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Consumo alto (?) Ford Focus mk1 1.4 16v

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    #31
    Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
    Estás a ver o filme ao contrário.
    Na altura só a Ford e a VW, salvoerro é que usavam 1.4´s com 75 cavalos. Já as outras marcas todas tinham motores com mais potência e mais eficientes a nível de consumos.
    A PSA também usava o 1.4 TU3 de 75cv. Mas lembro-me que o Astra com 90cv não fazia muito melhor figura, nem o 1.4 salvo erro de 90cv também da Nissan no Almera. As diferenças não eram assim por aí além.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
      Estás a ver o filme ao contrário.
      Na altura só a Ford e a VW, salvoerro é que usavam 1.4´s com 75 cavalos. Já as outras marcas todas tinham motores com mais potência e mais eficientes a nível de consumos.
      E julgo que o SOHC da honda 1.4 com 90cvs faziam melhor figura !

      Para se imaginar o fiesta em 96 tinha o 1.25 DOHC ZETEC-s com 82 cvs e o focus com 1.4 DOHC ZETEC-se conseguia apenas 75cvs o que é inconpreensivel !

      Tanto a Ford como a VW a nivel de motores a gasolina estavam um pouco adormecidos ...

      O focus tinha chassis para motores muito mais possantes , o 1.4 em questoes de andamento deixara a desejar para tao bom chassis

      Comentário


        #33
        O motor 1.4 era destinado a países onde a fiscalidade era baseada na cilindrada...

        No Reino Unido, país onde o Focus I vendeu uma enormidade o motor que se via mais era o 1.8 16v a gasolina... seguido pelo 1.6. Existiam muitos 2.0 16v também. Nessa altura andei por lá e não me lembro muito de se falar sequer no 1.4...

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
          Estás a ver o filme ao contrário.
          Na altura só a Ford e a VW, salvoerro é que usavam 1.4´s com 75 cavalos. Já as outras marcas todas tinham motores com mais potência e mais eficientes a nível de consumos.
          Claro que havia mas eram mais caros e aí entrava o 1.6 da Ford.
          Citroen, Peugeot, Mitsubishi, skoda, Fiat , Seat, Nissan, Renault todos tinham potências nas suas versões mais acessíveis entre os 75 e os 80 cv.
          Foi mais ou menos nesta altura de 2001 que começaram a entrar em cena os motores de 16 válvulas nas versões 1.3i e 1.4i passando rapidamente para os 90 cv e nalguns casos 95 e mesmo 105 como o "célebre" Rover.
          Isto para concluir que as chamadas agora "arrastadeiras" faziam parte do quotidiano como agora fazem parte os diesel de baixa cilindrada.
          Como é óbvio cada marca tinha várias motorizações à escolha mas o valor a pagar era bastante alto nomeadamente o imposto de selo dos 1.6i e então um 2.0 de 150 cv era qualquer coisa de sobrenatural...hoje em dia como o pessoal está habituado a ter tudo e a reclamar na mesma o que havia antes não prestava.
          Editado pela última vez por TerranoII; 07 October 2014, 08:48.

          Comentário


            #35
            Volto a dizer que nessa altura já haviam muitas marcas com 1.4´s a partir de 90 cvs.
            No ano 2000 cá em casa comprámos um Renault Mégane 1.4 16v de 95 cvs. Motor que tinha saído em 1999. Curioso que era dos mais baratos por isso o comprámos.
            Tivémos para comprar o Alfa Romeo 146 que tinha o 1.4 de 100 cvs ( no ano 2000, era o mais barato pois no ano de 2001 iria sair o 147).
            A Honda já tinha o 1.4 de 90 cvs à seculos.
            A Toyota tinha o 1.4 vvti de 97 cvs. Antes do ano 2000 tinham o 1.3 vvti de 75 cvs salvoerro.
            Já havia o tão conhecido 1.4 103 cvs da Rover.
            Dos que me lembro são estes.

            A PSA só em 2004 é que fez o upgrade para 90 cvs. Aliás esse 1.4 da PSA julgo ser o mesmo que saiu com o BX que o meu pai comprou em 1990. 1.4 de 72 cvs, que depois foi melhorado em 3 cvs para o ZX, sendo vendido até todo o sempre, quase.
            O resto do grupo VW partilhava obviamente o mesmo motor 1.4.

            Continuo a dizer que a Ford a nível destes motores demorou muito tempo a sair daquela zona. Mas são opções. Com isto não estou a dizer que o Focus é mau (aliás o meu pai comprou uma focus para substituir o mégane).
            Mas o facto é que já havia coisas bem melhores nos motores em 2003.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
              A PSA também usava o 1.4 TU3 de 75cv. Mas lembro-me que o Astra com 90cv não fazia muito melhor figura, nem o 1.4 salvo erro de 90cv também da Nissan no Almera. As diferenças não eram assim por aí além.
              Não fazia muito melhor figura, são apenas mais 15 cv, mas notava-se e bem, em certos regimes. Também não fazia muito melhor figura em consumos, talvez umas décimas a menos...Por outro lado, o Focus, como carro, era mais divertido de conduzir.

              Comentário


                #37
                Embora tenha um Rover 45 1.4 com os tais 103cv, conheço bem os Astra Sport de 90 cv e não faziam nada má figura. Podiam não ter a mesma velocidade final, mas não se distanciavam tanto no comportamento em curva (a versão Sport! Outros, salvo erro eram Elegance, são para esquecer de tão barcas que eram!), conforto (mesmo nas versões Sport) e os consumos eram igualmente aceitáveis, no mesmo patamar... 9 quando é para andar, 8 quando é para pastelar (ou cumprir os limites, mais os 20 km/h da praxe).


                E com isto perdi-me... no que o nosso amigo afinal queria.

                Ah! Familiares compactos de 75cv a gastar pouco? Talvez no país das maravilhas... ou no dos milagres!


                Menos que 90 cv num carro deste tipo... é mesmo um marasmo, digno de quem nasceu com todo o tempo do mundo para tudo.

                Comentário


                  #38
                  A ford no lançamento do focus "esqueceu-se" das motorizaçoes , tinham um excelente carro que se tornou referencia do segmento mas os motores ficaram parados no tempo e até pior que o referido 1.25 de 82 cvs presente no fiesta de 96 !!

                  Na altura anterior , ou seja , na gama ESCORT a ford tinha uma panoplia de motores para todos os gostos , desde 1.4 CVH e 75 cvs , 1.6 com 105 cvs , 1.6 turbo com 132 cvs , depois com o 1800 zetec 130 e o 1.6 de 90cvs .

                  Era necessario que o focus viesse com motorizaçoes bem superiores que as presentes no escort .... mas nao ficaram parados no tempo ..,. Safam se o ST170 e o RS

                  Comentário


                    #39
                    O rapaz tem 19 anos e tem um Focus 1.4i de 75cv.
                    Já agora vocês com a idade dele tinham que pérola ?

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                      O rapaz tem 19 anos e tem um Focus 1.4i de 75cv.
                      Já agora vocês com a idade dele tinham que pérola ?
                      Eu tinha um Clio 1100 RL com 45 cv e aquilo para a época até se mexia, gastava era muito.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                        Eu tinha um Clio 1100 RL com 45 cv e aquilo para a época até se mexia, gastava era muito.
                        Eu andava a pé e só mais tarde é que tive carro, apesar de já ter carta nessa altura.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                          A ford no lançamento do focus "esqueceu-se" das motorizaçoes , tinham um excelente carro que se tornou referencia do segmento mas os motores ficaram parados no tempo.

                          O Focus foi lançado em 98.

                          1.4 16v 75 cv

                          1.6 16v 100 cv

                          1.8 16v 115 cv

                          2.0 16v 130 cv

                          O que é que existia de tão diferente nessa altura, tirando o já falado 1.4??

                          Conheço-os a todos e, tirando o 1.4 não envergonham ninguem.

                          Tenho ali um 1.8 igual (blacktopZetec) num mondeo que gasta 8 litros e chega aos 300 mil km sem sinais de cansaço... e engana muito hdcitdicdt

                          Comentário


                            #43
                            Os meus pais têm um focus 1.6 comprado novo em 99. Coisas negativas daquilo: O motor, algo anémico, nada ajudado pela caixa loooooooooooongaaaaa, consumos estupidamente altos para o que anda, em circuito misto a média andava nos 10, agora, a GPL anda pelos 11 e picos. Nas minhas mãos, uma semana que cheguei a andar com ele, passou para os 14. Mais tarde eu cheguei a ter um alfa 33 de 1993, que gastava o mesmo e andava bastante mais.
                            Coisas boas: Tem um chassis, ainda para o padrão dos dias de hoje, fabuloso, após 15 anos, tem poucos ruidos parasitas. e é bastante confortável.

                            Relativamente a consumos, penso não haver muito a fazer, muita suavidade no pé direito.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                              Os meus pais têm um focus 1.6 comprado novo em 99. Coisas negativas daquilo: O motor, algo anémico, nada ajudado pela caixa loooooooooooongaaaaa, consumos estupidamente altos para o que anda, em circuito misto a média andava nos 10, agora, a GPL anda pelos 11 e picos. Nas minhas mãos, uma semana que cheguei a andar com ele, passou para os 14. Mais tarde eu cheguei a ter um alfa 33 de 1993, que gastava o mesmo e andava bastante mais.
                              Coisas boas: Tem um chassis, ainda para o padrão dos dias de hoje, fabuloso, após 15 anos, tem poucos ruidos parasitas. e é bastante confortável.

                              Relativamente a consumos, penso não haver muito a fazer, muita suavidade no pé direito.
                              A caixa é mesmo muito longa, e a dizer que precisava de mais cavalos para chegar ao limite da 5ª, lembro-me de puxar 4ª até aos 180km\h e depois meter 5ª e ele ir aos 185km\h lol lol lol.
                              Os consumos, ou a condução é muito descuidada ou o carro tem alguma anomalia, pois no meu para fazer medias de 10 tinha de andar a "brincar" com ele. AInda me lembro de fazer mais de 700 km por deposito.
                              A GPL nunca andei, e talvez porque fui um gajo muito burro, e nabo e ignorante em ter vendido o carro por causa dos €€€ que me levava em gasolina em ves de o ter convertido, arrependo-me sempre que me lembro do carro.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                O rapaz tem 19 anos e tem um Focus 1.4i de 75cv.
                                Já agora vocês com a idade dele tinham que pérola ?
                                Vocês estão a levar isso para o lado mau...
                                Eu pelo menos não estou a tentar denegrir ou humilhar os Focus e esses motores. Vocês disseram que na altura, 2003, não havia muito melhor. Eu disse que havia e dei exemplos apenas isso. Não percebo onde é que vocês estão tão indignados, nomeadamente com os meus comentários e com os do miguelspc.

                                Eu com 19 anos tinha um Opel Corsa B 1.5 TD comercial, 68 cavalos de 1999. Se na altura pudesse escolher, era óbvio que teria um Focus ainda que fosse o 1.4 de 75 cvs, sem dúvida nenhuma. O que não invalida que fosse um motor ultrapassado/datado.
                                Mas a questão não é essa e vocês querem levar isto para o lado pessoal, vocês são manhosos! Já vão na conversa do andar a pé e não ter carro etc etc...

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                  O rapaz tem 19 anos e tem um Focus 1.4i de 75cv.
                                  Já agora vocês com a idade dele tinham que pérola ?
                                  Olha eu andava de corsa B 1.0 manco e que bom que era (sem ironias).

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                    O rapaz tem 19 anos e tem um Focus 1.4i de 75cv.
                                    Já agora vocês com a idade dele tinham que pérola ?
                                    Tinha um Renault 19 1.4 que andava mais e gastava menos...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Vocês querem é conversa

                                      Comentário


                                        #49
                                        Quando fiz 18 anos o meu pai prometeu que me comprava um Fiat.














                                        Um Fiat Nisso.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                          Quando fiz 18 anos o meu pai prometeu que me comprava um Fiat.

                                          Um Fiat Nisso.
                                          Até aposto na motorização: 0.0 Multijet

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por maxpayne Ver Post
                                            Até aposto na motorização: 0.0 Multijet

                                            Naquele tempo não havia disso....

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                              O Focus foi lançado em 98.

                                              1.4 16v 75 cv

                                              1.6 16v 100 cv

                                              1.8 16v 115 cv

                                              2.0 16v 130 cv

                                              O que é que existia de tão diferente nessa altura, tirando o já falado 1.4??

                                              Conheço-os a todos e, tirando o 1.4 não envergonham ninguem.

                                              Tenho ali um 1.8 igual (blacktopZetec) num mondeo que gasta 8 litros e chega aos 300 mil km sem sinais de cansaço... e engana muito hdcitdicdt

                                              Eu ando a ver 1.8 blacktop para um posterior swap para o focus mk1.5 1.4 cá de casa , o meu pai comprou-o e disse que chegava muito bem os 75cvs , agora queria algo melhor para suportar melhor as subidas e afins


                                              O que refiro é que os motores sao sao fracos a nivel de performances , a nivel de fiabilidade muitissimo superior aos da VAg da altura ( o focus 1.4 cá de casa conta com 200 mil kms )

                                              Mas em performances simplesmente poderiam fazer muitooooo melhor para ficar a par com o excelente chassis do focus !

                                              Como referi 2 vezes o 1.25 do fiesta é bastante melhor que o 1.4 do focus , o puma teve o 1.7 VCT 125cvs em que o focus nao viu nada disso .

                                              Bastante cilindrada e poucos cavalos , e isto era mais tipico antigamente .... o velhinho xr3i com o 1.6 CVH 8v possuia 105cvs e este zetec 1.6 16v consegue apenas 100cvs ???

                                              Evoluçao muito diminuta . Actualmente temos os ecoboost que já deveriam ter vindo á mais tempo !

                                              E nem refiro a Honda pois esta tinha motores muito mais possantes que os do focus , até o meu 1.5 anda muito mais e bebe bastante menos simplesmente

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                Eu ando a ver 1.8 blacktop para um posterior swap para o focus mk1.5 1.4 cá de casa , o meu pai comprou-o e disse que chegava muito bem os 75cvs , agora queria algo melhor para suportar melhor as subidas e afins


                                                O que refiro é que os motores sao sao fracos a nivel de performances , a nivel de fiabilidade muitissimo superior aos da VAg da altura ( o focus 1.4 cá de casa conta com 200 mil kms )

                                                Mas em performances simplesmente poderiam fazer muitooooo melhor para ficar a par com o excelente chassis do focus !

                                                Como referi 2 vezes o 1.25 do fiesta é bastante melhor que o 1.4 do focus , o puma teve o 1.7 VCT 125cvs em que o focus nao viu nada disso .

                                                Bastante cilindrada e poucos cavalos , e isto era mais tipico antigamente .... o velhinho xr3i com o 1.6 CVH 8v possuia 105cvs e este zetec 1.6 16v consegue apenas 100cvs ???

                                                Evoluçao muito diminuta . Actualmente temos os ecoboost que já deveriam ter vindo á mais tempo !

                                                E nem refiro a Honda pois esta tinha motores muito mais possantes que os do focus , até o meu 1.5 anda muito mais e bebe bastante menos simplesmente
                                                Não perdes uma, Miguel

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                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                  Como referi 2 vezes o 1.25 do fiesta é bastante melhor que o 1.4 do focus , o puma teve o 1.7 VCT 125cvs em que o focus nao viu nada disso .
                                                  O 1.25 é melhor... no Fiesta. O meu ex-Corsa C 1.2 de 75cv tecnicamente anda mais que o meu Xsara com um 1.4 de 75cv, o Corsa é mais leve. Mas depois o Xsara com mais binaro e mais cedo, é bem mais agradavel de conduzir.

                                                  O 1.7 VCT nao fazia muito sentido no Focus, quando este tinha o 2.0 de 130cv.

                                                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                  Não perdes uma, Miguel
                                                  Um post do Miguel sem atacar a VAG, carros alemaes ou Diesel... algo se passa

                                                  Mas neste caso, nao deixa de ter razao.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                    Não perdes uma, Miguel

                                                    Entao fica lá com os 1.4 da vag looooooooooool ou entao para ser mais simpatico com os 1.4 TSI

                                                    Drifter , o 1.25 do fiesta era melhor que o 1.4 do focus no focus !

                                                    Os 82 cvs e a caixa curtinha fazia melhor figura que o 1.4 presente no focus , nao te esqueças que tenho os o focus em casa e o fiesta do meu sogro que conta com mais de 220 mil kms de 96
                                                    Editado pela última vez por Miguelspc; 08 October 2014, 15:57.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      A nível de fiabilidade não me posso queixar nem dos Fords, nem dos Vag

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                        O rapaz tem 19 anos e tem um Focus 1.4i de 75cv.
                                                        Já agora vocês com a idade dele tinham que pérola ?
                                                        toyota starlet 1.3isport... Gasta sensivelmente entre 7 a 8 litros ( sim porque não o vendi ) mas em andamento se passasses do focus para este até te levantava o cabelo pena ser uma caixa de fósforos..

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                          Entao fica lá com os 1.4 da vag looooooooooool ou entao para ser mais simpatico com os 1.4 TSI
                                                          Mau, mas estamos a falar do 1.4 ou dos motores ford vs vag? É que quem lê o que escreveste, não vê lá menção a qualquer motorização, mas vê lá que a fiabilidade é "muitissimo superior" nos ford (daí o meu comentário, onde sempre que podes, lá malhas nos vag)

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                            Mau, mas estamos a falar do 1.4 ou dos motores ford vs vag? É que quem lê o que escreveste, não vê lá menção a qualquer motorização, mas vê lá que a fiabilidade é "muitissimo superior" nos ford (daí o meu comentário, onde sempre que podes, lá malhas nos vag)
                                                            Yap 1.4 , os 1.6 vag felizmente nao padecem dos problemas dos 1.4

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                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                              Entao fica lá com os 1.4 da vag looooooooooool ou entao para ser mais simpatico com os 1.4 TSI

                                                              Drifter , o 1.25 do fiesta era melhor que o 1.4 do focus no focus !

                                                              Os 82 cvs e a caixa curtinha fazia melhor figura que o 1.4 presente no focus , nao te esqueças que tenho os o focus em casa e o fiesta do meu sogro que conta com mais de 220 mil kms de 96
                                                              Mas la esta, caixa curta como dizes, e menos quase 200kg de vantagem para o Fiesta, normal que ande mais. Mas mete isso num Focus... e ficas como o Stilo 1.2, nao que anda mal, mas fica menos agradavel que um 1.4 com a mesma potencia. Tinhas de passar a vida la em cima e em AE, com certeza com caixa curta no Focus, andavas a 120 com rotaçao alta e consumo alto...

                                                              Numa pesquisa rapida, o Stilo 1.2 de 80cv é mais rapido 0.2 dos 0-100 e tem mais 2km/h de velocidade maxima em comparaçao ao Focus 1.4. Mesmo que o 1.25 fosse melhor que o 1.2 da Fiat, a diferença de performance, era quase irrelevante, resta saber a agradabilidade como ficava.

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