eblase os primeiros motores 1.5 Tdci dos Focus 2015/16 tambem já são assim?
Só nas versões 16 válvulas, que a Ford chama de motor "Panther", e que normalmente têm associado o nome "EcoBlue".
A versão anterior do 1.5 TDCi de 8 válvulas é um motor completamente diferente (até o curso e diâmetro dos cilindros é diferente) e só tem uma árvore de cames (SOHC).
Sobre o AdBlue e a cristalização no depósito, já encontraste algum que apresente essa cristalização e não tenha vestígios de Adblue junto à PCB e/ou corrosão do cobre nessa PCB ou contactos elétricos?
Normalmente a cristalização é um dos sintomas do problema e não a causa - por exemplo as resistências de aquecimento do depósito e/ou do circuito até ao injetor não estarem a funcionar ou já não fazer a recolha do AdBlue desse circuito para o depósito ao desligar o carro. Tudo isto pode ser causado pela ECU não estar a enviar as instruções corretas.
Isto é, parece-me os anti-cristalizantes são inúteis - no caso de falha na válvula solenoide do injetor ou da bomba de AdBlue, obviamente não fazem nada, e nas outras situações, tipicamente é porque a PCB já foi afetada (presença de AdBlue onde não devia - na zona selada do depósito) e esse aditivo não previne a corrosão do cobre.
A zona da placa já encontrei imersa num caso, outro a pingar da bomba e depois deixei de abrir para ver para não perder tempo. Confirmo o diagnóstico e siga.
Eu depois de algumas idas à oficina vendi o carro já com a mudança da corrente assumida pela marca.
No meu caso não se chegou a embrulhar porque houve um sensor que fez bem a sua parte e não me deixou mais ligar o motor.
Felizmente o 3008 continua com um bom valor de mercado e vendi bem!
Não tenho tempo nem paciência para ter um menino destes na mão 😁 (apesar de muito de bom que o carro também tem, nomeadamente o conforto, consumos e o espaço).
Eu depois de algumas idas à oficina vendi o carro já com a mudança da corrente assumida pela marca.
No meu caso não se chegou a embrulhar porque houve um sensor que fez bem a sua parte e não me deixou mais ligar o motor.
Felizmente o 3008 continua com um bom valor de mercado e vendi bem!
Não tenho tempo nem paciência para ter um menino destes na mão 😁 (apesar de muito de bom que o carro também tem, nomeadamente o conforto, consumos e o espaço).
O SIstema Stop&Start não está a funcionar no meu 5008, o que me parece é que a bateria já não tem carga suficiente para colocar o sistema a funcionar. Como desativo o sistema, não tenho questões com isso, mas há algum problema se andar com o carro assim? Quanto anos duraram as vossas baterias originais?
Substituiram por que tipo de bateria AGM ou EFB?
A durabilidade da bateria e relativa, eu tive duas que duraram 7 anos e 6 meses (2016) e troquei uma em agosto e agora já tenho outra para trocar (este mês) no outro carro, ambos já não funciona o Start/Stop há mais de 2 anos, ainda não deram sinal de fraqueza mais decidi não facilitar e antecipar a troca devido ao inverno, quer quando elas se vão abaixo e morrem.
Se o carro dormir em garagem e fizer boas viagens para carga, vai durar mais que um que durma lá fora, há chuva e ao relento,
Eu testei ambas as baterias e estavam entre os 38/45% de SOH e andavam ambas a rondar os 60/80% de SOC.
A durabilidade da bateria e relativa, eu tive duas que duraram 7 anos e 6 meses (2016) e troquei uma em agosto e agora já tenho outra para trocar (este mês) no outro carro, ambos já não funciona o Start/Stop há mais de 2 anos, ainda não deram sinal de fraqueza mais decidi não facilitar e antecipar a troca devido ao inverno, quer quando elas se vão abaixo e morrem.
Se o carro dormir em garagem e fizer boas viagens para carga, vai durar mais que um que durma lá fora, há chuva e ao relento,
Eu testei ambas as baterias e estavam entre os 38/45% de SOH e andavam ambas a rondar os 60/80% de SOC.
O meu dorme em garagem e faço cerca de 55 a 60 kms por dia. Fizeste a medição do SOC da bateria de que forma?
E para trocar a bateria é só trocar ou é necessário fazer algum procedimento de confguração dos sistemas do carro (Sistema mãos livres, infoentretenimento, etc)?
Editado pela última vez por tareias128; 12 October 2023, 11:16.
O SIstema Stop&Start não está a funcionar no meu 5008, o que me parece é que a bateria já não tem carga suficiente para colocar o sistema a funcionar. Como desativo o sistema, não tenho questões com isso, mas há algum problema se andar com o carro assim? Quanto anos duraram as vossas baterias originais?
Substituiram por que tipo de bateria AGM ou EFB?
A durabilidade da bateria e relativa, eu tive duas que duraram 7 anos e 6 meses (2016) e troquei uma em agosto e agora já tenho outra para trocar (este mês) no outro carro, ambos já não funciona o Start/Stop há mais de 2 anos, ainda não deram sinal de fraqueza mais decidi não facilitar e antecipar a troca devido ao inverno, quer quando elas se vão abaixo e morrem.
Se o carro dormir em garagem e fizer boas viagens para carga, vai durar mais que um que durma lá fora, há chuva e ao relento,
Eu testei ambas as baterias e estavam entre os 38/45% de SOH e andavam ambas a rondar os 60/80% de SOC.
Uma bateria quando cai dos 75% de SOH, é trocar. Tive casos que em meia dúzia de meses morreram. Para não ficar a pé, fica a minha recomendação.
Menos que isso é arriscar ficar a pé ou ganhar luzes/avarias.
Sempre que for trocada, tem de ser programada para o MGE trabalhar conforme.
Não importa ter um SOC DE 90% se o SOH anda nos 20%. É como ter um Ferrari com um motor Sachs 50cc a 2 tempos. É inútil.
Olá eblase, tenho uma C4 com o 1.5 HDi de 01/2019 com 73.500kms, já estava alerta para os problemas deste motor, até pelas tuas diversas chamadas de atenção por aqui, mas ainda não tinha nenhum sinal de alerta. A carrinha até nem tem feito muitos kms mas quando preciso de fazer viagens preciso ter confiança.
Estive a ver os teus videos, que aproveito para agradecer, e na sequência fui verificar o motor, retirei a pseudo-tampa e deparei-me com este cenário de fuga de óleo:
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Editado pela última vez por PP; 17 October 2023, 15:54.
Não sinto nenhuns sintomas a nível de ruído.
Tenho feito as revisões sempre na marca, fui ver a fatura da última e já menciona o óleo 0W20.
Estas fugas são de alguma forma um alerta? Ou não havendo ruídos posso estar minimamente descansado?
Já pensei ir à marca e tentar atirar o barro à parede mas sem os ruídos, as fugas são suficientes?
No ano passado tive um dos problemas que mencionas - o entupimento do injetor de Adblue - a muito custo e depois de reclamar para a marca, suportaram as peças, mesmo assim paguei 85€. Antecipo a dificuldade nesta nova situação e que na melhor das hipóteses ainda devo ter de suportar um valor considerável pela M.O. envolvida.
Não sinto nenhuns sintomas a nível de ruído.
Tenho feito as revisões sempre na marca, fui ver a fatura da última e já menciona o óleo 0W20.
Estas fugas são de alguma forma um alerta? Ou não havendo ruídos posso estar minimamente descansado?
Já pensei ir à marca e tentar atirar o barro à parede mas sem os ruídos, as fugas são suficientes?
No ano passado tive um dos problemas que mencionas - o entupimento do injetor de Adblue - a muito custo e depois de reclamar para a marca, suportaram as peças, mesmo assim paguei 85€. Antecipo a dificuldade nesta nova situação e que na melhor das hipóteses ainda devo ter de suportar um valor considerável pela M.O. envolvida.
Então a fuga é considerada normal? Claro que não. Usa a garantia.
E essa fuga por vezes apanho na 1ª ou 2ª revisão o que é uma vergonha.
Os sintomas são mais do que o ruído da corrente. É o não arrancar, arrancar com esforço e ruído abafado, etc...
As más é que para estancar essa fuga de óleo (crónica!) tens de tirar a sub-cabeça. Aproveitas e mudas tudo o que vem na caixinha do vídeo.
Viste os dois vídeos?
Sim, até vi 3, também vi o de desmontar a cabeça!
Num dos videos mencionas que uma das sub-cabeças tinha fuga mas acabei por não perceber se isso em si já é um problema grave ou se podemos apenas vigiar o nível e ir andando até fazer a intervenção e mudar tudo. Por isso estar a questionar.
E obrigado por estares a responder tão rápido
Editado pela última vez por PP; 17 October 2023, 15:51.
Sim, tem óleo...até costumo ver com alguma frequência e está no nível normal.
Sim, até vi 3, também vi o de desmontar a cabeça!
Num dos videos mencionas que uma das sub-cabeças tinha fuga mas acabei por não perceber se isso em si já é um problema grave ou se podemos apenas vigiar o nível e ir andando até fazer a intervenção e nmudar tudo.
A fuga de óleo vai aumentando e suja o motor e resguardo apresentando um risco de incêndio visto escorrer para o lado do FAP.
Hoje recebi o AAwireless e já consegui emparelhar o Redmi 10, no entanto não me aparece todas as apps que estão nas opções do launcher do AA no telemóvel , inclusive o Waze ou o Google Maps nas aplicações disponíveis no monitor. Como é que consigo mudar as apps de navegação no monitor?
Erradamente quando fiz a ligação por cabo á porta USB do carro com o telemóvel, para emparelhar com o AAWireless, utilizei um cabo não original do Redmi, será esse o problema?
Alguém sabe como se faz novo emparelhamento?
Para ver se percebi, existem apps compatíveis com o AA que aparecem quando o telemóvel está ligado por cabo USB e não aparecem quando está ligado via AAWireless?
No ecrã inicial só aparecem as últimas 4 apps usadas, é preciso carregar no botão que agora também muda o formato de apresentação de ecrã total ou 1/3+2/3.
Essa ranhura parece-me o local onde está o LED de iluminação dessa zona do carregamento por indução. E ao lado deverá estar um buraco mais redondo, por onde sai as fragâncias do ambientador.
Hoje, tentei ligar o Android Auto através do dongle, após o ter retirado da porta USB, mas, agora fica com a luz verde a piscar. Utilizei a APP da AAwireless para remover o dispositivo e voltar a fazer o processo de emparelhamento, reconhece a rede WiFi do dongle, mas não reconhece o Android auto. Tens alguma ideia porque é que isto acontece?
Segui todos os passos na APP do AAwireless, ligar o telemóvel na porta USB e aceder ao Android Auto, ligar o dongle, mas na parte de conectar ao AA continua a piscar a luz verde.
Editado pela última vez por tareias128; 21 October 2023, 02:32.
Como estamos no início do tempo frio acho que estou a abusar da sorte, está uma igual a chegar (Varta Blue Dynamic EFB 570 500 076). Já tenho diversos procedimentos de como mudar a bateria mas... nenhum é igual ao outro 😕.
Alguém daqui, que já tenha feito a troca de bateria, está disposto a partilhar o procedimento correcto?
Está mesmo a pedir a troca, os valores estão mesmo muito baixos, a qualquer instante podes ficar sem bateria. E agora com o tempo 🌡️ frio é quase certo.
Eu num 308 troquei, com uns valores melhores, ainda não tinha dado sinal mas em setembro troquei antes de vir o tempo frio.
Passa no tópico das baterias tens lá mais resultados.
Os valores:
Editado pela última vez por MafiaBoy; 03 November 2023, 13:43.
Está mesmo a pedir a troca, os valores estão mesmo muito baixos, a qualquer instante podes ficar sem bateria. E agora com o tempo 🌡️ frio é quase certo.
Eu num 308 troquei, com uns valores melhores, ainda não tinha dado sinal mas em setembro troquei antes de vir o tempo frio.
Passa no tópico das baterias tens lá mais resultados.
Os valores:
Eu sei que é para trocar 😊. Já tenho (chegou há pouco) a nova. A minha questão é mesmo o procedimento. Sei que está muito longe de ser tirar uma e pôr outra ☠. Por isso é que estou a pedir que alguém me transmita o procedimento correcto.
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