Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Parque automóvel em Portugal (anos 80)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    JorgeCorreia

    A série Duarte & Cia não foi gravada apenas com esse 2CV. Já foi explicado pelo actor principal que os carros eram alugados quando precisavam de um porque a Citroen nunca se predispôs a ceder um. A matrícula pode ser sempre a mesma, mas o exemplar não

    Comentário


      e como os atrasados são sempre os últimos, mas acabam por lá chegar também, eis que mostro os carros lá de casa.

      o meu pai, na altura com 20 e qualquer coisa anos, depois de vir do ultramar, onde tirou lá a carta, comprou um fiat 127 com poucos anos, de matrícula PM e cujos 4 dígitos numéricos eram, pela mesma ordem, o código postal de onde vivíamos. branco com uma fita preta a toda a volta, volante racing e assim, motor 900cc e meia dúzia de cavalos. teve-o até 1986. nele transportou laranjas do algarve até à fronteira de gaia com a feira quando foi lá de férias, transportou um porco para a matança, isto nos princípios dos anos 80 durante uns 3 kms, ficando na altura a mala a cheirar a suíno durante cerca de 2 semanas, mesmo lavando aquilo à mangueirada - imaginem a cena nas vossas cabeças! - e depois trocou-o por outro veículo, também com relativo pouco uso, mas já mais evoluído mecanica e eletricamente.

      fiat 127 parecido:



      trocou-o por outra marca, citrroen, cujo modelo era um visa II super E. um carrito mais evoluído, com o famoso rolo ou satélite, como queiram chamar. foi em 1986, pouco antes do meu irmão nascer e foi buscá-lo a vila do conde, dando o 127 à troca e mais uns tustos. felicíssimo da vida, lá veio nele, mas a qualidade não era grande coisa e já com os bancos rotos, o rolo a não funcionar devidamente e mais outras mazelas que não me recordo minimamente, trocou-o em 1992 no mesmo stand por outro citroen, marca oficial do mesmo. fazer quase 50kms para cada lado em meados dos anos 80 era dose.. o visa penso que foi para a sucata e na altura ainda lhe deram 50 contos por ele, em 1991. foi um carrito mau, com apenas a melhoria no motor, já era o 1124cc de 50cv, com uns fantásticos 84nm de binário para 800kg de peso, demorando quase meia déc... aliás, 16.6seg dos 0-100.

      fica uma foto de um rolo supostamente igual ou muito idêntico e de um veículo igual:





      não sei pormenores de jantes nem nada disso, mas penso que era deste estilo. tenho que perguntar de que cor era, mas penso que era cinza.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
        Bolas o tablier do golf 2 gti deve ser o mais feio jamais feito
        Na altura que foi lançado era bastante atraente e sólido em comparação com os rivais como os Renault 11, Fiat Ritmo, Ford Escort, Citroen BX etc...

        Comentário


          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
          JorgeCorreia

          A série Duarte & Cia não foi gravada apenas com esse 2CV. Já foi explicado pelo actor principal que os carros eram alugados quando precisavam de um porque a Citroen nunca se predispôs a ceder um. A matrícula pode ser sempre a mesma, mas o exemplar não
          Nem vejo porque é que a Citroen deveria oferecer um carro... Há com cada uma...

          Comentário


            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
            o meu pai, na altura com 20 e qualquer coisa anos, depois de vir do ultramar, onde tirou lá a carta, comprou um fiat 127 com poucos anos, de matrícula PM e cujos 4 dígitos numéricos eram, pela mesma ordem, o código postal de onde vivíamos. branco com uma fita preta a toda a volta, volante racing e assim, motor 900cc e meia dúzia de cavalos. teve-o até 1986. nele transportou laranjas do algarve até à fronteira de gaia com a feira quando foi lá de férias, transportou um porco para a matança, isto nos princípios dos anos 80 durante uns 3 kms, ficando na altura a mala a cheirar a suíno durante cerca de 2 semanas, mesmo lavando aquilo à mangueirada
            Épico Cadito!

            Foi em Gaia / Feira?
            Melhor só em Almada, terra do Mestre!

            Comentário


              Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
              O Tipo salientava-se pelo seu espaço interior (era enorme em comparação com os rivais da altura) e por algumas versões mais arrojadas como os DGT com e o seu painel digital.

              Em Portugal os 1.1 e os 1.4 foram os mais procurados pela clientela portuguesa tendo os 1.1 ficado com uma reputação de lentos e algo gastadores.
              O 1.4 é que era gastador.

              Apesar de evidentemente o 1.4 andar mais do que o 1.1 a verdade é que o 1.1 para 1.1 andava muito bem e o 1.4 para 1.4 não.

              Comentário


                Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                O 1.4 é que era gastador.

                Apesar de evidentemente o 1.4 andar mais do que o 1.1 a verdade é que o 1.1 para 1.1 andava muito bem e o 1.4 para 1.4 não.
                Uma meia verdade...

                O 1.4 gasta bem em cidade, apesar da caixa curta o motor é fraco em baixas pelo que a utilização em cidade envolve alguma troca de mudanças e aí os consumos disparam para os 9/10l. Em estrada faz um consumo normal para um 1.4 dessa altura, 6.5 com cuidado e 7.5 a andar descontraídamente (já rolando por vezes na casa dos 140). Tenho um 1.4 ie (que dizem ser mais gastador) em casa e faz estes consumos, basta estar bem mantido e afinado.

                Em relação ao andamento, o 1.1 andava bem para o motor(zinho) que tinha mas o 1.4 andava o normal para um motor daquela cilindrada. Apesar de se notar que o motor é fraco em baixas (até ás 2500rpm), ele daí para cima desenvolvia muito bem e compensava com a caixa curta, mantendo o motor quase sempre perto do binário máximo ás 3000 rpm. Fazia 13s no clássico 0-100 e tinha uma velocidade máxima na casa dos 170's, ajudado e ao mesmo tempo limitado pela caixa curta. Esta última um estrada acabava por dar um ajuda extra, não era necessário fazer tantas reduções já que mantia a rotação sempre próxima ou até acima do binário máximo.

                Da mesma altura, o Golf II 1.3 e mais tarde o Golf III 1.4, tinham um comportamento inverso. Davam tudo em baixas e ás 4500 rpm começavam a moer sem desenvolver nada de jeito. No caso do Golf III que conheço bem, em velocidade até anda muito bem para os 60cv no peso enorme que tem de mover, o pior é mesmo o arranque "a puxar", que não valia a pena deixa-lo fazer rotação porque de nada servia.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                  O 1.4 é que era gastador.

                  Apesar de evidentemente o 1.4 andar mais do que o 1.1 a verdade é que o 1.1 para 1.1 andava muito bem e o 1.4 para 1.4 não.
                  Tenho ideia do contrário. Tinha uma amiga que conduzia um 1.1 Suite e íamos frequentemente a Braga ao Sardinha Biba e ao Trigonometria. O Tipo tinha económetro e aquilo andava sempre no vermelho!

                  Quando carregado com 5 passageiros e bagagens era insuficiente e sentia-se particularmente a perda de potência e aumento dos consumos. O 1.4 8V que ainda vinha dos 128 e Ritmo também "bebia" bastante, é verdade.

                  Já que falamos do Tipo 1.1...

                  Esta versão tinha interiores mais simples com um painel analógico estilo Uno 45S sem conta-rotações, sem consola central, com bancos em padrão axadrezado, encosto de cabeça em plástico e com um volante mais simples.

                  Os tampões de roda também eram distintos dos DGT e os para-choques não vinham pintados na cor da carroçaria.

                  Comentário


                    Por aqui, à semelhança de muitas famílias Portuguesas...


                    Comentário


                      Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                      Já que falamos do Tipo 1.1...

                      Esta versão tinha interiores mais simples com um painel analógico estilo Uno 45S sem conta-rotações, sem consola central, com bancos em padrão axadrezado, encosto de cabeça em plástico e com um volante mais simples.

                      Os tampões de roda também eram distintos dos DGT e os para-choques não vinham pintados na cor da carroçaria.
                      O que estás a falar é da versão de entrada, que tanto existiu com o 1.1 e com o 1.4 e também com o fabuloso 1.7 D ! Lá fora era por vezes designada por "S".

                      Também não traziam tampa do porta-luvas nos primeiros tempos.

                      E os piscas frontais eram laranjas e não translúcidos.


                      Por cá, também deram origem a duas séries de uma série limitada, a Charm e Charm II, que eram basicamente a mesma coisa só que com fecho central de portas e vidros eléctricos nas portas dianteiras.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                        O Opel Corsa GT, claro está... (o primeiro em que andei era rigorosamente igual a este)



                        O interior era muito arrojado para a época...




                        Autobianchi /Lancia Y10 GT e Turbo



                        Um interior tipo "Árvore de Natal" que mais tarde veio a ser conhecido pelos seus "falsos alarmes"...


                        De notar os vidros eléctricos atrás, de abertura em compasso. O meu pai teve um de 1988 (xx--xx-QB) 1.0 de 45cv (até 06/2000) e o interior tinha muito bom aspecto e tudo funcionava bem.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                          Épico Cadito!

                          Foi em Gaia / Feira?
                          Melhor só em Almada, terra do Mestre!
                          foi em mozelos, em frente da igreja, do outro lado da estrada, na estrada que vai dar ao picoto aos semáforos.

                          almada? ai, neph, fazes tanta falta a este fórum...


                          Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                          De notar os vidros eléctricos atrás, de abertura em compasso. O meu pai teve um de 1988 (xx--xx-QB) 1.0 de 45cv (até 06/2000) e o interior tinha muito bom aspecto e tudo funcionava bem.
                          ou matrícula QB-**-**?

                          Comentário


                            Dos anos 80 tive
                            - Corsa A Swing (1989) 1.2, com swap 1.3 posteriormente


                            Depois de muitas loucuras deu lugar a...
                            - Renault 5 TD (1988)


                            Tinha 362k km quando o comprei... Tinha espelhos pintados, bem com a parte inferior dos frisos, com uma "fita" vermelha no rebordo dos frisos. Aileron e volante GT Turbo. Vendi-o com 382k km... Ainda por aí anda, segundo soube com swap para 1.9 DT e look GT Turbo

                            O e34, como era de 1995 vai para o outro tópico

                            PS: Cá por casa passaram ainda:
                            - Corsa A 1.5D (1990);
                            - Corsa A 1.3 GT (1988);
                            - Isuzo KB (1986)
                            - Uno MK1 45.
                            Editado pela última vez por Ruie34; 05 June 2014, 23:22.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                              ou matrícula QB-**-**?
                              Eix, grande gaffe! Era isso mesmo!

                              Comentário


                                Nos anos 80 andava aí uma versão do Visa que era a "Olimpic".
                                O carro era todo preto com uma faixa amarela a todo o comprimento. Não encontro fotos na net, mas o carro existiu e até andei nele.
                                Alguém arranja?

                                Comentário


                                  Por aqui andou um igual este, de 1986 a 1991...

                                  Comentário




                                    Renault Espace, muito espaço interior, comodidade, conforto etc

                                    Comentário


                                      E um toyota starlet... cor de leite creme !!! ;) apesar de nasder em 1980, é o carro que eu me recordo por casa. Esse e um civic preto do meu tio e um, aimda rolante Ford Escort 1.3...

                                      Um abraço

                                      Enviado do meu GT-P5210 através de Tapatalk

                                      Comentário


                                        Já agora, também relacionado com o tópico... (eu sei que já tem uns anos, mas como no fórum estar aparecer alguns carros mais antigos)


                                        http://forum.autohoje.com/forum-gera...utomoveis.html

                                        Comentário


                                          É certo que o tópico já tem uns anos e trata de muitos mais anos para trás....

                                          Mas como se verifique que tem aparecido alguns users a questionarem sobre os ditos (carros dessa época), dá para se ter uma ideia de preços dos ditos, na altura.

                                          Comentário




                                            Ora a minha estimada mae, sempre a queixar-se das "sucatas" que podia comprar, sempre teve carros que hoje valeriam uma "fortuna", tendo em conta o valor que ela recebeu quando os foi vendendo...se ela soubesse!!

                                            Entao andou com:
                                            - Fiat 128 1.3 cor-de-laranja (lindo - primeiro carro que me serviu de transporte desde que sou gente )
                                            - Citroen Diane vermelho com capota branca
                                            - Renault 4 GTL cor de creme

                                            Ja o meu velhote tinha na altura carros de servico, andou por isso montado em:
                                            - Citroen GSA
                                            - Citroen AX 1.4TRD
                                            - Citroen BX 1.4 TGE
                                            - Rover 416 GTI (que ainda hoje tem, quase com 400.000km)
                                            (estes dois ultimo ja adquiridos na decada de 90)

                                            Pena nao ter nascido uns anos antes para disfrutar melhor destas reliquias que passaram pela familia A bem dizer so consegui deitar as garras ao Rover.
                                            Editado pela última vez por DV82; 02 September 2015, 08:19.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                              Nem vejo porque é que a Citroen deveria oferecer um carro... Há com cada uma...
                                              Ceder e oferecer são coisas diferentes

                                              Comentário


                                                Em minha casa os anos 80 foram feitos a bordo desta máquina com motor 2.0 diesel e já equipava AC.
                                                Fotos ilustrativas retiradas da net, o lá de casa tinha jantes em ferro.
                                                Para quem quiser conhecer mais sobre o modelo, série 910 já com facelift
                                                https://www.flickr.com/photos/301032...57623293713798



                                                Uma foto do interior4189941443_4329260ce4_z (1).jpg
                                                Editado pela última vez por TerranoII; 02 September 2015, 09:46.

                                                Comentário


                                                  nao estou totalmente de acordo contigo , ja vi bem piores , apenas acho que o do mk2 será um estilo muito mais basico

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                    Bolas o tablier do golf 2 gti deve ser o mais feio jamais feito
                                                    nao estou totalmente de acordo contigo , ja vi bem piores , apenas acho que o do mk2 será um estilo muito mais basico

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                                      E esta máquina:

                                                      nao sou muito amigo da fiat mas este serie é a que o meu pai mais adora , ja para nao falar que o meu primeiro carro foi um uno turbo i.e , grande maquina o único senão era mesmo curvas a alta velocidade

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                        Em minha casa os anos 80 foram feitos a bordo desta máquina com motor 2.0 diesel e já equipava AC.
                                                        Fotos ilustrativas retiradas da net, o lá de casa tinha jantes em ferro.
                                                        Para quem quiser conhecer mais sobre o modelo, série 910 já com facelift
                                                        https://www.flickr.com/photos/301032...57623293713798



                                                        Uma foto do interior[ATTACH]131970[/ATTACH]
                                                        Um tio meu teve o modelo a seguir, 1.8 a gasolina, cheguei a conduzi-lo muitas vezes, adorava o carro, e (nessa altura dava valor a isso) fazia um vistão onde quer que fosse, 1º carro em que andei que tinha tecto de abrir eléctrico

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                          Nem vejo porque é que a Citroen deveria oferecer um carro... Há com cada uma...
                                                          Como te tenho como uma pessoa inteligente, e embora o posteriormente seja passado, o q dizes mostra alguma falta de conhecimento.
                                                          Não sei se sabes mas a quase totalidade dos carros que aparecem nos filmes não são por acaso, para te dar um exemplo, e não arrependem, a Hyundai pagou acho 2,4 M para estar no walking dead.
                                                          Essa decisão da Citroën nos anos 80, prova a falta de visão, até porque o modelo já tava em declínio de vendas e beneficiou da série.

                                                          Comentário


                                                            não sabem aproveitar a PUB escondida, depois queixam-se. custava muito fazerem um acordo com os produtores da série, até porque era um modelo produzido em mangualde? falta de visão mesmo...

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por VWmotorsport Ver Post
                                                              nao estou totalmente de acordo contigo , ja vi bem piores , apenas acho que o do mk2 será um estilo muito mais basico

                                                              Sim basico é totalmente , mas o quadrante minusculo , o tablier num ponto mais elevado e depois aquele genero de arrumaçao por baixo do tablier ficava horrivel .

                                                              O escort mk3 tinha um desenho muito mais apelativo e de bom gosto .

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X