Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carros Híbridos - Após 10 anos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por INSIGHT Ver Post
    Mas agora vao te dizer que o sprit monitor nao vale para hibridos (ja vi essa desculpa centenas de vezes)

    E que esses carros como podem fazer pequenos percursos so com motor eletrico a comparação não é justa

    Comentário


      Originalmente Colocado por mpferreira Ver Post
      Agradece-se espírito critico na argumentação, ok? usar os neurónios antes de vomitar essas coisas.
      ...uma parte dessa diferença é a fiscalidade portuguesa que cai em cima de um 1.8 mesmo que seja menos poluente que um 1.0
      PAra os nossos vizinhos ingleses o Auris HSD (este é da gama do focus, não o prius) topo de gama e o Focus 1.0 topo de gama custam o mesmo.
      Agradece-se que baixes a bolinha e tenhas mais educação nas tuas intervenções.
      O que se estava a comparar era um Prius com um Focus ecoboost. E em portugal é o que custam que é onde nós os compramos.
      E como disse mais acima e repito. Nem tem mais assunto.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
        Agradece-se que baixes a bolinha e tenhas mais educação nas tuas intervenções.
        O que se estava a comparar era um Prius com um Focus ecoboost. E em portugal é o que custam que é onde nós os compramos.
        E como disse mais acima e repito. Nem tem mais assunto.
        desculpa.
        Só quero dizer que a comparação não é lógica (lá está, o que está por detrás do espírito critico). Nem são da mesma categoria!
        Em portugal é que conta? porreiro. Também não temos espírito critico em relação à aberração que é o nosso imposto automóvel, portanto está tudo bem.

        Comentário


          Ainda dão conversa?
          Já vai de tal maneira que os dieselolmaniacos já defendem a gasolina só para não falarem bem dos híbridos?

          AHO nunca desilude.

          Comentário


            Na semana passada troquei o meu Astra H 1.7 125cv por um Auris Touring Sports HSD e até agora só me arrependo de uma coisa: por que não o fiz há mais tempo.
            O silêncio, o prazer de condução, os consumos, a falta de preocupação de ter que esperar até poder desligar o carro por causa do turbo, poder chegar a casa e não ligar se está a fazer regeneração ou não, ficar preocupado em usar o carro para fazer 3 ou 4 km no dia a dia e ter gastos com FAP, Egr ou outras coisas. Desculpem mas para o meu estilo de vida atual dispenso os diesel.
            E se tivesse que fazer alguma AE só ponderava o diesel por causa do preço dos combustíveis. Mas mesmo assim... Não sei não ia para um HSD também.

            Comentário


              Isso é conversa de qualquer dono de carro novo, nunca existem defeitos, se comprasses um diesel ias dizer a mesma coisa, normal.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                Isso é conversa de qualquer dono de carro novo, nunca existem defeitos, se comprasses um diesel ias dizer a mesma coisa, normal.
                A questão não é essa. Ele antes da compra ponderou algumas opções e optou pela que lhe pareceu melhor. Também fiz o mesmo, ou seja, uma escolha ponderada tendo em conta o que eu pretendo de uma viatura.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                  Isso é conversa de qualquer dono de carro novo, nunca existem defeitos, se comprasses um diesel ias dizer a mesma coisa, normal.
                  Melhor mesmo só se tivesse comprado uma Focus, aí sim, era o dono mais feliz do mundo.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                    Isso é conversa de qualquer dono de carro novo, nunca existem defeitos, se comprasses um diesel ias dizer a mesma coisa, normal.
                    Talvez tenhas razão em parte, mas os stresses que tinha com o diesel acabarm e isso não tem preço, ou melhor teve, claro. A qualidade de vida tem sempre um preço.
                    Uma das hipóteses que tinha era ir para um Ford Focus Ecoboost 125cv. Mas a simplicidade e falta de componentes de desgaste do Auris acabou por ganhar, no meu ponto de vista claro.
                    Editado pela última vez por lemor; 13 December 2015, 16:29.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                      Isso é conversa de qualquer dono de carro novo, nunca existem defeitos, se comprasses um diesel ias dizer a mesma coisa, normal.
                      Caneco..então fui enganado..quando comprei o meu Prius usado, enganaram-me e venderam-me um novo

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                        Apenas referi os Diesel, porque se é por experiência, onde estão as experiências de que quem comprou um híbrido fartou-se de gastar dinheiro em baterias? Já se falou aqui em 3500€ o pack, que na Honda custam cerca de 1600€...

                        http://www.lingshondaparts.com/honda...&block_03=8874
                        Tu continuarás sempre a defender a tua dama, mesmo quando ela já provou ser de fraca fiabilidade!

                        Colocas aí um link de Inglaterra e ficas focado no preço que aí aparece da bateria (sem portes e tal), e sem ligares nada ao que é relatado neste fórum (que até julgo ser teu).

                        Quem tem um Civic Hybrid com a luz do IMA acesa (e com elevadíssimas probabilidades da bateria necessitar de substituição) não tem a oferta de mão-de-obra minimamente qualificada como existe para virtualmente qualquer turbo-diesel da mesma época (ou mais recente), porque o mercado dos híbridos cá é tão marginal que as oficinas preferem nem lhes mexerem.

                        Mandar vir baterias de fora pode compensar muito, mas também pode significar ficar com o "bebé" nas mãos, porque se após a substituição não resolver, o passo será ir à Honda para solucionarem - sujeito novamente à fatura que quiserem apresentar, até porque a bateria foi comprada "fora".

                        Os 3.500€ foi um valor dado pela Honda (Abrunheira) este ano como pergunta para o caso do meu Civic Híbrido precisar de uma caso estivesse fora da garantia.

                        Se tu estás disposto a fazer experiências com baterias (como estás), tudo bem. Eu prefiro fazer essas experiências com outras coisas mecânicas, que podem muito bem ser turbos, embora nenhum dos turbo-diesel que tive tenham tido necessidade de "tocar" em turbos ou bi-massa/embraiagem como mencionas.
                        E curiosamente, um deles até fez bastantes km reprogramado, ultrapassando (evidentemente) a pressão stock prevista pelo fabricante, ganhando com isso mais cavalos e binário do que o motor eléctrico do HCH consegue produzir no total pelo tempo limitado que a bateria deixa fazer a assistência*!


                        Quanto a FAP, injectores, turbos e outros itens dos diesel que tanto medo metem a quem se esquece que a maioria dos carros que hoje circulam na estrada os usam, existe a realidade das peças reconstruídas e com garantia, por uma fracção do preço delas novas. E (como disse atrás), não é assim tão difícil encontrar mecânicos/oficinas capazes para trocar componentes como estes fora da marca (logo com preços mais atractivos).


                        Curiosamente, o Honda Civic Hybrid vendeu bastante bem por cá, especialmente para uma tecnologia que era nova na altura. O mesmo não me parece ter acontecido em Espanha ou sequer na Europa, não sendo acidental que a Honda tenha retirado os seus híbridos do mercado Europeu, enquanto a Toyota aumentou a sua presença e gama!


                        Considero pessoalmente que a tecnologia híbrida tem muitos argumentos a seu favor. Mas enquanto a Toyota demonstra dominar a tecnologia, a Honda demonstra que realmente andou perdida durante imensos anos, e que o melhor que se pode esperar da marca actualmente vem com um turbo lá dentro e sem IMA.


                        Não é acidental que em Espanha existam imensos Prius taxi com fartura, mas Civic nem vê-los, e acompanhar o historial de fiabilidade de ambos os modelos explica bem o porquê.

                        Com isto reforço que acho que não há nada de errado nos híbridos.
                        Acho o conceito de variação contínua é desagradável em certas situações, mas muito agradável noutras.

                        O start-stop de um híbrido (mesmo do Civic) deixa qualquer "carroça" a diesel corada de vergonha pelos arranques (maioritariamente) patéticos dos seus motores de arranque.
                        O silêncio a bordo de um híbrido (mesmo do Civic) dentro da cidade (e especialmente no pára-arranca) transmite uma serenidade extremamente agradável, e sim, mesmo o HCH consegue rubricar bons consumos (especialmente) nestas condições.


                        Mas já depois de ter tido um, não recomendaria um híbrido Honda de ânimo leve, tanto que fugi de vender o que tinha a uma pessoa da família (mesmo com a garantia que o ia cobrir durante algum tempo).

                        Se "amanhã" vier a comprar um híbrido (o que pode sempre acontecer), a minha prioridade será sempre dada à Toyota/Lexus, pelos motivos já explicados por mais do que um user neste tópico e facilmente comprovável nos fóruns específicos de cada marca.


                        * E nem vamos falar da agradabilidade do motor a gasolina do HCH quando acaba a carga das baterias, pois o Civic 1.5 iLS Vtec (96) que foi trocado pelo HCH era bem melhor nesse campo, e em AE em ritmos moderados era melhor nos consumos!

                        Comentário


                          Xii tanto azedume, não leram o meu primeiro post? Comecei por confessar a minha ignorância e apenas tentei obter partilha de experiências por parte de utilisadores de hibridos. E depois ainda vêm atacar os dieselmaniacos, que nem sou, embora conduza um diesel sou sim, um Petrolhead! Agora o Prius não me convence, ponto! As performances que os detentores de um, declaram, ainda que naturalmente possam ser exageradas, não me convencem. Ainda se fosse um Tesla... E eu que até gosto do Prius, mas não me convencem que será mais prazeroso de conduzir que um ecoboost de 125cv, só porque tem mais cc. O ponto forte do ecoboost é esse mesmo, potência com pouca cilindrada. Mas isto sou eu que nunca conduzi nem um, nem outro, até poderia mudar de opinião depois de um teste alongado aos dois.

                          Tenham lá calma, e os outros que são dieselmaníacos! Cada vez gosto mais deste fórum. E era tão bom, ainda há 1/2 anos atrás, baniram-se users antigos e ficámos com isto, parece que todos os tópicos levam ao mesmo.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                            Curiosamente, o Honda Civic Hybrid vendeu bastante bem por cá, especialmente para uma tecnologia que era nova na altura. O mesmo não me parece ter acontecido em Espanha ou sequer na Europa...
                            Sabes porquê? Por causa da fiscalidade retorcida deste país que colocou o Honda Civic Hybrid a um preço "reduzido"

                            Comentário


                              Os carros hibridos tem um sistema electrifico bastante mais complexo que um carro normal certo? A nível do prius por exemplo não existe problemas conhecidos no sistema eletrico? Estou a tentar perceber se o facto de terem motores eletricos e uma gestão eletrica mais elaborada possa fazer com que possam a vir a trazer mais problemas no futuro ao nível do sistema eletrico.
                              Falam dos filtros de particulas que custam um balúrdio, é verdade mas isso pode resolvido em qualquer mecânico, qualquer casa consegue anular a FAP e acabam-se os problemas. Ao nível de problemas de eletricos de um hibrido será que se resolvem assim tão facilmente? Será que qualquer electricista consegue resolver o problema?

                              É que a FAP ainda dá para anular agora o sistema eletrico de qualquer hibrido tem que funcionar sempre na sua plenitude,seja daqui a 5, 10 ou 15 anos.

                              Fica aqui a questão tendo eu a ideia que os sistemas atuais são bastantes fiáveis nomeadamente os sistemas da toyota.

                              Comentário


                                Há uma ideia espalhada no mundo global automóvel que a culpa é sempre da electrónica e que criou uma desconfiança geral de tudo quanto é electrónica. A verdade é que a electrónica é muito mais fiável que qualquer parte mecânica, desde que não esteja projectada de acordo com a chamada "obsolescência programada", até porque não existe o desgaste mecânico na electrónica.

                                Tendo isto em conta, toda a electrónica do Prius foi criada com mente na máxima duração, sem criar problemas. Não são conhecidos problemas eléctricos no Prius de nenhum tipo.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                  Sabes porquê? Por causa da fiscalidade retorcida deste país que colocou o Honda Civic Hybrid a um preço "reduzido"
                                  Sim, tinha uma vaga ideia disso.
                                  Ainda assim, hoje não se vendem nem cá nem na Europa.


                                  Quanto à questão da electrónica, não vejo isso como algo assustador.

                                  A maioria dos carros hoje já estão para lá de carregados com electrónica, pelo que é impossível fugir.
                                  Não sei se um Prius consegue ser tão complexo quanto um "convencional" com "meia-dúzia" de extras, que cada vez estão mais presentes.

                                  Aliás, um Citroen C4 I com o equipamento todo já me assustaria mais (e o que tive nem chateou assim tanto, mesmo tendo já as suas "mariquices").

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                    Há uma ideia espalhada no mundo global automóvel que a culpa é sempre da electrónica e que criou uma desconfiança geral de tudo quanto é electrónica. A verdade é que a electrónica é muito mais fiável que qualquer parte mecânica, desde que não esteja projectada de acordo com a chamada "obsolescência programada", até porque não existe o desgaste mecânico na electrónica.

                                    Tendo isto em conta, toda a electrónica do Prius foi criada com mente na máxima duração, sem criar problemas. Não são conhecidos problemas eléctricos no Prius de nenhum tipo.
                                    o problema dos sistemas elétricos é a fadiga térmica.
                                    muitos ciclos de aquecimento e arrefecimento, sao das maiores preocupacoes de quem projecta qualquer sistema electronico.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                      Há uma ideia espalhada no mundo global automóvel que a culpa é sempre da electrónica e que criou uma desconfiança geral de tudo quanto é electrónica. A verdade é que a electrónica é muito mais fiável que qualquer parte mecânica, desde que não esteja projectada de acordo com a chamada "obsolescência programada", até porque não existe o desgaste mecânico na electrónica.

                                      Tendo isto em conta, toda a electrónica do Prius foi criada com mente na máxima duração, sem criar problemas. Não são conhecidos problemas eléctricos no Prius de nenhum tipo.
                                      http://forum.autohoje.com/boxes/9159...resolvido.html

                                      Aqui levaram apenas 31 dias para resolverem...

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                        Os carros hibridos tem um sistema electrifico bastante mais complexo que um carro normal certo? A nível do prius por exemplo não existe problemas conhecidos no sistema eletrico? Estou a tentar perceber se o facto de terem motores eletricos e uma gestão eletrica mais elaborada possa fazer com que possam a vir a trazer mais problemas no futuro ao nível do sistema eletrico.
                                        Falam dos filtros de particulas que custam um balúrdio, é verdade mas isso pode resolvido em qualquer mecânico, qualquer casa consegue anular a FAP e acabam-se os problemas. Ao nível de problemas de eletricos de um hibrido será que se resolvem assim tão facilmente? Será que qualquer electricista consegue resolver o problema?

                                        É que a FAP ainda dá para anular agora o sistema eletrico de qualquer hibrido tem que funcionar sempre na sua plenitude,seja daqui a 5, 10 ou 15 anos.

                                        Fica aqui a questão tendo eu a ideia que os sistemas atuais são bastantes fiáveis nomeadamente os sistemas da toyota.
                                        Ponderei ficar com o Astra e eliminar o FAP,até tinha pedido orçamento em uma das oficinas que realiza esse procedimento.
                                        Mas sinceramente, não quero contribuir para um ambiente cada vez poluído. Tenho filhos e não quero ser mais dos que contribuem para a poluição com os diesel sem FAP. Se o FAP existe é por alguma razão. Infelizmente deveria ser mais eficiente no processo da sua regeneraçoes, que causava muita frustração.
                                        Retirar o FAP não é a solução.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                          Falam dos filtros de particulas que custam um balúrdio, é verdade mas isso pode resolvido em qualquer mecânico, qualquer casa consegue anular a FAP e acabam-se os problemas.
                                          Se isso for ignorância, espero que te informes e deixes essa linha de argumentação. Se queres brincar com a tua saúde é problema teu, mas não tens o direito de por em causa a saúde de terceiros.

                                          A quem faz essas barbaridades só espero que um dia destes tenham de as pagar bem pagas com uma boa multa e o carro apreendido até reporem tudo a funcionar corretamente.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por lemor Ver Post
                                            Ponderei ficar com o Astra e eliminar o FAP,até tinha pedido orçamento em uma das oficinas que realiza esse procedimento.
                                            Mas sinceramente, não quero contribuir para um ambiente cada vez poluído. Tenho filhos e não quero ser mais dos que contribuem para a poluição com os diesel sem FAP. Se o FAP existe é por alguma razão. Infelizmente deveria ser mais eficiente no processo da sua regeneraçoes, que causava muita frustração.
                                            Retirar o FAP não é a solução.
                                            Tens toda a razão e fizeste uma boa opção.
                                            Sorte com a nova máquina.

                                            Comentário


                                              Bom eu estou dos dois lados da batalha, tenho um auris hsd e um laguna 1.9dci. Todos os preconceitos negativos acerca de cada tecnologia que aqui falam eu tenho a felicidade de não ter essa experiência própria. Então o laguna 1.9dci cada vez que é mencionado neste forum dizem logo que parte turbos semana sim semana sim, o meu tem 12 anos 222k km e o turbo de origem, sim com mudanças de óleo a cada 30k km como manda a marca.

                                              Comentário


                                                Engano..
                                                Editado pela última vez por iandrec; 13 December 2015, 19:42.

                                                Comentário


                                                  [QUOTE=iandrec;1068820979]Bem em relação às baterias como disse são mesmo 3500e Afcivic é o preço que a Honda está a pedir já são dois users que disseram! Se alguém sabe montar como tu é outra história! Mas o preço é aquele fui eu que fui a Honda perguntar porque o meu familiar não queria mais confusões!

                                                  Em relação ao Focus 1.0 125cv são como o gavela disse na casa dos 20 000 ou seja valores muito diferentes do Prius. E o prazer do Focus pelo chassis que tem e pelo motor com turbo nem tem nem de perto nem de longe nada a ver com a filosofia do Prius. São carros muito diferentes. Aliás quem os compra são clientes bem diferentes com expectativas bastante diferentes do carro que querem. Os condutores dos carros híbridos no geral e pelo que vejo tem estilos de condução muito regrada e sem grandes acelerações! É também lógico que para além do carro gastar pouco que a condução também ajude. Aliás todo o ambiente de bordo dos híbridos convida a uma condução tranquila!

                                                  Falo a partir da minha vivência é claro conduzi o Civic IMA um HCH e um Prius.
                                                  Editado pela última vez por iandrec; 13 December 2015, 19:41.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por lemor Ver Post
                                                    Ponderei ficar com o Astra e eliminar o FAP,até tinha pedido orçamento em uma das oficinas que realiza esse procedimento.
                                                    Mas sinceramente, não quero contribuir para um ambiente cada vez poluído. Tenho filhos e não quero ser mais dos que contribuem para a poluição com os diesel sem FAP. Se o FAP existe é por alguma razão. Infelizmente deveria ser mais eficiente no processo da sua regeneraçoes, que causava muita frustração.
                                                    Retirar o FAP não é a solução.
                                                    Concordo.

                                                    Continuo plenamente convicto de que algumas implementações do FAP são mais intrusivas do que outras, tornando-se insuportáveis em alguns tipos de utilização, e existindo essa possibilidade, faz mais sentido mudar de carro e estilo de mecânica.

                                                    E nessa mudança vejo como hipóteses válidas os hibridos, os motores a gasolina convertidos para GPL (no mercado de novos a oferta é mais escassa), ou mesmo o carro com um motor a gasolina "simples".

                                                    Se a função principal do carro for fazer trajectos diários muito pequenos, pode nem compensar ir para um híbrido, escolhendo em vez disso algo mais barato - a opção "lógica" se o carro fizer poucos km por ano.

                                                    É bom que existam as diversas hipóteses.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post

                                                      Não sei se um Prius consegue ser tão complexo quanto um "convencional" com "meia-dúzia" de extras, que cada vez estão mais presentes.
                                                      São só 21 centralinas

                                                      Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                                      o problema dos sistemas elétricos é a fadiga térmica.
                                                      muitos ciclos de aquecimento e arrefecimento, sao das maiores preocupacoes de quem projecta qualquer sistema electronico.
                                                      Exacto..era por aí que os tipos da samsung pegavam em alguns modelos de tv lcd deles. Colocavam uns condensadores da fonte de alimentação muito perto dos dissipadores e com baixa gama de temperatura de trabalho. Claro que aquilo ao fim de um tempo, rebentavam. Normalmente, quase sempre fora da garantia

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                                        Os carros hibridos tem um sistema electrifico bastante mais complexo que um carro normal certo? A nível do prius por exemplo não existe problemas conhecidos no sistema eletrico? Estou a tentar perceber se o facto de terem motores eletricos e uma gestão eletrica mais elaborada possa fazer com que possam a vir a trazer mais problemas no futuro ao nível do sistema eletrico.
                                                        Falam dos filtros de particulas que custam um balúrdio, é verdade mas isso pode resolvido em qualquer mecânico, qualquer casa consegue anular a FAP e acabam-se os problemas. Ao nível de problemas de eletricos de um hibrido será que se resolvem assim tão facilmente? Será que qualquer electricista consegue resolver o problema?

                                                        É que a FAP ainda dá para anular
                                                        agora o sistema eletrico de qualquer hibrido tem que funcionar sempre na sua plenitude,seja daqui a 5, 10 ou 15 anos.

                                                        Fica aqui a questão tendo eu a ideia que os sistemas atuais são bastantes fiáveis nomeadamente os sistemas da toyota.
                                                        Uma questão tão velha, tão debatida, mas lá continuam a aparecer os que se julgam mais espertos que outros, até ao dia em que levarem uma cacetada na carteira...

                                                        Quanto ao tópico, os híbridos estão cá para durar e recomendam-se.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por mpferreira Ver Post
                                                          que carneirada...
                                                          sai um cancro do pulmão para o senhor da mesa do fundo.
                                                          Isso não é um bocado hipócrita?

                                                          Todos nós poderíamos tentar usar meios de transporte menos poluentes.

                                                          Um carro mais pequeno e económico, ou mesmo usar outros transportes quanto possível: transportes públicos, car pooling, uma scooter, uma bicicleta, ir a pé, etc, ou simplesmente ficar em casa.


                                                          Além disso, pessoalmente tenho um carro velho sem FAP, EGR nem essas tretas. Deve poluir que se farta, mas não tenho dinheiro para um carro mais recente, especialmente se contar com despesas acrescidas de uma possível avaria num desses sistemas.

                                                          Comentário


                                                            Uma coisa é certa, os carros sejam eles quais foram são uma fonte de despesas.
                                                            Mais um exemplo que tem a ver com o tópico, retirado de outra fonte:

                                                            "Caros Amigos,
                                                            Chegou a minha vez! Bateria de tracção avariada! 10 anos e 121.000Km! Não fiz extensão de Garantia
                                                            Preço especial na Melisauto (Odivelas/Lisboa), incluindo diagnóstico, mão de obra e iva - 1600€.

                                                            Para ajudar os que tem Prius com 10/12 anos - sintomas - antes de aparecerem avisos no ecran/tabelier :

                                                            -Traços vermelhos quase vão abaixo (de 2 passa a um e talvez 0 por alguns momentos).

                                                            -Em poucas centenas de metros a carga da bateria enche toda e satura mesmo com os traços verdes no máximo.

                                                            Enfim...1ª despesa séria com o Prius! Além das mudanças de óleo e filtros, pneus e pastilhas à frente...
                                                            Um Abraço Natalício para todos! "

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                                              São só 21 centralinas
                                                              Esse número não é assim muito espantoso quando comparado com alguns carros com alguns anos de segmentos superiores.

                                                              Julgo que se listares os módulos que cada uma dessas 21 centralinas controlam, vamos ver muita coisa de itens comuns nos carros de hoje.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X