Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Troca de carro - Ibiza vs Toyota Prius

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Quais as razões específicas, se posso perguntar?
    (quanto à estética concordo a 100%, quer exterior, quer interior)

    Comentário


      Originalmente Colocado por Terrordrome Ver Post
      Quais as razões específicas, se posso perguntar?
      (quanto à estética concordo a 100%, quer exterior, quer interior)

      Bem foi por:
      -Dimensões ( comprei a carrinha ) faz me mesmo falta a bagageira.
      -Preço - O prius é mais caro então se compararmos níveis de equipamento equivalentes.
      -Campanha em vigor em julho ( Nivel sport ao preço do confort) para mim só o sport tinha interesse porque ao confort faltava equipamento básico que já tinha nos meus carros (ex sensor chuva, sensor luzes, espelho eletrocromatico)
      -Oferta de contrato de manutenção programada 5 anos ou 75000 no Auris
      -A minha mulher não aprecia o prius
      -Eu não gosto muito do interior do prius, do Auris enche-me as medidas.
      Editado pela última vez por marrokino; 02 September 2014, 08:43.

      Comentário


        Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
        Se procurarem e não é preciso muito, neste forum vao encontrar relatos de problemas causados por esses long life. E na pratica se falarem na oficina vao ver que os proprios mecanicos dizem... Se fosse eu mudava intermedio..
        Como ja disseram um disel com fap aguentar os 50000 sem mudar oleo é preciso utilizaçao em condicoes muito ideais
        Como em tudo, há condições de funcionamento que devem ser asseguradas e qualquer carro permite ter uma manutenção adequada em função da utilização que se lhe vai dar. Se o utilizador não respeita isto, não há milagres.


        Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
        Que eu saiba, o óleo é todo reciclado, por isso essas contas de resíduos são um bocadinho para o ignorante. Se calhar esqueces-te é que o teu dci produz em 1km mais partículas cancerígenas (que não são recicláveis), que o Prius em 100km
        Sabias que um litro de óleo reciclado consome mais energia que fabricar um litro de óleo novinho em folha ? E que mesmo assim, o óleo reciclado não é aproveitado a 100% e há resíduos que ainda ficam por eliminar ?

        Será que percebes a importância de reduzir o desperdício e poupar recursos da Terra é tão ou mais importante que apenas reciclar ?

        É muito giro separar e colocar para reciclagem mas para a maior parte de vós, a história acaba aí. Vivem na ignorância sobre o que se passa para além do caixote de reciclagem.

        Também é muito giro ver tabelas de emissões de partículas e CO2 e andar num pópó eco-socialmente aceite mas também não deves saber da quantidade de CO2 emitida para fazer o conjunto de baterias do Prius, que é imensamente mais que a do que uma bateria normal.

        Mas sim, convençam-se de que o Prius é um carro e meio de transporte ecológico.



        Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
        Eu já achava os 30000 km um absurdo, então 50000 km é mesmo chamar chatices..espero que isso não dê em raia, como o caso de um insígnia que já foi por aqui reportado

        E a correia de distribuição, não tens de mudar?
        Um dia, quando fores grande e gestor de frota, vais perceber a importância de parar a cada 15.000 ou a cada 30.000 km e de como isso afecta os custos com a manutenção e o lucro da empresa.

        Comentário


          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
          Como em tudo, há condições de funcionamento que devem ser asseguradas e qualquer carro permite ter uma manutenção adequada em função da utilização que se lhe vai dar. Se o utilizador não respeita isto, não há milagres.
          Eu num hibrido nao tenho que estar preocupado em pegar no carro para fazer um viagem grande se nao o filtro entope ou em evitar cidade porque faz mal ao carro e entope etc... Tanto no hibrido como nas viaturas a gasolina.
          No manual de utilizador de um carro com FAP em nada me diz que fazer a utilização do dia a dia não é cumprir as condições de funcionamento e é disso que estamos a falar.
          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
          Também é muito giro ver tabelas de emissões de partículas e CO2 e andar num pópó eco-socialmente aceite mas também não deves saber da quantidade de CO2 emitida para fazer o conjunto de baterias do Prius, que é imensamente mais que a do que uma bateria normal.
          E a isto chama-se ignorancia. O problema principal de poluição dos disel nem sequer é o CO2.
          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
          Um dia, quando fores grande e gestor de frota, vais perceber a importância de parar a cada 15.000 ou a cada 30.000 km e de como isso afecta os custos com a manutenção e o lucro da empresa.
          Neste caso estamos a falar de gestores de frota com 1 carro.... que gestão complicada.. Estamos a falar de utilizadores comuns e já vêm com frotas?

          Acho que giro alguem vir mandar bitaites para um topico de alguem que pondera trocar um ibiza por um prius sem se dar ao trabalho de preocupar em ver o historico.

          Responder no meio da conversa de outro utilizador que está a ponderar entre a compra de varios carros entre os quais um hibrido e está apenas a colocar duvidas, ao menos manda bitaites com conhecimento do que falas.

          Sobre os menos de 1000 euros em 160000 km sendo um opel, marca que conheco bem e que até à poucos meses tinha um e que existe um recente na familia direta... Desconfio muito mas está bem está.. Podia ao menos se um numero certo... Dava 200 euros por revisão (sendo 1000 €), mal chega para o preço que cobram para uma mudança de oleo na opel?. Agora menos de 1000
          E distribuição não tem ou só muda aos 190000? é que so isso estraga logo a poupança toda.. Isto se não partir antes como era comum nos opel quando começaram a esticar os periodos de mudança de correia...
          Isso era como o meu primeiro opel... Manutenção anunciada 1 ano ou 15 000. Chegava à oficina alertavam logo.. convem mudar de 7500 em 7500 se não quizer ter problemas a longo prazo. Maximo dos maximos 10 000. (Coisa que ja tinha sido alertado por pessoas não opel)

          Comentário


            Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
            Eu num hibrido nao tenho que estar preocupado em pegar no carro para fazer um viagem grande se nao o filtro entope ou em evitar cidade porque faz mal ao carro e entope etc... Tanto no hibrido como nas viaturas a gasolina.
            No manual de utilizador de um carro com FAP em nada me diz que fazer a utilização do dia a dia não é cumprir as condições de funcionamento e é disso que estamos a falar.
            Diz. Que as pessoas não saibam interpretar o que lá está descrito é outra coisa.

            Aliás, todos os manuais que já li, seja de que tipo de motor for, referem sempre vários tipos de utilização e de como se deve agir em função deles. Se calhar tenho carros especiais...


            Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
            E a isto chama-se ignorancia. O problema principal de poluição dos disel nem sequer é o CO2.
            Ignorância é pensar que o CO2 é um poluente, que não o é. Ignorância é também desprezar que a produção de CO2 está intimamente ligada à produção de um qualquer componente e que quanto mais produção existir, significa que se está a consumir mais recursos. Ou seja, a pegada ecológica também fica bem marcada, mesmo em bens de consumo ditos ecológicos.

            E sabes bem o problema que traz a produção de CO2, certo ? Se calhar, verás que a mesma acarreta problemas bem maiores que as tais partículas que tanto acusam os Diesel.

            E não se pense que um carro que queime gasolina não é emissor de partículas...



            Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
            Neste caso estamos a falar de gestores de frota com 1 carro.... que gestão complicada.. Estamos a falar de utilizadores comuns e já vêm com frotas?

            Acho que giro alguem vir mandar bitaites para um topico de alguem que pondera trocar um ibiza por um prius sem se dar ao trabalho de preocupar em ver o historico.
            O exemplo das frotas é para as pessoas se aperceberem que há poupanças que se podem fazer e que as mesmas podem pesar. Seja com 1 ou mais carros.


            Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
            Responder no meio da conversa de outro utilizador que está a ponderar entre a compra de varios carros entre os quais um hibrido e está apenas a colocar duvidas, ao menos manda bitaites com conhecimento do que falas.
            Conheço melhor o Prius que muitos dos que os conduzem. E se calhar conheço-o melhor antes e depois de ele andar nas vossas mãos. E melhor, tenho dados que provam que o Prius não é o poupadinho e ecológico que vocês adoram apregoar aos "sete ventos".

            Se é ecologia em que vocês pensam, para a esmagadora maioria dos utilizadores do Prius, uma bicicleta ou o simples uso de transporte público é bem melhor que o uso de um carro, por mais híbrido que seja.

            Comentário


              O manual do meu carro nem referia ter FAP. Vinha num anexo de uma folha em que a informação não era verdadeira, pois nao acendia qualquer luz durante a regeneração (Como é referido na maioria dos carros e nunca acontece).
              De acordo com as indicações de qualquer marca, 30 km são mais do que suficientes para que a regeneração ocorra, desde que seja feitos a uma velocidade constante e com rotações entre 2000 e 3000. Ainda assim pelos vistos nem sempre é suficiente.. E depois os percursos pequenos tem as costas largas, mesmo que nao sejam feitos.. passa imediatamente 30km de autoestrada a ser uma curta viagem.

              Sobre o CO2, todo e qualquer carro gasolina ou disel emite CO2, o hibrido apenas é ligeiramente mais baixo. A toyota tem manuntenção de 15000 em 15000 em todos os carros independentemente de ser hibrido ou nao assim como muitas outras marcas. Como eu disse 1001 vezes para grande parte dos utilizadores disel o oleo não dura sequer 15000 por causa das regenerações interrompidas muitas vezes sem razões justificaveis. Se é por ai, se formos contabilizar o oleo estragado por contaminação com gasoleo causada pelo FAP de varias marcas, tambem podemos entrar pelo CO2 emitido para produzir o FAP que não tem uma duração eterna. O CO2 emitido para produzir embraiagem (Coisa que o prius nao gasta), para produzir os aditivos necessarios para o EURO VI, para produzir correias de distribuição (Coisa que o prius nao gasta).

              Sobre a seguinte frase:

              "E melhor, tenho dados que provam que o Prius não é o poupadinho e ecológico que vocês adoram apregoar aos "sete ventos""

              Podes incluir esses mesmos dados.

              Comentário


                marrokino, até pode ter razão em algumas coisas.
                O que me parece errado no teu discurso (e muito típico de alguns utilizadores que querem defender determinados pontos de vista a todo o custo) é escolheres sempre os piores exemplo que encontras e tentar passá-los como a norma! Dou-te exemplos:
                - Comentas o manual do teu Opel não falar do FAP e de dar informações erradas relativamente à luz da regeneração. Isto por acaso é a norma em todas as marcas e modelos?
                - Comentas a contaminação do óleo pelas regenerações do FAP... sabes que isto não acontece com todas as marcas e modelos não sabes? Mas passas a ideia como a norma, mais uma vez;
                - Escolhes os exemplos do utilizador que pagou 2000 eur pela revisão de um diesel, e tiras logo dali ilações como se isto fosse a norma para qualquer diesel, esses malditos;
                - Pegas no exemplo do user com o Insignia (que nem se sabe exactamente qual é o problema e até parece ser algo crónico daquele motor em concreto) e dás logo a volta para criticar os intervalos de manutenção alargados.

                Este tipo de atitude só faz com que os restantes users desvalorizarem os teus argumentos que, em alguns pontos, até podem ter algum valor!

                Comentário


                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                  Sabias que um litro de óleo reciclado consome mais energia que fabricar um litro de óleo novinho em folha ? E que mesmo assim, o óleo reciclado não é aproveitado a 100% e há resíduos que ainda ficam por eliminar ?
                  Comparados com os resíduos que o teu dci manda para a atmosfera, para eu respirar, isso é uma ninharia...
                  Mas se fossemos por aí, podíamos pegar na quantidade de electricidade que é usada para refinar os combustíveis...Isso, sim..é que é um autêntico desperdício..

                  Também é muito giro ver tabelas de emissões de partículas e CO2 e andar num pópó eco-socialmente aceite mas também não deves saber da quantidade de CO2 emitida para fazer o conjunto de baterias do Prius, que é imensamente mais que a do que uma bateria normal.
                  Não me digas..também és daqueles que acredita nesse mito? Ou naquele que diz que um hummer poluí menos

                  Está explicado..não precisas de dizer mais nada..a tua ignorância fala por si...só te peço para quando fores à minha frente, me avisares, pois eu não tenho que respirar a m*** que o teu dci manda para o ar...

                  Comentário


                    Também gostava de saber quais são os:

                    "dados que provam que o Prius não é o poupadinho e ecológico que vocês adoram apregoar aos "sete ventos""

                    É óbvio que o Prius não é poupadinho e ecológico quando comparado com uma bicicleta. Mas comparado com um Diesel fogareiro, acho que é bastante mais ecológico, pelo menos.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por joaopmsantos Ver Post
                      marrokino, até pode ter razão em algumas coisas.
                      - Comentas o manual do teu Opel não falar do FAP e de dar informações erradas relativamente à luz da regeneração. Isto por acaso é a norma em todas as marcas e modelos?
                      Tive um opel sim, mas nao tinha FAP. O carro que refiro era um Mazda e ja me informei que é uma informação comum em outras marcas referirem que acende uma luz quando não acende (Por exemplo opel entre outras).
                      Originalmente Colocado por joaopmsantos Ver Post
                      - Comentas a contaminação do óleo pelas regenerações do FAP... sabes que isto não acontece com todas as marcas e modelos não sabes? Mas passas a ideia como a norma, mais uma vez;
                      Sim tenho conhecimento, infelizmente não tantos como deveriam. Por exemplo Toyota/Lexus no DCAT têm a situação do injector adicional, acaba por ter outros problemas.
                      Motores do grupo PSA nao sei se contamina oleo ou nao (Penso que nao) mas tem a grande desvantagem do Eolys que se gasta que é caro e mais uma vez se vamos pela conversa ridicula do CO2 na produção.... cá esta mais uma coisa.

                      Originalmente Colocado por joaopmsantos Ver Post
                      - Escolhes os exemplos do utilizador que pagou 2000 eur pela revisão de um diesel, e tiras logo dali ilações como se isto fosse a norma para qualquer diesel, esses malditos;
                      Não me meti nessa guerra! desconheco esse tipo de situações.

                      Originalmente Colocado por joaopmsantos Ver Post
                      - Pegas no exemplo do user com o Insignia (que nem se sabe exactamente qual é o problema e até parece ser algo crónico daquele motor em concreto) e dás logo a volta para criticar os intervalos de manutenção alargados.
                      Eu nao falei do Insignia directa nem indirectamente nem nenhum dos meus comentarios é relativo ao insignia. Alias na minha familia existe um Insignia desconheco se a manutenção e alargada ou não (até tenho ideia que é de 30000 em 30000) e penso que a motorização em causa nem é abrandida pelo problema que se encontra debatido no referido forum.

                      Caso não se note estou a ser ironico no post sobre o CO2, acho que os comentarios até estavam a ser construtivos ate virem com questões de poluição, que muito sinceramente em pouco ou nada interessam para o debate que se estava a dar.

                      Eu não sou fanatico toyota, não sou anti disel... Eu tenho um Disel....

                      O que interessa aqui é... O Hibrido é uma alternativa ao Disel ou não?

                      A resposta é simples.. É!

                      Se eu fizer Lisboa Porto todas as semanas ainda consigo poupar com um disel porque a poupança de consumo (que não é tao grande em autoestrada) fica diluida na diferença de preço do combustivel.. Dai a ficar mais caro.... Por outro lado se fizer lisboa porto todas as semanas tambem nao vou ter os problemas tipicos do FAP.

                      Mas estamos a falar de um utilizador normal, se vai ter ou não mais custos que num disel.

                      Custo de aquisição... Auris HSD face à concorrencia disel... é relativamente o mesmo.

                      Custo de combustivel, consegue-se um igual custo ou inferior (dependendo da utilização) com um hibrido.

                      Manutenção: Os HSD são as viaturas com a manutenção mais barata da toyota. Alem disso não tem Correias, embraiagem, etc.

                      A toyota não é das marcas com custo de manutenção mais elevado, muito pelo contrario.. Mao de obra 35 + IVA. As peças são baratas a assistencia é aceitavel.

                      Ha marcas com manutenção mais barata (Não é a opel que tanto se falou seguramente) .

                      Ha marcas com fiabilidade igual ou equivalente à toyota não é preciso procurar muito, por exemplo Honda, entre outras. Como se costuma dizer hoje em dia todas as marcas são boas... So que umas mais que outras.

                      Quem quiser um carro para andar e não ter chatices com FAPS regenerações etc é uma boa escolha.

                      Se a manutenção é de 15000 em 15000 e não vos serve e incomoda, ninguem vos esta a meter um toyota em casa. Ha outras marcas.

                      Eu faço comentarios e dou opinioes em outros topicos e nao são "Isso nao presta, compra um prius". Não sou anti coisa nenhuma nem pro coisa nenhuma.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                        Comparados com os resíduos que o teu dci manda para a atmosfera, para eu respirar, isso é uma ninharia...
                        Mas se fossemos por aí, podíamos pegar na quantidade de electricidade que é usada para refinar os combustíveis...Isso, sim..é que é um autêntico desperdício..
                        Mas tu por acaso sabes o uso que eu dou ao carro ?

                        Na volta, o meu carro deixa menos pegadas ecológicas que o teu híbrido. Basta fazer um uso correcto e optar, como é o meu caso, pelo TP para uma boa parte das deslocações. Vai lá perguntar a um "verde" se é melhor andar de Prius ou de transportes públicos...



                        Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                        Está explicado..não precisas de dizer mais nada..a tua ignorância fala por si...só te peço para quando fores à minha frente, me avisares, pois eu não tenho que respirar a m*** que o teu dci manda para o ar...
                        Tu preocupaste com partículas, que o teu Prius também emite, eu tento ver as coisas de uma forma mais global e alargada, poupar a carteira e o ambiente evitando ao máximo o desperdício. Simples.

                        Mas gosto de ver como reagem os pseudo-ecologistas quando se começa a desmontar certos mitos...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por marrokino Ver Post

                          A toyota não é das marcas com custo de manutenção mais elevado, muito pelo contrario.. Mao de obra 35 + IVA. As peças são baratas a assistencia é aceitavel.

                          Ha marcas com manutenção mais barata (Não é a opel que tanto se falou seguramente) .
                          O custo de Mão de obra das oficinas como é do conhecimento geral varia de região para região e de concessão para concessão.
                          Por exemplo em Lisboa a Toyota (Caetano Auto) em 2013 já levava 42€+IVA. Acredito que uma Opel na mesma zona possa ser parecido.
                          Por acaso na Opel onde faço a manutenção já não era muito caro, e já há muito tempo que baixou mais ainda e está nos 27€ + IVA e óleos e filtros têm 30% desconto.

                          Como quase todos que aqui andamos, gostamos de automóveis, mas um coisa é certa, um carro é um passivo sendo uma fonte de despesa grande
                          Portanto quanto menos se conseguir gastar nele melhor.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                            O custo de Mão de obra das oficinas como é do conhecimento geral varia de região para região e de concessão para concessão.
                            Por exemplo em Lisboa a Toyota (Caetano Auto) em 2013 já levava 42€+IVA.
                            Nem sequer é em toda a lisboa é numa das oficinas da zona de lisboa. De qualquer forma não interessa. Moro no porto controlo-me pelos preços de cá. Porto Gaia e Maia é 35. Diferença de preço so se for para baixo como é o caso de paredes que anda à volta de 27. Depois sou eu que vou buscar os extremos. Nao disse que o preço era 27... por isso..

                            Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                            Acredito que uma Opel na mesma zona possa ser parecido.
                            Como disse acima Porto. So estou a indicar o preço nem estava a comparar com marca nenhuma. Cada um que tires as conclusoes que quiser. Por exemplo na mazda a 1 km da toyota é 47+IVA. Na toyota so conheco salvador caetano, noutras marcas é que ha diversas concessões cada uma com o seu preço e descontos marcarados.

                            Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                            Por acaso na Opel onde faço a manutenção já não era muito caro, e já há muito tempo que baixou mais ainda e está nos 27€ + IVA e óleos e filtros têm 30% desconto.
                            E podes partilhar em que cidade? Por curiosidade.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por marrokino Ver Post

                              E podes partilhar em que cidade? Por curiosidade.
                              Na zona da Moita/Alhos Vedros, que não é muito longe de Lisboa.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                Mas tu por acaso sabes o uso que eu dou ao carro ?
                                Por mim até o podes ter na garagem ou num sitio que eu cá sei. O que interessa isso para o debate em causa? Volto a dizer, o foco é se um hibrido é ou nao uma alternativa ao Disel. Não vamos agora rebentar com todos os Disel do mercado e hibrido é que é bom.... Volto a dizer... Eu tenho um disel e vou ter por muito tempo.

                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                Na volta, o meu carro deixa menos pegadas ecológicas que o teu híbrido. Basta fazer um uso correcto e optar, como é o meu caso, pelo TP para uma boa parte das deslocações. Vai lá perguntar a um "verde" se é melhor andar de Prius ou de transportes públicos...
                                Sorte a tua que tens transporte publicos para as tuas deslocações diárias, os meus parabens. E tens horarios para cumprir? crianças para levar e buscar à escola?
                                Sorte a tua que tens uma actividade profissional que te permite não ires de carro. Possivelmente até horario fixo e localização fixa...

                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                Tu preocupaste com partículas, que o teu Prius também emite, eu tento ver as coisas de uma forma mais global e alargada, poupar a carteira e o ambiente evitando ao máximo o desperdício. Simples.
                                Se lesses as respostas em vez de mandar bitaites ja tinhas percebido um monte de vezes que eu nao tenho um prius. E se te informasses sabias que as particulas dos disel são mais prejudiciais. Não fui eu que introduzi o tema ecologico nem interessa para o caso, o que interessa é se o hibrido é ou nao uma alternativa ao disel (Se quiseres digo mais 3 ou 4 vezes a ver se te entra na cabeça)

                                Se estas tao preocupado com o CO2 consumido para produzir oleo, no desprecido o oleo, contabiliza tambem as outras peças que não fazem parte da manutenção do prius.

                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                Mas gosto de ver como reagem os pseudo-ecologistas quando se começa a desmontar certos mitos...
                                Nao sei se ja disse isto vezes suficientes.. o que interessa é se o hibrido é ou nao uma alternativa ao disel. Tambem posso dizer de novo... Eu tenho um Disel.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                  Na zona da Moita/Alhos Vedros, que não é muito longe de Lisboa.
                                  Não conheco a zona só de nome, mas não seguramente a zona em que a toyota está acima de 35.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
                                    Não conheco a zona só de nome, mas não seguramente a zona em que a toyota está acima de 35.
                                    Por acaso está, 40 + IVA, no Caetano Auto do Barreiro e de Setúbal.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                      Por acaso está, 40 + IVA, no Caetano Auto do Barreiro e de Setúbal.
                                      Lamento que assim seja, felizmente no porto é mais o contrario. Ainda assim, pegando na frase que eu tinha dito com que foste pegar:
                                      A toyota não é das marcas com custo de manutenção mais elevado, muito pelo contrario..

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                        Mas tu por acaso sabes o uso que eu dou ao carro ?

                                        Na volta, o meu carro deixa menos pegadas ecológicas que o teu híbrido. Basta fazer um uso correcto e optar, como é o meu caso, pelo TP para uma boa parte das deslocações. Vai lá perguntar a um "verde" se é melhor andar de Prius ou de transportes públicos...





                                        Tu preocupaste com partículas, que o teu Prius também emite, eu tento ver as coisas de uma forma mais global e alargada, poupar a carteira e o ambiente evitando ao máximo o desperdício. Simples.

                                        Mas gosto de ver como reagem os pseudo-ecologistas quando se começa a desmontar certos mitos...
                                        Se alguém tem disparado para aqui mitos, tens sido tu. Basta pensar que por cada km que andes, poluis mais com o teu dci do que eu com o meu Prius em 100km...Mas claro, como estamos a falar com um tipo que anda com um fogareiro a gasóleo a libertar partículas cancerígenas directamente para os pulmões dos outros e ainda acha que o dci dele é mais ecológico por mudar o óleo de 30000 km em 30000 km



                                        Mas vamos a alguns factos:

                                        Prius 1G (1997-2004) Emissões do veículo vs. emissões permitidas à data de lançamento:
                                        CO2 = 120 g/km reais vs. não regulamentado
                                        CO =0,63 g/km reais vs. 2,2 g/km (emitia apenas 29% do máximo permitido à data)
                                        HC =0,05 g/km reais vs. 0,5 g/km (emitia apenas 10% do máximo permitido à data)
                                        NOx =0,05 g/km reais vs. 0,5 g/km (emitia apenas 10% do máximo permitido à data)
                                        Particulas =0 vs. não regulamentado
                                        Euro Standard = 4 vs. 2 (já satisfazia em 1997 limites obrigatórias só a partir de 2005!)

                                        Prius 2G (2004-2009) Emissões do veículo vs. emissões permitidas à data de lançamento:
                                        CO2 = 104 g/km reais vs. não regulamentado
                                        CO =0,18 g/km reais vs. 2,3 g/km (emitia apenas 8% do máximo permitido à data)
                                        HC =0,02 g/km reais vs. 0,2 g/km (emitia apenas 10% do máximo permitido à data)
                                        NOx =0,01 g/km reais vs. 0,15 g/km (emitia apenas 7% do máximo permitido à data)
                                        Particulas =0 vs. não regulamentado
                                        Euro Standard = 4 vs. 3 (mantém-se um passo à frente das normas vigentes)

                                        Prius 3G (2009-) Emissões do veículo vs. emissões permitidas à data de lançamento:
                                        CO2 = 89 g/km reais vs. não regulamentado
                                        CO =0,258 g/km reais vs. 1,0 g/km (emitia apenas 26% do máximo permitido à data)
                                        HC =0,058 g/km reais vs. 0,1 g/km (emitia apenas 58% do máximo permitido à data)
                                        NOx =0,006 g/km reais vs. 0,06 g/km (emitia apenas 10% do máximo permitido à data)
                                        Particulas =0 vs. não regulamentado
                                        Euro Standard = 5 vs. 5 (o lançamento coincidiu com a entrada em vigor da norma Euro V)

                                        Prius 3G PHV (2012-) Emissões do veículo vs. emissões permitidas à data de lançamento:
                                        CO2 = 49 g/km reais vs. não regulamentado
                                        CO =0,118 g/km reais vs. 1,0 g/km (emitia apenas 12% do máximo permitido à data)
                                        HC =0,025 g/km reais vs. 0,1 g/km (emitia apenas 25% do máximo permitido à data)
                                        NOx =0,001 g/km reais vs. 0,06 g/km (emitia apenas 1,6% do máximo permitido à data)
                                        Particulas =0 vs. não regulamentado
                                        Euro Standard = 6 vs. 5


                                        E se calhar estes tipos também se devem basear em mitos:

                                        http://www.automotiveworld.com/news-...-car-20142015/


                                        Comentário


                                          Gostei da discussão ambiental, leitura interessante.
                                          Não é necessário haver zangas com isto, ninguém vai ganhar nenhuma bicicleta.

                                          Efectivamente, a questão é qual dos dois carros fica mais abonatório a médio e a longo prazo.
                                          Eu sou franco: em cidade deverá ser impossível bater um híbrido (só puramente eléctricos). Mas em estrada aberta, especialmente auto-estrada a 120 Km/h, gostava de perceber os consumos reais. Até na marca me falam em 6 L/100 Km. Dizem que 5,5 "com jeitinho" (que é expressão que nada me diz). Mas existem utilizadores aqui que falam em 4 L/100 Km. Em que ficamos afinal?


                                          Aproveito ainda para esclarecer algo. Após test drives a outros automóveis (todos Diesel), chego à conclusão que os híbridos não são assim tão silenciosos. Ao ponto de ser um argumento de vendedores contra os mesmos (!). Afinal, o carro quando "entra" o motor a gasolina faz um barulho que parece que anda nas 5000-6000 rpm, claramente audível. A pimeira vez que reparei pensei que estivesse a fazer algo de mal. Qual a experiência diária de quem tem um híbrido em relação a este ponto? Especialmente considerando estrada aberta (auto-estrada)?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Terrordrome Ver Post
                                            Gostei da discussão ambiental, leitura interessante.
                                            Não é necessário haver zangas com isto, ninguém vai ganhar nenhuma bicicleta.

                                            Efectivamente, a questão é qual dos dois carros fica mais abonatório a médio e a longo prazo.
                                            Eu sou franco: em cidade deverá ser impossível bater um híbrido (só puramente eléctricos). Mas em estrada aberta, especialmente auto-estrada a 120 Km/h, gostava de perceber os consumos reais. Até na marca me falam em 6 L/100 Km. Dizem que 5,5 "com jeitinho" (que é expressão que nada me diz). Mas existem utilizadores aqui que falam em 4 L/100 Km. Em que ficamos afinal?


                                            Aproveito ainda para esclarecer algo. Após test drives a outros automóveis (todos Diesel), chego à conclusão que os híbridos não são assim tão silenciosos. Ao ponto de ser um argumento de vendedores contra os mesmos (!). Afinal, o carro quando "entra" o motor a gasolina faz um barulho que parece que anda nas 5000-6000 rpm, claramente audível. A pimeira vez que reparei pensei que estivesse a fazer algo de mal. Qual a experiência diária de quem tem um híbrido em relação a este ponto? Especialmente considerando estrada aberta (auto-estrada)?
                                            A nivel de ruido nas proprias especificações emite nais um db que o d4d.
                                            Na pratica é mais silencioso excepto se pisamos a fundo o pedal.A culpa disso no fundo é da forma como funciona a caixa cvt!
                                            Em utilização normal pelo menos o auris nem sei se tem o motor ligado ou desligado! Na autoestrada 120 140 vai na faixa eco ruido mais baixo que um disel! Se pedirmos acelaracao vamos mesmo durante o inicio ouvir.

                                            Eu tenho feito pouca autoestrada, mas possote dizer que ainda ontem ao entrar na autoestrada estava em 5,8 a media, faco cerca de 10km. Fiz uma ultrapassagem que me fez ir ao 160 de resto mantive-me a 120, a media foi os restantes km a cair ate sair da autoestrada, à saída 5.0. Consegue-se melhor, a marca anuncia melhor. Ainda assim eu apontaria para condução com despreocupação só de autoestrada 5,5.
                                            Ninguém faz só autoestrada. Por exemplo moro a 2km da autoestrada, ia em 5.0 á saida da autoestrada cheguei a casa nos 4,5.
                                            Estradas nacionais são outra historia! É melhor do que cidade para os consumos.

                                            Comentário


                                              Tal como o marokino referiu, ninguém faz só auto-estrada, pois ninguém tem a entrada/saída da auto-estrada logo à porta de casa.
                                              De qualquer das formas, aqui tens alguns exemplos:


                                              http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1068091440

                                              Neste caso foi com velocidades entre os 100 e 130 km/h. Tenho outro caso (que agora não encontro na thread) que fui com o cruisse control fixo nos 120km/h e o resultado foi de 5.1l/100 (para a mesma viagem).

                                              Tendo em conta que estás a considerar um modelo que usa o mesmo motor que o 3G, podes contar com valores melhores ou iguais a estes, dado que a Auris não tem um Cx tão baixo.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
                                                A nivel de ruido nas proprias especificações emite nais um db que o d4d.
                                                Na pratica é mais silencioso excepto se pisamos a fundo o pedal.A culpa disso no fundo é da forma como funciona a caixa cvt!
                                                Em utilização normal pelo menos o auris nem sei se tem o motor ligado ou desligado! Na autoestrada 120 140 vai na faixa eco ruido mais baixo que um disel! Se pedirmos acelaracao vamos mesmo durante o inicio ouvir.
                                                Obrigado na questão dos consumos. Então acaba por consumir menos que um diesel em autoestrada?
                                                Relativamente ao ruído se entendi bem, ao conduzirmos de forma normal ou mais vigorosa é um carro ruídoso. Caixa cvt?

                                                Comentário


                                                  Dá uma vista de olhos aqui também:
                                                  Fazem testes (levam a coisa a sério) no mesmo percurso (corrido), a vários carros e tentam obter o melhor consumo, mas não é a "pisar ovos".

                                                  Toyota Auris HSD híbrido | Curvas enlazadas
                                                  Consumos del Auris HSD a ritmo “económico”:En programa “Eco”: Consumo: 6,20 l/100 km. Promedio: 103,6 km/h.
                                                  En programa “Normal”: Consumo: 6,72 l/100 km. Promedio: 105,4 km/h.


                                                  http://blogs.km77.com/arturoandres/5...6-dtec-120-cv/

                                                  Honda Civic 1.6-DTEC:
                                                  Consumo: 5,30 l/100 km.

                                                  Promedio: 107,6 km/h.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Terrordrome Ver Post
                                                    Obrigado na questão dos consumos. Então acaba por consumir menos que um diesel em autoestrada?
                                                    Relativamente ao ruído se entendi bem, ao conduzirmos de forma normal ou mais vigorosa é um carro ruídoso. Caixa cvt?
                                                    eu não diria nem menos, nem mais, pois depende de alguns factores:

                                                    - Qual o diesel que uses para comparação
                                                    - E se te vais manter dentro dos limites de velocidade, ou se vais abusar.

                                                    Por acaso uma das coisas que acho absurdo no Auris é as medidas de pneu usadas...completamente desnecessárias....

                                                    Quanto ao ruído, ele só é mais notório quando precisas de puxar por ele. Tendo atingido a velocidade que precisas e desde que não estejas em nenhuma subida com declive algo elevado, este deixa de se notar. Tal apenas acontece porque o sistema HSD disponibiliza-te logo toda a potência.
                                                    Imagina como se fosse uma situação em que em vez de o carro acelerar progressivamente até atingir o ciclo em que mudas de mudança, o carro já lá está nessa zona de máximo power desde o principio.

                                                    Claro que nas primeiras vezes, é algo que nos é estranho, pois até parece que está a "patinar". Depois de conhecermos o sistema, sabemos o que se passa.

                                                    Comentário


                                                      Saber o que se passa já sei, mas não elimina o desconforto do ruído.
                                                      Concordo a 100% com as medidas de pneus. 16" seria o compromisso ideal com aparência e consumos.
                                                      Editado pela última vez por Terrordrome; 03 September 2014, 14:28.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Terrordrome Ver Post
                                                        Saber o que se passa já sei, mas não elimina o desconforto do ruído.
                                                        Concordo a 100% com as medidas de pneus. 16" seria o compromisso ideal com aparência e consumos.
                                                        Na primeira vez que andei num prius detestei o ruido, não percebia o porque... Parecia que o carro tava a dar o maximo e nao andava mais.. depois de ler sobre o assunto e de voltar a andar nao num prius mas no auris não senti o mesmo que tinha sentido, não sei se é do carro ou o que for. No fundo até acho piada, mas concordo que nem toda a gente goste do ruido, eu como já tinha um disel barulhento.

                                                        A situação ainda é maximizada por nao ouvires nada e de repente ouvires tudo... ainda assim ao ritmo normal 140-160 desde que nao entre num plano demasiado inclinado, em que por exemplo no meu 1.4 D4D perderia velocidade.... e mantenha ou tente aumentar a velocidade.

                                                        Quanto ao consumo, depende um bocado da condução de cada um.. do tipo de autoestradas etc... É como os disel..

                                                        Como disse, consegues igualar e superar o consumo de um disel economico, em alguns casos em termos de preço de combustivel pode ficar igual ou ligeiramente superior dependendo da diferença de consumo conseguida.

                                                        Agora é como tudo... O carro anda, se puxares por ele ele responde... Onde por exemplo o meu D4D começa deixa de responder (subidas muito ingremes tentar mandar para cima dos 140) este continua a dar cartas... consegue-se ganhar facilmente velocidade em subidas que por exemplo um 1.6 HDI a 120 em vez de ganhar ja perde lentamente... Se andar sempre nesse regime.. obviamente paga-se....

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X