Originalmente Colocado por Jbranco
Ver Post
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Estou feliz! O mercado está a ir upmarket em todos os segmentos.
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Isso não é um pouco o conceito do over-engineered?
Os Série 5 e Classes E dos anos 90 são um excelente exemplo disso.
Originalmente Colocado por Vocsa Ver PostDeixei passar esta resposta por distracção.
Isso é obvio. Aliás tenho la na terrinha uma 4L com o ponteiro entortado (não passa dos 100 porque bate ).
Mas apesar de ser óbvio é uma comparação injusta. Em determinadas alturas da construção automóvel fazia-se o melhor que se conseguia dentro do que a tecnologia de cada marca permitia. Hoje não. Hoje temos carros descartáveis, a indústria tornou-se muito competitiva, há marcas em sufoco financeiro. Hoje temos a engenharia vs a contabilidade.
Se quiseres um exemplo concreto... pegamos num R19 do inicio dos 90's. E pegamos num Megane de hoje. É uma comparação injusta, claro. Mas acredita que se começares a desmontar o carro existe um conjunto de detalhes e de "atenção ao pormenor" que se perdem. Um carro demorava muito mais tempo a construir, hoje passa-se por cima de muito detalhe. Os acabamentos são bonitos e evoluiu-se em todas as direcções, mas... para mim o hoje constroi-se pior que há uns anitos atrás.
Agora que os carros de hoje são melhores? Isso parece-me demasiado óbvio para ser discussão.
Comentário
-
Originalmente Colocado por To Ver PostIsto do "premium" é como o "gourmet": apresentação diferenciada e preços pouco acessíveis, de modo a que os clientes sintam que estão numa posição diferente daquela que os seus concidadãos, em geral, conseguem atingir.
Tambem concordo que a palavra " Premium " é um pouco isso Pagas bastante mais por muito pouco ou o equivalente a uma bifana
Comentário
-
Originalmente Colocado por Vocsa Ver PostMas apesar de ser óbvio é uma comparação injusta. Em determinadas alturas da construção automóvel fazia-se o melhor que se conseguia dentro do que a tecnologia de cada marca permitia. Hoje não. Hoje temos carros descartáveis, a indústria tornou-se muito competitiva, há marcas em sufoco financeiro. Hoje temos a engenharia vs a contabilidade.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostAgora já vão tarde...
Mas alguém pensa isso? O Clio está tão longe do Megane como o Corsa do Astra, o Polo do Golf, and so on...
Quanto à evolução do III para o IV, tenho algum pudor em comprar o Clio IV (de aluguer) em que andei, com o III (Dinamique S) que tivemos cá em casa, visto haver diferenças nas versões.
Comentário
-
Sim, parece que estão sempre a mudar de ideias.
Começaram com S40/V40 (o que partilhava a plataforma com o Mitsubishi Carisma e era fabricado na Holanda), passaram para S40/V50 (com a plataforma do Focus contemporâneo) e agora têm só a V40.
Mas pelo menos agora parece que finalmente alinharam a gama com os segmentos "tradicionais", pelo que já não deve haver lugar a confusões.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Pastis Ver PostÉ bonito sim sr. mas tem um suspensão péssima um estabilidade medonha... Enfim, nem percebo qual o interesse de lhe espetar com materiais de alta qualidade interior e motores potentes.
E eu detesto o Clio IV, detesto aquele interior de formas estranhas (materiais com que é feito é um mal menor mas até aqui um Clio II de base consegue ser melhor...), de ter uma visibilidade execrável e de não ter equipamentos que no Clio II eram "oferta"... Mas tudo isto, é o resultado de cortes que permitam a rentabilidade. E isto, é transversal a toda e qualquer marca ou modelo ou segmento.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostPremium é um conceito que existe há muito tempo, no entanto ele não era usado com a frequência dos dias de hoje. Eu acho até que foi precisamente a minha geração, que é uma geração de deslumbrados e pretensiosos, que desatou a usar esse conceito por tudo e por nada. Como antes escrevi, nunca ouvi a geração dos meus país e avós usarem essa expressão. Há 40 ou 50 anos simplesmente não se usava.
Mas subitamente, de há 20 ou 30 anos a esta parte, o uso desse expressão passou a estar por todo o lado.
A necessidade de valorizar coisas banais e corriqueiras, levou ao uso de expressões como premium, para tentar mostrar a tal diferenciação para outras propostas.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostNo caso do Golf apenas notei uma pequena regressão do IV para o V e depois de novo do VI para o VII. Mas em ambos os casos nada de muito evidente. Em todo o caso a qualidade do VII está a anos luz do I.
Com o V, a VW quis voltar à imagem de betão que o Golf II havia cimentado mas o mercado considerou-o demasiado austero e caro. Daí o VI ter aparecido, que não é mais que uma profunda renovação do V. A VW aproveitou o facto de a imprensa e meio mundo estarem a dizer que a renovação era a nova geração VI e aproveitou isso até para se demarcar ainda mais do "mau sucedido" V.
No VII, os cortes na qualidade percebida e real são mais notórios que nas gerações anteriores, tudo em prol da rentabilidade.
Comentário
-
Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostO Golf IV foi o pior Golf de todos, seja em fiabilidade ou qualidade real. Mas o mundo andava todo deslumbrado com a, suposta, qualidade dos materiais.
Com o V, a VW quis voltar à imagem de betão que o Golf II havia cimentado mas o mercado considerou-o demasiado austero e caro. Daí o VI ter aparecido, que não é mais que uma profunda renovação do V. A VW aproveitou o facto de a imprensa e meio mundo estarem a dizer que a renovação era a nova geração VI e aproveitou isso até para se demarcar ainda mais do "mau sucedido" V.
No VII, os cortes na qualidade percebida e real são mais notórios que nas gerações anteriores, tudo em prol da rentabilidade.
O Golf IV era, na verdade, um ultrarestyling do III. Um pouco como a Ford fez com o Fiesta Mk3/4.
E isso limitou-o terrivelmente numa coisa: chassis e habitabilidade. Por oposição, a VW apostou na apresentação de um interior que se destacava de toda a concorrência em materiais e acabamentos que nunca o segmento C tinha visto (excepto se pensarmos no A3 que havia saído 1 ano antes), nomeadamente mousse e rubber touch.
Se ainda hoje se entrar num IV pode ser verificada a solidez do conjunto (particularmente comparando com um rival da época), e a presença de materiais moles -que sendo comuns na actualidade- não o eram há 20 anos, muito menos no segmento C. O que dá/deu mau aspecto e o fez envelhecer mal foi todo o rubber touch que descasca, algo comum áquela geração de veículos que inaugurou e surfou a onda do rubber touch. E nem falo na qualidade da pintura e dos ajustamentos que dá um baile a qualquer produto do segmento daqueles anos...
O V apostou num chassis novo, essencialmente respondendo à critica feita no anterior e apostou também num pilar A mais alto e na subida do habitáculo tal como o 307 tinha feito. E foi bastante criticado por um downgrade na qualidade do interior por via da redução dos materiais moles. Era caro, mas sobretudo porque o IV tinha elevado o nome/imagem ao ponto do mercado poder vir a pagar mais (depois verificou-se que esticaram a corda demasiado...) e o chassis era também bem mais caro de produzir, desde logo pelo multilink e a direcção electromecânica bastante complexa.
Contudo, o menor rubber touch desgastável fá-lo resistir melhor ao passar dos anos apesar de todos os materiais moles terem reduzido a sua espessura e outros terem mesmo passado a duros. A revisão que teve algures 2 anos após o lançamento aumentou ainda mais essa tendência de cortar no rubber touch (que continuava a descascar, vejam os V de 2003-2005 que envelhecem bem pior que os seguintes) e aproveitou para solucionar o maior problema que havia sido criado...os faróis frontais escurecidos ficavam amarelos/queimados precocemente o que dava um péssimo aspecto (também algo muito comum aos veículos lançados no início dos anos 00, veja-se que o Clio III teve que realizar "operação" idêntica no seu ciclo de vida).
Por sua vez, o VI foi um mega-restyling e novamente respondeu às criticas feitas no V, e regressou a aposta nos plásticos moles no tablier e portas. Paralelamente a VW procurou uma racionalização do processo de fabricoficando, provavelmente, como o Golf mais equilibrado no que à qualidade de construção diz respeito já que...
...o VII já veio cortar novamente procurando uma maior rentabilidade particularmente nos materiais utilizados nas portas traseiras criando uma diferenciação evidente entre a frente e a traseira do habitáculo.Editado pela última vez por Andre; 06 July 2016, 19:04.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Superfast Ver PostFinalmente temos no mercado carros em todos os segmentos com melhor qualidade. Acabou-se a estratégia de ter que ir para ultimates modelos para ter uma cabine luxuosa.
O Corsa foi remodelado para ter um interior premium (na versao cosmo).
O Clio III facelift vem ai para ter um interior upmarket.
O Novo fiesta a maioria do investimento é ter um interior upmarket.
O facelift do Golf VII com o virtual cockpit e ecra de 9,5 polegadas. O Polo com possibilidade de ter LED (nem sequer tem opção de xenon).
O Astra com matrix LED.
Devido ao fenomeno europeu dos clientes quererem cada vez mais Segmento B e C e melhor equipados.
Como e que voces veem esta evolução do mercado. Possibilidade de ter um segmento B luxuoso e nao ser obrigado a ir para um Segmento C ou D para ter Luzes LED, cabine upmarket, Travagem automatica em cidade, sensores, camara traseira.
A minha opiniao: Para mim é fantástico.
Mas é facto que alguns equipamentos generalizaram-se em todos os segmentos... Mas como compreendes, se todos os smartphones têm câmara e há tablets por 50€, porque não pode um automóvel ter esses extras?
De há uns anos para cá, que a qualidade tem diminuído para dar lugar aos equipamentos... Se não, vê:
O Clio IV, tem um tablet, que enche o olho e é o suficiente para satisfazer alguns clientes... Qualidade, o anterior devia ter mais!
O Corsa, parece um facelift, mudaram os botões em relação à versão de 2007. Já é premium?
O Polo parece um carro antigo, não tem muita beleza, mas tem um interior bem construído. O Seat Ibiza nem o interior se safa... Salva-se o Skoda Fabia!
Os japoneses, estão desvanecidos... O Micra joga num segmento inferior, o Colt a mesma coisa, o Yaris só tem a mais valia na versão Hybrid e a Honda não tem nada... Salva-se o Mazda 2!
A ser comprador de um segmento B, no momento, só optava pelo Hyundai i20, Mazda 2 ou Peugeot 208. São a meu ver as únicas alternativas credíveis para quem quer um carro de pequenas dimensões com o mínimo de estética e conforto...
Comentário
-
Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
Zurique tem radares em muitas zonas de 50 e quase todos os cruzamentos tem radar de vermelho.
Ou seja ao viver aqui ha 5 anos onde o limite e o que esta escrito e nao a liberdade de cada um. Todos os Portugueses que chegam ca e contacto tambem querem ser os reis e depois ficam muito triste pq compraram um C220 cdi 177 cavalos e ha muitos Polo GTI, Corsa OPC que dao ratada forte.
Eu diria que o mais importante aqui sera os 40-120 e nao tanto o comportameto em ter um fiat uno turbo como o Ze bone.
E facil entender que se houver radares apos sinal de proibicao de 40 ou 60 e depois uma zona de 120 ou sem limite (como no Sul da Alemanha) o conforto de se fazer 60---160 e mto mais importante que ter um ax gti.
Dai achar que um Golf 1.4 TSI ou similar e mais valorizado do que ter um AX GTI. Imaginem que em Lisboa os limites de 50 eram mesmo 50 e muitas zonas aqui sao 30.
Que interessa ter um AX GTI. Nos temos sorte pq em Portugal nao ha controlo apertado
por não haver controlo apertado em Portugal , não te esqueças q as arvores em Portugal não se desviam , não é como na Suiça ...
quando fores de fèrias ,não vàs andar em Portugal como um frustrado q deve seguir as leis 11 meses do ano e até se borra todo quando vé a policia suiça
e não te esqueças de contar na aldeia que durante 11 meses tens q andar pianinho , so' fazes o "esperto" quando vais dar uma volta na Alemanha a fazer rotundas a esgalhar
Comentário
-
Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Postlindo post , merece palmas ( ou palmadas )
por não haver controlo apertado em Portugal , não te esqueças q as arvores em Portugal não se desviam , não é como na Suiça ...
quando fores de fèrias ,não vàs andar em Portugal como um frustrado q deve seguir as leis 11 meses do ano e até se borra todo quando vé a policia suiça
e não te esqueças de contar na aldeia que durante 11 meses tens q andar pianinho , so' fazes o "esperto" quando vais dar uma volta na Alemanha a fazer rotundas a esgalhar
Nem e preciso ir a Portugal. Quando vou de mustang 5.0 V8 ou um M3 a italia e igual. La vem o ppl todo a fazer revs ate as 8000 em semaforos.
Um user postou que os impostos desvirtua o mercado automovel. A falta de fiscalização tambem. Falar em comportamento em carros desenhados para andar na cidade.
Se estivermos a falar de um M3 ou um 911 para ir para 1 pista e ai ve-e bem as diferenças ainda percebo. Para andar a 200 na Autobahn tb nao tem nada a ver com comportamento, mais travoes, potencia do motor e segmento do carro (o Segmento mais vendido agora sao os SUV. Um X3 3000 turbo a gasolina faz bem 220 na autobahn. Nao e preciso nenhum 911 GTS.
Quando se fala de segmentos B com motores de 100 cavalos para fazer 2 circular ou Saldanha falar em comportamento. So se o pessoal andar a conduzir de forma irresponsavel.
Com fiscalização, os parametros de um carro sao muito importantes: Bi-Xenon, travagem decente, pneus trocados a tempo e horas.
Comentário
-
Originalmente Colocado por zQuatro Ver PostMas é suposto os carros ficarem piores?
Isto e 1 tentativa de dirigir as pessoas para 1 segmento acima.
Com o Cosmo no Opel Corsa (bi-xenon, estofos em pele, tecto panoramico), o Rapid SpaceBack, o Clio facelift ha 1 maior diversidade.
Eu nao estou a falar das versoes base (algo que acho que o topico ou em Portugal parece nao ser percepcionado, e que um modelo tem varias versões...nao se pode comparar um Corsa Enjoy a um Cosmo).
E agora o Clio tb recebe o GT Line e possibildade de LEds.
Um exemplo perfeito é o VW UP. Agora recebeu o motor 1.0 turbo de 90 (infelizmente nao vai ter nenhum como o lupo de 125 ou 150 cavalos). Se eu preciso um carro exclusivamente para cidade e ocasionalmente fora porque tenho de me cingir a 1 C1 cheio de plasticos.
O VW up agora renovado com 90 cavalos e o carro ideal (com interior fantastico). Nao estou a falar de evolucao. Estou a falar de oferta.
Se eu quero um carro com estofos ventilados porque tenho de ir para um Mercedes E? Eu apenas quero fazer 20..30 km com o carro.
O mesmo se passou com o Mercedes S cabrio...em vez de aumentarem o carro p levar 4 adultos...que nunca e feito porque com o deflector os cabrios têm sempre 2 lugares mas agora temos um cabrio para o dia a dia S500 com potencia fantastica ou um mais puro e mais para track S63 amg cabrio.
A mesma pergunta..pq comprando um cabrio tenho de ter menos de 500 cavalos..Agora ha oferta
Comentário
-
Parece que o Up GTI vem ai :DDDDDDDDD. O Up tem 1 chassis amazing:
http://www.autocar.co.uk/car-news/ne...val-abarth-595
Comentário
-
Ainda sobre o comportamento:
"One word of warning, though: all of the above applies to an Up rolling on 15in wheels. We also tried one with 17s and it proved far less impressive. The tyres' shallower sidewalls and the wheels' additional unsprung weight caused the Up to crash and thump without any improvement to handling. The suspension may still be noisy on smaller wheels, but you don’t feel anywhere near as many imperfections."
Eu vejo muita gente a meter pneus 17,,,18 em carros com 100 cavalos e ainda vi um mini cooper com Pneus run flat....claro que o comportamento vai ser 1 porcaria. É facil fazer m****. Acreditem
Por isso quando avaliarem um carro vao para o Estoril, troquem pneus...experimentem varias versoes........e leiam imprensa. Se a vossa opiniao for mto diferente da km77, autocar...topgear.....etc...algo esta mal na vossa versao não no modelo.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Superfast Ver PostEu meti este post porque aqui no forum so vejo people a falar em comportamento. Em carros do segmento B que sao feitos para cidade onde os limites sao 30 ou 50 vao ver o comportamento onde?
Nem e preciso ir a Portugal. Quando vou de mustang 5.0 V8 ou um M3 a italia e igual. La vem o ppl todo a fazer revs ate as 8000 em semaforos.
Um user postou que os impostos desvirtua o mercado automovel. A falta de fiscalização tambem. Falar em comportamento em carros desenhados para andar na cidade.
Se estivermos a falar de um M3 ou um 911 para ir para 1 pista e ai ve-e bem as diferenças ainda percebo. Para andar a 200 na Autobahn tb nao tem nada a ver com comportamento, mais travoes, potencia do motor e segmento do carro (o Segmento mais vendido agora sao os SUV. Um X3 3000 turbo a gasolina faz bem 220 na autobahn. Nao e preciso nenhum 911 GTS.
Quando se fala de segmentos B com motores de 100 cavalos para fazer 2 circular ou Saldanha falar em comportamento. So se o pessoal andar a conduzir de forma irresponsavel.
Com fiscalização, os parametros de um carro sao muito importantes: Bi-Xenon, travagem decente, pneus trocados a tempo e horas.
A mim não me interessa a qualidade dos materiais do habitáculo, se tem GPS, AC Auto, etc. Interessa-me que aquilo curve, trave, ande e seja minimamente cómodo.
Comentário
-
Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostO Golf IV foi o pior Golf de todos, seja em fiabilidade ou qualidade real. Mas o mundo andava todo deslumbrado com a, suposta, qualidade dos materiais.
Com o V, a VW quis voltar à imagem de betão que o Golf II havia cimentado mas o mercado considerou-o demasiado austero e caro. Daí o VI ter aparecido, que não é mais que uma profunda renovação do V. A VW aproveitou o facto de a imprensa e meio mundo estarem a dizer que a renovação era a nova geração VI e aproveitou isso até para se demarcar ainda mais do "mau sucedido" V.
No VII, os cortes na qualidade percebida e real são mais notórios que nas gerações anteriores, tudo em prol da rentabilidade.
Comentário
-
Originalmente Colocado por risento Ver PostLOL, acreditas mesmo nisso?
on Tapatalk
Quer seja home cinema...hifi..maquinas fotograficas..ou automoveis.
Na Autocar a review de 1 modelo sao 10..12 paginas de informacao relevante.
Na AH fizeram um comparativo com 2 paginas.
como este topico eu diria que os portugueses nao querem factos. Apenas opinioes...e opinioes com base numa experiencia unica.
Entender que um fiesta ST nao e um fiesta 1.4 tdi e importante.
Nao e andar num fiesta apenas e dizer q o modelo nao presta.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostA questão é que em Portugal, devido ao preço absurdo dos carros, muita gente tem que comprar um segmento B para toda a obra. Logo é lógico falar-se em comportamento. Eu, por exemplo, tenho que fazer entre 400 a 800 km por semana num Corsa D, porque é o carro que a empresa (a maior do sector em Portugal) me fornece.
A mim não me interessa a qualidade dos materiais do habitáculo, se tem GPS, AC Auto, etc. Interessa-me que aquilo curve, trave, ande e seja minimamente cómodo.
Alias na EU28 a VW vendeu 400 000 enquanto peugeot renault 200 000 cada.
Quando falamos de carros de servico sao os acordos feitos. Portugal..Polonia..Romenia..Hungria todas sofrem do mesmo.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Superfast Ver PostAqui estamos a falar de salarios e renting. O renting basicamente e prestacao relacionada com a desvalorizacao do carro. Na Europa a VW e rei. Os valores de revenda sao incriveis.
Alias na EU28 a VW vendeu 400 000 enquanto peugeot renault 200 000 cada.
Quando falamos de carros de servico sao os acordos feitos. Portugal..Polonia..Romenia..Hungria todas sofrem do mesmo.
Eu falo-te da importância do factor comportamento num segmento B, e tu respondes-me com os números de vendas da VW?
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário