Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Topico de homenagem ao 1.9 TDI, provavelmente o melhor motor de sempre!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    claro, e só com repro hahaha

    Agora a sério, a VW optou por um caminho de preparar um motor para vários niveis de potência.....as outras marcas optaram por ter mais cilindrada ( ex de 2.2 "tdi " da nissan com 100cv , 2.2 ictdi da honda com 140cv, 2.2 HDI 136cv da PSA, 2.4 JTD da fiat com 130cv salvo erro ).

    São opções.

    Sempre fui muito adepto dos motores 2.2 i.ctdi pelo baixo ruido e 2.2 HDI pelo ruido e muito reduzidas vibrações.
    Só se forem esse dois, porque os outros foram uma nódoa... Podes também juntar o 2.2 usado pela Opel à secção nódoa...

    Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
    Sim, exactamente! Os 1.9 JTD/Multijet 16v têm um pulmão invejável em altas.
    Tudo o que não se quer num motor diesel... basta ver como são as baixas. Para altas temos carros a gasolina.

    Comentário


      #32
      Acaba por ser um tópico porreiro para os diesel fans porque tens tópicos que é sempre a mandar abaixo tudo o que é diesel.

      Pode ter fantasia à mistura mas é isso que caracteriza as férias de verão escolares...

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por AKA6 Ver Post
        Este tópico é para homenagear um dos melhores, ou mesmo o melhor motor de sempre, que serviu para tudo e mais alguma coisa, capaz de fazer varias centenas de milhares de kms com tudo de origem e continuar a trabalhar como um relógio suiço capaz de aguentar abusos e maus tratos como nenhum outro, sem se queixar e continuar a trabalhar como sempre. O unco motor na casa dos 2.0 lts capaz de chegar a valores como 300 / 400 cv com poucas alterações.


        Fica aqui a primeira amostra de quão diversificado é este grande motor



        Tive um "patrão" que tinha uma avioneta a diesel (julgo que ainda tem), será que era com o 1.9 tdi?

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
          De 1.9 já nada tinha... Nem de Ibiza, no fundo era somente algo a Diesel

          Tem o bloco e o potencial.

          Por algum motivo está lá um tdi e não um psa / multijet / dti, que é isto que os haters não conseguem explicar.

          'carro' mais rápido diesel da europa, na prova de 1/4 de milha é um 1.9 tdi, o segundo também, o terceiro....

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
            Ora então... Turbo, injectores, intercooler, tubagens, admissão, linha mais larga, bielas, pistões, válvulas, repro... Epá, realmente “only just a few simple mods.”

            Haja paciência para as férias de verão.
            Os “PD” são de facto motores na sua generalidade bastante fiáveis, mas em fiabilidade nem sequer são os melhores 1.9d.

            O Ibiza XX é como já disseram, aquilo de 1.9 pouco ou nada ainda tem. Já nem sequer é um 1.9 de cilindrada e tem todo o tipo de injeção lá para dentro, seja águal/metanol ou azoto.
            Boas ,

            e Cams e cabeça trabalhada e e e e e e ....
            Pistoes e valvulas normalmente nao trocam, e para chegar aos tais 400cv..falta o essencial.... a famosa bilha de gas.

            Cumps

            Comentário


              #36
              O único motor no mundo e arredores capaz de fazer nascer gasoil no depósito

              Comentário


                #37


                Estou a ver pela quantidade de aziados a trolar o topico que esse motor já deu dose a muitos por aqui

                Comentário


                  #38
                  Aziados por causa de um motor diesel ? Na, credo

                  Por acaso eu quando era mais novo, a malta babava-se com os Golf III TDI 110cv e depois mais tarde com o IV TDI 150cv...

                  Eu sempre fui mais fã do Golf III GTI 150cv, e tambem os 1.6i 102cv de guerra e 1.6 16v por ex no Ibiza GTI

                  Alem de claro o Golf III VR6

                  Só é pena os 1.8T 150 e 180cv que dizem que era uma desilusão...mas não sei nunca andei em nenhum, infelizmente

                  Comentário


                    #39
                    Concordo que há 20 anos foi um motor que se destacou, nos golf e ibizas.
                    Numa altura em que os motores a diesel rondavam os 70cv, a versão de 110 cv foi uma pedrada no charco!

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                      Tem o bloco e o potencial.

                      Por algum motivo está lá um tdi e não um psa / multijet / dti, que é isto que os haters não conseguem explicar.

                      'carro' mais rápido diesel da europa, na prova de 1/4 de milha é um 1.9 tdi, o segundo também, o terceiro....
                      Então se o bloco 1.9 TDI está na sua base preparado para ir até tipo 150cv pelo menos, ora é normal que aguente com mais que outros motores projectados para menos, digo eu, é só uma teoria claro.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por DeBeF Ver Post
                        Concordo que há 20 anos foi um motor que se destacou, nos golf e ibizas.
                        Numa altura em que os motores a diesel rondavam os 70cv, a versão de 110 cv foi uma pedrada no charco!
                        Eu acho que era mais pela injecção directa, aliados a carros relativamente leves e baixos consumos tambem.

                        Os velhos 1.9TD de diversas marcas já chegavam aos 90cv e com cerca de 2.0 e 2.1 alguns tinham 110cv, mas claro foi novidade porque estar isso presente num diesel do segmento B e C com 110cv não era de todo comum .

                        Comentário


                          #42
                          Deixo a minha homenagem ao 1.9 tdi, que no meu caso é um de 110cv.

                          beijinho no ombro para os invejosos de plantão

                          Comentário


                            #43
                            Boas

                            A questão nao é aziados, a verdade é que se pegares noutros motores e fazeres o que fazes no TDI, eles também andam, agora em PT investiu se muito no 1.9 TDi por varios motivos que nem vale agora falarmos, depois o mito cresce porque esta associado a um carro leve como o IBIZA e consegue surpreender muitos carros mais potentes.
                            Mas nao deixa de ser um excelente motor que marcou uma epoca, em Portugal ate campeao nacional de velocidade e campeao nacional de grupo A foi.

                            Deixo te de um exemplo de um carro com mais 250kg vs um Ibiza com mais de 300cv.

                            https://m.youtube.com/watch?v=evxeQ68QuMk


                            Cumps

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                              Só se forem esse dois, porque os outros foram uma nódoa... Podes também juntar o 2.2 usado pela Opel à secção nódoa...



                              Tudo o que não se quer num motor diesel... basta ver como são as baixas. Para altas temos carros a gasolina.
                              Como assim eram uma nódoa ?

                              Tens muito bons motores turbodiesel de outras marcas a rondar essas potências.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                Sim, esqueci-me desse é vdd, mas aí já falamos de mais válvulas e pelos vistos no 1.9 TDI foi sempre 8v.

                                Agora, de TDI eu gosto é do 2.5 TDI e tambem do 5.0 TDI.....parecem autênticos camiões
                                Mas também só andava até às 2500rpm, era feito para isso.
                                Foste logo escolher os dois maiores cancros em carros de estrada

                                Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                Sim, exactamente! Os 1.9 JTD/Multijet 16v têm um pulmão invejável em altas.
                                Eram bem mais lineares que os PD, isso é certo. Também diziam que os 20d M47 (150 e 163cv) BMW não andavam nada porque não tinham o "kick" dos PD, o que é certo é que se puseres os dois lado a lado o M47 ganha com uma perna às costas.

                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                Então se o bloco 1.9 TDI está na sua base preparado para ir até tipo 150cv pelo menos, ora é normal que aguente com mais que outros motores projectados para menos, digo eu, é só uma teoria claro.
                                Saíram de fábrica com 160cv no Ibiza "Cupra" TDI. De qualquer forma o 1.9JTD saiu de fábrica com 170cv e essas versões vinham sempre com diferencial Q2/Q4, só por isso já eram vastamente superiores a qualquer chocolateira Ibiza.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por mike S3 Ver Post
                                  Boas

                                  A questão nao é aziados, a verdade é que se pegares noutros motores e fazeres o que fazes no TDI, eles também andam, agora em PT investiu se muito no 1.9 TDi por varios motivos que nem vale agora falarmos, depois o mito cresce porque esta associado a um carro leve como o IBIZA e consegue surpreender muitos carros mais potentes.
                                  Mas nao deixa de ser um excelente motor que marcou uma epoca, em Portugal ate campeao nacional de velocidade e campeao nacional de grupo A foi.

                                  Deixo te de um exemplo de um carro com mais 250kg vs um Ibiza com mais de 300cv.

                                  https://m.youtube.com/watch?v=evxeQ68QuMk


                                  Cumps

                                  Bom post, como sempre, mike S3

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post

                                    O Ibiza XX é como já disseram, aquilo de 1.9 pouco ou nada ainda tem. Já nem sequer é um 1.9 de cilindrada e tem todo o tipo de injeção lá para dentro, seja águal/metanol ou azoto.
                                    Nunca percebi muito bem este tipo de argumento, seja em que motor for...

                                    É normal não ser 1.9, especialmente em motores preparados para provas de arranque, qualquer motor que leve stroker kit ou rebore (ou ambos) fica com maior cilindrada, e isto é prática comum se queres mais potência.

                                    Agora, podes abrir quanto quiseres, mas não te esqueças que estás limitado a um 'pequeno' bloco 1.9 e só tens 4 cilindros.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post

                                      Eram bem mais lineares que os PD, isso é certo. Também diziam que os 20d M47 (150 e 163cv) BMW não andavam nada porque não tinham o "kick" dos PD, o que é certo é que se puseres os dois lado a lado o M47 ganha com uma perna às costas.

                                      O meu 1.9 jtd 150 16v é o motor menos linear que conduzi até hoje onde incluo 1.9 tdi 90, 105, 110, 130, 150, 2.0 tdi 140 e 170cv


                                      O meu 1.9 tdi 110, em comparação drástica, aprece um carro atmosférico.
                                      Editado pela última vez por LuisPedro; 20 July 2018, 10:49.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por MBC Ver Post


                                        Estou a ver pela quantidade de aziados a trolar o topico que esse motor já deu dose a muitos por aqui

                                        Muito fumo originado pelo 1.9 tdi foi respirado por alguns users daqui da tabanca ao levarem ratada, daí a azia cronica cada vez que ouvem falar neste motor


                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                          O meu 1.9 jtd 150 16v é o motor menos linear que conduzi até hoje onde incluo 1.9 tdi 90, 105, 110, 130, 150, 2.0 tdi 140 e 170cv


                                          O meu 1.9 tdi 110, em comparação drástica, aprece um carro atmosférico.
                                          What???

                                          Tive um Bora VP110 e uma 156 JTD 140cvls e são o oposto do que dizes.

                                          Comentário


                                            #51



                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                              Como assim eram uma nódoa ?

                                              Tens muito bons motores turbodiesel de outras marcas a rondar essas potências.
                                              Porque eram motores preguiçosos, apesar da potencia, que não deixaram agrado a ninguém que os teve.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por MrRousseau Ver Post
                                                Muito fumo originado pelo 1.9 tdi foi respirado por alguns users daqui da tabanca ao levarem ratada, daí a azia cronica cada vez que ouvem falar neste motor


                                                Não me digam que há quem fique aziado por haver carros mais rápidos que os deles......credo

                                                Eu fico " aziado " é quando oiço um V6...fico aziado de não ter um Olha um A6 2.5 TDI 180cv....que sonoridade ! Mas se calhar há quem o tenha e fique aziado de ser ultrapassado por um Ibiza TDI 160cv hahaha

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post

                                                  Eram bem mais lineares que os PD, isso é certo. Também diziam que os 20d M47 (150 e 163cv) BMW não andavam nada porque não tinham o "kick" dos PD, o que é certo é que se puseres os dois lado a lado o M47 ganha com uma perna às costas.
                                                  Eu vou-te dizer como leio essa expressão: falta de baixas. Como sempre foi.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                                    O meu 1.9 jtd 150 16v é o motor menos linear que conduzi até hoje onde incluo 1.9 tdi 90, 105, 110, 130, 150, 2.0 tdi 140 e 170cv


                                                    O meu 1.9 tdi 110, em comparação drástica, aprece um carro atmosférico.
                                                    Não digas asneiras. O JTD era um motor super linear (esse 150 já era CR), o VP110 tinha o famoso kick.
                                                    Daqui a bocado vens-me dizer que os diesel BMW também eram de kicks.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                      Porque eram motores preguiçosos, apesar da potencia, que não deixaram agrado a ninguém que os teve.
                                                      Estás a falar de quais?

                                                      O 2.0 TD 110cv da PSA de preguiçoso não tem rigorosamente nada. E o 19 TD 90 tambem não. Mas esse tinha era outro problema.

                                                      Mas sei que o que dizes acontecia em alguns casos sim. Lembro-me do 2.0 HDI 90cv apesar de muito fiável e linear, não tinha energia que a concorrência de 90cv tinha ( TDI 90 por ex ) . Ao contrário do HDI 110.

                                                      Já ouvi falar mal tambem do 1.8 TD 90cv da Ford e do 1.9 TD sem intercooler 75cv da PSA e tambem da VW ( golf III GTD por ex ) , que parece que eram muito fiáveis mas pouco enérgicos.

                                                      Há mais casos ?

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Façamos todos uma vénia e um minuto de silêncio ao 1.9 TDI.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                          Eu vou-te dizer como leio essa expressão: falta de baixas. Como sempre foi.
                                                          Então lês com palas nos olhos. Ser linear <> falta de baixas. Por essa lógica, qualquer diesel moderno te parece com falta de baixas, qualquer gasolinas atmosférico te parece com falta de baixas. Um V12 Aston Martin tem baixas muito melhores que qualquer motor pequeno a gasóleo, mas como é linear, também vais dizer que não tem baixas.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                                                            Não digas asneiras. O JTD era um motor super linear (esse 150 já era CR), o VP110 tinha o famoso kick.
                                                            Daqui a bocado vens-me dizer que os diesel BMW também eram de kicks.

                                                            Uma vez assisti a uma discussão saudável ( nada de argumentos de inveja nem essas parvoíces todas ) acerca de um proprietário de um 20d 136cv que já tinha tido um Passat TDI 130cv , e outro user que teve tb um TDI 130.

                                                            Ora eles não se entendiam sobre qual era o mais rápido..... Uma das coisas que referiam era a questão da linearidade. Que é o que eu mais aprecio num diesel.

                                                            Daí em tempos ter equacionado o Ibiza 1.9 TDI 100cv para escapar ao 1.4 TDI com trabalhar de tractor

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                              Uma vez assisti a uma discussão saudável ( nada de argumentos de inveja nem essas parvoíces todas ) acerca de um proprietário de um 20d 136cv que já tinha tido um Passat TDI 130cv , e outro user que teve tb um TDI 130.

                                                              Ora eles não se entendiam sobre qual era o mais rápido..... Uma das coisas que referiam era a questão da linearidade. Que é o que eu mais aprecio num diesel.

                                                              Daí em tempos ter equacionado o Ibiza 1.9 TDI 100cv para escapar ao 1.4 TDI com trabalhar de tractor
                                                              O 136cv ainda dou de barato (mas se tivesse de apostar numa drag race, apostava nele), mas os posteriores a isso são muito superiores a qualquer PD de potência equivalente. Sem modificações em nenhum deles, claro.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X