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Porque vende a Jaguar tão pouco em Portugal?

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    #91
    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
    Olha que não. Eu tenho 50 anos e no meu tempo a Jaguar nunca foi isso que aí descreves. Os Jaguares nos anos 60/70 tinham um preço porreiro para o que ofereciam e uma imagem mais desportiva que Mercedes, a Mercedes por seu lado tinha uma gama mais alargada e portanto alguns modelos mas "populares" (o que resulta na sensação errada que descreves), mas no topo da gama já nesse tempo a Mercedes estava num patamar superior como aliás sempre esteve.
    Sim ! até porque acima da Jaguar havia a Daimler, que era quem concorria com os topo de gama da Mercedes.

    O pessoal parece não ter presente o riquíssimo histórico da Mercedes e tende a pensar que andou a par com a BMW ou com a muito mais recente Audi.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
      Olha que não. Eu tenho 50 anos e no meu tempo a Jaguar nunca foi isso que aí descreves. Os Jaguares nos anos 60/70 tinham um preço porreiro para o que ofereciam e uma imagem mais desportiva que Mercedes. A Mercedes por seu lado tinha uma gama mais alargada e portanto alguns modelos mas "populares" (o que resultava na sensação errada que descreveste), mas no topo da gama já nesse tempo a Mercedes estava num patamar superior como aliás sempre esteve.

      edit: E essa diferenciação entre luxo e premium... Como é que isso funciona? Um w100 era segmento premium e esse jaguar da imagem era segmento luxo?
      A diferença entre luxo e premium é a diferença entre uma Rolls-Royce e Bentley e uma Mercedes.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post
        A diferença entre luxo e premium é a diferença entre uma Rolls-Royce e Bentley e uma Mercedes.
        A Mercedes é premium, mas também de luxo.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Porsche08 Ver Post
          O meu actual S320 CDI foi comprado com 104000 Km, com 6 anos, por 30000 €, e custou novo 120000 €

          Ou seja, o teu Mercedes desvalorizou em termos percentuais precisamente o mesmo que o Jaguar, perdeu 75% do seu valor em 6 anos.

          A questão da desvalorização não tem a ver com a marca, mas sim com determinados modelos. Tanto se aplica à Mercedes como à Jaguar. Há é depois determinados modelos dentro de cada marca que desvalorizam mais, e outros menos.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
            Ou seja, o teu Mercedes desvalorizou em termos percentuais precisamente o mesmo que o Jaguar, perdeu 75% do seu valor em 6 anos.

            A questão da desvalorização não tem a ver com a marca, mas sim com determinados modelos. Tanto se aplica à Mercedes como à Jaguar. Há é depois determinados modelos dentro de cada marca que desvalorizam mais, e outros menos.
            Pois é. O Jaguar em 3 anos perdeu 50% do valor. O Mercedes em 6, perdeu 75%.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
              A Mercedes é premium, mas também de luxo.
              Agora sim. Mas quando tinham a Maybach esta ocupava o patamar do luxo.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post
                Agora sim. Mas quando tinham a Maybach esta ocupava o patamar do luxo.
                Como escrevi, a mercedes sempre teve uma gama muito abrangente, até carrinha e camiões sempre fez mas... No topo a mercedes alguma vez foi menos luxuosa do que jaguar?

                E por isso que eu acho essas divisões inapropriadas, nunca gostei delas, a não ser se aplicadas a modelos em concreto.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                  Como escrevi, a mercedes sempre teve uma gama muito abrangente, até carrinha e camiões sempre fez mas... No topo a mercedes alguma vez foi menos luxuosa do que jaguar?

                  E por isso que eu acho essas divisões inapropriadas, nunca gostei delas, a não ser se aplicadas a modelos em concreto.
                  Percebo o que queres dizer. No entanto, acho que posso afirmar o seguinte: na década de 50 e 60, os Jaguar tinham um posicionamento um pouco mais desportivo que a Mercedes. Falo mais concretamente de Jaguar xk120,140,150,E e mk1,2, xj6. Na época, tinham uma condução mais entusiasmante que os Mercedes contemporâneos.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                    Percebo o que queres dizer. No entanto, acho que posso afirmar o seguinte: na década de 50 e 60, os Jaguar tinham um posicionamento um pouco mais desportivo que a Mercedes. Falo mais concretamente de Jaguar xk120,140,150,E e mk1,2, xj6. Na época, tinham uma condução mais entusiasmante que os Mercedes contemporâneos.
                    É verdade, até o familiar S-Type dos anos 60 tinha uma condução fantástica, tal qual escreveste.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                      Pois é. O Jaguar em 3 anos perdeu 50% do valor. O Mercedes em 6, perdeu 75%.
                      O Mercedes ao fim de 3 anos valia menos cerca de 50% (aproximadamente), e passado mais 3 anos perdeu outros 50% (em relação ao que valia com 3 anos), o que perfaz os 75% em relação ao valor inicial.

                      Em termos percentuais a desvalorização é a mesma entre o Jaguar e o Mercedes, 50% a cada 3 anos.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
                        Sim ! até porque acima da Jaguar havia a Daimler, que era quem concorria com os topo de gama da Mercedes.

                        O pessoal parece não ter presente o riquíssimo histórico da Mercedes e tende a pensar que andou a par com a BMW ou com a muito mais recente Audi.
                        O que voces referem è verdade . Mas no "mundo real" o mercedes tipico que se via era os 190D e alguns C. E nao os S ou modelos ainda mais raros (sem referir que nao eram nada desportivos). Recordo perfeitamente de vêr, em miudo, passar alguns Jaguares na rotunda da boavista no porto (um deles era o Daimler) e era toda a gente na paragem do autocarro a virar a cabeça para seguir o carro. Era simplesmente um mundo à parte. Naturalmente existem mercedes da altura q era da mesma gama ou ate superiores, mas nao é todos os dias que se via carros com mais de 2 toneladas e mais de 5000 cm^3 a gasolina. Sem falar no prestigio e esclusividade que a mercedes por ser generica (mas prime ) nao tinha. Ate o logotipo do Jaguar saindo do capot (ao bom estilo dos carros de luxo) demarcava a diferença.

                        Ou seja para o comum dos mortais o Jaguar era um universo à parte enquanto que o Mercedes carro do taxista bastava ter nota de 1000 escudos no bolso e podia-se dar uma pequena volta to taxi da zona (e nao eram minimamente carros interessantes do ponto de vista desejaveis sem ser pela logica de compra mais sensata). Eram feios como tudo e desinteressantes

                        Tambem de referir que quem nao estiver a par dos preços e do mercado ainda conota o Jaguar como carro de pessoas "muito ricas". Apesar de em usados se poder comprar alguns perto dos 5000€ (nao vamos falar em manutencoes), no imaginario de boa parte das pessoas ainda custam uma fortuna e num universo à parte. Ja aconteceu ouvir inumeras vezes conversas engraçadas em torno deste facto (por norma mulheres).
                        Editado pela última vez por Mvieira79; 17 November 2015, 14:50.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                          Como escrevi, a mercedes sempre teve uma gama muito abrangente, até carrinha e camiões sempre fez mas... No topo a mercedes alguma vez foi menos luxuosa do que jaguar?

                          E por isso que eu acho essas divisões inapropriadas, nunca gostei delas, a não ser se aplicadas a modelos em concreto.
                          A diferença em termos de imagem é que a Mercedes mais ou menos a partir dos anos 70 passou a ser uma marca mais banal do que a Jaguar, muito por culpa dos taxistas, o que lhe retirou alguma exclusividade em relação à Jaguar.

                          Digamos que a Jaguar é muito mais aristocrata do que a Mercedes, não se mistura com a plebe

                          Comentário


                            Até pode ter sido nos casos em concreto (XF vs S) como descrito.

                            Contudo, não acredito que em Portugal com a tradição de compras que tem, um Jaguar tenha a mesma desvalorização que um Mercedes...

                            Muito dificilmente isso irá acontecer...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Mvieira79 Ver Post
                              O que voces referem è verdade . Mas no "mundo real" o mercedes tipico que se via era os 190D e alguns C. E nao os S ou modelos ainda mais raros (sem referir que nao eram nada desportivos). Recordo perfeitamente de vêr, em miudo, passar alguns Jaguares na rotunda da boavista no porto (um deles era o Daimler) e era toda a gente na paragem do autocarro a virar a cabeça para seguir o carro. Era simplesmente um mundo à parte. Naturalmente existem mercedes da altura q era da mesma gama ou ate superiores, mas nao é todos os dias que se via carros com mais de 2 toneladas e mais de 5000 cm^3 a gasolina. Sem falar no prestigio e esclusividade que a mercedes por ser generica (mas prime ) nao tinha. Ate o logotipo do Jaguar saindo do capot (ao bom estilo dos carros de luxo) demarcava a diferença.

                              Ou seja para o comum dos mortais o Jaguar era um universo à parte enquanto que o Mercedes carro do taxista bastava ter nota de 1000 escudos no bolso e podia-se dar uma pequena volta to taxi da zona (e nao eram minimamente carros interessantes do ponto de vista desejaveis sem ser pela logica de compra mais sensata). Eram feios como tudo e desinteressantes

                              Tambem de referir que quem nao estiver a par dos preços e do mercado ainda conota o Jaguar como carro de pessoas "muito ricas". Apesar de em usados se poder comprar alguns perto dos 5000€ (nao vamos falar em manutencoes), no imaginario de boa parte das pessoas ainda custam uma fortuna e num universo à parte. Ja aconteceu ouvir inumeras vezes conversas engraçadas em torno deste facto (por norma mulheres).
                              É precisamente isto. Então o último parágrafo é a mais pura das verdades. A Jaguar é conotada como uma marca de pessoas ricas. A ideia que há é que quem anda de Jaguar tem (muito) dinheiro, isto é bom para aquele pessoal que gosta de andar a engatar.

                              O que as marcas/símbolos fazem à mente das pessoas.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                É precisamente isto. Então o último parágrafo é a mais pura das verdades. A Jaguar é conotada como uma marca de pessoas ricas. A ideia que há é que quem anda de Jaguar tem (muito) dinheiro, isto é bom para aquele pessoal que gosta de andar a engatar.

                                O que as marcas/símbolos fazem à mente das pessoas.
                                MAs é a pura da realidade. Ainda no ano passado à frente de um restaurante estava la um Jaguar S-type, e como era Sao Joao a mulher dona do restaurante queria que o carro saisse dali pq iria haver clientes bebados e aquilo era um JAGUAR carissimo (para nao estragarem pq havia mesas proximas). Na cabeça dela só apenas uma pessoa na zona podia ter o carro (um homem no mercado da bolsa e especulacao) e nao é que ela vai la ter e o carro era mesmo dele A maneira como a mulher referia que ainda bem q era aquele carro senao nao saberia quem podia ser o dono , e como um carro daqueles é apenas para magnatas demonstra claramente o pensamento generico da populacao. É a pura realidade da genereladidade das pessoas. E das mulheres entao nem se fala. Boa parte das mulheres ainda considera mais luxo e status um Jaguar que um Porsche.
                                Editado pela última vez por Mvieira79; 17 November 2015, 15:23.

                                Comentário


                                  Sim, em termos de imagem, para a maioria das pessoas, a Jaguar está no mesmo patamar da Porsche e Maserati.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                    Sim, em termos de imagem, para a maioria das pessoas, a Jaguar está no mesmo patamar da Porsche e Maserati.
                                    Mas no fundo andou sempre la perto. A Maserati por exemplo era uma marca morta ate à pouco tempo ( e secalhar ainda é um pouco).
                                    Só nos preços é que é facil comprar um jaguar usado (nao todos os modelos).
                                    Mesmo a Porchse ainda recordo q havia apenas o 911 à pouco mais de 13 anos. E o 911 era uma referencia apenas para apaixonados de automoveis.

                                    A Porsche é que deu um grande salto... Era um produto de nicho dentro do nicho.

                                    Comentário


                                      Eu, que cresci nos anos 80, fiquei com uma impressão de a Jaguar ser uma marca que tinha ficado um bocado parada no tempo, e a quem já tinham passado os tempos áureos. Acho que na altura ficou muito colada aos problema por que passaram a generalidade das marcas de origem inglesa. E penso que hoje em dia ainda é uma marca que passa um bocado fora do radar de muita gente por causa disso.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                        Sim, em termos de imagem, para a maioria das pessoas, a Jaguar está no mesmo patamar da Porsche e Maserati.
                                        Admito que sim, mas é um equivoco, de facto jaguar sempre foi a esse nível, e antes do mais, uma marca que concebia carros com estilo e excelente condução a preço competitivo para o segmento. Não existe, nem nunca existiu, qualquer semelhança entre Jaguar e Rolls Royce ou Bentley e nem sequer com a gama alta da Mercedes.

                                        Como disse o Jaguar S Type era um carro muito giro de conduzir, com uma decoração chique mas... Nada que se comparasse em luxo e preço com o que de melhor a Mercedes já então fazia. Por exemplo, o sucesso comercial do Jaguar E decorria essencialmente do que oferecia a troco do preço pedido, não era um carro com a qualidade de outros do mesmo segmento mas era também bem menos caro.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                          Admito que sim, mas é um equivoco, de facto jaguar sempre foi a esse nível, e antes do mais, uma marca que concebia carros com estilo e excelente condução a preço competitivo para o segmento. Não existe, nem nunca existiu, qualquer semelhança entre Jaguar e Rolls Royce ou Bentley e nem sequer com a gama alta da Mercedes.

                                          Como disse o Jaguar S Type era um carro muito giro de conduzir, com uma decoração chique mas... Nada que se comparasse em luxo e preço com o que de melhor a Mercedes já então fazia. Por exemplo, o sucesso comercial do Jaguar E decorria essencialmente do que oferecia a troco do preço pedido, não era um carro com a qualidade de outros do mesmo segmento mas era também bem menos caro.
                                          Estás a esquecer outro pormenor não menos importante no Jaguar E: a estética, tão marcante ao ponto de supostamente o prório Enzo Ferrari ter dito que era o carro mais elegante que já tinha visto.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                                            Estás a esquecer outro pormenor não menos importante no Jaguar E: a estética, tão marcante ao ponto de supostamente o prório Enzo Ferrari ter dito que era o carro mais elegante que já tinha visto.
                                            Tens razão, agradeço a chamada de atenção.

                                            Sim, os Jaguares em geral sempre foram carros muito bonitos. Aliás o S Type de 1963 é um excelente exemplo disso, para além de ter uma condução fantástica pelos padrões da época, era também lindíssimo, ainda hoje é um carro que me deslumbra.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                              Como escrevi, a mercedes sempre teve uma gama muito abrangente, até carrinha e camiões sempre fez mas... No topo a mercedes alguma vez foi menos luxuosa do que jaguar?

                                              E por isso que eu acho essas divisões inapropriadas, nunca gostei delas, a não ser se aplicadas a modelos em concreto.
                                              Podes falar perfeitamente em divisões por marcas. Se tens marcas que só atingem segmentos do mercado mais exclusivos então essa marca será sempre mais associada a luxo.
                                              Qualquer taxista tem um Mercedes. Claro que fazem produtos de luxo mas não quer dizer que sejam uma marca de luxo.
                                              A Jaguar só recentemente começou a fazer carros acessíveis a uma maior percentagem da população logo estão ainda mais conotados como uma marca só ao alcance de uma classe alta e não da classe média. Logo luxo, enquanto que Mercedes já não é bem assim pois embora pagues um premium face a produtos de marcas generalistas já estão perfeitamente ao alcance da classe média (ex.Classe A, CLA, GLA).

                                              Comentário


                                                Agora em relação à pergunta do tópico "Porque vende a Jaguar tão pouco em Portugal?" a resposta é simples. Quem é comprador em novo encontra nos diferentes segmentos da concorrência, em particular no hoje incontornável trio alemão, propostas mais coerentes.

                                                Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post
                                                Podes falar perfeitamente em divisões por marcas. Se tens marcas que só atingem segmentos do mercado mais exclusivos então essa marca será sempre mais associada a luxo.
                                                Qualquer taxista tem um Mercedes. Claro que fazem produtos de luxo mas não quer dizer que sejam uma marca de luxo.
                                                A Jaguar só recentemente começou a fazer carros acessíveis a uma maior percentagem da população logo estão ainda mais conotados como uma marca só ao alcance de uma classe alta e não da classe média. Logo luxo, enquanto que Mercedes já não é bem assim pois embora pagues um premium face a produtos de marcas generalistas já estão perfeitamente ao alcance da classe média (ex.Classe A, CLA, GLA).
                                                Isso até pode ser assim mas apenas nos segmentos em que ocorra uma intercessão entre as marcas.

                                                Vamos a ver se me faço entender. A gama da mercedes sendo mais abrangente tal como chegava aos taxis, camiões e carrinhas, também sempre alcançou segmentos de luxo e preço onde a Jaguar não está nem nunca esteve representada.

                                                edit: Será que alguém nos anos 70 deixou de comprar um W126 porque a marca também fazia carrinhas para entregar bolos e carros adaptados ao serviço de taxi? Para quem compra este tipo de carros essa é, como sempre foi, uma falsa questão.
                                                Editado pela última vez por Jbranco; 17 November 2015, 16:20.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                                  Eu, que cresci nos anos 80, fiquei com uma impressão de a Jaguar ser uma marca que tinha ficado um bocado parada no tempo, e a quem já tinham passado os tempos áureos. Acho que na altura ficou muito colada aos problema por que passaram a generalidade das marcas de origem inglesa. E penso que hoje em dia ainda é uma marca que passa um bocado fora do radar de muita gente por causa disso.
                                                  Eu também fiquei com essa impressão.
                                                  Mas também me custou um bocado ver várias marcas inglesas a definhar e desaparecer. A MG, a Rover, a Jaguar andou por lá perto...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post
                                                    Eu também fiquei com essa impressão.
                                                    Mas também me custou um bocado ver várias marcas inglesas a definhar e desaparecer. A MG, a Rover, a Jaguar andou por lá perto...
                                                    Sim. Todas as marcas Inglesas definharam a partir de 1970.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                      Tens razão, agradeço a chamada de atenção.

                                                      Sim, os Jaguares em geral sempre foram carros muito bonitos. Aliás o S Type de 1963 é um excelente exemplo disso, para além de ter uma condução fantástica pelos padrões da época, era também lindíssimo, ainda hoje é um carro que me deslumbra.
                                                      Concordo plenamente, cá temos este (do meu avô, uma mão de livrete, dessa cor exterior e interior):
                                                      Daimler_250_V8_1967_2548cc.jpg

                                                      Valorizo o Daimler V8 pela maior exclusividade (supostamente só foram matriculados +- 10 em Portugal) e pela sonoridade do motor (V8 vs 6cil em linha). Como contras, comparativamente ao jaguar, o motor era mais pequeno (2500cc vs 3400 ou 3800) e no caso do exemplar do meu avô, tem caixa automática de 3 , preferia muito mais a manual.
                                                      Editado pela última vez por marelo; 17 November 2015, 16:26.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                                                        Concordo plenamente, cá temos este (do meu avô, dessa cor exterior e interior):
                                                        [ATTACH=CONFIG]133423[/ATTACH]

                                                        Valorizo o Daimler V8 pela maior exclusividade (supostamente só foram matriculas 12 em Portugal) e pela sonoridade do motor (V8 vs 6cil em linha). Como contras, comparativamente ao jaguar, o motor era mais pequeno (2500cc vs 3400 ou 3800) e no caso do exemplar do meu avô, tem caixa automática de 3 , preferia muito mais a manual.
                                                        Parabéns, excelente exemplar.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post
                                                          Podes falar perfeitamente em divisões por marcas. Se tens marcas que só atingem segmentos do mercado mais exclusivos então essa marca será sempre mais associada a luxo.
                                                          Qualquer taxista tem um Mercedes. Claro que fazem produtos de luxo mas não quer dizer que sejam uma marca de luxo.
                                                          A Jaguar só recentemente começou a fazer carros acessíveis a uma maior percentagem da população logo estão ainda mais conotados como uma marca só ao alcance de uma classe alta e não da classe média. Logo luxo, enquanto que Mercedes já não é bem assim pois embora pagues um premium face a produtos de marcas generalistas já estão perfeitamente ao alcance da classe média (ex.Classe A, CLA, GLA).
                                                          Já há uns anos que a jag faz monde..ups x-type´s

                                                          E não é por isso que é menos jag. Simplesmente para ter volume de vendas e conseguir cumprir com as rigidas normas anti-poluição tiveram de fabricar carros para as massas.


                                                          Cump.

                                                          Comentário


                                                            Quando falam que a manutenção da Jaguar é cara, onde é que está o problema?
                                                            Mão de obra? Peças? Óleo XPTO?

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                                                              Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                                              Já há uns anos que a jag faz monde..ups x-type´s

                                                              E não é por isso que é menos jag. Simplesmente para ter volume de vendas e conseguir cumprir com as rigidas normas anti-poluição tiveram de fabricar carros para as massas.


                                                              Cump.



                                                              Esse Mondeo travestido de Jaguar, foi a machadada final naquela Jaguar que conhecíamos. As coisas poderão mudar porque esta moderna Jaguar, tem outras ambições, e outra visão estratégica.

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