Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Diesel, Porque se massificou?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por petrus Ver Post
    TDI! Este é o grande culpado a partir do início dos anos 90'!
    Por aqui sim, acho que sim. A seguir ao 190D

    Comentário


      #32
      Tenho ouvido muitas historias aqui no forum sobre a suposta dificuldade em conseguir comprar um carro a gasolina novo e fico intrigado, quase ao ponto de me apetecer ir a meia duzia de stands tentar comprar um carro a gasolina.

      Posso aceitar tudo menos que um stand não vende carros a gasolina ou não que não quer vender, ainda para mais quando dizem que eles não fazem descontos em carros a gasolina (mais lucro).
      Que voçês me digam, eu queria umc arro a gasolina mas o stand propôs-me um carro a diesel por um negócio irrecusavel, eu aceito. Mas porra, se assim foi, é porque voçês, chegaram à conclusão que era vantajoso comprar o carro diesel, ou não? Se achassem que o carro a gasolina compensava não havia desconto que vos desviasse da gasolina. Isto parte dos motivos para a massificação dos carros a diesel - "mais vantajoso/económico/rápido retorno...".

      Mas nem sempre foi assim, em meados dos anos 90, não haviam estas facilidades, o que tinham para vender eram carros a gasolina e quem queria um carro diesel tinha de o pagar sem os descontos e tinham de esperar por ele, como acontece agora com a gasolina e será que já nesta altura o Português nao sabia fazer contas e andava em modas?

      Depois a historia de, massificou porque o Português é estupido, não sabe fazer contas, quer dizer, como se isto fosse um fenomeno tipicamente Português, ou ainda melhor, como se as marcas (todas elas estrangeiras, principalmente as europeias) estivessem a fazer carros diesel a pensar no mercado Português.

      Há que haver um bocadinho de sentido critico e mais real sobre o que nos rodeia e não vomitar para aqui frustações e odios sobre os carros a diesel e sobre as pessoas que os compram.
      Editado pela última vez por danger; 15 January 2015, 15:44.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por danger Ver Post
        Porque se massificou em Portugal e um pouco por toda a Europa os veículos moivido a diesel?

        Na minha opinião, ao contrário do que muitos dizem, que é moda, não me parece nada disso, aliás nos anos 90 quando se comessou a massificar, a moda era gasolina e no entanto, o parque automóvel transformou-se desde então.
        Eu penso que foram (e continuam a ser) os seguintes aspectos:

        - Maior poder de compra dos Portugueses
        - Maior oferta de veiculos a Diesel
        - Carros mais potentes a preços de acessiveis
        - Aumento do preço dos combustiveis
        - Menor diferença preço entre os veiculos a diesel e Gasolina equivalentes
        - Decorrente desta última e provavelmente o maior argumento, retorno rápido do investimento e consequente economia.

        Vou te responder a isso tudo apenas com uma palavra :

        Turbo


        Podem fechar

        Comentário


          #34
          Porque se massificaram os tópicos sobre os carros que se massificaram/vão-se massificar/whatever ?

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
            Porque se massificaram os tópicos sobre os carros que se massificaram/vão-se massificar/whatever ?
            Tens de abrir um tópico, isso aqui é off...

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
              Vou te responder a isso tudo apenas com uma palavra :

              Turbo


              Podem fechar
              Anos 90/inicio anos 00, haviam montes de carros sem turbo. Não é so por aí.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por danger Ver Post
                Anos 90/inicio anos 00, haviam montes de carros sem turbo. Não é so por aí.

                Mas nao havia massificaçao ! Era só para trabalho, nomeadamente os taxistas e empresas de transporte e afins

                Depois começaram a meter o turbo e ai o motor diesel começou a ter potencias equivalentes aos otto e como tal foi a partir dai que foi a massificaçao do diesel .

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                  Mas nao havia massificaçao ! Era só para trabalho, nomeadamente os taxistas e empresas de transporte e afins

                  Depois começaram a meter o turbo e ai o motor diesel começou a ter potencias equivalentes aos otto e como tal foi a partir dai que foi a massificaçao do diesel .
                  que idade tinhas nos anos 90?

                  Comentário


                    #39
                    Devo ser o único que fui ao stand e ia com a ideia do diesel e o vendedor encaminhou-me para um a gasolina. Eu sempre a dizer que preferia um diesel e ele a dizer-me que não se justificava e que a gasolina é que era bom!

                    Comentário


                      #40
                      Os vendedores encaminham para o que estiver em stock, eles querem lá saber se é da moda ter diesel, do status ou do quer que seja, importa é vender, o resto são "piners".

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por danger Ver Post
                        Anos 90/inicio anos 00, haviam montes de carros sem turbo. Não é so por aí.
                        Foi nessa altura que introduziram mais o Turbo, basta pensar na ''explosao'' que tiveram os TDI na Europa toda. De 00 ate 2010 os Diesel sem turbo foram erradicados, introduziram massivamente os Turbos, e introduziram massivamente os pequenos motores Diesel. Basicamente desde meados dos anos 90 ate principios de 2000, os Diesel tiveram uma enorme evoluçao. E sim, o Turbo, o aumento da agradabilidade de conduçaom, Diesel de baixa cilindrada, foram um dos factores predominantes para se ter hoje que se tem. Portanto, nada de errado com o que o Miguel disse.

                        Se ainda hoje, tivessemos um numero consideravel de Diesel sem turbo, por muito bom que fossem, ninguem lhes ia pegar, nao eram poupados, e os que eram nao andavam, barulhentos, com imensas vibraçoes, desagradaveis... mas por um lado fiaveis, tambem nao tinham metade da electronica e tretas que um Diesel hoje tem que o torna bastante sensível.


                        Originalmente Colocado por danger Ver Post
                        Tenho ouvido muitas historias aqui no forum sobre a suposta dificuldade em conseguir comprar um carro a gasolina novo e fico intrigado, quase ao ponto de me apetecer ir a meia duzia de stands tentar comprar um carro a gasolina.

                        Posso aceitar tudo menos que um stand não vende carros a gasolina ou não que não quer vender, ainda para mais quando dizem que eles não fazem descontos em carros a gasolina (mais lucro).
                        Que voçês me digam, eu queria umc arro a gasolina mas o stand propôs-me um carro a diesel por um negócio irrecusavel, eu aceito. Mas porra, se assim foi, é porque voçês, chegaram à conclusão que era vantajoso comprar o carro diesel, ou não? Se achassem que o carro a gasolina compensava não havia desconto que vos desviasse da gasolina. Isto parte dos motivos para a massificação dos carros a diesel - "mais vantajoso/económico/rápido retorno...".

                        Mas nem sempre foi assim, em meados dos anos 90, não haviam estas facilidades, o que tinham para vender eram carros a gasolina e quem queria um carro diesel tinha de o pagar sem os descontos e tinham de esperar por ele, como acontece agora com a gasolina e será que já nesta altura o Português nao sabia fazer contas e andava em modas?

                        Depois a historia de, massificou porque o Português é estupido, não sabe fazer contas, quer dizer, como se isto fosse um fenomeno tipicamente Português, ou ainda melhor, como se as marcas (todas elas estrangeiras, principalmente as europeias) estivessem a fazer carros diesel a pensar no mercado Português.

                        Há que haver um bocadinho de sentido critico e mais real sobre o que nos rodeia e não vomitar para aqui frustações e odios sobre os carros a diesel e sobre as pessoas que os compram.
                        O Portugues vai para o que é mais vantajoso para ele.

                        O problema é que hoje em dia um Diesel é vantajoso por beneficios, porque se tivessemos fiscalmente as coisas iguais, se a poluiçao fosse realmente avaliado com pes e cabeça... tinha-se Diesel mais caro, a pagar mais impostos.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Militaogtc Ver Post
                          A meu ver a fiabilidade aliada à economia do mesmo e consequentemente o menor consumo, e já agora acho que o status continua a vigorar.

                          Eu sinto-o na pele, "esse carro que tens é muito fixe, é qual o 2.0 Tdi de 150 ou 184?"
                          "- Não, é um 1.4 TSI de 125."
                          "- AH é pena, se fosse um desses tinhas aí um grande canhão, assim é fraquinho!"
                          Não sei se é pelo combustivel.
                          Se lhes dissesses que tinhas um 2.0i 125cv se calhar já não diziam que era fraquinho....aí talvez dissessem que é guloso

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                            Ando a ver carros para comprar. Mas apenas quero os a gasolina e a reação é igual: "Então qual é o motor" e eu " é o X a gasolina" eles "Ih a gasolina..."
                            Efectivamente mesmo com um 1.4TSI, se quisermos acelerações dignas do 2.0 TDI de potencia equivalente ou mais, temos que ter consumos um pouco disparatados no motor a gasolina.

                            Mas cabe a cada um fazer as contas e decidir o que é mais benéfico em performance/custo /km anuais, etc.

                            Há ainda tambem o factor de prefencia pessoal que se pode sobrepor ao do custo.

                            Não sei se um 1.4 TSI 160cv me satisfazia tanto como um 2.0 TDI 150cv, só experimentando.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                              Não sei se um 1.4 TSI 160cv me satisfazia tanto como um 2.0 TDI 150cv, só experimentando.
                              Se experimentasse sem olhar a consumos, diria que só via vantagens...

                              Comentário


                                #45
                                Golf VII 1.4 TSI ACT 150 Highline: 28.143€
                                Golf VII 2.0 TDI 150 Higline: 35.745

                                Diferença: 7602€. Isto era algo que me satisfazia muito.

                                VW Golf VII 1.4 TSi vs VW Golf VII 2.0 Tdi -> Duel 55754469


                                7602€ da para muita... muita gasolina. E as performance... idênticas.

                                Comentário


                                  #46
                                  Com 7600€ no bolso, quantos kms é que temos que fazer para finalmente compensar o Diesel?

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                    Golf VII 1.4 TSI ACT 150 Highline: 28.143€
                                    Golf VII 2.0 TDI 150 Higline: 35.745

                                    Diferença: 7602€. Isto era algo que me satisfazia muito.

                                    VW Golf VII 1.4 TSi vs VW Golf VII 2.0 Tdi -> Duel 55754469


                                    7602€ da para muita... muita gasolina. E as performance... idênticas.
                                    Ficticio (ou quase) Pelo o que os users têm dito, chegam ao stand e dizem, quero o 1.4tsi porque é muito mais barato e o vendedor diz tenha calma que eu faço um desconto de 5000€ no diesel, o cliente diz, ah bem assim já me compensa o diesel. Depois vem para aqui para o fórum dizer que não lhe deixaram comprar um carro a gasolina.

                                    Já agora, deve ser por isso que nao se vendem 2.0tdi e sim 1.6tdi tipo pães quentes.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                      Golf VII 1.4 TSI ACT 150 Highline: 28.143€
                                      Golf VII 2.0 TDI 150 Higline: 35.745

                                      Diferença: 7602€. Isto era algo que me satisfazia muito.

                                      VW Golf VII 1.4 TSi vs VW Golf VII 2.0 Tdi -> Duel 55754469


                                      7602€ da para muita... muita gasolina. E as performance... idênticas.
                                      Ficticio (ou quase) Pelo o que os users têm dito, chegam ao stand e dizem, quero o 1.4tsi porque é muito mais barato e o vendedor diz tenha calma que eu faço um desconto de 5000€ no diesel, o cliente diz, ah bem assim já me compensa o diesel. Depois vem para aqui para o fórum dizer que não lhe deixaram comprar um carro a gasolina.

                                      Já agora, deve ser por isso que nao se vendem 2.0tdi e sim 1.6tdi tipo pães quentes.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                        Foi nessa altura que introduziram mais o Turbo, basta pensar na ''explosao'' que tiveram os TDI na Europa toda. De 00 ate 2010 os Diesel sem turbo foram erradicados, introduziram massivamente os Turbos, e introduziram massivamente os pequenos motores Diesel. Basicamente desde meados dos anos 90 ate principios de 2000, os Diesel tiveram uma enorme evoluçao. E sim, o Turbo, o aumento da agradabilidade de conduçaom, Diesel de baixa cilindrada, foram um dos factores predominantes para se ter hoje que se tem. Portanto, nada de errado com o que o Miguel disse.

                                        Se ainda hoje, tivessemos um numero consideravel de Diesel sem turbo, por muito bom que fossem, ninguem lhes ia pegar, nao eram poupados, e os que eram nao andavam, barulhentos, com imensas vibraçoes, desagradaveis... mas por um lado fiaveis, tambem nao tinham metade da electronica e tretas que um Diesel hoje tem que o torna bastante sensível.




                                        O Portugues vai para o que é mais vantajoso para ele.

                                        O problema é que hoje em dia um Diesel é vantajoso por beneficios, porque se tivessemos fiscalmente as coisas iguais, se a poluiçao fosse realmente avaliado com pes e cabeça... tinha-se Diesel mais caro, a pagar mais impostos.
                                        Também devidas ser novinho nos anos 90 e não te lembras. Nem sempre houveram 1.9tdis, já o diesel tinha rebentado e ainda se comprava muito carros como o 1.9d na SEAT, na VW, 1.4d na Citroën, 1.5d na Opel, e por aí a fora... E sim, as coisas evoluiram porque a procura também assim o exigiu.

                                        Quantos aos portugueses comprarem o que é mais vantajoso é o que eu ando a dizer à muito, vocês é que dizem que o português é burro.

                                        E o diesel ser um problema por ser vantajoso... Mostra o ódio... Pois eu te digo, no dia em que compensar monetariamente andar a gasolina sou o prprimeiro a vender os meus carros a diesel e a comprar a gasolina.
                                        Editado pela última vez por danger; 15 January 2015, 20:14.

                                        Comentário


                                          #50
                                          O diesel massificou-se em Portugal devido a duas coisas e apenas isso , preço mais barato que a gasolina e menor consumos . Como na Europa estes aspectos são comuns á maior parte dos países as marcas investiram em desenvolver estes motores porque sabem que vão ter procura .

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                            Ficticio (ou quase) Pelo o que os users têm dito, chegam ao stand e dizem, quero o 1.4tsi porque é muito mais barato e o vendedor diz tenha calma que eu faço um desconto de 5000€ no diesel, o cliente diz, ah bem assim já me compensa o diesel. Depois vem para aqui para o fórum dizer que não lhe deixaram comprar um carro a gasolina.

                                            Já agora, deve ser por isso que nao se vendem 2.0tdi e sim 1.6tdi tipo pães quentes.
                                            E responder algo que tenha a ver com o digo? Da trabalho?

                                            Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                            Também devidas ser novinho nos anos 90 e não te lembras. Nem sempre houveram 1.9tdis, já o diesel tinha rebentado e ainda se comprava muito carros como o 1.9d na SEAT, na VW, 1.4d na Citroën, 1.5d na Opel, e por aí a fora... E sim, as coisas evoluiram porque a procura também assim o exigiu.

                                            Quantos aos portugueses comprarem o que é mais vantajoso é o que eu ando a dizer à muito, vocês é que dizem que o português é burro.

                                            E o diesel ser um problema por ser vantajoso... Mostra o ódio... Pois eu te digo, no dia em que compensar monetariamente andar a gasolina sou o prprimeiro a vender os meus carros a diesel e a comprar a gasolina.
                                            Queres comprar o aumento de vendas que os motores turbinados, com CR, de baixa cilindrada trouxeram? No fundo dizes: nos anos 90 ja existia Diesel. É disso que se esta a falar? A evoluiçao que novas tecnologias, como a injecçao common rail, turbos, etc, é que trouxeram muitos adeptos ao Diesel, porque esses 1.9d da Seat, 1.4 da Citroen (belo cancro btw) ou 1.5, eram so poupados (quando eram, o 1.9d...), nao andavam anda, tinha um ruido de funcionamento horrivel, e nao andavam literalmente nada.

                                            Logico que foi os Turbos e novas tecnologias que tornaram o Diesel agradavel, que levou muita gente a equaciona-los, e isso aconteceu nos final de 90 principios de 00, lembro antes de 00 ja existia o 1.4 TDI, em 2001 o 1.5 dCi, na mesma altura o 1.4 HDI... somente dos modelos mais vendidos praticamente em toda a Europa, a par do ja existente, 1.9 TDI. Antes disso claro que ja haviam Diesel, mas so comprava quem fazia muitos, porque era mauzinhos, um 1.5d da Citroen, comparado com o 1.4 HDI... é da noite para o dia em termos de agradabilidade.

                                            E mais, ate de dou o exemplo do meu Xsara, antes de 2001, ha facilmente mais Xsara 1.4i que versoes a Diesel, que so comprava quem realmente fazia muitos km por serem relativamente poupados, e vendo a quantidade de 1.4i que aparecem as vezes com mais de 300.000km... muitos nem para isso queriam Diesel. A partir de 2003, a quantidade de 1.4 HDI supera a quantidade de versoes a gasolina.

                                            Eu digo que nao compensa comprar Diesel para poucos km ou para percursos puramente citadinos, justificando o que digo. Mas como para ti, num mundo qualquer que nao é o real, o Diesel nao avaria, nao tem problemas, imensa fiavel, vens logo a correr desmentir tudo mesmo que seja so desconversar.
                                            Editado pela última vez por Drifter; 15 January 2015, 22:05.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Mas o FAHO tornou-se em algum restaurante italiano? É só massas por todo o lado, massificou-se para ali...massificou-se para acolá...

                                              Comentário


                                                #53
                                                A percentagem de diesel estabilizou, e com o aparecimento dos novos motores a gasolina de baixa cilindrada e boas potências, aliado à venda de alguns híbridos, provavelmente o diesel vai baixar nas % de vendas.

                                                Embora em Portugal tudo seja relativo, pois os Importadores distorcem o mercado, importando só alguns modelos, algumas cores, só determinados graus de equipamento, fazendo promoções nos que têm em stock, e fazendo esperar 6 meses por um modelo que o cliente quer e que têm em catalogo,...

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                  Golf VII 1.4 TSI ACT 150 Highline: 28.143€
                                                  Golf VII 2.0 TDI 150 Higline: 35.745

                                                  Diferença: 7602€. Isto era algo que me satisfazia muito.

                                                  VW Golf VII 1.4 TSi vs VW Golf VII 2.0 Tdi -> Duel 55754469


                                                  7602€ da para muita... muita gasolina. E as performance... idênticas.

                                                  Não sei qual o objetivo dessa comparação, toda a gente sabe que tudo acima de 1600cc é impostos para ricos em portugal

                                                  A moda do diesel não é uma moda, é uma tendencia que começõu no final dos anos 90 pelos consumidores e respondida pelos fabricantes, existe muito mais investimento em motores diesel do que otto.

                                                  Porque? Toda a gente sempre procurou diminuir o custo do transporte, e só alguns elementos do forum é que se sentem incomodados pelas ''vibrações'' e barulho dos diesel. ( devem conduzir tratores com 50 anos provavelmente)

                                                  No mercado europeu actual, o diesel tem mais oferta, (muito) melhor valor de retoma e menos desvalorização. Metam á venda um carro identico a gasolina e outro a diesel, os dois a preço justo. Vejam quantas pessoas aparecem para um e para outro..

                                                  Em portugal em especifico há mais incentivos para diesel como IUC, preço do combustivel e mercado de usados.

                                                  Agora virem com esses exemplos, há e tal custa mais 7600€.. é um bocado forçado

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Para mim o Diesel vingou e vinga porque tem uma carga fiscal menor que a gasolina (erradamente pois o diesel é um combustível muito mais poluente), se a coisa se alterar, e se a justiça do imposto face á poluição vingar, então vamos ter um retrocesso, pois no fundo o que conta é o preço a pagar na bomba.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Fica aqui um pequeno alerta aos distraídos. Nos últimos anos as normas ambientais apertam-se, as partículas emitidas pelos diesel foram declaradas cancerígenas pela OMS, as cidades começam a fechar os seus centros a veículos poluentes, etc.

                                                      Quando comprarem agora, não pensem bem, e daqui a uns anos queixem-se que é inconstitucional não poderem circular nalguns locais...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                        Agora virem com esses exemplos, há e tal custa mais 7600€.. é um bocado forçado
                                                        Forçado? Nao é mentira, um argumento perfeitamente aceitavel, vendo até a conversa que se estava a ter.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por vso Ver Post

                                                          Agora virem com esses exemplos, há e tal custa mais 7600€.. é um bocado forçado
                                                          Fui ver isso precisamente porque o binário e o peso poderia influenciar muito.... mas o TSI acaba por ser 100kgs mais leve, e com menos uns 70nm binario, consegue ter prestaçoes quase identicas.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                            Vou te responder a isso tudo apenas com uma palavra :

                                                            Turbo


                                                            Podem fechar
                                                            Não foi só devido ao turbo.
                                                            Nao existia, e ainda não existe, no mercado um carro a gasolina que tenha uma relação performance/consumo tão boa quanto um diesel.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                              E responder algo que tenha a ver com o digo? Da trabalho?

                                                              Queres comprar o aumento de vendas que os motores turbinados, com CR, de baixa cilindrada trouxeram? No fundo dizes: nos anos 90 ja existia Diesel. É disso que se esta a falar? A evoluiçao que novas tecnologias, como a injecçao common rail, turbos, etc, é que trouxeram muitos adeptos ao Diesel, porque esses 1.9d da Seat, 1.4 da Citroen (belo cancro btw) ou 1.5, eram so poupados (quando eram, o 1.9d...), nao andavam anda, tinha um ruido de funcionamento horrivel, e nao andavam literalmente nada.

                                                              Logico que foi os Turbos e novas tecnologias que tornaram o Diesel agradavel, que levou muita gente a equaciona-los, e isso aconteceu nos final de 90 principios de 00, lembro antes de 00 ja existia o 1.4 TDI, em 2001 o 1.5 dCi, na mesma altura o 1.4 HDI... somente dos modelos mais vendidos praticamente em toda a Europa, a par do ja existente, 1.9 TDI. Antes disso claro que ja haviam Diesel, mas so comprava quem fazia muitos, porque era mauzinhos, um 1.5d da Citroen, comparado com o 1.4 HDI... é da noite para o dia em termos de agradabilidade.

                                                              E mais, ate de dou o exemplo do meu Xsara, antes de 2001, ha facilmente mais Xsara 1.4i que versoes a Diesel, que so comprava quem realmente fazia muitos km por serem relativamente poupados, e vendo a quantidade de 1.4i que aparecem as vezes com mais de 300.000km... muitos nem para isso queriam Diesel. A partir de 2003, a quantidade de 1.4 HDI supera a quantidade de versoes a gasolina.

                                                              Eu digo que nao compensa comprar Diesel para poucos km ou para percursos puramente citadinos, justificando o que digo. Mas como para ti, num mundo qualquer que nao é o real, o Diesel nao avaria, nao tem problemas, imensa fiavel, vens logo a correr desmentir tudo mesmo que seja so desconversar.
                                                              Tu tens um defeito muito grande que acaba sempre por jogar contra ti, usas o teu senso comum para justificar os teus ideais, queres a toda a força ter razão em tudo o quanto comentas, principalmente se for para contrapor algo que eu diga e acabas muitas vezes por forçar coisas que não correspondem à realidade acabando muitas vezes por cair por terra as tuas afirmações.
                                                              Deves ser novo, não tens noçao do que eram os anos 90, logo não deverias falar deles como se os tivesses vivido (vivido como condutor).
                                                              A explosão dos diesel não se dá depois de 2000, começa antes, de 90 para a frente, obviamente que não foi de um ano para o outro que Portugal e Europa passou a ter mais carros a diesel que gasolina, os carros a gasolina levaram o seu tempo a sairem de circulação (tempo de vida), mas atrevo-me a dizer sem muitas duvidas que nos anos 90, 95/96 haveriam já 50% - 50% diesel/gasolina, sendo que as vendas já eram superiores nos diesel.
                                                              A evoluição trouxe muitos adeptos!!! é como quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha, os adeptos trouxeram a evoluição... esta coisa anda de mãos dadas, mas como em tudo, havendo uma necessidade o homem trata de a satisfazer e foi o que foi acontecendo com os motores diesel.
                                                              Não deves saber, mas na decada de 90, comerciais ligeiros de 2 lugares diesel tinham beneficios fiscais atrativos, nessa altura haviam aos milhares, estas também entram para as contas.
                                                              Dizes que os diesel dessa epoca eram cito "mauzinhos, pouco agradaveis, cancros, não andavam literalmente nada, tinham ruido de funcionamente horrivel", se olharas para eles do alto do ano 2015 é natural que penses assim, mas se fosses capaz de te colocar nos anos 90 não dirias isso. Nessa altura os carros a gasolina também eram piores que os actuais e o que mais se vendia nessa altura eram 1.1 até 1.4, estes carros não andavam mais que um 1.9D e gastavam 30 ou 40% mais combustivel.
                                                              Até te digo mais, em 93/94 para a frente, tanta gente comprava corolas 2.0D, vw/seat1.9D para, imagina lá tu, andar mais rápido...

                                                              Atrevo-me a dizer, pela forma como falas das decadas 90 e 00, que nasceste na decada de 90, talvez inicio.
                                                              Editado pela última vez por danger; 16 January 2015, 08:51.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X