Não referi antes, mas o meu pai antes de ter o 127( teve-o em finais da década de 80 e inicio de 90), teve qualquer coisa como 5!! Minis. Cada um durava cerca de um ano até estoirar por completo e logo a seguir vinha outro. Era na altura como actualmente é o Uno ou o Punto mk1, o carrito mais barato e fácil de mexer que se arranjava.
Minis substituídos por o aborrecido Austin Metro...
Os meus generalistas preferidos dos 80´s são o BX e mais tarde o 405.
Nesse tempo havia uma enorme diferença entre os generalistas e os premium, a diferença entre um w124 e um 405 é muito maior do que a diferença entre um w212 e um PUG 508.
Editado pela última vez por UserAHO; 15 May 2014, 18:02.
Minis substituídos por o aborrecido Austin Metro...
Que não é mais que o próprio Mini revisitado e com roupa dos anos 70/80 !
O destino de muitos foi serem dadores para o "Pai Mini" e isto aconteceu de tal forma que hoje mal se vêem, o que é pena. Sobretudo as versões MG, muito apetecidas devido ao seu 1.275 cm3 que traziam.
Esses Ladas deviam ser os "Samara" mas tenho ideia que só a partir dos anos 90 começaram a ser vendidos, a preço verdadeiramente camarada , em Portugal. O grande elogio da imprensa, revista Turbo, era o preço, espaço interior e o completo saco de ferramentas que começava a ser escasso, senão inexistente em carros novos.
Tudo o resto era obsoleto...
Não era Samara. Era sedan.
Samara, o primeiro que vi foi já na década de 90. A minha prof. primária da 3.ª Classe tinha um branco de 3 portas e eu admito que gostava do desenho desportivo
Não era Samara. Era sedan.
Samara, o primeiro que vi foi já na década de 90. A minha prof. primária da 3.ª Classe tinha um branco de 3 portas e eu admito que gostava do desenho desportivo
Que não é mais que o próprio Mini revisitado e com roupa dos anos 70/80 !
O destino de muitos foi serem dadores para o "Pai Mini" e isto aconteceu de tal forma que hoje mal se vêem, o que é pena. Sobretudo as versões MG, muito apetecidas devido ao seu 1.275 cm3 que traziam.
DeCeIi, desculpa-me , mas o austin metro não é um mini revestido...
DeCeIi, desculpa-me , mas o austin metro não é um mini revestido...
De facto não era totalmente. Os ingleses começaram a década de 80 orgulhosos deste produto que, teoricamente, iria substituir os mais de trinta anos de Mini.
Carroçaria totalmente nova, desenho jovial, espaço interior interessante mas mecânica do Mini e técnica a nível de suspensão demasiado complexa para um citadino/compacto, pouco duradoura (arreavam como se diz no Norte) e cara de reparar denominada de Hydralastic...
Enferrujavam bastante tal como os Mini e outros do grupo BL como o Austin Allegro e Morris Marina Ital. Nos anos 80 os Montego e Maestro eram melhores em tratamento contra a corrosão mas a BL acabou junto com eles passando a ser Rover.
Não salvou a BL (British Leyland) da falência e em Portugal tenho ideia que foi marginal nas vendas ainda que se viam alguns inclusivamente os MG Metro Turbo (95 BHP) com o motor 1300 que foi referido mais acima. Também não foi o anti-127 e anti-R5 como tanto desejavam sendo arrasado pelo Fiesta especialmente no UK.
Caixa manual e semi automática de turismo ou urbanas . Tirando algumas Magyrus urbanas ( com um vidro curvo estranho ) a frota da RN co CEP 10 era quase tudo disso.
De facto não era totalmente. Os ingleses começaram a década de 80 orgulhosos deste produto que, teoricamente, iria substituir os mais de trinta anos de Mini.
Carroçaria totalmente nova, desenho jovial, espaço interior interessante mas mecânica do Mini e técnica a nível de suspensão demasiado complexa para um citadino/compacto, pouco duradoura (arreavam como se diz no Norte) e cara de reparar denominada de Hydralastic...
Enferrujavam bastante tal como os Mini e outros do grupo BL como o Austin Allegro e Morris Marina Ital. Nos anos 80 os Montego e Maestro eram melhores em tratamento contra a corrosão mas a BL acabou junto com eles passando a ser Rover.
Não salvou a BL (British Leyland) da falência e em Portugal tenho ideia que foi marginal nas vendas ainda que se viam alguns inclusivamente os MG Metro Turbo (95 BHP) com o motor 1300 que foi referido mais acima. Também não foi o anti-127 e anti-R5 como tanto desejavam sendo arrasado pelo Fiesta especialmente no UK.
Pois é Jorge,
a suspensão hydrolastic era o cancro do metro, se bem que a falta de formação para as colocar a funcionar direito era mais que muita.
Uma delas também era o valor do líquido para encher os balões da suspensão . Por fim colocavam água , o que levava que as tubagens enferrujassem .
o que se aproveita para o pai mini eram só os discos e maxilas, e o motor A+, seja o 1000cc ou o 1300cc, pois as válvulas da cabeça estavam já preparadas para gasolina sem chumbo.
do metro turbo, aproveita-se a cambota , pois é a melhor alguma vez feita para o motor A+. Inclusive os H65 correm com essa cambota, pois a cambota de um "S" é muito cara.
ps: tive 11 pais e 4 filhos (lol). De momento só tenho 1 , por acaso conservo fotos de todos.
Já agora, anda aí muita confusão com os motores do 205. A versão 1.9 de 16V e 160 CV só existiu no 309 GTI 16V (para além do 405, claro), nunca no 205. No entanto, houve um 205 muito especial, o T16, com cerca de 200 CV na versão civil. Há tempos houve um à venda no Norte...
Já agora, anda aí muita confusão com os motores do 205. A versão 1.9 de 16V e 160 CV só existiu no 309 GTI 16V (para além do 405, claro), nunca no 205. No entanto, houve um 205 muito especial, o T16, com cerca de 200 CV na versão civil. Há tempos houve um à venda no Norte...
Esse motor tambem equipava o BX 16v , e cheguei a andar num 405 Mi-16 com o referido motor e.......fantástico o gritat dos 160 cv
Já agora, anda aí muita confusão com os motores do 205. A versão 1.9 de 16V e 160 CV só existiu no 309 GTI 16V (para além do 405, claro), nunca no 205. No entanto, houve um 205 muito especial, o T16, com cerca de 200 CV na versão civil. Há tempos houve um à venda no Norte...
Nos anos 80 os carros cá em casa eram quase todos da década de 70:
- Renault 12 GTL (de 1981 dado em 2004 aqui no fórum Autohoje);
- Ford Cortina mk1 2 portas;
- Renault 16 TS;
- BMW 1502;
- Ford Cortina 1.3 mk5;
- Datsun 1200 4 portas;
- Bedford CF 7 lugares (1978);
Acho que não esqueci nenhum...
Entramos em 1990 com um Uno 45s mk2.
O mais irónico disto tudo é que estou para aqui a comentar como se a década de 80 fosse no fim do mundo, quando na verdade tenho cá em casa um carro de 88, outro de 89 e outro de 1993, mas cujo modelo saiu em 1988.
O de 89 foi o meu carro do dia-a-dia até há bem pouco tempo. Agora é tipo a meio gás.
As duas ultimas semanas andei sempre com ele por coincidência.
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