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    Ser-se hater e aldrabão é o quê?

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      Fui só ali ao "pão" hoje:



      Alenquer(aproximadamente)- V.N de Cerveira (Campos) e retorno, sempre em ACC a 120 nas AE e seguindo o código quase sempre no resto
      Editado pela última vez por Neruson; 18 February 2023, 01:46.

      Comentário


        Amanhã vou fazer a volta de 350 km, espero bem que dê para fazer só com um "depósito", o problema é que desses 350 km, 300 km são em autoestrada , tenho app da miio mas aumentaram muito os preços dos carregamentos, parece que o mais acessível é a via verde, vou ter que instalar a app da via verde, até hoje nunca carreguei fora de casa, espero bem não precisar de chamar o reboque .

        Cumps

        Comentário


          Por falar em app da via verde, eu posso fazer um carregamento VE através da APP, quando o meu contrato de via verde é relativo outra viatura?
          Na app de estacionamento da via verde sei que é possível, mas para carregamento é preciso ter o identificador no carro elétrico?

          Comentário


            Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
            Amanhã vou fazer a volta de 350 km, espero bem que dê para fazer só com um "depósito", o problema é que desses 350 km, 300 km são em autoestrada , tenho app da miio mas aumentaram muito os preços dos carregamentos, parece que o mais acessível é a via verde, vou ter que instalar a app da via verde, até hoje nunca carreguei fora de casa, espero bem não precisar de chamar o reboque .

            Cumps
            Se fizeres os 300km à velocidade máxima da via e dependendo da AE poderá ser curto.

            Comentário


              Originalmente Colocado por INSIGHT Ver Post
              Por falar em app da via verde, eu posso fazer um carregamento VE através da APP, quando o meu contrato de via verde é relativo outra viatura?
              Na app de estacionamento da via verde sei que é possível, mas para carregamento é preciso ter o identificador no carro elétrico?
              Uma vez que não vai ler o identificador diria que será como a APP de estacionar.

              Comentário


                Originalmente Colocado por INSIGHT Ver Post
                Por falar em app da via verde, eu posso fazer um carregamento VE através da APP, quando o meu contrato de via verde é relativo outra viatura?
                Na app de estacionamento da via verde sei que é possível, mas para carregamento é preciso ter o identificador no carro elétrico?
                Não precisas, a app para carregamento funciona da mesma maneira que a app "Estacionar", só tens que te "Inscrever" primeiro

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                  Se fizeres os 300km à velocidade máxima da via e dependendo da AE poderá ser curto.
                  Amanhã a noite virei aqui dizer como correu

                  Cumps

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por 1975 Ver Post

                    Amanhã a noite virei aqui dizer como correu

                    Cumps
                    A melhor forma é planear uma pequena paragem, assim ficas sem qualquer limitação, pois será uma paragem pequena, em AE é muito facil.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por INSIGHT Ver Post
                      Por falar em app da via verde, eu posso fazer um carregamento VE através da APP, quando o meu contrato de via verde é relativo outra viatura?
                      Na app de estacionamento da via verde sei que é possível, mas para carregamento é preciso ter o identificador no carro elétrico?
                      Acho que é tudo através da app.
                      Salvo erro tens de ter a localização activada.

                      Caso o local tenha mais que um carregador, há uma sequência alfanumérica para identificar cada um deles. Antes de iniciar o carregamento, vais confirmar na app que estás a usar o carregador com a identificação xxxxxxx.

                      Mas aquilo é tudo bastante intuitivo, acho que te safas sem problemas.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                        Amanhã vou fazer a volta de 350 km, espero bem que dê para fazer só com um "depósito", o problema é que desses 350 km, 300 km são em autoestrada , tenho app da miio mas aumentaram muito os preços dos carregamentos, parece que o mais acessível é a via verde, vou ter que instalar a app da via verde, até hoje nunca carreguei fora de casa, espero bem não precisar de chamar o reboque .

                        Cumps
                        Atenção que isso não fica logo operacional, é preciso dar uma autorização de débito direto e esperar que o banco valide.

                        Comentário


                          Se já tenho via verde, não fica logo activo?

                          Cumps

                          Comentário


                            O problema é que o pagamento é por débito direto e não por associação da via verde a cartão multibanco.

                            Pelo menos foi assim que me aconteceu quando ativei os carregamentos na app de uma empresa.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                              Amanhã vou fazer a volta de 350 km, espero bem que dê para fazer só com um "depósito", o problema é que desses 350 km, 300 km são em autoestrada , tenho app da miio mas aumentaram muito os preços dos carregamentos, parece que o mais acessível é a via verde, vou ter que instalar a app da via verde, até hoje nunca carreguei fora de casa, espero bem não precisar de chamar o reboque .

                              Cumps
                              Pede o cartão da Prio.

                              Comentário


                                Não vou pedir cartões sem necessidade, tenho a app da miio, amanhã vou experimentar/arriscar ir e vir com uma só carga, se tiver que dar um cheirinho uso a app da miio e depois faço o balanço, se não for muito complicado/stressante , terá direito a ir mais vezes, senão fica em casa e vai o outro.

                                Cumps

                                Comentário


                                  O Bjorn fez um video onde conseguiu fazer 308 km a 120 com uma temperatura de 8 graus, se não estou enganado, e jante 20, o meu com jante 19 e uma temperatura mais amena....mas com 3 pessoas, será ela por ela, está decidido, amanhã vai a teste, ver se consegue superar o desafio , se não conseguir vem de reboque , alguma coisa a de ser.

                                  Cumps

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                                    Se fizeres os 300km à velocidade máxima da via e dependendo da AE poderá ser curto.
                                    tem de ser a 100-110 km/h

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                                      O Bjorn fez um video onde conseguiu fazer 308 km a 120 com uma temperatura de 8 graus, se não estou enganado, e jante 20, o meu com jante 19 e uma temperatura mais amena....mas com 3 pessoas, será ela por ela, está decidido, amanhã vai a teste, ver se consegue superar o desafio , se não conseguir vem de reboque , alguma coisa a de ser.

                                      Cumps
                                      Uma diferença... Lá o terreno é menos "desnivelado", daí eu ter dito que dependendo da AE poderá ser curto ir e vir com uma carga apenas.

                                      De resto vai sem medo, quanto muito usar a Miio poderá ficar ligeiramente mais caro que a Via Verde, de resto ontem usei a VV e Prio(tenho o cartão) nos 800 e tal km e não fiquei a pé :p

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                                        O Bjorn fez um video onde conseguiu fazer 308 km a 120 com uma temperatura de 8 graus, se não estou enganado, e jante 20, o meu com jante 19 e uma temperatura mais amena....mas com 3 pessoas, será ela por ela, está decidido, amanhã vai a teste, ver se consegue superar o desafio , se não conseguir vem de reboque , alguma coisa a de ser.

                                        Cumps
                                        Não passas por um posto de carregamento ultra-rápido a meio? Mete a carregar 10 minutos enquanto vão á casa de banho e já te desenrascas.

                                        Comentário


                                          Ora aqui vai, temperatura amena, não foi preciso ligar o AC e afinal foram 300 km certos, bateria com 100 por cento e autonomia para 490 km, aos 100 km tinha 80 por cento de bateria, autonomia de 396 km, media de 21,6 kwh/h, velocidade média de 99 km/h, cheguei com 71% e 353 km de autonomia, media de 20.3, velocidade media de 100 km/h e 145 km feitos, demorei 1h27m, depois de uma volta em cidade (a volta de 5 km), 70%, 355 km de autonomia, media de 19.9, velocidade media de 92 km/h, para o regresso não coloquei nada a zero, saiu com uma autonomia de 345 km com 68% de bateria, media de 19.6 kwh, velocidade media 83 km e estava com 159 km, cheguei a casa com 300 km feitos, media de 21kwh e velocidade media de 92 km/h, neste momento tenho 27% de bateria e 117 km de autonomia. Acho que mesmo com temperatura desfavorável e precisando de ligar o AC dá para voltar a fazer no mínimo 300 km sem grandes stresses, muito satisfeito com a máquina, espero que o texto não esteja confuso e dê para entender.

                                          cumps

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post

                                            Não passas por um posto de carregamento ultra-rápido a meio? Mete a carregar 10 minutos enquanto vão á casa de banho e já te desenrascas.
                                            Não foi preciso, relato mais acima no post anterior.

                                            Cumps

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                                              Ora aqui vai, temperatura amena, não foi preciso ligar o AC e afinal foram 300 km certos, bateria com 100 por cento e autonomia para 490 km, aos 100 km tinha 80 por cento de bateria, autonomia de 396 km, media de 21,6 kwh/h, velocidade média de 99 km/h, cheguei com 71% e 353 km de autonomia, media de 20.3, velocidade media de 100 km/h e 145 km feitos, demorei 1h27m, depois de uma volta em cidade (a volta de 5 km), 70%, 355 km de autonomia, media de 19.9, velocidade media de 92 km/h, para o regresso não coloquei nada a zero, saiu com uma autonomia de 345 km com 68% de bateria, media de 19.6 kwh, velocidade media 83 km e estava com 159 km, cheguei a casa com 300 km feitos, media de 21kwh e velocidade media de 92 km/h, neste momento tenho 27% de bateria e 117 km de autonomia. Acho que mesmo com temperatura desfavorável e precisando de ligar o AC dá para voltar a fazer no mínimo 300 km sem grandes stresses, muito satisfeito com a máquina, espero que o texto não esteja confuso e dê para entender.

                                              cumps
                                              Tinha percebido que ias fazer 300+300... Sendo assim 150 para cada lado é com uma perna às costas.
                                              Eu a fazer a A1 no sentido S-N ao fim de 2h de condução(Mealhada 189km feitos) tinha 27% de carga ainda e o resumo até lá estava assim:

                                              Comentário


                                                No total foram 300 km e a volta de 280/285 km de autoestrada, não sei se é relevante ou se existe muita diferença mas foi quase sempre no modo eco.
                                                Esses 27 por cento dá para quantos km?

                                                Cumps

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                                                  Não vou pedir cartões sem necessidade, tenho a app da miio, amanhã vou experimentar/arriscar ir e vir com uma só carga, se tiver que dar um cheirinho uso a app da miio e depois faço o balanço, se não for muito complicado/stressante , terá direito a ir mais vezes, senão fica em casa e vai o outro.

                                                  Cumps
                                                  Cuidado que ainda há dias um posto falhou a comunicação com a app. Se não tivesse um cartão bem que não conseguia carregar

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                                                    No total foram 300 km e a volta de 280/285 km de autoestrada, não sei se é relevante ou se existe muita diferença mas foi quase sempre no modo eco.
                                                    Esses 27 por cento dá para quantos km?

                                                    Cumps
                                                    O carro dava como previsão de primeira paragem na zona de Santo Tirso, por isso diria que davam para pelo menos chegar lá, já não me recordo é com quanto mas devia ser muito pouco.

                                                    Comentário


                                                      ​​​​​​https://www.cummins.com/news/2022/09...-lfp-batteries

                                                      "Keeping an electric vehicle battery healthy is necessary if your EV wants to live a long, happy life.

                                                      If your EV has an NMC or NCA battery, one of the easiest ways to do so is NOT charging the battery to 100% every day. This prevents accelerated calendar aging, the natural aging of a battery that will occur whether it is in use or not. Charging an NMC or NCA to 100% puts the batteries in an extreme state of charge. Because batteries turn chemical energy into electricity, a battery is inherently unstable when fully charged. Overall, it is considered best practice to avoid a very high and meager charge, with 80% being the standard battery capacity for an optimal lifetime.

                                                      However, LFP batteries are an exception to this charging standard. LFPs have 100% of their capacity available, meaning they can be fully charged without causing accelerated battery degradation. This is thanks to the battery’s cathode.

                                                      The phosphorus-oxygen bond in the LFP cathode is stronger than the metal-oxygen bond in other cathode materials. This bond hinders the release of oxygen and requires more energy and a higher on-set temperature for thermal runaway. This makes the battery more stable for being stored at full charge."


                                                      https://www.tesla.com/ownersmanual/m...641FFAEF4.html

                                                      "If your vehicle is equipped with an LFP battery, "High Voltage Battery type: Lithium Iron Phosphate" is listed. If your vehicle does not have an LFP battery, the high voltage Battery type is not specified.

                                                      If your vehicle is equipped with an LFP Battery, Tesla recommends that you keep your charge limit set to 100%, even for daily use, and that you also fully charge to 100% at least once per week. If Model 3 has been parked for longer than a week, Tesla recommends driving as you normally would and charge to 100% at your earliest convenience.

                                                      Comentário


                                                        Carrego quase sempre até aos 100 por cento é rara as vezes que não acontece de outra forma, mas não carrego todos os dias, dia sim, dia não será o máximo.

                                                        Cumps

                                                        Comentário


                                                          Tenta perceber que tipo de bateria tem o teu carro 😉

                                                          Se já sabes e estás a proceder correctamente, esquece este post.

                                                          Comentário


                                                            Ao certo não sei mas acho que é LFP.

                                                            Cumps

                                                            Comentário


                                                              Eu depois de ler mais sobre as baterias NMC deixei de carregar até 100%. Meti um limite de 85%. Considerando a capacidade não acessível de bateria isto implica que carrego até aos 78.625% da capacidade total da bateria do iX3. Para o meu uso diário de 110km de viagens, recarrego a cada dois dias, ou quando a temperatura estava perto dos 0ºC a cada dia e meio.

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                                                              AD fim dos posts Desktop

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