagen Golf 1.6 Mi Total Flex 8V 4p 2011 - Ficha técnica
Vocês conhecem o motor pelo código, como BAH, AST, etc. Aqui ele é conhecido como EA-111.
Ficha técnica da Kombi, Audi A1, ambos 1.4
Kombi
Olhem o diâmetro dos pistões e curso dos mesmos
Volkswagen Kombi Standard 1.4 Mi Total Flex 8V 2011 - Ficha técnica
Audi A1
Testes: Audi A1 | QUATRO RODAS
As medidas batem. Há uma anedota aqui, que a Kombi, depois que recebeu o motor 1.4, criou asas, pois como ela é leve e o motor tinha 82 cv, era um peso-pena.
Aqui com o motor similar, mas com cilindrada 1.6
Volkswagen Polo Sedan 1.6 Mi Total Flex 8V 4p 2011 - Ficha técnica
Pistões iguais do 1.4 o diâmetro, mas curso do mesmo maior.
Uma correção. A biela do EA-111 1.4 e do 1.0 do Lupo tem 144 mm de comprimento. Já a do 1.6 tem 138 mm. O que tem biela de 152 mm é o EA-111 1.0 8v que vende atualmente aqui(o motor do meu carro). O motor tinha 68 cv em 2008, com a colocação de bielas mais longas, saltou para 72 cv na gasolina e 76 cv no álcool, fora outras alterações, como aumentar a taxa de compressão(foi pra 13:1). Com essa mudança, o torque subiu para 9,7 kgf/m na gasolina e 10,4 no etanol.
A Volkswagen conseguiu extrair 72 cavalos num motor 1.0 8v sem quaisquer intervenções, como turbo, injeção direta ou supercharger.
Aqui
Movidos a Gasolina: Motor VHT 1.0
"O que mudou para elevar o torque do motor 1.0?
Para alcançar esses resultados, a engenharia da Volkswagen do Brasil trabalhou em diversos pontos. O primeiro deles foi o redesenho do filtro de ar, que agora melhora o enchimento volumétrico do motor ou, em outras palavras, ajuda a elevar sua força. Outra modificação foi feita no coletor de admissão. “Alteramos o comprimento dos dutos e o volume e a geometria das câmaras internas, o que deu uniformidade à curva de torque”, explica João Alvarez.
A próxima alteração veio na seqüência do coletor de admissão: o novo comando de válvulas mantém as válvulas de admissão abertas por mais tempo e adianta a abertura das válvulas de escape, uma operação que, além de reduzir o cruzamento das válvulas, proporciona o aumento do torque (principalmente em baixas rotações) e deixa a marcha lenta mais estável.
O motor VHT 1.0 ganhou novos pistões mais leves e compactos, que aumentam sua eficiência mecânica e reduzem os níveis de emissões de poluentes gasosos. Além da geometria dos pistões, entraram também neste “pacote de mudanças” os anéis com menores perfis, bem como bielas mais compridas(as mesmas tem 152 mm), que juntas proporcionam menor atrito com os cilindros.No geral, essas alterações deixaram o motor com funcionamento mais suave, ampliando a força além de colaborar para o menor consumo de combustível.
Já o coletor de escape passa a ser feito em chapa de aço no lugar de ferro fundido, solução que, além de aumentar a eficiência do catalisador na fase fria (momentos nos quais o motor ainda não atingiu sua temperatura ideal de funcionamento), também contribuiu para a redução de cerca de 50% do peso deste componente.
O novo propulsor traz uma nova correia elástica do sistema periférico (compressor do ar condicionado, direção hidráulica e alternador), que possibilitou a eliminação do tensionador – e, por isso, colabora também para significativa redução do peso total do motor.
Por fim, a ECU (unidade de controle eletrônica) mais moderna completa a lista de modificações feitas pela engenharia da Volkswagen do Brasil para criar o novo motor VHT 1,0L. "
É comum fazerem isso aqui em termos de preparação. Pra ter poucas mudanças no motor com pouco dinheiro, basta aumentar a cilindrada, uma das receitas é mudar as bielas.
Aqui era só em 16v.
E os motores 1.6 daqui, à um tempo que cá em PT, deixaram de ser opções!
Por serem "gulosos" e emissões!
Tens melhores opções. O 1.2 TSI e 1.4 TSI.
Deixa cá ver se entendi!
O Motor 1.4 e 1.6 daí, o bloco é o mesmo, simplesmente muda a biela e cambota!
Certo?
Adenilson, uma pergunta, aí também tiveram o 1.6 SR?
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Mesmo cá, há quem passe os 1.4 a 1.6 (principalmente quando a bela fiabilidade dos 1.4 16v obrigava a reconstruir o motor).
Por acaso gostava de saber mais sobre essas denominações dos 1.4 e 1.6, tendo eu cá em casa um exemplar de cada.
Pelo que reti do texto, o adenilson707 referiu que entre Europa vs Brasil:
1.6 16v é igual
1.6 8v é diferente (no Brasil usam o bloco igual ao 16v, mas com 8v)
Corrijam-me se estiver errado sff.
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Originalmente Colocado por GoToHell Ver PostPois convinha ter mudado o escalonamento.
Os problemas nos perifericos começaram a acontecer depois do swap?
Os problemas já existiam, bomba de agua por exemplo que ajudou à festa, dai a troca de cilindros/bielas/cambota e alguns periféricos por avaria.
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