Anúncio

Collapse
No announcement yet.

existe algum diesel novo que não precise de cuidados especiais com filtro partículas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por zMax Ver Post
    Eu concordo genericamente com os pontos que enuncias.

    Digamos que a sobretaxa no IUC não foi assim grande coisa... Apesar de todo o basqueiro com a sobretaxa acredito que não tenha sido a mesma que fez potenciais compradores ficarem indecisos entre gasolina e diesel.

    A população em geral percebe pouco de mecânica, taxas de compressão ou adblue que até é colocado nas revisões, ou seja, é custo semi-oculto.

    O que a população vê sempre que passa numa estação de serviço é o diferencial de diesel vs gasolina. A gasolina acima do 1,50€ e o diesel cá para baixo perto dos 1,30€. Essa diferença é que causa impacto visual e de certa forma condiciona as pessoas. E quem é que manipula essa diferença? Quem produz os combustíveis. E em Portugal quem é? A GALP.

    A minha opinião é que se o mercado se tornar desfavorável ao perfil de produção da GALP vamos assistir a um diferencial superior entre gasolina vs diesel para empurrar a malta para o diesel.
    A diferença de preço não é devido à galp nem ao perfil de produção, mas sim aos impostos.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
      excepto quem faz financiamento
      e está indeciso entre o mesmo modelo A com motor a gasolina ou diesel
      e poupa mensalmente >50€ na mensalidade o que dá para a gasolina
      por exemplo, os Audi A3 estão com campanha de 0% de juros (e assim é ainda mais fácil de fazer as contas)
      o 1.2tfsi custa 25.000€
      o 1.6 tdi custa 28.000€
      ambos de 105cv
      quem fizer financiamento, dá +/- o seguinte:
      1.2tfsi, entrada 50% = 12.500€, restante em 36 meses = 350€
      para o 1.6 tdi, entrada 50% = 12.500, restante em 36 meses = 430€,

      ou seja 80€ de diferença por mês = 1 deposito à borla todos os meses

      se fosse em 60 meses = daria 208€ para o 1.2tfsi e 258€ para o 1.6tdi, ou seja 50€ por mês

      Às vezes é preciso colocar todas estas coisas em análise !!!!

      Comentário


        Originalmente Colocado por zMax Ver Post
        Eu não quero ser desmancha prazeres, mas se sonham com um mercado menos dependente do diesel penso que devem acordar.

        A dona do mercado de combustíveis, a GALP, que detêm as 2 refinarias em Portugal, concluiu em 2012 o processo de reconversão das suas refinarias para produzir mais gasóleo, uma vez que alegavam que o mesmo era deficitário no mercado ibérico [1], assim actualmente, do crude que entra na refinaria 33% é refinado em gasóleo e 21% em gasolina [2]. Isto é, produz-se 50% mais gasóleo que gasolina.

        Não quero ser conspirativo mas a menor dieselização do mercado automóvel não ia deixar a GALP satisfeita, principalmente depois de ter gasto 1.4 mil milhões de euros. Todos nós sabemos como funcionam os lobbies...


        Projeto de conversão das refinarias | Portugal - Galp Energia
        Refinação - Galp Energia
        Acho que o teu desconhecimento te está a toldar a visão.
        O mercado, e aliás a Europa, já estava mais que que virada para o diesel quando a Galp decidiu fazer esse investimento. Aliás durante anos a fio, era mais rentável produzir gasolina para os USA que qualquer um dos combustíveis para Portugal. A empresa limitou-se a seguir a tendência, se calhar até já com atraso, do que apoiar uma mudança.

        Além de que o diferencial entre os combustiveis é na sua maior parte devido aos impostos.

        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
        O post global está muito bom, citei apenas esta frase.

        Vou dar o meu contributo.

        Concordo que cada vez mais estamos escravos dos carros novos. E então o comprador incauto que pouco percebe de carros está sujeito a despesas e surpresas extremamente desagradáveis.

        A indústria automóvel tomou um rumo interessante. Se nos anos 90 se deu um grande passo no sentido da fiabilidade - ainda hoje podemos falar de modelos quase eternos desta altura - a partir desta altura houve uma clara aposta nos consumos e performance. Ora consumos baixos podem não significar poupança, na medida que ao fim do ano devemos contar não só o preço do combustível mas sim da manutenção, peças de desgaste, etc.

        Mais ou menos a meio dos 90 houve uma pressão realizada pelo presidente da PSA mais alguns congéneres de algumas marcas Alemãs para se dar apoio ao desenvolvimento do Diesel. Nessa altura grandes verbas de UE destinadas ao R&D ou I&D foram atribuídas a esta área em detrimento dos Otto. Foi apenas lobby... Daí se desenvolveram as injecções directas com a Bosch a desenvolver boa parte das bombas (as primeiras deram barraca...) a partir de uma tecnologia que até já nem era novidade, já os italianos tinham usado. O resto da história já toda a gente sabe.

        Agora a questão.... os motores otto e diesel são muito diferentes. O Diesel é sempre mais poluente, quem disser o contrário está formatado para ler CO2. O resto é muito pior, o CO2 é quase inofensivo em doses tipicas atmosféricas. Disseminar o diesel foi uma aposta no minimo discutivel.

        Do ponto de vista técnico básico, considero o diesel uma boa aposta em aplicações pesadas, envolvendo deslocação de grandes massas, camiões, comboios ou no minimo TT's verdadeiros (binário), furgões, etc. Se tivéssemos apostado nos 90 nos otto hoje teriamos menos problemas a diversos níveis, tanto tecnicos como de poluição e seu controle.

        Quando vejo um pequeno carro com um pequeno motor diesel penso que demos uma grande volta para resolver uma questão simples. Fomos à volta mesmo e agora temos de lidar com isso. Poderiamos e deveriamos ter hoje um pequeno motor a gasolina a transportar uma pequena carroçaria e a gastar menos que o diesel. Assim temos FAP's, EGR's, bimassas, turbos, barulho e fumo cancerigeno. E andamos a ver se resolvemos a coisa... e quem sofre é a carteira...

        Foi uma questão politica e nós enquanto portugueses sabemos bem o que isso pode custar.

        (há um documentário a explica isto, mas é em francês... uma pérola)
        Tens algumas inexactidões no teu post. O investimento em i&d no diesel apareceu logo nos anos 80 e tem como grande percursor a BOSCh/Vag. A tecnologia já existia e era usada para a gasolina. O common rail, injecção directa, injectores bomba, sobrealimentação e tudo o restante nada era novo. O que era novo era a capacidade e miniaturização crescente da electrónica que permitia afinar tudo isto muito bem.
        A VAG através do departamento da Audi começa a provar a sua tese com o 1.6TD há mais de 30 anos. A evolução seguiu-se no caminho que todos nós sabemos que garantiu ao grupo e à Bosch um enorme reconhecimento na área Diesel durante anos.
        O grupo PSA naturalmente estava interessado, sempre esteve na crista da onda do Diesel, até devido ao seu mercado interno.

        Os motores Diesel emitem essencialmente partículas não queimadas que é o verdadeiramente assustador. Tudo o resto é passível de estudos que dizem que um ou outro é mais poluidor. Além de que o conceito de poluição por km deve ser sempre associado, poluir 10 por litro mas gastar 4l/100 e poluir 6 por litro e gastar 8/100 tem que ser equacionado.

        Quanto aos problemas com os elementos eu diria que daqui a uns anos, tal como já aconteceu com outras coisas no passado, vamos descobrir que uma boa parte senão metade das avarias é má assistência.

        Comentário


          Originalmente Colocado por manelov Ver Post
          A diferença de preço não é devido à galp nem ao perfil de produção, mas sim aos impostos.
          Preços de Combustíveis Online - Direcção-Geral de Energia e Geologia

          Se fores ver a estatística, vais ver evolução do preço de combustíveis. Em Outubro de 2013 a distância entre a linha vermelha e a linha azul claro era menor que em Abril de 2014. Ou seja, a diferença de preço entre diesel e gasolina varia ao longo do tempo, não necessariamente pelos impostos, pois eu não me lembro de nenhuma alteração de impostos sobre os produtos petrolíferos no último ano.

          Comentário


            A resposta será o diesotto. Googlem

            Comentário


              Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
              excepto quem faz financiamento
              e está indeciso entre o mesmo modelo A com motor a gasolina ou diesel
              e poupa mensalmente >50€ na mensalidade o que dá para a gasolina
              Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
              por exemplo, os Audi A3 estão com campanha de 0% de juros (e assim é ainda mais fácil de fazer as contas)
              o 1.2tfsi custa 25.000€
              o 1.6 tdi custa 28.000€
              ambos de 105cv
              quem fizer financiamento, dá +/- o seguinte:
              1.2tfsi, entrada 50% = 12.500€, restante em 36 meses = 350€
              para o 1.6 tdi, entrada 50% = 12.500, restante em 36 meses = 430€,

              ou seja 80€ de diferença por mês = 1 deposito à borla todos os meses

              se fosse em 60 meses = daria 208€ para o 1.2tfsi e 258€ para o 1.6tdi, ou seja 50€ por mês

              Às vezes é preciso colocar todas estas coisas em análise !!!!

              Mas é para levar em conta essa linha de pensamento, porque não antes comprar um Punto 1.0 que custa 9800€ novo e assim poupa para meter gasolina para o resto da vida...

              Comentário


                Originalmente Colocado por Dashskullsasq Ver Post
                A resposta será o diesotto. Googlem
                Na prática os veículos que circulam a diesel nas nossas estradas já estão bem perto desse conceito.

                Comentário


                  O motor 1.0 TSI de três cilindros tem por base o motor que foi estreado no Up, mas no Polo já aparece na forma do Turbo a gasolina de injeção direta e com 90, 95 ou 110 cv. No Golf, o três cilindros TSI terá 116 cv. Este será um motor importante para dar novo impulso à carreira do Golf, modelo que conheceu adversários de grande valia nos meses mais recentes, como o Mazda 3 ou o Peugeot 308, e irá também ter um novo rival por via da BMW com referência à série 2 (Active Tourer). - See more at: http://forum.autohoje.com/forum-gera....TuF8u2vR.dpuf
                  in AutoHoje

                  Parece que a aposta nos motores a gasolina veio para ficar. E cada vez mais pequenos.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Stockinger Ver Post
                    in AutoHoje

                    Parece que a aposta nos motores a gasolina veio para ficar. E cada vez mais pequenos.
                    Fiabilidade a longo prazo é que será algo a analisar com o passar do tempo!

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por aalito Ver Post
                      Mas é para levar em conta essa linha de pensamento, porque não antes comprar um Punto 1.0 que custa 9800€ novo e assim poupa para meter gasolina para o resto da vida...
                      porque não comprar uma bicicleta que não gasta gasolina

                      Comentário


                        O 1.0 Ecobbost da Ford parece até ver estar-se a safar bem.

                        Comentário


                          o que eu gostava mesmo de saber é se existem alguns modelos atualmente à venda que sejam "pouco sensíveis "ao FAP, por exemplo, os Renault 1.5dci, e os Peugeot 1.6hdi, os 1.6tdi VAG, é menos frequentem ouvir reclamações. é só coincidência ?
                          enquanto que por exemplo os 2.0 da Chevrolet, os 2.0 da mazda, etc são mais comuns os problemas ?

                          algum avisa no painel de bordo que está a fazer a regeneração ?

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post


                            Tens algumas inexactidões no teu post. O investimento em i&d no diesel apareceu logo nos anos 80 e tem como grande percursor a BOSCh/Vag. A tecnologia já existia e era usada para a gasolina. O common rail, injecção directa, injectores bomba, sobrealimentação e tudo o restante nada era novo.
                            De facto toda a tecnologia já existia.
                            No entanto a sua vulgarização e aplicação prática teve o apoio europeu na década de 90. Existiram (e existem) verbas avultadas para o I&D e um dos grandes beneficiados foi a Bosch (que é uma fundação e não uma empresa...) e a ordem era o Diesel. Digo-vos isto porque trabalhei em I&D e conheci um grande investigador que trabalhava com os Otto... e foi-lhe cortada a verba europeia com que trabalhava. O grupo dele trabalhava no desenvolvimento de motores a gasolina (não Otto mas Atkinson) de ultrabaixo consumo em 1998 e de um momento para o outro ficou a ver navios... a ordem era simples: Diesel. Investigar é bonito, mas é com meios e verbas. Não se vai lá com uma caneta bic e uma folha de papel.
                            Foi uma questão política e de Lobby. Na altura penso que a PSA era o maior construtor Diesel do mundo. O objectivo era "salvar" a industria auto francesa...

                            Quem perceber francês pode ver aqui uma parte da questão em video:

                            Vidéo - Diesel - Le scandale franais

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                              o que eu gostava mesmo de saber é se existem alguns modelos atualmente à venda que sejam "pouco sensíveis "ao FAP, por exemplo, os Renault 1.5dci, e os Peugeot 1.6hdi, os 1.6tdi VAG, é menos frequentem ouvir reclamações. é só coincidência ?
                              enquanto que por exemplo os 2.0 da Chevrolet, os 2.0 da mazda, etc são mais comuns os problemas ?

                              algum avisa no painel de bordo que está a fazer a regeneração ?
                              Diria que os FAP hoje em dia são uma tecnologia cada vez mais amadurecida, e se tiveres o cuidado/atenção de evitar interromper regenerações (nem digo, sempre, mas simplesmente não o fazer constantemente) não vais ter problemas.
                              (mas isso sou eu, na verdade agora tb está na moda bater no diesel e defender de forma acérrima os gasolina, mesmo os já carregados de turbos e tecnologia que dão na mesma problemas)

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por joaopmsantos Ver Post
                                Diria que os FAP hoje em dia são uma tecnologia cada vez mais amadurecida, e se tiveres o cuidado/atenção de evitar interromper regenerações (nem digo, sempre, mas simplesmente não o fazer constantemente) não vais ter problemas.
                                (mas isso sou eu, na verdade agora tb está na moda bater no diesel e defender de forma acérrima os gasolina, mesmo os já carregados de turbos e tecnologia que dão na mesma problemas)
                                eu só não quero é trocar de carro (que não me dá quaisquer problemas) por um novo que possa vir a dar !!!

                                Comentário


                                  Pois, é como tudo... um risco.
                                  Se quiseres um exemplo eu troquei de um gasolina que supostamente seria fiavél e fartei-me de ter chatices e mudei para um diesel. Desde essa altura não tenho tido problemas. Mesmo em cidade. Mesmo com FAP. Claro que podia ter tido azar.
                                  Obviamente o meu ponto de partida era diferente, eu já tinha chatices :D

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por joaopmsantos Ver Post
                                    Pois, é como tudo... um risco.
                                    Se quiseres um exemplo eu troquei de um gasolina que supostamente seria fiavél e fartei-me de ter chatices e mudei para um diesel. Desde essa altura não tenho tido problemas. Mesmo em cidade. Mesmo com FAP. Claro que podia ter tido azar.
                                    Obviamente o meu ponto de partida era diferente, eu já tinha chatices :D
                                    qual o motor ?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                                      eu só não quero é trocar de carro (que não me dá quaisquer problemas) por um novo que possa vir a dar !!!
                                      Já somos dois. Tenho o mesmo dilema
                                      Quanto mais me informo, e mais entendo do assunto, mais chego à conclusão que é comprar o carro que gostar, com o melhor preço possível, e com a melhor relação de custos possivel. Se é gasolina ou gasóleo pouco interessa.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                                        o que eu gostava mesmo de saber é se existem alguns modelos atualmente à venda que sejam "pouco sensíveis "ao FAP, por exemplo, os Renault 1.5dci, e os Peugeot 1.6hdi, os 1.6tdi VAG, é menos frequentem ouvir reclamações. é só coincidência ?
                                        enquanto que por exemplo os 2.0 da Chevrolet, os 2.0 da mazda, etc são mais comuns os problemas ?

                                        algum avisa no painel de bordo que está a fazer a regeneração ?


                                        Tenho um 1.4 CRDI (Kia/Hyundai) e nunca tive problemas de regenerações. Na verdade, nem dou por elas. Por vezes o carro passa 3 semanas apenas em voltinhas citadinas e nunca se queixou de nada, tem neste momento 3 anos e 42.000 km.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Stockinger Ver Post
                                          Já somos dois. Tenho o mesmo dilema
                                          Quanto mais me informo, e mais entendo do assunto, mais chego à conclusão que é comprar o carro que gostar, com o melhor preço possível, e com a melhor relação de custos possivel. Se é gasolina ou gasóleo pouco interessa.
                                          Concordo. Na prática é isso que acontece, há um orçamento, há gostos, junta-se as coisas e sai um carro, que nem sempre é o que realmente gostariamos porque o orçamento náo permite, mas que dentro das condicionantes é o que melhor satisfaz os nossos desejos.
                                          Acredito que haja racionalistas que compram apenas com a razão e que façam o que o ccorreia estava a dizer, vai ver o A3 diesel porque era o carro que queria e acaba por comprar o gasolina porque poupa 4000€, mas não acredito que sejam muitos.

                                          Todos nós temos as nossas motivações e convicções, não me faz confusão que quieram comprar um carro a gasolina por muitos motivos que já enunciaram, mas faz-me confusão que batam nos carros a diesel com os fundamentos que têm colocado aqui.
                                          Um A3 diesel dá tantos problemas como um A3 gasolina.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por jmf Ver Post
                                            Vou dar os meus dois tostões.

                                            VW GOLF VI 2.0 110cv, 50 a 60 km diários feitos em cidade pela minha mulher, percursos curtos e para e desliga, para e desliga. Em 5 anos nunca deu problemas com FAP, nem qualquer outro problema em 140k km.

                                            Portanto a minha opinião é que, quando os carros, não fazem repro para por mais uns cavalitos, a manutenção é feita a tempo e horas, sempre bem assistido, a probabiliade de ter problemas é pouca. Esta é a minha experiencia, a minha carrinha que ando também tenho feito percursos pequenos e zero problemas com FAP ou qualquer outra coisa.
                                            X2 por aqui. Sobre faps, bimassas, etc só o que vou lendo por aqui...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                              X2 por aqui. Sobre faps, bimassas, etc só o que vou lendo por aqui...
                                              Isso é só até um dia... Depois acontece e mudamos de opinião...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por toyoteixeira Ver Post
                                                Isso é só até um dia... Depois acontece e mudamos de opinião...
                                                Até lá vou vivendo bem com isso.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por aalito Ver Post
                                                  Concordo. Na prática é isso que acontece, há um orçamento, há gostos, junta-se as coisas e sai um carro, que nem sempre é o que realmente gostariamos porque o orçamento náo permite, mas que dentro das condicionantes é o que melhor satisfaz os nossos desejos.
                                                  Acredito que haja racionalistas que compram apenas com a razão e que façam o que o ccorreia estava a dizer, vai ver o A3 diesel porque era o carro que queria e acaba por comprar o gasolina porque poupa 4000€, mas não acredito que sejam muitos.

                                                  Todos nós temos as nossas motivações e convicções, não me faz confusão que quieram comprar um carro a gasolina por muitos motivos que já enunciaram, mas faz-me confusão que batam nos carros a diesel com os fundamentos que têm colocado aqui.
                                                  Um A3 diesel dá tantos problemas como um A3 gasolina.
                                                  eu encomendei em 2010 um A3 sportback 1.4tfsi, e tinha em stock vários 1.6tdi
                                                  por enquanto em 4 anos de utilização as únicas despesas (tirando a gasolina) foram 400~500€ (total) em 2 revisões

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por aalito Ver Post
                                                    Mas é para levar em conta essa linha de pensamento, porque não antes comprar um Punto 1.0 que custa 9800€ novo e assim poupa para meter gasolina para o resto da vida...

                                                    Estamos a comparar carros iguais, com potências iguais-Rigorosamente equivalentes

                                                    Comentário


                                                      Eu acho que fazem bem, o ideal era andarem todos a gasóleo e não andarem a olhar para os combustíveis alternativos, pois eu gosto muito de meter o GPL baratinho...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                                                        eu só não quero é trocar de carro (que não me dá quaisquer problemas) por um novo que possa vir a dar !!!
                                                        O FAP não deverá ser impedimento de troca - Agora aqui vai o cliché: Problemas todos podem dar, até o FAP por incrivel que pareça, mas como qualquer componente quando bem mantido dura uma vida. O que não falta aí são FAPs com 200K sem serem mudadas.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por zMax Ver Post
                                                          Preços de Combustíveis Online - Direcção-Geral de Energia e Geologia

                                                          Se fores ver a estatística, vais ver evolução do preço de combustíveis. Em Outubro de 2013 a distância entre a linha vermelha e a linha azul claro era menor que em Abril de 2014. Ou seja, a diferença de preço entre diesel e gasolina varia ao longo do tempo, não necessariamente pelos impostos, pois eu não me lembro de nenhuma alteração de impostos sobre os produtos petrolíferos no último ano.
                                                          A fixação do preço dos combustiveis é feita tendo em conta a cotação no mercado internacinal, daí essas flutuações que não ultrapassam os 7 cts. O que acontece é que essa cotação é feita para os combustiveis antes de impostos. Os impostos é que são o quase exclusivo culpado da diferença de preços entre a gasolina e o gasóleo.
                                                          Por exemplo a gasolina 95 paga 0.59 Euros de isp e o gasóleo 0.37 cts. são 22 cts a mais se a essa diferença somares o Iva .23*.22€= 5cts.

                                                          Ou seja: a gasolina 95, paga mais 27 cts por litro que o gasóleo. Sem impostos, a gasolina seria mais barata que o gasóleo.
                                                          Gostava de saber qual a justificação para a gasolina pagar mais imposto que o gasóleo. Se alguém souber, diga qualquer coisa.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                                                            por exemplo, os Audi A3 estão com campanha de 0% de juros (e assim é ainda mais fácil de fazer as contas)
                                                            o 1.2tfsi custa 25.000€
                                                            o 1.6 tdi custa 28.000€
                                                            ambos de 105cv
                                                            quem fizer financiamento, dá +/- o seguinte:
                                                            1.2tfsi, entrada 50% = 12.500€, restante em 36 meses = 350€
                                                            para o 1.6 tdi, entrada 50% = 12.500, restante em 36 meses = 430€,

                                                            ou seja 80€ de diferença por mês = 1 deposito à borla todos os meses

                                                            se fosse em 60 meses = daria 208€ para o 1.2tfsi e 258€ para o 1.6tdi, ou seja 50€ por mês

                                                            Às vezes é preciso colocar todas estas coisas em análise !!!!
                                                            Eu não tinha dúvidas nessa escolha. Gasolina. A mesma potência, mas mais barato na aquisição.
                                                            Não faz 10l aos 100 a 500km/h , mas também não tem apetite de Lamborghini Countach.
                                                            E no fundo acabo por continuar a ter apenas as mesmas preocupações que tenho no meu carro.

                                                            Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                                            Eu acho que fazem bem, o ideal era andarem todos a gasóleo e não andarem a olhar para os combustíveis alternativos, pois eu gosto muito de meter o GPL baratinho...
                                                            O governo é imprevísivel.
                                                            Mas se o governo se guiasse apenas pelas tertúlias de café deste rectângulo à beira-mar plantado, diria que vais continuar a ser beneficiado
                                                            Editado pela última vez por ASOT; 23 May 2014, 21:17.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por JMSPT Ver Post
                                                              O FAP não deverá ser impedimento de troca - Agora aqui vai o cliché: Problemas todos podem dar, até o FAP por incrivel que pareça, mas como qualquer componente quando bem mantido dura uma vida. O que não falta aí são FAPs com 200K sem serem mudadas.
                                                              Presente.

                                                              230 mil kms, para ser mais exacto. E nunca deu chatices de qualquer tipo, nem tão pouco tem aditivo para atestar. Bimassa também nada. Aliás, nenhuma avaria registada nestes 5 anos. Mas se calhar aqui pode estar o segredo...230 mil kms em 5 anos é muita estrada em cima. Isto e uma manutenção correcta, a tempo e horas.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X