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    #31
    Eu pessoalmente acho a ideia descabida.

    Tendo em conta que o AC retira potência ao motor, se querem mesmo poupar combustível quando têm o ar condicionado ligado, pisem menos no acelerador.

    O AC não faz o carro ter mais cavalos, as pessoas é que têm de pisar mais para andar o mesmo. Se andarem mais devagar quando tem o AC ligado, já poupam e não precisam estar com cálculos mirabolantes para poupar 0.5l

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
      O problema não é do AC em si.
      O carro fica com menos potência qd o ar é muito quente.
      Ei que exagero!
      É óbvio que é bem mais notória a quebra de potência provocada pelo AC a funcionar em pleno, do que o efeito da temperatura na potência do motor.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
        O meu é inteligente [emoji16]
        Agora a sério - sim, estando com a recirculação em automático (que pode estar ON mesmo com AC Off), mantém fechado e abre quando o ar precisa de renovar (concentração elevada ou baixa de humidade, ou de X em X tempo). É o chamado climate control.
        Como é óbvio, pelo acima descrito, não precisas abrir vidros (ao comutar a recirculação, já deixa entrar/sair).
        E como é que tens a certeza que está sempre fechado?

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por CHB Ver Post
          Os Audi e VW com mais equipamento têm informação do consumo de combustível adicional com o AC ligado.
          Pelo que testei numa Passat e num A4, o acréscimo era na ordem dos 0,5L/100Km
          O meu também dá informação sobre o consumo de combustível referente ao AC e normalmente anda abaixo de meio litro.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
            Ei que exagero!
            É óbvio que é bem mais notória a quebra de potência provocada pelo AC a funcionar em pleno, do que o efeito da temperatura na potência do motor.
            É uma questão de fazer as contas. O compressor do ar condicionado deve roubar algures entre 2 e 5 CV do motor (depende do veículo)
            Já quanto se perde de potência depende da variação de temperatura exterior. Por exemplo entre 10° e 35°. Para a mesma pressão atmosférica a densidade do ar vai descer +- de 1.25 para 1.15 kg/m3. Ou seja menos 8%. Se assumirmos um efeito directo na potência vamos ter, por exemplo para um motor de 120cv, uma quebra de potência de quase 10 CV.
            Mas claro que isto é o efeito na potência máxima que raramente utilizamos, na prática o que acontece é que vamos, sem nos apercebermos, com o acelerador mais carregado.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Gsqr Ver Post
              É uma questão de fazer as contas. O compressor do ar condicionado deve roubar algures entre 2 e 5 CV do motor (depende do veículo)
              Já quanto se perde de potência depende da variação de temperatura exterior. Por exemplo entre 10° e 35°. Para a mesma pressão atmosférica a densidade do ar vai descer +- de 1.25 para 1.15 kg/m3. Ou seja menos 8%. Se assumirmos um efeito directo na potência vamos ter, por exemplo para um motor de 120cv, uma quebra de potência de quase 10 CV.
              Mas claro que isto é o efeito na potência máxima que raramente utilizamos, na prática o que acontece é que vamos, sem nos apercebermos, com o acelerador mais carregado.
              E o motor não injecta mais combustível para compensar o ar mais foleiro? Sei que quando o filtro do ar está um pouco entupido, os consumos aumentam devido a isso.

              Eu ando sempre com AC em ar reciclado nestes dias de calor, mas em viagens grandes há que ter algum cuidado porque o ar no carro fica muito seco e a desidratação para as pessoas surge na mesma apesar de estarem 25º lá dentro.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                E o motor não injecta mais combustível para compensar o ar mais foleiro? Sei que quando o filtro do ar está um pouco entupido, os consumos aumentam devido a isso.

                Eu ando sempre com AC em ar reciclado nestes dias de calor, mas em viagens grandes há que ter algum cuidado porque o ar no carro fica muito seco e a desidratação para as pessoas surge na mesma apesar de estarem 25º lá dentro.
                Se não tem ar suficiente não adianta injectar mais combustível. O caso do filtro do ar entupido é diferente, o motor fica com a admissão limitada e gasta mais potência só para aspirar o ar, daí o aumento de consumo (especialmente em motores atmosféricos).

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Gsqr Ver Post
                  É uma questão de fazer as contas. O compressor do ar condicionado deve roubar algures entre 2 e 5 CV do motor (depende do veículo)
                  Já quanto se perde de potência depende da variação de temperatura exterior. Por exemplo entre 10° e 35°. Para a mesma pressão atmosférica a densidade do ar vai descer +- de 1.25 para 1.15 kg/m3. Ou seja menos 8%. Se assumirmos um efeito directo na potência vamos ter, por exemplo para um motor de 120cv, uma quebra de potência de quase 10 CV.
                  Mas claro que isto é o efeito na potência máxima que raramente utilizamos, na prática o que acontece é que vamos, sem nos apercebermos, com o acelerador mais carregado.
                  Diminuindo a densidade do ar, a resistência aerodinâmica também diminui proporcionalmente. Anula-se um efeito com o outro

                  Comentário


                    #39
                    Uso do AC em calor extremo

                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                    O problema não é do AC em si.
                    O carro fica com menos potência qd o ar é muito quente.
                    Especialmente os turbos

                    Li há dias um artigo em que um engenheiro de uma marca aconselha a usar sempre o automático sem recirculacão. Só se deve fechar quando há cheiros ou fumos do exterior

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                      Diminuindo a densidade do ar, a resistência aerodinâmica também diminui proporcionalmente. Anula-se um efeito com o outro
                      E tens razão, nota-se menos na velocidade máxima (pelas razões que descreves) do que na aceleração (que depende essencialmente da massa do carro)

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por ek9t22 Ver Post
                        Especialmente os turbos

                        Li há dias um artigo em que um engenheiro de uma marca aconselha a usar sempre o automático sem recirculacão. Só se deve fechar quando há cheiros ou fumos do exterior
                        E é exactamente isso.

                        Nos meus carros é AC ligado o ano todo, o bem que sabe estarem 45º na rua e 20/22 constantes dentro do carro

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por argolas Ver Post
                          E é exactamente isso.

                          Nos meus carros é AC ligado o ano todo, o bem que sabe estarem 45º na rua e 20/22 constantes dentro do carro
                          Aqui depende de quão "inteligente" é o ar condicionado... Se for dos automáticos bons vai desligar o compressor quando não precisa. Se for dos de limitada inteligência (o meu é desses...) nunca desliga. Tenho de o desligar manualmente quando a temperatura exterior diminui.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por ek9t22 Ver Post
                            Especialmente os turbos

                            Li há dias um artigo em que um engenheiro de uma marca aconselha a usar sempre o automático sem recirculacão. Só se deve fechar quando há cheiros ou fumos do exterior
                            O ideal eram aquele antigos de alavanca em que se podia regular a % de recirculação que se queria.

                            Comentário


                              #44
                              No meu quando ligo ao AC no automático ele passa sempre para recirculação sempre que a temperatura exterior é mais elevada que no interior. E vice-versa: quando no exterior é mais frio que no interior ele abre automaticamente para entrada de ar do exterior. Ando grandes períodos com o AC em recirculação, como é o caso agora no Verão, e nunca precisei de abrir janela por sentir o ar interior menos próprio para ser respirável.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por ek9t22 Ver Post

                                Li há dias um artigo em que um engenheiro de uma marca aconselha a usar sempre o automático sem recirculacão. Só se deve fechar quando há cheiros ou fumos do exterior
                                É exatamente por isso que falei em usar a fisga de 1/2 cm numa janela traseira, usando a recirculação. Aproveita-se a vantagem de diminuir o esforço do AC e o ar vai-se renovando muito lentamente o ar.
                                Isto no caso dos AC burros como o meu.

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                                  #46
                                  Originalmente Colocado por CES Ver Post
                                  No meu quando ligo ao AC no automático ele passa sempre para recirculação sempre que a temperatura exterior é mais elevada que no interior. E vice-versa: quando no exterior é mais frio que no interior ele abre automaticamente para entrada de ar do exterior. Ando grandes períodos com o AC em recirculação, como é o caso agora no Verão, e nunca precisei de abrir janela por sentir o ar interior menos próprio para ser respirável.
                                  Provavelmente o teu é inteligente e vai sempre admitindo uma % de ar exterior. Se não houvesse essa entrada... morrias.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Gsqr Ver Post
                                    Se não tem ar suficiente não adianta injectar mais combustível. O caso do filtro do ar entupido é diferente, o motor fica com a admissão limitada e gasta mais potência só para aspirar o ar, daí o aumento de consumo (especialmente em motores atmosféricos).
                                    Mas no caso do filtro do ar danificado, a mistura fica mais rica, aumentando consumos e emissões mantendo a potência normal, diria eu.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                      Mas no caso do filtro do ar danificado, a mistura fica mais rica, aumentando consumos e emissões mantendo a potência normal, diria eu.
                                      Os motores de injecção têm medidores de massa de ar de admissão para garantir sempre a razão ar combustível pretendida, a não ser que ainda seja a carburador.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Gsqr Ver Post
                                        Os motores de injecção têm medidores de massa de ar de admissão para garantir sempre a razão ar combustível pretendida, a não ser que ainda seja a carburador.
                                        Pois, mais razão me dás.
                                        Ou seja, a cargas parciais a ECU ajusta a quantidade de ar admitido, pois nessas condições não estás com a borboleta do ar totalmente aberta.
                                        Só notarás diferença em plena carga, mas não será na proporção que apresentaste.
                                        Assim como a menor resistência do ar é perfeitamente imperceptível.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                          Pois, mais razão me dás.
                                          Ou seja, a cargas parciais a ECU ajusta a quantidade de ar admitido, pois nessas condições não estás com a borboleta do ar totalmente aberta.
                                          Só notarás diferença em plena carga, mas não será na proporção que apresentaste.
                                          Assim como a menor resistência do ar é perfeitamente imperceptível.
                                          A ECU não ajusta o ar, ajusta o combustível ao ar admitido, mas de resto é isso, o valor que apresentei é a pior situação possível, à potência máxima.
                                          Quanto a ser imperceptível... Conduzir um turbo-Diesel com intercooler num dia muito quente em pára-arranca nota-se bem. Mas aí junta-se tudo, a potência parasita do ar condicionado + a baixa densidade do ar exterior + a fraca eficiência do intercooler.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Gsqr Ver Post
                                            A ECU não ajusta o ar, ajusta o combustível ao ar admitido, mas de resto é isso, o valor que apresentei é a pior situação possível, à potência máxima.
                                            Quanto a ser imperceptível... Conduzir um turbo-Diesel com intercooler num dia muito quente em pára-arranca nota-se bem. Mas aí junta-se tudo, a potência parasita do ar condicionado + a baixa densidade do ar exterior + a fraca eficiência do intercooler.
                                            Ai não, não ajusta. Os mais antigos de injeção é que eram como dizes. Agora com aceleradores fly by wire, podes ter fluxos de ar admitidos diferentes, para iguais posições do acelerador. E em função da temperatura e pressão atmosférica. E ainda ajusta o ar da EGR, ou mesmo no plural quando são 2.
                                            No fundo tem tudo em consideração precisamente para que o impacto de todas as variáveis seja minimo ou inexistente.
                                            Mas ainda assim a utilização do AC é o que mais impacto tem.

                                            Comentário


                                              #52
                                              O AC rouba potência mas tal como relatado, o facto de o ar estar mais quente também influencia.

                                              No fundo é um conjunto de variáveis que vai condicionar bastante a potência perdida e não apenas o AC a funcionar em pleno. (muitos compressores ainda não são varáveis, estar a usar pouco ou muito é igual)

                                              Outro pormenor é que o facto de terem um vidro aberto condiciona a forma como o controlo automático de climatização regula a temperatura dentro do carro. O sistema é calculado para os vidros estarem fechados e é assim que tem de trabalhar. Provavelmente a pessoa em questão nem se lembra da última vez que substituiu o filtro de habitáculo...............outro pormenor importante.

                                              Comentário


                                                #53
                                                O AC a recircular ar não o torna húmido, uma das razões pela qual o AC é bom a desembaciar vidros é porque seca o ar que arrefece. Não há vantagem em andar com vidros abertos, apenas causa o AC a ter que trabalhar mais e aumentar o consumo.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por amidoes Ver Post
                                                  O AC a recircular ar não o torna húmido, uma das razões pela qual o AC é bom a desembaciar vidros é porque seca o ar que arrefece. Não há vantagem em andar com vidros abertos, apenas causa o AC a ter que trabalhar mais e aumentar o consumo.
                                                  Não é andar com os vidros abertos. É apenas um vidro traseiro com uma fisga de uns milimetros para renovar muito lentamente o ar.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                                    Outro pormenor é que o facto de terem um vidro aberto condiciona a forma como o controlo automático de climatização regula a temperatura dentro do carro.
                                                    Pois, é curioso isso. O meu sabe quando os vidros estão abertos e regula a potência do AC baseado nisso - só quando os fecho por completo é que o AC começa a bombar a sério (a diferença no som e quantidade de ar em circulação é mais que notória).

                                                    Também ando com o AC ligado o ano todo - pelo que li é muito mais saudável para o compressor que o manter desligado durante grandes periodos no Inverno. Como o compressor original já pifou uma vez (possivelmente por causa disso), o novo agora está sempre ligado.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                                      O AC rouba potência mas tal como relatado, o facto de o ar estar mais quente também influencia.

                                                      No fundo é um conjunto de variáveis que vai condicionar bastante a potência perdida e não apenas o AC a funcionar em pleno. (muitos compressores ainda não são varáveis, estar a usar pouco ou muito é igual)

                                                      Outro pormenor é que o facto de terem um vidro aberto condiciona a forma como o controlo automático de climatização regula a temperatura dentro do carro. O sistema é calculado para os vidros estarem fechados e é assim que tem de trabalhar. Provavelmente a pessoa em questão nem se lembra da última vez que substituiu o filtro de habitáculo...............outro pormenor importante.
                                                      Não é andar com os vidros abertos. É apenas um vidro traseiro com uma fisga de uns milimetros para renovar muito lentamente o ar.

                                                      Porque é que alteram o sentido do que foi Claramente dito?
                                                      Editado pela última vez por manelov; 04 August 2018, 15:54.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                        E como é que tens a certeza que está sempre fechado?
                                                        Não tens (não mostra nada que o diga) - sabes é que, com a recirculação em auto, o default é "fechado", abrindo apenas quando necessário para renovar o ar.

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                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                          Ai não, não ajusta. Os mais antigos de injeção é que eram como dizes. Agora com aceleradores fly by wire, podes ter fluxos de ar admitidos diferentes, para iguais posições do acelerador. E em função da temperatura e pressão atmosférica. E ainda ajusta o ar da EGR, ou mesmo no plural quando são 2.
                                                          No fundo tem tudo em consideração precisamente para que o impacto de todas as variáveis seja minimo ou inexistente.
                                                          Mas ainda assim a utilização do AC é o que mais impacto tem.
                                                          Tens razão com a questão do fly by wire, o nosso pé direito já não manda o que achamos que manda. Mas mantenho o que disse, o AC representa uma carga constante algures entre 2-5 hp. Por outro lado facto de o ar estar muito quente vai limitar a potência disponível à carga máxima/acelerador a fundo (como referiste, a cargas intermédias a gestão electrónica do motor vai ajustar o melhor possível para o condutor não sentir nada). Se a 2000 rpm por hipótese o carro debitar 50 hp a carga máxima, vais perder +- 10% da potência (máxima) disponível a essa rotação, que o condutor só sente quando põe o acelerador a fundo. Outro facto que resulta disto é que o uso de AC vai inevitavelmente aumentar os consumos, o ar estar quente só por si nem por isso.

                                                          Exemplo prático. O condutor vai por hipótese a 2000 rpm em plano a 100km/h, para o que necessita +-25 hp. O motor tem uma potência máxima em condições óptimas (frio, sem AC) de 50 hp nessas condições, ao ter o AC ligado vou passar a ter só 47 hp disponíveis. Se ainda por cima estiver muito calor passo a ter só 42. Mas a não ser que o condutor carregue a fundo no acelerador (p.ex para ultrapassar) não vai notar diferença.

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                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                            O meu hje foi abaixo num semáforo. Não aguentou o esforço com AC ao máximo
                                                            O pessoal com carros que têm start/stop queixam-se do mesmo: param num semáforo e vai abaixo.

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                                                              #60
                                                              Muitos carros recentes desengatam o compressor do AC quando se acelera a fundo. Também há carros com recirculação automática, usando um sensor de oxigénio para monitorizar se o ar precisa de ser renovado ou não e faz isso automaticamente. Seja um metro ou milímetros, não há nenhuma vantagem em ter os vidros abertos.

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