Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos carros eléctricos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    uma dúvida que queria ver esclarecida, caso saibam, pois claro!

    no outono andaram a instalar postos de carregamento um pouco por toda a vila. inicialmente eram de 7,6kw, que eu lembro-me (ou 7,2). entretanto reparei que mudaram para 22kw. nunca lá vi nenhum carro a carregar, pelo menos no dos prédios aqui ao lado. aqui há poucos carros elétricos e no entanto nunca vi lá nenhum metido. costumam estar estacionados um fiat uno, um punto, dois smarts, um X5 e um merc C (os mais usuais). se houvesse carregamentos lá nem que fossem 2 ou 3 vezes por semana, ia ser bonito. eu era menino para os bloquear e deixar o carro a carregar com um papelinho com um número de telefone e fazê-los esperar um bom bocado.​
    no lidl daqui perto tem lá outro, de outra marca e mesmo assim só vi 2 ou 3 carros até hoje em 2 anitos. nos mercadonas daqui também tem e já vi lá um porsche a carregar.


    1. isto é viável para quem não tenha carregador na sua garagem?

    2. o valor é fixo em todo o lado ou será conforme o concelho ou local? quanto ficará ao kw?

    3. em quantas horas carregará um veículo de 40kw, por exemplo? e de 60kw?





    Comentário




      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post


      1. isto é viável para quem não tenha carregador na sua garagem?

      2. o valor é fixo em todo o lado ou será conforme o concelho ou local? quanto ficará ao kw?

      3. em quantas horas carregará um veículo de 40kw, por exemplo? e de 60kw?





      1- Viável é... Não sai é mais barato que em casa.

      2- O valor é mais ou menos fixo desde que uses o mesmo fornecedor de energia(o cartão/APP com quem tenhas contrato), saca a APP miio e vê mais ou menos o valor deles e depois podes adicionar outros "fornecedores" para comparação dentro da APP.

      3- Vai depender do carregador interno do carro, tipicamente de 11kW mas há com mais(22) ou menos(7.4).
      Um de 11kW pode demorar cerca de 3 a 4h para ir até aos 80%

      Comentário


        Hoje vi um MG Marvel R nunca tinha visto nenhum.

        Está interessante.

        Comentário


          obrigado, neruson, mas não tenho carro elétrico ainda. é só para ir tendo umas ideias mais acertadas.

          é uma possibilidade nos próximos tempos. estava a pensar comprar carro só para o ano, no entanto as coisas poderão alterar-se e ter que ser este ano, mas não está fácil encontrar algo "barato" a eletricidade. a minha garagem não tem contador próprio e nem sei se o condomínio aceitaria lá colocar uma tomada. para isso teria que ser algo tipo carregador e não tomada normal, mas quase de certeza que irei para algo híbrido ou a gasóleo ainda durante mais uns anos e deixar os preços dos carros usados baixarem até valores ditos normais.

          é mais para ter uma noção de quanto pagaria por kw e o tempo de carregamento dos 10 ou 15% aos 100%, por exemplo.
          de vez em quando pesquiso valores e vou lendo qualquer coisa que explique o que é um MHEV, um PHEV, como carregam e coisas dessas. acho que infelizmente ainda não será para mim, que até faço cerca de 80kms diários casa-trabalho. em relação a gasóleo - 160€/mês em média fora a pandeireta a gasolina que parece que suga gasolina - ainda pouparia bastante mensal e anualmente.

          Comentário


            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
            obrigado, neruson, mas não tenho carro elétrico ainda. é só para ir tendo umas ideias mais acertadas.

            é uma possibilidade nos próximos tempos. estava a pensar comprar carro só para o ano, no entanto as coisas poderão alterar-se e ter que ser este ano, mas não está fácil encontrar algo "barato" a eletricidade. a minha garagem não tem contador próprio e nem sei se o condomínio aceitaria lá colocar uma tomada. para isso teria que ser algo tipo carregador e não tomada normal, mas quase de certeza que irei para algo híbrido ou a gasóleo ainda durante mais uns anos e deixar os preços dos carros usados baixarem até valores ditos normais.

            é mais para ter uma noção de quanto pagaria por kw e o tempo de carregamento dos 10 ou 15% aos 100%, por exemplo.
            de vez em quando pesquiso valores e vou lendo qualquer coisa que explique o que é um MHEV, um PHEV, como carregam e coisas dessas. acho que infelizmente ainda não será para mim, que até faço cerca de 80kms diários casa-trabalho. em relação a gasóleo - 160€/mês em média fora a pandeireta a gasolina que parece que suga gasolina - ainda pouparia bastante mensal e anualmente.
            O teu Condomínio não tem de aceitar... tens é de fazer as coisas by the book, suportar custos, etc.

            Comentário


              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
              obrigado, neruson, mas não tenho carro elétrico ainda. é só para ir tendo umas ideias mais acertadas.

              é uma possibilidade nos próximos tempos. estava a pensar comprar carro só para o ano, no entanto as coisas poderão alterar-se e ter que ser este ano, mas não está fácil encontrar algo "barato" a eletricidade. a minha garagem não tem contador próprio e nem sei se o condomínio aceitaria lá colocar uma tomada. para isso teria que ser algo tipo carregador e não tomada normal, mas quase de certeza que irei para algo híbrido ou a gasóleo ainda durante mais uns anos e deixar os preços dos carros usados baixarem até valores ditos normais.

              é mais para ter uma noção de quanto pagaria por kw e o tempo de carregamento dos 10 ou 15% aos 100%, por exemplo.
              de vez em quando pesquiso valores e vou lendo qualquer coisa que explique o que é um MHEV, um PHEV, como carregam e coisas dessas. acho que infelizmente ainda não será para mim, que até faço cerca de 80kms diários casa-trabalho. em relação a gasóleo - 160€/mês em média fora a pandeireta a gasolina que parece que suga gasolina - ainda pouparia bastante mensal e anualmente.
              Por exemplo o meu(11kw) num PCN como esse fica assim(20-80%):



              Não compensa carregar a 100 a menos que seja antes de uma viagem grande.
              Editado pela última vez por Neruson; 12 April 2023, 11:50.

              Comentário


              • caditonuno
                caditonuno commented
                Editing a comment
                obrigado pelas explicações. 10€ para quantos kms? 300? 350? ficará à volta de 1/3 do valor comparativamente ao gasóleo?

              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
              Hoje vi um MG Marvel R nunca tinha visto nenhum.

              Está interessante.
              Concorrente do Y, mas a mala parece-me muito pequena.

              Gosto do interior.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Neruson Ver Post



                1- Viável é... Não sai é mais barato que em casa.

                2- O valor é mais ou menos fixo desde que uses o mesmo fornecedor de energia(o cartão/APP com quem tenhas contrato), saca a APP miio e vê mais ou menos o valor deles e depois podes adicionar outros "fornecedores" para comparação dentro da APP.

                3- Vai depender do carregador interno do carro, tipicamente de 11kW mas há com mais(22) ou menos(7.4).
                Um de 11kW pode demorar cerca de 3 a 4h para ir até aos 80%
                Os preços podem variar bastante. Neste momento a Prio está 50% mais barata do que a Miio em diversos postos pelo menos em Lisboa. Em Janeiro por exemplo só carreguei praticamente com a Miio. Carrego todos os dias nos postos públicos.

                Comentário




                  Originalmente Colocado por Silverstone Ver Post

                  Os preços podem variar bastante. Neste momento a Prio está 50% mais barata do que a Miio em diversos postos pelo menos em Lisboa. Em Janeiro por exemplo só carreguei praticamente com a Miio. Carrego todos os dias nos postos públicos.
                  50 por cento é exagero. Vai depender do preço da energia no momento, tens aí acima um print do preço da Prio, Miio e Ecochoice(Via verde) e a mais barata dos 3 naquela altura era a VV, como costuma ser muitas vezes, a diferença entre Prio e Miio é de uns 30 cêntimo

                  Comentário


                    mas para quem não tem hipóteses de carregamento em casa, é minimamente vantajoso carregar nestes postos de rua? nem falo dos tais postos de rua dos supermercados nem das bombas de gasolina. por falar nisso, aqui perto também há um da repsol e já lá vi alguns carros a carregar. tinha-me esquecido deste posto.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                      mas para quem não tem hipóteses de carregamento em casa, é minimamente vantajoso carregar nestes postos de rua?
                      tens de fazer as contas.. tipicamente (mas não sempre) fica ligeiramente mais barato do que o equivalente a gasóleo. Com a vantagem de teres menos manutenção num elétrico

                      daqui a uns anos não haverá muita escolha: vai ser carregar onde se puder e pagar o que tiver de ser

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                        mas para quem não tem hipóteses de carregamento em casa, é minimamente vantajoso carregar nestes postos de rua? nem falo dos tais postos de rua dos supermercados nem das bombas de gasolina. por falar nisso, aqui perto também há um da repsol e já lá vi alguns carros a carregar. tinha-me esquecido deste posto.
                        Compensa quando são carregadores lentos de 7.2kW. Normalmente quanto mais lento o carregador mais barato o preço para carregar.
                        Os postos ultra-rápidos saem mais caros que diesel ou gasolina em muitos casos.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por whereagles Ver Post

                          tens de fazer as contas.. tipicamente (mas não sempre) fica ligeiramente mais barato do que o equivalente a gasóleo. Com a vantagem de teres menos manutenção num elétrico

                          daqui a uns anos não haverá muita escolha: vai ser carregar onde se puder e pagar o que tiver de ser
                          Por acaso tenho uma ideia completamente oposta, com o passar do tempo cada vez mais teremos mais alternativas e poder de escolha.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Neruson Ver Post



                            50 por cento é exagero. Vai depender do preço da energia no momento, tens aí acima um print do preço da Prio, Miio e Ecochoice(Via verde) e a mais barata dos 3 naquela altura era a VV, como costuma ser muitas vezes, a diferença entre Prio e Miio é de uns 30 cêntimo
                            Não é exagero, é a realidade.

                            Por exemplo agora num posto escolhido ao acaso en Lisboa:

                            Prio: 12€

                            Galp: 17€

                            EDP: 21€

                            MIIO: 14€

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                              Por acaso tenho uma ideia completamente oposta, com o passar do tempo cada vez mais teremos mais alternativas e poder de escolha.
                              onde tu já vais.. lol. Eu tava a falar apenas da escolha entre EV e ICE

                              Comentário


                                Antigamente dizia-se para não alimentar os trolls, aqui é não alimentar os clones.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por whereagles Ver Post

                                  onde tu já vais.. lol. Eu tava a falar apenas da escolha entre EV e ICE
                                  Apenas segui o teu post, citaste um comentário referente aos postos de carregamento, e respondi de acordo...😉

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por wetlook Ver Post
                                    Antigamente dizia-se para não alimentar os trolls, aqui é não alimentar os clones.
                                    è isso, têm muitas vidas por aqui.

                                    Comentário




                                      Originalmente Colocado por Silverstone Ver Post

                                      Não é exagero, é a realidade.

                                      Por exemplo agora num posto escolhido ao acaso en Lisboa:

                                      Prio: 12€

                                      Galp: 17€

                                      EDP: 21€

                                      MIIO: 14€
                                      Portanto estás a dizer que 14 euros é 50 por cento mais caro que 12?
                                      Ou eu estou muito mau a matemática ou algo não bate certo com a tua afirmação inicial que a Prio era 50% mais barata que a Miio

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por wetlook Ver Post
                                        Antigamente dizia-se para não alimentar os trolls, aqui é não alimentar os clones.
                                        Antigamente tipo quê? Novembro de 2022?

                                        Comentário


                                        • wetlook
                                          wetlook commented
                                          Editing a comment
                                          Sabes que os trolls já vêm do tempo da Usenet e BBS. O mundo não gira em torno deste fórum.

                                        Originalmente Colocado por Neruson Ver Post



                                        Portanto estás a dizer que 14 euros é 50 por cento mais caro que 12?
                                        Ou eu estou muito mau a matemática ou algo não bate certo com a tua afirmação inicial que a Prio era 50% mais barata que a Miio
                                        Não neste caso específico mas como podes ver os valores variam muito entre diferentes cartões.

                                        Abre a aplicação e vê, é simples. Estes valores foram do posto lento da Avenida Almirante Gago Coutinho ao lado aeroporto na altura em que fiz o post.


                                        Tanta discussão por uma coisa tão simples. Que povo este.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                          mas para quem não tem hipóteses de carregamento em casa, é minimamente vantajoso carregar nestes postos de rua? nem falo dos tais postos de rua dos supermercados nem das bombas de gasolina. por falar nisso, aqui perto também há um da repsol e já lá vi alguns carros a carregar. tinha-me esquecido deste posto.
                                          Posso te dar o meu exemplo, tenho MX5 NA que sempre usei como carro de dia a dia desde à 7 anos. E comprei um Fiat 500e este passado mês de Novembro.

                                          wz3Wal7.pngX7kcnXl.png
                                          Estes têm sido as médias que tenho feito em termos de consumos e em termos de preços de carregamento. Em termos de Gasolina tem sido 99% 95 simples e onde é onde estiver, não faço Km para ir meter mais barato. Meto da Auchan como na Repsol. Em termos de carregamentos também não tenho andado a ver qual o posto que me fica mais barato, vou ao que estiver mais perto, o que estiver no local para onde vou ou quando preciso mesmo. Tenho entretanto tido mais cuidado com o CEME que uso, no entanto não ando a fazer contas exatas a ver o que me fica mais barato em cada carregamento, o ano passado utilizei muito a EDP este ano ando mais a usar a EVIO (no entanto a Via Verde tem sido sempre a mais barata desde o "inicio" deste ano). Outro ponto, eu carrego 95% das vezes fora de casa se carreguei umas 5 vezes numa "casa" já foi muito (podes ver o meu DB aqui com os resumos até este mês)

                                          Depois disto tenho estas médias aos 100km com a média de preço de combustível/carregamento desde que tenho os carros (7 anos para o MX5 e 6 meses para o 500e)

                                          2stmstB.pngMZDyTtf.png

                                          Existe realmente uma diferença, se eu fosse carregar em casa 90% das vezes seria ainda maior e com painéis solares maiores ainda porque ficaria praticamente a 0. Em termos de manutenções os pneus deverão de ficar marginalmente ao mesmo preço tenho a mesma medida em ambos com jante de 15 no MX5 e de 16 no 500e. Mecânica chego a pagar ao ano 180€ para a revisão anual do MX5 tirando claro outros custos como amortecedores, molas, etc.. que já fiz durante estes 7 anos. A primeira revisão que fiz ao 500e neste passado Dezembro ficou-me a 97€.

                                          Vamos a ver no futuro e como as médias vão mudando. No entanto a minha regra tem sido, precisas realmente de um carro novo e tens o valor monetário? Faz o estudo do teu dia a dia para os locais onde vais e disponibilidade de postos que encontras nesses locais e km que fazes porque o eléctrico pode ser uma boa aposta. Se já tens um carro e estás contente, continua com ele até morrer, neste momento não sei se te vale a pena a troca.
                                          Editado pela última vez por MrPoofy; 13 April 2023, 14:50.

                                          Comentário


                                            Pensei que fosse uma diferença maior.

                                            Tenho um Kia Picanto (GPL) que com 200.000Km tem um custo de €5.13/100Km

                                            Como em tudo na vida, é fazer as contas.
                                            Editado pela última vez por Clubman1d; 13 April 2023, 15:09.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Clubman1d Ver Post
                                              Pensei que fosse uma diferença maior.

                                              Tenho um Kia Picanto (GPL) que com 200.000Km tem um custo de €5.13/100Km

                                              Como em tudo na vida, é fazer as contas.
                                              Pois GPL é uma realidade que desconheço. Esses 5€/100km é simplesmente com GPL? Misto?

                                              Comentário




                                                Originalmente Colocado por Silverstone Ver Post

                                                Não neste caso específico mas como podes ver os valores variam muito entre diferentes cartões.

                                                Abre a aplicação e vê, é simples. Estes valores foram do posto lento da Avenida Almirante Gago Coutinho ao lado aeroporto na altura em que fiz o post.


                                                Tanta discussão por uma coisa tão simples. Que povo este.
                                                A "discussão" só se gera quando se faz afirmações infundadas/erradas. Again não disseste que podia ser mais barato 50% que outros CEME, falaste especificamente na Miio. Ora como sou user desses dois principalmente(e da via verde mais recentemente) sei que isso é mentira actualmente. Não preciso de "abre a aplicação e vê" pois se calhar já uso a APP há muito mais tempo que tu, inclusive já a uso vários anos antes de sequer ter um VE.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por MrPoofy Ver Post

                                                  Pois GPL é uma realidade que desconheço. Esses 5€/100km é simplesmente com GPL? Misto?
                                                  Misto, Gasolina e GPL.

                                                  Mas de certa forma é um valor "desactualizado". Se a utilização tivesse começado este ano o valor seria certamente superior. Os custos de ambos os combustíveis sofreram grandes subidas, principalmente o GPL.

                                                  Isto dos carros é muito subjectivo. Depende do que cada um quer do carro.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post

                                                    è isso, têm muitas vidas por aqui.
                                                    usam um cheat mode para terem vidas infinitas 😂

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Neruson Ver Post



                                                      A "discussão" só se gera quando se faz afirmações infundadas/erradas. Again não disseste que podia ser mais barato 50% que outros CEME, falaste especificamente na Miio. Ora como sou user desses dois principalmente(e da via verde mais recentemente) sei que isso é mentira actualmente. Não preciso de "abre a aplicação e vê" pois se calhar já uso a APP há muito mais tempo que tu, inclusive já a uso vários anos antes de sequer ter um VE.
                                                      Eu não disse que todos os postos estão com diferenças de 50% entre a Prio e a Miio. Disse que neste momento há essas diferenças em vários postos.

                                                      Abre a aplicação e vê. É simples.

                                                      Esta discussão não faz sentido nenhum. Tens dúvidas abre a aplicação.

                                                      Um exemplo:

                                                      LSB - 90089

                                                      Miio: 12€

                                                      Prio: 8€

                                                      Custa muito fazer isto?
                                                      Editado pela última vez por Silverstone; 13 April 2023, 17:06.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                                                        A "discussão" só se gera quando se faz afirmações infundadas/erradas. Again não disseste que podia ser mais barato 50% que outros CEME, falaste especificamente na Miio. Ora como sou user desses dois principalmente(e da via verde mais recentemente) sei que isso é mentira actualmente. Não preciso de "abre a aplicação e vê" pois se calhar já uso a APP há muito mais tempo que tu, inclusive já a uso vários anos antes de sequer ter um VE.
                                                        Não vale a pena com o Silverstone, eu e o Afcivic​ ainda estamos à espera de resposta desde Janeiro onde ele diz que carregou 50kWh por 10€ com a Prio, quando os preços deles na altura seria impossível. Com este user já nem me dou ao trabalho porque vais sempre receber respostas destas.

                                                        Comentário




                                                          Originalmente Colocado por Silverstone Ver Post

                                                          Os preços podem variar bastante. Neste momento a Prio está 50% mais barata do que a Miio em diversos postos pelo menos em Lisboa.


                                                          Originalmente Colocado por Silverstone Ver Post

                                                          Eu não disse que todos os postos estão com diferenças de 50% entre a Prio e a Miio. Disse que neste momento há essas diferenças em vários postos.

                                                          Abre a aplicação e vê. É simples.

                                                          Esta discussão não faz sentido nenhum. Tens dúvidas abre a aplicação.
                                                          Eu é que tenho dúvidas? Está aí em cima o quote para que não haja dúvidas. A afirmação não é verdadeira em nenhum lado, não interessa qual o posto usado. O que pode variar isso é o preço da energia subir e a Miio acompanha o preço na hora(da mesma forma que o faz quando baixa), de resto nunca apanhei essa diferença na APP entre esses dois(e sim eu uso bastante a APP antes de carregar para decidir qual é mais barato na altura)
                                                          Editado pela última vez por Neruson; 13 April 2023, 17:17.

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X