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    Regular o quê? Ou tem FAP a funcionar e não emite partículas ou não tem e emite. Não há mais nada para regular neste caso. Se diz que tem farois de nevoeiro e eles não estão lá, também é uma incorformidade, e já há quem tenha sido recambiado com isso. Também é preciso regular a medição da presença dos ditos?

    Comentário


      Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
      O unico vazio aqui nao é o legal...

      Nao ha nenhum vazio ilegal, nao venhas com essas coisas para dar a volta a factos ja provados.



      Como é que é isso, entao uma inspecçao nao pode inspeccionar componentes obrigatorios por lei?

      Pela tua logica, uma IPO agora nao inspecciona o alinhamento das direcçao, so porque lhe apetece...
      Já vos disse, vocês não descobriram agora a pólvora.
      As coisas existem por um motivo, no futuro, ninguém sabe se haverá legislação aplicável, por agora não há forma de controlar.

      Comentário


        Originalmente Colocado por danger Ver Post
        Era aqui que eu queria chegar.
        Ora muito bem, o centro de inspeções compra a máquina e depois?
        Depois tu levas lá o teu carro e como conhecedor das leis como queres fazer parecer dizes assim, o que vai fazer ao meu carro com essa máquina? Vou medir as partículas.
        Então mostreme a lei que regule essa medição sff. Diz o inspector, pois isso não tenho....
        Tu perguntas pelo lei, o inspector pede para olhares para o DUA. Tu depois engoles um sapo e o carro reprova

        Originalmente Colocado por danger Ver Post
        Já vos disse, vocês não descobriram agora a pólvora.
        As coisas existem por um motivo, no futuro, ninguém sabe se haverá legislação aplicável, por agora não há forma de controlar.
        Claro que ha, se olhar para baixo de um carro e vir um tubo em vez do FAP (nao é preciso nenhum genio para ver um FAP), o controlo esta feito, carro reprovado.

        O que nao ha muito controlo é quando o FAP esta la sem miolo, mesmo assim.

        Comentário


          Originalmente Colocado por danger Ver Post
          Tens ideia que os centros de inspeções têm legislação própria? Eles não podem nem fazer mais, nem menos que aquilo que a lei determina, sabes disso?
          Não podem simplesmente se lhes apetecer verificar aspetos que não estão contemplados pela legislação e muito menos, INVENTAR, critérios de avaliação, aí sim vivíamos numa República das bananas.
          Têm de seguir normas, e nelas não está contemplada esta medição, como não estão muitas outras coisas. Se calhar não está a verificação se o motor tem a cilindrada correcta. Mas se toparem alguma alteração técnica não lhes cabe reportar? Não dá é jeito...

          Não verificar não retira a obrigação legal do componente estar presente e a funcionar.

          Comentário


            Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
            Regular o quê? Ou tem FAP a funcionar e não emite partículas ou não tem e emite. Não há mais nada para regular neste caso. Se diz que tem farois de nevoeiro e eles não estão lá, também é uma incorformidade, e já há quem tenha sido recambiado com isso. Também é preciso regular a medição da presença dos ditos?
            Regular a quantidade de partículas que são expedidas pelo escape do carro quando este se encontra em funcionamento.
            É que como já expliquei, o facto de o FAP estar lá e a funcionar não significa que esteja a funcionar bem.

            Comentário


              Originalmente Colocado por danger Ver Post
              Já vos disse, vocês não descobriram agora a pólvora.
              As coisas existem por um motivo, no futuro, ninguém sabe se haverá legislação aplicável, por agora não há forma de controlar.
              Uma coisa é a lei e outra é a regulamentação das inspecções periódicas. Não verificar um aspecto nas inspecções (por enquanto) não o torna legal.

              Aliás, com bem dizes, ninguém sabe se de repente o estado regulamenta esse teste. Passa a ser ilegal só para os carros comprados a partir desse momento ou para o já existentes com o componente homologado e que o tenham inutilizado? Acho que sabes bem a resposta, e isso signiica que a lei já existe.
              Editado pela última vez por RLTsport; 19 June 2015, 01:00.

              Comentário


                Originalmente Colocado por danger Ver Post
                Regular a quantidade de partículas que são expedidas pelo escape do carro quando este se encontra em funcionamento.
                É que como já expliquei, o facto de o FAP estar lá e a funcionar não significa que esteja a funcionar bem.
                Certo, se não está a funcionar bem reprova, vai arranjar e volta à inspecção...qual é o problema?

                A quantidade de partículas num carro com FAP a funcionar bem é muito simples de medir...o certificado de conformidade diz zero.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                  Tu perguntas pelo lei, o inspector pede para olhares para o DUA. Tu depois engoles um sapo e o carro reprova
                  Vou tentar ser bastante imagético para ver se entendes.
                  Um polícia manda parar o teu carro e diz, estou a fazer uma ação de fiscalização. Fiscaliza tudo o que há para fiscalizar e depois diz assim, agora quero avaliar se o sr bebeu alcool, tenho aqui um procedimento novo que mandei vir de Paris e vou fazer o teste dessa forma. Agora imagina que o teste envolve órgãos genitais e excrementos de animais. Tu o que dizes ao agente? O mesmo que eu diria na inspeção suponho, não pode fazer isso, não tem autoridade para tal.
                  E porquê não tem autoridade? Porque não há lei.
                  Editado pela última vez por danger; 19 June 2015, 01:03.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                    Certo, se não está a funcionar bem reprova, vai arranjar e volta à inspecção...qual é o problema?

                    A quantidade de partículas num carro com FAP a funcionar bem é muito simples de medir...o certificado de conformidade diz zero.
                    E onde está definido o erro do equipamento e a incerteza? Que valores? E as tolerâncias? E quem recebeu formação certificada para operar a máquina? Onde esta a aprovação da formação? E a definição dos intervalos de calibração da máquina? E a quantificação de gravidade do erro, quem definiu e onde está escrito e podia continuar e continuar... Isto ainda a não é uma república das bananas.
                    Editado pela última vez por danger; 19 June 2015, 01:09.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por danger Ver Post
                      Vou tentar ser bastante imagética para ver se entendes.
                      Um polícia manda parar o teu carro e diz, estou a fazer uma ação de fiscalização. Fiscaliza tudo o que há para fiscalizar e depois diz assim, agora quero avaliar se o sr bebeu alcool, tenho aqui um procedimento novo que mandei vir de Paris e vou fazer o teste dessa forma. Agora imagina que o teste envolve órgãos genitais e excrementos de animais. Tu o que dizes ao agente? O mesmo que eu diria na inspeção suponho, não pode fazer isso, não tem autoridade para tal.
                      E porquê não tem autoridade? Porque não há lei.
                      Realmente o sono da cabo das pessoas, e tu ja entras numa de divagações profundas tal o estado da coisa... vai la vai

                      O teu problema:

                      Um IPO é a autoridade para verificar o bom funcionamento dos componentes, isso é o mesmo que dizeres que um Policia nao tem autoridade para deter uma pessoa

                      Quanto tens um problema de legalidade e conformidade do carro, enviam para quem? Zé manel da esquina? Enviam para o IPO, porque é o meio, a instituiçao, que esta autorizada legalmente a verificar as condiçoes de funcionamento do veiculo, a segurança e a protecçao do ambiente.

                      Para alem da autoridade, a lei é clara, se o carro veio com FAP de fabrica, tem que o ter, e a funcionar bem. Portanto, ha autoridade, e ha lei. Onde esta a duvida? Estas aqui a andar a volta quando ja se falou das mesmas coiss 100 vezes, mas a vontade de teres razao...

                      Nos ja te entendemos, o problema é que tu nao nos queres entender.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                        Uma coisa é a lei e outra é a regulamentação das inspecções periódicas. Não verificar um aspecto nas inspecções (por enquanto) não o torna legal.

                        Aliás, com bem dizes, ninguém sabe se de repente o estado regulamenta esse teste. Passa a ser ilegal só para os carros comprados a partir desse momento ou para o já existentes com o componente homologado e que o tenham inutilizado? Acho que sabes bem a resposta, e isso signiica que a lei já existe.
                        Quando houver uma lei passa a ser ilegal.
                        É a mesma coisa que se amanhã sair uma lei a proibir o uso de roupa interior e que as entidades competentes para a fiscalização são as X e as consequências as y.... Ontem era legal usar roupa interior amanhã é ilegal.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                          Realmente o sono da cabo das pessoas, e tu ja entras numa de divagações profundas tal o estado da coisa... vai la vai

                          O teu problema:

                          Um IPO é a autoridade para verificar o bom funcionamento dos componentes, isso é o mesmo que dizeres que um Policia nao tem autoridade para deter uma pessoa

                          Quanto tens um problema de legalidade e conformidade do carro, enviam para quem? Zé manel da esquina? Enviam para o IPO, porque é o meio, a instituiçao, que esta autorizada legalmente a verificar as condiçoes de funcionamento do veiculo, a segurança e a protecçao do ambiente.

                          Para alem da autoridade, a lei é clara, se o carro veio com FAP de fabrica, tem que o ter, e a funcionar bem. Portanto, ha autoridade, e ha lei. Onde esta a duvida? Estas aqui a andar a volta quando ja se falou das mesmas coiss 100 vezes, mas a vontade de teres razao...

                          Nos ja te entendemos, o problema é que tu nao nos queres entender.
                          É o que eu digo, vences pelo cansaço.
                          Relamente não se percebe porque se continua a retirar o FAP.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por danger Ver Post
                            E onde está definido o erro do equipamento e a margem de erro? Que valores? E quem recebeu formação certificada para operar a máquina? Onde esta a aprovação da formação? E a definição dos intervalos de calibração da máquina? E a quantificação de gravidade do erro, quem definiu e onde está escrito e podia continuar e continuar... Isto ainda a não é uma república das bananas.
                            É sim, como essa mentalidade só podemos mesmo ter uma república das bananas. Aqui não estamos a medir um valor de emissões que não pode ser excedido onde se coloca o problema do erro de análise, estamos a verificar se um componente funciona ou está inactivo, o que é óbvio em qualquer medição por um factor de algumas ordens de grandeza.

                            Comentário


                              Numa coisa devemos estar todos de acordo. Por algum motivo (que eu sei qual é) se pode retirar o FAP.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                É sim, como essa mentalidade só podemos mesmo ter uma república das bananas. Aqui não estamos a medir um valor de emissões que não pode ser excedido onde se coloca o problema do erro de análise, estamos a verificar se um componente funciona ou está inactivo, o que é óbvio em qualquer medição por um factor de algumas ordens de grandeza.
                                Para verificar se o componente funciona Ou não com a tua maquina, todos os aspectos que referi continuam a ser obrigatórios salvaguardar, é que à semelhança do FAP, a máquina pode não estar a funcionar correctamente.

                                Comentário


                                  Sim, pela falta de fiscalização obrigatória. Não pela falta da lei que é clara:

                                  2 — Todos os sistemas, componentes e acessórios de um veículo são considerados suas partes integrantes e, salvo avarias ocasionais e imprevisíveis devidamente justificadas, o seu não funcionamento é equiparado à sua falta.


                                  O que significa que um dia destes as pessoas podem acordar e ter um pesadelo. Basta que cheguem aos centros de inspecção as regras que obrigam a verificar o cumprimento da lei.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                    Para verificar se o componente funciona Ou não com a tua maquina, todos os aspectos que referi continuam a ser obrigatórios salvaguardar, é que à semelhança do FAP, a máquina pode não estar a funcionar correctamente.
                                    Pois, a máquina deve emitir ela própria as particulas que mede para gerar uma inconformidade...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                      Numa coisa devemos estar todos de acordo. Por algum motivo (que eu sei qual é) se pode retirar o FAP.
                                      Sim, estamos de acordo que isto é uma república das bananas que faz leis e depois permite que elas não sejam cumpridas por falta de fiscalização. Também estamos de acordo que isso pode mudar a qualquer momento com algumas instruções aos centros de inpecção.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                        Sim, pela falta de fiscalização obrigatória. Não pela falta da lei que é clara:

                                        2 — Todos os sistemas, componentes e acessórios de um veículo são considerados suas partes integrantes e, salvo avarias ocasionais e imprevisíveis devidamente justificadas, o seu não funcionamento é equiparado à sua falta.


                                        O que significa que um dia destes as pessoas podem acordar e ter um pesadelo. Basta que cheguem aos centros de inspecção as regras que obrigam a verificar o cumprimento da lei.
                                        Eu acho que se pensares um bocadinho mais vais perceber que a fiscalização, ela própria, é uma lei.
                                        Se não há fiscalização é porwue não há lei para fiscalizar. E se não há lei...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                          Pois, a máquina deve emitir ela própria as particulas que mede para gerar uma inconformidade...
                                          Lamento, mas se não entendes que uma máquina que faz uma medição tem de estar devidamente verificada e conter uma série instruções de trabalho devidamente aprovadas e completas não adianta discutirmos mais isso porque estas apenas a chafurdar numa poça de lama.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                            Sim, estamos de acordo que isto é uma república das bananas que faz leis e depois permite que elas não sejam cumpridas por falta de fiscalização. Também estamos de acordo que isso pode mudar a qualquer momento com algumas instruções aos centros de inpecção.
                                            Por falta de fiscalização. Mais uma vez, fiscalização não cai do céu, tem de ser legislada............. Bla bla bla.

                                            Comentário


                                              Vamos distinguir lei de regulamentação e normas, sim? Lei existe, o que não existe é a obrigação de verificar o seu cumprimento através de normas obrigatórias de medição. A inexistência dessa normas não obvia a que sejam detectados e punidos casos óbvios de incumprimento pelas autoridades, assim o quisessem.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                                Por falta de fiscalização. Mais uma vez, fiscalização não cai do céu, tem de ser legislada............. Bla bla bla.
                                                Regulamentada. A lei já existe. Os regulamentos/normas não são leis.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                                  Lamento, mas se não entendes que uma máquina que faz uma medição tem de estar devidamente verificada e conter uma série instruções de trabalho devidamente aprovadas e completas não adianta discutirmos mais isso porque estas apenas a chafurdar numa poça de lama.
                                                  O que é impede isso? Se eu fosse dono de uma inspecção e o quisesse fazer, o que me impedia de comprar uma máquina, dar formação aos técnicos, seguir as instruções de operação, mandá-la calibrar e fazer os testes?

                                                  Naturalmente o que impede é que iam perder clientes com esse voluntarismo, por isso ninguém faz até que o estado regulamete a obrigatoriedade dessas medições, para dar cumprimento cabal às leis que emitiu.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                                    Vamos distinguir lei de regulamentação e normas, sim? Lei existe, o que não existe é a obrigação de verificar o seu cumprimento através de normas obrigatórias de medição. A inexistência dessa normas não obvia a que sejam detectados e punidos casos óbvios de incumprimento pelas autoridades, assim o quisessem.
                                                    Vê se entendes uma coisa. O FAP continua a estar lá no carro, só que não funciona, não faz nada.
                                                    É impossível um ser humano verificar que o FAP não está a fazer nada, por favor não me perguntes porque é impossível porque já não tenho paciência.
                                                    Para a verificação seria necessário metodologias e máquinas para as quais não existe legislação.
                                                    Tu só podes condenar alguém se provares que ele é culpado, certo? Se não provares, ele será sempre inocente. Inocente até prova em contrário. É o que acontece com o FAP, como humanamente não é possível verificar, apenas com recurso a máquinas e não há legislação para tal, há o que em direito se chama de vazio legal.
                                                    Se não provas, esta inocente. Legal.
                                                    Sim amanhã pode isto tudo ser regulamentado e quem não tem FAP tem de ir colocar um. Mas hoje...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                                      O que é impede isso? Se eu fosse dono de uma inspecção e o quisesse fazer, o que me impedia de comprar uma máquina, dar formação aos técnicos, seguir as instruções de operação, mandá-la calibrar e fazer os testes?

                                                      Naturalmente o que impede é que iam perder clientes com esse voluntarismo, por isso ninguém faz até que o estado regulamete a obrigatoriedade dessas medições, para dar cumprimento cabal às leis que emitiu.
                                                      Não ias perder clientes.
                                                      Ias fechar o centro porque não cumpriste a lei.

                                                      Todas as máquinas que estão nos centros estão de acordo com uma lei. Não podes simplesmente adquirir outras máquinas e efectuar procedimentos contra a lei. Uma queixa e o centro estava fechado.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                                        É o que eu digo, vences pelo cansaço.
                                                        Relamente não se percebe porque se continua a retirar o FAP.
                                                        Eu também não percebo porque se anda acima dos limites de velocidade, mas como há pouca fiscalização, e se dizes que não havendo fiscalização é legal, entao deve ser por isso que se anda acima dos limites.

                                                        Não sou eu que venco pelo cansaço, repara que tu só tens teimado e andas deliberadamente as voltas.

                                                        Já foi dito que há, que autoridade para o controlo e fiscalização, que há lei, que é ilegal... Para que continuares a teimar que tens razão?

                                                        Já foi tudo dito, simplesmente não é da tua pessoa admitir quando se está errado, evitas é de andar a volta com o tema quando já se provou que estás errado quando dizes que é legal, que não há lei, que não isto ou aquilo... Que virá a seguir? Exemplos que envolvam anões, tigres e pandas?
                                                        Editado pela última vez por Drifter; 19 June 2015, 01:43.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                                          Numa coisa devemos estar todos de acordo. Por algum motivo (que eu sei qual é) se pode retirar o FAP.
                                                          Ignorância de ter um carro que não se dá o devido uso, que se compra por moda, que se tem de tirar peças para não dar problemas? É o único motivo logico que vejo.

                                                          É comparem mais carros a gasolina que isso passa.

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                                                            Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                                            Não ias perder clientes.
                                                            Ias fechar o centro porque não cumpriste a lei.

                                                            Todas as máquinas que estão nos centros estão de acordo com uma lei. Não podes simplesmente adquirir outras máquinas e efectuar procedimentos contra a lei. Uma queixa e o centro estava fechado.
                                                            E qual é essa lei?

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                                                              Eu também não percebo porque se anda acima dos limites de velocidade, mas como há pouca fiscalização, e se dizes que não havendo fiscalização é legal, entao deve ser por isso que se anda acima dos limites.

                                                              Não sou eu que venco pelo cansaço, repara que tu só tens teimado e andas deliberadamente as voltas.

                                                              Já foi dito que há, que autoridade para o controlo e fiscalização... Para que continuares a teimar que tens razão?

                                                              Já foi tudo dito, simplesmente não é da tua pessoa admitir quando se está errado, evitas é de andar a volta com o tema quando já se provou que estás errado quando dizes que é legal, que não há lei, que não isto ou aquilo... Que virá a seguir? Exemplos que envolvam anões, tigres e pandas?
                                                              Já foi dito, por quem por ti.
                                                              Eu já fui multado por excesso de velocidade, por aí já está tudo dito.
                                                              Eu sei bem que tu queres ter razão uma vez que fosse, mas lamento, não é por mim, por mim até podia ter razão, mas as coisas são o que são.

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