Originalmente Colocado por 1975
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Originalmente Colocado por 1975 Ver PostAgora habituei me a carregar a 100 por cento não me vejo a fazer doutra maneira
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Se for fazer uma viagem maior ou ocasionalmente (tipo 1x por mês) carrego até 100 e não deixo ficar parado com essa carga muito tempo, é o que mandam as "regras" que se vai vendo por aí.Originalmente Colocado por sat Ver PostForam feitos para serem carregados a 100%
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Originalmente Colocado por Neruson Ver PostEu carrego quando chega aí perto dos 20/30 até aos 80%, para o dia a dia chega perfeitamente e carrego para ai de 3 em 3 dias ou mais(consoante os trajetos).
Se for fazer uma viagem maior ou ocasionalmente (tipo 1x por mês) carrego até 100 e não deixo ficar parado com essa carga muito tempo, é o que mandam as "regras" que se vai vendo por aí.Os LFP sim. Os outros não convém abusar, depois não digam que o "fabricante" é mau.
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Originalmente Colocado por 1975 Ver PostNão me parece que o carro tenha opção de colocar limite de bateria na hora de carregar.
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Originalmente Colocado por 1975 Ver PostNão me parece que o carro tenha opção de colocar limite de bateria na hora de carregar.
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Originalmente Colocado por sat Ver Post
Claro que o fabricante é mau caso a bateria se danifique ou dure menos por carregar sempre a 100%
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Originalmente Colocado por Neruson Ver PostIsso é muito estranho num carro tão recente...
Nem vou comentar pois ou chegou agora ao mundo das baterias não LFP ou está a trollar
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
Conforme o carro, os primeiros LEAF tinha a opção de carregar até 80%, na segunda geração deixaram de ter essa opção, no i4 tenho a opção de carregar até onde quiser, com intervalos de 5%, no Ariya não faço ideia, mas ainda tem muitos genes do LEAF e como houve essa opção...
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Originalmente Colocado por sat Ver Post
Estou a falar a sério! Será que o fabricante não pensou nisso? Será que os 100% serão mesmo 100%? Para que serve o famoso buffer?
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
Claro que pensou nisso, e por isso é impossivel carregar a 100% num EV, mas quanto mais perto do meio da bateria ela andar melhor para a saude dela... Os 80% é um valor que não compromete muito nenhum dos casos.
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Originalmente Colocado por sat Ver Post
Claro que o fabricante é mau caso a bateria se danifique ou dure menos por carregar sempre a 100%
Os fabricantes colocam um buffer que varia entre os 5% e os 10% para oferecem uma boa autonomia.
Carregar acima dos 85/90% degrada significamente este tipo de baterias.
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Originalmente Colocado por sat Ver Post
Nem mais! Está tudo previsto! Já temos tanta coisa em que nos preocuparmos..esta coisa de carregar até 80% não devia ser mais uma
É um não problema para mim.
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Originalmente Colocado por sat Ver Post
Nem mais! Está tudo previsto! Já temos tanta coisa em que nos preocuparmos..esta coisa de carregar até 80% não devia ser mais uma
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
Está tudo previsto, tal como num CI está previsto andares sempre no redline, só que quanto mais o fizeres mais depressa degradas o motor, .
Obviamente que não está, o desenvolvimento de um motor é feito com base em ciclos que estão bem definidos e para os quais todos os componentes e tolerânciamento são calculados.
Se colocares um motor Otto num dinamómetro no regime máximo de rotação deve durar entre as 92 horas e as 150 horas máximo com controlo de temperatura de fluidos em radiadores sobredimensiados.
Várioa componentes externos nem devem atingir as 72 horas com essa frequência de trabalho, não foram desenvolvidos para essas condições.
Editado pela última vez por Prelude; 22 February 2023, 21:18.
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Uma pergunta que de quem não percebe nada (ainda).
Para cuidar da bateria o que é melhor (valores aproximados) ?
- carregar todos os dias por 6-8h a 2-3kWh
- carregar dia sim dia por não, por 3-4h a 7,4 kwh
- carregar de 2 em 2 dias a 11kW por 2h
- carregar 2x semana a 22kw por 1h
esquecendo a autonomia, ou se o carro consegue ou não fazer isso,
mas como principio, é melhor uma carga lenta todos os dias, ou carga mais dilatada e potente ?
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Originalmente Colocado por Ccorreia Ver PostUma pergunta que de quem não percebe nada (ainda).
Para cuidar da bateria o que é melhor (valores aproximados) ?
- carregar todos os dias por 6-8h a 2-3kWh
- carregar dia sim dia por não, por 3-4h a 7,4 kwh
- carregar de 2 em 2 dias a 11kW por 2h
- carregar 2x semana a 22kw por 1h
esquecendo a autonomia, ou se o carro consegue ou não fazer isso,
mas como principio, é melhor uma carga lenta todos os dias, ou carga mais dilatada e potente ?
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Originalmente Colocado por Prelude Ver Post
Está?
Obviamente que não está, o desenvolvimento de um motor é feito com base em ciclos que estão bem definidos e para os quais todos os componentes e tolerânciamento são calculados.
Se colocares um motor Otto num dinamómetro no regime máximo de rotação deve durar entre as 92 horas e as 150 horas máximo com controlo de temperatura de fluidos em radiadores sobredimensiados.
Várioa componentes externos nem devem atingir as 72 horas com essa frequência de trabalho, não foram desenvolvidos para essas condições.
Obviamente que é por isso que existem as clausulas do tratamento abusivo do material, por exemplo, no caso dos LEAF que não têm arrefecimento das baterias, a marca refere o que é ou não o tratamento abusivo, depois tens marcas que não te deixam fazer mais do que X carregamentos seguidos à velocidade maxima, tal como nos CI também tens marcas que simplesmente só te deixam ir ao red line por determinado tempo, depois começam a cortar nas RPM, ou seja, etá tudo previsto e as marcas limitam-se, outras podem não o fazer, mas nunca ficam a perder neste tipo de tratamentos abusivos, por isso têm condições contratuais onde prevêem esses tratamentos.
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Originalmente Colocado por Ccorreia Ver PostUma pergunta que de quem não percebe nada (ainda).
Para cuidar da bateria o que é melhor (valores aproximados) ?
- carregar todos os dias por 6-8h a 2-3kWh
- carregar dia sim dia por não, por 3-4h a 7,4 kwh
- carregar de 2 em 2 dias a 11kW por 2h
- carregar 2x semana a 22kw por 1h
esquecendo a autonomia, ou se o carro consegue ou não fazer isso,
mas como principio, é melhor uma carga lenta todos os dias, ou carga mais dilatada e potente ?
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
Está previsto, se assim não fosse o equipamento simplesmente não te deixava fazer isso, agora a durabilidade dele nesses moldes é uma outra questão, quem te impede de ao saires de um stand ficares a acelerar no maximo até derreter o motor? Existem alguns que ao preverem isso limitam as RPMs nesses moldes.
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Obviamente que nunca viste uma especificação de desenvolvimento de um motor para fazer um comentário desses.
Motores de navios trabalham em cargas constantes elevadas durante longos períodos, mas são totalidade distintos, o mesmo se aplica para os motores de camião.
Para variar, o típico treinador de bancada que está completamente fora de pé.
Editado pela última vez por Prelude; 23 February 2023, 10:09.
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Pela primeira vez ontem coloquei a carregar a bateria abaixo dos 10/15 por cento, tinha 7% de bateria e autonomia de 33 km, media de 19.8 e fiz 370 km, repartidos da seguinte forma, 200 km estrada nacional, 120 km de autoestrada e 50 km na cidade e já agora resumindo a viagem de domingo, 300 km feitos (280/285 km autoestrada e 15/20 km cidade), 21 de media mas vou deixar de registar aqui, porque é uma viatura "rara" com poucas vendas, é só para ter uma ideia, uma viatura elétrica pouco eficiente consegue fazer perto de 400 km.
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Originalmente Colocado por Prelude Ver Post
Não, nenhum motor de combustao para veículos de passageiros é desenvolvido para a condição de trabalhar em carga acima do regime de potência máxima em contínuo.
Obviamente que nunca viste uma especificação de desenvolvimento de um motor para fazer um comentário desses.
Motores de navios trabalham em cargas constantes elevadas durante longos períodos, mas são totalidade distintos, o mesmo se aplica para os motores de camião.
Para variar, o típico treinador de bancada que está completamente fora de pé.
Nem reparate que nunca falei de tecnologias, mas sim de posturas de marca, por isso existem condições contratuais, consegues perceber assim ou preciso de explicar melhor?
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Originalmente Colocado por 1975 Ver PostPela primeira vez ontem coloquei a carregar a bateria abaixo dos 10/15 por cento, tinha 7% de bateria e autonomia de 33 km, media de 19.8 e fiz 370 km, repartidos da seguinte forma, 200 km estrada nacional, 120 km de autoestrada e 50 km na cidade e já agora resumindo a viagem de domingo, 300 km feitos (280/285 km autoestrada e 15/20 km cidade), 21 de media mas vou deixar de registar aqui, porque é uma viatura "rara" com poucas vendas, é só para ter uma ideia, uma viatura elétrica pouco eficiente consegue fazer perto de 400 km.
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