Ontem fui atestar o carro da patroa noutra bomba da GALP e a história foi a mesma. Apenas tinham Diesel normal e Gasolina 95, as outras duas mangueiras estavam fechadas. O rapaz da caixa confirmou que naquela bomba vão deixar de vender 98 (não sei se era Geforce, não reparei), para passar a vender combustíveis low cost. Perguntei se era uma decisão geral para todas as bombas da GALP, mas não soube responder. Apenas disse que a 98 não vendia muito, mas que o Diesel Geforce era muito procurado.
De estúpido não tem nada. Se com o aumento de octanas de 95 para 98 se afirma que há um melhor desempenho e baixa de consumos, eu exagerando claro está, também posso dizer que o uso de gasolina com 120 octanas ou mais, pode-se ter um desempenho muito superior e um consumo menor do que com 98.
Estando a falar de cor, acho que o aumento de octanas provoca o poder de ignição/explosão. Se houver uma deficiência nas velas, injetores ou outro componente que provoque a não ignição da gasolina ou menos quantidade no cilindro, claro que ao aumentar o poder de explosão vai aumentar o desempenho atenuando alguma deficiência.
Pois, na verdade estás bastante enganado e daí o comentário do marrokino.
O índice de octanas não tem a ver com poder de explosão. Ou seja uma gasolina com mais octanas não tem mais "energia" nem gera explosões mais fortes do que outra com menos octanas. Logo não faz sentido dizer que mais octanas implica melhor performance.
O índice de octanas mede a resistência à detonação. A detonação é a explosão da gasolina antes da faísca da vela e consequentemente antes do pistão chegar ao ponto morto superior, logo gerando resistência à rotação do motor e não o contrário. Caso haja detonação significa que o motor vai sofrer stresses violentos e há uma deterioração de performance.
A razão pela qual alguns carros têm performances melhores com gasolinas com mais octanas é que a injecção electrónica permite detectar quando há detonação indevida e ajustar o tempo de ignição de forma a evitá-la. Se isso acontecer então a performance melhora quando pões combustível com mais octanas. No entanto a partir do momento em que não há detonação mesmo com o tempo de ignição óptimo que o carro está preparado para utilizarentão de nada serve aumentar mais as octanas. O ganho vai ser zero. Daí que não faça sentido dizer que se utilizássemos todos avgas (que em geral tem 100 ou mais octanas) os carros andavam mais.
Para a maioria dos carros, gasolina de 95 é suficiente para estar já no ponto óptimo de performance. Alguns carros necessitam de gasolina de 98 para estar nesse ponto óptimo (usualmente carros com taxas de compressão altas). Mesmo assim esses carros são raros...
Editado pela última vez por ppais; 19 March 2015, 17:38.
a gasolina 98ron só compensa em carros desportivos, quero dizer o quê com isto.
Simples, só motores com taxas de compressão elevadissimas(10.00.01 para cima) que requerem gasolina com mais resistencia a compressão
os motores comuns são feitos para trabalhar com 91 e 95 ron ou 80 (mas isso só a Russia e paises que pertenceram ao antigo Bloco Sovietico)
Ontem fui atestar o carro da patroa noutra bomba da GALP e a história foi a mesma. Apenas tinham Diesel normal e Gasolina 95, as outras duas mangueiras estavam fechadas. O rapaz da caixa confirmou que naquela bomba vão deixar de vender 98 (não sei se era Geforce, não reparei), para passar a vender combustíveis low cost. Perguntei se era uma decisão geral para todas as bombas da GALP, mas não soube responder. Apenas disse que a 98 não vendia muito, mas que o Diesel Geforce era muito procurado.
Eish parece que é mesmo real e verdade.
Muita gente está a gozar e isso mas não estou a perceber bem porque
O que não falta por ai são carros desportivos que funcionam bem melhor com gasolina 98. É tudo dor de coto? Enfim
Pois, na verdade estás bastante enganado e daí o comentário do marrokino.
O índice de octanas não tem a ver com poder de explosão. Ou seja uma gasolina com mais octanas não tem mais "energia" nem gera explosões mais fortes do que outra com menos octanas. Logo não faz sentido dizer que mais octanas implica melhor performance.
O índice de octanas mede a resistência à detonação. A detonação é a explosão da gasolina antes da faísca da vela e consequentemente antes do pistão chegar ao ponto morto superior, logo gerando resistência à rotação do motor e não o contrário. Caso haja detonação significa que o motor vai sofrer stresses violentos e há uma deterioração de performance.
A razão pela qual alguns carros têm performances melhores com gasolinas com mais octanas é que a injecção electrónica permite detectar quando há detonação indevida e ajustar a mistura (tornando-a mais pobre) de forma a evitá-la. Se isso acontecer então a performance melhora quando pões combustível com mais octanas. No entanto a partir do momento em que não há detonação mesmo na mistura mais rica que o carro está preparado para injectar então de nada serve aumentar mais as octanas. O ganho vai ser zero. Daí que não faça sentido dizer que se utilizássemos todos avgas (que em geral tem 100 ou mais octanas) os carros andavam mais.
Para a maioria dos carros, gasolina de 95 é suficiente para estar já no ponto óptimo de performance. Alguns carros necessitam de gasolina de 98 para estar nesse ponto óptimo (usualmente carros com taxas de compressão altas). Mesmo assim esses carros são raros...
Boa explicação!
Lembro-me de um rapaz que tinha um Punto Abarth SSS e que ao utilizar 95 havia detonação.
Esse facto foi-lhe explicado quando levou o carro ao banco para medir. O carro estava com um trabalhar esquisito e era por causa disso mesmo.
A razão pela qual alguns carros têm performances melhores com gasolinas com mais octanas é que a injecção electrónica permite detectar quando há detonação indevida e ajustar a mistura (tornando-a mais pobre) de forma a evitá-la.
Muito bom post! Mas neste particular, penso que o que acontece é que a centralina atrasa o avanço de ignição quando se detecta a detonação. Estarei errado?
Muito bom post! Mas neste particular, penso que o que acontece é que a centralina atrasa o avanço de ignição quando se detecta a detonação. Estarei errado?
Eles querem é acabar com os chassos circulantes para o pessoal comprar carros novos, é de caras esta e ninguem percebeu?
Eu acho que é o contrário, o meu chasso(106) bebe o que lhe derem, e bebe 95, já bebeu 98 quando tinha a carteira "recheada" da venda de um anterior carro.
E bebe 95 repsol, porque tenho desconto 6 centimos/litro.
Isso da 95/98 é mito, qualquer carro "normal" bebe o que lhe meterem, ´so não bebe se meteres diesel,
Eu acho que é o contrário, o meu chasso(106) bebe o que lhe derem, e bebe 95, já bebeu 98 quando tinha a carteira "recheada" da venda de um anterior carro.
E bebe 95 repsol, porque tenho desconto 6 centimos/litro.
Isso da 95/98 é mito, qualquer carro "normal" bebe o que lhe meterem, ´so não bebe se meteres diesel,
Se meteres meio deposito de diesel e outro meio de gasolina lhe misturares meio litro de óleo todo se andam...
Tenho clara ideia que o Lipuro se estava a referir ao tópico em si, ou seja, ao facto da gasolina 98 acabar. E não às diferenças de performance.
P.S. Por curiosidade, qual é o carro/motor que referes não notar diferença?
Xsara picasso 1.6. Recomendam 98 com possibilidade de usar 95. Experimentei de todas as marcas seja 95 seja 98, não consigo notar diferença, seja com o carro carregado seja só com o condutor, seja em cidade ou autoestrada, terreno plano ou montanhoso, não consigo notar diferença em consumo nem em prestações.
Últimamente tem levado gasolina 95 do intermarché, só leva BP quando tenho desconto.
Editado pela última vez por manelov; 19 March 2015, 18:33.
Eu no meu Type R, desde sempre que tenho metido 98.
Recordo-me de uma vez ter colocado 95 e notei menos rendimento no carro.
Julgo que não foi efeito placebo.
O meu carro no manual até acho que diz 91 de mínimo se não estou em erro. No entanto eu noto diferença entre a 95 e 98 e visto que a taxa de compressão é de 10.2:1 acredito que não seja só efeito placebo.
Como já foi explicado anteriormente, o indice de octanas reflete a capacidade da gasolina resistir à compressão sem que ocorra "explosão". Quando a "explosão" ocorre antes da faísca da vela, ouve-se o som caracteristico do grilar do motor.
Com isto, só os carros com altas taxas de compressão é que sofrem com o uso da gasolina 95.
A titulo de exemplo:
Honda S2000 (motor 2,157 cc): taxa de compressão 11.1:1
Renault 1.2 16V : taxa de compressão 9.8:1
No primeiro faz sentido o uso da gasolina 98, no segundo é igual ao litro.
Para além disso, os motores têm o chamado "knock sensor" para ajustar a ignição ao combustivel.
É natural que encontre diferenças entre a gasolina 95 e 98 oct pois até encontram diferença entre o mesmo gasóleo com + ou - aditivos, que na pratica só tem uma pequena diferença no detergente que lhe põe, e há quem jure a pés juntos que o carro anda muito mais.
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