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Parque automóvel em Portugal (anos 80)

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    Entretanto lembrei-me, havia também lá na terra um Toyota Corolla sedan que não sei o modelo e um outro igual à foto da PSP do JorgeCorreia.
    E também 1 Renault 5, mas phase 2, ou lá que era.
    Entretanto também me lembro de uns emigrantes terem um Fiat Uno com conta-quilómetros digital. Comprado na Suíça

    Comentário


      Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
      Sem precisão cronológica julgo que isto vá datar mais aos anos 70. Dá para ter ideia do tráfego Lisboeta em dia de Feira...



      Perdão, do tráfego da Cidade capital da Benedita...
      Avenida da Igreja, vista da torre da .....Igreja Nova! Em dia de mercado!

      Comentário


        Anos 80 e inicio dos 90 passaram cá por casa a mitica Peugeot 504 GRD renforcé de 85 e AX 11 TRE MK2 este já em 1992.

        Havia muitas 504 e 505 na altura, a diesel, boas carrinhas, muito confortáveis e espaçosas, ainda hoje em dia são bastantes procuradas para levar para Africa, sobretudo mali.

        Comentário


          Que belo tópico (para a malta já "trintage" hehe)
          Aqui nos anos 80 dominava cá em "casa" os seguintes carros:

          Morris Mini 1000 - Preto

          1974-1982 (Carro de Solteiro do meu pai, tinha apenas 10.000 Kms quando ele o comprou, pertencia a uma professora. Quando vim da maternidade em 1979 este foi o carro que me levou para casa. Em 1982 ficou para o meu tio) :D


          *foto ilustrativa



          Renault 12 L - Verde claro

          1982- 1988 (Sempre que ia na A1 do Carregado a Lisboa, tinha de parar nas portagens de Sacavém ao pé daquele grande muro pintado de branco com riscas verticais verde e preto, devido ao motor querer começar a "arder" o sistema de refrigeração entrava sempre em ebulição)


          *foto ilustrativa


          Austin Montego 1.3 LS - Prata

          1988- 1992 (Primeiro carro comprado novo "0Kms" lembro do dia que ele veio cá para casa ainda tinha plásticos nos bancos para proteger, e o cheirinho a material novo, e tinha a novidade nos banco atrás ter recosto para a cabeça, isso para um miúdo de 8 anos era "muito fixe")


          *foto ilustrativa


          Peugeot 205 Júnior - Vermelho

          1989- 1995 (foi o segundo carro novo a ser "0Kms" comprado, foi uma oferta do meu pai para a minha mãe pelo facto de ela ter tirado a carta, esteve 2 meses parado à porta de casa à espera que a minha mãe tivesse a coragem de o conduzir até à casa da minha avó que ficava a uns 800m, hehe, ainda levou um tempo até ela deixar de ter medo de o conduzir. Cena "muito fixe" naquele carro, era o facto dos estofos serem de ganga, mas tinha um defeito tão grande, além da sua velocidade máxima uns estonteantes 130 km/h, era o facto de ter lâmpadas amarelas nos Faróis, à noite praticamente não iluminava)


          *foto ilustrativa
          Editado pela última vez por peras777; 17 May 2014, 17:05.

          Comentário


            Pois era. Os 205 tinham um sistema de iluminação deficiente. Eu falo isso pelo exemplo do meu GR. Mas o gti já tinha lâmpadas H4, ainda que levassem os bolbos amarelos, iluminavam umas 10 vezes melhor que os demais 205.

            Comentário


              Originalmente Colocado por PeugeotPower Ver Post
              Pois era. Os 205 tinham um sistema de iluminação deficiente. Eu falo isso pelo exemplo do meu GR. Mas o gti já tinha lâmpadas H4, ainda que levassem os bolbos amarelos, iluminavam umas 10 vezes melhor que os demais 205.
              Os do Renault 12 também não era melhor... era igual, amarelos, mais tarde (ai em 1987) o meu pai é que mudou para lâmpadas mais claras, aquilo nas estradas antigas era medonho não se via nada, lembro de irmos de ferias para Vila Real de Santo António, aquilo à noite na estrada que vai de Mértola a Castro Verde na grande maioria pela serra do Caldeirão, era um autentico "filme de terror" além de que eu e a minha irmã no banco de trás por causa das curvas ate rebolávamos tal era a estabilidade da "lata de sardinhas", fora a fraca visibilidade que tínhamos lá para fora, hehe, mas eram belos tempos ;)

              Comentário


                E falando em faróis amarelos...

                Nos anos 80 era típica a invasão de carros de matrícula francesa com os faróis amarelados, trazidos pelos nossos emigrantes.

                Viam-se muitos Renault 20/30, Fuego e 18 Turbo nos primeiros anos da década e depois os 21 e 25, Peugeot 505 e 604 mas também os CX como o mítico GTI Turbo que ficou conhecido pela polémica campanha publicitária com Grace Jones (a da famosa canção I've Seen that Face Before) e o outdoor "220 Km/h" que as autoridades francesas consideraram escandaloso por alegadamente incentivar a prática de condução perigosa...

                O efeito foi precisamente o oposto e a Citroen conseguiu impulsionar as vendas de um modelo, já antigo (lançado em 1974), até 1989 quando o XM finalmente o substituiu.





                Comentário


                  Do filme do famoso realizador Claude Lelouch "Un homme et une femme, 20 ans déjà" (1986) uma das cenas de carros mais icónicas dessa época no cinema francês. Também os tínhamos aqui em Portugal mas apenas para alguns privilegiados...


                  Lancia Thema Turbo, Mercedes 190 (2.0?), BMW E28 (525?), Renault 25 (2.0?), Audi 100 (2.0?), Saab 900 (Turbo?) e Peugeot 505 (Turbo?)




                  Editado pela última vez por JorgeCorreia; 17 May 2014, 07:06.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                    O LinoMarques, estava a referir-se ao nível do "universo Peugeot".
                    Está bem, e então ? não disse nada de mal eu

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                      Está bem, e então ? não disse nada de mal eu


                      Pois não.. mal ele também não.

                      Tu é que foste para além, do que ele tinha referido... visto que ele só pretendeu, indicar as viaturas da Peugeot que usaram ou não o motor.

                      Comentário


                        E ? eu tambem nao disse que ele disse algo de mal.

                        Não percebo essa imbirração mas enfim. Metam avisos na próxima.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                          E ? eu tambem nao disse que ele disse algo de mal.

                          Não percebo essa imbirração mas enfim. Metam avisos na próxima.


                          Olha... e também...

                          Agora a sério, é claro que não disseste nada de mal, nem ele.

                          Da minha maneira de ver, é uma questão de interpretação... se ele referiu concretamente à Peugeot, apenas se estava a referir à marca em si.

                          Mas sim, o motor também esteve presente no BX, como referis-te e bem.



                          Este é o meu ponto de vista e tu terás o teu e ainda bem.

                          Comentário


                            O meu contributo neste tópico. Em 1986 o meu pai comprou um 205 GR novinho. Esta foto deve ser de julho ou agosto de 1986. Tinha eu portanto, 3 anos, quase 4

                            Comentário


                              Neste momento são dois 205 cá em casa dos anos 80... Um GR de 1986 e um 1.6 GTI de 1984 (outubro). Não sei o historial do GTI, sei que sou o oitavo dono apenas.



                              Comentário


                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                E ? eu tambem nao disse que ele disse algo de mal.

                                Não percebo essa imbirração mas enfim. Metam avisos na próxima.


                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                                  Este carro foi mesmo muito popular em Portugal mas duraram relativamente pouco, especialmente estes 9, não sei porquê. Nos anos 80 viam-se bastante e tinham um preço muito bom para o nosso mercado.

                                  Um vizinho meu tinha um 11 TSE com ve, fc e comando das portas na chave mais um pequeno CB com médias de consumo e quilómetros percorridos. Uma loucura em 1985! :D

                                  Depois em 1988 veio o 19 e esses modelos 9 e 11 passaram à História rapidamente.



                                  Lembro-me que em relativamente pouco tempo, apodreciam todos, tinham uma chaparia ainda pior que os Ritmos.

                                  Comentário


                                    Comentário


                                      Nos anos oitenta tive um destes

                                      Subaru ff1
                                      1.300 c.c.




                                      e um destes

                                      Renault 5 TLC 954 c.c.

                                      Comentário


                                        Vamos aqui a um esquecido...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                          Não percebi essa do BX e do 2 CV não capotarem....é preciso ser um bocado inergúmeo para achar que algum carro passa por cima das leis da física.
                                          .
                                          Depende da massa e do centro de gravidade.
                                          Um fórmula 1 capota ?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                                            Coimbra nos anos 80, Avenida D. Afonso Henriques. Renault 5 (provavelmente um Laureat), Fiat Regata e o popular 9 e 11.



                                            Esse ainda não é Laureat, entre outras coisas não tem a risca. Será um TL ou GTL com o 1108 sim, mas não Laureat, que podia ser TL ou GTL também, com 5ª velocidade.


                                            O Regata parece ser um 85 S, mas pode ser um 70 com tampões do "S".
                                            O R11 é complicado mas é provável ser um 1.4 GTL 60cv.
                                            O 1.4 TSE 72cv talvez tivessem faróis de nevoeiro.



                                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                            O Campus era a versão de entrada e só apareceu em 1988. Não tinha sequer servo-freio e utilizava o tablier da Express.

                                            Versões, de 1984 a 1988 eram as seguintes:
                                            - C, 956 cm3 e 3 portas;
                                            - L, 1.108 cm3 e 3 portas;
                                            - TC, 956 cm3 em 3 ou 5 portas;
                                            - TL, 1.108 cm3 em 3 portas;
                                            - GL, 1.108 cm3 em 3 ou 4 portas.
                                            (Todos com caixa de 4 velocidades)

                                            - GTL, 1.108 ou 1.397 cm3, 3 ou 5 portas;
                                            - GTS, 1.397 cm3 e 3 ou 5 portas;
                                            - TS, 1.397 cm3 e 3 portas;
                                            - GTD, 1.595 cm3 e em 3 ou 5 portas.
                                            (todos com caixa de 5 velocidades)
                                            - GT Turbo, 1.397 cm3 e 3 portas, 115 cv

                                            De 1988 a 1991:

                                            - Campus, 956 cm3 e 3 ou 5 portas;
                                            - SL / TL, ambos com o 1.108 cm3 e ambos em 3 ou 5 portas;
                                            (caixa de 4 velocidades)
                                            - GTR, 1.237 cm3, em 3 ou 5 portas;
                                            - GTS, 1.397 cm3 e 3 ou 5 portas;
                                            - GTX, 1.397 cm3 ou 1.721 cm3 e 3 portas;
                                            - GTD, 1.595 cm3 e em 3 ou 5 portas;
                                            - Baccara, 1.397 cm3 ou 1.721 cm3 e só em 3 portas;
                                            (caixa de 5 velocidades)
                                            - GT Turbo com 120 cv.


                                            AS séries especiais só aparecem na 2ª fase e em Portugal foram sempre baseadas na versão TL, a saber:
                                            - NRJ (lê-se éne ére gie, energy prós amigos);
                                            - Tiga;
                                            - Saga;
                                            - Triana (base era o GTR).


                                            E muitos foram montados em Setúbal. E as caixas de velocidade, mesmo que o carro fosse montado noutro lado, eram sempre de Cacia, tanto que o número de caixa está inscrito numa placa pintada com as cores da bandeira Portuguesa.
                                            Amigo, há ai uma pequena diferença nos anos.
                                            Em Portugal o Super Cinco teve duas séries, a 2ª tem os piscas dianteiros a fazer a curva dianteira.

                                            A 1ª é de 1985 a 1987 (Primeiros com matrícula JC)
                                            A 2ª é de 1987 (Primeiros com matrícula OB)

                                            Nota 1: os 1397 tinham na 1ª série 72cv e depois na 2ª desceram para 68cv, tal como nos 9/11.

                                            Nota 2: Os NRJ eram em Portugal vendidos com o slogan "Nova Resposta da Juventude"

                                            Nota 3: Ainda me lembro de um Super 5 "Blue Jeans" também.

                                            Originalmente Colocado por FastLee Ver Post
                                            surgiu mesmo nos finalmentes de 1989 ...

                                            Os primeiros que conheço eram matriculas SE-xx-xx .. ou seja, prai de Setembro / Outubro de 1989.

                                            Tive 3 dessa geração e houve mais dois "la em casa".. um deles ainda la anda.
                                            exactamente.
                                            Primeiros em Outubro 1989, matrícula SE, UA, UB, UC, UD...

                                            Antes disso a sequência foi estranha: começou SB, SC, SD, SF, SG, SH, SI, SJ, SL só depois SA e finalmente os "S" acabam com SE, que por acaso é quando aparecem os Unos MK2.


                                            Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                            Sim, mas os 2 da minha terra eram sedan, mais velhos que o Samara e sem certezas de serem Lada. Às tantas eram Fiat

                                            E em Seia, nos anos 2000 ainda lá andava um 127 de 5 portas

                                            127 5 portas devia ser um SEAT Fura (sendo 3ª série).

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                              Esse ainda não é Laureat, entre outras coisas não tem a risca. Será um TL ou GTL com o 1108 sim, mas não Laureat, que podia ser TL ou GTL também, com 5ª velocidade.


                                              O Regata parece ser um 85 S, mas pode ser um 70 com tampões do "S".
                                              O R11 é complicado mas é provável ser um 1.4 GTL 60cv.
                                              O 1.4 TSE 72cv talvez tivessem faróis de nevoeiro.






                                              Amigo, há ai uma pequena diferença nos anos.
                                              Em Portugal o Super Cinco teve duas séries, a 2ª tem os piscas dianteiros a fazer a curva dianteira.

                                              A 1ª é de 1985 a 1987 (Primeiros com matrícula JC)
                                              A 2ª é de 1987 (Primeiros com matrícula OB)

                                              Nota 1: os 1397 tinham na 1ª série 72cv e depois na 2ª desceram para 68cv, tal como nos 9/11.

                                              Nota 2: Os NRJ eram em Portugal vendidos com o slogan "Nova Resposta da Juventude"

                                              Nota 3: Ainda me lembro de um Super 5 "Blue Jeans" também.



                                              exactamente.
                                              Primeiros em Outubro 1989, matrícula SE, UA, UB, UC, UD...

                                              Antes disso a sequência foi estranha: começou SB, SC, SD, SF, SG, SH, SI, SJ, SL só depois SA e finalmente os "S" acabam com SE, que por acaso é quando aparecem os Unos MK2.





                                              127 5 portas devia ser um SEAT Fura (sendo 3ª série).
                                              Excelente contributo, como sempre, gtabarth.

                                              Fui pesquisar umas imagens e percorrer o "baú" da memória e de facto o "Lauréate" (afinal era assim que se escrevia) tinha esse pormenor da risca do guarda-lamas dianteiro ao traseiro e autocolante "Lauréate" no capot (entre as ópticas). Os para-choques eram pintados na cor da carroçaria (o dianteiro era ligeiramente mais longo que nos modelos dos anos 70 e tinha um pequeno spoiler) e as jantes eram iguais às que usavam os Renault 12 TS e 15 dos anos 70.




                                              Os interiores eram bastante mais agradáveis e geralmente em tons claros ainda que, na maior parte dos modelos, despidos de equipamento. Salvo erro o isqueiro e o relógio eram opcionais a par com o rádio.

                                              Nos anos 80 foi um modelo bastante popular e só mesmo o sucesso do Super 5 os relegou para segundo plano.

                                              Comentário


                                                Visita de Cavaco Silva a Ourem em 1985 (para quem quer ver o Cavaco jovem... Cavaco Silva, Ourém, 1985 - O Castelo)


                                                Um Renault 18 com matrícula francesa, um Citroen Visa E com matrícula EJ (1984, era novinho em folha ) seguido de um Simca 1100 dos anos 70 e de um Toyota Starlet?



                                                Da esquerda para a direita um "imortal" Mercedes W115 seguido de um Escort (ou Orion?) com matrícula estrangeira, Peugeot 505, um raro Volvo 66 Kombi de 1981 (antes de serem Volvos eram os DAF holandeses) e uma máquina dos anos 80, o Alfa Romeo Sprint!



                                                Dois W115 com um Volvo série 200 no meio (seria um Turbo?) e ainda outros entre os quais uma Hiace e o "nosso" UMM Alter lado a lado com uma Ford Transit.

                                                Editado pela última vez por JorgeCorreia; 18 May 2014, 05:30.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                                                  ...para quem quer ver o Cavaco jovem...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                    BX matricula JB, comprado em 1985. Era igual aqueles que o Cola Cao dava no 123 com o Carlos Cruz.

                                                    Comentário


                                                      Só que esses eram um "miserável" BX 11!

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                        Só que esses eram um "miserável" BX 11!
                                                        O BX 11 era 1.100 c.c.
                                                        certo?

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por ticantonio Ver Post
                                                          O BX 11 era 1.100 c.c.
                                                          certo?


                                                          Sim.... mais propriamente o 1124cc.

                                                          Comentário


                                                            Devia ser um arrastar de chapa,pouca cilindrada para tanto carro,os consumos de motor fraco a puxar aquilo não deviam ser amigos da carteira.
                                                            Estou a pensar assim,mas posso estar enganado.

                                                            Comentário


                                                              Excelente tópico.

                                                              Já agora, para quem acha que o Citroen 2cv é incapotável



                                                              Eu cá acho que foi capotável de mais

                                                              Comentário

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