Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Revisão em oficina Kia - Cuidado!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por DBB Ver Post
    E vou andar nessa vida durante 7 anos?
    Eles disseram que apenas colocam esse óleo neste modelo, que não há outro.
    Imagina que eles até diziam "tudo bem, a gente mete o óleo que você pede", quem me garantr que metem mesmo esse ou que me espetam com o 5w40 deles?
    Essa "polémica" com o Oleo já tem muitos anos, por alguma razão a kia portugal continua a insistir nisso, é mesmo problema da casa mãe. Tens que pedir para meter o oleo adequado ou eles metem-te o 5w40.

    Quanto a andares 7 anos nisso, é uma escolha se fores masoquista e gostares de mandar dinheiro a rua. As oficinas da "marca" não são melhores do que as multi-marca, haverão alguma melhores outras piores, são é mais caras, e para o que a manutenção implica (mudar oleo e filtros) qualquer estagiário faz isso sem problemas, poupas uns 100 euros por revisão vais a uma oficina fora da marca e pedes o oleo que queres e tá feito.

    Comentário


      #62
      Achei este artigo também interessante.

      https://posvenda.pt/wp-content/uploa...A-24-60-62.pdf

      Comentário


        #63
        Aquele autocolante deve ser publicidade, algum protocolo com a GALP ou assim.
        Nem deviam colar isso em cima da página original do manual do carro.
        O que diz o manual é que para o caso de motores Diesel com FAP deve ser C2 ou C3, e deve-se adequar às temperaturas ambientes previstas até à próxima muda, portanto 5W40 parece-me bem. Para as nossas temperaturas até um 15W-40 dava, desde que cumprisse a norma C2/C3.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
          O que diz debaixo desse autocolante? Tem informação diferente em relação ao oleo?
          Por baixo do autocolante recomendam para o 1.6 diesel com DPF o 0w30 norma C2.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por DBB Ver Post
            Por baixo do autocolante recomendam para o 1.6 diesel com DPF o 0w30 norma C2.
            Estás a ver isso mal.

            Na página seguinte já diz que para a Europa deve levar o 5w30.

            "HELIX ULTRA AP 5W-30"

            Edit:

            Penso que nos manuais ainda esteja uma referência antiga.

            http://parsianlub.com/admin/file_tec...a_AP_5W-30.pdf

            Actualmente deve corresponder a este.

            http://www.shell.com/motorist/oils-l...-c3-5w-30.html
            Editado pela última vez por nferrari; 21 November 2017, 06:35.

            Comentário


              #66
              Eu nao percebo nada de oleos mas Europa? Malta ou Sevilha é muito diferente do norte da Finlândia :D

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                Eu nao percebo nada de oleos mas Europa? Malta ou Sevilha é muito diferente do norte da Finlândia :D
                Exacto, a mim também me parece que não faz sentido uma recomendação única para toda a Europa.
                Pelo gráfico de temperaturas que está na página anterior, em países em que as temperaturas podem chegar acima dos 40º não se devia usar indice a quente 30, teria que ser 40. Mas como em Portugal ou outro país do Sul da Europa, raramente estão acima de 40º, também não deve haver grandes problemas se usarem 30, por isso fazem uma recomendação única.

                Para países temperados como o nosso, os óleos mais normais servem. Em países muito frios ou muito quentes, é que já deve ser preciso ter mais cuidado com os óleos. Por acaso tinha curiosidade em saber o que é que as marcas recomendam para países como a Arábia Saudita.

                Comentário


                  #68
                  E mais, parece-me que esse concessionário é que está a seguir as recomendações correctas para o nosso país. Imaginemos alguém que more no Alentejo mais interior, aonde as temperaturas no Verão sobrem muitas vezes acima de 40º. O concessionário metia óleo 5W30. Se o motor tivesse problemas, parece-me que o dono do carro poderia pedir satisfações ao concessionário por andar a meter óleo desadequado ao clima.

                  Comentário


                    #69
                    O concessionário fica a uns 400km do Alentejo, não me parece que seja por isso. Parece-me mais conveniência em usar um óleo que tanto dá para os Seat PD sem DPF (505.01) como para os Kia que são duas das marcas que eles representam.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                      Imaginemos alguém que more no Alentejo mais interior, aonde as temperaturas no Verão sobrem muitas vezes acima de 40º.
                      Qual será a diferença na temperatura do óleo entre 30 graus ou 45 graus de temperatura ambiente ?

                      Na temperatura da água não se nota diferença nenhuma nos meus carros: é sempre de 90 graus.

                      Comentário


                        #71
                        Então pelo que percebo o 0W30 só é recomendável entre -30 e 30 º C ?

                        MAs em alternativa há o 5W30 que vai até 40º e em Portugal são poucos os dias e as zonas que passa dos 40º em cada ano.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                          Qual será a diferença na temperatura do óleo entre 30 graus ou 45 graus de temperatura ambiente ?

                          Na temperatura da água não se nota diferença nenhuma nos meus carros: é sempre de 90 graus.
                          O que interessa é a viscosidade.

                          Comentário


                            #73
                            Fui pesquisar nuns foruns americanos para ver se havia questões sobre o Arizona, aonde as temperaturas no verão estão sistematicamente acima de 40º, e o que li foi mais ou menos o seguinte, para condução normal, um óleo 0W-30 ou 5W30 continua a servir. Mas se for para condução desportiva, um óleo destes naquelas temperaturas pode começar a ficar demasiado fino e o metal começar a raspar em metal. Portanto usar um óleo que pode ficar demasiado fino com a temperatura pode ser prejudicial. Mas em condução normal à partida nunca haverá problemas.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                              O que interessa é a viscosidade.
                              Que depende da temperatura do óleo e não da temperatura ambiente.

                              Daí a pergunta: a temperatura do óleo a quente depende assim tanto da temperatura ambiente?

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                Que depende da temperatura do óleo e não da temperatura ambiente.

                                Daí a pergunta: a temperatura do óleo a quente depende assim tanto da temperatura ambiente?
                                Não faço ideia, mas se existem aqueles gráficos em função da temperatura ambiente, é porque alguma diferença deve fazer.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                  Segundo este artigo, o 0W30 nem deve ser usado no verão, e para as nossas temperaturas, tem lá um gráfico que parece indicar que o melhor seria o 5W40:

                                  http://www.zoniv.com/5w30-vs-5w40/
                                  A total parece não ser tão esquisita com as temperaturas

                                  Ficheiros anexados

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                    Fui pesquisar nuns foruns americanos para ver se havia questões sobre o Arizona, aonde as temperaturas no verão estão sistematicamente acima de 40º, e o que li foi mais ou menos o seguinte, para condução normal, um óleo 0W-30 ou 5W30 continua a servir. Mas se for para condução desportiva, um óleo destes naquelas temperaturas pode começar a ficar demasiado fino e o metal começar a raspar em metal. Portanto usar um óleo que pode ficar demasiado fino com a temperatura pode ser prejudicial. Mas em condução normal à partida nunca haverá problemas.
                                    Agora imagina subir a Serra da Estrela no verão com 40º num 0W30.....hrhrhrhrhhr

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                      A total parece não ser tão esquisita com as temperaturas
                                      Nesse gráfico nota-se uma grande preocupação com as temperaturas mínimas.

                                      Mas não com as máximas. O que faz sentido, pois a temperatura máxima do óleo pouco deve depender da temperatura ambiente... digo eu...

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                        Nesse gráfico nota-se uma grande preocupação com as temperaturas mínimas.

                                        Mas não com as máximas. O que faz sentido, pois a temperatura máxima do óleo pouco deve depender da temperatura ambiente... digo eu...
                                        Obviamente, a temperatura a quente é controlada em malha fechada (termóstato da água e termóstato da ventoinha).

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                          Obviamente, a temperatura a quente é controlada em malha fechada (termóstato da água e termóstato da ventoinha).
                                          A temperatura da água, mas o motor em si pode não estar todo à mesma temperatura.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                            A temperatura da água, mas o motor em si pode não estar todo à mesma temperatura.
                                            Claro que não, mas é mantido um certo "ballpark". A coisa não precisa de estar controlada ao ºC....

                                            Comentário


                                              #82
                                              Tenho um Accord i-CTDi e no manual indica vários óleos, nomeadamente 0w30, 5w40, até 10w40, mas refere claramente que o preferencial é o 0w30, sendo esse o usado pelo menos nos últimos 105 mil kms, tendo já 256 mil kms.

                                              Conheço de perto outro que está a chegar aos 300 mil e usa o mesmo óleo.

                                              Não noto qualquer deterioração em termos de performance ou consumos ao longo dos anos, por isso acredito que não têm tido desgaste acrescido devido à viscosidade.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                                                Tenho um Accord i-CTDi e no manual indica vários óleos, nomeadamente 0w30, 5w40, até 10w40, mas refere claramente que o preferencial é o 0w30, sendo esse o usado pelo menos nos últimos 105 mil kms, tendo já 256 mil kms.

                                                Conheço de perto outro que está a chegar aos 300 mil e usa o mesmo óleo.

                                                Não noto qualquer deterioração em termos de performance ou consumos ao longo dos anos, por isso acredito que não têm tido desgaste acrescido devido à viscosidade.
                                                A questão é saber se esse preferencial é mais porque pref€rem vender um óleo mais caro e de uma marca especifica ou se é mesmo melhor.
                                                É que aqueles autocolantes a sugerir GALP, ou mesmo o original a sugerir Shell são logo suspeitos...

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                  Então pelo que percebo o 0W30 só é recomendável entre -30 e 30 º C ?
                                                  Não! Estive a pesquisar na net e aí, assim como no manual do meu carro, o 0W30 vai até aos 40ºC de temperatura ambiente *com o motor frio*. Só tem importância para os arranques a frio, já que nesta altura quase todo o óleo se encontra no depósito à temperatura ambiente: quanto menos viscoso for a essa temperatura mais fácilmente e mais depressa chega a todas as partes do motor para o poder lubrificar. O 30 (ou o valor) a seguir ao W não tem nada a ver com a temperatura ambiente, indicando em vez disso, tal como o primeiro valor, o grau de *viscosidade* do óleo à temperatura normal de operação dos motores (100ºC).

                                                  Quanto maior este ultimo valor for, mais viscoso/grosso se tornará o óleo com o motor a 100ºC. Óleos mais viscosos (valores maiores) protegem melhor o motor, mas diminuem a performance e aumentam o consumo de combústivel. Por outro lado, se o óleo de torna mais fino a altas temperaturas que o recomendado pelo fabricante, vai aumentar o desgaste do motor.

                                                  Mais uma vez, o ideal é pôr o que a marca recomenda. No caso do meu Volvo S80 2.5T a gasolina, é óleo 0W30 qualidade ACEA A5/B5. Em Portugal são rarissímas as vezes que ultrapassamos os 40ºC de temperatura ambiente, e também não é por uma mão cheia de graus a mais durante um arranque a frio ou outro que se estraga um motor.
                                                  Editado pela última vez por JcRabbit; 21 November 2017, 18:51.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                    A questão é saber se esse preferencial é mais porque pref€rem vender um óleo mais caro e de uma marca especifica ou se é mesmo melhor.
                                                    É que aqueles autocolantes a sugerir GALP, ou mesmo o original a sugerir Shell são logo suspeitos...
                                                    Penso que neste caso não seja por aí, até porque presumo que o 5w30 (muito mais banal) possa ser mais barato. O 0w30 é pouco usado.

                                                    Por acaso vários concessionário até só têm disponível o 5w30, não tem 0w30. Acredito mais que seja 0w30 o preferível por causa de consumos e emissões.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por JcRabbit Ver Post
                                                      Não! Estive a pesquisar na net e aí, assim como no manual do meu carro, o 0W30 vai até aos 40ºC de temperatura ambiente *com o motor frio*. Só tem importância para os arranques a frio, já que nesta altura quase todo o óleo se encontra no depósito à temperatura ambiente: quanto menos viscoso for a essa temperatura mais fácilmente e mais depressa chega a todas as partes do motor para o poder lubrificar. O 30 (ou o valor) a seguir ao W não tem nada a ver com a temperatura ambiente, indicando em vez disso, tal como o primeiro valor, o grau de *viscosidade* do óleo à temperatura normal de operação dos motores (100ºC).

                                                      Quanto maior este ultimo valor for, mais viscoso/grosso se tornará o óleo com o motor a 100ºC. Óleos mais viscosos (valores maiores) protegem melhor o motor, mas diminuem a performance e aumentam o consumo de combústivel. Por outro lado, se o óleo de torna mais fino a altas temperaturas que o recomendado pelo fabricante, vai aumentar o desgaste do motor.

                                                      Mais uma vez, o ideal é pôr o que a marca recomenda. No caso do meu Volvo S80 2.5T a gasolina, é óleo 0W30 qualidade ACEA A5/B5. Em Portugal são rarissímas as vezes que ultrapassamos os 40ºC de temperatura ambiente, e também não é por uma mão cheia de graus a mais durante um arranque a frio ou outro que se estraga um motor.
                                                      Isto parece-me muito mais correcto.

                                                      Por exemplo agora tenho andado na montanha e com temperaturas de -2 ou -3 e noto que o carro nao me deixa puxar acima das 2000 rpm (caixa auto) muito mais tempo que quando tiro o carro a frio da garagem (19 graus).

                                                      O oleo a quente é tudo igual. O problema deve ser os primeiros 20 minutos enquanto nao aquece. Arrancar com -20 la fora nao deve ser igual a 30 graus.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Enviei este email para a Kia Europa e Portugal num site deles:


                                                        Complaint :
                                                        On the 31 of March of 2012 my Ceed 1.6 CRDi 128cv went to the 30.000km maintenance in a official Kia shop.

                                                        The engine oil that they have put in my Ceed was the Shell Helix Diesel HX7 10W-40.

                                                        After getting home i saw that the oil is not the correct in terms of viscosity and that doen't meets the ACEA C3.
                                                        The ACEA C3 is related with the DPF and because of that it can cause problems in my car.

                                                        I send a email to the Kia Dealer and they have said that the Shell Helix Diesel HX7 10W-40 is putted in Ceed cars with 1.6 CRDi 128cv by Kia Portugal order.

                                                        Request :

                                                        I what an answer to my problem because i can't trust in a brand that doen't makes the maintenance in my car correctly.

                                                        Kia Motors and every other brand with diesel engine with DPF doesn't use a semi synthetic 10W-40 oil that doesn't meets the ACEA C3.

                                                        How can i make the 60.000km maintenance in a dealer that puts this oil because Kia Portugal says that it's ok?

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Recebi isto no dia:


                                                          Dear valued Customer, Exmo. Sr.
                                                          A Kia Portugal faz as recomendações adequadas ao nosso mercado, devidamente suportadas tecnicamente, e para as quais está vinculada, assumindo qualquer responsabilidade inerente às mesmas.
                                                          Compreendemos que possa ficar confuso com a discrepancia de informação, mas asseguramos a maior tranquilidade com que a recomendação ACEA B4.
                                                          Naturalmente, que não tem qualquer prejuízo na Garantia do fabricante.
                                                          No entanto, se quiser ficar mais tranquilo com a troca do óleo de motor por um que cumpra a norma ACEA C3, seguramente tambem que o seu Reparador Autorizado terá disponibilidade desse óleo.
                                                          Com os melhores cumprimentos
                                                          Kia Portugal

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Decidi não ligar mais porque a resposta é sempre a mesma, mas hoje voltei e ter mais uma resposta:


                                                            Exmo. Sr.,

                                                            A informação sobre as especificações do Óleo para o motor, consta do seu Manual de Proprietário, na secção 8.
                                                            Adicionalmente, podemos informar que a recomendação da Kia Portugal para as características do nosso mercado e clima, são a utilização de um Óleo Semi sintético, com índice de viscosidade 10W-40, que cumpra a norma API CH-4 ou ACEA B4.


                                                            No entanto, as especificações dos Óleos utilizados pela rede de Concessionários podem variar um pouco no que diz respeito aos índices de viscosidade, em virtude da disponibilidade da marca de lubrificantes com que trabalham, salvaguardando o cumprimento da especificação API ou ACEA.


                                                            Naturalmente, caso pretenda que o seu Concessionário coloque um Óleo de Motor com especificação mais elevada, nomeadamente ACEA C3, basta mencioná-lo antes do serviço de manutenção.

                                                            Para mais informações, por favor contacte o seu Concessionário.
                                                            Gabinete de Apoio ao Cliente

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Eu não aguentei e respondi isto:


                                                              Boa Noite.

                                                              Obrigado pela resposta mas mais uma vez ela não me satisfaz.


                                                              Eu é que devia estar a dizer a Kia Portugal para consultar a secção 8 do Manual porque parece que nunca a leram.


                                                              Se perderem 5 minutos a lerem a secção 8 iam entender que o óleo 10W-40 Semi Sintéctico ACEA B4 só se pode colocar em carros sem filtro de partículas . Para nem falar do intervalo de manutenção de 30.000km ou 1 ano que obriga a um oleo 5W-30/40 ou 0W-30/40.


                                                              Em anexo seguem imagens do manual da Kia Motors com esta informação dentro de balões vermelhos para não haverem muitas dúvidas.


                                                              Se não quiserem abrir os anexos posso dizer que literalmente, para o motor diesel 1.6 a informação que está escrita é:


                                                              "Se o seu veiculo seguir um plano manutenção normal de 30.000km/1 ano, use o óleo com viscosidade SAE 5W-30/40 ou SAE 0W-30/40."


                                                              "Com DPF (filtro de partículas diesel) ; ACEA C3
                                                              Sem DPF (filtro de partículas diesel) ; Serviço API CH-4 ou superior; ACEA B4"


                                                              Quanto a minha recomendação sobre o óleo a utilizar na minha viatura antes da manutenção da mesma, o meu trabalho de Engenheiro Mecânico ainda não é pago pela Kia Portugal. Poderá um dia ser, mas neste momento acredito que tenham pessoas pagas para o fazer.


                                                              Se precisam da recomendação dos clientes antes das revisões, imagino o que mais me poderá preocupar durante a mesma. Afinal vou a marca por uma questão de qualidade e parece-me que não a estou a ter.


                                                              Eu quero entregar a minha carrinha, ser feita a revisão segundo o plano de manutenção do fabricante, pagar e vir-me embora e neste momento não o posso fazer. Tenho que andar a pensar se a Kia Portugal leu a secção 8 do manual, a compreendeu e a pós em prática.


                                                              Cumprimentos





                                                              Espero que não respondam. Estou farto que me escrevam tretas.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X