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    #91
    A KIA Portugal acabou por me responder. Não admitindo que está a errar ao colocar um óleo semi sintético 10W-40 disse-me que "numa perspectiva de satisfação" me trocava o óleo tendo eu que pagar a diferença para o 5W-30 ACEA C3.

    Eu recusei porque fiz essa troca a bastante tempo. Já os tinha contactado logo após a revisão e nunca tive uma resposta desta.

    O preço a que comprei o óleo cheira-me que ia acabar por ser a diferença porque o óleo vendido nos concessionários tem um preço pornográfico.

    Comentário


      #92
      Isto foi em 2013. É uma KIA Cee'd SW 1.6 CRDi 128CV TX de 2011.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
        A KIA Portugal acabou por me responder. Não admitindo que está a errar ao colocar um óleo semi sintético 10W-40 disse-me que "numa perspectiva de satisfação" me trocava o óleo tendo eu que pagar a diferença para o 5W-30 ACEA C3.

        Eu recusei porque fiz essa troca a bastante tempo. Já os tinha contactado logo após a revisão e nunca tive uma resposta desta.

        O preço a que comprei o óleo cheira-me que ia acabar por ser a diferença porque o óleo vendido nos concessionários tem um preço pornográfico.
        A cena é se os problemas começam a surgir a longo prazo (depois da garantia).

        Acham que eles assumem alguma coisa caso aconteça alguma coisa ao motor ou ao FAP depois de acabar a garantia (sabendo nós que poderia ser devido ao óleo utilizado por eles)?


        Chegaste a fazer a revisão fora duma oficina Kia no período de garantia?

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
          A KIA Portugal acabou por me responder. Não admitindo que está a errar ao colocar um óleo semi sintético 10W-40 disse-me que "numa perspectiva de satisfação" me trocava o óleo tendo eu que pagar a diferença para o 5W-30 ACEA C3.

          Eu recusei porque fiz essa troca a bastante tempo. Já os tinha contactado logo após a revisão e nunca tive uma resposta desta.

          O preço a que comprei o óleo cheira-me que ia acabar por ser a diferença porque o óleo vendido nos concessionários tem um preço pornográfico.

          Segundo o configurador da Shell.
          Cee'd 1.6 CRDi 128 CPF/DPF (D4FB 94kW) (CEE'D) (DT) (2010-2012)

          Premium Helix Ultra Professional AG 5W-30
          Standard Helix Ultra ECT C2/C3 0W-30
          Alternative Helix Ultra ECT C3 5W-30

          http://www.shell.com/motorist/find-t...RfRUZ0OFBqeTJL


          A Castrol recomenda Castrol EDGE 5W-30 LL.

          https://applications.castrol.com/oil...pf-(2011-2012)
          Editado pela última vez por nferrari; 22 November 2017, 00:02.

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            #95
            Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
            Decidi não ligar mais porque a resposta é sempre a mesma, mas hoje voltei e ter mais uma resposta:


            Exmo. Sr.,

            A informação sobre as especificações do Óleo para o motor, consta do seu Manual de Proprietário, na secção 8.
            Adicionalmente, podemos informar que a recomendação da Kia Portugal para as características do nosso mercado e clima, são a utilização de um Óleo Semi sintético, com índice de viscosidade 10W-40, que cumpra a norma API CH-4 ou ACEA B4.


            No entanto, as especificações dos Óleos utilizados pela rede de Concessionários podem variar um pouco no que diz respeito aos índices de viscosidade, em virtude da disponibilidade da marca de lubrificantes com que trabalham, salvaguardando o cumprimento da especificação API ou ACEA.


            Naturalmente, caso pretenda que o seu Concessionário coloque um Óleo de Motor com especificação mais elevada, nomeadamente ACEA C3, basta mencioná-lo antes do serviço de manutenção.

            Para mais informações, por favor contacte o seu Concessionário.
            Gabinete de Apoio ao Cliente

            Bem, realmente sendo assim, parece que ninguém na KIA Portugal sabe o que que está a fazer.
            Uma coisa é variar na viscosidade, outra coisa é meter um óleo que não cumpre a norma necessária.
            Ir à marca fazer revisões para isso, realmente...

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
              Bem, realmente sendo assim, parece que ninguém na KIA Portugal sabe o que que está a fazer.
              Uma coisa é variar na viscosidade, outra coisa é meter um óleo que não cumpre a norma necessária.
              Ir à marca fazer revisões para isso, realmente...
              Se o carro tem filtro de partículas tem que levar óleo com a norma C.

              A diferença entre ser C2 ou C3 penso que tem a ver com a própria viscosidade do óleo.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                A 90ºC circula a "água" (líquido refrigerante), o óleo atinge muito mais.
                Pouco mais.
                Mas se levar uns apertos aumenta um pouco.
                Normalmente entre os 95 e os 120 graus.

                Comentário


                  #98
                  Eu ando nesta luta há mais de 4 anos/3 revisões, nada a fazer.

                  A última revisão que efectuei foi em Loures, pois foi a única a meter o óleo correcto, se realmente o meteram...

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por DBB Ver Post
                    A cena é se os problemas começam a surgir a longo prazo (depois da garantia).

                    Acham que eles assumem alguma coisa caso aconteça alguma coisa ao motor ou ao FAP depois de acabar a garantia (sabendo nós que poderia ser devido ao óleo utilizado por eles)?


                    Chegaste a fazer a revisão fora duma oficina Kia no período de garantia?
                    Aos 30.000km mudei o óleo eu.

                    Aos 60.000km forneci o óleo a KIA porque me facilitaram essa questão.

                    Aos 90.000km fiz eu a revisão.

                    Como compro o material muito barato estou a pensar agora fazer de 10 em 10 mil kms e aos 120.000km ir a KIA com a condição de fornecer eu o óleo.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                      Eu não aguentei e respondi isto:


                      Boa Noite.

                      Obrigado pela resposta mas mais uma vez ela não me satisfaz.


                      Eu é que devia estar a dizer a Kia Portugal para consultar a secção 8 do Manual porque parece que nunca a leram.


                      Se perderem 5 minutos a lerem a secção 8 iam entender que o óleo 10W-40 Semi Sintéctico ACEA B4 só se pode colocar em carros sem filtro de partículas . Para nem falar do intervalo de manutenção de 30.000km ou 1 ano que obriga a um oleo 5W-30/40 ou 0W-30/40.


                      Em anexo seguem imagens do manual da Kia Motors com esta informação dentro de balões vermelhos para não haverem muitas dúvidas.


                      Se não quiserem abrir os anexos posso dizer que literalmente, para o motor diesel 1.6 a informação que está escrita é:


                      "Se o seu veiculo seguir um plano manutenção normal de 30.000km/1 ano, use o óleo com viscosidade SAE 5W-30/40 ou SAE 0W-30/40."


                      "Com DPF (filtro de partículas diesel) ; ACEA C3
                      Sem DPF (filtro de partículas diesel) ; Serviço API CH-4 ou superior; ACEA B4"


                      Quanto a minha recomendação sobre o óleo a utilizar na minha viatura antes da manutenção da mesma, o meu trabalho de Engenheiro Mecânico ainda não é pago pela Kia Portugal. Poderá um dia ser, mas neste momento acredito que tenham pessoas pagas para o fazer.


                      Se precisam da recomendação dos clientes antes das revisões, imagino o que mais me poderá preocupar durante a mesma. Afinal vou a marca por uma questão de qualidade e parece-me que não a estou a ter.


                      Eu quero entregar a minha carrinha, ser feita a revisão segundo o plano de manutenção do fabricante, pagar e vir-me embora e neste momento não o posso fazer. Tenho que andar a pensar se a Kia Portugal leu a secção 8 do manual, a compreendeu e a pós em prática.


                      Cumprimentos





                      Espero que não respondam. Estou farto que me escrevam tretas.

                      Comentário


                        @rogerAjacto,


                        Comentário


                          http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=96448

                          Foi por isso que deixei de ir à KIA.

                          Lê aqui a minha história.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                            A KIA Portugal acabou por me responder. Não admitindo que está a errar ao colocar um óleo semi sintético 10W-40 disse-me que "numa perspectiva de satisfação" me trocava o óleo tendo eu que pagar a diferença para o 5W-30 ACEA C3.

                            Eu recusei porque fiz essa troca a bastante tempo. Já os tinha contactado logo após a revisão e nunca tive uma resposta desta.

                            O preço a que comprei o óleo cheira-me que ia acabar por ser a diferença porque o óleo vendido nos concessionários tem um preço pornográfico.
                            Sim. Eu compro 5 litros de Castrol por 40€. Eles vendem 5 litros de GALP por 120€.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                              Recebi isto no dia:


                              Dear valued Customer, Exmo. Sr.
                              A Kia Portugal faz as recomendações adequadas ao nosso mercado, devidamente suportadas tecnicamente, e para as quais está vinculada, assumindo qualquer responsabilidade inerente às mesmas.
                              Compreendemos que possa ficar confuso com a discrepancia de informação, mas asseguramos a maior tranquilidade com que a recomendação ACEA B4.
                              Naturalmente, que não tem qualquer prejuízo na Garantia do fabricante.
                              No entanto, se quiser ficar mais tranquilo com a troca do óleo de motor por um que cumpra a norma ACEA C3, seguramente tambem que o seu Reparador Autorizado terá disponibilidade desse óleo.
                              Com os melhores cumprimentos
                              Kia Portugal

                              E se não cumprires com a norma ACEA C3 prepara-te para pagares um filtro de partículas novo. O que está em causa não é só o motor mas também o DPF.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                No fundo, para o nosso país, acho que indices de viscosidade inferiores a 5w40 até deve fazer mais mal que bem.

                                Ou então têm que mudar de óleo no Verão e no Inverno.

                                Eu fiz 330.000km durante 14 anos com 0w20 no alentejo. Era o que a Honda recomendava, e não foi isso que fez morrer o carro.

                                Comentário


                                  O óleo Galp 5w30 C3 está muitas vezes a 25€ 5L no Continente. Neste momento no site está a 29.90€.

                                  Comentário


                                    Ponto da situação:

                                    A Kia Portugal já não diz nada há 1 semana. Devem estar à procura de resposta para não se enterrarem a eles nem ao concessionário.

                                    Mandei e-mail a outra oficina e disseram "Boa tarde

                                    O óleo é o recomendado pela Kia, sendo o 5W30 GALP Formula LS FE"

                                    Vá lá que afinal há alguém que coloca o recomendado...
                                    Eu respondi que se me dessem carro de cortesia eu ia lá.

                                    Enviado do meu SM-G930F através de Tapatalk

                                    Comentário


                                      E não perdes as garantia dos 7 anos se fizeres a manutenção fora da marca?

                                      Comentário


                                        Esse e-mail que recebi resposta é duma oficina oficial da Kia.

                                        Enviado do meu SM-G930F através de Tapatalk

                                        Comentário


                                          [emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]
                                          A Kia Portugal é uma empresa de SitCom... e não é de hoje!
                                          Até é estranho esse manual estar em Português. A Carens trazia manuais em espanhol, por exemplo.
                                          Aquilo é uma casa a arder. Não basta os carros serem o que são (assim fraquinhos) e o importador (que não é bem importador, é uma sucursal espanhola) é o que se vê numa simples questão de óleo.
                                          Experimentem perguntar sobre problemas nos travões no Ceed e esperem uma resposta...

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por DBB Ver Post
                                            Por baixo do autocolante recomendam para o 1.6 diesel com DPF o 0w30 norma C2.
                                            Eu aqui não facilitava, porque a própria ACEA é muito clara:

                                            C: Catalyst compatibility oils

                                            Note: These Oils will increase the DPF/GPF and TWC life and maintain the Vehicle’s Fuel Economy.

                                            Warning: Some of these Categories may be unsuitable for use in certain Engine Types – consult the vehicle- OEM’s owner’s manual/handbook in case of doubt.

                                            (....)

                                            ACEA C1 Stable, stay-in-grade Engine Oil with Lowest SAPS-Level

                                            (...)

                                            ACEA A3/B4 Stable, stay-in-grade Engine Oil intended for use in Passenger Car & Light Duty Van Gasoline & DI Diesel Engines
                                            http://www.oilspecifications.org/acea.php

                                            Ou seja,

                                            É muito claro que os óleos "C" são os "Low Saps" pensados para motores com filtros de partículas, enquanto os "B" não o são.

                                            Em carros meus só entram os óleos com as normas que o fabricante pede ou respectivas evoluções retro-compatíveis das mesmas, seja nos que têm FAP ou nos que não o têm e até já têm quase 300.000 km com mecânicas antigas (onde talvez pudesse "relaxar" um pouco a norma sem problemas).

                                            Daí que só me apanhavam a meter esse óleo não preconizado se eu não soubesse, caso contrário nem sequer fazia lá a revisão (pois podem sempre dizer que colocaram o óleo certo e no final levar com óleo do mesmo bidão, já que o pensamento instituído é de que o 10w40 B4 é suficientemente bom ).


                                            É por estas e por outras que ainda hoje não sinto conforto nenhum em deixar o carro num concessionário oficial (seja ele de que marca for) face a mudar eu (ou ver mudar à minha frente) com o óleo que eu comprei.

                                            Se eu já achava que tinha uma certa "pancada" com isto, isto não ajuda a recuperar a minha confiança.

                                            Aí procuraria outro concessionário, ou mandava mudar o óleo à minha frente numa Midas/Precision (ou outra que fosse feito à minha frente e com fatura), e a seguir ia ao concessionário oficial fazer a revisão, mostrando com a fatura que a parte do óleo estava tratada e juntando o processo das comunicações vs manual do proprietário.

                                            Em qualquer dos casos, fica o péssimo registo para a Kia (casa mãe) por não esclarecer o cliente sobre a discrepância entre o manual de serviço e o que a sua representação em Portugal diz (escreve), especialmente quando se contraria algo escrito no manual do carro e descendo na exigência das normas (a subir faria mais sentido).

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                              A KIA Portugal acabou por me responder. Não admitindo que está a errar ao colocar um óleo semi sintético 10W-40 disse-me que "numa perspectiva de satisfação" me trocava o óleo tendo eu que pagar a diferença para o 5W-30 ACEA C3.

                                              Eu recusei porque fiz essa troca a bastante tempo. Já os tinha contactado logo após a revisão e nunca tive uma resposta desta.

                                              O preço a que comprei o óleo cheira-me que ia acabar por ser a diferença porque o óleo vendido nos concessionários tem um preço pornográfico.
                                              Tiveste pior sorte do que eu, no meu caso a oficina da Nissan mesmo sem ordem da casa mãe decidiu trocar o óleo do meu carro de graça e curiosamente das vezes que voltei a ligar para lá para marcar a revisão perguntava qual era o óleo que colocavam e responderam-me sempre o correcto, se calhar houve mais gente a reclamar.
                                              No meu caso não perderam um cliente porque mudaram o óleo para o correcto e o facto de só ter outra oficina Nissan a 80 km de casa também pesou na decisão.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                É por estas e por outras que ainda hoje não sinto conforto nenhum em deixar o carro num concessionário oficial (seja ele de que marca for) face a mudar eu (ou ver mudar à minha frente) com o óleo que eu comprei.

                                                Se eu já achava que tinha uma certa "pancada" com isto, isto não ajuda a recuperar a minha confiança.
                                                Faço minhas as tuas palavras.
                                                Em minha casa e dos meus pais, após o fim das garantias, sou eu que faço as revisões.

                                                Há cerca de 6 anos, o meu pai fez a revisão do seu Peugeot 207 1.4 VTI (em fim de garantia) no concessionário oficial onde o comprou, em Viseu;
                                                Quando vi a fatura, reparei que tinham faturado um óleo todo xpto (qualquer coisa "sport", ou "competition"), de índices diferentes, a um preço perto dos 200€ (não me recordo ao certo);
                                                O óleo recomendado é o TOTAL INEO ECS 5W30, que se arranja (cá fora) a menos de 40€...

                                                Obviamente isso queria dizer que, ou meteram um óleo não recomendado (por muito bom que seja) a preço de ouro, ou pior ainda, meteram qualquer porcaria e faturaram o melhor óleo que vendiam...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                                                  Faço minhas as tuas palavras.
                                                  Em minha casa e dos meus pais, após o fim das garantias, sou eu que faço as revisões.

                                                  Há cerca de 6 anos, o meu pai fez a revisão do seu Peugeot 207 1.4 VTI (em fim de garantia) no concessionário oficial onde o comprou, em Viseu;
                                                  Quando vi a fatura, reparei que tinham faturado um óleo todo xpto (qualquer coisa "sport", ou "competition"), de índices diferentes, a um preço perto dos 200€ (não me recordo ao certo);
                                                  O óleo recomendado é o TOTAL INEO ECS 5W30, que se arranja (cá fora) a menos de 40€...

                                                  Obviamente isso queria dizer que, ou meteram um óleo não recomendado (por muito bom que seja) a preço de ouro, ou pior ainda, meteram qualquer porcaria e faturaram o melhor óleo que vendiam...
                                                  Olha mais um companheiro que passou pelo mesmo que eu nesse concessionário peugeot em Viseu.
                                                  No mesmo 207 1.4vti, como é habito o motor consumir óleo em quantidades jeitosas a solução deles foi meter esse total competition que pasmem-se tem a viscosidade 15w40.

                                                  Na altura reclamei e disse que aquela viscosidade não era recomendada e caso o carro desse problemas no futuro quem iria assumir o prejuízo. Fiz queixa á peugeot portugal e andaram a empurrar responsabilidades entre eles. Cansei-me e deixei de lá por os pés.

                                                  Falamos neste momento na kia mas infelizmente parece regra em grande parte dos concessionários

                                                  Comentário


                                                    Na oficina que mete o óleo recomendado pela marca (5w30), a revisão fica mais barata 30€ que na que mete 5w40. Há a possibilidade de alugar um carro por 20€ por dia mas que se não houver nenhum problema reportar para além da revisão o carro não precisa ficar lá o dia todo.

                                                    Assim se ganha um cliente.

                                                    Comentário


                                                      Se fosses dizendo quais as concessões a ir e a evitar é que era serviço...

                                                      Comentário


                                                        Calma, a seu tempo direi. Até porque não ganho nada em esconder.

                                                        Já agora alguém sabe infos desse óleo Galp Formula LS FE 5w30? Só encontro o 0w30 que é C2.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por DBB Ver Post
                                                          Calma, a seu tempo direi. Até porque não ganho nada em esconder.

                                                          Já agora alguém sabe infos desse óleo Galp Formula LS FE 5w30? Só encontro o 0w30 que é C2.
                                                          Devem-se ter enganado, colocam o 5w30 Acea C3 (LongLife III) ou o 0w30 Acea C2 (LS FE).

                                                          Comentário


                                                            Resposta da Kia passadas 2 semanas e depois de já ter marcado revisão noutra oficina:

                                                            "Lamentamos desde já a demora na resposta à sua questão, a qual foi devida a uma anomalia informática no nosso sistema de processamento de casos, situação que já se encontra ultrapassada.

                                                            O lubrificante recomendado para a sua viatura vem especificado no manual de proprietário e no autocolante colocado no pilar B do lado do condutor no seu veículo.

                                                            Gostaríamos de aproveitar a oportunidade para esclarecer que o fator mais importante na selecção de um lubrificante é a respetiva norma ACEA, seguindo-se posteriormente o grau de viscosidade.

                                                            Assim sendo, e seguindo esta premissa, o fabricante Kia preconiza para o seu veículo um lubrificante que respeite a norma ACEA de Classe C (C2/C3), apresentando igualmente uma gama de viscosidades recomendada. O grau de viscosidade está associado ao intervalo de temperatura ambiente a que o veículo é sujeito, que no caso do nosso país não é fator relevante, em virtude do nosso clima moderado.

                                                            A recomendação de lubrificantes pela Kia Portugal ajusta-se naturalmente à gama de produtos disponibilizados pelas petrolíferas, sendo atualmente a nossa recomendação o lubrificante Galp Formula LS FE 5w30, produto disponibilizado recentemente pela Galp.

                                                            Deste modo, poderá agendar o seu serviço de manutenção no concessionário JOP, indicando que pretende que seja utilizado o lubrificante Galp Formula LS FE 5w30.

                                                            Assim sendo, e estando convictos que a questão por si apresentada se encontra totalmente esclarecida, aproveitamos para enviar os nossos melhores cumprimentos"

                                                            Por acaso até gostei da resposta.

                                                            Comentário


                                                              Até parece que andaram a ler este tópico para saber o que responder.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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