Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Parque automóvel em Portugal (anos 80)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    ora.. Anos 80 para mim foi isto...



    inicialmente de 7 lugares... depois ao ser legalizada cá passou a 3 lugares por causa do " imposto de compensação "

    tinha 2 baterias.. era versão especial para paises frios.
    Editado pela última vez por FastLee; 15 May 2014, 11:58.

    Comentário


      #32
      De reinado curto (1981-1983) o 127 "Super" foi esquecido e completamente superado pelo sucesso do Uno. Tinha uns interiores mais civilizados e um aspecto mais alinhado com a gama Fiat da época (Ritmo, Regata, Argenta).

      Comentário


        #33
        Bom tópico. No entanto não concordo com o Kadett ter linhas avançadas para a época.

        Já a citroen mesmo bem antes dos anos 80 tinha carros com linhas totalmente fluidas e aerodinamicas.

        Não obstante do Kadett estar tambem acima da média claro.

        Agora, quanto ao AX quem conhece bem o carro sabe que o unico defeito era o tablier frágil ah e claro o motor 1.4D.

        De resto era um carro muito bom tendo em conta que era um pequeno utilitário.

        Andava bem, curvava bem e não era desconfortável e tinha bons travões.

        O AX 11 TRE era uma máquina, andava muito bem.....

        Comentário


          #34
          Nos anos 80 apanhei muito disto, lá para as minhas bandas:




          4L
          Super 5
          AE80 (sedan)

          entre tantas outras "bombas" nostálgicas, que são cada vez mais raras de encontrar na estrada...

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
            Bom tópico. No entanto não concordo com o Kadett ter linhas avançadas para a época.

            Já a citroen mesmo bem antes dos anos 80 tinha carros com linhas totalmente fluidas e aerodinamicas.

            Não obstante do Kadett estar tambem acima da média claro.

            Agora, quanto ao AX quem conhece bem o carro sabe que o unico defeito era o tablier frágil ah e claro o motor 1.4D.

            De resto era um carro muito bom tendo em conta que era um pequeno utilitário.

            Andava bem, curvava bem e não era desconfortável e tinha bons travões.

            O AX 11 TRE era uma máquina, andava muito bem.....
            Tinha 10 anos quando lançaram o Kadett E. Naquela altura era totalmente distinto de todos os rivais e com linhas arredondadas, muito inovadoras e aerodinâmicas - as linhas rectas ainda eram típicas nas carroçarias, por isso o mencionei.

            O AX foi gradualmente evoluindo especialmente com o facelift (1991?) que lhe deu mais algum alento, uma tampa da mala mais resistente mas ainda em fibra e finalmente um tablier mais sólido mas... os botões dos vidros eléctricos continuaram frágeis...

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por augustus Ver Post
              Nos anos 80 apanhei muito disto, lá para as minhas bandas:




              4L
              Super 5
              AE80 (sedan)

              entre tantas outras "bombas" nostálgicas, que são cada vez mais raras de encontrar na estrada...
              O 128 CL na imagem conviveu com o seu substituto, o Ritmo (lançado em 1978) e continuou nestes lados da Europa como Zastava 1100 mas com uma traseira hatchback (horrível). Tenho ideia que se venderam poucos nos anos 80 perante o sucesso do Ritmo e dos rivais Renault 9 e 11.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por FastLee Ver Post
                ora.. Anos 80 para mim foi isto...



                inicialmente de 7 lugares... depois ao ser legalizada cá passou a 3 lugares por causa do " imposto de compensação "

                tinha 2 baterias.. era versão especial para paises frios.
                O ruído do motor era inconfundível e conviveu muitos anos com a Transit "Bico de Pato".

                Alguém se recorda da Hiace made by Salvador Caetano?

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                  Bom tópico. No entanto não concordo com o Kadett ter linhas avançadas para a época.

                  Já a citroen mesmo bem antes dos anos 80 tinha carros com linhas totalmente fluidas e aerodinamicas.

                  Não obstante do Kadett estar tambem acima da média claro.

                  Agora, quanto ao AX quem conhece bem o carro sabe que o unico defeito era o tablier frágil ah e claro o motor 1.4D.

                  De resto era um carro muito bom tendo em conta que era um pequeno utilitário.

                  Andava bem, curvava bem e não era desconfortável e tinha bons travões.

                  O AX 11 TRE era uma máquina, andava muito bem.....
                  Um amigo meu tinha um desses há poucos anos. Aquela ***** era mesmo um GTI dos pobres

                  Comentário


                    #39
                    La em casa o primeiro foi um Fiat 124 (nao perguntem pormenores tecnicos, nao faço ideia). Era igual a este:

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                      O ruído do motor era inconfundível e conviveu muitos anos com a Transit "Bico de Pato".

                      Alguém se recorda da Hiace made by Salvador Caetano?
                      Yep.. essas redondas e o modelo novo que saiu prai em 1983 até final da década de 80

                      As Transit com o motor Yord 2.4D eram de facto inconfundiveis no ruido.

                      Curtia à brava arranjar uma so porque sim, mas de tantas que havia sobraram poucas.. e estao a subir de preço.

                      Tenho espaço para guardar e dá sempre jeito para ir às compras

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                        Tinha 10 anos quando lançaram o Kadett E. Naquela altura era totalmente distinto de todos os rivais e com linhas arredondadas, muito inovadoras e aerodinâmicas - as linhas rectas ainda eram típicas nas carroçarias, por isso o mencionei.

                        O AX foi gradualmente evoluindo especialmente com o facelift (1991?) que lhe deu mais algum alento, uma tampa da mala mais resistente mas ainda em fibra e finalmente um tablier mais sólido mas... os botões dos vidros eléctricos continuaram frágeis...

                        O talblier dos AX Mk2 era muito mas muito superior ao dos Mk1.
                        A tampa da mala tirando a estética era exactamente igual. Apenas colocaram uma calha metálica no rebordo do vidro.
                        O meu 1° carro foi um AX Mk2 e partilhou a casa com o 11 TRE Mk1 do meu pai.

                        Comentário


                          #42
                          Nem de propósito o spot publicitário de 1986:

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Vesper Ver Post
                            La em casa o primeiro foi um Fiat 124 (nao perguntem pormenores tecnicos, nao faço ideia). Era igual a este:

                            O meu avô paterno tinha um destes.



                            Tinha um som fenomenal

                            Comentário


                              #44
                              O meu pai tinha um destes, branco/creme, com um autocolante de uma águia no capot e com as tradicionais cortinas com desenhos de águias no vidro traseiro.



                              Já o meu avô tinha um destes, Austin/Morris 1100, que depois veio a trocar por um Super5 Campus novo em 88.



                              Comentário


                                #45
                                Falava-se de automóveis dos anos 80 mas os que mais vi aqui no tópico são anteriores. O Fiat 124 e o 128 é dos finais de 70 assim como o Austin (alguns deles ainda datavam dos anos 60...).

                                E já que se fala nessa época, há que lembrar o Toyota 1200, grande máquina na altura.

                                toyota_corolla_1200_sedan_gasolina_3_750_93746450963826385.jpg

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                  Falava-se de automóveis dos anos 80 mas os que mais vi aqui no tópico são anteriores. O Fiat 124 e o 128 é dos finais de 70 assim como o Austin (alguns deles ainda datavam dos anos 60...).

                                  E já que se fala nessa época, há que lembrar o Toyota 1200, grande máquina na altura.

                                  [ATTACH=CONFIG]122639[/ATTACH]
                                  Se os tinham nos anos 80 está enquadrado no tópico. Penso que a esmagadora maioria das máquinas dos anos 70 acabaram totalmente usadas, enfardadas ou abandonadas já bem dentro nos anos 90. Outros passaram do "purgatório" para o "céu" vai dai termos clássicos fabulosos em Portugal.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                    Falava-se de automóveis dos anos 80 mas os que mais vi aqui no tópico são anteriores. O Fiat 124 e o 128 é dos finais de 70 assim como o Austin (alguns deles ainda datavam dos anos 60...).
                                    O que entendi como sendo o objectivo do tópico é saber o que circulava pelas estradas portuguesas nos anos 80, e como é óbvio existiam carros muito mais antigos a circular na altura, assim como acontece hoje. Daí eu ter colocado o Austin, dado que foi o carro que acompanhou o meu avô pelos anos 80, até vir o Super5.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                                      A Renault nessa altura vendeu o "Supercinco" como pães quentes.

                                      O problema era terem inúmeras versões e séries especiais (séries do autocolante) que, salvo erro, começavam no barato mas triste "Campus" com motor de R4 - que até o tablier tinha diferente - indo para o L e iam para o GTL, GT, GTR, GTD, Baccara acabando no mítico GT Turbo que era bastante caro.
                                      O Campus era a versão de entrada e só apareceu em 1988. Não tinha sequer servo-freio e utilizava o tablier da Express.

                                      Versões, de 1984 a 1988 eram as seguintes:
                                      - C, 956 cm3 e 3 portas;
                                      - L, 1.108 cm3 e 3 portas;
                                      - TC, 956 cm3 em 3 ou 5 portas;
                                      - TL, 1.108 cm3 em 3 portas;
                                      - GL, 1.108 cm3 em 3 ou 4 portas.
                                      (Todos com caixa de 4 velocidades)

                                      - GTL, 1.108 ou 1.397 cm3, 3 ou 5 portas;
                                      - GTS, 1.397 cm3 e 3 ou 5 portas;
                                      - TS, 1.397 cm3 e 3 portas;
                                      - GTD, 1.595 cm3 e em 3 ou 5 portas.
                                      (todos com caixa de 5 velocidades)
                                      - GT Turbo, 1.397 cm3 e 3 portas, 115 cv

                                      De 1988 a 1991:

                                      - Campus, 956 cm3 e 3 ou 5 portas;
                                      - SL / TL, ambos com o 1.108 cm3 e ambos em 3 ou 5 portas;
                                      (caixa de 4 velocidades)
                                      - GTR, 1.237 cm3, em 3 ou 5 portas;
                                      - GTS, 1.397 cm3 e 3 ou 5 portas;
                                      - GTX, 1.397 cm3 ou 1.721 cm3 e 3 portas;
                                      - GTD, 1.595 cm3 e em 3 ou 5 portas;
                                      - Baccara, 1.397 cm3 ou 1.721 cm3 e só em 3 portas;
                                      (caixa de 5 velocidades)
                                      - GT Turbo com 120 cv.


                                      AS séries especiais só aparecem na 2ª fase e em Portugal foram sempre baseadas na versão TL, a saber:
                                      - NRJ (lê-se éne ére gie, energy prós amigos);
                                      - Tiga;
                                      - Saga;
                                      - Triana (base era o GTR).


                                      E muitos foram montados em Setúbal. E as caixas de velocidade, mesmo que o carro fosse montado noutro lado, eram sempre de Cacia, tanto que o número de caixa está inscrito numa placa pintada com as cores da bandeira Portuguesa.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                        E muitos foram montados em Setúbal. E as caixas de velocidade, mesmo que o carro fosse montado noutro lado, eram sempre de Cacia, tanto que o número de caixa está inscrito numa placa pintada com as cores da bandeira Portuguesa.
                                        O meu avô foi buscar o S5 Campus dele directamente á fábrica de Setúbal, comprou o carro através de um familiar que na altura trabalhava na Renault. Se bem me lembro pelo que me disse, o carro custou na altura 900 ou 950 contos.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Excelente contributo DeCeIi!

                                          O "Nouvelle Radio Jeune" NRJ! Tinha-me esquecido.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Bom tópico este, dá para matar um pouco as saudades! Na altura ainda era puto mas o carro que mais me marcou ao longo da decada de 80 foi sem duvida a 4L.





                                            Não chegou a haver nenhuma em minha casa mas varios tios meus tinham, era o verdadeiro "jipe dos pobres" e perdi a conta ao numero de vezes em que fui com os meus tios e o meu saudoso avô á pesca e á caça montado numa. Talvez por isso é ainda hoje um dos meus classicos favoritos e tenho vontade de um dia comprar uma...

                                            Comentário


                                              #52
                                              E para complementar, tanto o NRJ como o Tiga tinham a caixa de 5 velocidades.

                                              E ainda apareceu outra versão, que veio substituir a Campus, o Five, que na prática era a mesma coisa mas com o servo-freio e uma banda colorida nos flancos da viatura.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por rfsbaptista Ver Post
                                                O meu avô foi buscar o S5 Campus dele directamente á fábrica de Setúbal, comprou o carro através de um familiar que na altura trabalhava na Renault. Se bem me lembro pelo que me disse, o carro custou na altura 900 ou 950 contos.
                                                O Campus tentava não superar a barreira psicológica dos 1000 contos junto com o Citroen AX 1.0, Uno 45 (em versão base e completamente ascético), Opel Corsa 1.0, Peugeot 205 1.0, Ford Fiesta 1.0 e VW Polo 1.0 mas estes últimos não eram tão populares. Na realidade ficava mais próximo do Panda 750 e do Citroen Visa em termos de preço e público alvo.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Para mim, o que me marcou nos anos 80 e parte dos 90, foi isto:





                                                  (tenho fotos neste último)

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Que me lembre, até tarde, na minha terra houve 2 minis (um verde escuro e um laranja que mais tarde viria a ser rebarbado para ficar cabrio. E ainda cheguei a andar no verde). Corsas A, ainda hoje lá existem, mas são menos. Penso que 1 ou 2.
                                                    Houve 2 AX, curiosamente os dois GT (um vermelho de 3 portas e outro preto de 5 portas).
                                                    Também me lembro de uma transit dessas de focinho longo.
                                                    Um 127 castanho.
                                                    Acho que 2 Ladas. Um deles tinha uma rede destas



                                                    Naquela altura, este acessório era normal
                                                    Lembro-me de haver pelo menos um emigrante que tinha um Audi (penso que o 80) que marcava 260km/h.

                                                    De resto havia lá uma carrinha azul que nunca soube a marca

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Esses Ladas deviam ser os "Samara" mas tenho ideia que só a partir dos anos 90 começaram a ser vendidos, a preço verdadeiramente camarada , em Portugal. O grande elogio da imprensa, revista Turbo, era o preço, espaço interior e o completo saco de ferramentas que começava a ser escasso, senão inexistente em carros novos.

                                                      Tudo o resto era obsoleto...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Não referi antes, mas o meu pai antes de ter o 127( teve-o em finais da década de 80 e inicio de 90), teve qualquer coisa como 5!! Minis. Cada um durava cerca de um ano até estoirar por completo e logo a seguir vinha outro. Era na altura como actualmente é o Uno ou o Punto mk1, o carrito mais barato e fácil de mexer que se arranjava.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          E eram importados por uma empresa dos Açores !


                                                          Mas pior que um Lada, eram os Wartburg, da RDA...

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Exacto! Chegamos a importar esses Wartburg com motor de Polo 1.0 (uau! ) Na Polónia quando uma jovem estava com o período e não podia dar uma costumava dizer "mam czerwone Wartburg" o que significa "estou com o Wartburg vermelho". Que consideração pela marca... ahahaha

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                              Para mim, o que me marcou nos anos 80 e parte dos 90, foi isto:
                                                              UTIC AEC. Tantas vezes que andei nessas coisas...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X