Regular o quê? Ou tem FAP a funcionar e não emite partículas ou não tem e emite. Não há mais nada para regular neste caso. Se diz que tem farois de nevoeiro e eles não estão lá, também é uma incorformidade, e já há quem tenha sido recambiado com isso. Também é preciso regular a medição da presença dos ditos?
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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostO unico vazio aqui nao é o legal...
Nao ha nenhum vazio ilegal, nao venhas com essas coisas para dar a volta a factos ja provados.
Como é que é isso, entao uma inspecçao nao pode inspeccionar componentes obrigatorios por lei?
Pela tua logica, uma IPO agora nao inspecciona o alinhamento das direcçao, so porque lhe apetece...
As coisas existem por um motivo, no futuro, ninguém sabe se haverá legislação aplicável, por agora não há forma de controlar.
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Originalmente Colocado por danger Ver PostEra aqui que eu queria chegar.
Ora muito bem, o centro de inspeções compra a máquina e depois?
Depois tu levas lá o teu carro e como conhecedor das leis como queres fazer parecer dizes assim, o que vai fazer ao meu carro com essa máquina? Vou medir as partículas.
Então mostreme a lei que regule essa medição sff. Diz o inspector, pois isso não tenho....
Originalmente Colocado por danger Ver PostJá vos disse, vocês não descobriram agora a pólvora.
As coisas existem por um motivo, no futuro, ninguém sabe se haverá legislação aplicável, por agora não há forma de controlar.
O que nao ha muito controlo é quando o FAP esta la sem miolo, mesmo assim.
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Originalmente Colocado por danger Ver PostTens ideia que os centros de inspeções têm legislação própria? Eles não podem nem fazer mais, nem menos que aquilo que a lei determina, sabes disso?
Não podem simplesmente se lhes apetecer verificar aspetos que não estão contemplados pela legislação e muito menos, INVENTAR, critérios de avaliação, aí sim vivíamos numa República das bananas.
Não verificar não retira a obrigação legal do componente estar presente e a funcionar.
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Originalmente Colocado por RLTsport Ver PostRegular o quê? Ou tem FAP a funcionar e não emite partículas ou não tem e emite. Não há mais nada para regular neste caso. Se diz que tem farois de nevoeiro e eles não estão lá, também é uma incorformidade, e já há quem tenha sido recambiado com isso. Também é preciso regular a medição da presença dos ditos?
É que como já expliquei, o facto de o FAP estar lá e a funcionar não significa que esteja a funcionar bem.
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Originalmente Colocado por danger Ver PostJá vos disse, vocês não descobriram agora a pólvora.
As coisas existem por um motivo, no futuro, ninguém sabe se haverá legislação aplicável, por agora não há forma de controlar.
Aliás, com bem dizes, ninguém sabe se de repente o estado regulamenta esse teste. Passa a ser ilegal só para os carros comprados a partir desse momento ou para o já existentes com o componente homologado e que o tenham inutilizado? Acho que sabes bem a resposta, e isso signiica que a lei já existe.Editado pela última vez por RLTsport; 19 June 2015, 01:00.
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Originalmente Colocado por danger Ver PostRegular a quantidade de partículas que são expedidas pelo escape do carro quando este se encontra em funcionamento.
É que como já expliquei, o facto de o FAP estar lá e a funcionar não significa que esteja a funcionar bem.
A quantidade de partículas num carro com FAP a funcionar bem é muito simples de medir...o certificado de conformidade diz zero.
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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostTu perguntas pelo lei, o inspector pede para olhares para o DUA. Tu depois engoles um sapo e o carro reprova
Um polícia manda parar o teu carro e diz, estou a fazer uma ação de fiscalização. Fiscaliza tudo o que há para fiscalizar e depois diz assim, agora quero avaliar se o sr bebeu alcool, tenho aqui um procedimento novo que mandei vir de Paris e vou fazer o teste dessa forma. Agora imagina que o teste envolve órgãos genitais e excrementos de animais. Tu o que dizes ao agente? O mesmo que eu diria na inspeção suponho, não pode fazer isso, não tem autoridade para tal.
E porquê não tem autoridade? Porque não há lei.Editado pela última vez por danger; 19 June 2015, 01:03.
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Originalmente Colocado por RLTsport Ver PostCerto, se não está a funcionar bem reprova, vai arranjar e volta à inspecção...qual é o problema?
A quantidade de partículas num carro com FAP a funcionar bem é muito simples de medir...o certificado de conformidade diz zero.Editado pela última vez por danger; 19 June 2015, 01:09.
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Originalmente Colocado por danger Ver PostVou tentar ser bastante imagética para ver se entendes.
Um polícia manda parar o teu carro e diz, estou a fazer uma ação de fiscalização. Fiscaliza tudo o que há para fiscalizar e depois diz assim, agora quero avaliar se o sr bebeu alcool, tenho aqui um procedimento novo que mandei vir de Paris e vou fazer o teste dessa forma. Agora imagina que o teste envolve órgãos genitais e excrementos de animais. Tu o que dizes ao agente? O mesmo que eu diria na inspeção suponho, não pode fazer isso, não tem autoridade para tal.
E porquê não tem autoridade? Porque não há lei.
O teu problema:
Um IPO é a autoridade para verificar o bom funcionamento dos componentes, isso é o mesmo que dizeres que um Policia nao tem autoridade para deter uma pessoa
Quanto tens um problema de legalidade e conformidade do carro, enviam para quem? Zé manel da esquina? Enviam para o IPO, porque é o meio, a instituiçao, que esta autorizada legalmente a verificar as condiçoes de funcionamento do veiculo, a segurança e a protecçao do ambiente.
Para alem da autoridade, a lei é clara, se o carro veio com FAP de fabrica, tem que o ter, e a funcionar bem. Portanto, ha autoridade, e ha lei. Onde esta a duvida? Estas aqui a andar a volta quando ja se falou das mesmas coiss 100 vezes, mas a vontade de teres razao...
Nos ja te entendemos, o problema é que tu nao nos queres entender.
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Originalmente Colocado por RLTsport Ver PostUma coisa é a lei e outra é a regulamentação das inspecções periódicas. Não verificar um aspecto nas inspecções (por enquanto) não o torna legal.
Aliás, com bem dizes, ninguém sabe se de repente o estado regulamenta esse teste. Passa a ser ilegal só para os carros comprados a partir desse momento ou para o já existentes com o componente homologado e que o tenham inutilizado? Acho que sabes bem a resposta, e isso signiica que a lei já existe.
É a mesma coisa que se amanhã sair uma lei a proibir o uso de roupa interior e que as entidades competentes para a fiscalização são as X e as consequências as y.... Ontem era legal usar roupa interior amanhã é ilegal.
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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostRealmente o sono da cabo das pessoas, e tu ja entras numa de divagações profundas tal o estado da coisa... vai la vai
O teu problema:
Um IPO é a autoridade para verificar o bom funcionamento dos componentes, isso é o mesmo que dizeres que um Policia nao tem autoridade para deter uma pessoa
Quanto tens um problema de legalidade e conformidade do carro, enviam para quem? Zé manel da esquina? Enviam para o IPO, porque é o meio, a instituiçao, que esta autorizada legalmente a verificar as condiçoes de funcionamento do veiculo, a segurança e a protecçao do ambiente.
Para alem da autoridade, a lei é clara, se o carro veio com FAP de fabrica, tem que o ter, e a funcionar bem. Portanto, ha autoridade, e ha lei. Onde esta a duvida? Estas aqui a andar a volta quando ja se falou das mesmas coiss 100 vezes, mas a vontade de teres razao...
Nos ja te entendemos, o problema é que tu nao nos queres entender.
Relamente não se percebe porque se continua a retirar o FAP.
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Originalmente Colocado por danger Ver PostE onde está definido o erro do equipamento e a margem de erro? Que valores? E quem recebeu formação certificada para operar a máquina? Onde esta a aprovação da formação? E a definição dos intervalos de calibração da máquina? E a quantificação de gravidade do erro, quem definiu e onde está escrito e podia continuar e continuar... Isto ainda a não é uma república das bananas.
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Originalmente Colocado por RLTsport Ver PostÉ sim, como essa mentalidade só podemos mesmo ter uma república das bananas. Aqui não estamos a medir um valor de emissões que não pode ser excedido onde se coloca o problema do erro de análise, estamos a verificar se um componente funciona ou está inactivo, o que é óbvio em qualquer medição por um factor de algumas ordens de grandeza.
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Sim, pela falta de fiscalização obrigatória. Não pela falta da lei que é clara:
2 — Todos os sistemas, componentes e acessórios de um veículo são considerados suas partes integrantes e, salvo avarias ocasionais e imprevisíveis devidamente justificadas, o seu não funcionamento é equiparado à sua falta.
O que significa que um dia destes as pessoas podem acordar e ter um pesadelo. Basta que cheguem aos centros de inspecção as regras que obrigam a verificar o cumprimento da lei.
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Originalmente Colocado por danger Ver PostPara verificar se o componente funciona Ou não com a tua maquina, todos os aspectos que referi continuam a ser obrigatórios salvaguardar, é que à semelhança do FAP, a máquina pode não estar a funcionar correctamente.
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Originalmente Colocado por danger Ver PostNuma coisa devemos estar todos de acordo. Por algum motivo (que eu sei qual é) se pode retirar o FAP.
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Originalmente Colocado por RLTsport Ver PostSim, pela falta de fiscalização obrigatória. Não pela falta da lei que é clara:
2 — Todos os sistemas, componentes e acessórios de um veículo são considerados suas partes integrantes e, salvo avarias ocasionais e imprevisíveis devidamente justificadas, o seu não funcionamento é equiparado à sua falta.
O que significa que um dia destes as pessoas podem acordar e ter um pesadelo. Basta que cheguem aos centros de inspecção as regras que obrigam a verificar o cumprimento da lei.
Se não há fiscalização é porwue não há lei para fiscalizar. E se não há lei...
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Originalmente Colocado por RLTsport Ver PostPois, a máquina deve emitir ela própria as particulas que mede para gerar uma inconformidade...
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Originalmente Colocado por RLTsport Ver PostSim, estamos de acordo que isto é uma república das bananas que faz leis e depois permite que elas não sejam cumpridas por falta de fiscalização. Também estamos de acordo que isso pode mudar a qualquer momento com algumas instruções aos centros de inpecção.
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Vamos distinguir lei de regulamentação e normas, sim? Lei existe, o que não existe é a obrigação de verificar o seu cumprimento através de normas obrigatórias de medição. A inexistência dessa normas não obvia a que sejam detectados e punidos casos óbvios de incumprimento pelas autoridades, assim o quisessem.
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Originalmente Colocado por danger Ver PostLamento, mas se não entendes que uma máquina que faz uma medição tem de estar devidamente verificada e conter uma série instruções de trabalho devidamente aprovadas e completas não adianta discutirmos mais isso porque estas apenas a chafurdar numa poça de lama.
Naturalmente o que impede é que iam perder clientes com esse voluntarismo, por isso ninguém faz até que o estado regulamete a obrigatoriedade dessas medições, para dar cumprimento cabal às leis que emitiu.
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Originalmente Colocado por RLTsport Ver PostVamos distinguir lei de regulamentação e normas, sim? Lei existe, o que não existe é a obrigação de verificar o seu cumprimento através de normas obrigatórias de medição. A inexistência dessa normas não obvia a que sejam detectados e punidos casos óbvios de incumprimento pelas autoridades, assim o quisessem.
É impossível um ser humano verificar que o FAP não está a fazer nada, por favor não me perguntes porque é impossível porque já não tenho paciência.
Para a verificação seria necessário metodologias e máquinas para as quais não existe legislação.
Tu só podes condenar alguém se provares que ele é culpado, certo? Se não provares, ele será sempre inocente. Inocente até prova em contrário. É o que acontece com o FAP, como humanamente não é possível verificar, apenas com recurso a máquinas e não há legislação para tal, há o que em direito se chama de vazio legal.
Se não provas, esta inocente. Legal.
Sim amanhã pode isto tudo ser regulamentado e quem não tem FAP tem de ir colocar um. Mas hoje...
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Originalmente Colocado por RLTsport Ver PostO que é impede isso? Se eu fosse dono de uma inspecção e o quisesse fazer, o que me impedia de comprar uma máquina, dar formação aos técnicos, seguir as instruções de operação, mandá-la calibrar e fazer os testes?
Naturalmente o que impede é que iam perder clientes com esse voluntarismo, por isso ninguém faz até que o estado regulamete a obrigatoriedade dessas medições, para dar cumprimento cabal às leis que emitiu.
Ias fechar o centro porque não cumpriste a lei.
Todas as máquinas que estão nos centros estão de acordo com uma lei. Não podes simplesmente adquirir outras máquinas e efectuar procedimentos contra a lei. Uma queixa e o centro estava fechado.
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Originalmente Colocado por danger Ver PostÉ o que eu digo, vences pelo cansaço.
Relamente não se percebe porque se continua a retirar o FAP.
Não sou eu que venco pelo cansaço, repara que tu só tens teimado e andas deliberadamente as voltas.
Já foi dito que há, que autoridade para o controlo e fiscalização, que há lei, que é ilegal... Para que continuares a teimar que tens razão?
Já foi tudo dito, simplesmente não é da tua pessoa admitir quando se está errado, evitas é de andar a volta com o tema quando já se provou que estás errado quando dizes que é legal, que não há lei, que não isto ou aquilo... Que virá a seguir? Exemplos que envolvam anões, tigres e pandas?Editado pela última vez por Drifter; 19 June 2015, 01:43.
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Originalmente Colocado por danger Ver PostNuma coisa devemos estar todos de acordo. Por algum motivo (que eu sei qual é) se pode retirar o FAP.
É comparem mais carros a gasolina que isso passa.
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Originalmente Colocado por danger Ver PostNão ias perder clientes.
Ias fechar o centro porque não cumpriste a lei.
Todas as máquinas que estão nos centros estão de acordo com uma lei. Não podes simplesmente adquirir outras máquinas e efectuar procedimentos contra a lei. Uma queixa e o centro estava fechado.
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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostEu também não percebo porque se anda acima dos limites de velocidade, mas como há pouca fiscalização, e se dizes que não havendo fiscalização é legal, entao deve ser por isso que se anda acima dos limites.
Não sou eu que venco pelo cansaço, repara que tu só tens teimado e andas deliberadamente as voltas.
Já foi dito que há, que autoridade para o controlo e fiscalização... Para que continuares a teimar que tens razão?
Já foi tudo dito, simplesmente não é da tua pessoa admitir quando se está errado, evitas é de andar a volta com o tema quando já se provou que estás errado quando dizes que é legal, que não há lei, que não isto ou aquilo... Que virá a seguir? Exemplos que envolvam anões, tigres e pandas?
Eu já fui multado por excesso de velocidade, por aí já está tudo dito.
Eu sei bem que tu queres ter razão uma vez que fosse, mas lamento, não é por mim, por mim até podia ter razão, mas as coisas são o que são.
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