Originalmente Colocado por Ccorreia
Ver Post
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
existe algum diesel novo que não precise de cuidados especiais com filtro partículas
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Na minha optica, a FAP e a melhor invenção para quilo que se propõe, a FAP tem um ataxa de eficácia a rondar os 100% e mais nenhum componento no motor consegue tamnha proeza. Aliás acho que os governos deveriam PAGAR (em vez de cobrar) aos utilizadores de Automóveis com FAP porque eles estão a limpar o ar que sai mais limpo do escape comparativamente a quando entra pelo vosso filtro de ar. OU seja, Sr. Passos Coelho deveria incentivar a utilização deste componente com ajudas aos "felizes" utilizadores do FAP (toca a enviar emails ao homem - se ele se preocupa com o ambiente, então trate dos incentivos para a malta).
Relativamente à manutenção do FAP, concordo que seja cara, no entanto ainda não há muitos anos eu tinha que mudar o oleo dos meus carros de 5000 em 5000 KMs, e agora mudo de 30.000 em 30.000 KM, mesmo que faça metade disso com os oleos sinteticos (just to be safe ), já estou a poupar algum, nem que seja em mao de obra do mecanico...
Mesmo assim a manutencao do FAP é cara, então no mail que vão enviar ao chefe de Portugal, podem sugerir, Sr. Primeiro Ministro, não seria uma boa ideia que o incentivo à utilização de FAP fosse comparticipada pelo estado, por exe a 50 % do valor respetivo a manutencao do mesmo ...
O FAP ainda tem que evoluir no que diz respeito à sua manutenção, mas não passa de mais um componente do automovel (caro) que necessita de ser substituido como por exemplo - embreagem ou injetores ou qualquer outro componente de maior valor existente no veiculo.
Quanto à EGR, não sei até que ponto compensa o combustivel que permite poupar vs o trabalho e custos que dá a manter, portanto o meu voto vai para deita isso pró lixo...Editado pela última vez por JMSPT; 20 May 2014, 23:27.
Comentário
-
Originalmente Colocado por JMSPT Ver PostNa minha optica, a FAP e a melhor invenção para quilo que se propõe, a FAP tem um ataxa de eficácia a rondar os 100% e mais nenhum componento no motor consegue tamnha proeza. Aliás acho que os governos deveriam PAGAR (em vez de cobrar) aos utilizadores de Automóveis com FAP porque eles estão a limpar o ar que sai mais limpo do escape comparativamente a quando entra pelo vosso filtro de ar. OU seja, Sr. Passos Coelho deveria incentivar a utilização deste componente com ajudas aos "felizes" utilizadores do FAP (toca a enviar emails ao homem - se ele se preocupa com o ambiente, então trate dos incentivos para a malta).
Relativamente à manutenção do FAP, concordo que seja cara, no entanto ainda não há muitos anos eu tinha que mudar o oleo dos meus carros de 5000 em 5000 KMs, e agora mudo de 30.000 em 30.000 KM, mesmo que faça metade disso com os oleos sinteticos (just to be safe ), já estou a poupar algum, nem que seja em mao de obra do mecanico...
Mesmo assim a manutencao do FAP é cara, então no mail que vão enviar ao chefe de Portugal, podem sugerir, Sr. Primeiro Ministro, não seria uma boa ideia que o incentivo à utilização de FAP fosse comparticipada pelo estado, por exe a 50 % do valor respetivo a manutencao do mesmo ...
O FAP ainda tem que evoluir no que diz respeito à sua manutenção, mas não passa de mais um componente do automovel (caro) que necessita de ser substituido como por exemplo - embreagem ou injetores ou qualquer outro componente de maior valor existente no veiculo.
Quanto à EGR, não sei até que ponto compensa o combustivel que permite poupar vs o trabalho e custos que dá a manter, portanto o meu voto vai para deita isso pró lixo...
Desafio da semana:
Meteres-te numa garagem fechado com um carro a Diesel a trabalhar e ver quanto tempo consegues-te manter sóbrio
*isto era espectacular para se usar nas ambulâncias em vez das velhinhas botijas de oxigénio, era meter um tubo que viesse do escape para ligar directamente à mascara do paciente, era uma forma mais barata de reutilizar o ar e do qual ainda vem mais puro. Ai se o Passos Coelho sabe disto...
Comentário
-
Originalmente Colocado por JMSPT Ver PostNa minha optica, a FAP e a melhor invenção para quilo que se propõe, a FAP tem um ataxa de eficácia a rondar os 100% e mais nenhum componento no motor consegue tamnha proeza. Aliás acho que os governos deveriam PAGAR (em vez de cobrar) aos utilizadores de Automóveis com FAP porque eles estão a limpar o ar que sai mais limpo do escape comparativamente a quando entra pelo vosso filtro de ar. OU seja, Sr. Passos Coelho deveria incentivar a utilização deste componente com ajudas aos "felizes" utilizadores do FAP (toca a enviar emails ao homem - se ele se preocupa com o ambiente, então trate dos incentivos para a malta).
Relativamente à manutenção do FAP, concordo que seja cara, no entanto ainda não há muitos anos eu tinha que mudar o oleo dos meus carros de 5000 em 5000 KMs, e agora mudo de 30.000 em 30.000 KM, mesmo que faça metade disso com os oleos sinteticos (just to be safe ), já estou a poupar algum, nem que seja em mao de obra do mecanico...
Mesmo assim a manutencao do FAP é cara, então no mail que vão enviar ao chefe de Portugal, podem sugerir, Sr. Primeiro Ministro, não seria uma boa ideia que o incentivo à utilização de FAP fosse comparticipada pelo estado, por exe a 50 % do valor respetivo a manutencao do mesmo ...
O FAP ainda tem que evoluir no que diz respeito à sua manutenção, mas não passa de mais um componente do automovel (caro) que necessita de ser substituido como por exemplo - embreagem ou injetores ou qualquer outro componente de maior valor existente no veiculo.
Quanto à EGR, não sei até que ponto compensa o combustivel que permite poupar vs o trabalho e custos que dá a manter, portanto o meu voto vai para deita isso pró lixo...
Quanto à EGR, poupar combustível?
Comentário
-
Originalmente Colocado por peras777 Ver PostDesafio da semana:
Meteres-te numa garagem fechado com um carro a Diesel a trabalhar e ver quanto tempo consegues-te manter sóbrio
*isto era espectacular para se usar nas ambulâncias em vez das velhinhas botijas de oxigénio, era meter um tubo que viesse do escape para ligar directamente à mascara do paciente, era uma forma mais barata de reutilizar o ar e do qual ainda vem mais puro. Ai se o Passos Coelho sabe disto...Editado pela última vez por JMSPT; 21 May 2014, 16:18.
Comentário
-
Originalmente Colocado por SuperdeOrigem Ver PostE já incentiva, vê o método de cálculo do ISV...
Quanto à EGR, poupar combustível?
Edicao: Ok ja sei a que te referes, mas as emissoes finais nao contentlam manutencao, entao ainda e valida a peticao...
EGR
Cooled EGR improves fuel economy and emissions
http://www.swri.org/3pubs/ttoday/Sum...n-and-Cool.pdfEditado pela última vez por JMSPT; 21 May 2014, 16:20.
Comentário
-
Originalmente Colocado por JMSPT Ver PostOK, mas o ISV nao preve a manutencao do FAP ou preve (sinceramente nao sei)?
Edicao: Ok ja sei a que te referes, mas as emissoes finais nao contentlam manutencao, entao ainda e valida a peticao...
A fórmula de cálculo do ISV prevê um agravamento de 500€ para carros que emitam 0.003g/km ou mais de partículas. Sendo que de uma forma geral só se consegue estar abaixo desse valor recorrendo a um filtro de partículas, chega-se à conclusão que um carro com filtro de partículas paga menos 500€+IVA (neste momento são 615€) de impostos.
Agora, poderá ser alegado que em vez de beneficiar os carros com FAP se está a penalizar os carros sem FAP. Sim, é verdade. Mas com todas as vantagens que o FAP tem, e que tu defendes no post #93, não deveríamos ser todos conscientes e querer o melhor para todos, contribuindo para um ambiente mais limpo (ou, neste caso, menos sujo)? Ou isso só interessa se o governo inc€ntivar?
EDIT: Curiosamente, a única avaria que o meu carro teve até hoje foi exactamente relacionada com o filtro de partículas. Será que devo enviar a factura para o governo?
Originalmente Colocado por JMSPT Ver PostEGR
Cooled EGR improves fuel economy and emissions
http://www.swri.org/3pubs/ttoday/Sum...n-and-Cool.pdf
Este sistema arrefecido pode contribuir para uma redução de consumos em relação a uma EGR "normal", mas ainda assim não me parece que reduza ao consumo em relação a um sistema sem EGR.
Comentário
-
Originalmente Colocado por midnightblack Ver PostA tecnologia a preços acessiveis até falta...um Chevrolet Volt custa sensivelmente o mesmo que um Audi A4 2.0TDI 177cv/MB Classe A 220cdi auto... mas a maioria do pessoal optaria pelos diesel pela funcionalidade, o volt só tem 4 lugares, pouca mala, mas permite utilização citadina referida em modo elétrico. Mas sim 42mil euros é muito dinheiro para o comum dos mortais, só que o pessoal que vai para os alemães raramente não incluem uns extras...
Para além do VOLT e do PRIUS, há também o FOCUS ELECTRIC e C-MAX ENERGY, que desde meados fim de 2013, estão disponíveis na Europa.
Sendo que nos EUA, já existem para aí há uns 2/3 anos.
Comentário
-
Originalmente Colocado por JMSPT Ver PostNa minha optica, a FAP e a melhor invenção para quilo que se propõe, a FAP tem um ataxa de eficácia a rondar os 100% e mais nenhum componento no motor consegue tamnha proeza. Aliás acho que os governos deveriam PAGAR (em vez de cobrar) aos utilizadores de Automóveis com FAP porque eles estão a limpar o ar que sai mais limpo do escape comparativamente a quando entra pelo vosso filtro de ar. OU seja, Sr. Passos Coelho deveria incentivar a utilização deste componente com ajudas aos "felizes" utilizadores do FAP (toca a enviar emails ao homem - se ele se preocupa com o ambiente, então trate dos incentivos para a malta).
Relativamente à manutenção do FAP, concordo que seja cara, no entanto ainda não há muitos anos eu tinha que mudar o oleo dos meus carros de 5000 em 5000 KMs, e agora mudo de 30.000 em 30.000 KM, mesmo que faça metade disso com os oleos sinteticos (just to be safe ), já estou a poupar algum, nem que seja em mao de obra do mecanico...
Mesmo assim a manutencao do FAP é cara, então no mail que vão enviar ao chefe de Portugal, podem sugerir, Sr. Primeiro Ministro, não seria uma boa ideia que o incentivo à utilização de FAP fosse comparticipada pelo estado, por exe a 50 % do valor respetivo a manutencao do mesmo ...
O FAP ainda tem que evoluir no que diz respeito à sua manutenção, mas não passa de mais um componente do automovel (caro) que necessita de ser substituido como por exemplo - embreagem ou injetores ou qualquer outro componente de maior valor existente no veiculo.
Quanto à EGR, não sei até que ponto compensa o combustivel que permite poupar vs o trabalho e custos que dá a manter, portanto o meu voto vai para deita isso pró lixo...
A realidade esta longe disso, filtra gases nocivos, sem duvida, mas basta estares ao pé de um Diesel com FAP a trabalhar para sentires e bem o cheiro a gasoleo, ja para nao falar, o fumo preto diminui mas ainda esta la e em muitos casos, nota-se a sair do escape.
E depois, nao esquecer da regeneraçao, que deita sempre gases nocivos para o ar, com atençao, consegues reparar carros em transito, Diesel recentes, a deitar um ligeiro fumo branco do escape quando estao em regeneraçao, e apanhar com esse fumo é simplesmente horrivel.
Um caso exagerado mas que da para ter uma ideia do que acontece numa regeneraçao:
Quanto aos incentivos, deve-se incentivar a compra de carros a gas por exemplo, hibridos ou electricos, agora incentivar ainda mais carros a Diesel? Para mim, era o aposto, desincentivar a compra de Diesel. Ate mesmo por razoes de manutençao e custos de fabrico, vai chegar a um ponto em que:
- Temos mais sistema anti-poluiçao que motor, ja temos o FAP, EGR, vamos ter o Adblue... e as normas de poluiçao sao cada vez piores e limitadoras.
- As marcas começa a desisitir da produçao de veiculos a Diesel porque o seu custo, fica alto e nao compensa (e isto ja é uma realidade, segmentos A ja se vê marcas em que deixaram de comercializar carros a Diesel, caso da Smart, simplesmente porque nao compensa).Editado pela última vez por Drifter; 21 May 2014, 19:49.
Comentário
-
É mesmo isso Drifter, tudo dito.
Agora em países em que a gasolina é mais barata que o gasóleo as coisas mudam. No UK era assim (hoje não sei) e a malta para poupar comprava Hondas Jazz. Easy...
Para segmentos maiores a coisa ficava ela por ela, o consumo menor em litros do diesel era batido pelo preço da gasolina... e era rarissimo ver um diesel na estrada. Focus 1.6 e 1.8 era mato quando lá estive. Bastantes 2.0 também. Easy...
O grande passo a dar é mesmo baixar o preço da gasolina porque paga mais impostos que todos os combustiveis... e porquê? Pelo luxo não é... que já há Porsches e Maseratis a Diesel...
Se não é pelo luxo nem pelo ambiente... começa a ficar dificil de explicar porque paga tantos impostos a gasolina na bombaEditado pela última vez por Vocsa; 21 May 2014, 20:10.
Comentário
-
Originalmente Colocado por SuperdeOrigem Ver PostNão percebi..
A fórmula de cálculo do ISV prevê um agravamento de 500€ para carros que emitam 0.003g/km ou mais de partículas. Sendo que de uma forma geral só se consegue estar abaixo desse valor recorrendo a um filtro de partículas, chega-se à conclusão que um carro com filtro de partículas paga menos 500€+IVA (neste momento são 615€) de impostos.
Agora, poderá ser alegado que em vez de beneficiar os carros com FAP se está a penalizar os carros sem FAP. Sim, é verdade. Mas com todas as vantagens que o FAP tem, e que tu defendes no post #93, não deveríamos ser todos conscientes e querer o melhor para todos, contribuindo para um ambiente mais limpo (ou, neste caso, menos sujo)? Ou isso só interessa se o governo inc€ntivar?
Que tal esta ideia, gostam (não são apenas as minhas ideias, podem contribuir com alternativas - Pensamentos out-of-the-box é o que se quer)?
EDIT: Curiosamente, a única avaria que o meu carro teve até hoje foi exactamente relacionada com o filtro de partículas. Será que devo enviar a factura para o governo?
Ok, vamos começar, ai e tal todos componentes avariam, tiveste azar, blahblahblah...
E claro podes sempre enviar a fatura para o governo, mas eles já devem saber da existencia dessa fatura, assumindo que pediste com Nr de contribuinte (e claro, essa fatura dá-te acesso à fatura da sorte onde sorteiam Audis semanalmente )
Outra coisa que podes fazer é alinhar na ideia e contribuir com outros pontos de vista que consideres vantajosos para ti e para o ambiente, já pensaste... e se eu sou alguém com poderes para concretizar estas ideias e ando aqui a ver se tiro "nabos da púcara" para dar andamento a um processo destes?!! Com essas respostas, parece que está tudo contente com a atual situação!!!
Ò chefe Coelho, não é preciso mudar nada qua a malta está feliz assim como está...
Isso é um sistema de EGR com um radiador para arrefecer os gases. Penso que a maioria das EGR que por aí andam não têm isto.
Este sistema arrefecido pode contribuir para uma redução de consumos em relação a uma EGR "normal", mas ainda assim não me parece que reduza ao consumo em relação a um sistema sem EGR.
Comentário
-
Originalmente Colocado por nto Ver PostPara além do VOLT e do PRIUS, há também o FOCUS ELECTRIC e C-MAX ENERGY, que desde meados fim de 2013, estão disponíveis na Europa.
Sendo que nos EUA, já existem para aí há uns 2/3 anos.
O que eu referia era algo como o Prius, mas com mais autonomia em modo electrico. E associado a motores diesel.
Algo que num uso citadino utilizasse apenas o motor eléctrico. Ou seja autonomias de uns 50 km por exemplo. E que ajudasse depois o motor propriamente dito em todas as outras situações.Editado pela última vez por Indigo; 21 May 2014, 20:40.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Drifter Ver PostEra bom que assim fosse, eu ate metia um Diesel com FAP no quarto para purificar o ar
A realidade esta longe disso, filtra gases nocivos, sem duvida, mas basta estares ao pé de um Diesel com FAP a trabalhar para sentires e bem o cheiro a gasoleo, ja para nao falar, o fumo preto diminui mas ainda esta la e em muitos casos, nota-se a sair do escape.
E depois, nao esquecer da regeneraçao, que deita sempre gases nocivos para o ar, com atençao, consegues reparar carros em transito, Diesel recentes, a deitar um ligeiro fumo branco do escape quando estao em regeneraçao, e apanhar com esse fumo é simplesmente horrivel.
Um caso exagerado mas que da para ter uma ideia do que acontece numa regeneraçao:
Quanto aos incentivos, deve-se incentivar a compra de carros a gas por exemplo, hibridos ou electricos, agora incentivar ainda mais carros a Diesel? Para mim, era o aposto, desincentivar a compra de Diesel. Ate mesmo por razoes de manutençao e custos de fabrico, vai chegar a um ponto em que:
- Temos mais sistema anti-poluiçao que motor, ja temos o FAP, EGR, vamos ter o Adblue... e as normas de poluiçao sao cada vez piores e limitadoras.
- As marcas começa a desisitir da produçao de veiculos a Diesel porque o seu custo, fica alto e nao compensa (e isto ja é uma realidade, segmentos A ja se vê marcas em que deixaram de comercializar carros a Diesel, caso da Smart, simplesmente porque nao compensa).
FAP is your friend.
Relativamente às outras sugestões (Hibridos, electricos, etc) o que vai acontecer é simplesmente mais do mesmo, mas aplicado a esses modelos.
Basicamente é assim, quando existe muito de qualquer coisa, essa coisa vai acabar por consumir de forma desiquilibrada comparativamente a outras opções, isso provoca necessidades adicionais e consequentes acções corretivas para repor o equilibrio.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Indigo Ver Post40 mil € por um Focus com transformadores e baterias?? Está bem está
O que eu referia era algo como o Prius, mas com mais autonomia em modo electrico. E associado a motores diesel.
Algo que num uso citadino utilizasse apenas o motor eléctrico. Ou seja autonomias de uns 50 km por exemplo. E que ajudasse depois o motor propriamente dito em todas as outras situações.
Sim, percebo.
Mas como é claro a tecnologia de viaturas totalmente eléctricas, ainda é cara.
Mas a seu tempo e como em tudo, com a "vulgarização", os preços descerão.
Comentário
-
Originalmente Colocado por REDLINER Ver PostEstas ideias de "velho do restelo", como as que colocas é que fazem com que o mercado esteja diesel dependente!
Existem dezenas de excelentes opções, sejam elas atmosféricas ou sobrealimentadas a gasolina, desde que se queira passar o estigma da dieselização.
E para finalizar, quero ver onde a manutenção/assistência de um diesel fica mais em conta (especialmente a médio/longo prazo) que um gasolina (tanto mais atmosféricos)!
E já agora, eu disse que não havia boas opções a gasolina? Eu apenas falei do aspecto financeiro, que é o que mais interessa à maioria das pessoas.
Lá vens com os atmosféricos outra vez, nem percebo porque.
Comentário
-
Eu não quero ser desmancha prazeres, mas se sonham com um mercado menos dependente do diesel penso que devem acordar.
A dona do mercado de combustíveis, a GALP, que detêm as 2 refinarias em Portugal, concluiu em 2012 o processo de reconversão das suas refinarias para produzir mais gasóleo, uma vez que alegavam que o mesmo era deficitário no mercado ibérico [1], assim actualmente, do crude que entra na refinaria 33% é refinado em gasóleo e 21% em gasolina [2]. Isto é, produz-se 50% mais gasóleo que gasolina.
Não quero ser conspirativo mas a menor dieselização do mercado automóvel não ia deixar a GALP satisfeita, principalmente depois de ter gasto 1.4 mil milhões de euros. Todos nós sabemos como funcionam os lobbies...
Projeto de conversão das refinarias | Portugal - Galp Energia
Refinação - Galp Energia
Comentário
-
Originalmente Colocado por zMax Ver PostEu não quero ser desmancha prazeres, mas se sonham com um mercado menos dependente do diesel penso que devem acordar.
A dona do mercado de combustíveis, a GALP, que detêm as 2 refinarias em Portugal, concluiu em 2012 o processo de reconversão das suas refinarias para produzir mais gasóleo, uma vez que alegavam que o mesmo era deficitário no mercado ibérico [1], assim actualmente, do crude que entra na refinaria 33% é refinado em gasóleo e 21% em gasolina [2]. Isto é, produz-se 50% mais gasóleo que gasolina.
Não quero ser conspirativo mas a menor dieselização do mercado automóvel não ia deixar a GALP satisfeita, principalmente depois de ter gasto 1.4 mil milhões de euros. Todos nós sabemos como funcionam os lobbies...
Projeto de conversão das refinarias | Portugal - Galp Energia
Refinação - Galp Energia
Se é o combustível da moda e se eles têm de amortizar o investimento... e o Estado na gasolina tanto dá aumentar os impostos ou não, que pouco vende. O diesel é que é a galinha dos ovos de ouro.
Comentário
-
Originalmente Colocado por JMSPT Ver PostMeu caro amigo, a funcao do FAP é limpar/queimar com o envio em forma de GAS para a atmosfera, assume-se que não hajam artistas a alterar carros e que os mesmos estejam conforme vieram de fabrica (e sim o nivel de eficacia é na ordem dos 100%).
FAP is your friend.
Relativamente às outras sugestões (Hibridos, electricos, etc) o que vai acontecer é simplesmente mais do mesmo, mas aplicado a esses modelos.
Basicamente é assim, quando existe muito de qualquer coisa, essa coisa vai acabar por consumir de forma desiquilibrada comparativamente a outras opções, isso provoca necessidades adicionais e consequentes acções corretivas para repor o equilibrio.
Comentário
-
Eu julgo que, em Portugal, a tendência será para o encarecimento dos veículos diesel apenas e só porque são a grande maioria e é onde se pode ir sacar mais umas massas.
Basta-se dizer que em 2014 o IUC dos veiculos a gasóleo sofreram um agravamento, e já ouvi dizer que em 2015 vão repetir a gracinha.
Quanto ao preço por litro de gasóleo possivelmente a rever no futuro.
Comentário
-
mas a diferença de preço da gasolina e gasóleo já esteve abaixo dos 0,15€ (acho que o mínimo foi 0,12€) e agora está a mais de 0,20€ (0,23€ acho eu)
o que contraria um pouco o que se faz no resto da europa em termos de equilíbrio de preços.
e não nos esqueçamos que o mercado diesel na europa vale >70%, por isso, este problema não é só em PT
Comentário
-
Originalmente Colocado por zMax Ver PostEu não quero ser desmancha prazeres, mas se sonham com um mercado menos dependente do diesel penso que devem acordar.
A dona do mercado de combustíveis, a GALP, que detêm as 2 refinarias em Portugal, concluiu em 2012 o processo de reconversão das suas refinarias para produzir mais gasóleo, uma vez que alegavam que o mesmo era deficitário no mercado ibérico [1], assim actualmente, do crude que entra na refinaria 33% é refinado em gasóleo e 21% em gasolina [2]. Isto é, produz-se 50% mais gasóleo que gasolina.
Não quero ser conspirativo mas a menor dieselização do mercado automóvel não ia deixar a GALP satisfeita, principalmente depois de ter gasto 1.4 mil milhões de euros. Todos nós sabemos como funcionam os lobbies...
Projeto de conversão das refinarias | Portugal - Galp Energia
Refinação - Galp Energia
Ja para nao falar na questao dos impostos cada vez mais pesados nos Diesel.
Comentário
-
Ao ler este tópico fico com a impressão que um carro diesel que faça 5000km ano dá mais problemas que um que faça 80000km ano e fico confuso.
Imaginando que fico com o carro 5 anos, 5*5000= 25000km 5*80000= 400000km, o carro com 25000km vai dar mais problemas que o com 400000km, é porque sim.
Quanto à questão dos carros serem mais baratos que os diesel e que portanto quem compra gasolina podia poupar a diferença para o combustivel, isso é um pouco ridiculo porque isso não acontece no mundo real, no dia a dia, primeiro porque a maioria das pessoas tem um orçamento para comprar um carro e se não compram um diesel de 20000€ compram um a gasolina do mesmo preço um segmento acima ou com melhor equipamento, não vão na maioria dos casos comprar o mesmo carro mas a gasolina, e depois, mesmo que comprem o mesmo carro poupando alguns euros, esses euros não são colocados num saco à parte para meter gasolina... Vão para as férias, para os livros, para o sofá ou para frigorifico... O resultado no dia a dia será o mesmo a nivel de gasto no combustivel.
Comentário
-
Originalmente Colocado por aalito Ver PostAo ler este tópico fico com a impressão que um carro diesel que faça 5000km ano dá mais problemas que um que faça 80000km ano e fico confuso.
Imaginando que fico com o carro 5 anos, 5*5000= 25000km 5*80000= 400000km, o carro com 25000km vai dar mais problemas que o com 400000km, é porque sim.
Quanto à questão dos carros serem mais baratos que os diesel e que portanto quem compra gasolina podia poupar a diferença para o combustivel, isso é um pouco ridiculo porque isso não acontece no mundo real, no dia a dia, primeiro porque a maioria das pessoas tem um orçamento para comprar um carro e se não compram um diesel de 20000€ compram um a gasolina do mesmo preço um segmento acima ou com melhor equipamento, não vão na maioria dos casos comprar o mesmo carro mas a gasolina, e depois, mesmo que comprem o mesmo carro poupando alguns euros, esses euros não são colocados num saco à parte para meter gasolina... Vão para as férias, para os livros, para o sofá ou para frigorifico... O resultado no dia a dia será o mesmo a nivel de gasto no combustivel.
e está indeciso entre o mesmo modelo A com motor a gasolina ou diesel
e poupa mensalmente >50€ na mensalidade o que dá para a gasolina
Comentário
-
Originalmente Colocado por Drifter Ver PostNao é acordar, é a realidade, com o passar dos anos e leis ambientais cada vez mais restrictas, o fabrico de um motor Diesel e posterior venda, começam a ser muitas caras e a nao compensar. Ja temos que adicionar o Adblue na norma Euro 6 (duvido que a maioria começa a mexer nas taxas de compressao como faz a Mazda, infelizmente), o que sera que temos de levar na norma Euro 7, 8, 9?
Ja para nao falar na questao dos impostos cada vez mais pesados nos Diesel.
Digamos que a sobretaxa no IUC não foi assim grande coisa... Apesar de todo o basqueiro com a sobretaxa acredito que não tenha sido a mesma que fez potenciais compradores ficarem indecisos entre gasolina e diesel.
A população em geral percebe pouco de mecânica, taxas de compressão ou adblue que até é colocado nas revisões, ou seja, é custo semi-oculto.
O que a população vê sempre que passa numa estação de serviço é o diferencial de diesel vs gasolina. A gasolina acima do 1,50€ e o diesel cá para baixo perto dos 1,30€. Essa diferença é que causa impacto visual e de certa forma condiciona as pessoas. E quem é que manipula essa diferença? Quem produz os combustíveis. E em Portugal quem é? A GALP.
A minha opinião é que se o mercado se tornar desfavorável ao perfil de produção da GALP vamos assistir a um diferencial superior entre gasolina vs diesel para empurrar a malta para o diesel.
Comentário
-
Originalmente Colocado por zMax Ver PostEu não quero ser desmancha prazeres, mas se sonham com um mercado menos dependente do diesel penso que devem acordar.
A dona do mercado de combustíveis, a GALP, que detêm as 2 refinarias em Portugal, concluiu em 2012 o processo de reconversão das suas refinarias para produzir mais gasóleo, uma vez que alegavam que o mesmo era deficitário no mercado ibérico [1], assim actualmente, do crude que entra na refinaria 33% é refinado em gasóleo e 21% em gasolina [2]. Isto é, produz-se 50% mais gasóleo que gasolina.
Não quero ser conspirativo mas a menor dieselização do mercado automóvel não ia deixar a GALP satisfeita, principalmente depois de ter gasto 1.4 mil milhões de euros. Todos nós sabemos como funcionam os lobbies...
Projeto de conversão das refinarias | Portugal - Galp Energia
Refinação - Galp Energia
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário