Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Topico de homenagem ao 1.9 TDI, provavelmente o melhor motor de sempre!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
    Um 1.9 jtdm 150 saudável, que mediu 165, nem 220 de binário tinha às 2000 rpm...


    Tenho os dois motores em casa, gosto de ambos, 560.000km feitos em dois 1.9 multijet 150cv e 315.000 feitos no 1.9 tdi vp 110, portanto deixem-se de dizer baboseiras sem sentido.

    1.9 tdi vp - extremamente linear, muita força em baixas, mais instantâneo na resposta.
    1.9 multijet 150 - on/off, baixas ridículas, respira melhor em altas.
    VP110 extremamente linear? Depois os outros é que dizem baboseiras


    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Fogo até o meu velho 2.0 HDI 110 tinha 250NM às 1750 RPM

    Mas é sempre complicado manter discussões saudáveis aqui no fórum, quando o assunto é TDI ou premiums ou carros japoneses....
    Vc gosta de carro japa?

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
      Um 1.9 jtdm 150 saudável, que mediu 165, nem 220 de binário tinha às 2000 rpm...




      Tenho os dois motores em casa, gosto de ambos, 560.000km feitos em dois 1.9 multijet 150cv e 315.000 feitos no 1.9 tdi vp 110, portanto deixem-se de dizer baboseiras sem sentido.

      1.9 tdi vp - extremamente linear, muita força em baixas, mais instantâneo na resposta.
      1.9 multijet 150 - on/off, baixas ridículas, respira melhor em altas.
      "dizer baboseiras sem sentido"



      Quanto aos VP, já andei num Golf 3 VP110 stock e depois reprogramado com um turbo e linha maiores e estava longe de ser linear.
      Acho que temos definições diferentes do que é "linear."

      Comentário


        #93
        Toma lá um mapa original do meu carro, 110cv vp caixa curta:



        Alguma vez viste um carro turbo tão linear como este? Se não tivesse aquele ligeiro saltito das 2100 às 2300 pareciam linhas de um atmosférico... com redline às 4500

        Comentário


          #94
          Um VP110 não tem 200Nm às 1600rpm. Nem aqui, nem onde esse mapa foi tirado.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
            "dizer baboseiras sem sentido"



            Quanto aos VP, já andei num Golf 3 VP110 stock e depois reprogramado com um turbo e linha maiores e estava longe de ser linear.
            Acho que temos definições diferentes do que é "linear."
            O 1.9 multijet 150cv é MORTO das 1000 às 1800/1900rpm, foi o que eu disse. Às 2000 já entrou a enxurrada de binário e potência.

            Isso que colocaste não prova nada do que se tem dito. Mas como tu não tens nenhum não sabes do que se fala...

            Comentário


              #96
              Estavam a falar num fogareiro com 400CV?

              <strong>https://youtu.be/rFhJIM0J6w8

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                O 1.9 multijet 150cv é MORTO das 1000 às 1800/1900rpm, foi o que eu disse. Às 2000 já entrou a enxurrada de binário e potência.

                Isso que colocaste não prova nada do que se tem dito. Mas como tu não tens nenhum não sabes do que se fala...
                Mas eu disse que ele tinha esses 300Nm às 1900? O que tu disseste e postaste (nem sei onde raio foste desencantar aquele gráfico) é que nem às 2000 um JTD 150 tem 220Nm.

                Comentário


                  #98
                  Bem, uma coisa é certa, só mesmo conduzindo para se saber ! nem tudo é papel.

                  Mas, mesmo conduzindo surgem opiniões diversas.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                    Mas eu disse que ele tinha esses 300Nm às 1900? O que tu disseste e postaste (nem sei onde raio foste desencantar aquele gráfico) é que nem às 2000 um JTD 150 tem 220Nm.
                    Não o fui buscar à wikipédia certamente, nem aos dados anunciados que para mim valem pouco. Fui buscar a uma base de dados onde procuro informação que geralmente uso para provar o que digo, em vez de mandar postas para o ar à italiana, como é comum neste fórum

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                      Um VP110 não tem 200Nm às 1600rpm. Nem aqui, nem onde esse mapa foi tirado.
                      Podes sempre chegar-te à frente, pagar o dyno, o almoço e atestar o depósito num local da tua preferência

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                        Podes sempre chegar-te à frente, pagar o dyno, o almoço e atestar o depósito num local da tua preferência

                        O que tu fazes para sacar almoços à borla pá

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                          Não o fui buscar à wikipédia certamente, nem aos dados anunciados que para mim valem pouco. Fui buscar a uma base de dados onde procuro informação que geralmente uso para provar o que digo, em vez de mandar postas para o ar à italiana, como é comum neste fórum
                          "base de dados"

                          Engraçado que neste gráfico (159 1.9 JTD 150), ainda antes das 2000rpm, o motor já está a fazer quase 330Nm, stock.



                          Mas já me fizeste rir hoje, um 1.9 JTD de 150cv que às 2000rpm nem 220Nm faz

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                            E, no entanto, denigres os BMW por serem lineares, quando a maior parte dos motores deles (todos, não só diesel) têm binário máximo entre as 1500 e as 2500 ou 3000 rpm. Mas esses não prestam, são lineares = têm falta de força em baixas.
                            Eu falei em BMW?
                            A teoria é toda muito bonita, mas depois em andamento, as coisas são bem diferentes. E acho que aqui a opinião de quem teve vários é unânime: normalmente os 1.9tdi têm uma melhor resposta em baixas do que os motores CR. Aliás, os comparativos em recuperações desde baixas rotações eram bem evidentes quando estes motores saíram para o mercado.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post

                              Mas já me fizeste rir hoje, um 1.9 JTD de 150cv que às 2000rpm nem 220Nm faz
                              Nah, o VP110 é que é super linear

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                "base de dados"

                                Engraçado que neste gráfico (159 1.9 JTD 150), ainda antes das 2000rpm, o motor já está a fazer quase 330Nm, stock.



                                Mas já me fizeste rir hoje, um 1.9 JTD de 150cv que às 2000rpm nem 220Nm faz

                                Colega, de vários que lá estão, foi o primeiro que apanhei.

                                De qualquer forma, estão aqui mais alguns de 159, gt e astra 1.9, e apesar de estarem ligeiramente melhores que o primeiro que coloquei, estão muito longe desse que colocaste proveniente de um site polaco de chips.


                                Todos eles são indicativos do que tenho dito - motor on/off, de nada para tudo, com baixas fraquíssimas e entrada repentina de potência / binário e, então aí, andamento muito bom.



                                Eu só estou a tentar expressar o que senti durante centenas de milhares de quilómetros com estes motores, eu não preciso que me venhas dizer como é que os meus carros são.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                  Colega, de vários que lá estão, foi o primeiro que apanhei.

                                  De qualquer forma, estão aqui mais alguns de 159, gt e astra 1.9, e apesar de estarem ligeiramente melhores que o primeiro que coloquei, estão muito longe desse que colocaste proveniente de um site polaco de chips.


                                  Todos eles são indicativos do que tenho dito - motor on/off, de nada para tudo, com baixas fraquíssimas e entrada repentina de potência / binário e, então aí, andamento muito bom.



                                  Eu só estou a tentar expressar o que senti durante centenas de milhares de quilómetros com estes motores, eu não preciso que me venhas dizer como é que os meus carros são.
                                  De repente o gráfico que postei não é legítimo, só porque é duma empresa polaca de chips?
                                  Editado pela última vez por brkncrss; 20 July 2018, 15:34.

                                  Comentário


                                    (As potências à roda estão lá porque ele quis, linhas azuis que podes ignorar.

                                    Só tens de olhar para as linhas amarelas e vermelhas, as gordas são em reprogramação, as finas são em original...)

                                    entretanto editaste porque já deves ter percebido.

                                    Confio mais nas linhas que coloquei, porque são centenas de gráficos de centenas de veículos de variadas especificações, de uma empresa nacional bastante conceituada, cujo trabalho nunca vi ser posto em causa...

                                    Ainda no outro dia coloquei uns valores da mesma base de dados e a squadra veio dizer que o Dyno era optimista
                                    Editado pela última vez por LuisPedro; 20 July 2018, 15:44.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                      As potências à roda estão lá porque ele quis, linhas azuis que podes ignorar.

                                      Só tens de olhar para as linhas amarelas e vermelhas, as gordas são em reprogramação, as finas são em original...
                                      Sim, eu até editei depois de finalmente ter percebido aquela confusão de linhas.
                                      Ainda continuo sem perceber aquela tirada do "empresa polaca."

                                      É que ainda assim quase todos fazem 270Nm às 2000, o último até faz mais. Muito longe daqueles 220Nm às 2000 que anteriormente tinhas postado.
                                      Editado pela última vez por brkncrss; 20 July 2018, 15:41.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                        Sim, eu até editei depois de finalmente ter percebido aquela confusão de linhas.
                                        Ainda continuo sem perceber aquela tirada do "empresa polaca."

                                        É que ainda assim quase todos fazem 270Nm às 2000, o último até faz mais. Muito longe daqueles 220Nm às 2000 que anteriormente tinhas postado.
                                        É verdade, fui traído pelo primeiro gráfico que coloquei, que por acaso tinha sido o primeiro que encontrei.

                                        De qualquer forma e infelizmente, nenhum deles explica o sufoco que é arrancar em primeira sem dar um pouquinho de rotação e quase não conseguir entrar a tempo na rotunda / sair de um cruzamento

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                          Eu falei em BMW?
                                          A teoria é toda muito bonita, mas depois em andamento, as coisas são bem diferentes. E acho que aqui a opinião de quem teve vários é unânime: normalmente os 1.9tdi têm uma melhor resposta em baixas do que os motores CR. Aliás, os comparativos em recuperações desde baixas rotações eram bem evidentes quando estes motores saíram para o mercado.
                                          Tenho ouvido e lido muito isso sim. E tambem que em altas acabam por perder um pouco para a concorrência. Mesmo falando da concorrência de 8v.

                                          Mas enfim eu acho que isto é sempre relativo porque há motores que se aproximam muito uns dos outros e portanto entrar em comparações minunciosas é sempre uma incógnita.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                            É verdade, fui traído pelo primeiro gráfico que coloquei, que por acaso tinha sido o primeiro que encontrei.

                                            De qualquer forma e infelizmente, nenhum deles explica o sufoco que é arrancar em primeira sem dar um pouquinho de rotação e quase não conseguir entrar a tempo na rotunda / sair de um cruzamento
                                            Mas epá, falando muito honestamente e sem qualquer fanboyismo: tenho um 1.3 Multijet 85 em casa, também. E o carro é de facto bastante morto em baixas, só ali às 2000rpm é que se sente o turbo a encher. O facto de ter jantes de 17 não ajuda. Mas para compensar respira bastante bem em altas, mesmo para um motor tão pequeno.

                                            Mas não consigo concordar contigo quando me dizes que o VP110 é linear. Tenho um amigo que tem um, tal como já tinha dito anteriormente, e o motor de linear não tem nada. Sentes o kick tal e qual como num PD.
                                            Pode é ter (muito) baixas mais fortes, sim.

                                            Comentário


                                              Olha tambem dizem que um dci 105 é bom em baixas e nunca achei isso

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                Olha tambem dizem que um dci 105 é bom em baixas e nunca achei isso
                                                Não, o dCi 105 era melhor em altas. O 90/95 é que era melhor em baixas.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                  Olha tambem dizem que um dci 105 é bom em baixas e nunca achei isso
                                                  Os dci devido a serem de 8v sempre tiveram boas baixas e são bastante lineares, o de 105 e 110 por consequente de turbaça maior, pode perder um bocado está característica, mas não deixa de ser nestes campos, um exemplo motor. Já o 1.6 tem baixas bem piores.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                                    Mas epá, falando muito honestamente e sem qualquer fanboyismo: tenho um 1.3 Multijet 85 em casa, também. E o carro é de facto bastante morto em baixas, só ali às 2000rpm é que se sente o turbo a encher. O facto de ter jantes de 17 não ajuda. Mas para compensar respira bastante bem em altas, mesmo para um motor tão pequeno.

                                                    Mas não consigo concordar contigo quando me dizes que o VP110 é linear. Tenho um amigo que tem um, tal como já tinha dito anteriormente, e o motor de linear não tem nada. Sentes o kick tal e qual como num PD.
                                                    Pode é ter (muito) baixas mais fortes, sim.
                                                    Ou seja, o 1.9 é forte em baixas e ainda tem "kick", certo?

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                      Ou seja, o 1.9 é forte em baixas e ainda tem "kick", certo?
                                                      O VP110? Sim, é forte em baixas e tem o tal kick, mas não é propriamente linear a produzir a sua potência.
                                                      O JTD pode ter um fosso em baixas, mas a partir do momento que começa a entrar nas 1700 produz a sua potência de forma mais linear e tem altas mais fortes, que é quando os VP e os PD ficam asmáticos.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                                        O VP110? Sim, é forte em baixas e tem o tal kick, mas não é propriamente linear a produzir a sua potência.
                                                        O JTD pode ter um fosso em baixas, mas a partir do momento que começa a entrar nas 1700 produz a sua potência de forma mais linear e tem altas mais fortes, que é quando os VP e os PD ficam asmáticos.
                                                        Bingo!

                                                        Comentário


                                                          O outro topico com o mesmo assunto bateu records, na altura foi bloqueado já não sei porque.

                                                          Mas sim o motor 1.9 TDI foi um grande motor e muito boa gente HOJE pagava para que o seu modelo tivesse esse mesmo motor. Ainda vai existir o dia que o pessoal apenas vai procurar modelos com esse motor.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                                            O VP110? Sim, é forte em baixas e tem o tal kick, mas não é propriamente linear a produzir a sua potência.
                                                            O JTD pode ter um fosso em baixas, mas a partir do momento que começa a entrar nas 1700 produz a sua potência de forma mais linear e tem altas mais fortes, que é quando os VP e os PD ficam asmáticos.
                                                            Isto traduzido para a realidade, o vp muito mais solícito e agradável de conduzir dentro da faixa de rpm que 99% dos condutores utilizam para se deslocarem normalmente, e é isto que vocês que nunca vão compreender porque não tiveram ambos para comparar, e quem teve e ainda assim diz que não, só pode ser atrasadinho mental / fanático.

                                                            Atenção que isto não quer dizer que seja mau, a mim até me cativa mais a personalidade do 16v mjet 150, mas admito que é um bocado desesperante, especialmente se for carro cheio + AC em que naquele fosso nada acontece.

                                                            E não, o meu carro com electrónica original era absolutamente FLAT, sem qualquer tipo de kick ou encosto ou o que lhe chamarem, com o é possível ver no gráfico que coloquei.

                                                            Mesmo com electrónica (140cv 350nm) é mais linear que o 1.9 cdti, de longe, continua com muito mais baixas e mais midrange. O Multijet é senhor em AE e só será mais rápido a partir da 5a relação. Também é mais pesado.

                                                            O meu motor é o AHF com o 1749v.

                                                            Comentário


                                                              Sinceramente tenho dificuldade em ver em que o 1.9 TDI faz, ou tem, para ser considerado ou ponderado o melhor de sempre.

                                                              Há tantas variáveis para se considerar um motor o melhor de sempre, tanta coisa subjectivas...

                                                              É como os premios motores do ano...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X