Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Afinal quem tem prioridade?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
    Entretanto editastes o texto e acrescentaste o "entra"... Bom... Quem entra numa avenida pelo lado direito, não havendo sinalização em contrário, tem prioridade.
    eu não sei se estou a compreender mas tem que se entender que a linha tracejada è sinalização mas não estou com 100% de certeza, e obrigado a parar caso venha alguém onde vais entrar.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por paulo3ooo Ver Post
      eu não sei se estou a compreender mas tem que se entender que a linha tracejada è sinalização mas não estou com 100% de certeza, e obrigado a parar caso venha alguém onde vais entrar.
      Quem vem da direita tem prioridade, é tão simples quanto isto. Para quê complicar? É claro que quem muda de faixa é diferente mas não é esse o caso que aqui refiro, o que eu refiro é quem cruza ou entra pela direita, isto é, a malta que vem do lado do carro preto tem prioridade vá para onde for, em frente ou para a direita.
      Editado pela última vez por Jbranco; 23 June 2014, 15:23.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
        Quem vem da direita tem prioridade, é tão simples quanto isto. Para quê complicar? É claro que quem muda de faixa é diferente mas não é esse o caso que aqui refiro, o que eu refiro é quem cruza ou entra pela direita, isto é, a malta que vem do lado do carro preto tem prioridade vá para onde for, em frente ou para a direita.
        se vais entrar na curva de duas faixas do carro branco tens a linha tracejada a tua frente no meu ponto de vista não tens prioridade.

        Comentário


          #94
          É verdade que a câmara criou ainda mais confusão ao entreter-se a fazer aqueles tracejados sem sentido, ainda assim é um cruzamento, de formato estranho é certo, mas um cruzamento e quem vem deste lado e segue em frente tem prioridade porque vem da direita.

          https://www.google.pt/maps/@38.72667...DYzbc2Ss0w!2e0

          Comentário


            #95
            Até posso estar errado mas eu não arrisco e deixo sempre passar o pessoal que vem da direita.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por oruisilva Ver Post
              Então a sinalização luminosa não se sobrepõe à sinalização vertical?
              Alguém que me queira ajudar com a minha própria questão?

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por oruisilva Ver Post
                Alguém que me queira ajudar com a minha própria questão?
                No meu ponto de vista sim a sinalização luminosa se sobrepõem sobre a sinalização vertical , è quase a mesma coisa que estive-se um sinaleiro a te mandar a avançar e parar os outros mas è um sinaleiro eletrónico . luz intermitente ? seguir a sinalização vertical.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por topspeedPT Ver Post
                  Errado.
                  O vermelho é que tem prioridade porque já está a circular na estrada principal.
                  O azul está a sair de um parque de estacionamento e estrada "secundária", tem de dar prioridade.

                  E o caso que o OP apresentou o A é que tem prioridade(porque já está a circular na estrada).

                  Num cruzamento de 4 estradas é que se iria aplicar a regra do à direita.
                  Penso que seria importante deixares aqui o nome da escola e do instrutor que te ensinou essas coisas, pois deviam tirar imediatamente a licença a tal pessoa e à escola. Indirectamente devem ser responsáveis por dezenas de acidentes e mortes nas nossas estradas...

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por oruisilva Ver Post
                    Então a sinalização luminosa não se sobrepõe à sinalização vertical?
                    Sim, mas no caso que meteste, o sinal de cedencia de passagem está um pouco mais à frente da sinalização luminosa... Acho que é por aí.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por VolkswagenPedro Ver Post
                      Sim, mas no caso que meteste, o sinal de cedencia de passagem está um pouco mais à frente da sinalização luminosa... Acho que é por aí.

                      Isso é a perspectiva da imagem. Está ao lado, mas os sinais verticais estão lá, para o caso do semáforo não funcionar, digo eu. Para isso, de nada serve a hierarquia dos sinais.
                      Editado pela última vez por oruisilva; 24 June 2014, 06:56.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por paulo3ooo Ver Post
                        Sinalização a mais ...

                        não sei se estou errado mas esse sinal è valido sim caso o semáforo estiver intermitente? estando verde para haver choque tem que haver alguém que passou o vermelho no outro lado.

                        agora complicado è devido a aldrabice e falta de honestidade em assumir a culpa de um acidente sem testemunhas .


                        Não precisam de passar no vermelho do outro lado...

                        Quando está verde desse lado, exactamente do outro lado, também está verde.

                        Mas como é claro, o Volvo terá prioridade sobre quem vier do outro semáforo e virar para o sentido de Lisboa.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por oruisilva Ver Post
                          Alguém que me queira ajudar com a minha própria questão?


                          Sim, hierarquicamente está acima.

                          O caso do sinal de cedência de passagem, servirá se sinal estiver intermitente.

                          Basta ver que ao lado (quem segue em frente ou vira para o Porto), tens um sinal STOP, que também terá de ser tido em conta, quando semáforos estão no pisca pisca (intermitente).

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                            Não é esta, mas para o efeito serve (esta até tem o B1 á saida, mas vamos imaginar que não tem).

                            O azul tem prioridade sobre o vermelho.

                            Sendo uma rua sem saída, tem prioridade ? Agora fiquei na duvida!!!

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por mmiigguueell Ver Post
                              Sendo uma rua sem saída, tem prioridade ? Agora fiquei na duvida!!!
                              Esquece o facto de ter ou não saída, é uma via publica.

                              Comentário


                                Aqui na zona existe um cruzamento que a estrada "secundaria" que atravessa a estrada "principal" tem STOP dos dois lados e o pessoal que sai do stop e vai virar a esquerda esquece frequentemente que tem que ceder a passagem a quem está no Stop do outro lado.


                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por ADoinel Ver Post
                                  Aqui na zona existe um cruzamento que a estrada "secundaria" que atravessa a estrada "principal" tem STOP dos dois lados e o pessoal que sai do stop e vai virar a esquerda esquece frequentemente que tem que ceder a passagem a quem está no Stop do outro lado.






                                  Mais uma das situações básicas, que as pessoas se esquecem das prioridades...

                                  Comentário


                                    Sim, na prática tem que dar prioridade á direita, mas na teoria poderia não ter que dar.

                                    Olhando para a foto, imagina que o carro da direita está parado no STOP e arranca para virar á esquerda no momento em que o carro da esquerda está a 2m do STOP (ainda a rolar). Teoricamente, o carro da esquerda vai ser obrigado a parar no STOP, o que confere prioridade ao da direita, que já está em movimento (após ter parado).

                                    Na prática, face á extrema dificuldade, ou mesmo impossibilidade, em provar estas coisas, o melhor mesmo é dar sempre prioridade ao da direita.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                      Sim, na prática tem que dar prioridade á direita, mas na teoria poderia não ter que dar.

                                      Olhando para a foto, imagina que o carro da direita está parado no STOP e arranca para virar á esquerda no momento em que o carro da esquerda está a 2m do STOP (ainda a rolar). Teoricamente, o carro da esquerda vai ser obrigado a parar no STOP, o que confere prioridade ao da direita, que já está em movimento (após ter parado).

                                      Na prática, face á extrema dificuldade, ou mesmo impossibilidade, em provar estas coisas, o melhor mesmo é dar sempre prioridade ao da direita.



                                      Sim, é claro que assim, já assim não será.

                                      Estava-me a referir, à situação de ambas as viaturas, terem chegado ao "mesmo momento" ao stop.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                        Sim, hierarquicamente está acima.

                                        O caso do sinal de cedência de passagem, servirá se sinal estiver intermitente.

                                        Basta ver que ao lado (quem segue em frente ou vira para o Porto), tens um sinal STOP, que também terá de ser tido em conta, quando semáforos estão no pisca pisca (intermitente).

                                        Afinal não estou a sonhar, quando digo que no local que assinalei, o Volvo V70 tem prioridade, no sinal verde...

                                        é que 99% dos condutores param/abrandam à entrada na N1, se vier algum carro da esquerda... não devem ter aprendido o mesmo que eu, só pode...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por oruisilva Ver Post
                                          Afinal não estou a sonhar, quando digo que no local que assinalei, o Volvo V70 tem prioridade, no sinal verde...

                                          é que 99% dos condutores param/abrandam à entrada na N1, se vier algum carro da esquerda... não devem ter aprendido o mesmo que eu, só pode...


                                          Sim, já reparei que os que vem do lado do Volvo, param na mesma... quando vêem os que arrancaram do lado de Argoncilhe... quando quem deveria parar, seriam os que vem de Argoncilhe, para dar prioridade aos que saem de onde sai o Volvo.

                                          Comentário


                                            Estou a ver que conheces a zona...

                                            Outro dia avancei, e fui brindado, por uma senhora, por um excelente: FDP... bem perceptível nos lábios... até fiquei parvo

                                            Comentário


                                              Creio que estou correcto se afirmar:
                                              Um agente de trânsito sobrepõe-se a toda a sinalização e prioridades;
                                              Um sinal temporário sobrepõe-se a toda a sinalização permanente e prioridades;
                                              Um sinal luminoso sobrepõe-se a toda a outra sinalização permanente e prioridades;
                                              Um sinal vertical sobrepõe-se a toda a sinalização horizontal e prioridades;
                                              Um sinal horizontal sobrepõe-se a todas as prioridades;
                                              Sem qualquer sinalização presente, respeita-se a regra da prioridade a quem se apresenta pela direita.

                                              Comentário


                                                [QUOTE=To;1067994205]Creio que estou correcto se afirmar:
                                                Um agente de trânsito sobrepõe-se a toda a sinalização e prioridades;
                                                Um sinal temporário sobrepõe-se a toda a sinalização permanente e prioridades;
                                                Um sinal luminoso sobrepõe-se a toda a outra sinalização permanente e prioridades;
                                                Um sinal vertical sobrepõe-se a toda a sinalização horizontal e prioridades;
                                                Um sinal horizontal sobrepõe-se a todas as prioridades;
                                                Sem qualquer sinalização presente, respeita-se a regra da prioridade a quem se apresenta pela direita.[/QUOTE]



                                                Artigo 7.º
                                                Hierarquia entre prescrições
                                                1 - As prescrições resultantes dos sinais prevalecem sobre as regras de trânsito.
                                                2 - A hierarquia entre as prescrições resultantes da sinalização é a seguinte:
                                                1.º Prescrições resultantes de sinalização temporária que modifique o regime normal de utilização da via;
                                                2.º Prescrições resultantes dos sinais inscritos em sinalização de mensagem variável;
                                                3.º Prescrições resultantes dos sinais luminosos;
                                                4.º Prescrições resultantes dos sinais verticais;
                                                5.º Prescrições resultantes das marcas rodoviárias.
                                                3 - As ordens dos agentes reguladores do trânsito prevalecem sobre as prescrições resultantes dos sinais e sobre as regras de trânsito.



                                                Nem sempre .

                                                Exemplo :


                                                Cruzamentos, entroncamentos e rotundas

                                                Artigo 30.º

                                                Regra geral

                                                1 - Nos cruzamentos e entroncamentos o condutor deve ceder a passagem aos veículos que se lhe apresentem pela direita.
                                                2 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de € 120 a € 600.
                                                Artigo 31.º

                                                Cedência de passagem em certas vias ou troços

                                                1 - Deve sempre ceder a passagem o condutor:
                                                a) Que saia de um parque de estacionamento, de uma zona de abastecimento de combustível ou de qualquer prédio ou caminho particular;
                                                b) Que entre numa autoestrada ou numa via reservada a automóveis e motociclos, pelos respetivos ramais de acesso;
                                                c) Que entre numa rotunda.
                                                2 - Todo o condutor é obrigado a ceder a passagem aos veículos que saiam de uma passagem de nível.
                                                3 - Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de € 120 a € 600, salvo se se tratar do disposto na alínea b), caso em que a coima é de € 250 a € 1250.
                                                4 - Quem infringir o disposto no n.º 2 é sancionado com coima de € 250 a € 1250.





                                                Artigo 32.º

                                                Cedência de passagem a certos veículos

                                                1 - Sem prejuízo do disposto no n.º 1 do artigo anterior, os condutores devem ceder a passagem às colunas militares ou militarizadas, bem como às escoltas policiais.
                                                2 - Nos cruzamentos e entroncamentos os condutores devem ceder passagem aos
                                                veículos que se desloquem sobre carris.
                                                3 - Os condutores devem ceder passagem aos velocípedes que atravessem as faixas
                                                de rodagem nas passagens assinaladas.
                                                4 - As colunas e as escoltas a que se refere o n.º 1, bem como os condutores de veículos que se desloquem sobre carris, devem tomar as precauções necessárias para não embaraçar o trânsito e para evitar acidentes.
                                                5 - Os condutores de velocípedes a que se refere o n.º 3 não podem atravessar a faixa de rodagem sem previamente se certificarem que, tendo em conta a distância que os separa dos veículos que nela transitam e a respetiva velocidade, o podem fazer sem perigo de acidente.
                                                6 - O condutor de um veículo de tração animal ou de animais deve ceder a passagem aos veículos a motor, salvo nos casos referidos nas alíneas a) e c) do n.º 1 do artigo anterior.
                                                7 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima d

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por oruisilva Ver Post
                                                  Estou a ver que conheces a zona...

                                                  Outro dia avancei, e fui brindado, por uma senhora, por um excelente: FDP... bem perceptível nos lábios... até fiquei parvo
                                                  Continuo a achar que os gajos param porque tem lá um sinal de cedência de passagem... O verde, entretanto já passou, após isso tens lá o sinal de cedência de passagem... Por acaso são apenas uns 5 metros, se fossem 10 ou 15, também não paravas?

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                    Não precisam de passar no vermelho do outro lado...

                                                    Quando está verde desse lado, exactamente do outro lado, também está verde.

                                                    Mas como é claro, o Volvo terá prioridade sobre quem vier do outro semáforo e virar para o sentido de Lisboa.
                                                    ? Verde nos 2 lados como é isso possível? Então está aí uma salada russa muito mal feita nunca vi um coisa igual na minha vida falando a sério. Está a me escapar algo? É uma boa michordia . Não compreendo
                                                    Editado pela última vez por paulo3ooo; 25 June 2014, 00:21.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por paulo3ooo Ver Post
                                                      ? Verde nos 2 lados como é isso possível? Então está aí uma salada russa muito mal feita nunca vi um coisa igual na minha vida falando a sério. Está a me escapar algo? É uma boa michordia .


                                                      Nesse cruzamento, durante a noite, os sinais ficam intermitentes... logo aí valerá os sinais.

                                                      Durante o dia, essas duas estradas que vem "desaguar" à N1, ficam com o sinal verde ao mesmo tempo.

                                                      Como já referido, os que estarão do lado oposto do Volvo, mas que virem para o mesmo lado que vai o Volvo, terão de dar prioridade ao Volvo (porque mudaram de direcção).

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                        Nesse cruzamento, durante a noite, os sinais ficam intermitentes... logo aí valerá os sinais.

                                                        Durante o dia, essas duas estradas que vem "desaguar" à N1, ficam com o sinal verde ao mesmo tempo.

                                                        Como já referido, os que estarão do lado oposto do Volvo, mas que virem para o mesmo lado que vai o Volvo, terão de dar prioridade ao Volvo (porque mudaram de direcção).

                                                        Ok compreendido.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                                          Mas já sabes como é em Portugal...tem que se poupar nos gastos, meter sinalização custa dinheiro!
                                                          Atenção que Portugal não é Lisboa, Porto e arredores... há outros sítios onde há pessoas (mais) civilizadas...
                                                          Por aqui não falta sinalização; praticamente, todas a urbanizações, etc, tem sinalização, e até nas saídas de caminhos agrícolas tem sinais STOP!!
                                                          Até há sítios onde há sinalização a mais...


                                                          Em relação à questão do tópico, já foi tudo dito: nas vias publicas, à falta de sinalização, quem se apresenta pela direita, tem prioridade!!
                                                          Editado pela última vez por ASAS; 25 June 2014, 04:35.

                                                          Comentário


                                                            Se alguém quiser reparar o carro, é só ir para alguma perpendicular à estrada que liga o Rato ao Principe Real e à rua do Alecrim. (Rua da Escola Politécnica)
                                                            Os taxis (e outros tantos) passam a abrir na "estrada principal", quando quem vem da direita em muitas das ruas, senão todas, tem prioridade.
                                                            Tipo a Rua de São Mamede.

                                                            https://www.google.pt/maps/@38.71853...oXfiaamr-w!2e0

                                                            Ou a Calçada Patriacal

                                                            https://www.google.pt/maps/@38.71683...EoHsaiIXKw!2e0

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                              Nesse cruzamento, durante a noite, os sinais ficam intermitentes... logo aí valerá os sinais.

                                                              Durante o dia, essas duas estradas que vem "desaguar" à N1, ficam com o sinal verde ao mesmo tempo.

                                                              Como já referido, os que estarão do lado oposto do Volvo, mas que virem para o mesmo lado que vai o Volvo, terão de dar prioridade ao Volvo (porque mudaram de direcção).

                                                              Durante a noite o semáforo funciona normalmente. Tem é muitas alturas em que avaria, e passa a intermitente. By the way, quem vem de Argoncilhe tem luz laranja intermitente e não verde...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X