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    Originalmente Colocado por sat Ver Post
    Afinal qual foi a notícia bombástica de 1 de março?
    O fim do petróleo no nosso tempo de vida.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post

      Eu também não quero para auto-estrada. O Bjorn fez um teste a 90km/h de média e fez por volta dos 290km. Para mim o eletrico seria para fazer estradas nacionais num raio de 150km e cidade. E nessas condições não tenho dúvidas que faria os 300km.
      Eu tenho o e208,, mais de 60 mil km feitos. Em estrada nacional com temperaturas baixas, na casa dos 0-10ºc conta com 240-250km. Isto de 0-100%, coisa que nunca queres fazer, portanto conta com 60% disto para teres carro para andares confortável, sem preocupações face a imprevistos e prolongar a vida da bateria. O e208 tem muitas qualidades, mas manter autonomia em tempo frio não é uma delas.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Maumaria Ver Post

        Eu tenho o e208,, mais de 60 mil km feitos. Em estrada nacional com temperaturas baixas, na casa dos 0-10ºc conta com 240-250km. Isto de 0-100%, coisa que nunca queres fazer, portanto conta com 60% disto para teres carro para andares confortável, sem preocupações face a imprevistos e prolongar a vida da bateria. O e208 tem muitas qualidades, mas manter autonomia em tempo frio não é uma delas.
        Ha “tempo frio” em Portugal comparando com os países nórdicos?

        Comentário


          Originalmente Colocado por Maumaria Ver Post

          Eu tenho o e208,, mais de 60 mil km feitos. Em estrada nacional com temperaturas baixas, na casa dos 0-10ºc conta com 240-250km. Isto de 0-100%, coisa que nunca queres fazer, portanto conta com 60% disto para teres carro para andares confortável, sem preocupações face a imprevistos e prolongar a vida da bateria. O e208 tem muitas qualidades, mas manter autonomia em tempo frio não é uma delas.
          Obrigado pelo feed back. E em tempo ameno (15-30 graus) como é? faz os 300km em estrada/cidade?

          Comentário



            Testes no frio.

            Comentário


              Ficar em segundo lugar é como se ficasse em primeiro porque a Tesla joga noutro campeonato , muito bom para um EV com uma aerodinâmica tipo parede

              Cumps

              Comentário


                Excelente resultado do Nissan

                Comentário


                  Novo fornecedor de carregamentos para Portugal, ChargePoint já pode ser usado em Portugal em todos os postos.

                  Mais um importante passo para a Mobilidade Eléctrica em Portugal foi dado esta semana. Pela primeira vez um fornecedor de serviços de Mobilidade Elétrica internacional, acessível a todos, a ChargePoint, inclui na sua oferta os postos da rede publica Portuguesa e com uma tarifa plana direta.
                  A proposta da ChargePoint já disponível para todos os utilizadores de Portugal, permite o acesso a toda a rede pública nacional e a centenas de milhares de postos na Europa e na America do Norte.
                  A tarifa plana disponível, nesta fase inicial, para os postos do mercado nacional é a seguinte:
                  Postos carregamento DC: 0,65€/kWh + 7,38€/hora
                  Posto carregamento AC: 0,50€/kWh + 0,74€/hora
                  Nestes valores estão incluídas todas as tarifas e impostos.
                  Apesar de não serem as tarifas mais económicas do mercado, o que pode ser facilmente comprovado por um utilizador experiente consultando as ofertas dos comercializadores de eletricidade (CEME) e as tarifas dos postos cobradas pelos operadores de carregamento (OPC), são um passo na direção certa na simplificação da utilização da rede pública.
                  Um excelente exemplo de evolução e simplificação que a UVE aplaude!
                  Estão abertas as portas, seguramente muito em breve teremos mais e diferentes ofertas dos diversos fornecedores de serviços de Mobilidade Elétrica que operam em toda a Europa.​
                  https://www.chargepoint.com/pt-pt

                  Comentário


                    Mobi-e está agora ligada com a rede Alemã Hubject!

                    A MOBI.E concluiu a integração com a Hubject, empresa alemã de referência ao nível da interoperabilidade, o que permitirá o acesso à rede Mobi.E a um elevado número de utilizadores estrangeiros, já que a Hubject está presente em mais de 50 países.

                    A MOBI.E e a Hubject partilham um objectivo comum: facilitar ao máximo o acesso dos condutores de veículos elétricos aos serviços de carregamento, independentemente da rede de carregamento específica ou do sistema de pagamento que utilizam. A integração da plataforma da Hubject na rede Mobi.E aproxima a Europa de um ideal de carregamento de veículos elétricos sem fronteiras.

                    Através da interoperabilidade, os condutores europeus de veículos elétricos clientes da Hubject passam a ter acesso à rede Mobi.E, permitindo que estes carreguem facilmente as suas viaturas durante as viagens de longo curso. Atualmente, a rede nacional disponibiliza mais de 5.800 pontos de carregamento, cobrindo todos os 308 municípios, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

                    "Portugal foi o pioneiro de um mercado de interoperabilidade que hoje tem mais de 75 operadores de postos de carregamento (OPC) e 25 fornecedores de serviços de mobilidade elétrica (CEME). A parceria com a Hubject alarga a área de um mercado completamente interoperável para os utilizadores portugueses e europeus de veículos elétricos", refere Luís Barroso, Presidente da MOBI.E.

                    "Temos o prazer de contar com a MOBI.E como um dos nossos parceiros de e-roaming", menciona Christian Hahn, CEO do Hubject. "A rede Mobi.E já permite a interoperabilidade em Portugal. A parceria estratégica entre a Hubject e a MOBI.E aproxima cada vez mais o ecossistema de e-mobilidade de uma experiência sem fronteiras para condutores de veículos elétricos em toda a Europa".

                    A integração na rede Mobi.E da Hubject proporciona o crescimento da atividade dos Operadores de Pontos de Carregamento nacionais, uma vez que alarga o seu mercado potencial, com os clientes internacionais a poderem carregar os seus veículos em Portugal, utilizando para tal, os cartões dos seus países de origem. Esta integração facilitará, ainda, o desenvolvimento da atividade de fornecedores de serviços de mobilidade elétrica (EMSP) internacionais em Portugal.
                    https://www.mobie.pt/en/w/alem%C3%A3...angeiros%C2%A0

                    Comentário


                      Sobre o vídeo da whatcar:

                      Elogiam o mini por ter 2.9miles/kWh e criticam o Ora Cat pela mesma média?

                      E querem mesmo falar de aerodinâmica de "parede" com um ID Buzz no mix? Esse é que literalmente uma parede com aquela frente direita e tamanho XXL

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                        Sobre o vídeo da whatcar:

                        Elogiam o mini por ter 2.9miles/kWh e criticam o Ora Cat pela mesma média?

                        E querem mesmo falar de aerodinâmica de "parede" com um ID Buzz no mix? Esse é que literalmente uma parede com aquela frente direita e tamanho XXL
                        Fiquei mais surpreso com o mais eficiente do pack, o Mini, são 3,9 e não 2,9miles/kWh.
                        Alem de que andar com os carros atrás uns dos outros é precisamente o que não se deve fazer num teste destes, alteras completamente o resultado na questão aerodinâmica deles.
                        Editado pela última vez por Afcivic; 04 March 2023, 10:06.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post

                          Fiquei mais surpreso com o mais eficiente do pack, o Mini, são 3,9 e não 2,9miles/kWh.
                          Alem de que andar com os carros atrás uns dos outros é precisamente o que não se deve fazer num teste destes, alteras completamente o resultado na questão aerodinâmica deles.
                          Ok então devo ter visto mal está explicado. Deduzo também que eles vão alternando os "líderes" durante o percurso senão não faria sentido

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                            Ok então devo ter visto mal está explicado. Deduzo também que eles vão alternando os "líderes" durante o percurso senão não faria sentido
                            Mas mesmo que o façam estão na mesma a desvirtuar a coisa, pois nunca tens as variaveis todas iguais em termos de aerodinâmica, velocidade do vento, trajetória,..... Até o Bjorn nos seus testes de autonomia tenta não apanhar muito tempo carros à frente...

                            Comentário


                              Se formos a ver nenhum teste/comparativo vai ser o correto, vai haver sempre variáveis diferentes no teste, sejam temperaturas diferentes, vento, trânsito, etc...isto é só para ter uma ideia, nada mais, por muito que digam que o modelo y consegue fazer x de kms, na realidade de cada um pode até nem conseguir essa autonomia, seja por estilos diferentes de condução ou outro motivo qualquer, no meu caso não existe uma diferença tão grande do resultado do comparativo.

                              Cumps

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                                Se formos a ver nenhum teste/comparativo vai ser o correto, vai haver sempre variáveis diferentes no teste, sejam temperaturas diferentes, vento, trânsito, etc...isto é só para ter uma ideia, nada mais, por muito que digam que o modelo y consegue fazer x de kms, na realidade de cada um pode até nem conseguir essa autonomia, seja por estilos diferentes de condução ou outro motivo qualquer, no meu caso não existe uma diferença tão grande do resultado do comparativo.

                                Cumps
                                Claro que sim, mas irem em fila pirilau encostadinhos uns aos outros diria que mexe um bocado com o resultado final. O da frente é largamente prejudicado, ao menos davam mais espaço entre eles.

                                Comentário


                                  No video vê se que alteram a posição das viaturas, por isso não vão na mesma posição, até na parte da temperatura interior notaram que os 21 graus não correspondia a essa temperatura nos vários modelos do comparativo, que me lembre só o Megane é que 21 graus no mostrador corresponde a 21 graus.

                                  Cumps

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                                    No video vê se que alteram a posição das viaturas, por isso não vão na mesma posição, até na parte da temperatura interior notaram que os 21 graus não correspondia a essa temperatura nos vários modelos do comparativo, que me lembre só o Megane é que 21 graus no mostrador corresponde a 21 graus.

                                    Cumps

                                    Foi por isso mesmo que fiquei surpreso, tanto preciosismo por causa de 1 ou 2 graus no caso da temperatura e depois vão encostadinhos uns aos outros, bastava deixarem uns 100 metros entre eles e não era preciso andarem a trocar entre eles, não era mais facil e menos complexo de chegarem a um resultado homogeneo?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Cahib Ver Post

                                      Ha “tempo frio” em Portugal comparando com os países nórdicos?
                                      No norte pode haver pontualmente, nada de Noruegas claro. Mas mesmo agora tivemos 2 semanas de minimas de -1 a 0ºc. Às 7 da manhã têm estado 5-6 graus. Se fores do interior norte notas bem a diferença verão inverno na autonomia. Estamos a falar de aprox. 30% de dierença na autonomia, que se torna maior se andares em AE

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post

                                        Obrigado pelo feed back. E em tempo ameno (15-30 graus) como é? faz os 300km em estrada/cidade?
                                        Com temp de 20-30ºc em cidade, com cuidado, fazes os 300km sem grande problema. Mas atenção, 300 é dos 0-100% e não deves pensar num EV assim numa utilização diária de longo prazo. Quando um fabricante te diz que o carro faz 300km, na verdade está a dizer que se queres carro para muitos km, tens autonomia para 200km diários, ou seja entre os 20 e os 80% em condições ideais, em cidade. Sem preocupação aponta para 160-180km. Podes usar uma bateria inteira num dia claro, mas deve ser por excepção e planeado para não ficares apeado. Posso dizer-te que nestes dias frios de manhã, em AE, se fizesse dos 100% aos 0% a 110km/h, talvez não chegasse a 200km.

                                        Comentário


                                          Primeira grande viagem com o BMW iX3 de Bruxelas a St. Anton am Arlberg na Áustria para umas férias na neve. No total, foram 808km.
                                          Como é óbvio estava um pouco nervoso devido a vários factores. Nomeadamente:
                                          1 - Distância,
                                          2 - Temperaturas baixas,
                                          3 - Transportar 4 pessoas mais bagageira cheia até cima, incluindo equipamento de esqui para 4 pessoas.

                                          Com todos estes factores estava a contar com uma valente tareia na autonomia. Planeei a viagem para lá de modo a efectuar 4 paragens em postos de carregamento ultra-rápido compatíveis com o cartão de mobilidade que usámos. A rota acabou por ser Bruxelas -> Luxemburgo -> Alemanha -> Áustria via Karlsuhre/Estugarda passando perto do Liechenstein.

                                          Começámos com a bateria nos 100% e fizémos paragens mais ou menos a cada 200-230km e deixávamos a carregar pelo menos até aos 85%. Considerando paragem para almoço ainda carregámos o carro a 100% uma vez, e isso deu-nos mais flexibilidade e diminuiu a duração das duas paragens subsequentes. No fim chegámos com 50% de bateria disponível.

                                          Para voltar, a viagem foi muito mais despreocupada. Apenas 3 paragens, e nem ligámos a controlar velocidades nos 120km/h - uma valente seca nas autobahns 😛. Claro que chegámos a casa, depois de deixar toda a gente apenas com uns 10% de bateria mas um carregamento no posto lento resolveu isso.

                                          Duração das viagens?
                                          12h na de ida, incluindo paragem para almoço e num supermercado para fazer compras. Foram 9h a conduzir.
                                          12h30m na de regresso. Isto inclui também paragem para almoço, fazer a ronda a deixar os amigos cada um em sua casa (e apanhar o animal de companhia de um deles). Apanhámos um enorme engarrafamento na Alemanha que acrescentou uma hora ao tempo de viagem: foram 10h12min a conduzir.
                                          Talvez pudéssemos ter feito uma viagem uma hora mais rápido com um carro a gasolina ou diesel, mas não acho que poupássemos mais que isso. Isto pelo simples facto de que quatro pessoas com necessidades biológicas dessincronizadas e diferentes fizeram as paragens a cada duas horas/duas horas e meia essenciais.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post
                                            Primeira grande viagem com o BMW iX3 de Bruxelas a St. Anton am Arlberg na Áustria para umas férias na neve. No total, foram 808km.
                                            Como é óbvio estava um pouco nervoso devido a vários factores. Nomeadamente:
                                            1 - Distância,
                                            2 - Temperaturas baixas,
                                            3 - Transportar 4 pessoas mais bagageira cheia até cima, incluindo equipamento de esqui para 4 pessoas.

                                            Com todos estes factores estava a contar com uma valente tareia na autonomia. Planeei a viagem para lá de modo a efectuar 4 paragens em postos de carregamento ultra-rápido compatíveis com o cartão de mobilidade que usámos. A rota acabou por ser Bruxelas -> Luxemburgo -> Alemanha -> Áustria via Karlsuhre/Estugarda passando perto do Liechenstein.

                                            Começámos com a bateria nos 100% e fizémos paragens mais ou menos a cada 200-230km e deixávamos a carregar pelo menos até aos 85%. Considerando paragem para almoço ainda carregámos o carro a 100% uma vez, e isso deu-nos mais flexibilidade e diminuiu a duração das duas paragens subsequentes. No fim chegámos com 50% de bateria disponível.

                                            Para voltar, a viagem foi muito mais despreocupada. Apenas 3 paragens, e nem ligámos a controlar velocidades nos 120km/h - uma valente seca nas autobahns 😛. Claro que chegámos a casa, depois de deixar toda a gente apenas com uns 10% de bateria mas um carregamento no posto lento resolveu isso.

                                            Duração das viagens?
                                            12h na de ida, incluindo paragem para almoço e num supermercado para fazer compras. Foram 9h a conduzir.
                                            12h30m na de regresso. Isto inclui também paragem para almoço, fazer a ronda a deixar os amigos cada um em sua casa (e apanhar o animal de companhia de um deles). Apanhámos um enorme engarrafamento na Alemanha que acrescentou uma hora ao tempo de viagem: foram 10h12min a conduzir.
                                            Talvez pudéssemos ter feito uma viagem uma hora mais rápido com um carro a gasolina ou diesel, mas não acho que poupássemos mais que isso. Isto pelo simples facto de que quatro pessoas com necessidades biológicas dessincronizadas e diferentes fizeram as paragens a cada duas horas/duas horas e meia essenciais.
                                            qual o custo com electricidade gasto, tem ideia ?
                                            se fosse um x3 a diesel a 120km/h fazia media de +/- 6L (?) o que dava cerca de 50l de combustível, com o preço aí deve ser uns 60/70€ ?

                                            Comentário


                                              Dependia da rede de abastecimento onde recarregava. Carreguei num posto da Shell no Luxemburgo (Aire de Berchem) e era 0.92€/kWh. Neste carreguei 63.80 kWh mas era o mais caro e só carreguei lá na viagem de regresso.
                                              No posto anterior, o custo era 0.67€/kWh. Nos da Ionity o custo era 0.85€/kWh. No posto rápido em St. Anton, o custo era 0.76€/kWh.

                                              No total carregando o carro para começar a viagem e viagem de ida, mais carregamentos enquanto estivemos por lá e carregamentos na viagem de regresso ficou por 328.43€ para 1748 km percorridos no total e 438kWh usados no total.

                                              Custo de 0.74€/kWh para carregar de média.

                                              Consumo médio geral de 25kWh/100km, 18.50€/100km.
                                              Considerando que o carro estava completamente cheio de passageiros e bagagem quase até ao tecto, temperaturas baixas, AC sempre a bombar não me admira. Nas minhas viagens diárias de trabalho em condições semelhantes faço 20-21 kWh mas quase que não uso o AC durante a viagem e o carro vai vazio (no Outono andava nos 18.5kWh).

                                              Não sei quanto ficaria num carro a gasolina ou diesel. Como usámos só postos de carregamento ultra-rápido durante as férias o preço é capaz de ser puxadinho comparativamente.
                                              Segundo a UVE, estes são os custos de carregamento em Portugal em Fevereiro:

                                              viber_image_2023-02-27_23-20-46-455.jpg
                                              Suponho que os postos de carregamento rápido incluam carregadores de 50kWh.
                                              Editado pela última vez por Rosmano; 07 March 2023, 09:10.

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                                              • Ccorreia
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                                                Editing a comment
                                                328.43€ para 1748 km
                                                PUXA !!!

                                              Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post
                                              Dependia da rede de abastecimento onde recarregava. Carreguei num posto da Shell no Luxemburgo (Aire de Berchem) e era 0.92€/kWh. Neste carreguei 63.80 kWh mas era o mais caro e só carreguei lá na viagem de regresso.
                                              No posto anterior, o custo era 0.67€/kWh. Nos da Ionity o custo era 0.85€/kWh. No posto rápido em St. Anton, o custo era 0.76€/kWh.

                                              No total carregando o carro para começar a viagem e viagem de ida, mais carregamentos enquanto estivemos por lá e carregamentos na viagem de regresso ficou por 328.43€ para 1748 km percorridos no total e 438kWh usados no total.

                                              Custo de 0.74€/kWh para carregar de média.

                                              Consumo médio geral de 25kWh/100km, 18.50€/100km.
                                              Considerando que o carro estava completamente cheio de passageiros e bagagem quase até ao tecto, temperaturas baixas, AC sempre a bombar não me admira. Nas minhas viagens diárias de trabalho em condições semelhantes faço 20-21 kWh mas quase que não uso o AC durante a viagem e o carro vai vazio (no Outono andava nos 18.5kWh).

                                              Não sei quanto ficaria num carro a gasolina ou diesel. Como usámos só postos de carregamento ultra-rápido durante as férias o preço é capaz de ser puxadinho comparativamente.
                                              Segundo a UVE, estes são os custos de carregamento em Portugal em Fevereiro:

                                              viber_image_2023-02-27_23-20-46-455.jpg
                                              Suponho que os postos de carregamento rápido incluam carregadores de 50kWh.
                                              Carregamentos rápidos será sempre mais caro, mas 0,74€/kw fica um pouco puxado, não equacionaste a rede Tesla? Ou não ficava nenhum no trajecto? É que os preços no Luxemburgo ficam a 0,41-0,30€/kWh, podem consultar os preços de alguns paises aqui - https://www.electricfelix.com/tesla

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post
                                                Dependia da rede de abastecimento onde recarregava. Carreguei num posto da Shell no Luxemburgo (Aire de Berchem) e era 0.92€/kWh. Neste carreguei 63.80 kWh mas era o mais caro e só carreguei lá na viagem de regresso.
                                                No posto anterior, o custo era 0.67€/kWh. Nos da Ionity o custo era 0.85€/kWh. No posto rápido em St. Anton, o custo era 0.76€/kWh.

                                                No total carregando o carro para começar a viagem e viagem de ida, mais carregamentos enquanto estivemos por lá e carregamentos na viagem de regresso ficou por 328.43€ para 1748 km percorridos no total e 438kWh usados no total.

                                                Custo de 0.74€/kWh para carregar de média.

                                                Consumo médio geral de 25kWh/100km, 18.50€/100km.
                                                Considerando que o carro estava completamente cheio de passageiros e bagagem quase até ao tecto, temperaturas baixas, AC sempre a bombar não me admira. Nas minhas viagens diárias de trabalho em condições semelhantes faço 20-21 kWh mas quase que não uso o AC durante a viagem e o carro vai vazio (no Outono andava nos 18.5kWh).

                                                Não sei quanto ficaria num carro a gasolina ou diesel. Como usámos só postos de carregamento ultra-rápido durante as férias o preço é capaz de ser puxadinho comparativamente.
                                                Segundo a UVE, estes são os custos de carregamento em Portugal em Fevereiro:

                                                viber_image_2023-02-27_23-20-46-455.jpg
                                                Suponho que os postos de carregamento rápido incluam carregadores de 50kWh.
                                                É raro alguém ter a coragem de partilhar que gastou substancialmente mais numa viagem com um carro elétrico comparando com carro a gasóleo portanto só possa dar os parabéns.

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                                                  Originalmente Colocado por Kopien Ver Post

                                                  É raro alguém ter a coragem de partilhar que gastou substancialmente mais numa viagem com um carro elétrico comparando com carro a gasóleo portanto só possa dar os parabéns.
                                                  Nós não temos despesas de carregamento. Está incluído no contrato de leasing todas as despesas de carregamento a nível europeu e o que carregarmos em redes não associadas ao cartão de mobilidade que usámos pode ser ressarcido enviando o comprovativo de pagamento.
                                                  Estava curioso para ver quais teriam sido os nossos gastos efectivos durante a viagem pois só conseguimos usar postos de carregamento ultra-rápido durante a semana toda e estava bem ciente que são bem caros.

                                                  Foi a primeira vez que tive que abastecer o EV como se fosse um carro de combustão interna usando somente os postos de carregamento ultra-rápido. É fazível, confortável e não perdemos muito mais tempo que um combustão interna até uma distância de 800km. Mas sai bastante mais caro como está bem evidente. 😅
                                                  No dia a dia o meu custo, considerando um consumo médio de 20kWh/100km neste Inverno está nos 5€/100km porque abasteço em postos AC a 0.25€/kWh. E eu faço 110km por dia. É importante considerar que viagens grandes de férias acontecem uma ou duas vezes por ano e o seu custo é diluído com os gastos muito mais comedidos durante o resto do ano com carregamento em postos AC.

                                                  Conclusão: carregar o carro em postos ultra-rápidos apenas em último recurso e o mínimo de tempo possível para se chegar ao fim da viagem. Não percebo a obssessão constante com postos DC. É preciso muitos mais postos de carregamento lento.
                                                  Editado pela última vez por Rosmano; 07 March 2023, 14:06.

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                                                    Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post

                                                    Carregamentos rápidos será sempre mais caro, mas 0,74€/kw fica um pouco puxado, não equacionaste a rede Tesla? Ou não ficava nenhum no trajecto? É que os preços no Luxemburgo ficam a 0,41-0,30€/kWh, podem consultar os preços de alguns paises aqui - https://www.electricfelix.com/tesla
                                                    Não têm acordo com o nosso cartão de mobilidade, e não estive para me ralar em instalar app, fazer assinatura e depois esperar por reembolso do que gastasse nos postos Tesla.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post

                                                      Não têm acordo com o nosso cartão de mobilidade, e não estive para me ralar em instalar app, fazer assinatura e depois esperar por reembolso do que gastasse nos postos Tesla.
                                                      Já vi o post anterior, assim para ti foi só escolher o mais conveniente.

                                                      Comentário


                                                        Uma questão de leigo.

                                                        As condições meteorológicas atuais serão as ideias para os EV, falo de temperatura e humidade.
                                                        Isto porque para os mesmos percursos (e mesma condução) estou com muito mais autonomia.
                                                        Num PHEV passei de 65km na altura de muito frio para 80/85km

                                                        Comentário


                                                          Quando a temperatura baixa muito a autonomia reduz significativamente, é normal.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post

                                                            Já vi o post anterior, assim para ti foi só escolher o mais conveniente.
                                                            Se assim não fosse teria sido uma experiência muito mais chata.

                                                            Comentário

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