Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Parque automóvel em Portugal (anos 80)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    nos anos 80 o meu avo tinha um datsun 1200 van e o meu pai um fiat 128

    só para ficar registado :D

    Comentário


      #62
      Para mim, foi o conteúdo do livro.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por rfsbaptista Ver Post
        Não referi antes, mas o meu pai antes de ter o 127( teve-o em finais da década de 80 e inicio de 90), teve qualquer coisa como 5!! Minis. Cada um durava cerca de um ano até estoirar por completo e logo a seguir vinha outro. Era na altura como actualmente é o Uno ou o Punto mk1, o carrito mais barato e fácil de mexer que se arranjava.
        Minis substituídos por o aborrecido Austin Metro...

        Comentário


          #64
          Os meus generalistas preferidos dos 80´s são o BX e mais tarde o 405.

          Nesse tempo havia uma enorme diferença entre os generalistas e os premium, a diferença entre um w124 e um 405 é muito maior do que a diferença entre um w212 e um PUG 508.
          Editado pela última vez por UserAHO; 15 May 2014, 18:02.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
            Minis substituídos por o aborrecido Austin Metro...

            Que não é mais que o próprio Mini revisitado e com roupa dos anos 70/80 !


            O destino de muitos foi serem dadores para o "Pai Mini" e isto aconteceu de tal forma que hoje mal se vêem, o que é pena. Sobretudo as versões MG, muito apetecidas devido ao seu 1.275 cm3 que traziam.

            Comentário


              #66
              Sem precisão cronológica julgo que isto vá datar mais aos anos 70. Dá para ter ideia do tráfego Lisboeta em dia de Feira...



              Perdão, do tráfego da Cidade capital da Benedita...

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                Esses Ladas deviam ser os "Samara" mas tenho ideia que só a partir dos anos 90 começaram a ser vendidos, a preço verdadeiramente camarada , em Portugal. O grande elogio da imprensa, revista Turbo, era o preço, espaço interior e o completo saco de ferramentas que começava a ser escasso, senão inexistente em carros novos.

                Tudo o resto era obsoleto...
                Não era Samara. Era sedan.
                Samara, o primeiro que vi foi já na década de 90. A minha prof. primária da 3.ª Classe tinha um branco de 3 portas e eu admito que gostava do desenho desportivo

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                  Perdão, do tráfego da Cidade capital da Benedita...
                  Bela imagem !

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                    Não era Samara. Era sedan.
                    Samara, o primeiro que vi foi já na década de 90. A minha prof. primária da 3.ª Classe tinha um branco de 3 portas e eu admito que gostava do desenho desportivo
                    O Samara era vendido em 3, 4 ou 5 portas.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                      O Samara era vendido em 3, 4 ou 5 portas.
                      Sim, mas os 2 da minha terra eram sedan, mais velhos que o Samara e sem certezas de serem Lada. Às tantas eram Fiat

                      E em Seia, nos anos 2000 ainda lá andava um 127 de 5 portas

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                        Que não é mais que o próprio Mini revisitado e com roupa dos anos 70/80 !


                        O destino de muitos foi serem dadores para o "Pai Mini" e isto aconteceu de tal forma que hoje mal se vêem, o que é pena. Sobretudo as versões MG, muito apetecidas devido ao seu 1.275 cm3 que traziam.
                        DeCeIi, desculpa-me , mas o austin metro não é um mini revestido...

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                          Bela imagem !
                          Ainda vejo por ali uma destas. Mandava um cheiro a perfume Francês...

                          hannomag henschel f45 start - YouTube

                          Que burro de carga este carro foi.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por AntonioGT Ver Post
                            DeCeIi, desculpa-me , mas o austin metro não é um mini revestido...
                            De facto não era totalmente. Os ingleses começaram a década de 80 orgulhosos deste produto que, teoricamente, iria substituir os mais de trinta anos de Mini.

                            Carroçaria totalmente nova, desenho jovial, espaço interior interessante mas mecânica do Mini e técnica a nível de suspensão demasiado complexa para um citadino/compacto, pouco duradoura (arreavam como se diz no Norte) e cara de reparar denominada de Hydralastic...

                            Enferrujavam bastante tal como os Mini e outros do grupo BL como o Austin Allegro e Morris Marina Ital. Nos anos 80 os Montego e Maestro eram melhores em tratamento contra a corrosão mas a BL acabou junto com eles passando a ser Rover.

                            Não salvou a BL (British Leyland) da falência e em Portugal tenho ideia que foi marginal nas vendas ainda que se viam alguns inclusivamente os MG Metro Turbo (95 BHP) com o motor 1300 que foi referido mais acima. Também não foi o anti-127 e anti-R5 como tanto desejavam sendo arrasado pelo Fiesta especialmente no UK.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                              UTIC AEC. Tantas vezes que andei nessas coisas...
                              Muito mesmo...

                              Caixa manual e semi automática de turismo ou urbanas . Tirando algumas Magyrus urbanas ( com um vidro curvo estranho ) a frota da RN co CEP 10 era quase tudo disso.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                                De facto não era totalmente. Os ingleses começaram a década de 80 orgulhosos deste produto que, teoricamente, iria substituir os mais de trinta anos de Mini.

                                Carroçaria totalmente nova, desenho jovial, espaço interior interessante mas mecânica do Mini e técnica a nível de suspensão demasiado complexa para um citadino/compacto, pouco duradoura (arreavam como se diz no Norte) e cara de reparar denominada de Hydralastic...

                                Enferrujavam bastante tal como os Mini e outros do grupo BL como o Austin Allegro e Morris Marina Ital. Nos anos 80 os Montego e Maestro eram melhores em tratamento contra a corrosão mas a BL acabou junto com eles passando a ser Rover.

                                Não salvou a BL (British Leyland) da falência e em Portugal tenho ideia que foi marginal nas vendas ainda que se viam alguns inclusivamente os MG Metro Turbo (95 BHP) com o motor 1300 que foi referido mais acima. Também não foi o anti-127 e anti-R5 como tanto desejavam sendo arrasado pelo Fiesta especialmente no UK.
                                Pois é Jorge,

                                a suspensão hydrolastic era o cancro do metro, se bem que a falta de formação para as colocar a funcionar direito era mais que muita.

                                Uma delas também era o valor do líquido para encher os balões da suspensão . Por fim colocavam água , o que levava que as tubagens enferrujassem .

                                o que se aproveita para o pai mini eram só os discos e maxilas, e o motor A+, seja o 1000cc ou o 1300cc, pois as válvulas da cabeça estavam já preparadas para gasolina sem chumbo.

                                do metro turbo, aproveita-se a cambota , pois é a melhor alguma vez feita para o motor A+. Inclusive os H65 correm com essa cambota, pois a cambota de um "S" é muito cara.

                                ps: tive 11 pais e 4 filhos (lol). De momento só tenho 1 , por acaso conservo fotos de todos.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                                  Tão habituado a "postar" no off-topic que nem me lembrei do "Geral"...

                                  Algum moderador voluntário para mudar isto?
                                  Já aprendias a fazer reports. Tenho de ser eu a fazer tudo?

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                                    Senhores moderadores. Podem mudar o tópico para o geral ou terei de preencher impressos e dirigir-me a uma Loja do Cidadão?

                                    Oopss... estou na Polónia. Terei de ir ao consulado em Varsóvia...

                                    Já agora outro "mítico" dos anos 80 em Portugal...

                                    A versão GT foi também bastante popular mas obviamente que os 1.0 e 1.1 eram os mais comprados no nosso país.



                                    Os Diesel foram igualmente um enorme sucesso tal como os XAD.
                                    Eis o "meu" 1.º carro. Sem tirar nem pôr, 100% igual por dentro e por fora!

                                    Comentário


                                      #78
                                      Já agora, anda aí muita confusão com os motores do 205. A versão 1.9 de 16V e 160 CV só existiu no 309 GTI 16V (para além do 405, claro), nunca no 205. No entanto, houve um 205 muito especial, o T16, com cerca de 200 CV na versão civil. Há tempos houve um à venda no Norte...

                                      Comentário


                                        #79
                                        E esta máquina:

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                          E esta máquina:

                                          surgiu mesmo nos finalmentes de 1989 ...

                                          Os primeiros que conheço eram matriculas SE-xx-xx .. ou seja, prai de Setembro / Outubro de 1989.

                                          Tive 3 dessa geração e houve mais dois "la em casa".. um deles ainda la anda.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                            Já agora, anda aí muita confusão com os motores do 205. A versão 1.9 de 16V e 160 CV só existiu no 309 GTI 16V (para além do 405, claro), nunca no 205. No entanto, houve um 205 muito especial, o T16, com cerca de 200 CV na versão civil. Há tempos houve um à venda no Norte...
                                            Esse motor tambem equipava o BX 16v , e cheguei a andar num 405 Mi-16 com o referido motor e.......fantástico o gritat dos 160 cv

                                            Comentário


                                              #82
                                              Pois é, todos os 205 GTI's foram sempre de 8v. Também tenho um

                                              Comentário


                                                #83
                                                Adoro o período automóvel dos anos 70/80/90 !

                                                Já aqui referiram muitos modelos, todos eles com significado, uns mais que outros.

                                                Mas dos que ainda se vêem com muita frequência são os Unos, Clios, Corollas, W201, W123... estes são apenas alguns exemplos.

                                                Aliás este tópico se fosse abordado para epóca mais anterior ainda seria: Minis, Beetles, etc

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                  Já agora, anda aí muita confusão com os motores do 205. A versão 1.9 de 16V e 160 CV só existiu no 309 GTI 16V (para além do 405, claro), nunca no 205. No entanto, houve um 205 muito especial, o T16, com cerca de 200 CV na versão civil. Há tempos houve um à venda no Norte...
                                                  Lá fora houve algum 205 mi16?

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por GoToHell Ver Post
                                                    Lá fora houve algum 205 mi16?
                                                    convertidos ha alguns.. de origem ao que sei nunca houve.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Nos anos 80 os carros cá em casa eram quase todos da década de 70:
                                                      - Renault 12 GTL (de 1981 dado em 2004 aqui no fórum Autohoje);
                                                      - Ford Cortina mk1 2 portas;
                                                      - Renault 16 TS;
                                                      - BMW 1502;
                                                      - Ford Cortina 1.3 mk5;
                                                      - Datsun 1200 4 portas;
                                                      - Bedford CF 7 lugares (1978);
                                                      Acho que não esqueci nenhum...
                                                      Entramos em 1990 com um Uno 45s mk2.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por FastLee Ver Post
                                                        convertidos ha alguns.. de origem ao que sei nunca houve.
                                                        Exacto so os conheço convertidos.
                                                        É que tinha lido algures que se tinham vendido no estrangeiro.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          O mais irónico disto tudo é que estou para aqui a comentar como se a década de 80 fosse no fim do mundo, quando na verdade tenho cá em casa um carro de 88, outro de 89 e outro de 1993, mas cujo modelo saiu em 1988.
                                                          O de 89 foi o meu carro do dia-a-dia até há bem pouco tempo. Agora é tipo a meio gás.
                                                          As duas ultimas semanas andei sempre com ele por coincidência.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Dos anos 80 gostava de ter um destes...



                                                            Tenho o irmão mais novo mas nao é a mesma coisa...

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Aqui deixo um mitico tambem desses anos, que é o meu carro do dia a dia. O meu Mini.

                                                              IMG_3230.jpgIMG_3243.jpgIMG_3245.jpgIMG_3254.jpgIMG_3256.JPG

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X