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Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
Eu também não quero para auto-estrada. O Bjorn fez um teste a 90km/h de média e fez por volta dos 290km. Para mim o eletrico seria para fazer estradas nacionais num raio de 150km e cidade. E nessas condições não tenho dúvidas que faria os 300km.
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Originalmente Colocado por Maumaria Ver Post
Eu tenho o e208,, mais de 60 mil km feitos. Em estrada nacional com temperaturas baixas, na casa dos 0-10ºc conta com 240-250km. Isto de 0-100%, coisa que nunca queres fazer, portanto conta com 60% disto para teres carro para andares confortável, sem preocupações face a imprevistos e prolongar a vida da bateria. O e208 tem muitas qualidades, mas manter autonomia em tempo frio não é uma delas.
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Originalmente Colocado por Maumaria Ver Post
Eu tenho o e208,, mais de 60 mil km feitos. Em estrada nacional com temperaturas baixas, na casa dos 0-10ºc conta com 240-250km. Isto de 0-100%, coisa que nunca queres fazer, portanto conta com 60% disto para teres carro para andares confortável, sem preocupações face a imprevistos e prolongar a vida da bateria. O e208 tem muitas qualidades, mas manter autonomia em tempo frio não é uma delas.
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Novo fornecedor de carregamentos para Portugal, ChargePoint já pode ser usado em Portugal em todos os postos.
Mais um importante passo para a Mobilidade Eléctrica em Portugal foi dado esta semana. Pela primeira vez um fornecedor de serviços de Mobilidade Elétrica internacional, acessível a todos, a ChargePoint, inclui na sua oferta os postos da rede publica Portuguesa e com uma tarifa plana direta.
A proposta da ChargePoint já disponível para todos os utilizadores de Portugal, permite o acesso a toda a rede pública nacional e a centenas de milhares de postos na Europa e na America do Norte.
A tarifa plana disponível, nesta fase inicial, para os postos do mercado nacional é a seguinte:
Postos carregamento DC: 0,65€/kWh + 7,38€/hora
Posto carregamento AC: 0,50€/kWh + 0,74€/hora
Nestes valores estão incluídas todas as tarifas e impostos.
Apesar de não serem as tarifas mais económicas do mercado, o que pode ser facilmente comprovado por um utilizador experiente consultando as ofertas dos comercializadores de eletricidade (CEME) e as tarifas dos postos cobradas pelos operadores de carregamento (OPC), são um passo na direção certa na simplificação da utilização da rede pública.
Um excelente exemplo de evolução e simplificação que a UVE aplaude!
Estão abertas as portas, seguramente muito em breve teremos mais e diferentes ofertas dos diversos fornecedores de serviços de Mobilidade Elétrica que operam em toda a Europa.
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Mobi-e está agora ligada com a rede Alemã Hubject!
A MOBI.E concluiu a integração com a Hubject, empresa alemã de referência ao nível da interoperabilidade, o que permitirá o acesso à rede Mobi.E a um elevado número de utilizadores estrangeiros, já que a Hubject está presente em mais de 50 países.
A MOBI.E e a Hubject partilham um objectivo comum: facilitar ao máximo o acesso dos condutores de veículos elétricos aos serviços de carregamento, independentemente da rede de carregamento específica ou do sistema de pagamento que utilizam. A integração da plataforma da Hubject na rede Mobi.E aproxima a Europa de um ideal de carregamento de veículos elétricos sem fronteiras.
Através da interoperabilidade, os condutores europeus de veículos elétricos clientes da Hubject passam a ter acesso à rede Mobi.E, permitindo que estes carreguem facilmente as suas viaturas durante as viagens de longo curso. Atualmente, a rede nacional disponibiliza mais de 5.800 pontos de carregamento, cobrindo todos os 308 municípios, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
"Portugal foi o pioneiro de um mercado de interoperabilidade que hoje tem mais de 75 operadores de postos de carregamento (OPC) e 25 fornecedores de serviços de mobilidade elétrica (CEME). A parceria com a Hubject alarga a área de um mercado completamente interoperável para os utilizadores portugueses e europeus de veículos elétricos", refere Luís Barroso, Presidente da MOBI.E.
"Temos o prazer de contar com a MOBI.E como um dos nossos parceiros de e-roaming", menciona Christian Hahn, CEO do Hubject. "A rede Mobi.E já permite a interoperabilidade em Portugal. A parceria estratégica entre a Hubject e a MOBI.E aproxima cada vez mais o ecossistema de e-mobilidade de uma experiência sem fronteiras para condutores de veículos elétricos em toda a Europa".
A integração na rede Mobi.E da Hubject proporciona o crescimento da atividade dos Operadores de Pontos de Carregamento nacionais, uma vez que alarga o seu mercado potencial, com os clientes internacionais a poderem carregar os seus veículos em Portugal, utilizando para tal, os cartões dos seus países de origem. Esta integração facilitará, ainda, o desenvolvimento da atividade de fornecedores de serviços de mobilidade elétrica (EMSP) internacionais em Portugal.
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Originalmente Colocado por Neruson Ver PostSobre o vídeo da whatcar:
Elogiam o mini por ter 2.9miles/kWh e criticam o Ora Cat pela mesma média?
E querem mesmo falar de aerodinâmica de "parede" com um ID Buzz no mix? Esse é que literalmente uma parede com aquela frente direita e tamanho XXL
Alem de que andar com os carros atrás uns dos outros é precisamente o que não se deve fazer num teste destes, alteras completamente o resultado na questão aerodinâmica deles.Editado pela última vez por Afcivic; 04 March 2023, 10:06.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
Fiquei mais surpreso com o mais eficiente do pack, o Mini, são 3,9 e não 2,9miles/kWh.
Alem de que andar com os carros atrás uns dos outros é precisamente o que não se deve fazer num teste destes, alteras completamente o resultado na questão aerodinâmica deles.
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Originalmente Colocado por Neruson Ver PostOk então devo ter visto mal está explicado. Deduzo também que eles vão alternando os "líderes" durante o percurso senão não faria sentido
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Se formos a ver nenhum teste/comparativo vai ser o correto, vai haver sempre variáveis diferentes no teste, sejam temperaturas diferentes, vento, trânsito, etc...isto é só para ter uma ideia, nada mais, por muito que digam que o modelo y consegue fazer x de kms, na realidade de cada um pode até nem conseguir essa autonomia, seja por estilos diferentes de condução ou outro motivo qualquer, no meu caso não existe uma diferença tão grande do resultado do comparativo.
Cumps
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Originalmente Colocado por 1975 Ver PostSe formos a ver nenhum teste/comparativo vai ser o correto, vai haver sempre variáveis diferentes no teste, sejam temperaturas diferentes, vento, trânsito, etc...isto é só para ter uma ideia, nada mais, por muito que digam que o modelo y consegue fazer x de kms, na realidade de cada um pode até nem conseguir essa autonomia, seja por estilos diferentes de condução ou outro motivo qualquer, no meu caso não existe uma diferença tão grande do resultado do comparativo.
Cumps
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No video vê se que alteram a posição das viaturas, por isso não vão na mesma posição, até na parte da temperatura interior notaram que os 21 graus não correspondia a essa temperatura nos vários modelos do comparativo, que me lembre só o Megane é que 21 graus no mostrador corresponde a 21 graus.
Cumps
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Originalmente Colocado por 1975 Ver PostNo video vê se que alteram a posição das viaturas, por isso não vão na mesma posição, até na parte da temperatura interior notaram que os 21 graus não correspondia a essa temperatura nos vários modelos do comparativo, que me lembre só o Megane é que 21 graus no mostrador corresponde a 21 graus.
Cumps
Foi por isso mesmo que fiquei surpreso, tanto preciosismo por causa de 1 ou 2 graus no caso da temperatura e depois vão encostadinhos uns aos outros, bastava deixarem uns 100 metros entre eles e não era preciso andarem a trocar entre eles, não era mais facil e menos complexo de chegarem a um resultado homogeneo?
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Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
Ha “tempo frio” em Portugal comparando com os países nórdicos?
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Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
Obrigado pelo feed back. E em tempo ameno (15-30 graus) como é? faz os 300km em estrada/cidade?
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Primeira grande viagem com o BMW iX3 de Bruxelas a St. Anton am Arlberg na Áustria para umas férias na neve. No total, foram 808km.
Como é óbvio estava um pouco nervoso devido a vários factores. Nomeadamente:
1 - Distância,
2 - Temperaturas baixas,
3 - Transportar 4 pessoas mais bagageira cheia até cima, incluindo equipamento de esqui para 4 pessoas.
Com todos estes factores estava a contar com uma valente tareia na autonomia. Planeei a viagem para lá de modo a efectuar 4 paragens em postos de carregamento ultra-rápido compatíveis com o cartão de mobilidade que usámos. A rota acabou por ser Bruxelas -> Luxemburgo -> Alemanha -> Áustria via Karlsuhre/Estugarda passando perto do Liechenstein.
Começámos com a bateria nos 100% e fizémos paragens mais ou menos a cada 200-230km e deixávamos a carregar pelo menos até aos 85%. Considerando paragem para almoço ainda carregámos o carro a 100% uma vez, e isso deu-nos mais flexibilidade e diminuiu a duração das duas paragens subsequentes. No fim chegámos com 50% de bateria disponível.
Para voltar, a viagem foi muito mais despreocupada. Apenas 3 paragens, e nem ligámos a controlar velocidades nos 120km/h - uma valente seca nas autobahns 😛. Claro que chegámos a casa, depois de deixar toda a gente apenas com uns 10% de bateria mas um carregamento no posto lento resolveu isso.
Duração das viagens?
12h na de ida, incluindo paragem para almoço e num supermercado para fazer compras. Foram 9h a conduzir.
12h30m na de regresso. Isto inclui também paragem para almoço, fazer a ronda a deixar os amigos cada um em sua casa (e apanhar o animal de companhia de um deles). Apanhámos um enorme engarrafamento na Alemanha que acrescentou uma hora ao tempo de viagem: foram 10h12min a conduzir.
Talvez pudéssemos ter feito uma viagem uma hora mais rápido com um carro a gasolina ou diesel, mas não acho que poupássemos mais que isso. Isto pelo simples facto de que quatro pessoas com necessidades biológicas dessincronizadas e diferentes fizeram as paragens a cada duas horas/duas horas e meia essenciais.
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Originalmente Colocado por Rosmano Ver PostPrimeira grande viagem com o BMW iX3 de Bruxelas a St. Anton am Arlberg na Áustria para umas férias na neve. No total, foram 808km.
Como é óbvio estava um pouco nervoso devido a vários factores. Nomeadamente:
1 - Distância,
2 - Temperaturas baixas,
3 - Transportar 4 pessoas mais bagageira cheia até cima, incluindo equipamento de esqui para 4 pessoas.
Com todos estes factores estava a contar com uma valente tareia na autonomia. Planeei a viagem para lá de modo a efectuar 4 paragens em postos de carregamento ultra-rápido compatíveis com o cartão de mobilidade que usámos. A rota acabou por ser Bruxelas -> Luxemburgo -> Alemanha -> Áustria via Karlsuhre/Estugarda passando perto do Liechenstein.
Começámos com a bateria nos 100% e fizémos paragens mais ou menos a cada 200-230km e deixávamos a carregar pelo menos até aos 85%. Considerando paragem para almoço ainda carregámos o carro a 100% uma vez, e isso deu-nos mais flexibilidade e diminuiu a duração das duas paragens subsequentes. No fim chegámos com 50% de bateria disponível.
Para voltar, a viagem foi muito mais despreocupada. Apenas 3 paragens, e nem ligámos a controlar velocidades nos 120km/h - uma valente seca nas autobahns 😛. Claro que chegámos a casa, depois de deixar toda a gente apenas com uns 10% de bateria mas um carregamento no posto lento resolveu isso.
Duração das viagens?
12h na de ida, incluindo paragem para almoço e num supermercado para fazer compras. Foram 9h a conduzir.
12h30m na de regresso. Isto inclui também paragem para almoço, fazer a ronda a deixar os amigos cada um em sua casa (e apanhar o animal de companhia de um deles). Apanhámos um enorme engarrafamento na Alemanha que acrescentou uma hora ao tempo de viagem: foram 10h12min a conduzir.
Talvez pudéssemos ter feito uma viagem uma hora mais rápido com um carro a gasolina ou diesel, mas não acho que poupássemos mais que isso. Isto pelo simples facto de que quatro pessoas com necessidades biológicas dessincronizadas e diferentes fizeram as paragens a cada duas horas/duas horas e meia essenciais.
se fosse um x3 a diesel a 120km/h fazia media de +/- 6L (?) o que dava cerca de 50l de combustível, com o preço aí deve ser uns 60/70€ ?
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Dependia da rede de abastecimento onde recarregava. Carreguei num posto da Shell no Luxemburgo (Aire de Berchem) e era 0.92€/kWh. Neste carreguei 63.80 kWh mas era o mais caro e só carreguei lá na viagem de regresso.
No posto anterior, o custo era 0.67€/kWh. Nos da Ionity o custo era 0.85€/kWh. No posto rápido em St. Anton, o custo era 0.76€/kWh.
No total carregando o carro para começar a viagem e viagem de ida, mais carregamentos enquanto estivemos por lá e carregamentos na viagem de regresso ficou por 328.43€ para 1748 km percorridos no total e 438kWh usados no total.
Custo de 0.74€/kWh para carregar de média.
Consumo médio geral de 25kWh/100km, 18.50€/100km. Considerando que o carro estava completamente cheio de passageiros e bagagem quase até ao tecto, temperaturas baixas, AC sempre a bombar não me admira. Nas minhas viagens diárias de trabalho em condições semelhantes faço 20-21 kWh mas quase que não uso o AC durante a viagem e o carro vai vazio (no Outono andava nos 18.5kWh).
Não sei quanto ficaria num carro a gasolina ou diesel. Como usámos só postos de carregamento ultra-rápido durante as férias o preço é capaz de ser puxadinho comparativamente.
Segundo a UVE, estes são os custos de carregamento em Portugal em Fevereiro:
viber_image_2023-02-27_23-20-46-455.jpg
Suponho que os postos de carregamento rápido incluam carregadores de 50kWh.Editado pela última vez por Rosmano; 07 March 2023, 09:10.
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Originalmente Colocado por Rosmano Ver PostDependia da rede de abastecimento onde recarregava. Carreguei num posto da Shell no Luxemburgo (Aire de Berchem) e era 0.92€/kWh. Neste carreguei 63.80 kWh mas era o mais caro e só carreguei lá na viagem de regresso.
No posto anterior, o custo era 0.67€/kWh. Nos da Ionity o custo era 0.85€/kWh. No posto rápido em St. Anton, o custo era 0.76€/kWh.
No total carregando o carro para começar a viagem e viagem de ida, mais carregamentos enquanto estivemos por lá e carregamentos na viagem de regresso ficou por 328.43€ para 1748 km percorridos no total e 438kWh usados no total.
Custo de 0.74€/kWh para carregar de média.
Consumo médio geral de 25kWh/100km, 18.50€/100km. Considerando que o carro estava completamente cheio de passageiros e bagagem quase até ao tecto, temperaturas baixas, AC sempre a bombar não me admira. Nas minhas viagens diárias de trabalho em condições semelhantes faço 20-21 kWh mas quase que não uso o AC durante a viagem e o carro vai vazio (no Outono andava nos 18.5kWh).
Não sei quanto ficaria num carro a gasolina ou diesel. Como usámos só postos de carregamento ultra-rápido durante as férias o preço é capaz de ser puxadinho comparativamente.
Segundo a UVE, estes são os custos de carregamento em Portugal em Fevereiro:
viber_image_2023-02-27_23-20-46-455.jpg
Suponho que os postos de carregamento rápido incluam carregadores de 50kWh.
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Originalmente Colocado por Rosmano Ver PostDependia da rede de abastecimento onde recarregava. Carreguei num posto da Shell no Luxemburgo (Aire de Berchem) e era 0.92€/kWh. Neste carreguei 63.80 kWh mas era o mais caro e só carreguei lá na viagem de regresso.
No posto anterior, o custo era 0.67€/kWh. Nos da Ionity o custo era 0.85€/kWh. No posto rápido em St. Anton, o custo era 0.76€/kWh.
No total carregando o carro para começar a viagem e viagem de ida, mais carregamentos enquanto estivemos por lá e carregamentos na viagem de regresso ficou por 328.43€ para 1748 km percorridos no total e 438kWh usados no total.
Custo de 0.74€/kWh para carregar de média.
Consumo médio geral de 25kWh/100km, 18.50€/100km. Considerando que o carro estava completamente cheio de passageiros e bagagem quase até ao tecto, temperaturas baixas, AC sempre a bombar não me admira. Nas minhas viagens diárias de trabalho em condições semelhantes faço 20-21 kWh mas quase que não uso o AC durante a viagem e o carro vai vazio (no Outono andava nos 18.5kWh).
Não sei quanto ficaria num carro a gasolina ou diesel. Como usámos só postos de carregamento ultra-rápido durante as férias o preço é capaz de ser puxadinho comparativamente.
Segundo a UVE, estes são os custos de carregamento em Portugal em Fevereiro:
viber_image_2023-02-27_23-20-46-455.jpg
Suponho que os postos de carregamento rápido incluam carregadores de 50kWh.
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Originalmente Colocado por Kopien Ver Post
É raro alguém ter a coragem de partilhar que gastou substancialmente mais numa viagem com um carro elétrico comparando com carro a gasóleo portanto só possa dar os parabéns.
Estava curioso para ver quais teriam sido os nossos gastos efectivos durante a viagem pois só conseguimos usar postos de carregamento ultra-rápido durante a semana toda e estava bem ciente que são bem caros.
Foi a primeira vez que tive que abastecer o EV como se fosse um carro de combustão interna usando somente os postos de carregamento ultra-rápido. É fazível, confortável e não perdemos muito mais tempo que um combustão interna até uma distância de 800km. Mas sai bastante mais caro como está bem evidente. 😅
No dia a dia o meu custo, considerando um consumo médio de 20kWh/100km neste Inverno está nos 5€/100km porque abasteço em postos AC a 0.25€/kWh. E eu faço 110km por dia. É importante considerar que viagens grandes de férias acontecem uma ou duas vezes por ano e o seu custo é diluído com os gastos muito mais comedidos durante o resto do ano com carregamento em postos AC.
Conclusão: carregar o carro em postos ultra-rápidos apenas em último recurso e o mínimo de tempo possível para se chegar ao fim da viagem. Não percebo a obssessão constante com postos DC. É preciso muitos mais postos de carregamento lento.Editado pela última vez por Rosmano; 07 March 2023, 14:06.
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Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
Carregamentos rápidos será sempre mais caro, mas 0,74€/kw fica um pouco puxado, não equacionaste a rede Tesla? Ou não ficava nenhum no trajecto? É que os preços no Luxemburgo ficam a 0,41-0,30€/kWh, podem consultar os preços de alguns paises aqui - https://www.electricfelix.com/tesla
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Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post
Não têm acordo com o nosso cartão de mobilidade, e não estive para me ralar em instalar app, fazer assinatura e depois esperar por reembolso do que gastasse nos postos Tesla.
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