Originalmente Colocado por nebuchadnezzar
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Problema no FAP (Filtro Anti-Partículas)
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Originalmente Colocado por VMPM Ver PostEntão mas porquê?
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Originalmente Colocado por danger Ver PostPassa.
Não é controlado.
Ou seja, tens que gastar agora 250 € para remover, depois fazes uma inspeção e acusa que retiraste o FAP, mais 30 €, tens que pagar mais 250 € para o colocarem novamente e mais 500 € por um novo e ainda a reinspeção (não sei quanto é porque nunca me aconteceu).
Mais o "gasole" de uma lenga-lenga que podia ter sido atempadamente evitada!
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Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver PostAté ao dia!
Ou seja, tens que gastar agora 250 € para remover, depois fazes uma inspeção e acusa que retiraste o FAP, mais 30 €, tens que pagar mais 250 € para o colocarem novamente e mais 500 € por um novo e ainda a reinspeção (não sei quanto é porque nunca me aconteceu).
Mais o "gasole" de uma lenga-lenga que podia ter sido atempadamente evitada!
Se um dia controlarem quem não tem FAP não se vai la sem antes voltar a colocar o FAP, logo não gasta os 30€ nem reprova nem precisa de fazer nova iinspeção.
Voltar a colocar o FAP custa 30/40€, se o FAP ainda estiver bom quando foi retirado não precisa de gastar mais nada. Se o FAP já estaria irrecuperável tem de colocar um novo ou reconstruído que era o que tinha de fazer de qualquer das formas antes de o tirar.
Mas esse dia... Pode não chegar.
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Originalmente Colocado por VMPM Ver PostAtualização
Hoje de manhã já fui à oficina, antes o carro esteve a trabalhar e para atingir os 90C precisou de 1 hora a trabalhar (acho muito tempo), então depois desta hora a trabalhar desloquei-me à oficina de um Sr. que me trata do carro e ele disse que o Termóstato não é pois estava aberto, já o Sensor da Temperatura e diz que não sabe pois estava a mexer num carro e que não tinha tempo. A opinião dele é que isto da Temperatura não influenciará a regeneração do FAP, como tal mandou-me ir lá às 14 horas para ele apagar a mensagem e eu seguir logo para a AE para ver se sem o tal aviso o FAP conseguiria limpar.
O que vocês acham desta opção?
Obrigado.
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Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver PostPorque o termostato pode estar preso da posição de aberto, fazendo com que o líquido de refrigeração demore significativamente mais tempo a atingir a temperatura normal de funcionamento. Enquanto o motor está frio, o termostato deverá estar fechado, deste modo o líquido de refrigeração não passa pelo radiador e assim atinge a temperatura mais rapidamente. Estando avariado em aberto (como poderá ser o caso) o líquido de refrigeração, mesmo frio, está a ir ao radiador, demorando mais tempo a aquecer!
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Eu retirei o meu na propria marca ... não tive problemas na inspecção porque visualmente nao alterou nada ... e electronicamente a centralina diz que tem FAP na mesma portanto nao espero ter problemas futuramente.
A mim parece-me que a temperatura de funcionamento do carro é bastante importante para accionar a regeneração do FAP , pelo menos no meu carro era assim.
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Originalmente Colocado por SPV Ver PostEu retirei o meu na propria marca ... não tive problemas na inspecção porque visualmente nao alterou nada ... e electronicamente a centralina diz que tem FAP na mesma portanto nao espero ter problemas futuramente.
A mim parece-me que a temperatura de funcionamento do carro é bastante importante para accionar a regeneração do FAP , pelo menos no meu carro era assim.
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Originalmente Colocado por SalazaR6 Ver PostMau era se a 90º o termostato não estava aberto, pode é estar sempre aberto seja em frio seja a quente pois pelo que disseste 80km e não passou dos 70º tens que ter o termostato avariado.... Mas vale a pena trocar que não deve ser assim tantos €.
Obrigado.
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Originalmente Colocado por VMPM Ver PostDesconhecia que a própria marca fazia isso, pois mas se nas inspeções passarem a controlar, como é que o Sr. pensa resolver?
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Só uma coisa: ligar a luz não quer dizer que o FAP já está todo embrulhado, depende de marca para marca. Não generalizem.
Originalmente Colocado por danger Ver PostPor amor de deus... Tenham juízo, não é nada disso.
Se um dia controlarem quem não tem FAP não se vai la sem antes voltar a colocar o FAP, logo não gasta os 30€ nem reprova nem precisa de fazer nova iinspeção.
Voltar a colocar o FAP custa 30/40€, se o FAP ainda estiver bom quando foi retirado não precisa de gastar mais nada. Se o FAP já estaria irrecuperável tem de colocar um novo ou reconstruído que era o que tinha de fazer de qualquer das formas antes de o tirar.
Mas esse dia... Pode não chegar.
Originalmente Colocado por danger Ver PostO controlo tem de ser regulamentado, os centros de inspeção têm de adequirir novos equipmentos para medir particulas, não me parece que seja coisa para já.Editado pela última vez por Drifter; 22 December 2014, 13:49.
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Originalmente Colocado por SPV Ver PostUm concessionário da marca claro . As marcas têm sempre concessionários.
Duvido que qualquer marca autorize uma situação dessas.
O concessionário deverá ter feito isso à revelia da marca.
As marcas têm concessionários, mas estes são autónomos. São empresas independentes.
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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostSó uma coisa: ligar a luz não quer dizer que o FAP já está todo embrulhado, depende de marca para marca. Não generalizem.
30/40€ para colocar o FAP? Sim...
Não posso colocar os emails que troquei com uma empresa especializada no serviço (publicidade), mas podes perfeitamente enviar um email a pedir um orçamento para o serviço de retirada do FAP e de recolocação do FAP e logo terás a tua resposta. Não tenho num prazer em atirar numeros para o ár, nem faço serviços de retirada de FAP.
O controlo já está regulamentado à décadas
Opiniões ainda aceito e debato, isso já é induzir as pessoas em erro, porque é uma autentica mentira e para além de passar uma má imagem tua pode de facto enganar alguém.
O controlo de particulas (as que são eliminadas pelo FAP) não é realizado nos centros de inspeção, primeiro porque não está no caderno de encargos, segundo porque não há legislação para o efeito, terceiro porque não têm equipamentos para o efeito.
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30/40€ so um valor especial, porque nao é de todo um valor realista, trabalho na area, sei perfeitamente que nao é com 1h que se monta um FAP. Basta pensar um bocado, a maioria das empresas pede 300-400€ para tirar um FAP, e para fazer o processo inverso, pediam so 30-40€? Logico que nao, tirar um FAP nao é tirar meia duzia de parafusos, sensores, meter um tubo e entregar o carro, isso so sucateiros, so o trabalho de electronica... e logico que para meter o FAP tens o trabalho de electronica inverso. Logo, esse nao é nem de perto nem de longe um valor realista, se nao queres dar má informaçao nem enganar ninguem, nao faças esse valor uma verdade absoluta. Ainda à dias mudaram-me a manete dos piscas do meu carro de borla, nao é por isso que vou dizer que um mecanico nao leva nada por esse serviço.
O valor que te deram é certamente um valor de cortesia, outro exemplo: tens varios carros que a alinhamento de direcçao de origem, da chumbo no IPO (muitos Mercedes, Passat B5 etc), ha casas que desalinham a direcçao para ir ao IPO, depois voltam a alinhar, e so cobram o alinhamento, o resto nao é cobrado, mas isso nao faz que seja uma verdade absoluta e praticado por todas as oficinas da especialidade.
Quanto à retirada do FAP, outra vez arroz, a modificação sem homologação é ilegal, des as voltas que deres. O controlo esta regulamentado, se o carro nao apresentar os dados que estao no DUA, esta ilegal. Simples, nao compliques, ja te mostrei de fonte fidigna informaçao legal sobre o assunto, no teu caso, falas de vazios legais imaginarios, novamente: retirada de componentes anti-poluiçao sem homologação, é ilegal. O carro de tem fazer valor todos os valores presentes no DUA. Tudo o resto é bla bla bla whiskas saquetasEditado pela última vez por Drifter; 22 December 2014, 16:55.
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Originalmente Colocado por Drifter Ver Post30/40€ so um valor especial, porque nao é de todo um valor realista, trabalho na area, sei perfeitamente que nao é com 1h que se monta um FAP. Basta pensar um bocado, a maioria das empresas pede 300-400€ para tirar um FAP, e para fazer o processo inverso, pediam so 30-40€? Logico que nao, tirar um FAP nao é tirar meia duzia de parafusos, sensores, meter um tubo e entregar o carro, isso so sucateiros, so o trabalho de electronica... e logico que para meter o FAP tens o trabalho de electronica inverso. Logo, esse nao é nem de perto nem de longe um valor realista, se nao queres dar má informaçao nem enganar ninguem, nao faças esse valor uma verdade absoluta. Ainda à dias mudaram-me a manete dos piscas do meu carro de borla, nao é por isso que vou dizer que um mecanico nao leva nada por esse serviço.
O valor que te deram é certamente um valor de cortesia, outro exemplo: tens varios carros que a alinhamento de direcçao de origem, da chumbo no IPO (muitos Mercedes, Passat B5 etc), ha casas que desalinham a direcçao para ir ao IPO, depois voltam a alinhar, e so cobram o alinhamento, o resto nao é cobrado, mas isso nao faz que seja uma verdade absoluta e praticado por todas as oficinas da especialidade.
Quanto à retirada do FAP, outra vez arroz, a modificação sem homologação é ilegal, des as voltas que deres. O controlo esta regulamentado, se o carro nao apresentar os dados que estao no DUA, esta ilegal. Simples, nao compliques, ja te mostrei de fonte fidigna informaçao legal sobre o assunto, no teu caso, falas de vazios legais imaginarios, novamente: retirada de componentes anti-poluiçao sem homologação, é ilegal. O carro de tem fazer valor todos os valores presentes no DUA. Tudo o resto é bla bla bla whiskas saquetas
Eu tenho um carro sem FAP que já foi a varias inspecções, nunca reprovou. Não medem partículas na inspeção. Chama-se vazio legal. Mas mais uma vez não liguem ao que eu digo muito menos ao que o drifter diz, enviem um mail ou liguem para o centro e peçam indie.ações sobre o assunto.
é este tipo de perguntas que ququalquer pessoa minimamente inteligente faz antes de retirar o FAP. E são às dezenas diariamente que o fazem.
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Originalmente Colocado por danger Ver PostQuem tiver duvidas sobre o preço praticado pelas empresas especializadas em retirar o FAP só tem de fazer uma coisa, envia um mail para lá ou liga e pede um orçamento para retirar o fap e para o voltar a colocar. Não liguem ao que eu digo ou ao que o drifter diz, perguntem vocês.
Eu tenho um carro sem FAP que já foi a varias inspecções, nunca reprovou. Não medem partículas na inspeção. Chama-se vazio legal. Mas mais uma vez não liguem ao que eu digo muito menos ao que o drifter diz, enviem um mail ou liguem para o centro e peçam indie.ações sobre o assunto.
é este tipo de perguntas que ququalquer pessoa minimamente inteligente faz antes de retirar o FAP. E são às dezenas diariamente que o fazem.
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Actualização
À tarde como tinha referido desloquei-me à oficina, o mecânico ligou o carro ao Computador e o nível de saturação do FAP situa-se nos 87%, então ele decidiu avançar para regeneração forçada. Só que não deu, ele ligou o carro à máquina mas para espanto do mecânico a máquina não deixou avançar o processo.
Seguidamente ele decidiu apagar o erro e disse para ir para a AE sempre acima das 3000 Rpm, porque sem a mensagem disse ele que o FAP já passaria a processar a regeneração e iria ajudar a regenerar o Filtro. Assim foi, fui à AE fiz 25 KM sempre acima das 3000 Rpm e até agora à mensagem ainda não apareceu (espero eu que nem volte a aparecer).
Vamos ver até quanto tempo é que está medida irá durar.
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Originalmente Colocado por danger Ver PostVocês ainda dão ouvidos ao drifter?!
Não medem partículas na inspeção.
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Originalmente Colocado por SPV Ver PostA mim nao me interessa quem tem razao ... É só curiosidade . Se há controlo ... entao o controlo nao funciona ... porque eu tenho 2 carros em que o FAP foi retirado , ambos estão reprogramados , e ambos passam na inspecção sem qualquer problema ... e sem cunhas.
Não é medido as partículas na inspeção. Ponto final.
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