Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Uso do AC em calor extremo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
    É dificuldade em perceber um 'raciocínio' de 'aumenta a superfície de contacto'.
    A pressão baixa vai é fazer com que se passe de uma distribuição uniforme de pressão para um aumento de pressão nas laterais do piso do pneu. Não vai aumentar a aquaplanagem por aumento de superfície, porque a variação é residual, ou inexistente, dependendo do pneu, mas exatamente o contrário: aumentar a aquaplanagem por deformação/ distribuição errada da energia sobre o piso do pneu (exponenciada em curva, p.e.).
    Não espalhem contra-informação.
    Então diminuis a pressão e a a área de contacto permanece a mesma? Muito me contas.

    Comentário


      Originalmente Colocado por manelov Ver Post
      Então diminuis a pressão e a a área de contacto permanece a mesma? Muito me contas.

      Diminuis a pressão geral e aumentas a pressão sobre as zonas laterais do piso ao mesmo tempo que acabas por diminuí-la ao centro. Esse é que é o perigo. Tens um pneus propenso a deformação; os mm a mais no piso são peaners à beira da deformação.
      Ou achas que os pneus vazios comem mais nos cantos só por causa das curvas?
      Editado pela última vez por amalgamut; 05 August 2018, 15:30.

      Comentário


        Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
        Mas vocês andam bem da cabeça? As pressões recomendadas são exatamente para optimizar o contacto do piso com a estrada. As diferenças de pressão são bem menores no inverno e a tendência até é o ar comprimir, baixando a pressão.
        Vocês ainda querem baixar mais? É para o pneu só comer nos cantos?
        Fosga-se...
        Bem, eu coloco a pressão indicada pelo fabricante, que naturalmente não diz para variar conforme a temperatura, apenas caso haja muita ou pouca carga.

        Comentário


          Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
          Diminuis a pressão geral e aumentas a pressão sobre as zonas laterais do piso ao mesmo tempo que acabas por diminuí-la ao centro. Esse é que é o perigo. Ou achas que os pneus vazios comem mais nos cantos só por causa das curvas?
          E a área senhor, a àrea.

          Comentário


            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
            Bem, eu coloco a pressão indicada pelo fabricante, que naturalmente não diz para variar conforme a temperatura, apenas caso haja muita ou pouca carga.
            eu faço o mesmo, nem nunca ouvi falar dessa por causa da temperatura é nova para mim...

            Comentário


              Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
              eu faço o mesmo, nem nunca ouvi falar dessa por causa da temperatura é nova para mim...
              A questão é que se calibraste a pressão a semana passada com 30º a 2.2bar, se fores medir agora a pressão, estarás com 2.5 bar por ex.

              Quando há grandes variações de temperatura deve-se verificar a pressão. Já agora, nunca se deve tirar pressão a um pneu a quente, durante uma viagem por ex.

              Comentário


                Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                A questão é que se calibraste a pressão a semana passada com 30º a 2.2bar, se fores medir agora a pressão, estarás com 2.5 bar por ex.

                Quando há grandes variações de temperatura deve-se verificar a pressão. Já agora, nunca se deve tirar pressão a um pneu a quente, durante uma viagem por ex.
                a pressão é sempre vista a frio nunca a quente, quanto ao ao resto calibrar a 30ºc ambiente, é difícil, faço isso logo pela manhã cedo, se estiverem +- 20ºc , ainda assim só vejo 1x por mês a pressão dos pneus e só ponho o indicado pelo fabricante e nunca tive problemas alguns, e não por por 0.3 bar que isso vai fazer alguma diferença pela tua teoria...

                Comentário


                  Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                  a pressão é sempre vista a frio nunca a quente, quanto ao ao resto calibrar a 30ºc ambiente, é difícil, faço isso logo pela manhã cedo, se estiverem +- 20ºc , ainda assim só vejo 1x por mês a pressão dos pneus e só ponho o indicado pelo fabricante e nunca tive problemas alguns, e não por por 0.3 bar que isso vai fazer alguma diferença pela tua teoria...
                  Não é teoria é a realidade. Se 0.3 bars não te incomodam, tudo bem. Ninguém disse que ias morrer por isso.
                  Se quiseres fazer contas:

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                    Bem, eu coloco a pressão indicada pelo fabricante, que naturalmente não diz para variar conforme a temperatura, apenas caso haja muita ou pouca carga.
                    Ninguém diz que o tens que fazer por causa da temperatura: é um truque, para uniformizar as variações reais de pressão a altas temperaturas.
                    Imagina que no verão tens uma variação mensurável de 0.1 bar na pressão do pneu (pode ser mais): baixar esse 0.1 vai colocar o pneu dentro da pressão recomendada durante mais tempo, em viagens mais exigentes. Se a variação for maior (0.2), a diferença para a pressão recomendada vai ser de 0.1. Se não o fizeres vais ter um pneu 0.2 acima da pressão recomendada.
                    Como cada caso é um caso, como os pneus de verão são iguais em Portugal ou na Alemanha (mas as temperaturas não), como nem toda a gente anda o suficiente para aquecer os pneus, as marcas não o referem, porque é à prova de asneira.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                      E a área senhor, a àrea.
                      Qual o perigo efetivo de teres um pneu, com bom piso, aumentar a superfície de contacto com a estrada em poucos mm, se a água continuar a ser escoada normalmente? O problema é se a água fica presa por baixo do pneu, ou se o pneu deforma em situações mais exigentes.
                      Há uma diferença entre um pneu mais largo, que normalmente têm um piso menos profundo, e um pneu mais estreito com pressão mais baixa ( e esse residual aumento de área de contacto com a estrada).

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                        Qual o perigo efetivo de teres um pneu, com bom piso, aumentar a superfície de contacto com a estrada em poucos mm, se a água continuar a ser escoada normalmente? O problema é se a água fica presa por baixo do pneu, ou se o pneu deforma em situações mais exigentes.
                        Há uma diferença entre um pneu mais largo, que normalmente têm um piso menos profundo, e um pneu mais estreito com pressão mais baixa ( e esse residual aumento de área de contacto com a estrada).
                        Digamos que há um aumento residual de perigo de hidroplanagem. Se estamos a falar de variações residuais de pressão querias o quê? Afinal já admitiste que a área aumenta com a diminuição da pressão. É um progresso.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                          Blá, blá, blá...
                          Comias 2 colheres de sopa de nhanha das condutas de um AC a cheirar mal? Não, pois não? Então fim de discussão. Este agora a falar-me de iogurtes...
                          ???? O calor deve ter-te afetado. Só pode.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                            Não é teoria é a realidade. Se 0.3 bars não te incomodam, tudo bem. Ninguém disse que ias morrer por isso.
                            Se quiseres fazer contas:
                            E há quem veja esse gráfico ao contrário.
                            É muita fórmula 1!

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                              Bem, eu coloco a pressão indicada pelo fabricante, que naturalmente não diz para variar conforme a temperatura, apenas caso haja muita ou pouca carga.
                              Mas diz para controlares regularmente (por norma, mensalmente).
                              E se controlares em 2 semanas consecutivas em que a temperatura variou 5 ou 6 graus, já vais estar abaixo ou acima do que deixaste.

                              Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                              eu faço o mesmo, nem nunca ouvi falar dessa por causa da temperatura é nova para mim...
                              Os carros têm uma pressão recomendada;

                              Por exemplo, no meu anterior (FWD), no atual (RWD), e no do meu pai (FWD) é 2.4 bar nos 4 pneus (isto como observação a alguém que disse lá atrás que se tem a mesma pressão nos 4, ou tem uma carroça de carga, ou um RWD... fail);
                              Basta os dias aquecerem um pouco, por exemplo de 15º para 22º, para a pressão a frio subir desses 2.4 bar para 2.5 ou 2.6 (monitorizado pelos sensores, e medido por mim com medidor digital - é igual);

                              O que faço é tirar ar para repor a pressão adequada.
                              Na transição inversa de estações, faço o inverso, ponho mais ar para repor a pressão normal.
                              Obviamente, numa vaga de calor de 3 ou 4 dias, não me dou ao trabalho... é mais um acerto sazonal entre estações.
                              Editado pela última vez por tonirai; 05 August 2018, 17:27.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                Pois... Vi logo que era aí que querias chegar.
                                Andas a ver muita fórmula 1...
                                Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                E há quem veja esse gráfico ao contrário.
                                É muita fórmula 1!
                                Podes explicar onde entra a F1?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                  Digamos que há um aumento residual de perigo de hidroplanagem. Se estamos a falar de variações residuais de pressão querias o quê? Afinal já admitiste que a área aumenta com a diminuição da pressão. É um progresso.
                                  Nunca neguei que a área aumenta com a redução da pressão; apenas que esse aumento residual de área é negligenciável no risco de aquaplanagem. Com água, a diminuição da pressão influencia muito mais a forma como essa pressão é distribuída pelo piso e a deformação do pneu, do que qualquer aumento de área.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                    (...) e não por por 0.3 bar que isso vai fazer alguma diferença pela tua teoria...
                                    Menos que isso - 0.2 a mais ou a menos que o recomendado - no meu carro, é a diferença entre a suspensão bater em cada irregularidade da estrada, ou passar suavemente (com alguma absorção)... condicionalismos de suspensões sport.

                                    Por exemplo, mais umas décimas e já sinto algum trailing em irregularidades de AE... menos umas décimas e a direção já não responde suave e imediatamente a mudanças sequenciais esquerda/direita em AE (sente-se como se houvesse folga).

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                      Podes explicar onde entra a F1?
                                      O que eu vejo no gráfico é que a temperatura é diretamente proporcional à pressão. E não como disseste que um pneu com menos pressão ia aquecer mais.
                                      Na F1 isso realmente acontece mas em condições particulares a todos os níveis.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                        Só se fica mais mole por aquecer mais devido ao aumento do trabalho de deformação.
                                        Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                        O que eu vejo no gráfico é que a temperatura é diretamente proporcional à pressão. E não como disseste que um pneu com menos pressão ia aquecer mais.
                                        Na F1 isso realmente acontece mas em condições particulares a todos os níveis.
                                        Aquele gráfico, como bem sabes, dá a relação pressão temperatura de um pneu parado.
                                        Também sabes que o trabalho de deformação de um pneu em movimento provoca aquecimento. Não é só na formula 1. As leis da fisica são válidas em todo o lado.
                                        Podes vir dizer que é um cagasémimo e eu concordo, mas apenas escrevi aquilo em resposta ao que tu disseste anteriormente.
                                        Falaste de um pneu mais mole e isso pode ser interpretado como tendo a borracha mais mole. Aí entrava o aquecimento do pneu.
                                        Editado pela última vez por manelov; 05 August 2018, 20:28.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                          Sim em termos de aquaplaning compromete um pouco. O melhor para essas condições é teres pneus novos e bons. A razão do abaixamento de pressão, ligeiro note-se, é para teres um pneu mais mole que te garante um pouco mais de aderência no molhado. Normalmente baixo uma décima.
                                          Na mesma frase dizes que o abaixamento da pressão compromete um pouco em aquaplaning e a seguir dizes que garante mais aderência no molhado. Afinal, a vantagem no molhado compensa o aumento do risco de aquaplaning?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                            Na mesma frase dizes que o abaixamento da pressão compromete um pouco em aquaplaning e a seguir dizes que garante mais aderência no molhado. Afinal, a vantagem no molhado compensa o aumento do risco de aquaplaning?
                                            Sim, o aquaplaning representa menos de 1% das situações que vives no molhado. E também disse que resolvias isso com pneus novos e bons. É o que normalmente faço em outubro ou novembro. E quando digo comprometer, não é ficares instantaneamente com problemas aquando do aquaplaning, é apenas teres mais cuidado. Acreace que grande parte das situações de aquaplaning são previsíveis e consegues antever, precaver e atuar. Já outras não. Daí a minha opção.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                              Aquele gráfico, como bem sabes, dá a relação pressão temperatura de um pneu parado.
                                              Também sabes que o trabalho de deformação de um pneu em movimento provoca aquecimento. Não é só na formula 1. As leis da fisica são válidas em todo o lado.
                                              Podes vir dizer que é um cagasémimo e eu concordo, mas apenas escrevi aquilo em resposta ao que tu disseste anteriormente.
                                              Falaste de um pneu mais mole e isso pode ser interpretado como tendo a borracha mais mole. Aí entrava o aquecimento do pneu.
                                              Aquele gráfico, como bem devias saber, é a relação entre a temperatura e a pressão que acontece dentro de um pneu. Seja parado, ou principalmente, e essencialmente em andamento, porque é em andamento que estas variáveis vão interagir com maior preponderância.
                                              Por isso é que se diz que não se deve retirar ar a um pneu que esteja quente. Porque ganhou pressão. Entendes? Se achas que existem diferenças de pressão entre 20 e 30 graus com o pneu parado, imagina com o pneu em andamento, em contacto com o alcatrão a 40, sujeito a escorregamentos de arrasto, tem um nome não me lembro, tem a ver com forças de atrito, que podem chegar aos 50 ou 60 graus...
                                              Ou nunca notaste diferenças de comportamento de um mesmo jogo de pneus consoante o regime de solicitação?

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                Sim, o aquaplaning representa menos de 1% das situações que vives no molhado. E também disse que resolvias isso com pneus novos e bons. É o que normalmente faço em outubro ou novembro. E quando digo comprometer, não é ficares instantaneamente com problemas aquando do aquaplaning, é apenas teres mais cuidado. Acreace que grande parte das situações de aquaplaning são previsíveis e consegues antever, precaver e atuar. Já outras não. Daí a minha opção.
                                                É uma opção. Embora a única vez que entrei em hidroplanegem nem tive tempo de nada. Entrei numa curva à direita onde havia uma camada de água barrenta com uns 10m de largura a correr por cima da estrada. 1/2 segundo depois estava fora de mão a fazer a curva. Felizmente não vinha ninguém de frente.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                  Aquele gráfico, como bem devias saber, é a relação entre a temperatura e a pressão que acontece dentro de um pneu. Seja parado, ou principalmente, e essencialmente em andamento, porque é em andamento que estas variáveis vão interagir com maior preponderância.
                                                  Por isso é que se diz que não se deve retirar ar a um pneu que esteja quente. Porque ganhou pressão. Entendes? Se achas que existem diferenças de pressão entre 20 e 30 graus com o pneu parado, imagina com o pneu em andamento, em contacto com o alcatrão a 40, sujeito a escorregamentos de arrasto, tem um nome não me lembro, tem a ver com forças de atrito, que podem chegar aos 50 ou 60 graus...
                                                  Ou nunca notaste diferenças de comportamento de um mesmo jogo de pneus consoante o regime de solicitação?
                                                  Isso que estás a escrever já eu escrevi lá atrás.
                                                  Já agora, o alcatrão não está a 40ºC, nestes dia pode chegar perto dos 80-90ºC

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                                    Isso que estás a escrever já eu escrevi lá atrás.
                                                    Já agora, o alcatrão não está a 40ºC, nestes dia pode chegar perto dos 80-90ºC
                                                    Tenho certas dúvidas desses valores.
                                                    Na F1, agora é a minha vez, é raro serem atingidos 60 graus. A partir dos 45 já se diz que a pista está quente.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                                      É uma opção. Embora a única vez que entrei em hidroplanegem nem tive tempo de nada. Entrei numa curva à direita onde havia uma camada de água barrenta com uns 10m de largura a correr por cima da estrada. 1/2 segundo depois estava fora de mão a fazer a curva. Felizmente não vinha ninguém de frente.
                                                      Disseste bem, a única vez! Acredito que já tenhas feito milhares de quilómetros em molhado.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                        Tenho certas dúvidas desses valores.
                                                        Na F1, agora é a minha vez, é raro serem atingidos 60 graus. A partir dos 45 já se diz que a pista está quente.
                                                        On Saturday, as temperatures across Los Angeles eclipsed 90 degrees (32ºC), workers from the Bureau of Street Services spread a gray-colored street seal across a half-block of roadway in Canoga Park, as the Daily News reports.
                                                        The reflective surfacing is meant to cool down temperatures on the asphalt, which can reach well over 100 degrees in summer. A parking lot in Encino, in fact, averaged a surface temperature of 160 degrees (71ºC)during the summer, according to the Daily News

                                                        Com o calor que fez nestes dias não sei a que temperatura terá chegado o alcatrão, mas se calhar os 80ºC não estarão muito exagerados.
                                                        Nunca viste documentários da WWII no deserto, em que os soldados estrelam ovos na chapa dos tanques? A superficie dos tanques reflete muito mais a radiação que uma superficie preta e rugosa como o pavimento de algumas estradas.
                                                        Editado pela última vez por manelov; 05 August 2018, 23:15.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                                                          Se tens cuidado, fazes as revisões e verificas os fluidos regularmente, qual o problema dos 47 graus? Os carros aguentam isso e muito mais.
                                                          Há muita gente que fica na estrada porque verificar fluidos e trocar correntes auxiliares a tempo e horas é para os outros.
                                                          Pronto, assim já fico mais descansado. Verifiquei o nível de óleo e refrigerante, e está tudo impecável. Mas ainda que ele seja bem-tratado e respeitados todos os intervalos de manutenção, há sempre aquele pensamento que o pior pode acontecer... Teoria de Murphy


                                                          Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                          47 graus não é tanto quanto parece. Lembrem-se que há países onde é normal ter temperaturas de 50 ou mais e durante bem mais do que uns dias. ;)
                                                          Não é bem assim... Um carro português não tem as mesmas especificações que um carro americano ou árabe. Claro que, se ambos forem bem mantidos, aguentam a temperaturas altas de semelhante forma, mas certamente haverá mercados que estão melhor preparados para esta gama de temperaturas. Caso contrário as marcas não se davam ao trabalho de fabricar carros com type approval português ou árabe, etc., e assim saía tudo igual de fábrica.
                                                          Editado pela última vez por JoaoFF17; 05 August 2018, 23:27.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por JoaoFF17 Ver Post
                                                            Pronto, assim já fico mais descansado. Verifiquei o nível de óleo e refrigerante, e está tudo impecável. Mas ainda que ele seja bem-tratado e respeitados todos os intervalos de manutenção, há sempre aquele pensamento que o pior pode acontecer... Teoria de Murphy



                                                            Não é bem assim... Um carro português não tem as mesmas especificações que um carro americano ou árabe. Claro que, se ambos forem bem mantidos, aguentam a temperaturas altas de semelhante forma, mas certamente haverá mercados que estão melhor preparados para esta gama de temperaturas. Caso contrário as marcas não se davam ao trabalho de fabricar carros com type approval português ou árabe, etc., e assim saía tudo igual de fábrica.
                                                            Os radiadores com favos tropicais são exemplo disso mesmo. As aberturas são maiores para facilitarem a circulação de ar. Os termostatos também têm temperaturas de abertura mais baixas. Alguns sistemas como os radiadores de óleo e combustível podem ser adicionados e outros como os pre aquecedores de gasóleo eliminados.

                                                            Comentário


                                                              Cada um faz como quer, mas se querem seguir pressões do fabricante, é bom mesmo que vão tirar o que colocaram com -10ºC de temperatura ambiente

                                                              Quanto a não se sentir a diferença de +/-0.2/0.3bar, compreendo perfeitamente, hoje em dia os electrodomésticos só o permitem a pilotos (quiça de F1)

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X