Cá em casa há um Nissan note 1.5 DCI no qual nunca notei nada. Já o meu Leon nota-se bem - aumento das rpm e ventoinhas a bombar. Sem fumo e cheiro durante as ditas.
- A média de kms entre regenerações para quem faz percursos mistos.
- E se esta média varia muito de marca para marca e tecnologia em termos de geração (mais antigos ou modernos e tipo de filtro)
Conseguem ter uma ideia?
Eu tenho ideia que varia (exactamente como perguntas) de acordo com o tipo de filtro. E claro, as condições de utilização.
Na astra H 1.7 cdti que tive, onde controlava com facilidade as regenerações, a minha média andava entre os 300 e os 400, mas cheguei a ter ciclos mais pequenos e o máximo foi de 750 kms (quase só AE). A carrinha tem agora cerca de 320/330 mil kms e o filtro de partículas nunca deu sinal algum de obstrução (vendi-a com 293 mil kms).
Em relação aos bmw, ainda este sábado estive ao pé de um 520d G30 que ficou uns 10 minutos com as ventoinhas ligadas depois de desligar o carro. Isto seguiu-se a um trajecto de AE, pelo que não me parece que tenha sido o arrefecimento "normal" pela utilização. Acredito que tenha sido uma regeneração em curso, que acabou interrompida.
No 520d F10 consegui aperceber-me pelo som do motor em andamento, mas foi uma sorte e só consegui aperceber-me uma vez.
Comigo num período de 4 anos (antes não era cliente da marca) nos BMW nunca aconteceu. Pelo contrário nos carros do grupo VW isso de ficarem com as ventoinhas ligadas ocorre com frequência. Tem de haver uma explicação para isso.
Comigo num período de 4 anos (antes não era cliente da marca) nos BMW nunca aconteceu. Pelo contrário nos carros do grupo VW isso de ficarem com as ventoinhas ligadas ocorre com frequência. Tem de haver uma explicação para isso.
Já que referes isso, tenho um familiar que depois do seu Golf VI 2.0 TDI (110cv de 2009) ter levado a intervenção do "dieselgate", sente muito mais as regenerações e volta e meia acontece-lhe isso, das ventoinhas. Coisa que antes, era raro lhe acontecer.
No meu Leon 1.6 tdi (motor EA288 - não está incluído no Dieselgate) se andar maioritariamente em cidade faz regenerações a cada 230-240 km. Com condução em AE não sei ao certo mas faz acima de 500km sem regenerar (com os gases de escape mais quentes vai queimando e não acumula tão rapidamente). Como disse acima as ditas fazem-se notar bem.
Parece-me é que há marcas que implementaram melhor o FAP - caso da Renault com o 1.5dci (não é este que tem um quinto injetor?). Como disse tenho um Note onde nunca notei nada. No trabalho sempre tivemos Meganes como carro de serviço e tb nunca me dei conta de nenhuma (mas fazê-las de certeza que faz, pois nunca acendeu a luz do dito).
No meu Evoque com o motor Ingenium de 150 cv, não se nota grande coisa quando está a regenerar. O relanti oscila dependendo de vários factores, nunca percebi muito bem porquê, logo é complicado.
O que ele alerta é que o filtro esta a ficar cheio o que permite ir fazer estrada ou forçar uma regeneração no oficina. é das coisa que mais odeio nos diesel é esta obrigação de ir passear o carro... Mas tem de se diesel, não há remédio.
Já que referes isso, tenho um familiar que depois do seu Golf VI 2.0 TDI (110cv de 2009) ter levado a intervenção do "dieselgate", sente muito mais as regenerações e volta e meia acontece-lhe isso, das ventoinhas. Coisa que antes, era raro lhe acontecer.
Já tinha ouvido a mesma queixa de um golf precisamente desse modelo e ano. Deve de ser uma situação comum, fazem a correcção e os carros nunca mais são os mesmos.
Quando o 500X foi levar uma atualização, passei a notar mais regenerações e menos espaçadas.
A questão era que fazia uma regeneração grande e depois fazia algumas bem mais pequenas.
Deve ter sido alguma atualização por causa das emissões (falava-se que a FIAT também teria mentido nas emissões).
No Giulia já me aconteceu terminar uma regeneração e 5/10min depois estacionar em casa.
Desligo o carro e as ventoinhas ficaram ligadas por ~30segs.
Talvez para arrefecer o motor/filtro após a regeneração.
Notava-se muito a ventoinha ligada após desligar o carro, algo que nos anteriores 4 anos de convivência passou muito despercebido.
Por aqui no A4 aconteceu o mesmo: antes da alteração do software nunca reparei numa regeneração. Depois da alteração, começou o espetáculo da ventoinha ligada.
Provavelmente, com o software batoteiro, a temperatura de combustão era mais elevada (daí a maior produção de NOx) e eram produzidas menos partículas.
Os que tiraram a FAP, gostaria de conhecer qual o Centro de Inspecções a que vão de modo a passar a ir lá também.
Porque se são medidos os gases, um carro com filtro deverá emitir zero ou quase zero. Sem FAP, passa tudo para fora e é medido. Reflete que foi alterado.
Portanto só podem meter uma nota na mão do inspetor e se tiver algum problema com os meus carros vou lá. Fico mais descansado.
os gases tem que bater + ou - certo com o que está estipulado no livrete do carro e não zero como referes, nem há carros a combustão a largar zero quantidades de gases para a atmosfera , todos os carros com fap tem uma determinada quantia de gases que são medidos pelo construtor quando o carro é fabricado , o que acontece é que ao fazer alterações de potencia e remoção de fap , esse registo de gases que se encontra estipulado no livrete do carro vai ser alterado e por norma para mais quantidade e isso é que pode ser um problema .
já agora partilho aqui a minha experiência com o meu carro , opel astra h 2008 1.7 cdti 125cv .
o que posso dizer sobre o fap do meu carro e a minha experiência com ele , o carro faz regenerações de mais de 400 kms actualmente mas já tive intervalos de 800 kms mas aqui foram feitos muitos kms em AE .
eu tenho o modulo checo , é uma peça que anda sempre ligada na ficha OBD , com este aparelho , tenho muitas funções relacionadas com o carro mas tenho acesso a todos os parâmetros do fap incluindo avisos sonoros e visuais através do computador de bordo , sempre que começa e acaba uma regeneração recebo aviso no computador de bordo acompanhado com um BIP , posso acompanhar todo o processo durante uma regeneração com informações da temperatura dos gases com o sensor numero 1 e sensor numero 2 , a percentagem que falta da regeneração , o valor em pka da pressão do fap , percentagem de saturação em que se encontra no momento e com que fica no final da regeneração , datas e kms percorridos desde a ultima regeneração , media em kms entre regenerações .
o que posso dizer e que para que muita gente se desengane a si próprio , quem manda nas regenerações é o sensor de pressão do fap , este é que manda dar inicio a regeneração do fap quando a pressão existente dentro do fap atinge um determinado valor , valor este , que está memorizado/gravado no software da centralina do carro .
esqueçam as AE , a velocidade que o carro andou , viagens longas , viagens pequenas entre outros pormenores , quem manda é o sensor de pressão da saturação do fap , depois há pequenos parâmetros que a centralina vai analisar como a temperatura do motor naquele momento e se não há erros electrónicos gravados na centralina , caso exista um erro gravado na centralina de avaria Electrónica o carro não inicia a regeneração por questões de segurança .
uma coisa que posso alertar para diminuir possíveis problemas com fap , nunca abortem regenerações e muito cuidado com óleos de motor não adequados para motores com fap .
nunca tive problemas com o fap do meu carro , no entanto , logo que este carro veio para as minhas mãos , tive que substituir um dos sensores de temperatura dos gases embora tenha sido ao abrigo da garantia do stand que me vendeu o carro .
Editado pela última vez por celio; 17 October 2018, 12:38.
já agora partilho aqui a minha experiência com o meu carro , opel astra h 2008 1.7 cdti 125cv .
o que posso dizer sobre o fap do meu carro e a minha experiência , o meu carro faz regenerações de mais de 400 actualmente mas já tive intervalos de 800 kms mas aqui foram feitos muitos kms em AE .
eu tenho o modulo checo , é uma peça que anda sempre ligada na ficha OBD , com este aparelho , tenho muitas funções relacionadas com o carro mas tenho acesso a todos os parâmetros do fap incluindo avisos sonoros e visuais através do computador de bordo , sempre que começa e acaba uma regeneração recebo aviso no computador de bordo acompanhado com um BIP , posso acompanhar todo o processo durante uma regeneração com informações da temperatura dos gases com o sensor numero 1 e sensor numero 2 , a percentagem que falta da regeneração , o valor em pka da pressão do fap , percentagem de saturação em que se encontra no momento e com que fica no final da regeneração , datas e kms percorridos desde a ultima regeneração , media em kms entre regenerações .
o que posso dizer e que para que muita gente se desengane a si próprio , quem manda nas regenerações é o sensor de pressão do fap , este é que manda dar inicio a regeneração do fap quando a pressão existente dentro do fap atinge um determinado valor , valor este , que está memorizado/gravado no software da centralina do carro .
esqueçam as AE , a velocidade que o carro andou , viagens longas , viagens pequenas entre outros pormenores , quem manda é o sensor de pressão da saturação do fap , depois há pequenos parâmetros que a centralina vai analisar como a temperatura do motor naquele momento e se não há erros electrónicos gravados na centralina , caso exista um erro gravado na centralina de avaria Electrónica o carro não inicia a regeneração por questões de segurança .
já agora partilho aqui a minha experiência com o meu carro , opel astra h 2008 1.7 cdti 125cv .
o que posso dizer sobre o fap do meu carro e a minha experiência com ele , o carro faz regenerações de mais de 400 kms actualmente mas já tive intervalos de 800 kms mas aqui foram feitos muitos kms em AE .
eu tenho o modulo checo , é uma peça que anda sempre ligada na ficha OBD , com este aparelho , tenho muitas funções relacionadas com o carro mas tenho acesso a todos os parâmetros do fap incluindo avisos sonoros e visuais através do computador de bordo , sempre que começa e acaba uma regeneração recebo aviso no computador de bordo acompanhado com um BIP , posso acompanhar todo o processo durante uma regeneração com informações da temperatura dos gases com o sensor numero 1 e sensor numero 2 , a percentagem que falta da regeneração , o valor em pka da pressão do fap , percentagem de saturação em que se encontra no momento e com que fica no final da regeneração , datas e kms percorridos desde a ultima regeneração , media em kms entre regenerações .
o que posso dizer e que para que muita gente se desengane a si próprio , quem manda nas regenerações é o sensor de pressão do fap , este é que manda dar inicio a regeneração do fap quando a pressão existente dentro do fap atinge um determinado valor , valor este , que está memorizado/gravado no software da centralina do carro .
esqueçam as AE , a velocidade que o carro andou , viagens longas , viagens pequenas entre outros pormenores , quem manda é o sensor de pressão da saturação do fap , depois há pequenos parâmetros que a centralina vai analisar como a temperatura do motor naquele momento e se não há erros electrónicos gravados na centralina , caso exista um erro gravado na centralina de avaria Electrónica o carro não inicia a regeneração por questões de segurança .
uma coisa que posso alertar para diminuir possíveis problemas com fap , nunca abortem regenerações e muito cuidado com óleos de motor não adequados para motores com fap .
nunca tive problemas com o fap do meu carro , no entanto , logo que este carro veio para as minhas mãos , tive que substituir um dos sensores de temperatura dos gases embora tenha sido ao abrigo da garantia do stand que me vendeu o carro .
um pormenor interessante que esqueci de referir , a melhor maneira de uma boa regeneração, é elevar a rotação do motor no momento em que decorre a regeneração e não a velocidade a que se circula , já tive oportunidade de andar a 130 ou 140kms/h mas a temperaturas ambiente negativas e a regeneração empanca porque o calor diminui devido a deslocação do ar muito frio , eu normalmente em nacionais, vou numa engrenagem baixa tipo em 3º mas a rotação alta para provocar mais calor e a regeneração decorre bem mais rápida , se a temperatura dos gases baixar abaixo dos 580ºc graus a regeneração fica parada até que as temperaturas dos gases voltem a ultrapassar os 590/600ºc graus .
Em 2 depósitos (+- 850 kms cada um) detectei 3 regenerações num 1.6tdi deste ano.
Detectei porque dei com o relanti alto juntamente com o consumo instantâneo que duplica. Nas 3 vezes consegui dar uma volta de 10/15 kms para terminar a regeneração.
Não sei se fez mais, pois só pego no carro esporadicamente...
sim , mas dá para outras pequenas coisas como ver a voltagem da bateria , litros existentes no deposito de combustível, pressão do turbo e do A/C e depois tem mais umas paneleirices que se pode fazer
mas custou na altura 128€ salvo erro mas tirou-me algumas dores de cabeça com o fap , agora não sei se o preço se mantém ou baixou um pouco .
sim , mas dá para outras pequenas coisas como ver a voltagem da bateria , litros existentes no deposito de combustível, pressão do turbo e do A/C e depois tem mais umas paneleirices que se pode fazer
mas custou na altura 128€ salvo erro mas tirou-me algumas dores de cabeça com o fap , agora não sei se o preço se mantém ou baixou um pouco .
Pois, ainda é... mas de facto acaba por ser útil... por essa mesma questão do FAP.
Pena não dar em outras marcas... mas tal também será derivado da electrónica já instalada no OPEL (ou o desbloquear de menus).
Tive um problema de FAP no peugeot 207, acho que aos 110mil e praticamente por ter mudado de zona de residencia, percursos para o trabalho, e durante ums meses não ter feito AE.
Paga a reparacao meti maos a obra e coloquei uma luz Led, com um fio ligado a massa do carro e outro ligado ao fim desembaciador traseiro, quando o carro esta a regenerar o led acende e apaga.
Outra alternativa (para grupo PSA) é a app FAP (amazon.uk) 10€ e um OBD2 com o minimo de 14 comandos necessarios (por isso atenção aos clones)A app é android..como tenho um Radio kenwood 2Din com uma box GPS android quando dou a chave o auto-start da box android arranca o WIFi, que se liga a rede do obd2 + a app FAP tambem arranca e fico com a app aberta.As informações da APP são extremamente completas dependendo da versao do carro do grupo PSA.
Bem, o problema da FAP parece que voltou..
Sistema FAP original mudado num concessionário Peugeot aos 110.000km, 11 meses e 20.000km depois acendeu novamente o aviso Anti-Poluição.
Desta vez o carro nem trabalha, foi para o concessionário para ser avaliado.
Pelo menos tem a garantia dos 12 meses após a ultima intervenção FAP na Peugeot (menos mal)
Cai assim por terra alguns mitos que (eu) tinha acerca da regeneração, e estou inclinado para concluir que cortar 1, 2, 3 regenerações não evitam que o problema não regresse.
Vejamos:
A) tenho uma luz Led que indica quando o carro está a regenerar, em 20.000km (11 meses) nunca foi cortada nenhuma regeneração.
B) tenho o software Fap App que confirma que o carro faz a regeneração em media a cada 170km a 190km #post103
C) Ainda uns 3 dias a viatura regenerou na Vasco da Gama e regenerou novamente 1 hora depois no regresso a casa.
Apenas por curiosidade... sei que muito pessoal não liga e fala que é tudo igual, mas...
Que marca de combustível utilizas?
Normal, aditivado ou low cost?
Ou usas qualquer qualquer marca, tipo a que aparece primeiro quando é necessário atestar?
Como é que normalmente fazes a gestão do combustível? deixas chegar à reserva e atestas ou por norma assim que fica perto de 1/4 de depósito atestas?
Utilizas algum aditivo juntamente com o combustível ou quando fazes a revisão anual ou nunca colocaste nenhum aditivo?
A que quilometragem surgiram os primeiros problemas com o FAP?
Desculpa tantas perguntas, mas estou a recolher dados para tentar estabelecer se existe algum relacionamento entre os combustíveis usados e os FAP a darem problemas. Assim que tiver uma amostra com dados suficientes para retirar conclusões coloco aqui, depois cada qual faz a sua análise pois eu apenas mostro os resultados das respostas do pessoal.
Quem quiser colaborar, fico agradecido... aliás acho que todos tem interesse...
Sistema FAP original mudado num concessionário Peugeot aos 110.000km, 11 meses e 20.000km depois acendeu novamente o aviso Anti-Poluição.
Desta vez o carro nem trabalha, foi para o concessionário para ser avaliado.
Pelo menos tem a garantia dos 12 meses após a ultima intervenção FAP na Peugeot (menos mal)
Cai assim por terra alguns mitos que (eu) tinha acerca da regeneração, e estou inclinado para concluir que cortar 1, 2, 3 regenerações não evitam que o problema não regresse.
Vejamos:
A) tenho uma luz Led que indica quando o carro está a regenerar, em 20.000km (11 meses) nunca foi cortada nenhuma regeneração.
B) tenho o software Fap App que confirma que o carro faz a regeneração em media a cada 170km a 190km #post103
C) Ainda uns 3 dias a viatura regenerou na Vasco da Gama e regenerou novamente 1 hora depois no regresso a casa.
Comentário