Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos carros eléctricos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Tekk Ver Post
    Se hoje já houvesse uma rede de carregamentos decentes qualquer pessoa poderia ter um VE, porque há para todas as carteiras - principalmente no mercado de usados. Nas grandes cidades existe o problema de muita gente não ter garagem para carregar em casa, sim, e isso impede muita gente de poder já investir num.

    E não, o VE não é um Santo Graal, nunca foi e nunca será, mas é inquestionavelmente o passo seguinte na evolução da mobilidade pessoal porque é melhor em tudo para esse feito - e ainda há aspectos a melhorar.
    E todos os lugares de estacionamento vão ter postos?

    Só quando existir carregamento rápido de 5 min, e não 30, é que poderá ser um bocado mais viável.

    Além de que estes carregamentos rápidos são menos saudáveis para a bateria.

    Comentário


      Originalmente Colocado por typerfan Ver Post
      E todos os lugares de estacionamento vão ter postos?

      Só quando existir carregamento rápido de 5 min, e não 30, é que poderá ser um bocado mais viável.

      Além de que estes carregamentos rápidos são menos saudáveis para a bateria.
      Não é preciso haver postos em todos os lugares de estacionamento... isso é inviável. Basta haver postos rápidos bem distribuídos em maior quantidade e deixa de haver problema. Eu diria que ter uns 2 ou 3 postos por cada posto de combustível já dava para uma cidade com muuuuuitos VEs...
      Actualmente já é possível ter uns bons kms de autonomia com 10min de carga rápida, o problema é haverem poucos postos e muito frequentemente, má utilização destes. Principalmente porque ainda não se paga.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Tekk Ver Post
        A "comunidade" como a conheço está extremamente aberta a "novos membros". Quanto muito, existirá algum fundamentalismo em "forçar" o EV puro, desprezando os PHEV ou REx por parte de alguns extremistas que ainda não perceberam que é preciso haver uma transição gradual. Rápida sim, mas gradual.

        De resto, e para quem pensa pela sua própria cabeça, facilmente se concluirá o que melhor serve, EV (ou BEV), PHEV, Rex, HEV... desde que seja um passo na direcção certa, já é positivo.
        Pois, tentam evangelizar o que lhes serve a eles e aí de quem diga o contrário. Alguns desses fanáticos também andam por aqui

        Originalmente Colocado por Tekk Ver Post
        Não é preciso haver postos em todos os lugares de estacionamento... isso é inviável. Basta haver postos rápidos bem distribuídos em maior quantidade e deixa de haver problema. Eu diria que ter uns 2 ou 3 postos por cada posto de combustível já dava para uma cidade com muuuuuitos VEs...
        Actualmente já é possível ter uns bons kms de autonomia com 10min de carga rápida, o problema é haverem poucos postos e muito frequentemente, má utilização destes. Principalmente porque ainda não se paga.
        10 minutos com carga rápida quantos quilómetros fazem? 30 / 40 km? Tendo em conta que os eléctricos em velocidades de auto-estrada gastam muito mais se calhar os 10 minutos não chegam para ir até à próxima estação de serviço.

        Em cidade sim, será suficiente para as voltas.

        Comentário


          Eu se comprasse um eléctrico a pensar nas estações de carregamento, estava bem tramado.
          Para mim, o eléctrico é para carregar em casa, nas horas "mortas", em que há menos carga da rede e o preço do kW poderá ser mais barato, dependendo da tarifa.
          Sem falar que os carregamentos rápidos, principalmente logo após ter parado o carro, e voltar a andar logo de seguida não dão saúde nenhuma à química das baterias.

          Comentário


            Originalmente Colocado por fredgaia Ver Post
            Pois, tentam evangelizar o que lhes serve a eles e aí de quem diga o contrário. Alguns desses fanáticos também andam por aqui



            10 minutos com carga rápida quantos quilómetros fazem? 30 / 40 km? Tendo em conta que os eléctricos em velocidades de auto-estrada gastam muito mais se calhar os 10 minutos não chegam para ir até à próxima estação de serviço.

            Em cidade sim, será suficiente para as voltas.
            Em 10 minutos carregas que chegue para cerca de 50km, o que é suficiente para chegares a próxima área de serviço, mas estas a pegar no ponto fraco dos eléctricos, ainda não são a melhor solução para quem faz centenas de km por dia, se bem que li sobre um gajo é comercial e faz cerca de 600km por dia com um ioniq eléctrico, utilizando os PCR.

            Agora para quem faz menos de 150km por dia para ir trabalhar, ai o caso muda de figura, é muito interessante, e nas ferias ai sim utiliza os pcr.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
              Eu se comprasse um eléctrico a pensar nas estações de carregamento, estava bem tramado.
              Para mim, o eléctrico é para carregar em casa, nas horas "mortas", em que há menos carga da rede e o preço do kW poderá ser mais barato, dependendo da tarifa.
              Sem falar que os carregamentos rápidos, principalmente logo após ter parado o carro, e voltar a andar logo de seguida não dão saúde nenhuma à química das baterias.
              Só pode ser dessa forma para quem tem garagem.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                Eu se comprasse um eléctrico a pensar nas estações de carregamento, estava bem tramado.
                Para mim, o eléctrico é para carregar em casa, nas horas "mortas", em que há menos carga da rede e o preço do kW poderá ser mais barato, dependendo da tarifa.
                Sem falar que os carregamentos rápidos, principalmente logo após ter parado o carro, e voltar a andar logo de seguida não dão saúde nenhuma à química das baterias.

                Esta questão dos carregamentos rápidos versus vida das baterias, já perguntei e ninguém me sabe fazer uma correspondência entre as duas coisas, uns dizem que influência muito o tempo de vida, outros dizem que será pouco.

                Isto foi falado noutro tópico a propósito da fraca autonomia dos camiões ecanter, produzidos em Portugal.

                Comentário


                  Volto a perguntar, e quem não tem garagem?

                  E quem estaciona no trabalho na rua?

                  Como os vegetarianos, é coisa de classe média alta, para "salvar o planeta".

                  É pena a vossa casa não ficar ao lado de uma mina de lítio

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                    Esta questão dos carregamentos rápidos versus vida das baterias, já perguntei e ninguém me sabe fazer uma correspondência entre as duas coisas, uns dizem que influência muito o tempo de vida, outros dizem que será pouco.

                    Isto foi falado noutro tópico a propósito da fraca autonomia dos camiões ecanter, produzidos em Portugal.
                    Tudo depende da gestão térmica da bateria, há carros que a fazem melhor, outros pior. Pelo que vejo os Leaf sofrem mais deste mal que os i3, por exemplo, por não terem gestão térmica activa para a bateria, fazendo com que esta seja sofra mais os efeitos causados pelo aquecimento extra de uma carga rápida.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por typerfan Ver Post
                      Volto a perguntar, e quem não tem garagem?

                      E quem estaciona no trabalho na rua?

                      Como os vegetarianos, é coisa de classe média alta, para "salvar o planeta".

                      É pena a vossa casa não ficar ao lado de uma mina de lítio
                      Quem não pode, não compra! Quem quer fazer um esforço, faz! Não percebo essa comparação com os vegetarianos... e a conclusão associada é para quê mesmo? Não há aí algum (leia-se bastante) exagero?

                      E essa da mina de lítio, enfim. Eu preferia a minha casa ao pé de uma do que de uma refinaria ou de um poço de petróleo...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por typerfan Ver Post
                        Volto a perguntar, e quem não tem garagem?

                        E quem estaciona no trabalho na rua?

                        Como os vegetarianos, é coisa de classe média alta, para "salvar o planeta".

                        É pena a vossa casa não ficar ao lado de uma mina de lítio
                        Depende da rede pública de carregadores, tal como hoje depende da rede de abastecimento.

                        Não percebo a comparação com vegetarianos.
                        O carro elétrico é superior em quase tudo a um carro a combustão. Quando for superior no tempo de carga e no custo de aquisição, podemos dizer adeus ao petróleo... está para breve.
                        Editado pela última vez por marcopns; 19 January 2018, 16:36.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                          Esta questão dos carregamentos rápidos versus vida das baterias, já perguntei e ninguém me sabe fazer uma correspondência entre as duas coisas, uns dizem que influência muito o tempo de vida, outros dizem que será pouco.

                          Isto foi falado noutro tópico a propósito da fraca autonomia dos camiões ecanter, produzidos em Portugal.
                          Segundo os dados de umas poucas centenas de Teslas S as cargas rápidas não têm correlação com a diminuição da capacidade da bateria.

                          https://electrek.co/2016/11/01/tesla...y-degradation/

                          Comentário


                            No Facebook continuo-me a rir. Um com um carro elétrico foi-se queixar que o posto de carregamento estava ocupado e estava na reserva e começou tudo a cascar nos plugins que estavam lá estacionados. Curiosidade, um dos plugins quando acabou de carregar veio tirar o carro, acho que recebem avisos por sms. Afinal tem tanto direito como os outros, é como eu chegar às bombas na reserva, estar fila e passar à frente dos outros para abastecer primeiro.

                            Outra, um Tesla e um plugin. O gajo do Tesla desliga o cabo do plugin e liga no carro dele

                            Mais outra, uns gajos com Ampera a cascarem na BMW por ter feito um X5 só com 40km de autonomia elétrica e que o carro deles é muito melhor

                            Só faltam as pipocas!

                            Comentário


                              Bom senso ...

                              Comentário


                                Se possível podes colocar o link para esse grupo no facebook?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por fredgaia Ver Post
                                  No Facebook continuo-me a rir. Um com um carro elétrico foi-se queixar que o posto de carregamento estava ocupado e estava na reserva e começou tudo a cascar nos plugins que estavam lá estacionados. Curiosidade, um dos plugins quando acabou de carregar veio tirar o carro, acho que recebem avisos por sms. Afinal tem tanto direito como os outros, é como eu chegar às bombas na reserva, estar fila e passar à frente dos outros para abastecer primeiro.

                                  Outra, um Tesla e um plugin. O gajo do Tesla desliga o cabo do plugin e liga no carro dele

                                  Mais outra, uns gajos com Ampera a cascarem na BMW por ter feito um X5 só com 40km de autonomia elétrica e que o carro deles é muito melhor

                                  Só faltam as pipocas!
                                  Sou o único a ver uma certa razão no caso do Tesla? O plug-in pode andar com o ICE, o eléctrico não tem outra alternativa. Não é correto chegar lá e tirar o cabo "só porque sim", mas se fosse falar com o dono do plug-in e explicar-lhe a situação, com um pouco de bom senso rapidamente se chegava à solução mais sensível.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por ZeBicho Ver Post
                                    Se possível podes colocar o link para esse grupo no facebook?
                                    https://www.facebook.com/groups/clubehibridos/
                                    https://www.facebook.com/groups/1898373890374985/

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                                      Sou o único a ver uma certa razão no caso do Tesla? O plug-in pode andar com o ICE, o eléctrico não tem outra alternativa. Não é correto chegar lá e tirar o cabo "só porque sim", mas se fosse falar com o dono do plug-in e explicar-lhe a situação, com um pouco de bom senso rapidamente se chegava à solução mais sensível.
                                      Não tem razão nenhuma. Para isso em vez de um Tesla comprasse um plugin. Olha agora, o outro tem motor que gaste gasolina, não pode poupar dinheiro a andar em modo elétrico? Se está a carregar tem tanto direito como qualquer outro, tenha ele autonomia para 100 ou 1 quilómetro.

                                      Mas isto espelha o comportamento dos donos dos elétricos e o fanatismo que falei mais atrás.

                                      Comentário


                                        Mas quando um carro eléctrico está a carregar, qualquer pessoa pode chegar lá e desligar a ficha?

                                        Comentário


                                          Tenho ideia que se fecharem o carro, o carregador fica preso. Não dá para tirar. Só se destrancarem o carro. Mas é a ideia que tenho. Não tenho a certeza

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Lgvafonso Ver Post
                                            Mas quando um carro eléctrico está a carregar, qualquer pessoa pode chegar lá e desligar a ficha?
                                            No Zoe, há um botão que precisas de carregar para:
                                            - Abrir a tampa, se não tiveres carregador, e
                                            - tirares o carregador, se estiver lá.

                                            Nos Teslas, pelo que vejo, não há nenhum tipo de bloqueio.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Lgvafonso Ver Post
                                              Mas quando um carro eléctrico está a carregar, qualquer pessoa pode chegar lá e desligar a ficha?
                                              Nos carregadores da mobie, só a pessoa que colocou o carro a carregar, consegue desligar a ficha de carregamento do posto, isto mesmo depois de já ter terminado o carregamento.

                                              Podia dar jeito, num posto de duas fichas que partilhasse 4 lugares, dar para desligar a ficha de um que já estivesse carregado.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Lgvafonso Ver Post
                                                Mas quando um carro eléctrico está a carregar, qualquer pessoa pode chegar lá e desligar a ficha?
                                                Pelo que percebi é a ficha CEE (não percebo que ficha é) que é desligada
                                                http://www.novaenergia.net/forum/vie...t=60#p11274823

                                                Comentário


                                                  Sendo que cada carro terá o seu cabo de carregamento, provavelmente não estão a desligar a ficha no próprio carro, mas sim no posto de carregamento.
                                                  Será isso?

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por fredgaia Ver Post
                                                    Não tem razão nenhuma. Para isso em vez de um Tesla comprasse um plugin. Olha agora, o outro tem motor que gaste gasolina, não pode poupar dinheiro a andar em modo elétrico? Se está a carregar tem tanto direito como qualquer outro, tenha ele autonomia para 100 ou 1 quilómetro.

                                                    Mas isto espelha o comportamento dos donos dos elétricos e o fanatismo que falei mais atrás.
                                                    Pode, mas porque não dá dar prioridade a carros que dependem exclusivamente da electricidade?

                                                    Para além disso, o que se queixam nesses grupos nem é os Plugins a carregar, é sim o pessoal que deixa o carro no sítio, já carregado, por vezes horas, impedindo que alguém que precise carrega.

                                                    No UK, estás situações, como são serviços pagos, carros que estão carregados no lugar sem dar hipótese de outros carregarem, são logicamente rebocados.

                                                    Comentário


                                                      Tanto quanto sei, só é possível a terceiros interromper o carregamento carregando no botão de emergência dos postos de carga rápida... nos outros não vejo como será possível. Qualquer VE tranca a ficha enquanto carrega, se ela fica destrancada é porque o carregador ou o carro deu ordem para acabar o carregamento (erro, carregamento completo, etc).

                                                      Há gente que abusa, e volta e meia leva com o botão - mas isso tem mais a ver com os tempos abusivos nos PCR (que como o próprio nome diz, são postos de carga rápida). Não é correcto, mas também não é correcto abandonar um VE ou um híbrido (que norma geral não tiram sequer partido das velocidades dos PCR) horas a fio num posto.

                                                      Há muito trabalho pela frente para educar o público a usar devidamente a infra-estrutura, e falta legislação para suportar esse trabalho.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por fredgaia Ver Post
                                                        Não tem razão nenhuma. Para isso em vez de um Tesla comprasse um plugin. Olha agora, o outro tem motor que gaste gasolina, não pode poupar dinheiro a andar em modo elétrico? Se está a carregar tem tanto direito como qualquer outro, tenha ele autonomia para 100 ou 1 quilómetro.

                                                        Mas isto espelha o comportamento dos donos dos elétricos e o fanatismo que falei mais atrás.
                                                        Eu não tenho nada contra os hibridos, mas quero ver se quando se começarem a pagar os PCR, quantos híbridos la vão encostar...

                                                        Em relação aos PCN, acho que o acesso deve ser a quem la chegar primeiro.

                                                        Comentário


                                                          Quando os carregamento forem pagos, resolvem-se facilmente estas situações abusivas, continuando a contar o tempo para pagamento, mesmo após as baterias carregadas a 100%.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Lgvafonso Ver Post
                                                            Quando os carregamento forem pagos, resolvem-se facilmente estas situações abusivas, continuando a contar o tempo para pagamento, mesmo após as baterias carregadas a 100%.
                                                            Que é o que a Tesla começou a fazer nos seus SC. Passando o tempo de carga, começa a pagar.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                              Pode, mas porque não dá dar prioridade a carros que dependem exclusivamente da electricidade?

                                                              Para além disso, o que se queixam nesses grupos nem é os Plugins a carregar, é sim o pessoal que deixa o carro no sítio, já carregado, por vezes horas, impedindo que alguém que precise carrega.

                                                              No UK, estás situações, como são serviços pagos, carros que estão carregados no lugar sem dar hipótese de outros carregarem, são logicamente rebocados.
                                                              Olha que não, ora lê lá outra vez e vê bem os comentários

                                                              https://www.facebook.com/groups/club...0787910272224/

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X