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Gasolina 98 a acabar em Portugal!

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    Dia de abastecer o carro, Galp 98 GForce não havia em 3 bombas (papelinho Fora de Serviço na mangueira), levou BP 98 Ultimate (enquanto há), isto em Braga.

    Comentário


      Tanta imprecisão neste tópico.
      A Galp produz a maioria do combustível vendido mas não todo. É importado combustível. A Repsol não tem nenhuma refinaria no nosso país. As refinarias espanholas têm excesso de produção. BP, Repsol e primo pelo menos tem razoáveis infraestrutura s de armazenamento pelo que podem comprar fora e revender cá dentro.

      Comentário


        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
        Tanta imprecisão neste tópico.
        A Galp produz a maioria do combustível vendido mas não todo. É importado combustível. A Repsol não tem nenhuma refinaria no nosso país. As refinarias espanholas têm excesso de produção. BP, Repsol e primo pelo menos tem razoáveis infraestrutura s de armazenamento pelo que podem comprar fora e revender cá dentro.
        Poder podem, duvido é que o preço de transporte para cá compense.

        Comentário


          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
          Tanta imprecisão neste tópico.
          A Galp produz a maioria do combustível vendido mas não todo. É importado combustível. A Repsol não tem nenhuma refinaria no nosso país. As refinarias espanholas têm excesso de produção. BP, Repsol e primo pelo menos tem razoáveis infraestrutura s de armazenamento pelo que podem comprar fora e revender cá dentro.
          Sempre tive a ideia que a repsol tinha refinaria em Sines para produzir combustíveis, tens aqui no site deles:
          Petrolíferas, Companhia repsol.com

          Mas se calhar produzem lá tudo menos combustíveis...
          Editado pela última vez por DragonH; 20 March 2015, 20:24.

          Comentário


            Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
            Sempre tive a ideia que a repsol tinha refinaria em Sines para produzir combustíveis, tens aqui no site deles:
            Petrolíferas, Companhia repsol.com

            Mas se calhar produzem lá tudo menos combustíveis...
            Produção de combustiveis é monopólio da galp.

            Comentário


              Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
              Todos os combustíveis vendidos em Portugal são feitos pela Galp.
              Não exatamente

              Há muito combustível vendido em Portugal que vem da Espanha, garantido.

              Comentário


                A repsol armazena muito combustível na banatica na trafaria que era da antiga shell.

                Por vezes os camiões carregam lá combustível que é descarregado dos navios, penso que virá de Espanha.

                Comentário


                  O mais estranho nisto tudo é que só a Galp é que está a retirar a Gforce seja gasolina ou gásoleo

                  Pelo menos na zona que eu moro todas as outras bombas, Repsol e Bp continuam com todas as mangeiras a funcionar continuando a vender todos os combustiveis

                  Uma das bombas da Galp já à várias anos que já não vendia Gasolina 98 só tinha gasoleo normal e Gforce e gasolina 95 normal e Gforce

                  Penso que só as bombas da Galp é que estão a retirar combustiveis para vender
                  Editado pela última vez por Wannabe; 20 March 2015, 22:36.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                    Sempre tive a ideia que a repsol tinha refinaria em Sines para produzir combustíveis, tens aqui no site deles:
                    Petrolíferas, Companhia repsol.com

                    Mas se calhar produzem lá tudo menos combustíveis...
                    A Repsol tem uma fabrica de outros derivados de petróleo, químicos e polímeros creio eu.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                      A repsol armazena muito combustível na banatica na trafaria que era da antiga shell.

                      Por vezes os camiões carregam lá combustível que é descarregado dos navios, penso que virá de Espanha.
                      Já expliquei várias x que o combustível se compra de várias formas e que por isso o valor de Brent é apenas um indicador.
                      "As we speak" há centenas de barcos com combustível no mediterrâneo e atlântico que estão constantemente a mudar de dono. Se houver uma carga a bom preço para a especificação a passar perto quer a galp?, BP ou Repsol a compra e armazena. Uma empresa tem contratos fixos de volume com refinarias e outra parte vai aoercado quando precisa. Não é incomum por exemplo, a Repsol não trazer das suas refinarias porque compra meio barco mais barato, que ia para outro país qualquer mas cuja garantia bancária bateu na trave.

                      Muito por culpa Dos principais oper as dores a compra de combustíveis tem para o cliente final certos dogmas. Mas o q conta no final é qual a cotação diária do combustível acabado, consigo produzir ou compro abaixo deste valor? Se n consigo estou a perder.

                      Comentário


                        O CNG é outro produto não acessível ao mercado em larga escala, SC100 e agora a oferta de SC98 a ficar reduzida para o consumidor final?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                          É possível e expectável que haja alguma redução do número de bombas com 98 octanas, uma vez que os veículos que a exigem devem ser percentualmente poucos, e poderão não rentabilizar em algumas estações de serviço.

                          No entanto, diria que os GeForce e afins (os supostos 95 octanas e diesel especiais) seriam mais dispensáveis, embora a ideia de um diesel mais aditivado possa cativar mais clientes (em unidades/valor).
                          Há choque petrolífero a ocorrer aqui no burgo?, pela ideia rca33 também há possibilidade de reduzir o valor de índice de cetano ou octana mínimo presente nos combustíveis (seria um exercício devera engraçado ), há que poupar o mercado a este excesso de consumo e de opção moderna em termo de derivado de petróleo...

                          Não é o mercado, é a politica de distribuição errada.





                          Comentário


                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                            Ou seja, vão passar a vender mais gasolina e menos detergente por litro. Parece bom negócio!
                            Óbvio a par da economia de escala interna pelo não uso de aditivos (redução de custo operacional), a ironia é que não é expectável que haja redução drástica no preço final/l, é óbvio que é uma questão de logística do posto(s), é capaz para pessoa distraída ClioII.

                            E haver disponível SC98 pelo que é dado a ler é uma extravagância da Europa motorizada (longe), cada vez mais um mercado periférico e pobre em opção de combustível ao consumidor.

                            Há relação directa com a submotorização do parque automóvel e custo deste.

                            Comentário


                              Epa sempre pensei que a refinaria da Repsol em Sines refinava petróleo.

                              Se há excesso de refinação em Espanha porque é que se vêem tantas cisternas de matrícula espanhola a sair de Sines para Espanha? Serão os tais polímeros?

                              Este fim-de-semana abasteci na Repsol como é costume e continuava a haver SC98 e gasóleo "premium". Tenho ideia que essa reconversão é mais comum na GALP que noutros distribuidores.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Cavin Ver Post
                                Epa sempre pensei que a refinaria da Repsol em Sines refinava petróleo.

                                Se há excesso de refinação em Espanha porque é que se vêem tantas cisternas de matrícula espanhola a sair de Sines para Espanha? Serão os tais polímeros?

                                Este fim-de-semana abasteci na Repsol como é costume e continuava a haver SC98 e gasóleo "premium". Tenho ideia que essa reconversão é mais comum na GALP que noutros distribuidores.

                                O complexo da Repsol em sines é um complexo petroquímico. Produz etileno, propileno, polietileno de alta densidade, polietileno de baixa densidade, butadieno e MTBE (como produtos principais). As duas refinarias que existem em Portugal, em Sines e Matosinhos, são ambas da Galp.

                                Comentário


                                  Actualizando o tópico já não existe qualquer tipo de gasolina 98 em várias bombas. Já falta também na BP, etc..

                                  Comentário


                                    Não há razão para pânico.
                                    Em seguida haverá uma discussão sobre qual a melhor gasolina 95.
                                    Brevemente num tópico perto de si.

                                    Comentário


                                      As petrolíferas não se opuseram legalmente à imposição feita pelo estado ? Parece-me estranho que o Estado possa não autorizar a que uma empresa, venda o produto que quer, mas sim o que o Estado impõe.

                                      Comentário


                                        Como funcionam os aditivos para 98?

                                        O que recomendam?

                                        O pessoal dos Evos, Subarus, etc está tramado..

                                        Comentário


                                          Mas a gasolina 98 não é um tipo de gasolina normal?

                                          Eu julgo que esta lei só se refere a combustiveis aditivados, tipo 95 gforce e diesel gforce.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                            Mas a gasolina 98 não é um tipo de gasolina normal?

                                            Eu julgo que esta lei só se refere a combustiveis aditivados, tipo 95 gforce e diesel gforce.
                                            95 gforce acho que não existia, apenas 98.

                                            Os postos estão a ficar sem 98 seja normal ou especial.

                                            Comentário


                                              Na BP onde costumo abastecer não têm qualquer informação de que a 98 irá acabar.

                                              Continuam a vender normalmente!

                                              Comentário


                                                Hoje e pela primeira vez em 12 anos, um carro meu levou gasoleo normal no lugar de Gforce.
                                                Mais uma bomba que deixa de vender Gforce Diesel e SC98...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                                  O complexo da Repsol em sines é um complexo petroquímico. Produz etileno, propileno, polietileno de alta densidade, polietileno de baixa densidade, butadieno e MTBE (como produtos principais). As duas refinarias que existem em Portugal, em Sines e Matosinhos, são ambas da Galp.

                                                  Sempre a aprender!

                                                  Comentário


                                                    Por acaso já tinha notado isso em varias bombas... É mais um incentivo para ir buscar jerricans a Espanha. xD

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por oruisilva Ver Post
                                                      As petrolíferas não se opuseram legalmente à imposição feita pelo estado ? Parece-me estranho que o Estado possa não autorizar a que uma empresa, venda o produto que quer, mas sim o que o Estado impõe.
                                                      Não houve proibição de venda da SC98 ou combustíveis premium, o que acontece é que não existia mais espaço nos postos para adicionar outro combustível, pelo que optam por deixar de vender um produto para comercializar outro.

                                                      Acredito que acabem por gerar mais vendas, dado que a venda dos combustíveis premium eram relativamente diminutas. Assim podem tentar tirar quota de mercado às low-cost tradicionais.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Cavin Ver Post
                                                        Sempre a aprender!

                                                        E já agora, para quem não souber, o MTBE é um aditivo para gasolina que que regula o nível de octanas! Por isso até dá jeito produzirem isso por lá. heheh

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                                          E já agora, para quem não souber, o MTBE é um aditivo para gasolina que que regula o nível de octanas! Por isso até dá jeito produzirem isso por lá. heheh
                                                          Vai ser o pessoal a ir lá à portaria com jerricans de 50lts para aditivar a 95...

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Cavin Ver Post
                                                            Não houve proibição de venda da SC98 ou combustíveis premium, o que acontece é que não existia mais espaço nos postos para adicionar outro combustível, pelo que optam por deixar de vender um produto para comercializar outro.

                                                            Acredito que acabem por gerar mais vendas, dado que a venda dos combustíveis premium eram relativamente diminutas. Assim podem tentar tirar quota de mercado às low-cost tradicionais.
                                                            Exacto, não foi obrigação mas sim por não haver espaço. Podiam deixar mesmo assim uma bomba para as premium..

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Krugor Ver Post
                                                              Exacto, não foi obrigação mas sim por não haver espaço. Podiam deixar mesmo assim uma bomba para as premium..

                                                              Lê o q escrevi.

                                                              O problema não é as bombas, é os tanques.

                                                              Comentário

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