Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aumentar a cavalagem em Ibiza 1.4 16V

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por nto Ver Post
    No caso, limitei-me a enumerar a potência presente no Ibiza daquela geração.
    Ok. Mas é uma informação adicional, pois tal motor existe aqui desde 2002.

    Comentário


      Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post
      O curso do 1.4 é de 75 mm. O do 1.6 é de 86 mm.
      Ora lá está, não só o curso se alterou como as bielas encurtaram.

      Comentário


        Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
        Ora lá está, não só o curso se alterou como as bielas encurtaram.
        Que com essa alteração, muda-se pra cima ou pra baixo a cilindrada.

        Comentário


          Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post
          Que com essa alteração, muda-se pra cima ou pra baixo a cilindrada.
          Não, também precisas de modificar a cambota. É a cambota que define o curso, variares o comprimento da biela só ajuda na definição da taxa de compressão.

          Comentário


            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
            Homem, aquela minha observação foi relativamente a isto dito por ti:



            Não só não disse isto neste contexto como falei na teoria geral.
            Vê lá tu que até fui humilde o suficiente para dizer que, neste motor, não sabia de que forma o aumento de cilindrada era feito.
            Repara até que dei 3 formas possíveis de o fazer (e podes ler mais atrás):

            - aumento do curso;
            - aumento do diâmetro da camara;
            - ambos

            Tu é que vieste com o gás todo desconversar dizendo que eu disse que o aumento de cilindrada era feito por...encurtamento das bielas.

            E volto-te a dizer: no caso concreto se fisicamente fosse possível podias aumentar o curso, bastava que encurtasses as bielas.

            Também tens conhecimentos sobre se dá para encurtar bielas?
            Sabes se ao encurtar a biela esta não vai bater na manivela?
            Este é um dos aspectos fisicos de que falei em cima que não permite que o encurtamento da biela possa ser feito, mas para isso é preciso saber muito (demasiado) sobre este motor.
            Já abriste um? Já fizeste medições?
            Presumo que não.
            Presumo que o que saibas em numeros seja apenas os tais 7,2mm, isto a ser verdadeiro, não contexto.

            Ps - se fui eu que chamei espertalhão ou não não sei, mas acho que nem te fica mal de todo.
            Não deturpes... Vamos desde o início. Tu disseste:

            PS - e se percebesses do assunto chegarias à conclusão que o aumento de curso poderia ser feito no caso que citas. Basta que as bielas sejam mais curtas - See more at: http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1067893635
            Isto foi o que tu disseste!

            Eu realmente incluí que isso daria origem a um aumento de cilindrada. Conforme aliás tu próprio admites:

            Repara até que dei 3 formas possíveis de o fazer (e podes ler mais atrás):
            - aumento do curso;
            - aumento do diâmetro da camara;
            - ambos
            - See more at: http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1067893635
            Esta aqui tudo bem escrito e admitido por ti. Tu dizes, por ordem: que para se aumentar o curso, basta que as bielas sejam mais curtas e que o aumento do curso, faz aumentar a cilindrada.

            Basicamente dás uma resposta errada e uma incompleta. Existe mais outra de aumentar a cilindrada do motor, mantendo o mesmo curso e diâmetro.

            Depois ainda dizes isto:

            Tu é que vieste com o gás todo desconversar dizendo que eu disse que o aumento de cilindrada era feito por...encurtamento das bielas. E volto-te a dizer: no caso concreto se fisicamente fosse possível podias aumentar o curso, bastava que encurtasses as bielas. - See more at: http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1067893635
            Em que ficamos então?

            Vamos lá outra vez. Dizes que as bielas mais curtas fazem aumentar o curso. E dizes que um curso maior, faz aumentar a cilindrada.
            E aqui dizes que eu estou a desconversar? Eu estou a conversar com aquilo que dizes. Se o que dizes é desconversa, o desconversador és tu!

            Sobre estes motores 1.4 e 1.6 as únicas coisas que sei são:

            - são o mesmo bloco
            - ao mudares as bielas para umas maiores, conforme foi sugerido por um user logo no início, vai acontecer que o PMS vai ficar fora da câmara de combustão deste motor (o 1.4), pois a altura da câmara de combustão é de 7.2 mm (acho que era este valor, já não me lembro bem) e o aumento do curso é superior aos 10 mm.
            - como tal esta troca, nas condições que foi proposta, é irreal e impossível. Ou o user se enganou, ou têm que ser alteradas mais elementos do motor,

            Agora goza lá com o que quiseres, chama os nomes que quiseres, utiliza a ironia que quiseres. Tens é que rebater estes argumentos com teorias válidas.
            Até lá...

            Não te chamo absolutamente nada, porque a minha postura por detrás do teclado é exatamente a mesma que teria se estivesse à tua frente.
            Sei que se estivesse à tua frente, não ousavas sequer chamar-me espertalhão.

            Comentário


              Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
              Era óbvio porquê?
              Respondido anteriormente!

              Comentário


                Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                Homem...a sério que leste que o volume da camara era x-y?
                Volta a ler e lembra-te do que disseste sobre os 7,2 e os 10mm.
                Passo a vida a responder-te com as tuas próprias citações:

                No entanto o PMI e o PMS podem manter-se inalterados, é só jogar com o tamanho das bielas, daí que é possivel ter um curso superior em X mesmo quando a camara a alterar tem X-y. - See more at: http://forum.autohoje.com/forum-gera....z5hgMUBM.dpuf
                E além disso eu apenas fiz uma pergunta, não afirmei nada e até pedi explicações, precisamente porque não estava a perceber o que disseste.

                Tu em vez de tornares as explicações mais simples (ao que parece até outros users já se queixaram do mesmo) afirmas que eu estou a afirmar!

                Não, meu caro, eu estava a perguntar se era aquilo que estavas a dizer.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                  Não, também precisas de modificar a cambota. É a cambota que define o curso, variares o comprimento da biela só ajuda na definição da taxa de compressão.
                  Esqueci disso. O 1.0 tem o virabrequim com calibragem diferente do 1.4/1.6

                  A efeito de curiosidade, um conterrâneo transformou um 1.0 em 1.4. O motor é o mesmo. Ele mudou o virabrequim(colocou do 1.4/1.6, que é o mesmo), novas bielas, pistões da moto Honda CB-400, de 70 mm, cabeçote, coletor de admissão e corpo de borboleta do 1.6, que só foi tirar uma peça e colocar outra, fora mudar a taxa de compressão. E ainda turbinou.

                  Vw Gol 1.4 Turbo - Fotos e Videos - CarroEsporte - Fórum

                  .:run4fun:.: ::VW Gol G4 1.4 Turbo::

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post
                    Esqueci disso. O 1.0 tem o virabrequim com calibragem diferente do 1.4/1.6

                    A efeito de curiosidade, um conterrâneo transformou um 1.0 em 1.4. O motor é o mesmo. Ele mudou o virabrequim(colocou do 1.4/1.6, que é o mesmo), novas bielas, pistões da moto Honda CB-400, de 70 mm, cabeçote, coletor de admissão e corpo de borboleta do 1.6, que só foi tirar uma peça e colocar outra, fora mudar a taxa de compressão. E ainda turbinou.

                    Vw Gol 1.4 Turbo - Fotos e Videos - CarroEsporte - Fórum

                    .:run4fun:.: ::VW Gol G4 1.4 Turbo::

                    Pois... Um bocado diferente do que disseste no início. Afinal tem que se alterar quase o motor por completo.

                    O que disseste no início (e que gerou esta confusão toda) foi:

                    O curso do pistão do seu carro é de 75,6 mm. O mesmo motor, mas com 1600 cc, tem curso de 86,5 mm. A biela do seu tem 138 mm. Pode-se colocar a de 152mm, pra aumentar o curso. - See more at: http://forum.autohoje.com/forum-gera....xhZBGKiv.dpuf

                    Comentário


                      Onde é que eu posso aprender a falar de mecânica como vocês?

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                        Pois... Um bocado diferente do que disseste no início. Afinal tem que se alterar quase o motor por completo.

                        O que disseste no início (e que gerou esta confusão toda) foi:
                        A medida da biela, já corrigi:

                        Eis as medidas

                        EA-111 1.0,8v/16v: 144 mm
                        EA-111 1.0 8v, de 2009 em diante(Brasil): 152 mm
                        EA-111 1.4 8V/16V: 144 mm
                        EA-111 1.6 8V/16V: 138 mm


                        Medidas pistões e curso, independente do cabeçote, seja 8v ou 16v.

                        1.0: 67,11 mm, 70,6 mm(curso)
                        1.4: 76,50 mm/75.6 mm
                        1.6: 76,50/86,5 mm
                        Editado pela última vez por adenilson707; 22 April 2014, 00:08.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por zQuatro Ver Post
                          Onde é que eu posso aprender a falar de mecânica como vocês?
                          Não queiras que às vezes lê-se cada uma...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por zQuatro Ver Post
                            Onde é que eu posso aprender a falar de mecânica como vocês?
                            Tens aqui um gajo no youtube que tem uns videos porreiros para aprender umas coisas:

                            https://www.youtube.com/user/Enginee...plained/videos

                            Comentário


                              Será que eu li mal ou percebi mal? (E não estou a ser ironico) Mas este 6L passou de 85Cv para 165Cv?? Diário de Bordo: Seat ibiza (6L) 1.4TDI

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por GyGu Ver Post
                                Será que eu li mal ou percebi mal? (E não estou a ser ironico) Mas este 6L passou de 85Cv para 165Cv?? Diário de Bordo: Seat ibiza (6L) 1.4TDI
                                Correcto. É um valor aceitável para o bloco em questão.

                                E de origem tem 70cv, não são 85cv.

                                Comentário


                                  Ele fala lá em 80Cv não 85 a não ser que já lhe tenha metido mais 10 antes de mexer naquilo tudo.
                                  Fogo ando eu aqui à "rasca" para ganhar uns 10 cavalitos e vejo logo aquilo que aumentou para o dobro dos cavalos que o carro tinha de origem

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por GyGu Ver Post
                                    Ele fala lá em 80Cv não 85 a não ser que já lhe tenha metido mais 10 antes de mexer naquilo tudo.
                                    Fogo ando eu aqui à "rasca" para ganhar uns 10 cavalitos e vejo logo aquilo que aumentou para o dobro dos cavalos que o carro tinha de origem


                                    Porque é que achas que o pessoal dos carros modificados anda tudo com diesel?
                                    Numa traineira é chegar lá meter injectores assim ou assado, trocar o turbo por outro maior, fazer uma repro e voilá temos potência sem que se gaste uma batelada de combustível que os torne incomportáveis de sustentar. Mas quem se lixa são é o transeunte que leva com a fumarada toda no focinho.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post


                                      Porque é que achas que o pessoal dos carros modificados anda tudo com diesel?
                                      Numa traineira é chegar lá meter injectores assim ou assado, trocar o turbo por outro maior, fazer uma repro e voilá temos potência sem que se gaste uma batelada de combustível que os torne incomportáveis de sustentar. Mas quem se lixa são é o transeunte que leva com a fumarada toda no focinho.
                                      É mesmo isso, parecem chocos a fugir do perigo, lançam a tinta e lá vão eles

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por GyGu Ver Post
                                        Será que eu li mal ou percebi mal? (E não estou a ser ironico) Mas este 6L passou de 85Cv para 165Cv?? Diário de Bordo: Seat ibiza (6L) 1.4TDI
                                        Quando a cabeça nao tem juizo o carro é que paga.
                                        Editado pela última vez por GoToHell; 22 April 2014, 15:36.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por GyGu Ver Post
                                          Ele fala lá em 80Cv não 85 a não ser que já lhe tenha metido mais 10 antes de mexer naquilo tudo.
                                          Fogo ando eu aqui à "rasca" para ganhar uns 10 cavalitos e vejo logo aquilo que aumentou para o dobro dos cavalos que o carro tinha de origem
                                          Para subires potência num motor diesel é relativamente fácil pois basta aumentar o débito de gasóleo. Nos motores a gasolina é muito mais difícil pois tens de manter a estequeometria da reacção (isto é, a fracção Ar/Fuel tem de ser muito precisa)...

                                          Atenção que esse motor, com o dobro da potência, tem a fiabilidade claramente afectada. Mas cada um sabe de si.

                                          Comentário


                                            +150km/h – 6.5 a 7.5 l/100
                                            Diário de Bordo: Seat ibiza (6L) 1.4TDI

                                            Claro, claro

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                              Pois... Um bocado diferente do que disseste no início. Afinal tem que se alterar quase o motor por completo.
                                              Não tem que alterar o motor todo, percebe-se que o resto foi feito unicamente para ajudar a aumentar a potencia dentro do possível.

                                              Até porque por vezes ando com um Ibiza 1.0 transformado num 1.4, que levou 'apenas' o interior do motor, mantém tudo o resto do 1.0

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                                Não tem que alterar o motor todo, percebe-se que o resto foi feito unicamente para ajudar a aumentar a potencia dentro do possível.

                                                Até porque por vezes ando com um Ibiza 1.0 transformado num 1.4, que levou 'apenas' o interior do motor, mantém tudo o resto do 1.0
                                                Isso é que é uma alteraçao à maneira, com sorte gasta o mesmo e anda mais.
                                                Estou a supor.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por GoToHell Ver Post
                                                  Isso é que é uma alteraçao à maneira, com sorte gasta o mesmo e anda mais.
                                                  Estou a supor.
                                                  Infelizmente foi num carro já em fim de vida. Passa mais tempo parado com problemas de periféricos do que de motor.

                                                  E gastar menos é relativo, manteve a caixa do 1.0, muito curta, autoestrada é impossível.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                    Deve ser mais um dos famosos casos em que se "esquecem" de corrigir os valores do CB...assim ele faz as contas com o débito antigo

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                                      Infelizmente foi num carro já em fim de vida. Passa mais tempo parado com problemas de periféricos do que de motor.

                                                      E gastar menos é relativo, manteve a caixa do 1.0, muito curta, autoestrada é impossível.
                                                      Pois convinha ter mudado o escalonamento.
                                                      Os problemas nos perifericos começaram a acontecer depois do swap?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                                        Não tem que alterar o motor todo, percebe-se que o resto foi feito unicamente para ajudar a aumentar a potencia dentro do possível.

                                                        Até porque por vezes ando com um Ibiza 1.0 transformado num 1.4, que levou 'apenas' o interior do motor, mantém tudo o resto do 1.0
                                                        Lá vamos nós outra vez... A primeira pessoa que referiu essa alteração, disse que bastava alterar as bielas.
                                                        Nesse contexto um user que agora coloca tudo o que eu digo em questão, citou precisamente essa afirmação, não colocando nada em causa.
                                                        Naquela altura, para ele, poder-se-iam alterar as bielas que isso dava mais cilindrada e a bielas maiores correspondia maior curso...

                                                        Depois outro user acabou por fazer referência a essa situação como sendo a mais económica para se obterem melhores prestações.
                                                        Só nessa altura é que reparei do que se estava a falar e coloquei esse procedimento em causa.

                                                        Finalmente o user que originou isto tudo reconhece que afinal as bielas são inferiores e que é necessário alterar mais alguns componentes do motor. Podes ver a lista que ele apresentou.

                                                        Ora de 4 bielas que era o que estava previsto inicialmente, passou-se para mais umas quantas.
                                                        E imagino que algumas destas peças não sejam propriamente baratas. Ou pelo menos tão baratas quanto as bielas o fariam supor.
                                                        Foi só isso que eu disse.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post
                                                          E o 1.6 OITO VÁLVULAS? Já ouviu falar?

                                                          EXISTE NO BRASIL, o motor EA-111 1.6, que usa o MESMO bloco do Ibiza 1.4. A DIFERENÇA é que ele é com cabeçote de duas válvulas por cilindro, ou seja, oito válvulas.

                                                          Tanto que o motor da Kombi(Pão de Forma)que deixou de ser produzida no fim do ano passado era 1.4, porém 8v.

                                                          NÃO É o 16v o 1.6 que me refiro.


                                                          Conheçam um pouco o motor

                                                          VolksPage.Net - Artigos - VW Polo Hatch 1.6 e 2.0 (9N)


                                                          O motor em questão







                                                          Vocês estão confundindo com o 1.6 SR, que tem 81 mm de diâmetro. Já o 1.6 16v é o mesmo bloco da Kombi, Audi A1 e Seat Ibiza, ambos 1.4, apenas o pão de forma ter o cabeçote com oito válvulas e os demais, 16 válvulas. Basta observar as medidas do diâmetro dos pistões e curso de ambos os carros. São IGUAIS.


                                                          Porém o bloco do 1.6 16v daí é o mesmo do 1.6 8v daqui. Pistões e curso são os mesmos de ambos os motores. Só muda o cabeçote. A diferença do 1.4 e do 1.6 é o curso do pistão. Observe as medidas.

                                                          Aqui mais dados

                                                          Volkswagen Golf 1.6 Mi Total Flex 8V 4p 2011 - Ficha técnica

                                                          Vocês conhecem o motor pelo código, como BAH, AST, etc. Aqui ele é conhecido como EA-111.

                                                          Ficha técnica da Kombi, Audi A1, ambos 1.4

                                                          Kombi

                                                          Olhem o diâmetro dos pistões e curso dos mesmos

                                                          Volkswagen Kombi Standard 1.4 Mi Total Flex 8V 2011 - Ficha técnica


                                                          Audi A1

                                                          Testes: Audi A1 | QUATRO RODAS


                                                          As medidas batem. Há uma anedota aqui, que a Kombi, depois que recebeu o motor 1.4, criou asas, pois como ela é leve e o motor tinha 82 cv, era um peso-pena.

                                                          Aqui com o motor similar, mas com cilindrada 1.6

                                                          Volkswagen Polo Sedan 1.6 Mi Total Flex 8V 4p 2011 - Ficha técnica

                                                          Pistões iguais do 1.4 o diâmetro, mas curso do mesmo maior.

                                                          Uma correção. A biela do EA-111 1.4 e do 1.0 do Lupo tem 144 mm de comprimento. Já a do 1.6 tem 138 mm. O que tem biela de 152 mm é o EA-111 1.0 8v que vende atualmente aqui(o motor do meu carro). O motor tinha 68 cv em 2008, com a colocação de bielas mais longas, saltou para 72 cv na gasolina e 76 cv no álcool, fora outras alterações, como aumentar a taxa de compressão(foi pra 13:1). Com essa mudança, o torque subiu para 9,7 kgf/m na gasolina e 10,4 no etanol.


                                                          A Volkswagen conseguiu extrair 72 cavalos num motor 1.0 8v sem quaisquer intervenções, como turbo, injeção direta ou supercharger.

                                                          Aqui

                                                          Movidos a Gasolina: Motor VHT 1.0


                                                          "O que mudou para elevar o torque do motor 1.0?

                                                          Para alcançar esses resultados, a engenharia da Volkswagen do Brasil trabalhou em diversos pontos. O primeiro deles foi o redesenho do filtro de ar, que agora melhora o enchimento volumétrico do motor ou, em outras palavras, ajuda a elevar sua força. Outra modificação foi feita no coletor de admissão. “Alteramos o comprimento dos dutos e o volume e a geometria das câmaras internas, o que deu uniformidade à curva de torque”, explica João Alvarez.


                                                          A próxima alteração veio na seqüência do coletor de admissão: o novo comando de válvulas mantém as válvulas de admissão abertas por mais tempo e adianta a abertura das válvulas de escape, uma operação que, além de reduzir o cruzamento das válvulas, proporciona o aumento do torque (principalmente em baixas rotações) e deixa a marcha lenta mais estável.


                                                          O motor VHT 1.0 ganhou novos pistões mais leves e compactos, que aumentam sua eficiência mecânica e reduzem os níveis de emissões de poluentes gasosos. Além da geometria dos pistões, entraram também neste “pacote de mudanças” os anéis com menores perfis, bem como bielas mais compridas(as mesmas tem 152 mm), que juntas proporcionam menor atrito com os cilindros.No geral, essas alterações deixaram o motor com funcionamento mais suave, ampliando a força além de colaborar para o menor consumo de combustível.



                                                          Já o coletor de escape passa a ser feito em chapa de aço no lugar de ferro fundido, solução que, além de aumentar a eficiência do catalisador na fase fria (momentos nos quais o motor ainda não atingiu sua temperatura ideal de funcionamento), também contribuiu para a redução de cerca de 50% do peso deste componente.


                                                          O novo propulsor traz uma nova correia elástica do sistema periférico (compressor do ar condicionado, direção hidráulica e alternador), que possibilitou a eliminação do tensionador – e, por isso, colabora também para significativa redução do peso total do motor.
                                                          Por fim, a ECU (unidade de controle eletrônica) mais moderna completa a lista de modificações feitas pela engenharia da Volkswagen do Brasil para criar o novo motor VHT 1,0L. "


                                                          É comum fazerem isso aqui em termos de preparação. Pra ter poucas mudanças no motor com pouco dinheiro, basta aumentar a cilindrada, uma das receitas é mudar as bielas.
                                                          Deu para perceber que o 1.6 8v (1598cc (Long Stroke)) daí, difere do 1.6 8v (1595cc (Short Stroke)) daqui!

                                                          Aqui era só em 16v.

                                                          E os motores 1.6 daqui, à um tempo que cá em PT, deixaram de ser opções!
                                                          Por serem "gulosos" e emissões!
                                                          Tens melhores opções. O 1.2 TSI e 1.4 TSI.


                                                          Deixa cá ver se entendi!

                                                          O Motor 1.4 e 1.6 daí, o bloco é o mesmo, simplesmente muda a biela e cambota!
                                                          Certo?

                                                          Adenilson, uma pergunta, aí também tiveram o 1.6 SR?

                                                          Comentário


                                                            Mesmo cá, há quem passe os 1.4 a 1.6 (principalmente quando a bela fiabilidade dos 1.4 16v obrigava a reconstruir o motor).

                                                            Por acaso gostava de saber mais sobre essas denominações dos 1.4 e 1.6, tendo eu cá em casa um exemplar de cada.

                                                            Pelo que reti do texto, o adenilson707 referiu que entre Europa vs Brasil:

                                                            1.6 16v é igual
                                                            1.6 8v é diferente (no Brasil usam o bloco igual ao 16v, mas com 8v)
                                                            Corrijam-me se estiver errado sff.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por GoToHell Ver Post
                                                              Pois convinha ter mudado o escalonamento.
                                                              Os problemas nos perifericos começaram a acontecer depois do swap?
                                                              O carro já era um cangalho jeitoso, foi feita a alteração porque era mais barato do que comprar peças novas, então optou-se por usar usadas do 1.4.
                                                              Os problemas já existiam, bomba de agua por exemplo que ajudou à festa, dai a troca de cilindros/bielas/cambota e alguns periféricos por avaria.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X