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Eis porque o Hidrogénio não é a melhor solução.

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    #31
    Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
    o enchimento era hidrogénio.. se fosse hélio, que não é combustível, não teriamos tido o desastre do Hindenburg. Só mais tarde é que se começou a usar hélio. Hoje em dia o conceito não é muito usado porque os dirigíveis são bastante vulnerável a relâmpagos e a produção de hélio é limitada.
    Eu não me referi ao hindenburg... Referi-me aos Zeppelins. E de facto ambos chegaram a ser usados em Zeppelins.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Tekk Ver Post
      Deixei bem claro no post inicial que sou da opinião que o H2 poderá servir para isso mesmo. A questão que levanto é em relação ao uso para os transportes pessoais. É aí que não vejo aplicabilidade em relação ao "simples" VE.

      As baterias para a mobilidade eléctrica só há cerca de uma década é que começaram a evoluir significativamente. Não podes ir buscar o conceito da bateria de Baghdad para comparar, senão teríamos de comparar telemóveis com sinais de fumo... só porque são meios de comunicação à distância.

      E em relação à minha visão, é precisamente o inverso do que dizes: a minha opinião é formada unicamente à luz de factos científicos, que não gostaria que fossem desconsiderados em detrimento de outros interesses, nomeadamente os tais políticos que referes. Eu só quero a alternativa mais económica, ecológica e eficiente. Para mim, seria estupidez não aproveitarmos esta transição para garantir um futuro onde a energia que usamos para a nossa mobilidade seja mais limpa, eficiente e independente, em vez de deixar os senhores do costume decidirem e acabarmos com uma oferta maioritariamente desenvolvida para lhes garantir a sua posição de poder.
      Que tecnologia de baterias nos VE é usada hoje? Há quanto existe?

      Fala a muito bem...mas voltas a falar nos senhores do costume...

      É óbvio que as baterias são a solução de agora e irão ser durante uns bons anos. Mas a médio longo prazo irás necessitar de maiores potências e autonomias. Seguramente que as baterias atingirão os seus limites, pelo menos para algumas utilizações.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por manelov Ver Post
        Os zeppelins estavam muito avançados. Quem diria que usavam H2 como combustível.
        Quando era usado como combustível era lindo de se ver...[emoji57]

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
          Neste momento não há. Nem sei se haverá tão depressa..

          E mesmo que apareça, duvido que seja a hidrogénio porque este tem baixa densidade energética. Mesmo comprimido a 700 bar fica-se pelo 1/4 da densidade energética do querosene por m3. O avião teria logo à partida 1/4 da autonomia e seria mais pesado, reduzindo ainda mais a autonomia.
          O que significa que serão levado a cabo desenvolvimentos em alternativas. Porque com baterias também não me parece que cheguem lá.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por whereagles Ver Post

            Hidrogénio é combustível para estrelas, não carros.
            Originalmente Colocado por whereagles Ver Post

            E mesmo que apareça, duvido que seja a hidrogénio porque este tem baixa densidade energética. Mesmo comprimido a 700 bar fica-se pelo 1/4 da densidade energética do querosene por m3. O avião teria logo à partida 1/4 da autonomia e seria mais pesado, reduzindo ainda mais a autonomia.
            Bingo. Ia perguntar ou ver a densidade energética. Costumo ir ver aqui: https://en.wikipedia.org/wiki/Energy_density

            É um problema que também se reflecte no custo dos citadinos eléctricos - 10 ou 15 kEuro de carro com outro tanto em baterias

            (Fui ver o preço do modesto C-zero que a Emov usa, tive um choque )

            Comentário


              #36
              Na california (USA) existem 50 estações de Hidrogenio....e vão crescer nos próximos anos por medida do governo.

              Já existem 50 posts de carregamento de VE em portugal ?

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por M207 Ver Post
                Na california (USA) existem 50 estações de Hidrogenio....e vão crescer nos próximos anos por medida do governo.

                Já existem 50 posts de carregamento de VE em portugal ?
                E quantos postos de carregamento existem na Califórnia?

                É que estações de Hidrogénio em Portugal não existe nenhuma [emoji39]

                Enviado do meu TA-1004 através do Tapatalk

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por M207 Ver Post
                  Na california (USA) existem 50 estações de Hidrogenio....e vão crescer nos próximos anos por medida do governo.

                  Já existem 50 posts de carregamento de VE em portugal ?
                  Presumo que também existam 50 postos de hidrogênio em Portugal.

                  Aliás para os lados de Nova Iorque, como quem vai para Chicago passado ali o Carregado...

                  E realmente não existem 50 postos de carregamento em Portugal, felizmente existem mais, tirado do site da Mobi.e:

                  Quantos postos de carregamento existem?

                  Atualmente existem mais de 500 postos de carregamento que correspondem a cerca de 1250 pontos de carregamento (tomadas).


                  Se o teu post teve intenção de mostrar que nos USA há mais postos de hidrogênio que de EV em Portugal, foi o chamado tiro ao lado.
                  Editado pela última vez por Carmaniaco90; 29 July 2018, 20:19.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                    Presumo que também existam 50 postos de hidrogênio em Portugal.

                    Aliás para os lados de Nova Iorque, como quem vai para Chicago passado ali o Carregado...

                    E realmente não existem 50 postos de carregamento em Portugal, felizmente existem mais, tirado do site da Mobi.e:

                    Quantos postos de carregamento existem?

                    Atualmente existem mais de 500 postos de carregamento que correspondem a cerca de 1250 pontos de carregamento (tomadas).


                    Se o teu post teve intenção de mostrar que nos USA há mais postos de hidrogênio que de EV em Portugal, foi o chamado tiro ao lado.
                    Tiro ao lado. É só contar os postos que funcionem e vais ver se não acerta.

                    [emoji23]

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                      Tiro ao lado. É só contar os postos que funcionem e vais ver se não acerta.

                      [emoji23]
                      Continuam a ser bem mais que os ZERO postos de hidrogênio

                      Comentário


                        #41
                        Nenhum fabricante estabelecido vai arriscar só num cavalo. Cada um tem a sua estratégia, no link podem ver a da Toyota, que inclui BEV, HEV e FC. Para além do que não está lá, os convencionais, que em muitos mercados vão continuar a ser o ganha-pão dos fabricantes.


                        http://www.toyota-global.com/innovat.../sec3_img3.jpg

                        sec3_img3.jpg

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                          A tua visão está enviesada com juízos políticos sobre o assunto. Eu estou a focar apenas a questão técnica e de uso.

                          Se estamos na idade da pedra das baterias que existem há mais de dois séculos. Imagina onde chegarão outras tecnologias que dizem agora não ter futuro.

                          Deixo um desafio. Qual achas que será a solução técnica para a aviação deixar os combustíveis fósseis e conseguirem meter um avião tipo o A380 a fazer 15.000 kms sem reabastecer?
                          Há limitações físicas... Uma aquecedor de resistência elétrica nunca vai ser mais eficiente que uma bomba de calor...


                          Para fazeres um carro a hidrogénio é basicamente fazeres um carro elétrico com uma bateria mais pequena, e depois adicionares a célula de combustível.

                          Isto faz com que um carro a hidrogénio vá ser sempre mais caro e com manutenções mais elevadas que um carro que simplesmente tem uma bateria.


                          Depois há o abastecimento. No elétrico tens a eólica/painel solar a produzir eletricidade e depois é só transportar essa eletricidade em cabos como temos feito no último século.

                          Para o hidrogénio, terás de converter a eletricidade em hidrogénio. É impossível fazer isto com 100% de eficiência. E não só... Depois tens de comprimir o hidrogénio, processo que requer energia, depois tens fugas porque o hidrogénio é um átomo muito pequeno, depois, tens de transportar o hidrogénio (camiões?), novamente transferi-lo para um tanque, para novamente ser transferido para o tanque do automóvel. Depois... Tens de converter o hidrogénio para eletricidade, o que também é impossível fazer com 100% de eficiência...

                          Bem... No final de contas o hidrogénio vai sempre custar mais € por km do que usar diretamente a eletricidade. Não há como fugir disto, é uma questão de física. Estás a adicionar processos que têm perdas, e essas perdas traduzem-se em ser necessário produzir mais eletricidade para andar a mesma distância...

                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                          É óbvio que as baterias são a solução de agora e irão ser durante uns bons anos. Mas a médio longo prazo irás necessitar de maiores potências e autonomias. Seguramente que as baterias atingirão os seus limites, pelo menos para algumas utilizações.
                          Mas a tecnologia já o permite. Só não há carros com autonomias mais elevadas porque ainda não é viável comercialmente.

                          Mas mesmo assim, já existem umas quantas soluções comerciais, com os carros da Tesla...

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                            Continuam a ser bem mais que os ZERO postos de hidrogênio
                            Ele estava a comparar, penso, o número de postos de hidrogenio na Califórnia, que eram 50, com o número de postos de carregamento eléctrico em Portugal.

                            Não sei quantos são, mas conheço bem uma dúzia e só um vejo a funcionar.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por rppm Ver Post
                              Há limitações físicas... Uma aquecedor de resistência elétrica nunca vai ser mais eficiente que uma bomba de calor...


                              Para fazeres um carro a hidrogénio é basicamente fazeres um carro elétrico com uma bateria mais pequena, e depois adicionares a célula de combustível.

                              Isto faz com que um carro a hidrogénio vá ser sempre mais caro e com manutenções mais elevadas que um carro que simplesmente tem uma bateria.


                              Depois há o abastecimento. No elétrico tens a eólica/painel solar a produzir eletricidade e depois é só transportar essa eletricidade em cabos como temos feito no último século.

                              Para o hidrogénio, terás de converter a eletricidade em hidrogénio. É impossível fazer isto com 100% de eficiência. E não só... Depois tens de comprimir o hidrogénio, processo que requer energia, depois tens fugas porque o hidrogénio é um átomo muito pequeno, depois, tens de transportar o hidrogénio (camiões?), novamente transferi-lo para um tanque, para novamente ser transferido para o tanque do automóvel. Depois... Tens de converter o hidrogénio para eletricidade, o que também é impossível fazer com 100% de eficiência...

                              Bem... No final de contas o hidrogénio vai sempre custar mais € por km do que usar diretamente a eletricidade. Não há como fugir disto, é uma questão de física. Estás a adicionar processos que têm perdas, e essas perdas traduzem-se em ser necessário produzir mais eletricidade para andar a mesma distância...



                              Mas a tecnologia já o permite. Só não há carros com autonomias mais elevadas porque ainda não é viável comercialmente.

                              Mas mesmo assim, já existem umas quantas soluções comerciais, com os carros da Tesla...
                              Basicamente estás a analisar um combustível do futuro com os problemas do presente...

                              Faria sentido se fosse para usar hoje.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                Ele estava a comparar, penso, o número de postos de hidrogenio na Califórnia, que eram 50, com o número de postos de carregamento eléctrico em Portugal.

                                Não sei quantos são, mas conheço bem uma dúzia e só um vejo a funcionar.
                                Sim, já respondi a ele, existem 500 postos de carregamento EV. Se achas que 451 deles estão desligados, fico a espera de provas disso. Nem eu sei se aqueles 50 postos de hidrogênio estão a funcionar todos.

                                E mesmo que 451 tivessem desligados, tens possibilidade de os arranjar e ter mais 450 postos de carregamento EV que os 50 de hidrogênio na Califórnia

                                Continuo, o número continua a ser este: 500 postos de carregamento EV, 1250 tomadas.

                                Acho que continua a ser superior que os 50 de hidrogênio, e que os ZERO em Portugal, sim porque vai me adiantar muito saber que existe 50 postos de hidrogênio na Califórnia quando estou em Lisboa

                                Também achar que não existem 50 postos de carregamento EV em Portugal é estar bem longe do assunto, gaita, hoje em dia um gajo em Lisboa tropeça em meia dúzia deles em metros... Passando o exagero.
                                Editado pela última vez por Carmaniaco90; 30 July 2018, 14:06.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                  Ele estava a comparar, penso, o número de postos de hidrogenio na Califórnia, que eram 50, com o número de postos de carregamento eléctrico em Portugal.

                                  Não sei quantos são, mas conheço bem uma dúzia e só um vejo a funcionar.
                                  A diferença é que eu sei de um posto de carregamento que nunca está ocupado: o da minha casa.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                    Neste momento não há. Nem sei se haverá tão depressa..

                                    E mesmo que apareça, duvido que seja a hidrogénio porque este tem baixa densidade energética. Mesmo comprimido a 700 bar fica-se pelo 1/4 da densidade energética do querosene por m3. O avião teria logo à partida 1/4 da autonomia e seria mais pesado, reduzindo ainda mais a autonomia.
                                    O hidrogénio tem baixa densidade energética por volume, mas alta densidade energética por peso. Por isso pode teoricamente ter vantagem em certos transportes, como navios ou aviões.
                                    Agora para carros ligeiros não faz qualquer sentido nem nunca vai fazer.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por M207 Ver Post
                                      Na california (USA) existem 50 estações de Hidrogenio....e vão crescer nos próximos anos por medida do governo.

                                      Já existem 50 posts de carregamento de VE em portugal ?
                                      E quanto fica o custo por 100km?

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                        A diferença é que eu sei de um posto de carregamento que nunca está ocupado: o da minha casa.
                                        Casas com possibilidade de carregar um eléctrico devem ser mais de 50, digo eu

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                          Sim, já respondi a ele, existem 500 postos de carregamento EV. Se achas que 451 deles estão desligados, fico a espera de provas disso. Nem eu sei se aqueles 50 postos de hidrogênio estão a funcionar todos.

                                          E mesmo que 451 tivessem desligados, tens possibilidade de os arranjar e ter mais 450 postos de carregamento EV que os 50 de hidrogênio na Califórnia

                                          Continuo, o número continua a ser este: 500 postos de carregamento EV, 1250 tomadas.

                                          Acho que continua a ser superior que os 50 de hidrogênio, e que os ZERO em Portugal, sim porque vai me adiantar muito saber que existe 50 postos de hidrogênio na Califórnia quando estou em Lisboa

                                          Também achar que não existem 50 postos de carregamento EV em Portugal é estar bem longe do assunto, gaita, hoje em dia um gajo em Lisboa tropeça em meia dúzia deles em metros... Passando o exagero.
                                          Eu é que fico à espera de provas de funcionamento dos 500 alegados postos, ora essa. Será mais fácil provar o funcionamento de 50 do que o não funcionamento de 450.

                                          Também conheço imensos postos de carregamento, como disse, mas a esmagadora maioria está inutilizada e até têm fitas à volta.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                            A diferença é que eu sei de um posto de carregamento que nunca está ocupado: o da minha casa.
                                            Excelente. Podes dar a morada ao pessoal dos VE?

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                              Excelente. Podes dar a morada ao pessoal dos VE?

                                              Acho que não precisam... mais de 99% dos proprietários de VE devem conseguir carregar em casa. Já fazer hidrogénio e metê-lo no carro a alta pressão é que não deve ser para qualquer um.

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                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                Acho que não precisam... mais de 99% dos proprietários de VE devem conseguir carregar em casa. Já fazer hidrogénio e metê-lo no carro a alta pressão é que não deve ser para qualquer um.
                                                Ainda me lembro da recomendação da minha prof de física, quando fazia na aula a experiência da electrólise da água de um tubinho de ensaio pequenino: "nada de fazer isto em casa!".

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                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                  O hidrogénio tem baixa densidade energética por volume, mas alta densidade energética por peso. Por isso pode teoricamente ter vantagem em certos transportes, como navios ou aviões.
                                                  Agora para carros ligeiros não faz qualquer sentido nem nunca vai fazer.
                                                  Precisamente. Em relação a um litro de combustível, a densidade energética das baterias é de 20 pra um, o que na prática as torna não utilizáveis pra voos comerciais.

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                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                    Eu é que fico à espera de provas de funcionamento dos 500 alegados postos, ora essa. Será mais fácil provar o funcionamento de 50 do que o não funcionamento de 450.

                                                    Também conheço imensos postos de carregamento, como disse, mas a esmagadora maioria está inutilizada e até têm fitas à volta.
                                                    Ligados a Rede Mobi-e tens em funcionamento 255 postos:http://prntscr.com/kcw8mq

                                                    Da Tesla tens 34 supercharger e destinationcharger já tens mais de 80, alguns só dão para Tesla outros dão para todos.

                                                    Podes juntar os pontos existentes nas oficinas da Nissan (estes penso que cobram algum custo).

                                                    Agora junta os que estão fora da rede mobi-e, por exemplo no Mar Shoping do Algarve tens 12 tomadas schuko + 12 trifásicas a 12kwh, só aqui já estás perto dos 400, achas achas que está assim tão longe dos 500?

                                                    Existem 1018 postos de carga registados no electromaps, incluindo os desligados/avariadas, não estamos assim tão longe dos 500 funcionais como fazes crer.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                      O hidrogénio tem baixa densidade energética por volume, mas alta densidade energética por peso. Por isso pode teoricamente ter vantagem em certos transportes, como navios ou aviões.
                                                      Agora para carros ligeiros não faz qualquer sentido nem nunca vai fazer.
                                                      Navios ainda vá, mas aviões sinceramente não estou a ver.. onde é que vão meter os tanques de hidrogénio a 700 bar? Não há espaço. Só se reduzirem os porões de carga para metade.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                                        Neste momento não há. Nem sei se haverá tão depressa..

                                                        E mesmo que apareça, duvido que seja a hidrogénio porque este tem baixa densidade energética. Mesmo comprimido a 700 bar fica-se pelo 1/4 da densidade energética do querosene por m3. O avião teria logo à partida 1/4 da autonomia e seria mais pesado, reduzindo ainda mais a autonomia.
                                                        Mas entre isso e instalar baterias pesadíssimas e com uma densidade energética 20 vezes inferior...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Pelos vistos o Hidrogénio não é assim tão funcional e "abundante":

                                                          https://insideevs.com/hydrogen-short...up-frequently/

                                                          Enviado do meu TA-1004 através do Tapatalk

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                                            Ligados a Rede Mobi-e tens em funcionamento 255 postos:http://prntscr.com/kcw8mq

                                                            Da Tesla tens 34 supercharger e destinationcharger já tens mais de 80, alguns só dão para Tesla outros dão para todos.

                                                            Podes juntar os pontos existentes nas oficinas da Nissan (estes penso que cobram algum custo).

                                                            Agora junta os que estão fora da rede mobi-e, por exemplo no Mar Shoping do Algarve tens 12 tomadas schuko + 12 trifásicas a 12kwh, só aqui já estás perto dos 400, achas achas que está assim tão longe dos 500?

                                                            Existem 1018 postos de carga registados no electromaps, incluindo os desligados/avariadas, não estamos assim tão longe dos 500 funcionais como fazes crer.
                                                            Eu não faço crer nada, apenas digo o que observo.

                                                            Esses da mobi e não são uns brancos que costumam estar na rua em passeios junto a estacionamentos públicos?

                                                            Desses só conheço uns 6 e todos fora de serviço.

                                                            Nas autoestradas segundo li algures, quase nada funciona, e é exactamente onde fazem mais falta porque não existem alternativas.

                                                            Só se for um powerbank gigante, em cima de um camião diesel, para andar a distribuir electricidade...ha ha

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                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                                              Navios ainda vá, mas aviões sinceramente não estou a ver.. onde é que vão meter os tanques de hidrogénio a 700 bar? Não há espaço. Só se reduzirem os porões de carga para metade.
                                                              Debaixo dos bancos? Ha ha

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