Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos carros eléctricos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
    Ao certo não sei mas acho que é LFP.

    Cumps
    É um Tesla ou chinês? Se sim deve ser LFP, se não a probabilidade é ser uma das outras.

    Comentário


      É um Nissan Ariya 87k e na altura acho que li que era da LG.

      Cumps

      Comentário


        Então é NCM. Convém não carregares até aos 100% no dia a dia.

        Comentário


          Já agora...e por curiosidade...a bateria que equipa um ZOE Q210 (22kW) é de que tipo? 😉

          Comentário


            Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
            É um Nissan Ariya 87k e na altura acho que li que era da LG.

            Cumps
            LG Chem não usa baterias LFP para já.

            Comentário


              Agora habituei me a carregar a 100 por cento não me vejo a fazer doutra maneira

              Cumps

              Comentário


                Foram feitos para serem carregados a 100%

                Comentário


                  Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                  Agora habituei me a carregar a 100 por cento não me vejo a fazer doutra maneira

                  Cumps
                  Eu carrego quando chega aí perto dos 20/30 até aos 80%, para o dia a dia chega perfeitamente e carrego para ai de 3 em 3 dias ou mais(consoante os trajetos).
                  Se for fazer uma viagem maior ou ocasionalmente (tipo 1x por mês) carrego até 100 e não deixo ficar parado com essa carga muito tempo, é o que mandam as "regras" que se vai vendo por aí.
                  Originalmente Colocado por sat Ver Post
                  Foram feitos para serem carregados a 100%
                  Os LFP sim. Os outros não convém abusar, depois não digam que o "fabricante" é mau.

                  Comentário


                    Não me parece que o carro tenha opção de colocar limite de bateria na hora de carregar.

                    Cumps

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                      Eu carrego quando chega aí perto dos 20/30 até aos 80%, para o dia a dia chega perfeitamente e carrego para ai de 3 em 3 dias ou mais(consoante os trajetos).
                      Se for fazer uma viagem maior ou ocasionalmente (tipo 1x por mês) carrego até 100 e não deixo ficar parado com essa carga muito tempo, é o que mandam as "regras" que se vai vendo por aí.Os LFP sim. Os outros não convém abusar, depois não digam que o "fabricante" é mau.
                      Claro que o fabricante é mau caso a bateria se danifique ou dure menos por carregar sempre a 100%

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                        Não me parece que o carro tenha opção de colocar limite de bateria na hora de carregar.

                        Cumps
                        Conforme o carro, os primeiros LEAF tinha a opção de carregar até 80%, na segunda geração deixaram de ter essa opção, no i4 tenho a opção de carregar até onde quiser, com intervalos de 5%, no Ariya não faço ideia, mas ainda tem muitos genes do LEAF e como houve essa opção...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                          Não me parece que o carro tenha opção de colocar limite de bateria na hora de carregar.

                          Cumps
                          Isso é muito estranho num carro tão recente...
                          Originalmente Colocado por sat Ver Post

                          Claro que o fabricante é mau caso a bateria se danifique ou dure menos por carregar sempre a 100%
                          Nem vou comentar pois ou chegou agora ao mundo das baterias não LFP ou está a trollar

                          Comentário




                            Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                            Eu carrego quando chega aí perto dos 20/30 até aos 80%, para o dia a dia chega perfeitamente
                            Eu também, mas porque aproveito o tarifário em vazio. Em 7 horas carrego cerca de 60% da bateria.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                              Isso é muito estranho num carro tão recente...
                              Nem vou comentar pois ou chegou agora ao mundo das baterias não LFP ou está a trollar
                              Estou a falar a sério! Será que o fabricante não pensou nisso? Será que os 100% serão mesmo 100%? Para que serve o famoso buffer?

                              Comentário




                                Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post

                                Conforme o carro, os primeiros LEAF tinha a opção de carregar até 80%, na segunda geração deixaram de ter essa opção, no i4 tenho a opção de carregar até onde quiser, com intervalos de 5%, no Ariya não faço ideia, mas ainda tem muitos genes do LEAF e como houve essa opção...
                                O meu dá em intervalos de 10% e mínimo de 50 se bem me recordo.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por sat Ver Post

                                  Estou a falar a sério! Será que o fabricante não pensou nisso? Será que os 100% serão mesmo 100%? Para que serve o famoso buffer?
                                  Claro que pensou nisso, e por isso é impossivel carregar a 100% num EV, mas quanto mais perto do meio da bateria ela andar melhor para a saude dela... Os 80% é um valor que não compromete muito nenhum dos casos.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post



                                    Eu também, mas porque aproveito o tarifário em vazio. Em 7 horas carrego cerca de 60% da bateria.
                                    Eu carrego quase sempre no trabalho e tenho PCN/Wallbox de 22kW(o carro carrega a 11 no máximo).

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post

                                      Claro que pensou nisso, e por isso é impossivel carregar a 100% num EV, mas quanto mais perto do meio da bateria ela andar melhor para a saude dela... Os 80% é um valor que não compromete muito nenhum dos casos.
                                      Nem mais! Está tudo previsto! Já temos tanta coisa em que nos preocuparmos..esta coisa de carregar até 80% não devia ser mais uma

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por sat Ver Post

                                        Claro que o fabricante é mau caso a bateria se danifique ou dure menos por carregar sempre a 100%
                                        É inevitável com as NMC, da mesma forma que num ICE andar entre o regime de potência máxima e o corte reduz a durabilidade.

                                        Os fabricantes colocam um buffer que varia entre os 5% e os 10% para oferecem uma boa autonomia.
                                        Carregar acima dos 85/90% degrada significamente este tipo de baterias.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por sat Ver Post

                                          Nem mais! Está tudo previsto! Já temos tanta coisa em que nos preocuparmos..esta coisa de carregar até 80% não devia ser mais uma
                                          Mas quase todos eles alertam seja no livro de bordo, seja no próprio infotainement até quanto recomendam carregar no dia a dia... E eu não me preocupo nadinha, o carro faz isso sozinho até consoante o local onde está(casa, trabalho, etc), por exemplo posso lhe dizer que em casa quero que carregue até 50 e no trabalho até 80. E até faz isso consoante horas do dia as quiser, se estiver a trabalhar até às 24 carregar até 80 e se estiver até às 8h carregar até 50.
                                          É um não problema para mim.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por sat Ver Post

                                            Nem mais! Está tudo previsto! Já temos tanta coisa em que nos preocuparmos..esta coisa de carregar até 80% não devia ser mais uma
                                            Está tudo previsto, tal como num CI está previsto andares sempre no redline, só que quanto mais o fizeres mais depressa degradas o motor, aqui é igual, não vais destruir a bateria por carregares ao limite que o fabricante deixa, mas ele dá-te alertas que se o fizeres um pouco mais abaixo que prolongas a saude do material, neste caso das baterias.

                                            Comentário




                                              Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post

                                              Está tudo previsto, tal como num CI está previsto andares sempre no redline, só que quanto mais o fizeres mais depressa degradas o motor, .
                                              Está?
                                              Obviamente que não está, o desenvolvimento de um motor é feito com base em ciclos que estão bem definidos e para os quais todos os componentes e tolerânciamento são calculados.
                                              Se colocares um motor Otto num dinamómetro no regime máximo de rotação deve durar entre as 92 horas e as 150 horas máximo com controlo de temperatura de fluidos em radiadores sobredimensiados.
                                              Várioa componentes externos nem devem atingir as 72 horas com essa frequência de trabalho, não foram desenvolvidos para essas condições.

                                              Editado pela última vez por Prelude; 22 February 2023, 21:18.

                                              Comentário


                                                Uma pergunta que de quem não percebe nada (ainda).

                                                Para cuidar da bateria o que é melhor (valores aproximados) ?
                                                - carregar todos os dias por 6-8h a 2-3kWh
                                                - carregar dia sim dia por não, por 3-4h a 7,4 kwh
                                                - carregar de 2 em 2 dias a 11kW por 2h
                                                - carregar 2x semana a 22kw por 1h

                                                esquecendo a autonomia, ou se o carro consegue ou não fazer isso,
                                                mas como principio, é melhor uma carga lenta todos os dias, ou carga mais dilatada e potente ?

                                                Comentário




                                                  Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                                                  Uma pergunta que de quem não percebe nada (ainda).

                                                  Para cuidar da bateria o que é melhor (valores aproximados) ?
                                                  - carregar todos os dias por 6-8h a 2-3kWh
                                                  - carregar dia sim dia por não, por 3-4h a 7,4 kwh
                                                  - carregar de 2 em 2 dias a 11kW por 2h
                                                  - carregar 2x semana a 22kw por 1h

                                                  esquecendo a autonomia, ou se o carro consegue ou não fazer isso,
                                                  mas como principio, é melhor uma carga lenta todos os dias, ou carga mais dilatada e potente ?
                                                  Qualquer uma dessas se for feita com a Type 2(ou seja com o carregador interno do carro) e não com CCS/Chademo é considerada carga lenta, portanto diria que a nível de desgaste não é essas velocidades de carga que farão mal

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Prelude Ver Post



                                                    Está?
                                                    Obviamente que não está, o desenvolvimento de um motor é feito com base em ciclos que estão bem definidos e para os quais todos os componentes e tolerânciamento são calculados.
                                                    Se colocares um motor Otto num dinamómetro no regime máximo de rotação deve durar entre as 92 horas e as 150 horas máximo com controlo de temperatura de fluidos em radiadores sobredimensiados.
                                                    Várioa componentes externos nem devem atingir as 72 horas com essa frequência de trabalho, não foram desenvolvidos para essas condições.
                                                    Está previsto, se assim não fosse o equipamento simplesmente não te deixava fazer isso, agora a durabilidade dele nesses moldes é uma outra questão, quem te impede de ao saires de um stand ficares a acelerar no maximo até derreter o motor? Existem alguns que ao preverem isso limitam as RPMs nesses moldes.
                                                    Obviamente que é por isso que existem as clausulas do tratamento abusivo do material, por exemplo, no caso dos LEAF que não têm arrefecimento das baterias, a marca refere o que é ou não o tratamento abusivo, depois tens marcas que não te deixam fazer mais do que X carregamentos seguidos à velocidade maxima, tal como nos CI também tens marcas que simplesmente só te deixam ir ao red line por determinado tempo, depois começam a cortar nas RPM, ou seja, etá tudo previsto e as marcas limitam-se, outras podem não o fazer, mas nunca ficam a perder neste tipo de tratamentos abusivos, por isso têm condições contratuais onde prevêem esses tratamentos.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                                                      Uma pergunta que de quem não percebe nada (ainda).

                                                      Para cuidar da bateria o que é melhor (valores aproximados) ?
                                                      - carregar todos os dias por 6-8h a 2-3kWh
                                                      - carregar dia sim dia por não, por 3-4h a 7,4 kwh
                                                      - carregar de 2 em 2 dias a 11kW por 2h
                                                      - carregar 2x semana a 22kw por 1h

                                                      esquecendo a autonomia, ou se o carro consegue ou não fazer isso,
                                                      mas como principio, é melhor uma carga lenta todos os dias, ou carga mais dilatada e potente ?
                                                      Quanto menores forem os ciclos melhor para a bateria, por isso a melhor situação é a primeira.

                                                      Comentário




                                                        Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post

                                                        Está previsto, se assim não fosse o equipamento simplesmente não te deixava fazer isso, agora a durabilidade dele nesses moldes é uma outra questão, quem te impede de ao saires de um stand ficares a acelerar no maximo até derreter o motor? Existem alguns que ao preverem isso limitam as RPMs nesses moldes.
                                                        .
                                                        Não, nenhum motor de combustao para veículos de passageiros é desenvolvido para a condição de trabalhar em carga acima do regime de potência máxima em contínuo.

                                                        Obviamente que nunca viste uma especificação de desenvolvimento de um motor para fazer um comentário desses.

                                                        Motores de navios trabalham em cargas constantes elevadas durante longos períodos, mas são totalidade distintos, o mesmo se aplica para os motores de camião.

                                                        Para variar, o típico treinador de bancada que está completamente fora de pé.
                                                        Editado pela última vez por Prelude; 23 February 2023, 10:09.

                                                        Comentário


                                                          Pela primeira vez ontem coloquei a carregar a bateria abaixo dos 10/15 por cento, tinha 7% de bateria e autonomia de 33 km, media de 19.8 e fiz 370 km, repartidos da seguinte forma, 200 km estrada nacional, 120 km de autoestrada e 50 km na cidade e já agora resumindo a viagem de domingo, 300 km feitos (280/285 km autoestrada e 15/20 km cidade), 21 de media mas vou deixar de registar aqui, porque é uma viatura "rara" com poucas vendas, é só para ter uma ideia, uma viatura elétrica pouco eficiente consegue fazer perto de 400 km.

                                                          Cumps

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Prelude Ver Post



                                                            Não, nenhum motor de combustao para veículos de passageiros é desenvolvido para a condição de trabalhar em carga acima do regime de potência máxima em contínuo.

                                                            Obviamente que nunca viste uma especificação de desenvolvimento de um motor para fazer um comentário desses.

                                                            Motores de navios trabalham em cargas constantes elevadas durante longos períodos, mas são totalidade distintos, o mesmo se aplica para os motores de camião.

                                                            Para variar, o típico treinador de bancada que está completamente fora de pé.
                                                            Claro que sou treinador de bancada, mas não sou teorico como tu, que quando te falam em alhos vais buscar bugalhos, é o costume.
                                                            Nem reparate que nunca falei de tecnologias, mas sim de posturas de marca, por isso existem condições contratuais, consegues perceber assim ou preciso de explicar melhor?

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                                                              Pela primeira vez ontem coloquei a carregar a bateria abaixo dos 10/15 por cento, tinha 7% de bateria e autonomia de 33 km, media de 19.8 e fiz 370 km, repartidos da seguinte forma, 200 km estrada nacional, 120 km de autoestrada e 50 km na cidade e já agora resumindo a viagem de domingo, 300 km feitos (280/285 km autoestrada e 15/20 km cidade), 21 de media mas vou deixar de registar aqui, porque é uma viatura "rara" com poucas vendas, é só para ter uma ideia, uma viatura elétrica pouco eficiente consegue fazer perto de 400 km.

                                                              Cumps
                                                              Estás com uma média jeitosa..mas não quer dizer muito. tudo depende da condução e velocidade.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X