Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problema no FAP (Filtro Anti-Partículas)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    E que tal consultarem a legislação sobre o assunto, não?

    Decreto-Lei n.º 144/2012 de 11 de julho

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
      Então não se deve de ir para a AE com o Carro frio? É que está carrinha demora muito, mas mesmo muito a chegar aos 90 C, no meu antigo carro bastava fazer 4 a 5 KM e ele atingia os 90 C, está carrinha ainda hoje fiz 80 KM de AE e nem aos 70 C chegou, será estranho?
      tive um situação idêntica no meu punto, termostato encravado aberto! Fazendo dessa forma a água sempre a circular e não aquece o carro.
      Só aquecia em pára arranca, depois ir para AE a temp descia imenso, agora em pouco mais de 1km aquece logo.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por danger Ver Post
        Vocês ainda dão ouvidos ao drifter?!
        Não medem partículas na inspeção.
        Nem podiam dar ouvidos nesse caso, porque nunca em tempo algum, afirmei tal coisa, antes pelo contrario. Mas ja se notas que estas bem as arranhas nesse tema

        Mas que te oiçam, depois venham ca se queixar que o carro nao passou no IPO:

        Razões da não aprovação

        a
        )
        As emissões de gases excedem os níveis específi-
        cos indicados pelo fabricante.

        (...)

        Inspeções extraordinárias


        6 — Verificação das características do motor e trans-
        missão em veículos ligeiros de passageiros, nos casos em
        que haja dúvidas sobre a identificação da marca, modelo
        ou cilindrada do motor — a verificação da conformidade

        das características do motor em relação às indicadas pelo
        fabricante, nomeadamente evolução da potência em função
        do número de rotações.
        Esta verificação é feita em banco de ensaio de potência,
        sendo também avaliados o bom estado de funcionamento
        do sistema de transmissão e o cumprimento dos limites

        poluentes da emissão de gases de escape.



        http://www.controlauto.pt/assets/pdf...i_144-2012.pdf

        Mas sim, reprovaçao no IPO, mas é ao mesmo tempo é legal, tem logica, tens razao, e as pessoas devem-te ouvir

        PS: Obrigado ao gemini, nao estava realmente a encontrar o DL.
        Editado pela última vez por Drifter; 23 December 2014, 19:33.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Post
          tive um situação idêntica no meu punto, termostato encravado aberto! Fazendo dessa forma a água sempre a circular e não aquece o carro.
          Só aquecia em pára arranca, depois ir para AE a temp descia imenso, agora em pouco mais de 1km aquece logo.
          Sim, terei que ir verificar mesmo essa situação, pois é estranho a Carrinha demorar tanto a aquecer.

          Comentário


            #95
            Vê isso o quanto antes, não dá boa saúde ao motor e aumenta consumos.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
              Nem podiam dar ouvidos nesse caso, porque nunca em tempo algum, afirmei tal coisa, antes pelo contrario. Mas ja se notas que estas bem as arranhas nesse tema

              Mas que te oiçam, depois venham ca se queixar que o carro nao passou no IPO:



              Mas sim, reprovaçao no IPO, mas é ao mesmo tempo é legal, tem logica, tens razao, e as pessoas devem-te ouvir

              PS: Obrigado ao gemini, nao estava realmente a encontrar o DL.
              Caro amigo, as emissões medidas na inspeção não são as controladas pelo FAP. Ter FAP ou não ter é igual ao litro.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                Sim, terei que ir verificar mesmo essa situação, pois é estranho a Carrinha demorar tanto a aquecer.
                Um user aqui do FAHO com esse motor disse-me que é normal a temperatura de funcionamento do mesmo andar pelos 70/75º e só em situações específicas é que atinge a marca perto dos 90º (p.e em trânsito intenso).

                Agora isto é uma coisa, outra coisa é o ponteiro oscilar com facilidade e demorar muito a chegar à temperatura de funcionamento (os tais 70/75º, considerando este, o valor correcto). A tua carrinha faz isto?

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por danger Ver Post
                  Caro amigo, as emissões medidas na inspeção não são as controladas pelo FAP. Ter FAP ou não ter é igual ao litro.
                  Obrigado capitao obvio. Nao me fartei dizer que as emissoes nao sao controladas nem nada, mas estas com isso, é porque percebeste zero do que disse, e como nao gosto de falar com as paredes...

                  Comentário


                    #99
                    Drifter,
                    na minha opiniao tu só tens razao em parte...
                    É que de facto na ipo so medem alguns gases, e ainda por cima na lei preveem que os valores sejam diferentes dos homologados,com limites diferentes consoante idade e kms do carro...

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Post
                      Vê isso o quanto antes, não dá boa saúde ao motor e aumenta consumos.
                      Ainda bem que falas e agradeço-te e também tenho reparado em Consumos mais altos do que é habitual.

                      Comentário


                        Ecoflex por acaso não sabia que o normal funcionamente era entre os 70C e 75C, mas mesmo assim ela demora para ai uns 40 min. para chegar a essa temperatura. A parte do ponteiro oscilar o mecânico diz que o por ex. está parado a aquecer, depois começa a andar apanha com vento no radiador e a temperatura baixa.

                        Achas esta explicação credível?

                        Comentário


                          Mas não devia de baixar, devia estar sempre ali no "ponto". Para mim é sem grandes dúvidas termóstato, vê uns vídeos sobre o funcionamento e vais ver que é isso.
                          Deixo-te aqui o caso do meu:
                          https://www.dropbox.com/s/8h8awhwj7n...90842.mp4?dl=0
                          supostamente devia de prender a água, só quase atingir os 86ºc é que devia de abrir.
                          Editado pela última vez por fabiodobill20; 24 December 2014, 08:13.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                            Drifter,
                            na minha opiniao tu só tens razao em parte...
                            É que de facto na ipo so medem alguns gases, e ainda por cima na lei preveem que os valores sejam diferentes dos homologados,com limites diferentes consoante idade e kms do carro...
                            Acredita que no dia que começarem a medir rigorosamente as partículas, a diferença entre ter ou não, o FAP é tão grande que quem os tira é facilmente apanhado.

                            Mesmo hoje em dia eles medem a opacidade e por aí já vão conseguindo apanhar alguns.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                              Obrigado capitao obvio. Nao me fartei dizer que as emissoes nao sao controladas nem nada, mas estas com isso, é porque percebeste zero do que disse, e como nao gosto de falar com as paredes...
                              é proibido tirar o FAP? é. Mas podemos tirar? Podemos.

                              Comentário


                                No meu caso o motor andar sempre nos 90 certinhos ... já no meu Saab 93 andava ... e esse tinha o motor igualzinho ao em questão...

                                Comentário


                                  Passa a fazer pelo menos de 15 em 15 dias um bocadinho de IC, AE ou IP e vais ver que não terás mais problemas.

                                  A temperatura desse motor na AR 159 que tinha mantinha-se sempre a meio, embora não faça ideia se o meio era 90 ou 70 pois os indicadores de temperatura hoje em dia oferecem uma informação mais qualitativa que quantitativa, eles só saem do meio quando avisam que há asneira.

                                  Na IPO mede-se a opacidade no Diesel. É complicado com meios baratos e rápidos medir os gases realmente tenebrosos. Pelo que não se vai fazendo. A lógica da opacidade é simples e correta, um Diesel a funcionar corretamente vai libertar um y de fos negros, acima disso há problema.

                                  Quanto à questão da FAP não conheço problemas sem ser em carros que fazem 100% pequenos circuitos em cidade, eu sei que é ridículo mas é aquilo com lidamos para obter certos valores e ter consumos de 5,5.
                                  Editado pela última vez por ESPRIT; 24 December 2014, 08:48.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                    Passa a fazer pelo menos de 15 em 15 dias um bocadinho de IC, AE ou IP e vais ver que não terás mais problemas.

                                    A temperatura desse motor na AR 159 que tinha mantinha-se sempre a meio, embora não faça ideia se o meio era 90 ou 70 pois os indicadores de temperatura hoje em dia oferecem uma informação mais qualitativa que quantitativa, eles só saem do meio quando avisam que há asneira.

                                    Na IPO mede-se a opacidade no Diesel. É complicado com meios baratos e rápidos medir os gases realmente tenebrosos. Pelo que não se vai fazendo. A lógica da opacidade é simples e correta, um Diesel a funcionar corretamente vai libertar um y de fos negros, acima disso há problema.

                                    Quanto à questão da FAP não conheço problemas sem ser em carros que fazem 100% pequenos circuitos em cidade, eu sei que é ridículo mas é aquilo com lidamos para obter certos valores e ter consumos de 5,5.
                                    Ultimo paragrafo não percebi a parte do consumo.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                      Ultimo paragrafo não percebi a parte do consumo.
                                      A FAp se momento é indispensável para cumprires facilmente as regras de emissões, e até já veio muito tarde. Se queremos continuar a ter acesso a porradas de segmentos C que fazem 5,5 de média, temos que viver com as FAps pois sem elas os motores teriam que ter mais alterações que iriam prejudicar ora a potência ou o consumo. Antes já existiam muitos motores com capacidades de potência e consumos semelhantes, mas os hidrocarbonetos não queimados vinham todos cá para fora.

                                      Comentário


                                        Será que este tema da medição das emissões nos ipo vai ser como o do preço da gasóleo = gasolina?...É que já perdi a conta dos anos que leio por aqui videntes que dizem que está quase...é agora...mais uns cêntimos...e...nada...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                                          Ecoflex por acaso não sabia que o normal funcionamente era entre os 70C e 75C, mas mesmo assim ela demora para ai uns 40 min. para chegar a essa temperatura. A parte do ponteiro oscilar o mecânico diz que o por ex. está parado a aquecer, depois começa a andar apanha com vento no radiador e a temperatura baixa.

                                          Achas esta explicação credível?
                                          Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                          No meu caso o motor andar sempre nos 90 certinhos ... já no meu Saab 93 andava ... e esse tinha o motor igualzinho ao em questão...
                                          Falando para os 2, e começando pelo SPV, é claro que deixei o relato de quem tem um e por isso vendi o peixe ao preço que o comprei. Também não é menos verdade, que esse user conhece quem tenho um carro igual e o comportamento do ponteiro da temperatura também é semelhante. Podem, efectivamente, estar os 2 com o termostato preguiçoso...vou dar uma apitadela ao Lino, já que tenho a impressão que ele teve em tempos problema com o termostato (ou vários), mas posso estar enganado. Seja como for tem um Vectra 1.9 CDTI e já será mais um relato.

                                          Quanto à oscilação, é mesmo como o SPV disse. O ponteiro pode mexer-se mas pouco, p.e. numa longa fila de trânsito. Assim que a ventoinha liga, o ponteiro deve voltar à temperatura de funcionamento. Mas em andamento e com vento pela frente o ponteiro não deve descer.

                                          EDIT: Não preciso de falar ao Lino, aqui fica um tópico sobre isto e parece que tanto o teu como o do outro user e o amigo dele devem ter o termostato a precisar de ser trocado.

                                          http://forum.autohoje.com/boxes/9405...ermostato.html

                                          Repara na temperatura de abertura do 1.9 (88º). Parece claro que tens que rever isso e já agora vê também o sensor da temperatura.
                                          http://www.mister-auto.pt/pt/termost...TH36988G1.html
                                          Editado pela última vez por Ecoflex; 24 December 2014, 13:10.

                                          Comentário


                                            Cambada de malucos.
                                            Os IPO têm máquinas para medir partículas sim. Simplesmente não têm formação para tal e deduzo que seja algo antigo o software.

                                            Comentário


                                              É tenho mesmo de mudar o Termóstato, liguei para uma loja que indicou 58€ o preço do termóstato, no meu antigo carro mudei-o e só foram 14€, mas este já não é só a válvula como era no outro. Só que o mecânico não me diz nada fala-me da desculpa do vento no radiador, como é que eu assim sei se o Termóstato está avariados ou não? É que ir comprar a peça sem ele me dizer se está bom ou não é chato e arriscado.
                                              Editado pela última vez por VMPM; 24 December 2014, 14:20.

                                              Comentário


                                                Ainda hoje de manhã, esteve 7 min. ao Relantim e aqueceu 0 Graus, algo não está bem.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                                  é proibido tirar o FAP? é. Mas podemos tirar? Podemos.
                                                  A brincar, mas chegaste la

                                                  Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                                                  Ainda hoje de manhã, esteve 7 min. ao Relantim e aqueceu 0 Graus, algo não está bem.
                                                  Os carros que conduzi com esse motor, iam aos 90º e ficavam la, alias, qualquer sistema de referigeraçao que esteja totalmente em bom estado, faz isso.

                                                  Agora, o que fizeste, nao diz muito. Os Diesel nao aquecem tao rapido como um motor a gasolina, se tivermos a falar de isso se ter passado na rua, com temperaturas de menos de 10º... mesmo assim, o ponteiro devia de ter levantado qualquer coisa, apesar de duvidar que ele chegasse aos 90º. Hoje fiz 3km, tive 2 minutos com o carro ao ralenti, na rua, e pouco passei dos 60º e isto num carro a gasolina.

                                                  Mas nao convem (e deves ter esse aviso ate no manual) deixar aquecer o carro estacionario, vai demorar mais, e provocar mais desgaste, porque o motor vai estar a trabalhar sem estar nas condiçoes ideais muito tempo.

                                                  Mas pelo que descreves, sem duvida que é o termostato, e sim, pode causar problemas no FAP, ate porque, isso fazer com que o motor nao tenha uma queima eficiente, vai produzir mais carvao, e sacrificar ainda mais o FAP, um motor com FAP que passasse a maioria do tempo a frio, vai sacrificar sem duvida mais o FAP ja que este, vai saturar mais rapidamente. Para alem da própria regeneração, vai ser mal feita.
                                                  Editado pela última vez por Drifter; 24 December 2014, 15:34.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                    A brincar, mas chegaste la
                                                    .
                                                    Sabes como se chama isso?

                                                    Vazio legal.

                                                    Sabes o que faz esse vazio legal?
                                                    Faz com que seja permitido (sem violar a lei) retirar o FAP.

                                                    Eu diria mais que foste tu que chegaste lá.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                      A brincar, mas chegaste la



                                                      Os carros que conduzi com esse motor, iam aos 90º e ficavam la, alias, qualquer sistema de referigeraçao que esteja totalmente em bom estado, faz isso.

                                                      Agora, o que fizeste, nao diz muito. Os Diesel nao aquecem tao rapido como um motor a gasolina, se tivermos a falar de isso se ter passado na rua, com temperaturas de menos de 10º... mesmo assim, o ponteiro devia de ter levantado qualquer coisa, apesar de duvidar que ele chegasse aos 90º. Hoje fiz 3km, tive 2 minutos com o carro ao ralenti, na rua, e pouco passei dos 60º e isto num carro a gasolina.

                                                      Mas nao convem (e deves ter esse aviso ate no manual) deixar aquecer o carro estacionario, vai demorar mais, e provocar mais desgaste, porque o motor vai estar a trabalhar sem estar nas condiçoes ideais muito tempo.

                                                      Mas pelo que descreves, sem duvida que é o termostato, e sim, pode causar problemas no FAP, ate porque, isso fazer com que o motor nao tenha uma queima eficiente, vai produzir mais carvao, e sacrificar ainda mais o FAP, um motor com FAP que passasse a maioria do tempo a frio, vai sacrificar sem duvida mais o FAP ja que este, vai saturar mais rapidamente. Para alem da própria regeneração, vai ser mal feita.
                                                      Tem razão realmente o carro não deve ficar ao Relantim a aquecer, mas olhe ainda hoje fez 50 KM de AE e só foi aos 45 Graus, amanhã já irei tirar está história a limpo.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                        Falando para os 2, e começando pelo SPV, é claro que deixei o relato de quem tem um e por isso vendi o peixe ao preço que o comprei. Também não é menos verdade, que esse user conhece quem tenho um carro igual e o comportamento do ponteiro da temperatura também é semelhante. Podem, efectivamente, estar os 2 com o termostato preguiçoso...vou dar uma apitadela ao Lino, já que tenho a impressão que ele teve em tempos problema com o termostato (ou vários), mas posso estar enganado. Seja como for tem um Vectra 1.9 CDTI e já será mais um relato.

                                                        Quanto à oscilação, é mesmo como o SPV disse. O ponteiro pode mexer-se mas pouco, p.e. numa longa fila de trânsito. Assim que a ventoinha liga, o ponteiro deve voltar à temperatura de funcionamento. Mas em andamento e com vento pela frente o ponteiro não deve descer.

                                                        EDIT: Não preciso de falar ao Lino, aqui fica um tópico sobre isto e parece que tanto o teu como o do outro user e o amigo dele devem ter o termostato a precisar de ser trocado.

                                                        http://forum.autohoje.com/boxes/9405...ermostato.html

                                                        Repara na temperatura de abertura do 1.9 (88º). Parece claro que tens que rever isso e já agora vê também o sensor da temperatura.
                                                        Termóstato, líquido de refrigeração GATES - TH36988G1 para o seu automóvel preços mais baixos - Refrigeração do motor - Termóstato/Sonda/Sensor - Termóstato, líquido de refrigeração - Termóstato, líquido de refrigeração - TH36988G1
                                                        Ecoflex, amanhã já irei ver se consigo resolver o problema. Os consumo têm aumentado, se calhar muito derivado ao tempo que leva a aquecer. Ainda hoje fiz 50 KM de AE e o ponteiro subiu aos 22 Graus (por ai), voltou a descer e já na chegada só marcava 45 Graus.

                                                        Obrigado e Bom Natal.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                          A brincar, mas chegaste la



                                                          Os carros que conduzi com esse motor, iam aos 90º e ficavam la, alias, qualquer sistema de referigeraçao que esteja totalmente em bom estado, faz isso.

                                                          Agora, o que fizeste, nao diz muito. Os Diesel nao aquecem tao rapido como um motor a gasolina, se tivermos a falar de isso se ter passado na rua, com temperaturas de menos de 10º... mesmo assim, o ponteiro devia de ter levantado qualquer coisa, apesar de duvidar que ele chegasse aos 90º. Hoje fiz 3km, tive 2 minutos com o carro ao ralenti, na rua, e pouco passei dos 60º e isto num carro a gasolina.

                                                          Mas nao convem (e deves ter esse aviso ate no manual) deixar aquecer o carro estacionario, vai demorar mais, e provocar mais desgaste, porque o motor vai estar a trabalhar sem estar nas condiçoes ideais muito tempo.

                                                          Mas pelo que descreves, sem duvida que é o termostato, e sim, pode causar problemas no FAP, ate porque, isso fazer com que o motor nao tenha uma queima eficiente, vai produzir mais carvao, e sacrificar ainda mais o FAP, um motor com FAP que passasse a maioria do tempo a frio, vai sacrificar sem duvida mais o FAP ja que este, vai saturar mais rapidamente. Para alem da própria regeneração, vai ser mal feita.
                                                          Eh pah... gostei!

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                            Eh pah... gostei!
                                                            Disse alguma coisa de mal? Se sim, corrige à vontade

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                              Disse alguma coisa de mal? Se sim, corrige à vontade
                                                              Eh pah mania da perseguição!
                                                              Gostei do que escreveste só isso.
                                                              Coloquei gosto mas achei que devia prestar ainda uma homenagem extra!

                                                              Que chatos se um gajo concorda é porque concorda se discorda é porque discorda!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X