Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos carros eléctricos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post

    Essas contas são relativas, falta o consumo de lisboa a almodôvar.

    Fiz média de 5l/100 a 120km/h no 1º ano que fui, abasteço a 1.5€/l, dá 45€ para 600km.
    O carro do colega, também não é o mais eficiente, e não tivemos em consideração o tipo de condução.

    Simplesmente fiz contas com os meus consumos e com gasóleo Evologic que é o que uso.

    Podemos fazer contas com um TM3 e com um bi horário, se preferires, mas a discussão não é bem esta.
    Editado pela última vez por lelo1520; 05 April 2024, 18:09.

    Comentário


      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post

      Sim sim... Andar em meio urbano quase em exclusivo, com postos a cada esquina e com várias paragens ao longo do dia é um exemplo real e que copia os hábitos da maioria dos condutores, ó se é!
      O que tu chamas "os hábitos da maioria dos condutores", chegaste lá por adivinhação ou tens algum dado que não está reflectido nos estudos sobre a matéria?

      Comentário


        Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
        Exclusive: Tesla scraps low-cost car plans amid fierce Chinese EV

        https://www.reuters.com/business/aut...on-2024-04-05/

        a se confirmar:
        - Model 2 cancelado.
        - prioridade para robô táxi e afins.

        Não acreditava no model 2 no próximo ano, mas pensei que ainda iam fingir que ia mesmo acontecer.

        a prioridade vai para algo que se está a revelar muito complicado por todas as marcas, mas que deixa os investidores de água na boca e torna as ações na tesla num óptimo negócio. Em 2024 acredita quem quer. Estou curioso para ver se isto vai ter sucesso em inflacionár as ações, que é a única coisa que lhe interessa.
        E. Musk desmentiu no X há cerca de 2h

        Comentário


          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
          Ja nem vale a pena a resposta...
          Eu sei que não. Mas o teu ego não te deixou ficar inactivo.

          Comentário


            Originalmente Colocado por jhermen Ver Post

            O que tu chamas "os hábitos da maioria dos condutores", chegaste lá por adivinhação ou tens algum dado que não está reflectido nos estudos sobre a matéria?
            Sai do teu mundinho, apenas e só.

            Se achas que uma utilização tipo táxi (olha, também há táxis VE) é igual a qualquer outra utilização que implique fazer várias dezenas ou centenas de quilómetros para todos, revela bem o quão desconheces as necessidades da maioria dos condutores que o fazem.

            Achas que quem anda em ambiente suburbano, interurbano, seja por estrada ou AE, se pode dar ao luxo de carregar o veículo sempre que queira ou entre clientes?

            Comentário


              Originalmente Colocado por jhermen Ver Post

              Eu sei que não. Mas o teu ego não te deixou ficar inactivo.
              Quando se lê determinadas asneiras, não é possível.

              Comentário


                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post

                Arranja aí um 7 lugares com autonomia de 400 Km. O ideal seria os 900-1000 mas estou a simplificar-te a vida.
                Kia EV9?

                https://www.arenaev.com/kia_ev9_99_8...-specs-448.php

                Comentário


                  Por 80 mil euros é o ideal para famílias numerosas sem dúvidas.

                  Comentário


                    grande jogada da xiaomi, a ter o patrão da loja a abrir a porta do carro (e não só) aos primeiros clientes que foram buscar o SU7.
                    correu as redes sociais (com críticas excecionais) como um furacão...

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post

                      Sai do teu mundinho, apenas e só.

                      O meu mundo e a minha paixão são mesmo os ICE´s.

                      No meu dia a dia percorro 30 Kms, utilizo um VE com um custo de utilização de 2€/100 Kms.

                      Quando faço as maiores deslocações, raramente ultrapassam os 300 Kms. São recuperados numa noite na garagem.
                      Se necessitar de fazer mais de 300 kms, uma paragem de 15 minutos recupera 200 kms de autonomia.

                      Este perfil, é o comum a mais de 90% de utilizadores de viaturas diariamente.

                      Quando participo num encontro de viaturas que fazem parte da minha paixão, e que por norma ocorrem em França, Alemanha ou Suiça, agarro num dos meus ICE´s e posso fazer 4 ou 5 mil quilómetros numa semana.

                      Tu não vais perceber, mas fica evidenciado quem faz parte desse mundinho...​

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post

                        Arranja aí um 7 lugares com autonomia de 400 Km. O ideal seria os 900-1000 mas estou a simplificar-te a vida.
                        Andar bem (mais 140km.h), autonomia para mais de 400km, são coisas que não existem nos EV.

                        Não batam mais no ceguinho.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                          Exclusive: Tesla scraps low-cost car plans amid fierce Chinese EV

                          https://www.reuters.com/business/aut...on-2024-04-05/

                          a se confirmar:
                          - Model 2 cancelado.
                          - prioridade para robô táxi e afins.

                          Não acreditava no model 2 no próximo ano, mas pensei que ainda iam fingir que ia mesmo acontecer.

                          a prioridade vai para algo que se está a revelar muito complicado por todas as marcas, mas que deixa os investidores de água na boca e torna as ações na tesla num óptimo negócio. Em 2024 acredita quem quer. Estou curioso para ver se isto vai ter sucesso em inflacionár as ações, que é a única coisa que lhe interessa.
                          Se isso se confirmar, e eu prefiro aguardar para ver, o Musk terá que ser corrido da Tesla pois isso será uma decisão que compromete por completo o crescimento da empresa.
                          Tem muitos detalhes que dão credibilidade, e o facto de a Reuters ter revisto mensagens internas da Tesla então... Caramba.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por crditurbo Ver Post

                            Andar bem (mais 140km.h), autonomia para mais de 400km, são coisas que não existem nos EV.

                            Não batam mais no ceguinho.
                            Consumo

                            El consumo energético del Kia EV9 ha sido muy elevado en la semana de diciembre que he probado este coche. Fueron unos días en los que temperatura estuvo siempre por debajo de 15 ºC.
                            En tramos interurbanos y carreteras secundarias llanas ha rondado los 21 a 23 kWh/100 km. En escenarios menos favorables, como ciudad y autopista, lo normal fue estar por encima de 26 kWh/100 km. En ciudad los motores invierten mucha energía en movilizar semáforo tras semáforo las 2,7 toneladas de masa; en autopista el problema está en una carrocería que si bien penetra eficazmente el viento (Cx de 0,28), expone una enorme superficie (la resistencia aerodinámica es proporcional al Cx y a la superficie frontal; más información).
                            En la prueba de consumo de autopista que utilizamos de referencia gastó 29,9 kWh/100 km. Es muchísimo en términos relativos y absolutos. Un Mercedes-Benz EQS SUV 580 (544 CV) completó ese mismo recorrido con una media de 24,0 kWh/100 km. Lo hizo en un día más caluroso (28 ºC), por lo que seguramente su sistema de acondicionamiento térmico para el sistema propulsor tuvo que trabajar menos que el del Kia. Pero con todo, la diferencia es muy abultada (recuerdo que la climatización del habitáculo la desconectamos siempre en este prueba). Solo hemos probado un eléctrico que consumiera más en este trayecto, la furgoneta Toyota Proace Verso (33,2 kWh/100 km).
                            Lo que salva al EV9 de ser un desastre como coche para viajar son dos factores. El primero, es que tiene una batería muy grande, de 99,8 kWh de capacidad bruta (no sabemos la aprovechable). Esto da una autonomía suficiente como para animarse con cierta tranquilidad a irse de vacaciones con la familia. Con una carga completa, el climatizador conectado y cinco plazas ocupadas (y equipaje en el maletero) es posible hacer trechos de 250 a 280 km de autopista y parar en un punto de recarga con un margen de un 10 o un 15 % de batería restante aproximadamente. El segundo factor es la velocidad de recarga, como veremos en el siguiente epígrafe.

                            No caso do EV9 em AE, nem é preciso ir a mais de 140 km/h.
                            No teste do KM77 com média real de 120 km/h. foram quase 30kwh/100. Dá para +- 300 kms a chegar quase a zero.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                              E que seja uma floresta de carregadores e carros com autonomia decente. Dado que ainda é mais deserto que floresta.

                              As discussões, como as viagens nestes carros, esbarram sempre no mesmo. As limitações da tecnologia face a quem utiliza os carros de forma mais intensa, seja em lazer ou trabalho.


                              Tens que definir o que é forma intensa, porque cenários hipotéticos como uma viagem anual ao AIA com crianças no carro a velocidades de contra-ordenação muito grave não cabe nessa definição. Quanto muito serve para fazer queixa ao CPCJ se de facto se confirma esse cenário.
                              Além de que se faz sem problemas começando com uma bateria nos 100% e com velocidades nos limites da lei (entre 110 e 130 com picos aos 150 para ultrapassagens). Se vamos falar de utilização intensa já levo 37,000km em 15 meses com o carro.Tu andas para aí a inventar cenários hipotéticos, eu já levo dezenas de milhares de km com um EV. Com viagens de trabalho diárias de 110km, viagens á Holanda, viagens de lazer perto do teu cenário hipotético, road-trips de 900km no pico de Inverno com carro cheio e por aí fora. Nunca tive problemas.
                              Se não tens mente aberta não há nada a fazer. É pena.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por jhermen Ver Post



                                Este perfil, é o comum a mais de 90% de utilizadores de viaturas diariamente.


                                Qual é a fonte?

                                Comentário




                                  Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post

                                  Tens que definir o que é forma intensa, porque cenários hipotéticos como uma viagem anual ao AIA com crianças no carro a velocidades de contra-ordenação muito grave não cabe nessa definição. Quanto muito serve para fazer queixa ao CPCJ se de facto se confirma esse cenário.
                                  Além de que se faz sem problemas começando com uma bateria nos 100% e com velocidades nos limites da lei (entre 110 e 130 com picos aos 150 para ultrapassagens). Se vamos falar de utilização intensa já levo 37,000km em 15 meses com o carro.Tu andas para aí a inventar cenários hipotéticos, eu já levo dezenas de milhares de km com um EV. Com viagens de trabalho diárias de 110km, viagens á Holanda, viagens de lazer perto do teu cenário hipotético, road-trips de 900km no pico de Inverno com carro cheio e por aí fora. Nunca tive problemas.
                                  Se não tens mente aberta não há nada a fazer. É pena.
                                  Já tinha dado isto por terminado, e nem estava para trazer a utilização profissional para aqui, mas...

                                  37 mil km em 15 meses? Só nos primeiros 3 meses do ano foram 10 mil km, e esteve umas 3 semanas parado devido a férias e motivos de saúde...

                                  As viagens oscilam entre os 200 km/dia, quando vou ao escritório, e os 700/800 quando vou visitar clientes ao Norte. A maior deslocação foi de 910 km num dia, em que sai de Valladolid, estive 6 horas num cliente em León, incluindo almoço rápido, fui a LX levar um colega e vim para o Ribatejo. De vez em quando também tenho que dar um "pulinho" a Madrid...

                                  Este cliente, tal como "todos" os outros, não possui carregadores para uso de "externos".

                                  Mesmo assim, em termos de km anuais, não bate a ex-Megane, que chegou a fazer quase 50 mil num ano. Quando iamos para LX todos os dias, e ao Sábado ia para Coimbra. Esta não era sequer utilizada em serviço nessa altura. Por isso é que esteve quase a vir um Zoe, só para cobrir o casa-trabalho .

                                  O cenário que coloquei é real, e duvido que o faças sem carregamentos intermédios. Da porta da minha casa ao AIA são 289 km, portando 588 km.

                                  Não é uma questao de ter mente aberta ou não. Estas são as distâncias que percorro. Se podia, por vezes dormir (mais) uma noite fora e dividir os km? Podia, mas já me chega quando tenho que ficar fora uma semana, ou a minha mulher. Portanto ambos fazemos este tipo de esforço... Eu mais em km (tenho andado menos por Espanha) e a minha mulher em horários "malucos" de aviões. É a vida de um casal que quer singrar profissionalmente (ambos e não apenas um) e tem 2 filhos pequenos, em vez de ficar a lamentar-se aqui por um emprego na câmara municipal.

                                  Ps: conheço quem faça mais km que eu (~60 mil km) num EV6, mas é todos os dias o mesmo percurso, e com hipótese de carregar pelo meio se precisar. Até porque tem empresa com instalações próprias.
                                  Pps: A 225e da minha mulher, que pouco anda para os nossos hábitos, está com 20 mil km em 11 meses.





                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por edununo Ver Post

                                    Consumo

                                    El consumo energético del Kia EV9 ha sido muy elevado en la semana de diciembre que he probado este coche. Fueron unos días en los que temperatura estuvo siempre por debajo de 15 ºC.
                                    En tramos interurbanos y carreteras secundarias llanas ha rondado los 21 a 23 kWh/100 km. En escenarios menos favorables, como ciudad y autopista, lo normal fue estar por encima de 26 kWh/100 km. En ciudad los motores invierten mucha energía en movilizar semáforo tras semáforo las 2,7 toneladas de masa; en autopista el problema está en una carrocería que si bien penetra eficazmente el viento (Cx de 0,28), expone una enorme superficie (la resistencia aerodinámica es proporcional al Cx y a la superficie frontal; más información).
                                    En la prueba de consumo de autopista que utilizamos de referencia gastó 29,9 kWh/100 km. Es muchísimo en términos relativos y absolutos. Un Mercedes-Benz EQS SUV 580 (544 CV) completó ese mismo recorrido con una media de 24,0 kWh/100 km. Lo hizo en un día más caluroso (28 ºC), por lo que seguramente su sistema de acondicionamiento térmico para el sistema propulsor tuvo que trabajar menos que el del Kia. Pero con todo, la diferencia es muy abultada (recuerdo que la climatización del habitáculo la desconectamos siempre en este prueba). Solo hemos probado un eléctrico que consumiera más en este trayecto, la furgoneta Toyota Proace Verso (33,2 kWh/100 km).
                                    Lo que salva al EV9 de ser un desastre como coche para viajar son dos factores. El primero, es que tiene una batería muy grande, de 99,8 kWh de capacidad bruta (no sabemos la aprovechable). Esto da una autonomía suficiente como para animarse con cierta tranquilidad a irse de vacaciones con la familia. Con una carga completa, el climatizador conectado y cinco plazas ocupadas (y equipaje en el maletero) es posible hacer trechos de 250 a 280 km de autopista y parar en un punto de recarga con un margen de un 10 o un 15 % de batería restante aproximadamente. El segundo factor es la velocidad de recarga, como veremos en el siguiente epígrafe.

                                    No caso do EV9 em AE, nem é preciso ir a mais de 140 km/h.
                                    No teste do KM77 com média real de 120 km/h. foram quase 30kwh/100. Dá para +- 300 kms a chegar quase a zero.

                                    O EQS 450+ é das berlinas que faz mais km, consegue 500km a 110km.h, a 140km.h nao deve chegar aos 400km.

                                    Comentário


                                      https://youtu.be/2d7SO8zaDdA?si=vTxjH3rnDSsuMSty

                                      Comparativo muito interessante e a Tesla tem uma grande vantagem, os carregamentos ficam a metade, digamos que cá a oferta não é assim tanta por isso vale o que vale.

                                      Cumps

                                      Comentário


                                        Aqui são 35000km em EV por ano. Podiam ser 70000km/ano que continuava a conseguir usar apenas tomadas de máximo de 16A.

                                        Comentário


                                          Fiz a inspeção na passada 6ªfeira aqui ao pilhas de casa...ZOE Q210 22kW...e passado 1 ano da última inspecção (falhei por 1 dia 😅)...o carrito "só" fez 25000km.

                                          Nada mau para uma bateria com 20kW úteis no dia-a-dia?

                                          Comentário


                                            Bateria da StoreDot que leva 10 minutos a carregar 70% da carga apresenta bons resultados em teste de degradação. Usam silício em vez de grafite e já têm investimento da Mercedes, Polestar e Vinfast.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por ganancia Ver Post


                                              O objetivo será carregar quando o carro se aproximar dos 20%, mas:
                                              I) Chegar perto dos 20% pode levar 2 a 3 semanas (a menos que se preveja ir necessitar de andar mais com o carro). O carro tem pouco uso.
                                              II) com grande probabilidade o carro termina a primeira dessas semanas acima dos 70%. Passando vários dias acima dos 80-90%. É isto que considero uma percentagem alta.
                                              III) o carregamento é lento a 3kw. Como o carregamento levaria ~20h 0-100%, nem sei se vale a pena carregar tudo de uma vez ou se mais vale carregar ao chegar aos 50% para levar uma “noite” a atestar.
                                              Não faz sentido estar à espera dos 20% para carregar. Mas contas de merceeiro, isso dá uns 120km por semana ou semelhante, quase que dá para carregar o carro apenas uma vez até aos 100% a cada 15 dias. Equivale aproximadamente a um ciclo completo a cada 30 dias.

                                              As voltagens das baterias LFP são mais baixas que as NMC, daí que tenham menos degradação e consigam mais ciclos completos de carga / descarga. O único problema são as temperaturas altas, mas com uma boa gestão da bateria nem se coloca a questão.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post



                                                Qual é a fonte?
                                                A pergunta não é dirigida a mim, mas existem estudos sobre isso, tens um bastante completo do ACP de 2018, antes da pandemia.

                                                https://www.acp.pt/resourcesuser/est...ues/index.html

                                                Destaco:

                                                De notar que o número de quilómetros percorridos anualmente é mais elevado para os automóveis a gasóleo (12 mil km) que para os que usam qualquer outro tipo de combustível: 6,5 mil para os a gasolina; híbridos ou GPL na ordem dos 11 mil km e os elétricos com cerca de 9 mil km.

                                                Existe também uma razão para os plug-ins terem uma autonomia a rondar os 50km, em vários estudos por essa Europa fora (e até Estados Unidos) a média diária de utilização de um carro anda entre os 30 e os 40 km, que contas feitas bate certo até com o perfil levantado pelo ACP.

                                                Acredito que após a pandemia este valor possa ter descido ligeiramente. No meu caso passei a fazer quase menos 10 mil km por ano porque as reuniões deixaram de ser presenciais e o trabalho remoto cortou muitas deslocações aos escritórios.

                                                Eu percebo que os caixeiros viajantes aqui do fórum estejam frustrados porque ainda não existe um EV que vá de acordo com a sua utilização, mas são uma minoria.

                                                Comentário


                                                  EDP e stand-virtual estão a oferecer um cartão com 100kwh de oferta.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por wetlook Ver Post

                                                    A pergunta não é dirigida a mim, mas existem estudos sobre isso, tens um bastante completo do ACP de 2018, antes da pandemia.

                                                    https://www.acp.pt/resourcesuser/est...ues/index.html

                                                    Destaco:

                                                    De notar que o número de quilómetros percorridos anualmente é mais elevado para os automóveis a gasóleo (12 mil km) que para os que usam qualquer outro tipo de combustível: 6,5 mil para os a gasolina; híbridos ou GPL na ordem dos 11 mil km e os elétricos com cerca de 9 mil km.

                                                    Existe também uma razão para os plug-ins terem uma autonomia a rondar os 50km, em vários estudos por essa Europa fora (e até Estados Unidos) a média diária de utilização de um carro anda entre os 30 e os 40 km, que contas feitas bate certo até com o perfil levantado pelo ACP.

                                                    Acredito que após a pandemia este valor possa ter descido ligeiramente. No meu caso passei a fazer quase menos 10 mil km por ano porque as reuniões deixaram de ser presenciais e o trabalho remoto cortou muitas deslocações aos escritórios.

                                                    Eu percebo que os caixeiros viajantes aqui do fórum estejam frustrados porque ainda não existe um EV que vá de acordo com a sua utilização, mas são uma minoria.

                                                    Existem estudos mais recentes, creio que do Censos 2021 que detalham as deslocações nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, que totalizam um universo de cerca de 4,6 milhões de habitantes.

                                                    O caricato da questão colocada, é que só se questiona qual é fonte, aceitando tacitamente a não existência de divergências quanto aos restantes dados de autonomias e tempos de recarga apresentados. Face à actual evolução tecnológica, estes são inatacáveis, salvo se colocados em causa por mentes retrógradas, fechadas e doentias.

                                                    Sei que está em desuso mas, quando eu quero meter meias-solas nuns sapatos vou ao sapateiro, não vou à sapataria. Não entendo a motivação de quem, vem perder o seu tempo num tópico sobre VE´s, sabendo que o seu perfil de utilização de viatura automóvel não se enquadra nas viaturas em discussão nesse tópico. No mínimo é ilógico e irracional.

                                                    Sobre as limitações de um VE, ninguém as conhece melhor que o seu utilizador diário.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por jhermen Ver Post

                                                      Não entendo a motivação de quem, vem perder o seu tempo num tópico sobre VE´s, sabendo que o seu perfil de utilização de viatura automóvel não se enquadra nas viaturas em discussão nesse tópico. No mínimo é ilógico e irracional.

                                                      Sobre as limitações de um VE, ninguém as conhece melhor que o seu utilizador diário.
                                                      É por isso, estão na fase de "negociação" do diagrama clássico da esquerda. Ou então vêm praticar o nobre desporto de regatear segundo o da direita


                                                      Comentário


                                                        Esse gráfico nada tem a ver com a escolha de um determinado combustível e a adaptação dos hábitos ao mesmo...

                                                        No entanto não vejo porque uma pessoa em que os seus hábitos hoje não se coadunam com a utilização de um carro elétrico, não possa frequentar e comentar neste tópico. A evolução é constante e convém estar informado, para que no dia em que se proporcionar, se possa fazer uma escolha assertiva.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                          Esse gráfico nada tem a ver com a escolha de um determinado combustível e a adaptação dos hábitos ao mesmo...

                                                          No entanto não vejo porque uma pessoa em que os seus hábitos hoje não se coadunam com a utilização de um carro elétrico, não possa frequentar e comentar neste tópico. A evolução é constante e convém estar informado, para que no dia em que se proporcionar, se possa fazer uma escolha assertiva.
                                                          Dizes bem, estar informado, é sempre bom para futuras escolhas.

                                                          boa parte dos condutores comuns estão mt mal informados, seja relativo a electricos ou diesel, gasolina, gpl, etc.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por wetlook Ver Post
                                                            Existe também uma razão para os plug-ins terem uma autonomia a rondar os 50km...
                                                            Terem não...Terem tido em tempos...Actualmente a maioria dos plugins tem autonomias entre os 70 e os 110kms ou mais...

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                                                              Terem não...Terem tido em tempos...Actualmente a maioria dos plugins tem autonomias entre os 70 e os 110kms ou mais...
                                                              Ou mais ou menos, tal como outro carro qualquer vai depender do pé do condutor

                                                              Cumps

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X