Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motores diesel com DPF: como saber que está a ser feita uma regeneração

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
    Depende da viagem...

    O user falou de uma viagem longa.

    Tendo em conta que após cerca de 250s, a uma velocidade nominal de AE, o FAP já está pronto a regenerar (leia-se à temperatura correcta) estando de facto a queimar a partículas e transforma-las em cinza. Logo há sempre uma diminuição, e portanto não faz sentido que o mesmo aumente a saturação e tenha de regenerar no fim da longa viagem.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
      O user falou de uma viagem longa.

      Tendo em conta que após cerca de 250s, a uma velocidade nominal de AE, o FAP já está pronto a regenerar (leia-se à temperatura correcta) estando de facto a queimar a partículas e transforma-las em cinza. Logo há sempre uma diminuição, e portanto não faz sentido que o mesmo aumente a saturação e tenha de regenerar no fim da longa viagem.
      Aconteceu isso recentemente no meu. Fiz uma viagem de cerca de quase 1.000kms entre nacionais e AE, depois disso algumas dezenas de kms em cidade, mais 100 kms em nacional, e logo de seguida percebo que está a fazer regeneração em cidade.

      Ridículo.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por MaximusDecimus Ver Post
        No Leon ST Ecomotive cá de casa, ao ralenti "normal", o computador de bordo indica 0.5 a 0.6 L de consumo instantâneo. Em regeneração, este valor passa para os 1.1 a 1.2 L, logo é fácil de ver. Se estivermos fora do carro ouve-se as ventoinhas a funcionar a fundo, ao ralenti e durante uns minutos após desligar o carro (quando é interrompida, geralmente já com o carro enfiado na garagem).


        Óptimo seria também os carros possuírem um botão / opção no PC de bordo para iniciar uma regeneração. Sabendo que vamos fazer "x" Kms em condições ideais para isto ocorrer, bastava durante a viagem ativar a regeneração e voilá, limpeza de FAP programada e realizada sem falhas. É que ainda na semana passada aconteceu fazer uma habitual viagem em AE e EN num total de uns 70 Kms, e quando cheguei ao destino ainda estava a terminar a regeneração, quando não havia necessidade disto…
        Isso ao ralenti. Mas se tiveres em andamento, apercebeste da regeneração?

        Originalmente Colocado por Next Ver Post
        Eu no meu B8 também me apercebo quando ele está a querer fazer uma regeneração mas lá está não vou passear vou até casa desligo o carro se ficar a regenerar que fique já fiz n vezes
        Mas não fica...assim que desligas o carro, interrompes o ciclo.

        Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
        Qualquer viagem na AE faz o fap renegerar passivamente... pelo que essas afirmações não fazem qualquer sentido.
        Desde 2011 que tenho carros com FAP e isto acontece, infelizmente. Já perdi a conta às vezes que ao chegar a casa de um percurso médio/longo em AE, o FAP está a regenerar.

        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
        Fica atento para ver se a informação sobre mudança de engrenagem muda quando está a fazer uma regeneração.
        É capaz de ser difícil, tendo em conta que não me apercebo da regeneração em andamento e não costumo controlar de forma atenta, o indicador da mudança.

        Comentário


          #34
          Também já em aconteceu com uma Astra 1.7 CDTI 125, fazer 150km em AE e quando chego a cidade, está a regenerar...

          Comentário


            #35
            O meu está sempre a fazer isso, faço viagens grandes com ele em auto-estrada e no dia seguinte (ou mesmo no fim da viagem, como já aconteceu algumas vezes) está sempre a tentar fazer uma regeneração, que, por norma, tenho de interromper por ter mais que fazer que ir passear com o carro. Deixá-lo a trabalhar não adianta pois passados 2 ou 3 minutos ele desliga as ventoinhas.

            Metam uma ideia na cabeça, a regeneração do filtro de partículas não quer velocidade, quer rotação. Por isso nas regenerações forçadas em oficina aceleram os carros e não mandam o Sr. mecânico fazer uns kms com ele a ritmos de AE. Não basta meter o carro a andar em AE, há que manter uma velocidade constante numa mudança que eleve a rotação. Ainda há dois dias atrás tive de fazer uns 10kms com o meu em AE acima das 3000rpm para lhe passar a particulite aguda, notável pelo ligar do desembaciador (mas tenho de meter a mão no retrovisor, seria tão mais simples se a luz do botão se acendesse...) e pelo facto de ficar mais sensível aos toques no acelerador, ao ponto de tornar as viagens em cidade até algo desconfortáveis pelos solavancos que chega a fazer em arranques lentos.
            Editado pela última vez por Edge; 27 September 2018, 15:02.

            Comentário


              #36
              Confirmo a regeneração depois de viagens longas.

              Aliás, recordo-me quando fui levantar o carro. Umas voltinhas, fez uns 100km, AE, mal chegou a casa, começa a regenerar


              E acontece muita vez. Curiosamente aconteceu também após uma viagem de 500km com várias paragens, mas quem é que vai dar uma volta com o carro após várias horas de viagem.

              Comentário


                #37
                Para quem tem carros do grupo VAG podem comprar um clone de ELM 327 (uns 5€ no ebay) e com a aplicação VAG DPF no telemóvel podem ver o desenrolar das regenerações. Se o carro e o tlm permitirem mirror link podem ver a informação no ecrã do veículo.

                Confirmo as regenerações ao fim de muitos km em AE (a última vez que me aconteceu foi ao fim de 430 km).

                Comentário


                  #38
                  Como já disse algures pelo forum, eu passa-se mais de 2000kms sem sentir a minha a regenerar....mas também faço Lx-Malveira em AE sempre em 5ª às 2500rpm.
                  Deve aquecer bem, estar assim durante uns bons minutos......queima tudo o que lá houver, sem necessitar de regenerar passivamente.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Edge Ver Post
                    O meu está sempre a fazer isso, faço viagens grandes com ele em auto-estrada e no dia seguinte (ou mesmo no fim da viagem, como já aconteceu algumas vezes) está sempre a tentar fazer uma regeneração, que, por norma, tenho de interromper por ter mais que fazer que ir passear com o carro. Deixá-lo a trabalhar não adianta pois passados 2 ou 3 minutos ele desliga as ventoinhas.

                    Metam uma ideia na cabeça, a regeneração do filtro de partículas não quer velocidade, quer rotação. Por isso nas regenerações forçadas em oficina aceleram os carros e não mandam o Sr. mecânico fazer uns kms com ele a ritmos de AE. Não basta meter o carro a andar em AE, há que manter uma velocidade constante numa mudança que eleve a rotação. Ainda há dois dias atrás tive de fazer uns 10kms com o meu em AE acima das 3000rpm para lhe passar a particulite aguda, notável pelo ligar do desembaciador (mas tenho de meter a mão no retrovisor, seria tão mais simples se a luz do botão se acendesse...) e pelo facto de ficar mais sensível aos toques no acelerador, ao ponto de tornar as viagens em cidade até algo desconfortáveis pelos solavancos que chega a fazer em arranques lentos.
                    O meu recomenda manter rotações acima de 2.000rpms, mas não tem aviso

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                      Isso ao ralenti. Mas se tiveres em andamento, apercebeste da regeneração?
                      Não...

                      Comentário


                        #41
                        Mas os vossos carros não c*gam fumo a regenerar?
                        O diesel que costumo conduzir sempre que faz uma regeneração activa faz uma fumarada azulada e depois meia esbranquiçada
                        Diria que é um bom sinal de uma regeneração activa, pelo menos.

                        Comentário


                          #42
                          Os que tive com FAP nunca fizeram fumo a regenerar passivamente, mesmo parados.

                          No caso da Astra que tive, teve de fazer uma regeneração forçada, e ai sim, deitou fumo.

                          Comentário


                            #43
                            O meu carro (Audi A4 Tdi B9), percebe-se a regeneração pelo aumento das rotações ao ralentim.

                            Também me mete espécie, mas já me aconteceu várias vezes após uma viagem grande, estar a regenerar quando sai da AE (ex.: Aveiro - Lisboa e quando cheguei à 2ª circular estava a regenerar).

                            Da-me ideia que tem um ciclo qualquer em que faz a regeneração. No meu caso, dá-me ideia que é a cada cerca de 600 ou 700 kms.

                            As regenerações, independentemente do andamento, dá-me ideia que demoram sensivelmente sempre o mesmo tempo (cerca de 20m). Como tal, já interrompi várias!

                            O meu não faz fumo.

                            Esta é a minha experiência com este carro.

                            Com carros anteriores (Bmw série 3), confesso que nunca me apercebi de nenhuma regeneração. De certeza que as faziam, mas eu nunca percebi (pelo menos as rotações nunca ficaram mais altas).

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                              Os que tive com FAP nunca fizeram fumo a regenerar passivamente, mesmo parados.

                              No caso da Astra que tive, teve de fazer uma regeneração forçada, e ai sim, deitou fumo.
                              Sim, passivamente é natural que não faça fumo.

                              Mas caso faças muita cidade com um diesel, ele vai ter tendência a forçar regenerações quando achar que o filtro está mesmo cheio e chegas à temperatura ideal. Não interessa se estás parado no trânsito ou em AE.
                              O que se nota logo é o carro a engasgar-se um pouco (excesso de injecção) e depois entra o modo junta da cabeça queimada​ por uns minutos.

                              Comentário


                                #45
                                No meu Corsa 1.3 cdti noto pelas rotações mais elevadas ao ralenti. É raro interromper uma regeneração . Quando acontece tento andar, a seguir, às 2500 rpm até desaparecer a luz. Raramente dou pela regeneração. Não deita fumo. Faço, no mínimo 130 km por dia, misto de EN e AE. O carro faz 9 anos em Novembro e leva 275.000 km, sem nunca ter tido problemas com o filtro.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por MaximusDecimus Ver Post
                                  Não...
                                  Pois, então estás como eu.

                                  Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                  Mas os vossos carros não c*gam fumo a regenerar?
                                  O diesel que costumo conduzir sempre que faz uma regeneração activa faz uma fumarada azulada e depois meia esbranquiçada
                                  Diria que é um bom sinal de uma regeneração activa, pelo menos.
                                  Não, nunca vi fumo em andamento, ou parado ao ralenti. Mas a Astra H 1.7 CDTI foi sujeita a uma limpeza do FAP com uma regeneração forçada no final e o resultado foi este (de notar que eram 3500 rpms):



                                  Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                  Os que tive com FAP nunca fizeram fumo a regenerar passivamente, mesmo parados.

                                  No caso da Astra que tive, teve de fazer uma regeneração forçada, e ai sim, deitou fumo.
                                  Nem a propósito.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                    Isso ao ralenti. Mas se tiveres em andamento, apercebeste da regeneração?



                                    Mas não fica...assim que desligas o carro, interrompes o ciclo.



                                    Desde 2011 que tenho carros com FAP e isto acontece, infelizmente. Já perdi a conta às vezes que ao chegar a casa de um percurso médio/longo em AE, o FAP está a regenerar.



                                    É capaz de ser difícil, tendo em conta que não me apercebo da regeneração em andamento e não costumo controlar de forma atenta, o indicador da mudança.
                                    Pois mas prontos também não me preocupo com isso não vou agora andar a mando do carro faço as minhas voltas quando tiver que parar paro se tiver a tentar fazer regeneração paciência

                                    Comentário


                                      #48
                                      Tento nunca interromper as regenerações por causa do gasóleo depois ir contaminar o óleo. Apesar destes óleos C2, C3... estarem supostamente preparados para tal.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                        O user falou de uma viagem longa.

                                        Tendo em conta que após cerca de 250s, a uma velocidade nominal de AE, o FAP já está pronto a regenerar (leia-se à temperatura correcta) estando de facto a queimar a partículas e transforma-las em cinza. Logo há sempre uma diminuição, e portanto não faz sentido que o mesmo aumente a saturação e tenha de regenerar no fim da longa viagem.
                                        Quando não está a regenerar está a acumular.
                                        Não há outra sequência.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                          Mas os vossos carros não c*gam fumo a regenerar?
                                          O diesel que costumo conduzir sempre que faz uma regeneração activa faz uma fumarada azulada e depois meia esbranquiçada
                                          Diria que é um bom sinal de uma regeneração activa, pelo menos.
                                          nada zero, os meus e todos os que andei até agora, nenhum durante a regeneração largou fumo algum...

                                          Comentário


                                            #51
                                            atenção que há duas formas de fazer regeneração (com e sem quimicos para baixar a temperatura do ponto de queima)

                                            isso pode eventualmente causar diferenças nos sintomas

                                            Comentário


                                              #52
                                              No Giulia, noto que há regeneração porque a barra que representa o consumo instantâneo aumenta.
                                              Também noto que o S&S não funciona e ao arrancar, o motor tem um barulho mais "grave".

                                              Não há desembaciador traseiro e dos espelhos a funcionar nem nenhuma luz.
                                              A única luz que acende do FAP é quando o mesmo precisa mesmo de regenerar de tão saturado que está.

                                              Até hoje nunca a vi acesa, nem no Giulia nem no 500X que tive antes.

                                              Quando noto a regeneração, tento manter as rotações acima das 2000.

                                              Em nacional, tento seguir o que diz o manual: circular a 60 km/h e acima das 2000 rpm (significa circular em 3ª).

                                              Já abortei uma regeneração e da vez seguinte que usei o carro, assim que o carro aqueceu, começou novamente a regenerar.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por NelioSilva Ver Post
                                                No Giulia, noto que há regeneração porque a barra que representa o consumo instantâneo aumenta.
                                                Também noto que o S&S não funciona e ao arrancar, o motor tem um barulho mais "grave".

                                                Não há desembaciador traseiro e dos espelhos a funcionar nem nenhuma luz.
                                                A única luz que acende do FAP é quando o mesmo precisa mesmo de regenerar de tão saturado que está.

                                                Até hoje nunca a vi acesa, nem no Giulia nem no 500X que tive antes.

                                                Quando noto a regeneração, tento manter as rotações acima das 2000.

                                                Em nacional, tento seguir o que diz o manual: circular a 60 km/h e acima das 2000 rpm (significa circular em 3ª).

                                                Já abortei uma regeneração e da vez seguinte que usei o carro, assim que o carro aqueceu, começou novamente a regenerar.
                                                nunca viste a luz do desembaciador ligar quando inicia uma regeneração, porque não acende mesmo, dai eu ter referido atrás que para se saber quando se dá uma regeneração tem de se ligar um led em paralelo com o sistema de desembaciamento...

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Comecei-me a passar pois cada vez que fazia viagens de 1000 e tal kms de uma assentada, ele resolvia regenerar no final das mesmas. Até que me fartei eu e pelos vistos a carrinha também. Foi acabar com o filtro e pronto.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                                    nunca viste a luz do desembaciador ligar quando inicia uma regeneração, porque não acende mesmo, dai eu ter referido atrás que para se saber quando se dá uma regeneração tem de se ligar um led em paralelo com o sistema de desembaciamento...
                                                    Só se meter a mão no vidro, porque nos espelhos não se nota que o desembaciador liga.
                                                    Era isso que queria dizer.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Havia por aí um user, que instalou um LED e até explicava no tópico como o tinha feito. Tenho ideia de que foi num Nissan QQ.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por DelSol Ver Post
                                                        Comecei-me a passar pois cada vez que fazia viagens de 1000 e tal kms de uma assentada, ele resolvia regenerar no final das mesmas. Até que me fartei eu e pelos vistos a carrinha também. Foi acabar com o filtro e pronto.
                                                        O ambiente agradece

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por f7ood Ver Post
                                                          O ambiente agradece
                                                          É um pau de dois bicos, pois os carros daqui a uns tempos começam a c***r fumo que nem traineiras e um gajo fica a pensar "ando aqui a pagar estas tretas dos filtros para andarem estes palermas a poluir e a fazer com que nem se consiga andar de vidros abertos" (que é o que eu penso quando um carro à minha frente faz isso ), mas o que é verdade é que os construtores também podiam facilitar a vida com uma indicação em como o carro está a fazer ou vai necessitar de fazer uma regeneração, e uma pessoa já escusava de se passar da cabeça quando estaciona e nota as ventoinhas a desligar, ficando a pensar que mais valia arrancar aquela treta de uma vez por todas. Só que aposto que isso também não interessa muito às marcas pois os filtros e respectivos componentes trazem-lhes bastante lucro quando avariam...

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por f7ood Ver Post
                                                            O ambiente agradece
                                                            Que raio de argumento.

                                                            Um autocarro da Carris de 1997 c*ga fumo e anda legal. Um diesel eficiente de 2017 sem DPF é que faz mal ao ambiente lol

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Edge Ver Post
                                                              É um pau de dois bicos, pois os carros daqui a uns tempos começam a c***r fumo que nem traineiras e um gajo fica a pensar "ando aqui a pagar estas tretas dos filtros para andarem estes palermas a poluir e a fazer com que nem se consiga andar de vidros abertos" (que é o que eu penso quando um carro à minha frente faz isso ), mas o que é verdade é que os construtores também podiam facilitar a vida com uma indicação em como o carro está a fazer ou vai necessitar de fazer uma regeneração, e uma pessoa já escusava de se passar da cabeça quando estaciona e nota as ventoinhas a desligar, ficando a pensar que mais valia arrancar aquela treta de uma vez por todas. Só que aposto que isso também não interessa muito às marcas pois os filtros e respectivos componentes trazem-lhes bastante lucro quando avariam...


                                                              O que não deixa de ser verdade...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X